Sie sind auf Seite 1von 85

PROJETOS FSICOS DE LABORATRIOS DE SADE PBLICA

FUNASA

DIRETRIZES

Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva Ministro da Sade Jos Gomes Temporo Presidente da Fundao Nacional de Sade Francisco Danilo Bastos Forte

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrios de sade pblica

Braslia, 2007

Copyright 2004 Fundao Nacional de Sade (Funasa) Ministrio da Sade 2004 Ministrio da Sade. Fundao Nacional de Sade 2007 1 reimpresso Editor Assessoria de Comunicao e Educao em Sade Ncleo de Editorao e Mdias de Rede/Ascom/Presi/Funasa/MS Setor de Autarquias Sul, Quadra 4, Bl. N, 5 andar sala 511 70.070-040 Braslia/DF Distribuio e Informao Departamento de Engenharia de Sade Pblica (Densp) Setor de Autarquias Sul, Quadra 4, Bl. N, 6 Andar Telefone: 0XX61 314-6262 314-6380 70.070-040 Braslia/DF Tiragem 1.300 exemplares

Brasil. Fundao Nacional de Sade. Diretrizes para projetos fsicos de laboratrios de sade pblica Braslia: Fundao Nacional de Sade, 2007. 82 p.

1. Construo de Instituies de Sade. 2. Laboratrio de Sade Pblica I. Ttulo.

permitida a reproduo parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte. Impresso no Brasil Printed in Brazil

Apresentao
Os laboratrios de sade pblica tm como funo bsica promover atividades voltadas vigilncia epidemiolgica e sanitria de uma populao. Suas principais aes esto fundamentadas em critrios epidemiolgicos, tanto no campo da anlise clnica quanto na resoluo de problemas de sade pblica. A Funasa acumulou, nos anos recentes, experincia no campo de projetos fsicos de laboratrios de sade pblica. Investigou tambm as questes de biossegurana de acordo com a avaliao de risco de agentes manipulados nos laboratrios. A partir dessa experincia, a Funasa coordenou a elaborao destas diretrizes que contou com participao de tcnicos de laboratrios centrais e de referncia, e da Secretaria de Vigilncia em Sade/MS. Assim, estas diretrizes visam orientao de projetos fsicos de laboratrios de sade pblica da rede nacional, considerando a conceituao de biossegurana.

Sumrio
Apresentao Introduo 1. Biossegurana 1.1. Riscos 1.2. Nveis de biossegurana 1.3. Conteno 2. Programao funcional 2.1. Atribuio: Biologia mdica 2.2. Atribuio: Produtos e meio ambiente 2.3. Atribuio: Desenvolvimento de recursos humanos e de pesquisas 2.4. Atribuio: Apoio tcnico 2.5. Atribuio: Apoio administrativo 2.6. Atribuio: Apoio logstico 3. Programao fsica 3.1. Unidade funcional: Biologia mdica 3.2. Unidade funcional: Produtos e meio ambiente 3.3. Unidade funcional: Ensino e pesquisa 3.4. Unidade funcional: Apoio tcnico 3.5. Unidade funcional: Apoio administrativo 3.6. Unidade funcional: Apoio logstico 4. Projeto fsico 4.1. Apresentao de projeto 4.2. Critrios de projeto 5. Glossrio 6. Referncias bibliogrficas 7 9 9 9 10 11 13 17 19 20 23 26 31 33 39 45 46 50 52 56 56 59 73 77

Introduo
O laboratrio de sade pblica tem como funo bsica promover atividades voltadas para o controle epidemiolgico e sanitrio de uma populao. Suas principais aes esto fundamentadas em critrios epidemiolgicos, tanto no campo da anlise clnica quanto na resoluo de problemas prioritrios de sade pblica. No cumprimento de suas funes, o laboratrio de sade pblica atende demanda analtica de produtos afetos vigilncia sanitria como alimentos, medicamentos e saneantes domissanitrios. Alm disso realiza diagnsticos clnicos e epidemiolgicos a partir de amostras oriundas de pacientes suspeitos de doenas de interesse sanitrio. As atividades desenvolvidas no laboratrio de sade pblica expem os trabalhadores a uma variedade de riscos que esto associados aos materiais empregados e aos mtodos utilizados. Visando minimizar ou eliminar os riscos, essencial o estabelecimento de um programa de biossegurana para o laboratrio. Tal programa dever estabelecer uma estrutura fsica, administrativa e tcnica compatvel com as atividades a serem desenvolvidas. Os principais aspectos do planejamento de um laboratrio so: segurana do pessoal, proteo da amostra, preciso dos resultados, eficincia no fluxo de trabalho, assim como a proteo do meio ambiente e dos riscos provenientes das atividades realizadas no seu interior. O laboratrio de sade pblica deve ser projetado para atender s condies de biossegurana, de acordo com a classe de risco dos organismos e agentes manipulados nas suas atividades.

1. Biossegurana
Em laboratrios de sade pblica, biossegurana pode ser definida como a aplicao de boas prticas laboratoriais conjugadas com a utilizao de edificaes, instalaes e equipamentos de segurana adequados, visando preveno, ao controle ou eliminao de riscos inerentes s atividades laboratoriais.

1.1. Riscos
O laboratrio de sade pblica, dependendo das atividades que desenvolva, pode apresentar, em maior ou menor grau, quatro categorias de risco. Qualquer componente de natureza fsica, qumica, biolgica ou radioativa que possa vir a comprometer o meio ambiente, a sade do homem ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos caracterizado como agente de risco. Como cada laboratrio pode ter uma combinao de riscos prpria, uma avaliao deve ser procedida para que as medidas de biossegurana necessrias sejam claramente identificadas. O diretor do laboratrio e a comisso interna de biossegurana so responsveis pela avaliao de riscos e pela aplicao adequada da biossegurana recomendada. Estas diretrizes utilizam os critrios de avaliao de risco do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), que define quatro classes de risco, a partir de agentes biolgicos, considerando a patogenicidade, as vias de transmisso, a estabilidade a concentrao e a disponibilidade de profilaxia e tratamento. A partir da classe de risco dos agentes a serem manipulados e dos procedimentos a serem desenvolvidos, so recomendados nveis de biossegurana de um a quatro, com critrios especficos.

1.2. Nveis de biossegurana


1.2.1. Nvel de biossegurana (NB1) Adequado ao trabalho que envolva agentes bem caracterizados e conhecidos por no provocarem doenas em seres humanos e que impliquem em mnimo risco ao ser humano e ao meio ambiente.

1.2.2. Nvel de biossegurana (NB2) Adequado ao trabalho que envolva agentes que possam causar doena em seres humanos mas que no consistem em grande risco para quem aplica as recomendaes de biossegurana. As exposies laboratoriais podem causar infeco mas a existncia de medidas eficazes de tratamento limitam o risco.

1.2.3. Nvel de biossegurana (NB3) Adequado ao trabalho que envolva agentes que possam causar doenas graves em seres humanos e que possam representar grande risco para quem os manipula. Podem representar risco se disseminados na comunidade mas geralmente existem medidas de tratamento e preveno.

1.2.4. Nvel de biossegurana (NB4) Adequado ao trabalho que envolva agentes que representem ameaa para o ser humano, representando risco a quem os manipula, tendo grande poder de transmissibilidade. Normalmente no existem medidas preventivas e de tratamento para esses agentes. No abordaremos neste trabalho as instalaes com biossegurana quatro tendo em vista sua alta complexidade e sua utilizao restrita.

1.3. Conteno
O termo conteno utilizado para descrever os mtodos de segurana utilizados na manipulao de agentes de risco no laboratrio. O objetivo da conteno o de reduzir ou eliminar a exposio da equipe do laboratrio, de outras pessoas e do meio ambiente aos agentes de risco. Os trs elementos bsicos da conteno so as boas prticas laboratoriais, os equipamentos de segurana e as edificaes e instalaes adequadas. Na conteno primria so utilizadas as boas prticas laboratoriais e equipamentos de segurana como equipamentos de proteo individual e cabines de segurana biolgica. Na conteno secundria so utilizadas edificaes e instalaes laboratoriais adequadas. A avaliao de risco dos trabalhos a serem desenvolvidos no laboratrio determinar a combinao adequada desses elementos. O principal objetivo de tais diretrizes o de estabelecer orientaes para o desenvolvimento de projetos para edificaes laboratoriais, focalizando as contenes secundrias necessrias s atividades desenvolvidas no laboratrio.

10

Fundao Nacional de Sade

2. Programao funcional
Os laboratrios de sade pblica tm como finalidade a realizao de aes de vigilncia em sade. Portanto as condies populacionais, epidemiolgicas, sanitrias e ambientais da rea de abrangncia do laboratrio determinaro seu perfil de atuao e suas conseqentes atribuies. A programao do laboratrio baseia-se em conceitos definidos na RDC n 50, de 2002, da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Cada atribuio determina um conjunto de atividades que geralmente so desenvolvidas em um setor especfico do laboratrio. No planejamento do laboratrio sua programao funcional estabelecida a partir da definio dessas atribuies, de suas conseqentes atividades e do seu desdobramento em subatividades. O desenvolvimento de cada atividade requer ambiente especfico com determinados equipamentos, instalaes e caractersticas fsicas. Para se elaborar o programa funcional do laboratrio necessrio, portanto, antes de se consultar as tabelas que seguem, definir quais as suas atribuies e quais as atividades que sero realizadas nesse laboratrio especfico. No laboratrio de sade pblica as atribuies fim so: biologia mdica, produtos e ambiente e ensino e pesquisa, e as atribuies meio so: apoio tcnico, apoio administrativo e apoio logstico. A atribuio biologia mdica compreende as atividades de bacteriologia, virologia, parasitologia, micologia e patologia (histopatologia, anlises clnicas e anatomia patolgica) e biologia molecular. A atribuio produtos e ambiente, realiza as atividades de: anlises fsico-qumicas, incluindo as cromatogrficas e de absoro atmica, as microbiolgicas, as microscpicas e contaminantes qumicos. A atribuio ensino e pesquisa realiza as atividades de cursos e treinamentos; atualizao tcnico-cientfica; e pesquisas. O laboratrio pode tambm realizar cursos com escolas tcnicas, universidades e outras instituies de ensino. A atribuio apoio tcnico realiza as atividades: recepo, coleta e triagem de amostras biolgicas e produtos para anlise; o preparo de meios de cultura e solues; a lavagem e esterilizao de materiais; o armazenamento de amostras de contraprova; e biotrio de experimentao. A atribuio apoio administrativo compreende as atividades de estatstica e informao; gesto documental; administrao do patrimnio; administrao de pessoal; compras, oramento e finanas; faturamento e convnios; chefia e planejamento; e coordenao da rede de laboratrios da rea de abrangncia.

A atribuio apoio logstico realiza as atividades: comunicao, segurana e vigilncia; biossegurana, qualidade e boas prticas de laboratrio; conforto e higiene pessoal; limpeza e zeladoria; manuteno; transporte; infra-estrutura predial; almoxarifado; e higienizao da roupa. Devido especificidade de suas caractersticas no sero abordadas nestas diretrizes as atividades ligadas experimentao animal, como os biotrios de experimentao e as atividades ligadas entomologia. O quadro 1 e as fichas que seguem devem ser utilizadas como roteiro bsico para a elaborao da programao funcional e fsica de um laboratrio especfico. Esta programao, conjugada com a classificao de riscos a ser determinada pela equipe de planejamento do laboratrio e com os critrios para projeto descritos no captulo 4 destas diretrizes, so os instrumentos para o desenvolvimento do projeto do laboratrio.

Quadro 1 Atribuies e atividades dos laboratrios de sade pblica


Atribuio 1. Biologia mdica Material biolgico Atividade Realizao de anlises de: - Bacteriologia - Virologia - Parasitologia - Micologia - Patologia Realizao de anlises de: - Fsico-qumica - Microbiologia - Microscopia de alimentos e medicamentos - Contaminantes qumicos

2. Produtos e ambiente - Alimentos - Bebidas e guas - Medicamentos - Saneantes domissanitrios - Cosmticos - Materiais ambientais 3. Formao e desenvolvimento de RH e pesquisa 4. Apoio tcnico

- Cursos e treinamento - Atualizao tcnico-cientfica - Pesquisas Coleta, recepo e triagem de amostras biolgicas Recepo e triagem de amostras de produtos Preparo de meios de cultura Lavagem e esterilizao de materiais Armazenamento de produtos de contraprova Biotrio de experimentao

12

Fundao Nacional de Sade

continuao

Atribuio
5. Apoio administrativo

Atividade
Estatstica e informao Gesto documental Administrao do patrimnio Administrao de pessoal Compras, oramento, finanas, Faturamento, convnios Chefia e planejamento Coordenao da rede de laboratrios Comunicao, segurana e vigilncia Biossegurana, Qualidade e BPL Conforto e higiene pessoal Limpeza e zeladoria Manuteno Transporte Infra-estrutura predial Almoxarifado de materiais, equipamentos e reagentes Higienizao da roupa

6. Apoio logstico

2.1. Atribuio: Biologia mdica


Atividade
2.1.1. Bacteriologia Realizar exames para isolamento e identificao de bactrias, por meio de coloraes, esfregaos, culturas e testes de sensibilidade a antibiticos, provas bioqumicas e tipagem.

Subatividades
2.1.1.1. Receber amostras, anotar e fazer triagem. 2.1.1.2. Proceder tcnicas sorolgicas. 2.1.1.3. Fazer culturas bacterianas e demais testes (provas bioqumicas, testes de sensibilidade a antibiticos e tipagem). 2.1.1.4. Realizar anlise de microscopia. 2.1.1.5. Guardar reagentes, meios de cultura, soros, bactrias e outros materiais. 2.1.1.6. Descontaminar lavar, secar ou acondicionar os materiais e resduos infectados a serem encaminhados para descontaminao em outro local. 2.1.1.7. Preparar e corar lminas.

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

13

2.1.1.8. Realizar anotaes tcnicas, laudos e atividades administrativas. 2.1.1.9. Proceder tcnicas de Biologia Molecular (vide 2.1.6).

Atividade
2.1.2. Virologia Realizar testes e exames para o diagnstico laboratorial das viroses.

Subatividades
2.1.2.1. Receber amostras, anotar e fazer triagem. 2.1.2.2. Proceder tcnicas sorolgicas. 2.1.2.3. Realizar anlise de microscopia. 2.1.2.4. Manipular culturas celulares: manuteno de linhagens celulares e isolamento viral. 2.1.2.5. Proceder tcnicas de isolamento viral em animais de experimentao (opcional). 2.1.2.6. Guardar reagentes, meios de cultura, soros, vrus isolados e outros materiais. 2.1.2.7. Descontaminar lavar, secar (opcional) ou acondicionar os materiais e resduos infectados a serem encaminhados para descontaminao em outro local. 2.1.2.8. Preparar e corar lminas. 2.1.2.9. Realizar anotaes tcnicas, laudos e atividades administrativas. 2.1.2.10. Proceder tcnicas de Biologia Molecular (vide 2.1.6).

Atividade
2.1.3. Parasitologia Realizar exames para identificao de agentes parasitas e vetores biolgicos.

Subatividades
2.1.3.1. Receber amostras, anotar e fazer triagem. 2.1.3.2. Proceder tcnicas sorolgicas. 2.1.3.3. Executar as tcnicas para exames parasitolgicos. 14
Fundao Nacional de Sade

2.1.3.4. Realizar anlise de microscopia. 2.1.3.5. Fazer culturas de protozorios e outros agentes parasitas. 2.1.3.6. Fazer diagnsticos entomolgicos. 2.1.3.7. Guardar reagentes, meios de cultura, soros, agentes biolgicos e outros materiais. 2.1.3.8. Descontaminar lavar, secar (opcional) ou acondicionar os materiais e resduos infectados a serem encaminhados para descontaminao em outro local. 2.1.3.9. Realizar anotaes tcnicas, laudos e atividades administrativas. 2.1.3.10. Proceder tcnicas de Biologia Molecular (vide 2.1.6).

Atividade
2.1.4. Micologia Realizar exames para o isolamento e identificao de fungos e leveduras.

Subatividades
2.1.4.1. Receber amostras, anotar e fazer triagem. 2.1.4.2. Proceder tcnicas sorolgicas. 2.1.4.3. Realizar anlise de microscopia. 2.1.4.4. Fazer culturas para fungos e leveduras. 2.1.4.5. Guardar reagentes, meios de cultura, soros, fungos, leveduras e outros materiais. 2.1.4.6. Descontaminar lavar, secar (opcional) ou acondicionar os materiais e resduos infectados a serem encaminhados para descontaminao em outro local. 2.1.4.7. Preparar e corar lminas. 2.1.4.8. Realizar anotaes tcnicas, laudos e atividades administrativas.

Atividade
2.1.5. Patologia Realizar anlises de amostras de tecidos, para diagnstico de doenas, em exames de monitoramento de pacientes e exames anatomopatolgicos.

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

15

Subatividades
2.1.5.1. Receber amostra de material biolgico. 2.1.5.2. Preparar as amostras: a) separar; b) parafinar; c) cortar; d) colorir lminas.

2.1.5.3. Realizar anlise de microscopia. 2.1.5.4. Armazenar: a) lquidos volteis como solventes e reagentes; b) blocos; c) lminas; d) registros.

2.1.5.5. Descontaminar lavar, esterilizar secar os materiais de uso exclusivo do laboratrio de patologia. 2.1.5.6. Descontaminar lavar, secar ou acondicionar os materiais e resduos infectados a serem encaminhados para descontaminao em outro local. 2.1.5.7. Realizar anotaes tcnicas, laudos e atividades administrativas.

Atividade
2.1.6. Biologia molecular Realizar tcnicas de biologia molecular para auxiliar no diagnstico laboratorial das doenas transmissveis, nos estudos epidemiolgicos e nas pesquisas.

Subatividades
2.1.6.1. Receber as amostras. 2.1.6.2. Preparar as amostras para procedimentos posteriores. 2.1.6.3. Preparar as solues. 2.1.6.4. Executar tcnicas de amplificao. 2.1.6.5. Executar eletroforese e fotodocumentao. 2.1.6.6. Fazer seqenciamento (opcional). 2.1.6.7. Realizar anotaes tcnicas, laudos e atividades administrativas.

16

Fundao Nacional de Sade

2.2. Atribuio: Produtos e meio ambiente


Atividade
2.2.1. Fsico-qumica Realizar ensaios fsico-qumicos em amostras de alimentos, bebidas, guas, medicamentos, saneantes, cosmticos e materiais ambientais.

Subatividades
2.2.1.1. Receber e registrar amostras. 2.2.1.2. Realizar determinaes diversas; (analisar por espectrofotometria de absoro atmica). 2.2.1.3. Pesar materiais. 2.2.1.4. Extrair. 2.2.1.5. Analisar protenas. 2.2.1.6. Analisar cinzas. 2.2.1.7. Realizar leituras em equipamentos de pequeno porte. 2.2.1.8. Analisar por cromatografia a gs. 2.2.1.9. Analisar por cromatografia lquida. 2.2.1.10. Lavagem de vidrarias e materiais de laboratrios. 2.2.1.11. Realizar anotaes tcnicas, laudos e atividades administrativas.

Atividade
2.2.2. Microbiologia Realizar ensaios microbiolgicos em amostras de alimentos, bebidas, guas, medicamentos, saneantes, cosmticos, correlatos e materiais ambientais.

Subatividades
2.2.2.1. Receber e registrar as amostras. 2.2.2.2. Preparar as amostras. 2.2.2.3. Realizar semeadura, cultura e repique. 2.2.2.4. Colorir, realizar leitura de lminas e contagem de placas.

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

17

2.2.2.5. Lavar e descontaminar. 2.2.2.6. Realizar teste de esterilidade. 2.2.2.7. Realizar teste de pirognio in vitro, por mtodo de gelificao. 2.2.2.8. Realizar anotaes tcnicas, laudos e atividades administrativas.

Atividade
2.2.3. Microscopia de alimentos e medicamentos Realizar ensaios microscpicos em amostras de alimentos, bebidas, guas, medicamentos, saneantes, cosmticos, correlatos e materiais ambientais.

Subatividades
2.2.3.1. Receber e registrar amostras. 2.2.3.2. Preparar amostras. 2.2.3.3. Pesar amostras. 2.2.3.4. Realizar anlise microscpica. 2.2.3.5. Lavar vidros e outros materiais. 2.2.3.6. Realizar anotaes tcnicas, laudos e atividades administrativas.

Atividade
2.2.4. Contaminantes qumicos Realizar ensaios de resduos de pesticidas e solventes, micotoxinas, metais pesados e minerais em amostras de alimentos, bebidas, guas, medicamentos, embalagens, cosmticos, correlatos, materiais biolgicos e amostras ambientais.

Subatividades
2.2.4.1. Receber e registrar as amostras. 2.2.4.2. Preparar as amostras. 2.2.4.3. Pesar as amostras. 2.2.4.4. Realizar extrao com solvente. 2.2.4.5. Analisar cinzas. 2.2.4.6. Fazer leituras em equipamentos de pequeno porte.

18

Fundao Nacional de Sade

2.2.4.7. Realizar anlises por cromatografia gasosa. 2.2.4.8. Realizar anlises por cromatografia lquida. 2.2.4.9. Realizar anlises de metais pesados e minerais. 2.2.4.10. Analisar presena de metais em gua para dilise. 2.2.4.11. Lavar e descontaminar vidrarias e materiais. 2.2.4.12. Realizar anotaes tcnicas, laudos e atividades administrativas.

2.3. Atribuio: Desenvolvimento de recursos humanos e de pesquisas


Atividade
2.3.1. Cursos e treinamento Organizar e promover cursos de aperfeioamento tcnico, estgios e treinamento.

Subatividades
2.3.1.1. Planejar programa de cursos e treinamento. 2.3.1.2. Organizar e administrar cursos. 2.3.1.3. Realizar cursos, palestras e reunies.

Atividade
2.3.2. Atualizao tcnico-cientfica Organizar a documentao tcnico-cientfica e promover o desenvolvimento cientfico.

Subatividades
2.3.2.1. Organizar e manter a biblioteca do laboratrio para consulta e emprstimo. 2.3.2.2. Promover a aquisio de livros e revistas. 2.3.2.3. Promover e incentivar o desenvolvimento dos trabalhos cientficos. 2.3.2.4. Propor cursos de atualizao e aperfeioamento de pessoal de nvel superior e tcnico.

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

19

Atividade
2.3.3. Pesquisas Realizar investigaes cientficas e intercmbio com outras instituies.

Subatividades
2.3.3.1. Promover o desenvolvimento de pesquisas laboratoriais. 2.3.3.2. Promover intercmbio.

2.4. Atribuio: Apoio tcnico


Atividade
2.4.1. Recepo e triagem de amostras biolgicas Proceder a recepo, triagem e distribuio de amostras para as diversas reas laboratoriais. Entregar os resultados dos exames realizados.

Subatividades
2.4.1.1. Receber, registrar e identificar com rtulos as amostras de material biolgico. 2.4.1.2. Fazer a triagem das amostras. 2.4.1.3. Fracionar as amostras biolgicas. 2.4.1.4. Distribuir as amostras para as reas laboratoriais. 2.4.1.5. Guardar as amostras. 2.4.1.6. Receber os resultados das anlises realizadas pelas diversas reas. 2.4.1.7. Entregar os resultados para: a) pacientes; b) servios de sade.

2.4.1.8. Acondicionar os materiais e instrumentos a serem encaminhados rea de lavagem, esterilizao, ou descarte.

20

Fundao Nacional de Sade

Atividade
2.4.2. Recepo e triagem de amostras de produtos e armazenamento de contraprovas Receber e realizar triagem e distribuio de amostras de produtos para as diversas reas laboratoriais, guardar as amostras de contraprovas e entregar os resultados das anlises.

Subatividades
2.4.2.1. Receber e registrar as amostras. 2.4.2.2. Fazer a triagem das amostras. 2.4.2.3. Separar, registrar e identificar com rtulos as amostras e separar por reas laboratoriais. 2.4.2.4. Distribuir as amostras para as reas laboratoriais. 2.4.2.5. Receber os resultados das anlises realizadas pelas diversas reas. 2.4.2.6. Entregar os resultados. 2.4.2.7. Armazenar os produtos de contraprova. 2.4.2.8. Dar destino adequado dos produtos analisados.

Atividade
2.4.3. Coleta de amostras biolgicas Realizar coleta de amostras biolgicas.

Subatividades
2.4.3.1. Receber e registrar os pacientes 2.4.3.2. Espera de pacientes 2.4.3.3. Coletar as amostras de: a) sangue, escarro; b) secreo; c) espcime anatomopatolgico (micologia).

2.4.3.4. Apoiar os procedimentos de coleta 2.4.3.5. Encaminhar as amostras para a rea de recepo e triagem de amostras

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

21

Atividade
2.4.4. Preparo de meios de cultura Preparar os meios de cultura.

Subatividades
2.4.4.1. Pesar as substncias. 2.4.4.2. Preparar. 2.4.4.3. Filtrar. 2.4.4.4. Envasar as vidrarias. 2.4.4.5. Esterilizar os recipientes com os meios de cultura. 2.4.4.6. Guardar os reagentes. 2.4.4.7. Controlar, fornecer e distribuir os meios de cultura conforme programao dos pedidos das reas laboratoriais. 2.4.4.8. Guardar os carrinhos.

Atividade
2.4.5. Lavagem e esterilizao de materiais Lavar e esterilizar os materiais.

Subatividades
2.4.5.1. Receber os materiais utilizados. 2.4.5.2. Anotar e controlar os materiais recebidos. 2.4.5.3. Descontaminar e lavar os materiais. 2.4.5.4. Autoclavar os materiais para a descontaminao. 2.4.5.5. Descartar os resduos autoclavados. 2.4.5.6. Lavar os materiais j descontaminados. 2.4.5.7. Propiciar condies de higiene e conforto para os trabalhadores da rea. 2.4.5.8. Esterilizar e preparar os materiais. 2.4.5.9. Secar os materiais em estufas. 2.4.5.10. Embalar e classificar os materiais conforme o tipo.

22

Fundao Nacional de Sade

2.4.5.11. Esterilizar os materiais lavados 2.4.5.12. Realizar o controle da qualidade dos materiais esterilizados 2.4.5.13. Armazenar os materiais esterilizados 2.4.5.14. Guardar os materiais, classificados conforme o tipo 2.4.5.15. Transportar: a) os materiais utilizados, potencialmente contaminados, dos diversos setores do laboratrio para a sala de lavagem; b) os materiais limpos, para os diversos setores do laboratrio.

2.4.5.16. Controlar, fornecer e distribuir os materiais esterilizados

2.5. Atribuio: Apoio administrativo


Atividade
2.5.1. Estatstica e informao Realizar servios de expediente, comunicao, informao e estatstica.

Subatividades
2.5.1.1. Prestar informaes ao pblico. 2.5.1.2. Elaborar relatrios e estatsticas das anlises e atividades realizadas.

Atividade
2.5.2. Gesto documental Cuidar dos documentos do laboratrio.

Subatividades
2.5.2.1. Receber, protocolar, classificar, arquivar, distribuir e expedir processos, papis e documentos 2.5.2.2. Manter organizado e atualizado o arquivo de resultados expedidos

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

23

Atividade
2.5.3. Administrao de patrimnio Zelar pelo patrimnio do laboratrio.

Subatividades
2.5.3.1. Zelar pelo patrimnio do laboratrio 2.5.3.2. Manter cadastro atualizado de todos os materiais permanentes e instalaes do laboratrio 2.5.3.3. Controlar as entradas e sadas de materiais permanentes do laboratrio

Atividade
2.5.4. Administrao de pessoal Executar administrao de pessoal.

Subatividades
2.5.4.1. Recepo e entrevista dos candidatos. 2.5.4.2. Assessorar no planejamento, programao e coordenao do pessoal. 2.5.4.3. Executar atividades relativas administrao de pessoal. 2.5.4.4. Manter controle de entrada e sada.

Atividade
2.5.5. Compras, oramento, finanas, faturamento e convnio Realizar compras, oramento, finanas, faturamento e convnio.

Subatividades: 2.5.5.1. Assessorar no planejamento, programao e coordenao das compras, previso do oramento; 2.5.5.2. Manter organizado e atualizado o arquivo de dados oramentrios e financeiros; 2.5.5.3. Elaborar prestaes de contas, demonstrativos oramentrios e financeiros;

24

Fundao Nacional de Sade

2.5.5.4. Executar administrao oramentria, financeira, contbil, faturamento e convnios.

Atividade
2.5.6. Chefia e planejamento Chefiar, planejar e coordenar as atividades do laboratrio.

Subatividades
2.5.6.1. Planejar e programar as atividades dos laboratrios (central, regionais e locais). 2.5.6.2. Controlar o recebimento e o envio dos relatrios mensais e de demonstraes estatsticas dos exames realizados pelos laboratrios regionais e locais. 2.5.6.3. Apurar custos da prestao de servios.

Atividade
2.5.7. Coordenao da rede de laboratrios Coordenar a rede de laboratrios.

Subatividades
2.5.7.1. Planejar, programar e coordenar as atividades dos laboratrios regionais e locais. 2.5.7.2. Supervisionar, avaliar e orientar as atividades dos laboratrios regionais e locais. 2.5.7.3. Controlar o recebimento e o envio dos relatrios mensais e demonstraes estatsticas dos exames realizados pelos laboratrios regionais e locais. 2.5.7.4. Assessorar o diretor no planejamento, programao e coordenao das atividades das unidades do laboratrio central. 2.5.7.5. Assessorar o diretor no planejamento de atividades laboratoriais especiais ou de emergncia.

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

25

2.6. Atribuio: Apoio logstico


Atividade
2.6.1. Comunicao, segurana e vigilncia Proporcionar condies de segurana e vigilncia do edifcio, instalaes e reas externas.

Subatividades
2.6.1.1. Prestar informaes ao pblico, externo e interno. 2.6.1.2. Manter a vigilncia nos edifcios, instalaes e reas externas do laboratrio; 2.6.1.3. Controlar os acessos do edifcio e terreno.

Atividade
2.6.2. Biossegurana, qualidade e boas prticas de laboratrio Promover programa de biossegurana, qualidade e boas prticas de laboratrio.

Subatividades
2.6.2.1. Classificar as reas do laboratrio, de acordo com o risco potencial existente. 2.6.2.2. Executar medidas para prevenir e evitar riscos. 2.6.2.3. Promover aes e informaes para o uso adequado de instalaes, equipamentos e realizao de procedimentos.

Atividade
2.6.3. Conforto e higiene pessoal Proporcionar condies de conforto e higiene pessoal.

Subatividades
2.6.3.1. Proporcionar condies de conforto e higiene aos: a) funcionrios, incluindo tcnicos das reas laboratoriais, pessoal de manuteno, limpeza quanto ao descanso, guarda de pertences, troca de roupa e higiene pessoal;
Fundao Nacional de Sade

26

b) pacientes: na recepo, na espera e na higiene pessoal; c) pblico: na espera; d) Estagirios.

2.6.3.2. Promover condies de alimentao e gua para funcionrios, pacientes e pblico.

Atividade
2.6.4. Limpeza e zeladoria Zelar pela limpeza e higiene do edifcio, instalaes e reas externas, materiais, instrumentos e equipamentos, bem como pelo gerenciamento dos resduos slidos.

Subatividades
2.6.4.1. Zelar pela limpeza e higiene dos edifcios, instalaes e reas externas do laboratrio. 2.6.4.2. Coleta, transporte, guarda provisria e tratamento dos resduos. 2.6.4.3. Lavar e higienizar carrinhos de transporte de materiais.

Atividade
2.6.5. Manuteno Executar a manuteno do edifcio, instalaes, equipamentos, instrumentos e mveis.

Subatividades
2.6.5.1. Recepcionar e inspecionar equipamentos, mobilirio, vidrarias e utenslios. 2.6.5.2. Executar a manuteno predial do estabelecimento. 2.6.5.3. Conservar e reparar bens mveis e instalaes do laboratrio. 2.6.5.4. Alienar bens sem condies de uso.

Atividade
2.6.6. Infra-estrutura predial Proporcionar condies de infra-estrutura predial para o funcionamento adequado do laboratrio.

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

27

Subatividades
2.6.6.1. Proporcionar as condies de infra-estrutura predial de produo e de reservao de: a) gua; b) energia; c) vapor; d) gases; e) ar. a) efluentes; b) resduos slidos; c) radiativos.

2.6.6.2. Proporcionar condies de distribuio ou coleta de:

2.6.6.3 Proporcionar condies adequadas do esgoto e resduos lquidos. 2.6.6.4 Proporcionar guarda de veculos.

Atividade
2.6.7. Almoxarifado de materiais, equipamentos e reagentes Armazenar os materiais, equipamentos e reagentes.

Subatividades
2.6.7.1. Recepcionar, inspecionar e controlar os equipamentos, mobilirio, utenslios e reagentes. 2.6.7.2. Armazenar os materiais e equipamentos conforme tipo e perigo. 2.6.7.3. Armazenar os reagentes observando as condies de compatibilidade. 2.6.7.4. Distribuir os materiais, equipamentos e reagentes.

Atividade
2.6.8. Higienizao da roupa Proporcionar roupa limpa para o uso dos trabalhadores do laboratrio.

28

Fundao Nacional de Sade

Subatividades
2.6.8.1. Recolher a roupa suja. 2.6.8.2. Lavar. 2.6.8.3. Secar e passar. 2.6.8.4. Armazenar e distribuir a roupa limpa.

Atividade
2.6.9. Transporte Manter os veculos do laboratrio.

Subatividades
2.6.9.1. Organizar e manter as atividades de transporte do laboratrio; 2.6.9.2. Manter em perfeito estado de utilizao os veculos do laboratrio.

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

29

3. Programao fsica
A programao fsica tem como objetivo definir os ambientes necessrios para a realizao das atividades propostas para o laboratrio. De acordo com a Anvisa (2002), o ambiente entendido nestas diretrizes como o espao fisicamente determinado e especializado para o desenvolvimento de determinada(s) atividade(s), caracterizado por dimenses e instalaes diferenciadas. O termo sala entendido como um ambiente envolto por paredes em todo o seu permetro, com uma porta. O termo rea entendido como ambiente aberto, sem paredes em uma ou em mais de uma das faces. As tabelas que seguem no so programas arquitetnicos de laboratrios especficos, estas listam as atividades j descritas no Captulo 2 Programao Funcional, com os respectivos ambientes caracterizados pelo mobilirio, equipamentos e instalaes necessrias realizao das atividades. Para se elaborar a programao fsica do laboratrio necessrio, antes de se consultar as tabelas que seguem, descrever as suas artibuies e as suas atividades a partir das listagens do Captulo 2 Programao Funcional. A partir dessas atividades, podero ser encontrados nas tabelas que seguem os respectivos ambientes com suas caractersticas fsicas. Assim, identificando-se na listagem de atribuies/atividades do Captulo 2 o nmero da atividade que se ir realizar, deve-se procurar na primeira coluna de cada tabela esse nmero e conseqentemente o ambiente correspondente quela atividade. Para que a programao fsica fique completa, a equipe de planejamento do laboratrio dever proceder com avaliaes de risco, determinando o nvel de biossegurana de cada atividade. Todos os critrios de projeto (Captulo 4) so descritos a partir da definio do nvel de biossegurana de cada atividade. Assim, a utilizao destas diretrizes s ser possvel quando a equipe de planejamento do laboratrio determinar os nveis de biossegurana de cada atividade. As indicaes das instalaes obedecero s seguintes convenes: HF = gua fria HQ = gua quente HDD = gua deionizada/destilada HE = Esgoto diferenciado FV = Vapor FO = Oxignio FG = Gs combustvel

FN = Gs nitrognio FH = Gs hidrognio FA = Ar comprimido FS = Ar sinttico AC = Ar condicionado1 EX = Exausto4 EE = Eltrica de emergncia2 ED = Eltrica diferenciada3 RE = Rede estabilizada IT = Telefone ADE = A depender dos equipamentos utilizados CSB = Cabine de segurana biolgica No foram objeto de estudo as instalaes: eltrica comum, hidrossanitria comum, som, processamento de dados, guas pluviais, combate a incndios e climatizao de conforto.

1. Refere-se climatizao destinada a ambientes que requerem controle na qualidade do ar. 2. Refere-se necessidade de o ambiente ser provido de sistema eltrico de emergncia. 3. Refere-se necessidade de o ambiente ser provido de sistema eltrico diferenciado dos demais, na dependncia do equipamento instalado. Exemplo: sistema com tenso diferenciada, aterramento, etc. 4. dispensvel quando existir sistema de ar recirculado.

32

Fundao Nacional de Sade

3.1. Unidade funcional : Biologia mdica

3.1.1. Bacteriologia
Mobilirio IT Equipamento Instalaes Observaes Pode ser o mesmo ambiente.

Subatividade

Ambiente

2.1.1.1. 2.1.1.8. Bancada de trabalho (livre e com cuba) e armrios. Banho-maria, agitadores, estufas e geladeira. AC, HF CSB, estufa, banho-maria, bico de Bunsen, agitadores e geladeira. Aparelho de automao para identificao de bactria. Bancada de trabalho. Bancada de trabalho. Armrio com prateleiras Geladeiras duplex. e estantes. Freezer, geladeiras -20C e -70C. Microscpio de fluorescncia. Microscpio campo claro e escuro. Bancada de trabalho (livre e com cuba).

rea para recepo de Bancada de trabalho, Geladeira, microcomputador. amostras e administrao. mesa, estantes e arquivo

2.1.1.2.

rea para sorologia.

2.1.1.3.

Sala para cultivo e testes com bactrias.

Pode ser planejado um FG, HF, AC, ambiente para cada grupo EE de bactrias afins. AC, EE, HF Ambiente opcional. AC AC AC, EE AC, EE Sala escura. Guardar material de uso imediato.

Anlise automatizada.

2.1.1.4.

rea para microscopia.

Sala para microscopia.

2.1.1.5.

rea para reagentes e meios.

Sala de freezeres

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

2.1.1.6.

Bancada c/ cuba rea de descontaminao profunda, armrios e e lavagem. estantes .

Autoclaves, forno Pasteur, estufas.

EX, HF, HDD

Bacterioteca, soroteca. Ambiente opcional, os materiais podem ser acondicionados e encaminhados para descontaminao em outro local. Bico de Bnsen (opcional). AC, HF, FG

2.1.1.7.

rea para preparo e colorao de lminas.

Bancada c/ cuba e prateleira.

33

Nota: Para manipulao com bactrias classificadas para a classe de risco 3 (incluindo mycobacterium turbeculosis) o ambiente 2.1.1.3 e 2.1.1.6 deve ser planejado de acordo com as normas NB3.

3.1.2. Virologia
Equipamento Geladeira, microcomputador. Banho-maria, agitadores, estufas e geladeira. AC, HF AC AC Sala escura. IT Pode ser o mesmo ambiente. Adequar ao mtodo: manual, semiautomatizado e automatizado. Instalaes Observaes

Subatividade

Ambiente

34
Bancada de trabalho. Bancada de trabalho. Microscpio campo claro e escuro Microscpio de fluorescncia. Mesa de apoio c/ gavetas. CSB. CSB. Mesa de apoio c/ gavetas. AC, EE AC, EE, EX Opcional Armrio com prateleiras Geladeiras duplex. e estantes. Freezeres, geladeiras -20C e -70C. AC AC, EE EX, HF, HDD AC, HF Bancada c/ cuba rasa e prateleira.

2.1.2.1. 2.1.2.9.

2.1.2.2.

Mobilirio Bancada de trabalho, rea para recepo de mesa, estantes e amostras e administrao. arquivo. Bancada de trabalho rea para sorologia. (livre e com cuba) e armrios

Fundao Nacional de Sade

2.1.2.3.

rea para microscopia

Sala para microscopia.

Sala para preparo.

Bancada de trabalho c/ Estufas, microscpio invertido. AC, EE, HF Contgua s salas para manipulao. cuba rasa e armrios.

2.1.2.4.

Sala para manipulaolinhagens celulares.

Sala para manipulaoisolamento viral.

2.1.2.5.

Biotrio de experimentao.

2.1.2.6.

rea para reagentes e meios.

Guardar material de uso imediato. Vrus isolados, soroteca, estoque.

Sala de freezeres

2.1.2.7.

rea de descontaminao Bancada c/ cuba funda, Autoclaves, forno Pasteur e e lavagem. armrios e estantes. estufas.

Ambiente opcional, os materiais podem ser acondicionados e encaminhados para descontaminao em outro local.

2.1.2.8.

rea para preparo e colorao de lminas.

Nota: 1) Para manipulao com vrus classificados como de classe de risco 3, o ambiente 2.1.2.4 e 2.1.2.7 deve ser planejado de acordo com as normas para NB3. 2) Para manipulao com vrus rbico planejar instalaes para sala de necrpsia, de acordo com as normas para NB3.

3.1.3. Parasitologia
Mobilirio Geladeira, microcomputador. Banho-maria, agitadores, estufas. AC, HF, EE FG, EX, HF AC AC AC, FG, HF, EE AC, FG, HF Opcional. Sala escura. IT Pode ser o mesmo ambiente. Equipamento Instalaes Observaes

Subatividade

Ambiente

2.1.3.1. 2.1.3.9.

2.1.3.2.

rea para recepo de Bancada de trabalho mesa e amostras e administrao. estantes. Bancada de trabalho rea para sorologia. (livre e com cuba).

2.1.3.3.

Sala para exames parasitolgicos de fezes.

2.1.3.4.

2.1.3.5.

2.1.3.6.

Bancada de trabalho c/ Bico de Bunsen, triturador, prateleiras (livre e com cuba). centrfuga. Microscpio campo claro e rea para microscopia. Bancada de trabalho. escuro. Sala para microscopia Bancada de trabalho Microscpio de fluorescncia Bancada de trabalho c/ Bico de Bunsen, CSB, estufas, rea para cultivo. prateleiras (livre e com cuba). banho-maria, centrfuga. Bancada de trabalho c/ rea para diagnstico de prateleiras (livre e com cuba Microscpio estereoscpico. entomologia. rasa). Armrio com prateleiras, estantes. Geladeiras, freezer -20C -70C. AC, EE

2.1.3.7.

rea para armazenagem.

Guardar material de uso imediato e estoque, soros e agentes biolgicos.

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

2.1.3.8.

rea de descontaminao Bancada c/ cuba funda, e lavagem. armrios, estantes.

Autoclaves, estufas.

EX, HF, HDD

Ambiente opcional, os materiais podem ser acondicionados e encaminhados para descontaminao em outro local.

35

3.1.4. Micologia
Mobilirio Bancada de trabalho mesa Geladeira, microcomputador. e estantes. IT AC, HF, EE AC AC, FG, HF, EE EE, AC Guardar soros e cepas isoladas. Funcionamento 24 horas, sem interrupo. Bancada de trabalho (livre e com cuba). Banho-maria, agitadores, estufas. Microscpio campo claro e estereoscpico. Bico de Bunsen, geladeira, estufas, banho-maria, CSB. Freezer, -20C e -70C, geladeiras. Bancada de trabalho. Bancada de trabalho c/ prateleiras (livre e com cuba). Armrio com prateleiras, estantes. Equipamento Instalaes Observaes Pode ser o mesmo ambiente.

Subatividade

Ambiente

36
Bancada c/ cuba profunda, Autoclaves, estufas. armrios, estantes. Bancada c/ cuba e prateleira. HF

2.1.4.1. 2.1.4.8.

rea para recepo de amostras e anotaes.

2.1.4.2.

rea para sorologia.

Fundao Nacional de Sade

2.1.4.3.

rea para microscopia.

2.1.4.4.

rea para cultivo.

2.1.4.5.

rea para armazenagem.

2.1.4.6.

rea de descontaminao e lavagem.

Ambiente opcional, os materiais podem ser acondicionados e EX, HF, HDD encaminhados para descontaminao em outro local.

2.1.4.7.

rea para preparo de lminas.

Nota: Para manipulao com culturas (2.1.4.4) de agentes que formam esporos indicada a instalao NB3.

3.1.5. Patologia (Anatomopatologia/Histopatologia, Anlises Clnicas)


Mobilirio Microcomputador, geladeira. IT Pode ser o mesmo ambiente. Equipamento Instalaes Observaes

Subatividade

Ambiente

2.1.5.1. 2.1.5.7.

rea para recepo de amostras Bancada de trabalho mesa e anotaes. e estantes.

rea para preparo de amostras: Bancada de trabalho (livre e com cuba). HF

2.1.5.2.

- separar; - parafinar; - cortar; - colorir lminas;


Bancada de trabalho. Microscpios. AC

2.1.5.3.

rea para microscopia.

rea para armazenagem: Armrios, estantes, bancadas com gavetas. EX

2.1.5.4.

- lquidos volteis; - blocos; - lminas; - registros.


Autoclaves, estufas. HF, HDD

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

2.1.5.5. 2.1.5.6.

rea de descontaminao e lavagem e rea para Bancadas com cubas acondicionamento de materiais profundas. utilizados.

Ambiente opcional, os materiais podem ser acondicionados e encaminhados para descontaminao em outro local.

37

3.1.6. Biologia molecular


Mobilirio Geladeira, microcomputador. CSB, freezer -70C, capela de exausto, banho-maria, termobloco, microcentrfuga. AC, HF, EE IT Equipamento Instalaes Observaes Pode ser o mesmo Ambiente.

Subatividade

Ambiente

38
Bancada de trabalho (livre e com cuba rasa) mesa e armrios. Bancada de trabalho Livre e armrios. Termociclador. Fonte e cubas para eletroforese, sistema completo para fotodocumentao digital. Seqenciador CSB, geladeira, freezer -20C, balana analtica, agitador de tubos, microondas, centrfuga, sistema de purificao de gua, balana digital comum. AC, HF, EE AC AC, HF AC, HF Opcional.

2.1.6.1. 2.1.4.7.

rea para recepo de Bancada de trabalho, mesa e amostras e anotaes. estantes.

Fundao Nacional de Sade

2.1.6.2.

Sala para extrao.

2.1.6.3.

Sala para preparo de solues.

2.1.6.4.

Sala para amplificao. Bancada de trabalho livre.

2.1.6.5.

Sala para eletroforese e Bancada de trabalho fotodocumentao. (livre e com cuba rasa).

Sala escura.

2.1.6.6.

Bancada de trabalho Sala para genotipagem. (livre e com cuba rasa) mesa e armrios.

Nota: 1) Recomenda-se estabilizador de voltagem e no-break para todos os equipamentos, especialmente para o termociclador e o seqenciador. 2) Deve-se estar atento para o descarte do material contaminado com reagentes qumicos (brometo de etdio, poliacrilamida, fenol, etc.), planejando espao fsico para recipientes de tamanhos variados.

3.2. Unidade funcional 2: Produtos e meio ambiente

3.2.1. Fsico-qumica
Mobilirio Microcomputador, geladeira e freezer. IT Equipamento Instalaes Observaes Pode ser o mesmo ambiente.

Subatividade

Ambiente

2.2.1.1. 2.2.1.11.

rea para recepo de Mesa e/ou balco e amostras e administrao. armrio e mesas.

2.2.1.2.

rea de determinaes diversas.*

Bancadas com pia, bancadas com e sem castelo.

Estufa, estufa a vcuo, chapa eltrica, banho-maria, capela qumica para substncias corrosivas, multiprocessador, liquidificador, FG, FV, FN, HF, moinho, vortex, ultrassom, centrfugas, HE, ED, EX autoclave, agitador magntico com e sem aquecimento, desintegrador, dissolutor, friabilmetro, durmetro, geladeira, freezer, cmara de luz UV.

2.2.1.3.

Sala de pesagem.

Mesa antivibratria para balana, bancada, armrio. Bancada com pia e sistema de exausto, armrios.

2.2.1.4.

rea de extrao com solvente.

Balana analtica, balana semianaltica, Karl Fischer** (sob sistema de AC, EX exausto). Chapa eltrica, extrator soxlet, capela qumica para solventes, geladeira HE, HF, ED, EX para solventes prova de exploso, rotavapor. Sistema para determinao de protenas (digestor, destilador e neutralizador de gases). HF, HE

2.2.1.5.

rea de anlise de protenas.

Bancada com pia, armrios.

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

2.2.1.6.

rea anlise de cinzas.

Bancadas com sistema de Estufa, mufla. exausto.

EX, ED

Nota: * Determinaes diversas: homogeneizao, digesto, umidade, titulao, dissoluo dureza desintegarao friabilidade de medicamentos e outras determinaes afins.

39

** Opcional

continuao Mobilirio Equipamento Instalaes Observaes

40
Bancadas com pia, armrios. EX, ED, HF Potencimetro, polarmetro, espectrofotmetro UV-VIS, refratmetro, crioscpio, fotmetro de chama, espectrofluormetro, turbidmetro. Cromatgrafo a gs, microcomputador, impressora. Cromatgrafo lquido, microcomputador, impressora. Mquina de lavar vidrarias, destilador de gua, deionizador ou osmose reversa, estufa para secagem. Bancada com recuo para manuteno do equipamento. Bancada com recuo para manuteno do equipamento. Pias com cuba profunda, bancada, armrios. AC, HF, FN e Hlio. HE, HF, EX.

Subatividade

Ambiente

2.2.1.7.

rea para leitura em equipamentos de pequeno porte.

Fundao Nacional de Sade

2.2.1.8.

rea para anlises por cromatografia gasosa.

Central de gases Contgua rea (FS, FH, FN), de determinaes AC, Hlio, ADE. diversas. Contgua rea de determinaes diversas.

2.2.1.9.

Anlises por cromatografia lquida.

2.2.1.10.

rea de lavagem de materiais.

3.2.2. Microbiologia
Mobilirio Mesa e/ou balco, armrios e arquivos. IT FV, HF, ED Contgua recepo. Pode ser o mesmo ambiente. Bancadas com pias, armrios. Microcomputador, geladeira, freezer. Equipamento Instalaes Observaes

Subatividade

Ambiente

2.2.2.1. 2.2.2.8.

rea para recepo de amostras e administrao.

2.2.2.2.

rea de preparo de amostras.

2.2.2.3.

rea de semeadura, cultura e repique. FG, HF, ED HF

Bancada com pia, armrios.

2.2.2.4.

rea de colorao e leitura de Bancada com pia, lminas e contagem de placas. armrios. Bancada com cuba profunda, armrios. Autoclave, estufa de secagem e esterilizao, destilador de gua. HF, EX, ED

CSB, freezers, geladeiras, homogeneizador, balana semi-analtica. Bico de Bunsen, estufas (mnimo trs), banhomaria, geladeira, colormetro. Microscpio tico, contador de colnias, cmara de luz UV. Produz odores.

2.2.2.5.

Sala de descontaminao.

Sala de teste de esterilidade CSB, estufas (mnimo 3).

2.2.2.6.

Ante-sala

Sala limpa

Armrios revestidos com laminado em ambas as faces; Bancada com pia na primeira ante-sala Bancada de ao inox na sala limpa. Geladeira, banho-maria

Sala limpa classe 10.000, (presso FG, IT, positiva, com filtragem do ar com Interfone, AC, filtros: grosso, fino e absoluto, HF, ED duas ante-salas, controle de presso e temperatura).

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

2.2.2.7.

rea para pirognio in vitro Bancada com pia, mtodo de gelificao. armrios.

HF, ED

41

3.2.3. Microscopia de alimentos e medicamentos


Mobilirio Mesa, bancada, armrio. Microcomputador, freezer, geladeira. IT Equipamento Instalaes Observaes Pode ser o mesmo ambiente.

42
Bancadas com castelos; Bancadas com castelo e pia; Bancada com canaleta com ligao de esgoto, com pia e sistema de exausto de gases; Armrios. Balana analtica e Balana semi-analtica. Microscpio tico composto binocular, microscpio estereoscpico com zoom. Mquina de lavar; Estufa para secagem. ED ED HF Agitadores magnticos com aquecimento (mnimo 3), Agitadores mecnicos (mnimo 3); Autoclave (sob sistema de exausto); Capela qumica para substncias corrosivas; Capela qumica para solventes; Chapas eltricas (mnimo 3); Estufa, freezer, geladeira para solventes, geladeira; Filtros de gua acoplados s torneiras eltricas (30C); Sistema hidrulico com gua filtrada, aquecida (50-70C), com jato e aerador. Bancadas com castelo, armrios. Bancada com cuba; Bancadas de preparo, armrios.

Subatividade

Fundao Nacional de Sade

2.2.3.1. 2.2.3.6.

Ambiente rea para recepo de amostras e administrao.

2.2.3.2.

rea de preparo de amostras.

Sistema de exausto HF, HE, FG, especfico para FV, EX, ED cada equipamento.

2.2.3.3.

Mesa antivibratria Sala de pesagem.* para balana, bancada, armrio.

2.2.3.4.

Sala anlise microscpica.

2.2.3.5.

rea de lavagem de vidraria e outros materiais.

Nota: *Para determinao de poeiras em ambiente de trabalho necessrio uma micro balana analtica.

3.2.4. Contaminantes qumicos


Mobilirio Mesa e/ou balco, armrios e arquivos. IT Microcomputador, geladeira, freezer. Pode ser o mesmo ambiente. Equipamento Instalaes Observaes

Subatividade

Ambiente

2.2.4.1. 2.2.4.12.

rea de recepo e registro de amostras e administrao.

2.2.4.2.

rea de preparo de amostras. FG, FV, EX, HE

Bancadas com pia, bancadas com castelo, armrios.

Estufa, estufa a vcuo, chapa eltrica, banho-maria, capela qumica para susbstncias corrosivas, multiprocessador, liquidificador, moinho, vortex, ultrassom, centrfuga, ultra turrax, agitador magntico, geladeira (mnimo 3), freezer (mnimo 3). Balana analtica, balana semianaltica. ED

2.2.4.3.

Sala de pesagem.

Mesa antivibratria para balana, bancada, armrio.

2.2.4.4.

rea de extrao com solventes.

Bancada com pia e sistema de exausto, armrio. Bancadas com sistema de exausto. Estufa, mufla. Bancadas com pia, armrios.

Chapa eltrica, extrator soxlet, capela qumica para solventes, rotavapor, geladeira para solventes, manta de aquecimento, agitador orbital, vortex.

HE, EX, ED

2.2.4.5.

Sala de anlise de cinzas.

EX HF, ED

2.2.4.6.

rea de leituras em equipamentos de pequeno porte. Bancada com recuo para a manuteno do equipamento.

Potencimetro, espectrofotmetro UV-VIS, cmara de luz UV.

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

2.2.4.7.

Sala de anlise por cromatografia gasosa.

Cromatgrafo a gs, micro e impressora.

Central de gases (FS, FH, FN), RE, AC, ED, ADE

43

2.2.4.8.

Sala de anlise por cromatografia lquida.

Bancada com recuo para a manuteno do equipamento.

Cromatgrafo lquido, micro e impressora.

Hlio, RE, HE, AC, ADE

continuao Mobilirio

Subatividade

Ambiente

44
Bancada com recuo e com pia. Armrios revestidos de laminado em todas as faces; Bancadas com pia. Mquina de lavar vidrarias, destilador de gua, deionizador ou osmose reversa, estufas para secagem, capela qumica para substncias corrosivas, capela qumica para solventes, lavador de pipetas. HF, ED, EX

Fundao Nacional de Sade

2.2.4.9.

Sala de anlise de metais pesados e minerais.

2.2.4.10.

Anlise de metais em gua para dilise; Ante-sala; Sala limpa.

Equipamento Instalaes Observaes Espectrofotmetro de absoro atmica com forno de grafite ED, EX, FN, FA, Central de gases e com sistema de refrigerao AC, Argnio puro, compressor instalados em especfico, gerador de hidretos, Acetileno rea externa. micro e impressora, sob sistema de exausto. Sala limpa classe10.000 Espectrofotmetro de absoro com ilhas classe 100 atmica com forno de grafite com Argnio, interfone, (presso positiva, com sistema de refrigerao especfico, ED, EX, HF filtragem do ar com filtros: micro e impressora, sob sistema de grosso, fino e absoluto, exausto ante-sala).

2.2.4.11.

rea para lavagem e descontaminao de vidrarias e materiais Bancadas com cuba de laboratrios para profunda, bancada de anlise de metais, preparo, armrios. resduos de pesticidas e micotoxinas.

3.3. Unidade funcional: Ensino e pesquisa

3.3.1. Cursos e treinamento


Mobilirio Balco de recepo. Arquivos, mesas e estantes. IT Equipamento Instalaes Observaes Fcil acesso externo.

Subatividade

Ambiente

2.3.1.1. 2.3.1.2.

rea para recepo; Secretaria e administrao; Sala de professor. Mesas. Projetor, computador, retroprojetor, tela de projeo. AC, IT

2.3.1.3.

Auditrio ou anfiteatro; Salas de aula; Sala de estudo.

Fcil acesso externo; Flexibilidade de arranjo das cadeiras; Acesso a instalaes sanitrias.

Nota: As aulas prticas podero ser realizadas em todas as reas laboratoriais.

3.3.2. Atualizao tcnico-cientfica


Mobilirio Estantes e mesas. Computador. Equipamento Instalaes IT

Subatividade

Ambiente

Biblioteca

2.3.2.1.

- acervo; - leitura.
Mesas, armrios e arquivos. Computador.

Observaes Depende do equipamento utilizado; Acervo = 200 livros por m2; Leitura = 2,00 m2 por leitor. IT

2.3.2.2. 2.3.2.3. 2.3.2.4.

rea administrativa.

3.3.3. Pesquisa
Mobilirio Mesas, cadeiras, arquivos. Equipamento Computador. Instalaes IT Observaes

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

Subatividade

Ambiente

2.3.3.1.

Sala para coordenao.

45

3.4. Unidade funcional: Apoio tcnico

46
Ambiente Guich com vidro; Bancada. Computador. Geladeira. Centrfuga, CSB HF, EX HF, ED Lavatrio. Prever espaos para carrinhos. IT Bancada com cuba. Bancada com cuba. Lavatrio. Mobilirio Equipamento Instalaes Observaes Mesa; Arquivo. Guich. Computador. IT IT Bancada com cuba profunda; Estante. HF rea para descarte de gelo, lavagem de isopor e guarda de isopor; Lavatrio. Computador. IT Mesa, cadeiras.

3.4.1. Recepo e triagem de amostras biolgicas

Subatividade

Fundao Nacional de Sade

2.4.1.1.

Recepo de amostras.

2.4.1.2. 2.4.1.5.

Triagem de amostras; Guarda de amostras para posterior encaminhamento s reas laboratoriais.

2.4.1.3.

rea de fracionamento de amostras.

2.4.1.4.

Distribuio das amostras para os laboratrios.

2.4.1.6.

rea de recebimento e classificao dos resultados.

2.4.1.7.

rea de entrega de resultados.

2.4.1.8.

rea de acondicionamento; Materiais utilizados.

2.4.1.9.

rea de trabalho administrativo; Elaborao de anotaes, registros, relatrios e estatsticas.

3.4.2. Recepo e triagem de amostras de produtos e armazenamento de contraprovas


Ambiente Balco. Bancada com cuba. HF Lavatrio. Armrios, geladeiras, freezeres. Bancada com pia. HF HF Computadores IT Mobilirio Equipamento Instalaes Observaes

Subatividade

2.4.2.1. 2.4.2.6. 2.4.2.2. 2.4.2.3.

rea de recepo de produtos e para entrega dos resultados. Triagem dos produtos Registro e identificao.

2.4.2.4.

rea de distribuio de amostras.

2.4.2.7.

rea para armazenar as contraprovas.

2.4.2.8.

rea para descarte de produtos analisados.

3.4.3. Coleta de amostras biolgicas


Mobilirio Balco e bancadas. Computador. Cadeiras. Equipamento Instalaes IT, RE Observaes Pode ser comum recepo e triagem. Pode ser comum recepo e triagem.

Subatividade

Ambiente

2.4.3.1.

rea de recepo e registro de pacientes.

2.4.3.2.

Sala de espera de pacientes.

2.4.3.3.

rea de boxes de coleta: - de sangue; - de coleta de escarro; - de coleta de secreo; - de coleta de amostra micolgica (unha, cabelo, outros). Cadeiras de brao; Bancadas com lavatrio; Armrio.

Mesa ginecolgica; Maca ; Mesa, carrinho para kits e amostras.

HF, FN

2.4.3.4. Bancada.

Sanitrios para pacientes prximos coleta e lavatrio Pode ser comum recepo e triagem.

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

2.4.3.5.

rea para encaminhamento das amostras.

47

3.4.4. Preparo de meios de cultura


Mobilirio Computador. IT Equipamento Instalaes Observaes Fcil acesso para os outros setores do laboratrio.

48
Bancadas com pias. Geladeiras comerciais. HF, HDD Mesa especial para balana. Balana. ED Bancada; Bancada com cuba profunda. Autoclaves; CSB; Bico de Busen. HF, FG, HDD Lmpada UV. Sala reservada. Carrinhos.

Subatividade

Ambiente

2.4.4.7.

rea para recepo e distribuio. Balco.

Fundao Nacional de Sade

2.4.4.2. 2.4.4.3. 2.4.4.4.

rea de preparo de meios; rea de depsito de meios; Envase de meios; Filtrao.

2.4.4.1.

Sala para clculo e pesagem de produtos.

2.4.4.5.

Esterilizao de meios envasados; Cmara assptica; Lavagem e secagem de materiais de uso interno.

2.4.4.6.

Depsito de reagentes.

2.4.4.8.

Local para carrinhos.

3.4.5. Lavagem e esterilizao de materiais


Mobilirio Balco de recepo. HF, HE, HDD, EX Lavatrio. HF IT Fcil acesso para os outros setores do laboratrio. Exaustores; Ralos para rpido escoamento de gua; Circulao de carrinhos; Acesso pela antecmara. Recomenda-se a localizao no acesso s reas de lavagem e esterilizao. Equipamento Instalaes Observaes

Subatividade

Ambiente

2.4.5.1. 2.4.5.2.

rea para recepo.

2.4.5.3. 2.4.5.4. 2.4.5.5. 2.4.5.6.

rea de lavagem, Bancadas com cubas descontaminao e descarte profundas. de resduos.

2.4.5.7.

Antecmara.

2.4.5.8. 2.4.5.9. 2.4.5.10. 2.4.5.11. 2.4.5.12. Bancadas com espao livre. Fornos de grande porte Pasteur; HF, ED, EX Exaustores; Autoclaves e fornos Pasteur.

rea de esterilizao; Secagem de materiais; Embalagem de materiais; Esterilizao de materiais.

2.4.5.13. 2.4.5.14. Armrios.

Estocagem e distribuio de materiais.

2.4.5.15.

Local para carrinhos.

Carrinhos.

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

2.4.5.16.

rea de controle e distribuio de materiais.

Mesas, computador, arquivo, quadro de avisos, estantes.

IT

49

3.5. Unidade funcional: Apoio administrativo

50
Mobilirio Computador. IT IT Equipamento Instalaes Observaes Fcil acesso para os outros setores do laboratrio. Mesas, estantes e arquivos. Computador. Mobilirio Mesa, cadeiras, estantes. Arquivos. Computador. IT Computador. IT Equipamento Instalaes Observaes Mobilirio rea administrativa . Equipamento Instalaes Arquivos; Computador. IT Observaes Mobilirio Arquivo, fichrio e mesa. Equipamento Computador. Instalaes IT Observaes

3.5.1. Comunicao, informao e estatstica

Subatividade

Ambiente

2.5.1.1.

rea de atendimento ao pblico. Balco de recepo.

Fundao Nacional de Sade

2.5.1.2.

rea de trabalho.

3.5.2. Gesto documental

Subatividade

Ambiente

2.5.2.1.

rea administrativa.

2.5.2.2.

rea para arquivo.

3.5.3. Administrao de patrimnio

Subatividade

Ambiente

2.5.3.1. 2.5.3.2. 2.5.3.3.

Sala administrativa.

3.5.4. Administrao de pessoal

Subatividade

Ambiente

2.5.4.1. 2.5.4.2.

rea administrativa.

3.5.5. Compras, oramento, finanas, faturamento e convnio


Mobilirio Mesas, cadeiras, arquivos e estantes. Computador. Computador. Computador. IT IT IT Fcil acesso externo. Mesas, cadeiras, arquivos e estantes. Mesas, cadeiras, arquivos e estantes. Equipamento Instalaes Observaes

Subatividade

Ambiente

2.5.5.1. 2.5.5.2.

Sala de compras.

2.5.5.3.

rea de contas.

2.5.5.4.

rea de convnios e faturamento.

3.5.6. Chefia e planejamento


Mobilirio Computador. Computador. Computador. IT IT IT Equipamento Instalaes Observaes Acesso externo e interno.

Subatividade

Ambiente

2.5.6.2.

rea administrativa.

2.5.6.1.

2.5.6.3.

Mesas, cadeiras, arquivos e estantes. Mesas, cadeiras, arquivos Sala de direo e sala de reunies. e estantes . Mesas, cadeiras, arquivos Sala administrativa. e estantes.

3.5.7. Coordenao da rede de laboratrios


Mobilirio Equipamento Instalaes IT IT IT Observaes

Subatividade

Ambiente

2.5.7.1.

Sala da coordenao.

2.5.7.2.

Sala de reunies.

Mesas, cadeiras, arquivos e estantes. Mesas, cadeiras, arquivos e estantes. Mesas, cadeiras, arquivos, Computadores. estantes.

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

2.5.7.3. 2.5.7.4. 2.5.7.5.

rea administrativa.

51

3.6. Unidade funcional: Apoio logstico

52
Mobilirio Balco de recepo. Mesas, cadeiras, arquivos e estantes. IT IT Guaritas, balces. Equipamento Instalaes Observaes Fcil acesso da entrada principal do laboratrio. Mobilirio Equipamento Instalaes Observaes Mesas, cadeiras, arquivos e estantes. HF, HQ 0,5 m2 por funcionrio; Observar a proporo por sexo de funcionrios; Uma bacia, um lavatrio e um chuveiro a cada dez funcionrios. Geladeira, fogo, forno, mesa e cadeiras. HF

3.6.1. Comunicao, segurana e vigilncia

Subatividade

Ambiente

Fundao Nacional de Sade

2.6.1.1.

rea para recepo.

2.6.1.2. 2.6.1.3.

Controle de pessoas e veculos.

3.6.2. Conforto e higiene pessoal

Subatividade

Ambiente

2.6.3.1.

Sala de estar para funcionrios, alunos e pblico; Vestirios e sanitrios para funcionrios e alunos (um para cada sexo); rea de guarda de pertences para funcionrios e alunos.

2.6.3.2.

Copa; Bebedouro; Refeitrio ou lanchonete.

Nota:* A distribuio de vestirios e sanitrios depende da organizao do trabalho, da dimenso/extenso do edifcio, podendo ser centralizado ou no. Os sanitrios e banheiros individuais devem oferecer condies de uso a deficientes fsicos, e atender NBR 9050 da ABNT.

3.6.3. Limpeza e zeladoria


Mobilirio Um em cada unidade requerente. HF, HE Ambiente de fcil limpeza e boa ventilao. HF, HE Prever local para guarda de carrinhos. 2.00 m2 com largura mnima de 1,00m. Equipamento Instalaes Observaes

Subatividade

Ambiente

2.6.4.1.

DML com tanque.

2.6.4.2.

Depsito de resduos.

2.6.4.3.

rea para lavagem de carrinhos.

Nota: A unidade pode estar dentro ou fora do edifcio do laboratrio ou ser realizada por terceiros.

3.6.4. Manuteno
Mobilirio Bancadas de trabalho. Computador. IT Equipamento Instalaes Observaes

Subatividade

Ambiente

2.6.5.1.

rea de recepo.

2.6.5.2. 2.6.5.3. Bancadas de trabalho.

Oficinas para equipamentos e vidrarias; Guarda e distribuio de equipamentos; rea de inservveis. HF Mesa e computador. IT

2.6.5.4.

rea administrativa.

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

Nota: A unidade pode estar dentro ou fora do edifcio do laboratrio ou ser realizada por terceiros.

53

3.6.5. Infra-estrutura predial


Mobilirio Equipamento Instalaes Observaes

54
Localizao externa edificao; Boa ventilao. HF, HE HF, HE Mobilirio Balco de recepo. Equipamento Arquivos. Instalaes IT Observaes Fcil acesso externo. EX, IT Estantes, armrios. Carrinhos. EX, IT

Subatividade

Ambiente

2.6.6.1.

reas para gerador de emergncia; Central de ar-condicionado; Reservatrio de gua.

Localizao externa; No necessariamente estas centrais devero estar todas reunidas num mesmo local.

Fundao Nacional de Sade

2.6.6.1.

Depsito dos gases.

2.6.6.2.

Abrigo para resduos slidos.

2.6.6.2.

Abrigo para resduos qumicos.

Observar recomendaes para armazenamento externo da RDC 33/2003 da Anvisa. Verificar a necessidade ou no dependendo do nvel de biossegurana. Depende da localidade, terreno e edifcio.

2.6.6.3.

2.6.6.4.

rea de tratamento de resduos; rea de tratamento ou despejo de esgoto. Garagem; Estacionamento.

3.6.6. Almoxarifado de materiais, equipamentos e reagentes

Subatividade

Ambiente

2.6.7.1.

rea para recepo e controle.

2.6.7.2.

rea para armazenagem de equipamentos e materiais.

Separao de materiais de acordo com o tipo para evitar incompatibilidade.

2.6.7.3.

Necessidade de ventilao (exausto). Piso resistente.

2.6.7.4.

rea para armazenagem de reagentes. Distribuio de materiais, equipamentos e reagentes.

3.6.7. Higienizao da roupa


Mobilirio Balco de recepo. Mquina de lavar roupa. HF, EX HF, EX Balco. Estantes. Carrinho. Secador. IT Equipamento Instalaes Observaes

Subatividade

Ambiente

2.6.8.1.

rea para recepo.

2.6.8.2.

rea para lavagem.

2.6.8.3.

rea para secagem e passagem.

2.6.8.4.

Guarda e distribuio da roupa.

3.6.8. Transporte
Mobilirio Mesa ou balco, cadeiras. IT Equipamento Instalaes Observaes

Subatividade

Ambiente

2.6.9.1.

rea de controle de transporte.

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

2.6.9.2.

rea de controle da manuteno de veculos.

55

4. Projeto fsico
O Projeto de Laboratrio deve ser elaborado de acordo com as orientaes contidas nestas diretrizes devendo ser observados os seguintes documentos: Portaria n 3.214 da Lei n 6.514, de 22/12/1977 MT e suas normas regulamentadoras; disposies contidas no artigo 6 da Lei n 8.666/93; disposies da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT); NBR 9050 Adequao das edificaes e do mobilirio urbano para pessoas portadoras de deficincia; e cdigo, leis e normas municipais, estaduais e federais.

4.1. Apresentao de projeto


A apresentao dos projetos deve atender NBR 10.647 Desenho tcnico e NBR 10.067 Princpios gerais de representao em desenho tcnico. Para anlise do projeto devero ser apresentados no mnimo os seguintes itens, e dependendo da instituio podero ser solicitados outros elementos para avaliao. 4.1.1. Memorial descritivo (justificativa do projeto) listagem das atribuies, atividades e subatividades; condio de infra-estrutura existente; e solues tcnicas adotadas (partido, modulao, fluxos e flexibilidade).

4.1.2. Desenhos planta de situao e locao; planta(s) baixa(s); layout de equipamentos e bancadas; planta de pontos de instalaes; cortes transversal e longitudinal; fachadas; planta de cobertura.

A planta de situao e locao dever ser apresentada em escala adequada, contendo no mnimo: indicao do norte magntico; dimenses e rea do lote e rea da construo; vias, caladas e acessos ao lote; lotes vizinhos numerados; localizao no terreno de construes existentes, arruamentos e estacionamentos internos; e contorno da(s) construo(es) projetada(s) cotada(s) em relao s divisas do lote, bem como as cotas gerais da(s) prpria(as) edificao(es).

A(s) planta(s) baixa(s) dever(o) ser apresentada(s) na escala de 1:50 ou 1:100, contendo no mnimo: indicao completa da edificao; planta de todos os pavimentos com identificao dos ambientes e suas respectivas reas; indicao de todas as peas das instalaes hidrossanitrias; todas as dimenses dos compartimentos e espessuras das paredes; todas as dimenses externas das edificaes; indicao de portas e seus raios de giro, janelas e outros vos de iluminao e/ou ventilao, dimensionados e especificados quanto ao seu funcionamento e material; indicao de cortes e ampliaes; especificao dos revestimentos das paredes, pisos e tetos; indicao das cotas de nvel; e outras informaes necessrias perfeita compreenso do projeto.

O layout de equipamentos e bancadas dever ser apresentado na escala de 1:50 ou 1:100. Os equipamentos devero ser identificados, constando a potncia dos mesmos. As cubas das bancadas devero ter seu material e profundidades detalhadas. A planta de pontos de instalaes ordinrias e especiais devero ser apresentadas na escala de 1:50 ou 1:100. Os cortes longitudinal e transversal devero ser apresentados na escala de 1:50 ou 1: 100 contendo no mnimo: cotas representando p-direito dos ambientes, altura das paredes, platibandas, forros e cobertura; cotas de nvel dos pisos acabados, escadas e patamares;

58

Fundao Nacional de Sade

indicao do tipo de telha e inclinao da cobertura; e outras informaes necessrias perfeita compreenso do projeto.

As Fachadas devero ser apresentadas na escala de 1:50 ou 1:100, contendo todas as elevaes indicando aberturas e materiais de acabamento. A Cobertura dever ser apresentada na escala de 1:50 ou 1:100, contendo no mnimo: indicao do material; sentido e percentual de inclinao do telhado; indicao das cotas totais, parciais e de beirais; calhas, rufos, platibandas, domus e demais elementos; e localizao do(s) reservatrio(s) de gua.

Observaes: Os projetos de reformas e ampliaes devero ser convencionados da seguinte maneira: paredes a construir na cor vermelha; paredes a demolir com linhas tracejadas na cor amarela. Todas as pranchas devero ser apresentadas para avaliao em cpias dobradas, com quadro de legendas no canto inferior direito, contendo: nome e endereo da obra; nome e assinatura do proprietrio ou seu representante legal; nome, nmero do registro profissional e assinatura do autor do projeto; referncia de projeto, contedo das pranchas, escala, data e rea contruda; nmero e total de pranchas. 4.1.3. Caderno de especificaes de materiais Caracterizao das condies de execuo e o padro de acabamento para cada tipo de servio.

4.1.4. Planilha oramentria Relao dos materiais e dos servios contemplados na obra, indicando a unidade de medida, preo unitrio e o preo total de cada subitem.

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

59

4.2. Critrios de projeto


A seguir, so relacionados critrios a serem contemplados nos projetos de laboratrios para qualquer nvel de biossegurana. Quando os critrios forem especficos para cada nvel de biossegurana, estes so indicados em tabelas como recomendados ou obrigatrios.

4.2.1. Localizao observar o cdigo de edificaes e a lei de uso do solo do municpio; prever boas condies de infra-estrutura urbana: gua, esgoto, energia eltrica, transporte e comunicao; evitar a proximidade com fontes de rudos, vibraes, calor, umidade e atmosfera poluda; considerar as condies de insolao e ventos dominantes.

4.2.2. Ocupao e zoneamento restringir os acessos para viabilizar o controle e segurana; prever rea para futuras ampliaes; prever estacionamento para veculos; considerar a direo dos ventos e proximidade com outros ambientes na localizao do sistema de exausto; prever acesso de veculos para abastecimento, manuteno e remoo de resduos; prever afastamento mnimo de 2,00 m das divisas; prever espaos tcnicos para distribuio das instalaes.

4.2.3. Circulaes e fluxos As circulaes e fluxos devem atender a NBR 9050 Acessibilidade de pessoas portadoras de deficincias a edificaes, espao, mobilirio e equipamentos urbanos e a NBR 9077 Sadas de emergncia em edifcios. no caso de desnveis de piso superiores a 1,5 cm, deve ser adotada a soluo de rampa unindo os dois nveis; no caso de mais de um pavimento prever escada, elevador e/ou monta carga ou rampa; as reas laboratoriais devero ser isoladas das reas de pblico.

60

Fundao Nacional de Sade

Nveis de Biossegurana 1 2 x o x x 3 x reas laboratoriais afastadas fisicamente das reas de pblico, escritrios em geral. reas de escritrio dentro do laboratrio, prximas a porta de acesso. reas de escritrio fora das instalaes de conteno do laboratrio.

X Obrigatrio O Recomendado

a) circulaes horizontais prever largura mnima de 1,20 m em corredores exclusivos para circulao de pessoas; os corredores de circulao de material, equipamento e pessoal devem ter a largura mnima de 2,00 m para comprimentos maiores que 11,00 m, e 1,50 m de largura para os demais; nas reas de circulao s podem ser instalados telefones de uso pblico, bebedouros, extintores de incndio e chuveiro de emergncia, de tal forma que no reduzam a largura mnima estabelecida e no obstruam o trfego, a no ser que a largura exceda a 2,00 m.

b) circulaes verticais pacientes, amostras, produtos e materiais s devero circular por elevadores e rampas ou plataformas mecnicas e equipamentos portteis acoplados escada; funcionrios, estudantes e pblico podero circular pelas escadas.

c) escadas As escadas devem atender aos critrios referentes preveno de incndios e ao cdigo de obras da localidade, bem como s seguintes especificaes adicionais: largura mnima de 1,20 m; serem providas de corrimo; o piso dos degraus deve ser antiderrapante; as variaes possveis dos degraus tero de obedecer seguinte frmula: duas vezes a altura + largura do piso = 61 a 64 cm, por mdia 62,5 cm; os degraus devem ter largura mnima de 26 cm e altura mxima de 18,5 cm;

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

61

nenhuma escada pode ter degraus dispostos em leque; nenhum lance de escada pode vencer mais de 2,00 m de altura sem patamar intermedirio; o vo da escada no pode ser utilizado para instalao de elevadores ou montacargas.

d) rampas As rampas devem atender NBR 9050 Acessibilidade de pessoas portadoras de deficincias a edificaes, espao, mobilirio e equipamentos urbanos. rampas s podem ser utilizadas quando vencerem no mximo dois pavimentos, independentemente do andar onde esta se localiza. S poder atender a mais de dois pavimentos quando existir elevador; a largura mnima ser de 1,50 m, declividade conforme a tabela abaixo e patamares nivelados no incio e no topo. As rampas s para funcionrios podem ter 1,20 m de largura; quando as rampas mudarem de direo deve haver patamares intermedirios destinados a descanso e segurana, conforme tabela abaixo; as rampas devem ter o piso no escorregadio, corrimo e guarda-corpo; no permitida a abertura de portas sobre a rampa e em caso de necessidade deve existir vestbulo com largura mnima de 1,50 m e comprimento de 1,20 m mais a largura da folha da porta; em nenhum ponto da rampa o p-direito dever ser inferior a 2,00 m. Condies mnimas para rampas
Inclinao admissvel de Desnvel mx. de cada N mximo permitido de cada segmento de rampa segmento de rampa segmentos de rampa 1:8 ou 12,5% 1:10 ou 10% 1:12 ou 8,33% 1:16 ou 6,25% 1:20 ou 5,00%
Fonte: NBR 9050

Comprimento mx. de cada segmento de rampa 1,46 m 2,74 m 5,00 m 7,50 m 10,80 m 16,00 m 19,20 m 30,00 m

0,183 m 0,274 m 0,500 m 0,750 m 0,900 m 1,000 m 1,200 m 1,500 m

1 8 6 4 10 14 12 -

62

Fundao Nacional de Sade

e) elevadores A instalao de elevadores deve atender NBR NM207 Elevadores eltricos de pessoas requisitos de segurana para construo, e NBR 10098 elevadores eltricos dimenses, e s outras exigncias legais, bem como s seguintes especificaes: devero ser instalados elevadores para transporte de pessoas, quando a coleta no estiver localizada no trreo e o pavimento no for servido por rampa; as dimenses internas da cabine do elevador devem possibilitar o transporte de pacientes em cadeiras de roda.

f) monta-cargas A instalao de monta-cargas deve atender norma NBR14712 Elevadores de carga, monta-cargas e elevadores de maca requisitos de segurana para projeto, fabricao e instalao, bem como s seguintes especificaes: o acesso aos monta-cargas deve ser feito por antecmara que permita espao suficiente para entrada completa dos carros de coleta.

4.2.4. Modulao A utilizao do sistema de modulao permite a racionalizao do projeto, a padronizao de elementos construtivos e a reduo dos custos e do tempo de execuo da obra. O mdulo bsico recomendado para plantas de laboratrio um retngulo de 3,00 a 3,60 metros de largura por 6,00 a 9,00 metros de comprimento. A largura dimensionada em funo da circulao de pessoas, da profundidade das bancadas e dos equipamentos, sendo que, aqueles com profundidades especiais podem demandar larguras de bancadas maiores. A largura recomendada para a circulao dentro do mdulo, entre as bancadas, varia de 1,20 a 1,40 metros. Quando esta largura excede a 1,40 m, h a tendncia de serem armazenados equipamentos, caixas e mobilirios nestas circulaes, ocupando espaos destinados ao trnsito das pessoas e comprometendo a segurana. Geralmente a entrada do mdulo fica localizada na menor dimenso do retngulo, e no lado oposto a este se localiza normalmente uma parede externa ou uma parede que separa o laboratrio de outro ambiente. A profundidade das bancadas geralmente de 0,70 m, sendo usualmente dispostas paralelas ao comprimento do mdulo bsico. A prtica mostra que cada pesquisador utiliza em mdia de 3,00 a 3,60 metros lineares de bancada livre. Como normalmente necessrio uma cuba numa das extremidades da bancada, o comprimento pode totalizar 3,60 a 4,20 metros por pesquisador. Um mdulo bsico com comprimento superior a 9,00 metros pode ter sua funcionalidade comprometida pela dificuldade de acesso s cubas, cabines de biossegurana e equipamentos. 63

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

Dependendo do dimensionamento do laboratrio, o mdulo bsico pode ser repetido criando diversas configuraes. 4.2.5. Paredes e painis utilizar divisrias nas reas em que exista a necessidade de flexibilidade dos ambientes; utilizar paredes ou painis divisrios revestidos de materiais lavveis e resistentes, em cores claras e foscas, no porosos e sem reentrncias.

Nveis de Biossegurana 1 2 3 x
X Obrigatrio O Recomendado

paredes em alvenaria devidamente vedadas, revestidas de materiais lavveis, resistentes a produtos qumicos, em cores claras e foscas sem reentrncias e com cantos arredondados.

4.2.6. Pisos os pisos devem ser nivelados, no porosos, revestidos de materiais antiderrapantes, lavveis, resistentes a produtos qumicos e sem reentrncias.

Nveis de Biossegurana 1 2 3 x
X Obrigatrio O Recomendado

piso contnuo, monoltico, impermevel, antiderrapante, selado, sem reentrncias e resistente a gases e produtos qumicos.

4.2.7. Tetos
Nveis de Biossegurana 1 2 3

tetos contnuos, devidamente vedados e impermeveis, rebaixados ou no, revestidos de materiais lavveis, no porosos, resistentes a gases e produtos qumicos, com vedao contnua e sem reentrncias. rebaixos em placas removveis, nas circulaes e nas reas tcnicas, administrativas e de apoio, podendo ser utilizados materiais acsticos.

o
X Obrigatrio O Recomendado

64

Fundao Nacional de Sade

4.2.8. Esquadrias as esquadrias devem ser de material de fcil limpeza e manuteno. so recomendados visores nas paredes divisrias entre salas e circulao e so obrigatrios nas portas entre salas e circulaes e nas portas entre circulaes. as portas de acesso aos ambientes laboratoriais, lavagem e esterilizao e almoxarifado devem ter largura mnima de 1,10 m; as portas das outras reas do laboratrio devem ter largura mnima de 0,80 m; todas as portas de acesso aos ambientes aonde forem instalados equipamentos de grande porte tm de possuir folhas ou painis removveis, com largura compatvel com o tamanho do equipamento, permitindo assim sua entrada e sada da sala; o sentido de abertura das portas deve observar os fluxos nas reas laboratoriais, no intuito de evitar acidentes; utilizar maanetas tipo alavanca que permita a abertura sem a utilizao das mos. a) visores

b) portas

Nveis de Biossegurana 1 2 3

portas com dispositivos que impeam a entrada de pessoas no-autorizadas nas reas de risco e que permitam sua abertura automtica aps identificao por carto ou outro dispositivo de segurana.

X Obrigatrio O Recomendado

c) Janelas
Nveis de Biossegurana 1 x 2 x o
X Obrigatrio O Recomendado

janelas que possam ser abertas, providas de tela contra insetos.


x

janelas mantidas fechadas com vidro de segurana, e devidamente vedadas.

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

65

4.2.9. Bancadas, cubas e mobilirio Prever: altura de 0,90 m nas bancadas para trabalhos que exijam posio de p e altura de 0,75 m nas bancadas para trabalhos que exijam posio sentada e profundidade mnima de 0,70 m em ambas; bancadas com dimenses adequadas a equipamentos especficos; prateleiras superiores, castelos, racks e volantes para colocao de materiais de pequeno volume e peso; superfcie das bancadas de acordo com o tipo de uso, considerando fatores como umidade, peso de materiais, utilizao de lquidos e substncias qumicas; superfcie das bancadas revestidas com materiais impermeveis, lisos, sem emendas ou ranhuras; cubas com profundidades adequadas ao uso, com o mnimo de 0,25 m; rodap recuado no mnimo 0,15 m para posio em p e bancadas livres para posio sentada; mobilirio ergonmico, construdo com superfcies impermeveis resistentes a substncias qumicas, evitando reentrncias e cantos. Os trincos e puxadores devem ser de fcil limpeza e manuteno; mobilirio modulado, com uso flexvel e com mobilidade.

4.2.10. Instalaes a sinalizao das tubulaes deve atender s normas da NBR 6493 Emprego de Cores Fundamentais para Tubulaes Industriais; quando as tubulaes atravessarem paredes, pisos ou tetos de ambientes de conteno, os orifcios devero ser vedados com produtos adequados; as instalaes devero ser projetadas de forma a facilitar a manuteno e permitir maior flexibilidade no caso de remanejamento ou ampliao; prever instalaes ordinrias e especiais de acordo com a utilizao de equipamentos especficos.

a) hidrossanitrias As instalaes hidrossanitrias devem atender s Normas Regulamentadoras NBR 5626 Instalao Predial de gua Fria e NBR 8160 Sistemas Prediais de Esgoto Sanitrio. Prever: a construo de reservatrio de gua suficiente para as atividades do laboratrio e reserva de incndio, devendo ser verificada a necessidade de tratamento prvio da gua;

66

Fundao Nacional de Sade

reservatrio de gua com no mnimo dois compartimentos para permitir as operaes de limpeza e manuteno; pontos de suprimento de gua e de esgotamento nos depsitos de descarte de resduos da edificao; tratamento secundrio de esgoto em locais onde no existe rede pblica de coleta de esgotos; a no utilizao de ralos nas reas laboratoriais; pontos de gua para duas cubas em cada rea laboratorial no mnimo; pontos de gua para instalao de lava-olhos e chuveiros de emergncia prximos s reas laboratoriais em pontos estratgicos; ponto de gua para lavatrio com acionamento automtico dentro da rea laboratorial, prximo sada; ponto de gua para deionizador, destilador, autoclave e outros equipamentos especiais que necessitem de gua para seu funcionamento.

Nveis de Biossegurana 1 o 2 x x o
X Obrigatrio O Recomendado

3 registros de gaveta visveis, para cada rea laboratorial e registros independentes para cada um dos equipamentos que requerem utilizao de gua; registros de gaveta localizados fora da rea de conteno do laboratrio, para interrupo do fluxo de gua pela equipe de manuteno quando necessrio; tratamento secundrio dos efluentes do esgoto sanitrio das reas laboratoriais, com incluso da gua do chuveiro de emergncia antes do lanamento na rede pblica, caso esta no esteja ligada a uma estao de tratamento de esgotos.

b) eltricas As instalaes eltricas devem atender NBR 5410 Instalaes Eltricas de Baixa Tenso, Norma Regulamentadora NR 10 Instalao e Servios em Eletricidade e NR 24 da CLT quanto aos Nveis Mnimos de Iluminao Artificial. Prever: energia eltrica estabilizada para equipamentos eletrnicos; instalao de tomadas, pontos de luz, elementos de sinalizao, comunicao de dados e voz, adequados s necessidades de cada atividade; tomadas de 110 e 220 volts identificadas; instalao de tomadas especiais com carga acima de 600 watts, em equipamentos como: estufas, muflas, chapas aquecedoras e destiladores. Estas devem ser alimentadas por circuitos independentes alm de serem identificadas;

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

67

quadros de distribuio especficos para cada rea laboratorial localizados prximos sada; alimentadores dos quadros de distribuio de energia eltrica com uma previso de 30% a mais de sua capacidade total, tendo em vista futura expanso dos circuitos; aterramento para todas as tomadas; instalao de sistema de emergncia constitudo de um grupo motor-gerador, para alimentar a iluminao de emergncia e os equipamentos que no possam sofrer interrupo de energia; pontos de luz com luminrias blindadas no depsito de descarte de resduos; Ponto de energia eltrica nos locais onde existirem lavatrio com acionamento automtico.

Nveis de Biossegurana 1 2 o x x x x 3 x fornecimento contnuo de energia eltrica para as cabines de segurana biolgica; quadros de distribuio de energia dentro da rea de conteno do laboratrio; quadros de distribuio de energia fora da rea de conteno do laboratrio; circuitos de alimentao de energia eltrica independente das demais reas da edificao; instalao de sistema de emergncia constitudo de um grupo motor-gerador e chave automtica de transferncia para alimentar os circuitos da iluminao de emergncia, alarmes de incndio e de segurana predial, do ar-condicionado de ambientes de conteno e dos equipamentos essenciais tais como CSBs, refrigeradores e incubadoras entre outros. x
X Obrigatrio O Recomendado

instalao de sistema de emergncia constitudo de um grupo motor-gerador e chave automtica de transferncia para alimentar todos os circuitos.

c) gases As instalaes para gases devem atender NB 98 Armazenamento e manuseio de lquidos combustveis e inflamveis. Prever: local para armazenamento de cilindros de gases, dependendo do tipo e volume de servio, mantidos em condies de segurana, localizado em rea externa edificao com acesso fcil para manuteno e abastecimento, ventilao adequada de modo a evitar acmulo de gases em caso de vazamento, e

68

Fundao Nacional de Sade

componentes de instalao (registros, vlvulas e canalizaes) aparentes para facilitar a visualizao; depsitos de gases em paralelo de forma a evitar soluo de continuidade.
Nveis de Biossegurana 1 2 3 1 gases o x linhas de suprimento de gases comprimidos dotadas de filtros HEPA (High Efficiency Particulated Air Filter) ou de sistema equivalente para proteo de inverso do fluxo (dispositivo anti-refluxo). 2 ar comprimido e vcuo x x o
X Obrigatrio O Recomendado

suprimento de vcuo por sistema central, submetido a filtragem absoluta por filtros HEPA. sistema de vcuo provido por bombas de vcuo portteis, no conectadas ao exterior da instalao, e dotadas de filtro HEPA. linhas de suprimento de ar dotadas de filtros HEPA ou de sistema equivalente para proteo de inverso do fluxo (dispositivo anti-refluxo).

4.2.11. Tratamento do ar As instalaes de tratamento do ar devem atender s seguintes determinaes: NBR 6401 Instalaes Centrais de Ar-Condicionado para Conforto Parmetros bsicos de projeto; NBR 7256 Tratamento de Ar em Unidades Mdico-Assistenciais; Portaria do MS/GM n 3.532 de 28/8/1998 e publicada no DO de 31/8/1998; Portaria n 3.214 da Lei n 6.514 de 22/12/1977 MT; Norma Reguladora CLT; Portaria n 3.523 do MS; Recomendao Normativa 004 -1995 da SBCC Classificao de Filtros de Ar para Utilizao em Ambientes Climatizados.

Critrios: as capelas de exausto qumica devem ter dutos para a rea externa da edificao, com sua extremidade acima do ponto mais alto do prdio e das edificaes vizinhas, longe de prdios habitados e de tomadas de ar do sistema de climatizao; as cabines de segurana biolgica devem ser dotadas de sistema de tratamento de ar, de acordo com as prescries do CDC Centro de Preveno e Controle de Doenas, Biossegurana em Laboratrios Biomdicos e de Microbiologia.
Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

69

Nveis de Biossegurana 1 2 3 1 sistemas de ventilao x x nenhum requisito especial de ventilao, alm daqueles concernentes aos requeridos pelos cdigos de edificaes municipais, que garantam o conforto trmico ambiental. 2 sistemas de climatizao. o o o o x x instalao de sistemas de climatizao de ambientes. instalao de aparelhos de ar-condicionado portteis comuns. instalao de sistemas que garantam o fluxo de ar para dentro do laboratrio, sem que o mesmo seja recirculado para outras reas internas da edificao. instalao de sistemas de uso exclusivo da rea laboratorial NB-3, dotados de filtros HEPA no duto de exausto, sem recirculao do ar no ambiente ou para qualquer outra rea da edificao. instalao de sistemas com insuflamento e exausto, garantindo que o fluxo de ar seja sempre direcionado das reas de menor risco potencial para as reas de maior risco de contaminao. instalao de sistema que mantenha a presso esttica interna no laboratrio, inferior s reas adjacentes, dita presso negativa obtida por meio de perfeito balanceamento entre o volume de ar insuflado e exaurido. sistema de controle automtico, provido de alarme sonoro, acionado no caso de falha no sistema de tratamento do ar do laboratrio. instalao de filtros HEPA no ponto de descarga do sistema de exausto, localizados acima da edificao laboratorial e das edificaes vizinhas, e distantes de tomadas de ar do sistema. o ar exaurido das cabines (CSBs) dever ser dirigido para o exterior da edificao atravs de sistema de exausto. O sistema de exausto dever ser balanceado de forma a impedir qualquer interferncia na conteno e no equilbrio do ar das cabines. redes de dutos dimensionadas e balanceadas para atender s exigncias dos fabricantes das CSBs no que se refere as vazes e presses estticas nas terminaes das mesmas. instalao de filtros HEPA em compartimento vedado de modo a admitir testes e descontaminao local. redes de dutos executadas com materiais resistentes s substncias qumicas utilizadas nos ensaios e no processo de descontaminao. redes de dutos executadas com juntas flangeadas, completamente estanques, considerando os nveis de presso a que esto submetidas. redes de dutos executadas com sistema de fechamento por dampers, para descontaminao gasosa no local quando necessrio, e acessveis fora da rea de conteno do laboratrio. equipamentos reserva de refrigerao e exausto instalados e em condies de assumirem prontamente as funes em caso de pane ou manuteno dos principais.

x x x

x x x x x x
X Obrigatrio O Recomendado

70

Fundao Nacional de Sade

4.2.12. Segurana e comunicaes Prever: instalaes fsicas compatveis com as regulamentaes de segurana do Corpo de Bombeiros local e s Normas Regulamentadoras, NR 8 e NR 9 da Portaria n 3.214 da Lei n 6.514, de 22/12/1977-MT; sistema de proteo contra incndio: equipamento com alarmes, detectores e extintores apropriados devidamente localizados e sinalizados em conformidade Norma Regulamentadora, NR 23 da Portaria n 3.214 da Lei n 6.514, de 22/12/1977-MT; sinalizao de segurana, segundo a Norma Regulamentadora NR 26, da Portaria n 3.214, da Lei n 6.514, de 22/12/1977 MT e a NBR 7195 Cores para Segurana, da ABNT; sistema de comunicao visual para orientao dos tcnicos e usurios, com adoo de smbolos e convenes segundo as normas da ABNT, OMS e outras; instalao de sistema de proteo contra descargas atmosfricas (pra-raios) na edificao; sistema de telefonia e rede lgica nas reas de apoio tcnico, logstico e administrativo da edificao.

Nveis de Biossegurana 1 o 2 x o o 3 x x x x x x x x rotas de fuga e sadas de emergncia identificadas com sada direta para a rea externa da edificao, ou escadas de emergncia. sistema de monitoramento do laboratrio automatizado, em circuito eltrico separado e conectado a um sistema auxiliar de emergncia. sistema de controle de acesso s reas restritas centralizado, com monitoramento local e remoto. sistema de interfonia, ligando as reas de conteno s reas de suporte do laboratrio e de apoio tcnico da edificao. sistema de interfonia ligando as reas laboratoriais s reas administrativas e/ou de apoio tcnico da edificao. portas de acesso aos laboratrios devidamente sinalizadas, com o smbolo internacional de risco biolgico, com informao apropriada sobre o(s) microorganismo(s) manipulado(s). smbolo internacional de risco biolgico fixado na porta de acesso ao laboratrio, com informao apropriada sobre o(s) microorganismo(s) manipulado(s) com a(s) respectiva(s) classe(s) de risco, nome do pesquisador responsvel e telefone para contato.

o
X Obrigatrio O Recomendado

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

71

4.2.13. Equipamentos de segurana


Nveis de Biossegurana 1 x x 2 x x x x x x x
X Obrigatrio O Recomendado

3 lava-olhos e chuveiro de emergncia prximos s reas laboratoriais em pontos estratgicos. lavatrio com acionamento automtico, prximo sada do laboratrio. chuveiro e lava-olhos de emergncia e lavatrio com dispositivos de acionamento por controles automticos em local adjacente rea de conteno do laboratrio. local dentro do laboratrio, prximo ao acesso, para guarda de jalecos e outros equipamentos de proteo individual (EPIs). cmara pressurizada (air lock), para entrada e sada de tcnicos e colocao e/ou retirada de jalecos e outros equipamentos de proteo individual (EPIs). sada de resduos por sistemas de barreira, como, por exemplo, as autoclaves.

4.2.14. descontaminao e descarte de resduos A descontaminao e descarte de resduos dever atender s normas: NBR12807 Resduos de servios de sade Terminologia; NBR12808 Resduos de servios de sade; NBR12809 Manuseio de resduos de servios de sade; NBR12810 Coleta de resduos de servios de sade; Resoluo n 283 do Conama, de 12 de julho de 2001 Tratamento e destinao final dos resduos de sade; Resoluo RDC n 33 da Anvisa, de 25 de fevereiro de 2003 Regulamento Tcnico para o gerenciamento de resduos de servios de sade. local para armazenamento provisrio de resduos de servios de sade; descontaminao de todas as culturas, colnias e outros resduos antes de serem descartados; ser acessado pelo exterior da edificao, no interferindo nos fluxos do laboratrio; permitir o acesso fcil e direto dos veculos de coleta; estar localizado no pavimento trreo;

Prever:

O local para higienizao de continer deve:

72

Fundao Nacional de Sade

ter pisos, paredes e tetos revestidos em materiais lisos, impermeveis e resistentes a substncias qumicas.

Nveis de Biossegurana 1 2 o x x x
X Obrigatrio O Recomendado

3 x ambientes dotados de sistemas que permitam sua vedao para procedimentos de desinfeco gasosa. equipamentos de esterilizao por meio fsico (autoclave), localizados dentro do edifcio, preferencialmente prximo ao laboratrio. sistema de esterilizao por meio fsico, em autoclave de barreira (dupla porta), localizada entre as reas de conteno NB-3 e de suporte, ou em autoclave localizado em ambiente NB-3 de suporte.

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

73

5. Glossrio
Aerossis: partculas suspensas no ar, podendo ser visveis ou no. So formados por gotculas geradas principalmente durante a execuo de certos procedimentos no trabalho laboratorial. Agente de risco: qualquer componente de natureza fsica, qumica, biolgica ou radiativa que possa comprometer o meio ambiente, a sade do homem ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Ambiente: para efeito de programao fsico-funcional, entendido como o espao fisicamente determinado e especializado para o desenvolvimento de determinada(s) atividade(s), caracterizado por dimenses e instalaes diferenciadas. Um ambiente pode-se constituir de uma sala ou uma rea. Antecmara: sala que antecede o ambiente da atividade principal, possibilitando o intertravamento das portas. rea: ambiente aberto, sem paredes em uma ou mais de uma das faces. rea limpa: rea com controle ambiental definido em termos de contaminao por partculas ou por microorganismos. A rea projetada, construda e utilizada de forma a reduzir a introduo, a gerao e a reteno de contaminantes em seu interior. Biossegurana: o conjunto de aes voltadas para a preveno, minimizao ou eliminao de riscos inerentes s atividades de pesquisa, produo, ensino, desenvolvimento tecnolgico e prestao de servios, visando sade do homem, dos animais, preservao do meio ambiente e qualidade dos resultados. Biotrio: instalaes para produzir, manter e utilizar espcies animais destinados a servir como reagentes biolgicos em experimentos controlados para atender s necessidades de ensino e pesquisa. O biotrio pode ser de experimentao ou de produo. Boas prticas laboratoriais (BPL): so conjuntos de normas que dizem respeito organizao e as condies sob as quais os estudos em laboratrio e/ou campo so planejados, realizados, monitorados, registrados e relatados. Cabines de segurana biolgica (CSB): so equipamentos projetados para fornecer proteo pessoal, ambiental e ao ensaio ou produto, se constituem no principal meio de conteno. So utilizados para a conteno de aerossis gerados durante os ensaios. So classificados em: classe I, classe II A, B1, B2, B3 e classe III.

CSB classe I: A cabine possui duto de exausto com filtro HEPA. A velocidade do ar de 75 ps/min. CSB classe II: conhecida com o nome de cabine de segurana biolgica de fluxo laminar de ar. Possui uma abertura frontal que permite o acesso superfcie de trabalho. Possui filtro HEPA de suprimento e exausto de ar. As cabines de classe II so classificadas em tipo A e B (B1, B2 e B3). CSB classe II A: possui fluxo laminar de ar vertical com velocidade de ar de 75 ps/min. O ar contaminado, aps filtragem pelo filtro HEPA do exaustor, passa para o ambiente onde a cabine est instalada, 70% do ar recirculado atravs do filtro HEPA de suprimento. CSB classe II B 1: possui filtro HEPA de suprimento de ar abaixo da rea de trabalho, 30% do ar recircula atravs de filtro HEPA, enquanto que 70% sai atravs do filtro HEPA do exaustor, atravs de duto para o exterior. A velocidade do fluxo de ar no interior da cabine de 100 ps/min. O exaustor da cabine deve ser conectado ao sistema de exaustores do edifcio. CSB classe II B 2: cabine de total esgotamento de ar. O ar entra pelo topo da cabine, atravessando o pr-filtro e o filtro HEPA de suprimento de ar, sobre a rea de trabalho. A velocidade de ar no seu interior de 100 ps/min. O ar filtrado, atravessa somente uma vez a rea de trabalho. O esgotamento do ar feito atravs de outro filtro HEPA, que o leva por um duto para o exterior. O exaustor da cabine deve ser conectado ao sistema de exaustores do edifcio. CSB classe II B 3 (modelo de mesa): semelhante cabine de segurana biolgica classe II A. A velocidade do fluxo de ar no seu interior de 100 ps/min. O ar esgotado totalmente atravs de um filtro HEPA por um duto para o exterior. O exaustor da cabine deve ser conectado ao sistema de exaustores do edifcio. CSB classe III: uma cabine de conteno mxima. totalmente fechada, com ventilao prpria, construda em ao inox prova de escape de ar e opera com presso negativa. O trabalho se efetua com luvas de borracha presas cabine. Para filtrar o ar contaminado que sai da cabine so instalados 2 filtros HEPA em srie ou um filtro HEPA e um incinerador. A introduo e a retirada de materiais se efetua por meio de autoclaves de porta dupla, comporta de ar de porta dupla e/ou tanque de imerso qumica. Pode conter todos os servios como: refrigeradores, incubadoras, freezeres, centrfugas, banho-maria, microscpio e sistema de manuseio de animais. No pode conter gs. Chuveiro de emergncia: utilizado em caso de acidentes, devendo ser instalado em local de fcil acesso. acionado por alavancas de mo, cotovelo ou plataforma de piso. Deve ter presso controlada e possuir aproximadamente 30 cm de dimetro. Classes de risco: os agentes de risco biolgico (as bactrias, fungos, parasitos, vrus, entre outros) podem ser distribudos em quatro classes de risco (I, II, III e IV), segundo os seguintes critrios: patogenicidade para o homem, virulncia, modos de transmisso, disponibilidade de medidas profilticas eficazes, disponibilidade de tratamento eficaz e endemicidade.

76

Fundao Nacional de Sade

Classe de risco I: escasso risco individual e comunitrio microorganismo com pouca probabilidade de provocar enfermidades humanas ou enfermidades de importncia veterinria. Classe de risco II: risco individual moderado, risco comunitrio limitado a exposio ao agente patognico pode provocar infeco, porm, se dispe de medidas eficazes de tratamento e preveno, sendo o risco de propagao limitado. Classe de risco III: risco individual elevado, baixo risco comunitrio o agente patognico pode provocar enfermidades humanas graves, podendo propagar-se de uma pessoa infectada para outra, entretanto, existe profilaxia e ou tratamento. Classe de risco IV: elevado risco individual e comunitrio os agentes patognicos representam grande ameaa para as pessoas e animais, com fcil propagao de um indivduo ao outro, direta ou indiretamente, no existindo profilaxia nem tratamento. Conteno: constitui mtodos de segurana utilizados na manipulao de agentes de riscos, objetivando reduzir ou eliminar a exposio do pessoal do laboratrio, outras pessoas e do meio ambiente aos agentes de riscos. Conteno primria: so os procedimentos e equipamentos utilizados para proteo contra os riscos. Incluem os EPIs como: luvas, culos, jalecos e botas; e EPCs como: lavatrio, cabines de segurana biolgica, chuveiro de emergncia e lava-olhos. Conteno secundria: a proteo contra os riscos, por meio de elementos de arquitetura e de instalaes, como: antecmara, fluxo unidirecional do ar, filtros de ar e tratamento de efluentes. Descontaminao: o conjunto de procedimentos antimicrobianos de objetos e superfcies. Podem ser classificados em trs grupos, representando nveis diferentes de exigncia de descontaminao: limpeza, desinfeco e esterilizao. Desinfeco: o processo de destruio de agentes infecciosos em forma vegetativa, existentes em superfcies inertes, mediante a aplicao de meios fsicos ou qumicos. Os meios qumicos compreendem os germicidas, que podem ser lquidos ou gasosos, e os meios fsicos (o calor, em suas formas seca e mida). EPC (equipamento de proteo coletiva): equipamentos que possibilitam a proteo do trabalhador da rea de sade, do meio ambiente e do produto ou pesquisa desenvolvida. So exemplos de EPC: cabines de segurana biolgica (CSB), chuveiro de emergncia e lava-olhos. EPI (equipamento de proteo individual): dispositivo de uso individual, destinado a proteger a sade e a integridade fsica do trabalhador. Esterilizao: o processo de destruio ou eliminao total de todos os microorganismos na forma vegetativa e esporulada, por meio de agentes fsicos ou qumicos. Os meios qumicos compreendem os germicidas, que podem ser lquidos ou gasosos, e os meios fsicos.

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

77

Filtro HEPA (High Efficiency Particulated Air Filter): filtro de ar de alta eficincia, so filtros com capacidade de filtrao de partculas iguais ou maiores que 0,3 m, com uma eficincia de 99,97%. So feitos de papel de fibra de vidro (borossilicato) com 60 m de espessura, com dobraduras para aumentar a superfcie de contato e fixados a uma tela. Fluxo laminar: massa de ar dentro de uma rea confinada, movendo-se com velocidade uniforme ao longo de linhas paralelas. Podem ser: horizontal ou vertical. Lava-olhos: utilizado em caso de acidentes, devendo estar instalado em local de fcil acesso. Dispositivo formado por dois pequenos chuveiros de mdia presso, acoplados a uma bacia metlica, cujo ngulo permita o direcionamento correto do jato de gua na face e olhos. Limpeza: o conjunto de aes para a remoo de sujeiras e detritos, com a finalidade de manter em estado de asseio as reas e superfcies. o primeiro passo nos procedimentos tcnicos de desinfeco e esterilizao. Risco: probabilidade da ocorrncia de qualquer perigo definido, aps a exposio a um agente (qumico, fsico, biolgico, radiolgico) sob condies especficas. O risco funo da possibilidade da exposio e da possibilidade de lesar sistemas biolgicos ou outros.

78

Fundao Nacional de Sade

6. Referncias bibliogrficas
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NB 98: Armazenamento e manuseio de lquidos inflamveis e combustveis. Rio de Janeiro, 1966. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 9077: Sadas de emergncia em edifcios. Rio de Janeiro, 2001. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10067: Princpios gerais de representao em desenho tcnico. Rio de Janeiro, 1995. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10098: Elevadores eltricos dimenses e condies do projeto de construo. Rio de Janeiro, 1987. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10647: Desenho tcnico. Rio de Janeiro, 1989. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 12807: Resduos de servios de sade terminologia. Rio de Janeiro, 1993. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 12808: Resduos de servios de sade. Rio de Janeiro, 1993. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 12809: Manuseio de resduos de servios de sade. Rio de Janeiro, 1993. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 12810: Coleta de resduos de servios de sade. Rio de Janeiro, 1993. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14712: Elevadores eltricos elevadores de carga, monta-cargas e elevadores de maca requisitos de segurana para projeto, fabricao e instalao. Rio de Janeiro, 2001. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 5410: Instalaes eltricas de baixa tenso. Rio de Janeiro, 1997. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 5626: Instalao predial de gua fria. Rio de Janeiro, 1998. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6401: Instalaes centrais de ar condicionado para conforto parmetros bsicos de projeto. Rio de Janeiro, 1980. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6493: Emprego de cores para identificao de tubulaes. Rio de Janeiro, 1994. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 7195: Cores para segurana. Rio de Janeiro, 1995. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 7256: Tratamento de ar em unidades mdicoassistenciais. Rio de Janeiro, 1982. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 8160: Sistemas prediais de esgoto sanitrio. Rio de Janeiro, 1999. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade de pessoas portadoras de deficincias a edificaes, espao, mobilirio e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 1994.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR NM 207: Elevadores eltricos de passageiros Requisitos de segurana para construo e instalao. Rio de Janeiro, 1999. BRASIL. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Resoluo RDC n. 50, de 21 de fevereiro de 2002. Dispe sobre o regulamento tcnico para planejamento, programao, elaborao e avaliao de projetos fsicos de estabelecimentos assistenciais de sade. Braslia, 2002. Disponvel em http://www.anvisa.gov.br. BRASIL. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Resoluo RDC n. 33, de 25 de fevereiro de 2003. Dispe sobre o regulamento tcnico para o gerenciamento de resduos de servios de sade. Braslia, 2003.Disponvel em http://www.anvisa.gov.br BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resoluo Conama n. 283, de 12 de julho de 2001. Dispe sobre o tratamento e a destinao final dos resduos dos servios de sade. Braslia, 2001. Disponvel em http://www.mma.gov.br/port/conama/legiano BRASIL. Fundao Nacional de Sade. Diretrizes para programao e projetos fsicos de laboratrios de monitoramento e controle da qualidade da gua. Braslia, 1999. BRASIL. Ministrio da Cincia e Tecnologia. Instruo Normativa n. 7, de 6 de junho de 1997. Dispe que o trabalho em conteno com Organismos Geneticamente Modificados - OMGs, obedecer s normas regulamentares. Dirio Oficial da Unio, Braslia., n. 107, p. 11827, 9 jun. 1997. Seo 1. BRASIL. Ministrio da Sade. Fundao Nacional de Sade. Portaria n. 1469, de 29 de dezembro de 2000: estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilncia da qualidade da gua destinada ao consumo humano e seu padro de potabilidade, e d outras providncias. Braslia, 2001. BRASIL. Ministrio do Trabalho. Portaria n. 3.214, de 8 de junho de 1978. Aprova normas regulamentadoras da Lei n. 6.514 de 22/12/1977. Norma Regulamentadora n. 8 Edificaes. BRASIL. Ministrio do Trabalho. Portaria n. 3.214, de 8 de junho de 1978. Aprova normas regulamentadoras da Lei n. 6.514 de 22/12/1977. Norma Regulamentadora n. 9 Programa de preveno e riscos ambientais. BRASIL. Ministrio do Trabalho. Portaria n. 3.214, de 8 de junho de 1978. Aprova normas regulamentadoras da Lei n. 6.514 de 22/12/1977. Norma Regulamentadora n. 10 Instalaes e servios em eletricidade. BRASIL. Ministrio do Trabalho. Portaria n. 3.214, de 8 de junho de 1978. Aprova normas regulamentadoras da Lei n. 6.514 de 22/12/1977. Norma Regulamentadora n. 23 Proteo contra incndios. BRASIL. Ministrio do Trabalho. Portaria n. 3.214, de 8 de junho de 1978. Aprova normas regulamentadoras da Lei n. 6.514 de 22/12/1977. Norma Regulamentadora n. 24 Condies sanitrias e de conforto nos locais de trabalho. BRASIL. Ministrio do Trabalho. Portaria n. 3.214, de 8 de junho de 1978. Aprova normas regulamentadoras da Lei n. 6.514 de 22/12/1977. Norma Regulamentadora n. 26 Sinalizao de segurana. CARVALHO, P. R. Boas prticas qumicas em biossegurana. Rio de Janeiro, Intercincia, 1999. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Biosafety in microbiological and biomedical laboratories. 4th ed. Washington, 1999. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Biossegurana em laboratrios biomdicos e de microbiologia. 4. ed. Braslia, 2000. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Laboratory Biosafety Guidelines. Laboratoire de lutte contre la maladie. Ottawa, 1996. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Primary containment for biohazards: selection, instalation and use of biological safety cabinets. Washington, 1995. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Traduo de Morozowski, E., org. Conteno primria de riscos biolgicos. Curitiba, 1997.

80

Fundao Nacional de Sade

COSTA, M. A. F. da. Biossegurana, segurana qumica bsica em biotecnologia e ambientes hospitalares. So Paulo: Santos Livraria Editora, 1996. GRIST, N. R. Manual de biossegurana para o laboratrio. 2. ed. So Paulo: Santos Livraria Editora, 1995. ODA, L. M. & VILA, S. M. de, orgs. Biossegurana em laboratrios de sade pblica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1998. RICHMOND, J. Y., ed. Anthology of biosafety: II facility design considerations. Washington: American Biological Safety Association, 2000. RICHMOND, J. Y., ed. Anthology of biosafety: perspectives on laboratory design. Washington: American Biological Safety Association, 1999. RICHMOND, J. Y., ed. Designing a modern microbiological / biomedical laboratory: lab design process & technology. Washington: American Public Health Association, 1997. SOCIEDADE BRASILEIRA DE CONTROLE DE CONTAMINAO. Classificao de reas limpas. Recomendao Normativa 002. So Paulo, 1995. TEIXEIRA, P. & VALLE, S. Biossegurana, uma abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1996. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Laboratory biosafety manual. Geneve, 1995.

Diretrizes para projetos fsicos de laboratrio de sade pblica

81

Coordenao Filomena Kotaka Funasa Flvio de Kruse Villas Boas Funasa Selma Irene Antnio Funasa Elaborao Alice Sakuma IAL Christina Simas Fiocruz Francisco de Assis Quintieri Funasa Joo Batista Ferreira Jnior Funasa Ldia Maria Pinto de Lima ISDF Luiz Carlos Pereira Duarte ISDF Luiz Fernando Azeredo Funasa Mrio Csar Althoff SVS Rodolpho da Fonseca Salomo Funasa Telma Abdalla de Oliveira Cardoso Fiocruz Colaborao Alice Garcez de Castro Dria SES/SE Ana Ceclia Ribeiro Cruz IEC Ana Rosa dos Santos Anvisa Ana Tereza Pires S. T. dos Santos Fiocruz Edison Morozowski PUC/PR Elia Tie Kotaka MS Emyr Ferreira Mendes Anvisa Flvio Bicalho Anvisa Glavur Rogrio Matt USP Jlia Maria M. de Sousa Felippe IAL Mrdio Silva Jnior SES/MT Maria Alice Lopes Medeiros SES/RN Maria Alice Sampaio Silva Reforsus Maria Lcia Prest Martelli Anvisa Maria Regina Cardoso Sandoval Instituto Pasteur Nelly de Pdua Salles Domingues SES/SP Osman Lira Funasa Paulo Jordy Macedo IEC Paulo Roberto de Carvalho Fiocruz Capa e projeto grfico do miolo Glucia Elisabeth de Oliveira - Nemir/Codec/Ascom/Presi/Funasa Reviso ortogrfica e gramatical Olinda Myrtes Bayma S. Melo - Nemir/Codec/Ascom/Presi/Funasa Diagramao Maria Clia de Souza - Nemir/Codec/Ascom/Presi/Funasa Normalizao bibliogrfica Raquel Machado Santos - Comub/Ascom/Presi/Funasa

Das könnte Ihnen auch gefallen