Sie sind auf Seite 1von 29

HISTRIA E ESTATUTO DA CAIXA PROF. RAFAEL RENZ prof.rafarenz@gmail.

com

PROF. RAFAEL RENZ

Estude sempre com foco somente no edital


Deixe para estudar as curiosidades quando voc j estiver passado no concurso!

Estude sempre antes de sair o novo edital. Faa bastantes exerccios da banca passada de preferncia. Desvendando a linguagem da banca.

PROF. RAFAEL RENZ

Histria Misso e Valores Estatuto da CAIXA


Da Denominao, Sede, Foro, Durao e Demais Disposies Preliminares Dos Objetivos Do Pessoal

PROF. RAFAEL RENZ

Uma instituio que nasceu com o propsito de ser o banco dos pobres; A Caixa estava l quando escravos puderam guardar seu dinheiro para comprar a liberdade; Est na realizao do sonho da casa prpria; est presente tambm por meio do financiamento e gerenciamento de programas habitacionais e obras de saneamento; Administrao o FGTS e as Loterias; patrocnio do esporte, da cultura e iniciativas de responsabilidade socioambiental. A Caixa hoje o maior banco pblico da Amrica Latina, conta com um corpo de 85 mil funcionrios e est presente em todos os 5.561 municpios brasileiros por meio de duas mil agncias e 17 mil pontos de atendimento.

PROF. RAFAEL RENZ

H 152 anos a histria da CAIXA anda lado a lado com a trajetria do pas. Alm de presenciar transformaes que marcaram a histria do Brasil. Foi no dia 12 de janeiro de 1861 que a instituio deu incio ao seu compromisso com o povo brasileiro, quando Dom Pedro II assinou o Decreto n 2.723, que fundou a Econmica da Corte. Em 1931, a CAIXA inaugurasse operaes de emprstimo por consignao para pessoas fsicas. A primeira hipoteca para a aquisio de imveis da CAIXA do Rio de Janeiro assinada no dia 1 de junho de 1931. Em 1934, por determinao do governo federal, assumiu a exclusividade dos emprstimos sob penhor, com a conseqente extino das casas de prego operadas por particulares. 1986, incorporou o Banco Nacional de Habitao (BNH)

PROF. RAFAEL RENZ

Com a extino do BNH:

Se torna o principal agente do Sistema Brasileiro de Poupana e Emprstimo (SBPE)

Em 1990, iniciou aes para centralizar todas as contas vinculadas do FGTS, que, poca, eram administradas por mais de 70 instituies bancrias.
Ao longo de sua trajetria, a CAIXA estabeleceu estreitas relaes com a populao ao atender necessidades imediatas do povo brasileiro:
FGTS Programa de Integrao Social (PIS) Seguro-Desemprego Crdito educativo Transferncia de benefcios sociais.

Detm o monoplio desde 1961 das Loterias Federais. Apia iniciativas artstico-culturais, educacionais e desportivas em todo o Brasil. Principal agente das polticas pblicas do governo federal, est presente em todo o pas, sem perder sua finalidade: a de acreditar nas pessoas.

PROF. RAFAEL RENZ

1861: Fundao

1934: monoplio do penhor

1986: incorporao BNH

Hoje: Estatuto CAIXA

1931: Consignao e primeira hipoteca RJ

1961: Monoplio Loterias Federais

1990: monoplio FGTS

PROF. RAFAEL RENZ

Misso

Atuar na promoo da cidadania e do desenvolvimento sustentvel do Pas, como instituio financeira, agente de polticas pblicas e parceira estratgica do Estado brasileiro.

Valores

Nosso trabalho importante para a sociedade Temos orgulho de trabalhar na CAIXA Juntos podemos mais Nossas atividades so pautadas pela tica Respeitamos as ideias, as opes e as diferenas de toda a sociedade A liderana se faz pelo exemplo Somos inovadores no que fazemos

PROF. RAFAEL RENZ

DECRETO N 7.973, DE 28 DE MARO DE 2013 No cai todo o decreto!

PROF. RAFAEL RENZ

A Caixa Econmica Federal - CEF uma instituio financeira sob a forma de empresa pblica, vinculada ao Ministrio da Fazenda.
A CEF tem sede e foro na Capital da Repblica, prazo de durao indeterminado e atuao em todo o territrio nacional, podendo criar e suprimir filiais ou agncias, escritrios, dependncias e outros pontos de atendimento nas demais praas do Pas e NO EXTERIOR.

Instituio integrante do Sistema Financeiro Nacional e auxiliar da execuo da poltica de crdito do Governo Federal, a CEF sujeita-se s decises e disciplina normativa do rgo competente e fiscalizao do Banco Central do Brasil.

PROF. RAFAEL RENZ

A administrao da CEF respeitar os princpios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia LIMPE , bem como os seguintes preceitos:

I - programao e coordenao de suas atividades, em todos os nveis administrativos; II- desconcentrao da autoridade executiva como forma de assegurar maior eficincia e agilidade s atividades-fim, com descentralizao e desburocratizao dos servios e operaes; III- racionalizao dos gastos administrativos; IV- simplificao de sua estrutura, evitando o excesso de nveis hierrquicos;

PROF. RAFAEL RENZ

V- incentivo ao aumento de produtividade, da qualidade e da eficincia dos servios; VI- aplicao de regras de governana corporativa e dos princpios de responsabilidade social empresarial; e VII - administrao de negcios direcionada pelo gerenciamento de risco.
PROF. RAFAEL RENZ

I - receber depsitos, em especial os de economia popular, tendo como propsito incentivar e educar a populao brasileira nos hbitos da poupana. II - prestar servios bancrios de qualquer natureza, praticando operaes ativas, passivas e acessrias. III - administrar, com exclusividade, os servios das loterias federais. IV - exercer o monoplio das operaes de penhor civil. V - prestar servios delegados pelo Governo Federal, que se adaptem sua estrutura e natureza de instituio financeira

PROF. RAFAEL RENZ

VI - realizar quaisquer operaes, servios e atividades negociais nos mercados financeiros e de capitais; VIII - realizar operaes relacionadas com a emisso e a administrao de cartes de crdito; IX - realizar operaes de cmbio; X - realizar operaes de corretagem de seguros e de valores mobilirios, arrendamento residencial e mercantil, inclusive sob a forma de leasing;
PROF. RAFAEL RENZ

XI - prestar, direta ou indiretamente, servios relacionados s atividades de fomento da cultura e do turismo. XII - atuar como agente financeiro dos programas oficiais de habitao e saneamento XIII - atuar como agente operador e financeiro do Fundo de Garantia do Tempo de Servio - FGTS; XIV - administrar fundos e programas delegados pelo Governo Federal; XV - conceder emprstimos e financiamentos de natureza social, em consonncia com a poltica do Governo Federal, observadas as condies de retorno, que, no mnimo, venham a ressarcir os custos operacionais, de captao e de capital alocado;

PROF. RAFAEL RENZ

XVI - manter linhas de credito especficas para as microempresas e para as empresas de pequeno porte; XVIII - prestar servios de custdia de valores mobilirios.

PROF. RAFAEL RENZ

XXII realizar aplicaes no reembolsveis ou parcialmente reembolsveis destinadas especificamente a apoiar projetos e investimentos de carter socioambiental, que beneficiem prioritariamente a populao de baixa renda, e principalmente nas reas de habitao de interesse social, saneamento ambiental, gesto ambiental, gerao de trabalho e renda, sade, educao, desportos, cultura, justia, alimentao, desenvolvimento institucional, desenvolvimento rural, e outras vinculadas ao desenvolvimento sustentvel.
PROF. RAFAEL RENZ

No desempenho de seus objetivos, a CEF opera, ainda, no recebimento de: I - depsitos judiciais, II - depsitos de disponibilidades de caixa dos rgos ou entidades do Poder Pblico e das empresas por ele controladas.

PROF. RAFAEL RENZ

O pessoal da CEF admitido, obrigatoriamente, mediante concurso pblico, de provas ou de provas e ttulos, sob regime jurdico da Consolidao das Leis do Trabalho CLT e legislao complementar.
A CEF poder requerer a cesso de servidores dos quadros de pessoal da administrao pblica federal, inclusive das empresas pblicas e sociedades de economia mista, para o exerccio de funo de assessoramento ao Conselho de Administrao e Presidncia da CEF. Podero ser contratados, a termo, profissionais para o exerccio de funo de assessoramento ao Conselho de Administrao e Presidncia da CEF.

PROF. RAFAEL RENZ

1 - A CAIXA conhecida por ter desempenhado, desde a sua fundao, papel decisivo como agente de polticas pblicas e por ser parceira do Estado brasileiro na execuo de polticas sociais. A respeito das aes da CAIXA ao longo de sua histria, assinale a opo correta. a) Ao direcionar suas aes para a habitao, a CAIXA deixou de ter participao significativa nas reas de saneamento e urbanizao. b) Na dcada de 80 do sculo XX, a CAIXA incorporou o papel de agente operador do fundo de garantia do tempo de servio (FGTS). c) O surgimento da CAIXA se deu em razo da necessidade de moralizar o penhor e, por isso, foi lhe concedido o monoplio dessa atividade desde a sua fundao. d) Em 1931, durante o governo de Getlio Vargas, a CAIXA comeou a operar a carteira hipotecria e, cinco anos depois, com a incorporao do Banco Nacional de Habitao, tornou-se o maior operador da rea. e) Um passo importante na histria da CAIXA foi a abertura do capital na bolsa de valores no final da dcada passada.

PROF. RAFAEL RENZ

2 - O estatuto de uma empresa dispe sobre a maneira como ela se prepara para enfrentar os seus desafios. A respeito da organizao da CAIXA, como disposto em seu estatuto, assinale a opo correta. a) Ao ser qualificada como caixa econmica, a empresa CAIXA possui status jurdico diferenciado, no estando sujeita fiscalizao do Banco Central do Brasil. b) Por no fazer parte da administrao direta, a CAIXA atende apenas aos princpios constitucionais da legalidade e eficincia. c) A sede da CAIXA localiza-se na cidade do Rio de Janeiro RJ. d) Em razo de ter atividades que visam ao desenvolvimento social, a CAIXA tem atuao restrita ao territrio nacional, sendo-lhe vedada a criao de sucursais, filiais ou agncias no exterior. e) A CAIXA uma instituio financeira sob a forma de empresa pblica, vinculada ao Ministrio da Fazenda.
E

PROF. RAFAEL RENZ

3 - Aps 148 anos, a CAIXA consolidou-se como um banco de grande porte, slido e moderno. CAIXA sinnimo de responsabilidade social e pretende ser referncia mundial, rentvel, eficiente, gil e com permanente capacidade de renovao. Internet: <www.caixa.gov.br > (com adaptaes). Visando ao alcance da pretenso aludida no texto acima, os objetivos estabelecidos no estatuto da CAIXA incluem a) realizar servios de natureza especulativa, exceto operaes no mercado de aes e de ttulos mobilirios. b) no realizar operaes que atentem contra a funo social da empresa, inclusive a corretagem de seguros e de valores mobilirios. c) manter linhas de crdito especficas para as microempresas e para empresas de pequeno porte. d) receber os depsitos oriundos da economia popular, excluindo aqueles garantidos pela Unio. e) prestar servios bancrios de natureza especial, no incluindo intermediao e Suprimento financeiro.

PROF. RAFAEL RENZ

4 - Desde o sculo XIX, a CAIXA tem desempenhado papel de protagonista na histria econmica brasileira. A respeito das condies que levaram fundao da empresa, assinale a opo correta. a) A CAIXA foi criada durante o Segundo Reinado, com o objetivo de incentivar a poupana e conceder emprstimos sob penhor. b) A CAIXA foi fundada a partir da primeira falncia do Banco do Brasil, ocorrida em 1861. c) Antes de ser transformada em empresa bancria, a CAIXA era o departamento do Banco do Brasil responsvel pelo penhor de jias. d) Com a fundao da CAIXA, o penhor deixou de ser atividade exclusiva do Banco do Brasil. e) A CAIXA foi fundada para suprir a necessidade financeira imperial durante Guerra do Paraguai.

PROF. RAFAEL RENZ

5 - Alm do papel de protagonista na rea econmica, a CAIXA tem desempenhado, ao longo de sua histria, papel relevante em termos sociais. A respeito da atuao social da CAIXA, assinale a opo correta. Para isso, nas referncias temporais (dcadas), considere tratar-se do sculo XX. a) O monoplio das loterias, sob responsabilidade da CAIXA, estabelecido pela Constituio Federal de 1988, foi fundamental para a promoo de polticas pblicas sociais. b) Aps a incorporao do Banco Nacional da Habitao, na dcada de 80, a CAIXA se transformou no principal agente nacional de financiamento da casa prpria. c) O fundo de garantia por tempo de servio (FGTS) foi criado no final da dcada de 50, graas iniciativa da CAIXA. d) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social, destinado ao financiamento de obras de infraestrutura, nasceu de uma iniciativa da CAIXA, durante o governo de Getlio Vargas. e) Durante o governo de Joo Goulart, no incio da dcada de 60, a CAIXA destacou-se na implantao do Programa de Aposentadoria do Trabalhador Rural (FUNRURAL).

PROF. RAFAEL RENZ

6 - A respeito da poltica de pessoal sob responsabilidade da CAIXA, tal qual disposto no estatuto da empresa, assinale a opo correta. QUESTO 20QUESTO 25 a) Nos casos de fora maior e emergncia estabelecidos em seu estatuto, a CAIXA pode subcontratar pessoas fsicas, por meio do regime jurdico dos servidores da Unio. b) Os cargos de presidente, diretores e superintendentes regionais so de provimento exclusivo de funcionrios de carreira da CAIXA. c) vedada a contratao a termo de profissionais para o exerccio de cargos de assessoramento presidncia da empresa. d) A admisso de pessoal se d por meio do regime jurdico da Consolidao das Leis do Trabalho e leis complementares. e) A contratao de funcionrios a termo se faz sem limitao do teto previsto para os demais funcionrios da CAIXA.

PROF. RAFAEL RENZ

7- A Caixa Econmica Federal (A) autarquia federal vinculada ao Ministrio da Fazenda (B) autarquia federal vinculada ao Banco Central do Brasil (C) instituio financeira vinculada ao Banco Central do Brasil (D) empresa pblica vinculada ao Banco Central do Brasil (E) empresa pblica vinculada ao Ministrio da Fazenda
E

PROF. RAFAEL RENZ

8- A respeito da CEF, considere as afirmativas abaixo. I - A CEF est sujeita fiscalizao do Banco Central do Brasil. II - A CEF responsvel pela definio da poltica de crdito do governo federal. III - A CEF integra o Sistema Financeiro Nacional. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. C
PROF. RAFAEL RENZ

9- A partir de que ano ocorreu a centralizao das contas do FGTS pela Caixa Econmica Federal? (A) 1861 (D. Pedro II) (B) 1889 (Marechal Deodoro da Fonseca) (C) 1931 (Getlio Vargas) (D) 1986 (Jos Sarney) (E) 1990 (Fernando Collor)
E

PROF. RAFAEL RENZ

10- A administrao da CEF deve obedecer aos seguintes preceitos, EXCETO (A) desconcentrao da autoridade administrativa (B) aplicao de princpios de responsabilidade social empresarial (C) adoo de estrutura complexa, tpica da Administrao Pblica (D) desburocratizao de servios e operaes (E) administrao de negcios direcionada pelo gerenciamento de risco
C

PROF. RAFAEL RENZ

Das könnte Ihnen auch gefallen