Sie sind auf Seite 1von 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof.

Srgio Mendes Aula 00

AULA 0: Lei de Responsabilidade Fiscal - Parte I


SAIU O EDITAL PARA O INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL! HORA DE REALIZAR O SEU SONHO!

Observao importante: este curso protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei 9.610/98, que altera, atualiza e consolida a legislao sobre direitos autorais e d outras providncias. Grupos de rateio e pirataria so clandestinos, violam a lei e prejudicam os professores que elaboram os cursos. Valorize o trabalho de nossa equipe adquirindo os cursos honestamente atravs do site Estratgia Concursos ;-)

SUMRIO Apresentao e Cronograma Introduo Lei de Responsabilidade Fiscal Efeitos no Planejamento e no Oramento: PPA, LDO e LOA Mais Questes de Concursos Anteriores FUNRIO/CEPERJ Memento (resumo) Lista das questes comentadas nesta aula Gabarito

PGINA 1 6 18 45 50 54 64

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 Ol amigos! Como bom estar aqui! com enorme satisfao que iniciamos este Curso de Lei de Responsabilidade Fiscal para Analista do Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas.
Novos desafios! Uma espetacular equipe de professores! Tudo voltado para a sua almejada aprovao!

E j comeo falando do nosso curso: Contedo atualizadssimo da Lei Complementar n 101/2000 Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF; Teoria aliada a muita prtica por meio de questes comentadas; Frum de dvidas; Para os que assim desejarem, contato direto com o professor por e-mail: sergiomendes@estrategiaconcursos.com.br; Resumos (mementos) ao final de cada aula; Ainda tem o meu blog: www.portaldoorcamento.com.br Com esse enfoque comeo este curso e cada vez mais motivado em transmitir conhecimentos a estudantes das mais diversas regies deste pas! Sei que muitas vezes as aulas virtuais so as nicas formas de acesso ao ensino de excelncia que o aluno dispe. Outros optam por este to efetivo mtodo de ensino porque conhecem a capacidade do material elaborado pelos Professores do Estratgia. Porm, mais importante ainda que um professor motivado so estudantes motivados! O aluno sempre o centro do processo e ele capaz de fazer a diferena. A razo de ser da existncia do professor o aluno. Voltando aula demonstrativa, esta tem o intuito de apresentar ao estudante como ser a metodologia de nosso curso, bem como o conhecimento do perfil do professor. J adianto que gosto de elaborar as aulas buscando sempre a aproximao com o aluno, para que voc que est lendo consiga imaginar que o professor est prximo, falando com voc. Vou comear com minha breve apresentao: sou Analista Legislativo da Cmara dos Deputados. Fui Tcnico Legislativo do Senado Federal, na rea de Processo Legislativo, atuando no acompanhamento dos trabalhos da Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao do Congresso Nacional. Fui Analista de Planejamento e Oramento do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, lotado na Secretaria de Oramento Federal (SOF), bem como instrutor da Escola Nacional de Administrao Pblica (ENAP) e das Semanas de Administrao Oramentria, Financeira e de Contrataes Pblicas da Escola de Administrao Fazendria (ESAF). Especializei-me em Planejamento e Oramento pela ENAP e sou ps-graduado em Oramento
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 Pblico pelo Instituto Serzedello Corra do Tribunal de Contas da Unio (ISC/TCU). Fiz meu primeiro concurso pblico nacional aos 17 anos, ingressando na Escola Preparatria de Cadetes do Exrcito (EsPCEx) e me graduei pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), concluindo meu bacharelado em Cincias Militares com nfase em Intendncia (Logstica e Administrao). Sou servidor pblico desde 2001 e professor das disciplinas Administrao Financeira e Oramentria (AFO), Direito Financeiro e Planejamento e Oramento Governamental. Fui aprovado e nomeado em grandes concursos das principais bancas examinadoras: ESAF (Ministrio do Planejamento - 2008), FGV (Senado Federal - 2012) e CESPE (Cmara dos Deputados - 2012). Mas tambm fui reprovado em outros grandes concursos, como ESAF (CGU 2008), FGV (ICMS/RJ 2008) e FCC (Cmara dos Deputados 2007). essa ampla experincia em concursos que quero trazer para voc. Buscando ser o mais completo e objetivo possvel, sero 5 aulas (0 a 4), desenvolvidas da seguinte forma:
AULA CONTEDO Lei de Responsabilidade Fiscal Aula 0 Parte I: Introduo LRF; Efeitos no Planejamento e no Oramento: PPA, LDO e LOA. Parte II: Efeitos no Processo Oramentrio: Previso e Reestimativa de Receitas; Publicao da LOA e Cumprimento de Metas; Limitao de Empenho e Movimentao Financeira. Renncia de Receita; Gerao de Despesa; Despesa Obrigatria de Carter Continuado; Transferncias Voluntrias. Parte III: Restos a Pagar na LRF; Relatrios; Destinao de Recursos Pblicos para o Setor Privado; Gesto Fiscal e Transparncia; Escriturao, Consolidao e Prestao das Contas; Gesto e Preservao do Patrimnio Pblico. Parte IV: Receita Corrente Lquida; Despesas com Pessoal. Parte V: Dvida Pblica; Operaes de Crditos; Vedaes; Banco Central do Brasil; Garantia e Contragarantia; Regra de Ouro.

Aula 1

Aula 2

Aula 3 Aula 4

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00
Mesmo com uma quantidade grande de provas recentes, no h um nmero elevado de questes de todos os tpicos de nossa matria da Banca FUNRIO. Por isso, utilizaremos tambm questes objetivas de outras bancas. Voc no ser prejudicado em nada, pois isso nos possibilitar ter um grande nmero de questes em todas as aulas. Isso vai variar a cada aula, dependendo do tema. Voc estar afiado para a prova!

FUNRIO e as demais Bancas de Concursos

As aulas sero focadas na LRF e tenho certeza que com esforo e dedicao alcanar seu objetivo. Mesmo assim, gostaria de dar uma recomendao: estude com afinco nossas aulas que tal lei est caindo de forma impressionante nos concursos. No ser uma matria que voc aproveitar s para esta batalha, pois te habilitar para novos voos caso opte por outros horizontes que podem ser to interessantes em diversos concursos pelo Brasil. Como motivao lei esta pequena crnica cujo autor eu desconheo: A mame e seu filhote camelo estavam toa, quando de repente o beb camelo perguntou: __ Me, me, posso lhe perguntar algumas coisas? __ Claro! O que est incomodando o meu filhote? __ Por que os camelos tm corcova? __ Bem, meu filhinho, ns somos animais do deserto, precisamos das corcovas para reservar gua e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver sem gua! __ Certo, e por que nossas pernas so longas e nossas patas arredondadas? __ Filho, certamente elas so assim para nos permitir caminhar no deserto. Sabe, com essas pernas eu posso me movimentar pelo deserto melhor do que qualquer um! __ T... Ento, por que nossos clios so to longos? De vez em quando eles atrapalham minha viso. __ Meu filho, esses clios longos e grossos so como uma capa protetora para os olhos. Eles ajudam na proteo dos seus olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto! __ Ahhh! concordou o camelinho. __ Ento a corcova para armazenar gua enquanto cruzamos o deserto, as pernas para caminhar atravs do deserto e os clios so para proteger meus olhos do deserto. __ Isso mesmo, meu filho! __ Ento... o que estamos fazendo nesse tal de zoolgico?

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 MORAL DA HISTRIA No adianta voc ter tudo se no est no lugar certo. Conhea meus outros cursos atualmente no site! Acesse: http://www.estrategiaconcursos.com.br/professor/3000/cursos

Fonte das charges: site da Controladoria Geral do Municpio do Rio de Janeiro

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 1. INTRODUO LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL 1.1 Origens 1.1.1 Antecedentes Do incio dos anos 1980 at meados dos anos 1990, a excessiva instabilidade da atividade econmica, principalmente devido ao descontrole inflacionrio e s oscilaes das taxas de juros, marcou a histria econmica brasileira. Planos econmicos no surtiam os efeitos pretendidos e as finanas pblicas se apresentavam sempre desequilibradas. Alm disso, a conjuntura nacional com a transio dos governos militares para os civis e a promulgao da Constituio Federal de 1988 (CF/1988) trouxeram incentivos e mecanismos para que a populao passasse a reivindicar seus direitos, os quais ensejaram mais despesas por parte do Estado. Para dar resposta em caso de aumento de necessidades de gastos, o Estado adota mecanismos que comprometem receitas futuras ao realizar despesas em montantes superiores sua arrecadao imediata. De acordo com Albuquerque1, so exemplos: endividamento junto ao setor financeiro, por intermdio de operaes de antecipao de receita oramentria (ARO) ou de contratao de emprstimos; emisso de ttulos pblicos; contratao de despesas acima dos limites autorizados na lei oramentria, gerando atrasados junto a fornecedores; inscrio de despesas em restos a pagar; concesso de benefcios de natureza continuada sem respaldo em aumento permanente de receitas, comprometendo os oramentos futuros; concesso de subsdios e garantias por adoo de mecanismos de pouca transparncia, como a contratao de emprstimos com taxas de juros inferiores s de mercado, de forma que os custos efetivos dos benefcios somente eram reconhecidos no futuro, quando ento comprometia as receitas e as finanas do Estado. Acrescenta-se ainda o mecanismo de utilizao da inflao para obter ganho ao postergar pagamentos, j que as dvidas do Estado no eram remuneradas adequadamente ou, em algumas vezes, sequer eram acrescidas de juros ou correo monetria. Imagine, como exemplo, o ganho do Governo caso houvesse um atraso de uma semana no pagamento de fornecedores, dentro de

ALBUQUERQUE, Claudiano; MEDEIROS, Mrcio e FEIJ, Paulo. Gesto de Finanas Pblicas. 2. Ed. Braslia: Gesto Pblica, 2008.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 um ms em que a inflao atingisse o patamar de 60%. No entanto, com o Plano Real, que culminou com o controle da inflao em meados da dcada de 90, no foi mais possvel adiar o pagamento para se beneficiar da perda do poder aquisitivo da moeda. Tal fato elevou ainda mais o endividamento dos entes. A fim de que se evitassem tais mecanismos ou pelo menos se impusessem controles e limites ao seu uso, diversas iniciativas foram criadas, por exemplo, aquelas direcionadas ao equacionamento da dvida de estados e municpios. Ainda, para que as finanas pblicas seguissem regras claras e estruturadas que fossem capazes de evitar novos desequilbrios e induzissem melhores prticas de gesto em todos os entes, foi editada, dentre outras medidas, a Lei Complementar n 101, de 4 de maio de 2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A responsabilidade fiscal visa evitar que os entes da Federao gastem mais do que aquilo que arrecadam; ou, se necessrio, que tais entes recorram ao endividamento apenas caso sigam regras rgidas e transparentes. Coadunando-se com a existncia de dificuldade de cumprimento de regras sobre as finanas pblicas, Lima2 afirma que uma das questes mais intricadas envolver os diversos entes da Federao nas regras fiscais. Na clssica diviso de Musgrave sobre as funes do governo na economia, a funo estabilizadora fica a cargo do governo federal. Sem uma responsabilidade direta sobre o controle da inflao, as demais esferas acabam por impor nus excessivos ao governo federal, na ausncia de outras salvaguardas que assegurem a efetiva disciplina fiscal dos entes subnacionais. Neste contexto que a Lei de Responsabilidade Fiscal brasileira procurou trazer obrigaes para a Unio, para os estados e para os municpios. Reconstituindo-se o debate da poca, pode-se, todavia, identificar que o objetivo principal foi o controle de estados e municpios. De acordo com Nascimento e Debus3, no que diz respeito a experincias de outros pases, a LRF incorpora alguns princpios e normas, tomados como referencial para a elaborao da Lei de Responsabilidade Fiscal. So eles: o Fundo Monetrio Internacional, organismo do qual o Brasil Estadomembro, e que tem editado e difundido algumas normas de gesto pblica em diversos pases; a Nova Zelndia, atravs do Fiscal Responsibility Act, de 1994; a Comunidade Econmica Europia, a partir do Tratado de Maastricht; e,

LIMA, Edilberto. Breves Comentrios sobre a Experincia Internacional com Leis de Responsabilidade Fiscal. In Responsabilidade na Gesto Pblica: os Desafios dos Municpios. Braslia: Cmara dos Deputados, 2008. 3 NASCIMENTO, Edson Ronaldo e DEBUS, Ilvo. Entendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Braslia: Ministrio da Fazenda, 2002.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 os Estados Unidos, cujas normas de disciplina e controle de gastos do governo central levaram edio do Budget Enforcement Act, aliado ao princpio de accountability.

Ainda, segundo os autores, esses exemplos, embora tomados como referncia para a elaborao da verso brasileira da Lei de Responsabilidade Fiscal, no foram os nicos parmetros utilizados, j que no existe um manual timo de finanas pblicas que possa ser utilizado indiferentemente por qualquer nao. 1.1.2 Amparo Constitucional A LRF a lei complementar decorrente de vrios dispositivos da Constituio Federal de 1988. Destaca-se a determinao do art. 163 da CF/1988: Art. 163. Lei complementar dispor sobre: I - finanas pblicas; II - dvida pblica externa e interna, includa a das autarquias, fundaes e demais entidades controladas pelo Poder Pblico; III - concesso de garantias pelas entidades pblicas; IV - emisso e resgate de ttulos da dvida pblica; V - fiscalizao financeira da administrao pblica direta e indireta; VI - operaes de cmbio realizadas por rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; VII - compatibilizao das funes das instituies oficiais de crdito da Unio, resguardadas as caractersticas e condies operacionais plenas das voltadas ao desenvolvimento regional. A Lei de Responsabilidade Fiscal tambm decorre do art. 169 da CF/1988, o qual dispe que a despesa com pessoal ativo e inativo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios no poder exceder os limites estabelecidos em lei complementar. Tal lei complementar a prpria LRF. Art. 169. A despesa com pessoal ativo e inativo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios no poder exceder os limites estabelecidos em lei complementar. Ainda, a LRF tambm atende explicitamente ao art. 250 da CF/1988: Art. 250. Com o objetivo de assegurar recursos para o pagamento dos benefcios concedidos pelo regime geral de previdncia social, em adio aos recursos de sua arrecadao, a Unio poder constituir fundo integrado por bens, direitos e ativos de qualquer natureza, mediante lei que dispor sobre a natureza e administrao desse fundo. Na LRF: Art. 68. Na forma do art. 250 da Constituio, criado o Fundo do Regime Geral de Previdncia Social, vinculado ao Ministrio da Previdncia e
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 Assistncia Social, com a finalidade de prover recursos para o pagamento dos benefcios do regime geral da previdncia social. Finalizando, a LRF aborda, em parte, o previsto nos incisos I e II do pargrafo 9 do art. 165: 9 - Cabe lei complementar: I - dispor sobre o exerccio financeiro, a vigncia, os prazos, a elaborao e a organizao do plano plurianual, da lei de diretrizes oramentrias e da lei oramentria anual; II - estabelecer normas de gesto financeira e patrimonial da administrao direta e indireta bem como condies para a instituio e funcionamento de fundos. importante destacar que a LRF estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal, porm sua funo no foi de preencher as lacunas da Lei 4.320/1964, tampouco revog-la. Os dispositivos da Lei 4320/1964 continuam regendo o ciclo oramentrio. O que a LRF aborda so alguns pontos do art. 165 da CF/1988, por exemplo, quando acrescenta funes LOA e LDO, porm ela no ainda a aguardada Lei Complementar que disciplinar todo o art. 165 e revogar a Lei 4.320/1964. 1.2 Princpios A LRF tem como base alguns princpios, os quais nortearam sua concepo e so essenciais para sua aplicao at os dias de hoje. Esses pilares, dos quais depende o alcance de seus objetivos, so o planejamento, a transparncia, o controle e a responsabilizao. O planejamento consiste, basicamente, em determinar os objetivos a alcanar e as aes a serem realizadas, compatibilizando-as com os meios disponveis para a sua execuo. A LRF trata de planejamento quando, por exemplo, traz condies para a gerao de despesa e para o endividamento, estabelece metas fiscais e acrescenta mais regras para os instrumentos de planejamento e oramento. A transparncia exige que todos os atos de entidades pblicas sejam praticados com publicidade e com ampla prestao de contas em diversos meios. A LRF determina ampla divulgao, inclusive em meio eletrnico, dos instrumentos de planejamento e oramento, da prestao de contas e de diversos relatrios e anexos. Como exemplo de determinao da LRF, o Poder Executivo demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre, em audincia pblica na Comisso Mista de Oramento do Congresso Nacional ou equivalente nas Casas Legislativas estaduais e municipais.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 O controle permite gerenciar o risco por meio de aes fiscalizadoras e de imposio de prazos na gesto de polticas e de procedimentos, que podem ser de natureza legal, tcnica ou de gesto. A LRF impe controle de limites e prazos, bem como de sanes em caso de descumprimento. A responsabilizao a obrigao de prestar contas e responder por suas aes. Como exemplo, a LRF impe aos entes a suspenso de recebimento de transferncias voluntrias e de realizao de operaes de crdito em caso de descumprimento de suas normas. 1.3 Objetivos O art. 1 da LRF traz seus objetivos: Art. 1 Esta Lei Complementar estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal, com amparo no Captulo II do Ttulo VI da Constituio. 1 A responsabilidade na gesto fiscal pressupe a ao planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obedincia a limites e condies no que tange a renncia de receita, gerao de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dvidas consolidada e mobiliria, operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita, concesso de garantia e inscrio em Restos a Pagar. Assim, so objetivos da LRF: Estabelecer normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal: o principal objetivo da LRF, do qual decorrem os demais; Ao planejada: a LRF, como uma lei complementar que segue os ditames constitucionais, adota os mesmos instrumentos de planejamento e oramento da CF/1988: PPA, LDO e LOA, acompanhados de decretos e relatrios que visam subsidiar as decises. A ao deve ser planejada na forma de leis a fim de que seja submetida apreciao legislativa, para a discusso, votao e aprovao. O planejamento essencial para a garantia da utilizao dos meios adequados, cumprimento de prazos e alcance de resultados; Ao transparente: a LRF enfatiza a transparncia em vrios dispositivos. A transparncia exige que todos os atos de entidades pblicas sejam praticados com publicidade e com ampla prestao de contas em diversos meios. A LRF determina ampla divulgao, inclusive em meio eletrnico, dos instrumentos de planejamento e oramento, da prestao de contas, de diversos relatrios e anexos e acerca da execuo oramentria e financeira de todos os
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 entes. Por exemplo, assegura o incentivo participao popular e realizao de audincias pblicas; a liberao ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informaes pormenorizadas sobre a execuo oramentria e financeira, em meios eletrnicos de acesso pblico; e a disponibilizao das contas do Chefe do Poder Executivo durante todo o ano; Preveno de riscos capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas: a LRF estabelece mecanismos para que exista precauo em condies de incerteza, atribuindo maior confiabilidade ao planejamento e prevenindo os desequilbrios. Destacam-se a incluso da reserva de contingncia na LOA e a previso de um anexo de riscos fiscais na Lei de Diretrizes Oramentrias em que sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas; Correo de desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas: a partir de um bom planejamento, tm-se parmetros que permitam comparaes e a identificao de desvios. A LRF traz vrios dispositivos visando conter desvios que desequilibram as contas pblicas, como os limites de despesas com pessoal e o que ocorrer caso o Poder ou rgo se aproxime ou extrapole tais limites; Cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e obedincia a limites e condies no que tange renncia de receita, gerao de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dvidas consolidada e mobiliria, operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita, concesso de garantia e inscrio em Restos a Pagar: so todos tpicos destacados na LRF, visando tambm ao equilbrio das contas pblicas. J de acordo com Machado4, os objetivos da LRF so impactar o modelo de gesto do setor pblico na direo de: fortalecer o controle centralizado das dotaes oramentrias, na medida em que exigem o estabelecimento de limites totais de gasto e definem limites especficos para algumas despesas; estreitar os vnculos entre PPA, LDO e LOA, criando mecanismos para que a fase da execuo no se desvie do planejamento inicial; fortalecer os instrumentos de avaliao e controle da ao governamental. 1.4 Abrangncia As disposies da LRF obrigam a Unio, os estados, o Distrito Federal e os municpios. Nas referncias Unio, aos estados, ao Distrito Federal e aos municpios, esto compreendidos o Poder Executivo, o Poder Legislativo, neste

MACHADO, N. Sistema de Informao de Custo: diretrizes para integrao ao Oramento Pblico e Contabilidade Governamental. Braslia: Escola Nacional de Administrao Pblica ENAP, 2005.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 abrangidos os Tribunais de Contas, o Poder Judicirio e o Ministrio Pblico; bem como as respectivas Administraes diretas, fundos, autarquias, fundaes e empresas estatais dependentes. Ainda, a estados entende-se considerado o Distrito Federal; e a Tribunais de Contas esto includos: Tribunal de Contas da Unio, Tribunal de Contas do Estado e, quando houver, Tribunal de Contas dos Municpios e Tribunal de Contas do Municpio.
Nas referncias Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, esto compreendidos o Poder Executivo, o Poder Legislativo, neste abrangidos os Tribunais de Contas, o Poder Judicirio e o Ministrio Pblico; bem como as respectivas administraes diretas, fundos, autarquias, fundaes e empresas estatais dependentes. Ainda, a Estados entende-se considerado o Distrito Federal; e a Tribunais de Contas esto includos: Tribunal de Contas da Unio, Tribunal de Contas do Estado e, quando houver, Tribunal de Contas dos Municpios e Tribunal de Contas do Municpio.

As disposies da LRF obrigam a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios.

importante nesse conceito esclarecermos o que seria uma empresa estatal dependente e a diferena entre Tribunal de Contas dos Municpios e Tribunal de Contas do Municpio. Primeiro, temos que saber que uma empresa controlada uma sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertence, direta ou indiretamente, a ente da Federao. Consoante a LRF, empresa estatal dependente uma empresa controlada, mas que recebe do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excludos, no ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria. A empresa estatal no dependente (ou independente) no faz parte do campo de aplicao da LRF. Estudaremos a empresa estatal dependente nos prximos tpicos.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 A transparncia exige que todos os atos de entidades pblicas sejam praticados com publicidade e com ampla prestao de contas em diversos meios. A LRF determina ampla divulgao, inclusive em meio eletrnico, dos instrumentos de planejamento e oramento, da prestao de contas, de diversos relatrios e anexos e acerca da execuo oramentria e financeira de todos os entes. Resposta: Certa 3) (CESPE TFCE TCU 2012) O equilbrio das contas pblicas, preconizado na LRF, implica a obteno de supervit primrio nas contas governamentais, sendo, no entanto, vedada a contratao, por parte de estados, do Distrito Federal e de municpios, de operaes de crdito para esse supervit, devido aos riscos envolvidos. A responsabilidade na gesto fiscal pressupe a ao planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obedincia a limites e condies no que tange a renncia de receita, gerao de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dvidas consolidada e mobiliria, operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita, concesso de garantia e inscrio em Restos a Pagar (art. 1, 1, da LRF). No h vedao a operaes de crdito. O que se exige que haja a obedincia a limites e condies previstas na LRF. Resposta: Errada 4) (CESPE - Auditor de Controle Externo TCDF 2012) As disposies, as proibies, as condies e os limites constantes na LRF valem para o DF at que seja aprovada lei complementar de mbito local que disponha sobre a ao planejada e transparente, voltada para a preveno de riscos e correo de desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas. No art. 1 da LRF, previsto: (...) 1 A responsabilidade na gesto fiscal pressupe a ao planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obedincia a limites e condies no que tange a renncia de receita, gerao de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dvidas consolidada e mobiliria, operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita, concesso de garantia e inscrio em Restos a Pagar.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 2 As disposies desta Lei Complementar obrigam a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. No h previso de uma lei no mbito de qualquer ente que venha a sobrepor a LRF. A Lei de Responsabilidade lei federal, porm com efeitos gerais ou nacionais, de tal sorte que inexiste necessidade de outra lei para dar aplicabilidade a seus dispositivos. Resposta: Errada 5) (CESPE Tcnico Legislativo ALES 2011) As empresas estatais esto abrangidas pelas regras da LRF independentemente de sua composio acionria e sua finalidade. A empresa estatal no dependente (ou independente) no faz parte do campo de aplicao da LRF. Resposta: Errada 6) (CESPE Analista Administrativo - ANATEL 2009) Em atendimento ao disposto no texto constitucional, estabelecendo a necessidade de lei complementar em matria oramentria, editou-se a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que preencheu as lacunas da Lei n 4.320/1964. A LRF estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal, porm sua funo no foi de preencher as lacunas da Lei 4.320/1964, tampouco revog-la. Resposta: Errada 7) (CESPE - Analista de Controle Externo - TCE/TO - 2008) A LRF est fundamentada no princpio do planejamento, da transparncia, do controle e da responsabilizao. A LRF apoia-se sobre quatro pilares, dos quais depende o alcance de seus objetivos: o planejamento, a transparncia, o controle e a responsabilizao. Resposta: Certa 8) (CESPE - Tcnico de Oramento - MPU - 2010) A LRF estabelece que a responsabilidade na gesto fiscal pressupe ao planejada e transparente, para que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas. Nesse sentido, os recursos da reserva de contingncia so uma forma de prevenir os riscos de desequilbrios nas contas pblicas provocados por situaes contingentes.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 No que se refere preveno de riscos capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas, a LRF estabelece mecanismos para que exista precauo em condies de incerteza, atribuindo maior confiabilidade ao planejamento e prevenindo os desequilbrios. exemplo a reserva de contingncia, que tem por finalidade atender, alm da abertura de crditos adicionais, perdas que, embora sejam previsveis, so episdicas, contingentes ou eventuais. Deve ser prevista em lei sua constituio, com vistas a enfrentar provveis perdas decorrentes de situaes emergenciais. uma forma de prevenir os riscos de desequilbrios nas contas pblicas provocados por situaes contingentes. Resposta: Certa 9) (CESPE Economista Ministrio da Sade - 2010) Os limites impostos pela LRF atingem integralmente os rgos da administrao direta, autrquica e fundacional em todos os nveis de governo, mas no so aplicveis a empresas estatais. As disposies da LRF obrigam a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. Nas referncias Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, esto compreendidos o Poder Executivo, o Poder Legislativo, neste abrangidos os Tribunais de Contas, o Poder Judicirio e o Ministrio Pblico; bem como as respectivas administraes diretas, fundos, autarquias, fundaes e empresas estatais dependentes. Assim, os limites da LRF so aplicveis a empresas estatais, desde que dependentes. Resposta: Errada 10) (CESPE Analista Administrao - EMBASA - 2010) Uma organizao que se caracteriza como empresa controlada estar necessariamente sujeita a incidncia da LRF. Apenas as empresas estatais dependentes esto sujeitas a LRF. Pode haver estatal que seja controlada e no dependente. Logo, a empresa controlada no estar necessariamente sujeita a incidncia da LRF. Resposta: Errada 11) (CESPE - Analista de Controle Externo - TCE/TO - 2008) O campo de atuao da LRF limita-se Unio. As disposies da LRF obrigam a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. Resposta: Errada 12) (CESPE Administrador IBRAM/DF - 2009) Entre os objetivos da Lei de Responsabilidade Fiscal podem-se mencionar a preveno de

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 riscos e a correo de desvios que afetem o equilbrio das contas pblicas. So objetivos da LRF, entre outros, a preveno de riscos e a correo de desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas. Resposta: Certa 13) (CESPE Auditor Substituto de Ministro - TCU 2007) Publicada em 2000, a LRF, lei complementar federal cuja edio j estava prevista no texto originrio da Constituio Federal, estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal. Seus dispositivos obrigam a Unio, os estados, o DF e os municpios, abrangendo: o Poder Executivo, o Poder Legislativo, neste includos os tribunais de contas, o Poder Judicirio e o Ministrio Pblico; as respectivas administraes diretas, os fundos, as autarquias, as fundaes e as empresas estatais dependentes. A LRF, lei complementar federal publicada em 2000, j estava prevista no texto originrio da Constituio Federal. Tem com objetivo principal o estabelecimento de normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal. As disposies da LRF obrigam a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. Nas referncias Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, esto compreendidos o Poder Executivo, o Poder Legislativo, neste abrangidos os Tribunais de Contas, o Poder Judicirio e o Ministrio Pblico; bem como as respectivas administraes diretas, fundos, autarquias, fundaes e empresas estatais dependentes. Ainda, a Estados entende-se considerado o Distrito Federal; e a Tribunais de Contas esto includos: Tribunal de Contas da Unio, Tribunal de Contas do Estado e, quando houver, Tribunal de Contas dos Municpios e Tribunal de Contas do Municpio. Resposta: Certa 14) (CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) Com relao responsabilidade na gesto fiscal, julgue o item. Nesse tipo de responsabilidade, pressupe-se a ao planejada e transparente com o objetivo de prevenir riscos e efetuar possveis correes de desvios que possam afetar o equilbrio das contas pblicas. A LRF estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal, a qual pressupe ao planejada e transparente, em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas. Resposta: Certa

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 2. EFEITOS NO PLANEJAMENTO E NO ORAMENTO: PPA, LDO E LOA 2.1 Plano Plurianual O Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) e a Lei Oramentria Anual (LOA) so as leis ordinrias que regulam o planejamento e o oramento dos entes pblicos federal, estaduais e municipais. No mbito de cada ente, essas leis constituem etapas distintas, porm integradas, de forma que permitam um planejamento estrutural das aes governamentais. Na seo denominada Dos Oramentos na Constituio Federal de 1988 (CF/1988) tem-se essa integrao, por meio da definio dos instrumentos de planejamento PPA, LDO e LOA, os quais so de iniciativa do Poder Executivo. Segundo o art. 165 da CF/1988: Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I o plano plurianual; II as diretrizes oramentrias; III os oramentos anuais. Em nosso estudo, a referncia a CF/1988 e a LRF, por isso sempre tratamos dos instrumentos de planejamento e oramento na esfera federal. No entanto, assim como a Unio, cada estado, cada municpio e o Distrito Federal tambm tm seus prprios PPAs, LDOs e LOAs. O Plano Plurianual PPA o instrumento de planejamento do Governo Federal que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administrao Pblica Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. Retrata, em viso macro, as intenes do gestor pblico para um perodo de quatro anos, podendo ser revisado, durante sua vigncia, por meio de incluso, excluso ou alterao de programas. Segundo o 1 do art. 165 da CF/1988: 1 A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. Na esfera federal os prazos para o ciclo oramentrio esto no Ato das Disposies Constitucionais Transitrias (ADCT). Segundo o ADCT, a vigncia do PPA de quatro anos, iniciando-se no segundo exerccio financeiro do mandato do chefe do executivo e terminando no primeiro exerccio financeiro do mandato subsequente. Ele deve ser encaminhado do Executivo ao Legislativo at quatro meses antes do encerramento do primeiro exerccio, ou
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 seja, at 31 de agosto. A devoluo ao Executivo deve ser feita at o encerramento do segundo perodo da sesso legislativa (22 de dezembro) do exerccio em que foi encaminhado. O art. 3 da LRF, que era o nico que versava exclusivamente sobre o PPA, foi vetado. O caput deste artigo estabelecia que o projeto de lei do plano plurianual deveria ser devolvido para sano at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa, enquanto o 2 obrigava o seu envio, ao Poder Legislativo, at o dia 30 de abril do primeiro ano do mandato do Chefe do Poder Executivo. O veto ocorreu porque isso representaria no s um reduzido perodo para a elaborao dessa pea, por parte do Poder Executivo, como tambm para a sua apreciao pelo Poder Legislativo, inviabilizando o aperfeioamento metodolgico e a seleo criteriosa de programas e aes prioritrias de governo. O 1 do referido artigo tambm foi vetado pelo Presidente da Repblica. Dizia o seguinte: Integrar o projeto Anexo de Poltica Fiscal, em que sero estabelecidos os objetivos e metas plurianuais de poltica fiscal a serem alcanados durante o perodo de vigncia do plano, demonstrando a compatibilidade deles com as premissas e objetivos das polticas econmica nacional e de desenvolvimento social . De acordo com a mensagem de veto, a supresso do Anexo de Poltica Fiscal no ocasiona prejuzo aos objetivos da Lei Complementar, considerando-se que a lei de diretrizes oramentrias j prev a apresentao de Anexo de Metas Fiscais (que veremos no estudo da LDO), contendo, de forma mais precisa, metas para cinco variveis - receitas, despesas, resultados nominal e primrio e dvida pblica -, para trs anos, especificadas em valores correntes e constantes. No entanto, o PPA aparece em alguns dispositivos da LRF, como, por exemplo: A lei oramentria no consignar dotao para investimento com durao superior a um exerccio financeiro que no esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua incluso, conforme disposto no 1 do art. 167 da Constituio (art. 5, 5, da LRF). Assim, no que se refere elaborao do PPA, o planejamento governamental tambm foi afetado pela aprovao da LRF, mesmo com o veto do principal artigo.

15) (CESPE Analista Contabilidade - ECB 2011) O projeto de plano plurianual deve conter um anexo que, versando sobre poltica
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 fiscal, estabelea os objetivos e metas plurianuais a serem alcanados durante o perodo de vigncia do plano, demonstrando a compatibilidade desses objetivos com as premissas e os objetivos das polticas econmica nacional e de desenvolvimento social. O seguinte dispositivo da LRF foi vetado pelo Presidente da Repblica por contrariar o interesse pblico (art. 3, 1): Integrar o projeto Anexo de Poltica Fiscal, em que sero estabelecidos os objetivos e metas plurianuais de poltica fiscal a serem alcanados durante o perodo de vigncia do plano, demonstrando a compatibilidade deles com as premissas e objetivos das polticas econmica nacional e de desenvolvimento social . De acordo com a mensagem de veto, a supresso do Anexo de Poltica Fiscal no ocasiona prejuzo aos objetivos da Lei Complementar, considerando se que a lei de diretrizes oramentrias j prev a apresentao de Anexo de Metas Fiscais, contendo, de forma mais precisa, metas para cinco variveis receitas, despesas, resultados nominal e primrio e dvida pblica -, para trs anos, especificadas em valores correntes e constantes. Resposta: Errada 16) (CESPE - Tcnico de Controle Interno - MPU - 2010) No que se refere elaborao do PPA, o planejamento governamental no foi afetado pela aprovao da LRF. O PPA aparece em alguns dispositivos da LRF, como, por exemplo, no art. 5, caput e 5, que trata da LOA. Assim, no que se refere elaborao do PPA, o planejamento governamental tambm foi afetado pela aprovao da LRF, mesmo com o veto do principal artigo. Resposta: Errada 2.2 Lei de Diretrizes Oramentrias 2.2.1 A Lei de Diretrizes Oramentrias na LRF A LDO tambm surgiu por meio da Constituio Federal de 1988, almejando ser o elo entre o planejamento estratgico (Plano Plurianual) e o planejamento operacional (Lei Oramentria Anual). Sua relevncia reside no fato de ter conseguido diminuir a distncia entre o plano estratgico e as LOAs, as quais dificilmente conseguiam incorporar as diretrizes dos planejamentos estratgicos existentes antes da CF/1988. Segundo o 2 do art. 165 da CF/1988: 2 A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orientar a elaborao da lei oramentria
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. Alm dos dispositivos referentes LDO previstos na CF/1988, veremos que a Lei de Responsabilidade Fiscal , em seu art. 4, I, a, b, e e f, aumentou o rol de funes da LDO, visando manter o equilbrio entre receitas e despesas: Art. 4 A lei de diretrizes oramentrias atender o disposto no 2 do art. 165 da Constituio e: I dispor tambm sobre: a) equilbrio entre receitas e despesas; b) critrios e forma de limitao de empenho, a ser efetivada nas hipteses previstas na alnea b do inciso II deste artigo, no art. 9 e no inciso II do 1 do art. 31; (...) e) normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; f) demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas. Obs.: As alneas c e d no foram citadas porque foram vetadas. Assim:
Equilbrio entre receitas e despesas. Critrios e forma de limitao de empenho, caso a realizao da receita possa no comportar o cumprimento das metas de resultado primrio ou nominal previstas.

Segundo a LRF, a LDO dispor sobre:

Normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos. Demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas.

Ainda, so atribuies da LDO, consoante a LRF: conter autorizao para que os municpios contribuam para o custeio de despesas de competncia de outros entes da Federao (art. 62, I); estabelecer exigncias para a realizao de transferncia voluntria (art. 25, 1o); estabelecer condies para a destinao de recursos para, direta ou indiretamente, cobrir necessidades de pessoas fsicas ou dficits de pessoas jurdicas (art. 26);
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 dispor sobre o impacto e o custo fiscal das operaes realizadas pelo Banco Central do Brasil, o qual sero demonstrados trimestralmente (art. 7o, 2o); dispor sobre programao financeira e o cronograma de execuo mensal de desembolso estabelecido pelo Poder Executivo at trinta dias aps a publicao dos oramentos (art. 8o); estabelecer para os Poderes e o Ministrio Pblico critrios de limitao de empenho e movimentao financeira se verificado, ao final de um bimestre, que a realizao da receita poder no comportar o cumprimento das metas de resultado primrio ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais (art. 9o); ressalvar as despesas que no sero submetidas limitao de empenho (art. 9o, 2o); dispor sobre a concesso ou ampliao de incentivo ou benefcio de natureza tributria da qual decorra renncia de receita (art. 14); dispor sobre despesa considerada irrelevante, para efeitos de gerao de despesa (art. 16, 3o); dispor sobre a incluso de novos projetos na LOA ou nas leis de crditos adicionais, aps adequadamente atendidos os em andamento e contempladas as despesas de conservao do patrimnio pblico (art. 45). Excepcionalizar a contratao de hora extra, quando for alcanado o limite prudencial das despesas com pessoal, o qual de 95% do limite previsto na LRF (art. 22, nico, Inciso V).

Tais atribuies da LDO sero estudadas ao longo de nossas aulas, de acordo com temas a que a LDO deve se referir. 2.2.2 Os Anexos de Metas e Riscos Fiscais Segundo o art. 4, 1, da LRF, o anexo de metas fiscais integrar a LDO: 1 Integrar o projeto de lei de diretrizes or amentrias o Anexo de Metas Fiscais, em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. Para obrigar os administradores pblicos a ampliar os horizontes do planejamento, as metas devem ser estimadas para o exerccio a que se referem e os dois seguintes. As metas fiscais so valores projetados para o exerccio financeiro e que, depois de aprovados pelo Poder Legislativo, servem de parmetro para a elaborao e a execuo do oramento. O resultado primrio considera apenas as receitas e despesas primrias, tambm chamadas de no financeiras. Tal resultado corresponde diferena
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 entre as receitas arrecadadas e as despesas empenhadas, no considerando o pagamento do principal e dos juros da dvida, tampouco as receitas financeiras. J o resultado nominal mais abrangente, pois corresponde diferena entre todas as receitas arrecadadas e as despesas empenhadas, incluindo pagamentos de parcelas do principal e dos juros da dvida, bem como as receitas financeiras obtidas. Prosseguindo, temos que o Anexo de Metas Fiscais conter ( 2): I avaliao do cumprimento das metas relativas ao ano anterior; II demonstrativo das metas anuais, instrudo com memria e metodologia de clculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas nos trs exerccios anteriores, e evidenciando a consistncia delas com as premissas e os objetivos da poltica econmica nacional; III evoluo do patrimnio lquido, tambm nos ltimos trs exerccios, destacando a origem e a aplicao dos recursos obtidos com a alienao de ativos; IV avaliao da situao financeira e atuarial: a) dos regimes geral de previdncia social e prprio dos servidores pblicos e do Fundo de Amparo ao Trabalhador; b) dos demais fundos pblicos e programas estatais de natureza atuarial; V demonstrativo da estimativa e compensao da renncia de receita e da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado. Note que, alm das metas futuras ( 1), o art. 4 da LRF determina que a LDO contenha uma avaliao dos resultados passados (incisos I e II do 2), o que d subsdios para projees consistentes das metas a serem alcanadas. No inciso III do mesmo pargrafo, a LRF demonstra preocupao com a deteriorizao do patrimnio pblico, ao exigir que os recursos obtidos com a alienao de ativos, como os provenientes de privatizaes, tenham destaque no anexo de metas fiscais da LDO. Tal determinao permite avaliar a evoluo do patrimnio lquido do ente, por exemplo, verificando se as receitas de alienaes esto sendo reaplicadas em investimentos, o que mantm o patrimnio lquido; ou se esto sendo usadas em gastos de custeio, o que faz o patrimnio lquido diminuir. J o inciso IV visa evitar que os recursos de fundos de natureza previdenciria sejam utilizados em finalidade diversa da programada, o que era muito comum no passado. O que a LRF objetiva garantir a viabilidade econmico-financeira dos fundos ao proteg-los de uso indevidos e assegurando a utilizao apenas nas finalidades previstas em seus estatutos, como nos pagamentos de penses, complementao de aposentadorias e subsdios s despesas mdicas de titulares e dependentes.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 Concluindo o pargrafo, o inciso V alinha aes, resultados e transparncia, ao exigir que o anexo de metas fiscais demonstre a previso de renncia de receitas e da expanso das despesas obrigatrias continuadas, que normalmente trazem heranas fiscais para mandatos seguintes. Por exemplo, ao aumentar as remuneraes dos servidores pblicos, um prefeito passar essa obrigao para todos os seus sucessores, j que as remuneraes so irredutveis. Tal despesa obrigatria continuada dever estar prevista no anexo de metas fiscais. Temos tambm integrando a LDO o Anexo de Riscos Fiscais , em que sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem.

Anexo de Riscos Fiscais Anexos de Metas Fiscais

No Anexo de Riscos Fiscais sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem.

Os riscos fiscais abrangem os riscos oramentrios e os riscos da dvida. Riscos Fiscais Oramentrios: esto relacionados possibilidade de as receitas e despesas projetadas na elaborao do projeto de lei oramentria anual no se confirmarem durante o exerccio financeiro. Com relao receita oramentria, algumas variveis macroeconmicas podem influenciar no montante de recursos arrecadados, dentre as quais podem-se destacar: o nvel de atividade da economia e as taxas de inflao, cmbio e juros. A reduo do Produto Interno Bruto PIB, por exemplo, provoca queda na arrecadao de tributos por todos os entes da Federao. No que diz respeito despesa oramentria, a criao ou ampliao de obrigaes decorrentes de modificaes na legislao, por exemplo, requer alterao na programao original constante da Lei Oramentria. Riscos Fiscais da Dvida: esto diretamente relacionados s flutuaes de variveis macroeconmicas, tais como taxa bsica de juros, variao cambial e inflao. Para a dvida indexada ao Sistema Especial de Liquidao e Custdia SELIC, por exemplo, um aumento sobre a taxa de juros estabelecido pelo Comit de Poltica Monetria do Banco Central do Brasil elevaria o nvel de endividamento do governo.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 J os passivos contingentes podem ser definidos como dvidas cuja existncia dependa de fatores imprevisveis, como os processos judiciais em curso e dvidas em processo de reconhecimento. Assim, os precatrios no se enquadram no conceito de Risco Fiscal por se tratarem de passivos efetivos e no de passivos contingentes, pois, conforme estabelecido pelo art. 100, 5, da Constituio Federal, obrigatria a incluso, no oramento das entidades de direito pblico, de verba necessria ao pagamento de seus dbitos, oriundos de sentenas transitadas em julgado, constantes de precatrios judicirios apresentados at 1 de julho, fazendo-se o pagamento at o final do exerccio seguinte, quando tero seus valores atualizados monetariamente. Ainda, a mensagem que encaminhar o projeto da Unio apresentar, em anexo especfico, os objetivos das polticas monetria, creditcia e cambial , bem como os parmetros e as projees para seus principais agregados e variveis, e tambm as metas de inflao, para o exerccio subsequente. A LRF facultou os municpios com menos de 50 mil habitantes a elaborar o Anexo de Metas Fiscais e o Anexo de Riscos Fiscais da Lei de Diretrizes Oramentrias a partir do quinto exerccio seguinte ao da publicao daquela Lei Complementar (art. 63, II, da LRF). Logo, tais municpios no foram definitivamente dispensados de nenhum dos dois anexos.

17) (CESPE - Analista de Planejamento, Gesto e Infraestrutura em Propriedade Industrial Gesto Financeira - INPI 2013) A lei de diretrizes oramentrias deve conter o anexo de riscos fiscais, em que se avaliam os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, apresentando, ainda, as providncias a serem tomadas, caso estes riscos se concretizem. A lei de diretrizes oramentrias conter Anexo de Riscos Fiscais, onde sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem (art. 4, 3, da LRF). Resposta: Certa 18) (CESPE - Analista Administrativo Contador - ANP 2013) As metas de inflao para o exerccio subsequente devem constar do anexo especfico mensagem de encaminhamento do projeto de lei de diretrizes oramentrias. A mensagem que encaminhar o projeto de lei de diretrizes oramentrias da Unio apresentar, em anexo especfico, os objetivos das polticas monetria,
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 creditcia e cambial, bem como os parmetros e as projees para seus principais agregados e variveis, e tambm as metas de inflao, para o exerccio subsequente. Resposta: Certa 19) (CESPE Tcnico FNDE 2012) Compete Lei Oramentaria Anual (LOA) regulamentar o equilbrio entre receitas e despesas Compete Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) dispor sobre o equilbrio entre receitas e despesas. Resposta: Errada 20) (CESPE Especialista FNDE 2012) No anexo de riscos fiscais, devem ser avaliados os passivos contingentes e os outros riscos capazes de afetar as contas publicas, informando-se as providencias a serem tomadas, caso esses passivos e riscos sejam concretizados. No Anexo de Riscos Fiscais sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem (art. 4, 3, da LRF). Resposta: Certa 21) (CESPE Auditor de Controle Externo TCE/ES 2012) A Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) deve conter a demonstrao da evoluo do patrimnio lquido governamental nos ltimos trs exerccios, destacando-se a origem e a aplicao dos recursos obtidos com a alienao de ativos. O Anexo de Metas Fiscais da LDO conter, entre outros, a evoluo do patrimnio lquido, tambm nos ltimos trs exerccios, destacando a origem e a aplicao dos recursos obtidos com a alienao de ativos (art. 4, 2, III). Resposta: Certa 22) (CESPE Analista Judicirio Contabilidade - TRE 2012) O equilbrio entre receitas e despesas um dos assuntos que deve dispor a lei de diretrizes oramentrias. A LRF aumentou o rol de funes da LDO, visando manter o equilbrio entre receitas e despesas: Art. 4 A lei de diretrizes oramentrias atender o disposto no 2 do art. 165 da Constituio e: I dispor tambm sobre: a) equilbrio entre receitas e despesas;

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 b) critrios e forma de limitao de empenho, a ser efetivada nas hipteses previstas na alnea b do inciso II deste artigo, no art. 9 e no inciso II do 1 do art. 31; (...) e) normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; f) demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas. Resposta: Certa 23) (CESPE Tcnico Cientfico Direito Banco da Amaznia - 2012) O demonstrativo da estimativa e a compensao da renncia de receita e da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado devem compor, entre outros elementos, o Anexo de Metas Fiscais do projeto de lei de diretrizes oramentrias. O Anexo de Metas Fiscais, o qual integra a LDO, conter, entre outros, demonstrativo da estimativa e compensao da renncia de receita e da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado (art. 4, 2, V, da LRF). Resposta: Certa 24) (CESPE Auditor de Controle Externo TCE/ES 2012) Entre as inmeras funes atribudas pela LRF s leis de diretrizes oramentrias, destacam-se a fixao de exigncias para a realizao de transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas e a fixao das metas fiscais de receitas e despesas referentes ao exerccio em curso e aos dois subsequentes. A LRF aumentou o rol de funes da LDO, visando manter o equilbrio entre receitas e despesas: Art. 4 A le i de diretrizes oramentrias atender o disposto no 2 do art. 165 da Constituio e: I dispor tambm sobre: a) equilbrio entre receitas e despesas; b) critrios e forma de limitao de empenho, a ser efetivada nas hipteses previstas na alnea b do inciso II deste artigo, no art. 9 e no inciso II do 1 do art. 31; (...) e) normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; f) demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas. E segundo o art. 4, 1, da LRF, o anexo de metas fiscais integrar a LDO:
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 1 Integrar o projeto de lei de diretrizes oramentrias o Anexo de Metas Fiscais, em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. Resposta: Certa 25) (CESPE Analista Judicirio Contabilidade TRE 2012) O anexo de metas fiscais integra a lei oramentria anual, compreendendo, entre outras informaes, a margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado. O anexo de metas fiscais integra a lei de diretrizes oramentrias , compreendendo, entre outras informaes, a margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado. Resposta: Errada 26) (CESPE - Auditor de Controle Externo TCDF 2012) O relatrio de gesto fiscal deve estabelecer metas anuais, em valores correntes e constantes, para a receita e a despesa pblicas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica. No art. 4 da LRF: 1 Integrar o projeto de lei de diretrizes oramentrias Anexo de Metas Fiscais, em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. A questo est errada porque trocou "anexo de metas fiscais" por "relatrio de gesto fiscal - RGF". Resposta: Errada 27) (CESPE Procurador ALES 2011) A LRF atribuiu s LDOs o disciplinamento de novos temas. Esses novos temas disciplinados incluem estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. Segundo o 2 do art. 165 da CF/1988, a lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 Logo, dentre os novos temas disciplinados pela LRF no se inclui o estabelecimento da poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento, o qual j possua previso constitucional. Resposta: Errada 28) (CESPE - Analista de Oramento - MPU - 2010) De acordo com a Lei Complementar n. 101/2000 (LRF), cabe LDO disciplinar o equilbrio entre as receitas e as despesas. Alm dos dispositivos referentes LDO previstos na CF/1988, a LRF aumentou o rol de funes da LDO, determinando que ela disponha sobre: equilbrio entre receitas e despesas; critrios e forma de limitao de empenho, normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; e demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas . Resposta: Certa 29) (CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) A lei de diretrizes oramentrias dispe sobre o equilbrio entre receitas e despesas, bem como sobre os critrios e forma de limitao de empenho, entre outras medidas. A LRF aumentou o rol de funes da LDO, determinando que ela disponha sobre: equilbrio entre receitas e despesas; critrios e forma de limitao de empenho, normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; e demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas. Resposta: Certa 30) (CESPE - Tcnico de Oramento - MPU - 2010) Segundo a LRF, integraro o projeto da LDO um anexo de metas fiscais e outro de riscos fiscais. Consoante a LRF, o Anexo de Metas Fiscais e o Anexo de Riscos Fiscais integram a LDO. Resposta: Certa 31) (CESPE Inspetor de Controle Externo TCE/RN 2009) As metas fiscais constantes da LDO devem ter o seu efeito obrigatoriamente regionalizado. No h previso legal de que as metas fiscais constantes da LDO devem ter o seu efeito obrigatoriamente regionalizado. A questo tentou confundir com metas do PPA, as quais devem ser regionalizadas. A lei que instituir o
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 PPA estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administrao Pblica Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. Resposta: Errada 32) (CESPE Analista Tcnico Administrativo DPU 2010) Metas fiscais so valores projetados para o exerccio financeiro e que, depois de aprovados pelo Poder Legislativo, servem de parmetro para a elaborao e a execuo do oramento. Para obrigar os gestores a ampliar os horizontes do planejamento, as metas devem ser projetadas para os prximos trs anos, isto , o exerccio a que se referem e os dois seguintes. Para obrigar os administradores pblicos a ampliar os horizontes do planejamento, as metas devem ser estimadas para o exerccio a que se referem e os dois seguintes. As metas fiscais so valores projetados para o exerccio financeiro e que, depois de aprovados pelo Poder Legislativo, servem de parmetro para a elaborao e a execuo do oramento. Resposta: Certa 33) (CESPE - Tcnico de Controle Interno - MPU - 2010) A LDO deve conter as metas fiscais para o exerccio a que se referir e para os dois seguintes, mas deve tambm incluir, obrigatoriamente, avaliao do cumprimento das metas relativas ao ano anterior. Integrar o projeto de lei de diretrizes oramentrias o Anexo de Metas Fiscais , em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. O Anexo de Metas Fiscais conter, entre outros, a avaliao do cumprimento das metas relativas ao ano anterior. Resposta: Certa 34) (CESPE - Tcnico de Oramento - MPU - 2010) A LDO deve conter anexo no qual sejam avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas. Integra a passivos pblicas, Resposta: LDO o Anexo de Riscos Fiscais, em que sero avaliados os contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem. Certa

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 35) (CESPE Inspetor de Controle Externo TCE/RN 2009) Os riscos fiscais que devem ser includos em anexo da LDO abrangem os riscos oramentrios e os riscos da dvida. Os riscos fiscais, que devem ser includos no Anexo de Riscos Fiscais da LDO, abrangem os riscos oramentrios e os riscos da dvida. Resposta: Certa 36) (CESPE TFCE TCU 2007) Conforme o disposto na Lei n. 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) -, o anexo de metas fiscais e o anexo de riscos fiscais comporo a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO). Acerca do papel do anexo de riscos fiscais, julgue o item a seguir. No anexo de riscos fiscais, sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, e informadas as providncias a serem tomadas, caso se concretizem. A lei de diretrizes oramentrias conter Anexo de Riscos Fiscais, onde sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem (art. 4, 3, da LRF). Resposta: Certa 37) (CESPE - Economista MTE 2008) Julgue o item que se segue, relativo aos instrumentos de planejamento previstos na Constituio Federal. O reconhecimento de passivos contingentes somente pode ser feito depois de regularmente previstos na LDO. Integra a LDO o Anexo de Riscos Fiscais, em que sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem. Isso no significa que s podem ser reconhecidos depois de previso na LDO. Resposta: Errada 38) (CESPE - Economista MTE 2008) Julgue o item que se segue, relativo aos instrumentos de planejamento previstos na Constituio Federal. Os municpios com populao abaixo de 50.000 habitantes esto dispensados de incluir em suas respectivas LDOs o anexo de riscos fiscais, mas continuam obrigados a apresentar o anexo de metas fiscais. A LRF facultou aos municpios com menos de 50 mil habitantes a elaborar o Anexo de Metas Fiscais e o Anexo de Riscos Fiscais da lei de diretrizes
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 oramentrias a partir do quinto exerccio seguinte ao da publicao desta Lei Complementar (art. 63, II, da LRF). Logo, tais municpios no foram definitivamente dispensados de nenhum dos dois anexos. Resposta: Errada 39) (CESPE - Tcnico de Oramento - MPU - 2010) De acordo com a LRF, o projeto de lei do PPA deve ser enviado ao Poder Legislativo at oito meses e meio antes do trmino do exerccio financeiro. De acordo com o ADCT, o projeto de lei da LDO deve ser enviado ao Poder Legislativo at oito meses e meio antes do trmino do exerccio financeiro. Resposta: Errada (CESPE - Consultor Legislativo - Direito Tributrio e Financeiro Pblico Senado 2002) Um Estado mais equilibrado O maior desafio do Estado brasileiro est em romper a cadeia de seu histrico desequilbrio fiscal, fruto dos dficits crescentes da previdncia social, da inflexibilidade da legislao de pessoal na administrao pblica e da repartio de receitas entre os diversos nveis de governo. Nesse sentido, a Lei de Responsabilidade Fiscal era um passo que faltava, pois com ela sero fixadas sanes rigorosas em caso do no-cumprimento de metas prefixadas. A Emenda Constitucional n. 19, que props ao Poder Legislativo e ao pas a reforma do Estado brasileiro, j salientava a necessidade de se criar uma legislao neste sentido. Cludia Costin. In: O Globo, "Opinio", 18/12/1998 (com adaptaes). Seguindo os propsitos da Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) recebeu novas e importantes prerrogativas. Essas novas competncias da LDO incluem o(a) 40) Aprovao de normas para o controle de custos e a avaliao dos resultados dos programas financiados pelo oramento. A lei de diretrizes oramentrias atender o disposto no 2. do art. 165 da Constituio e dispor tambm sobre normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos (art. 4, I, e, da LRF). Resposta: Certa 41) Definio de disposies relativas s alteraes na legislao tributria.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 A definio de disposies relativas s alteraes na legislao tributria j estava prevista na CF/1988. No nova prerrogativa imposta pela LRF. Resposta: Errada 42) Estabelecimento de poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. O estabelecimento de poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento foi atribuio dada a LDO pela CF/1988 e no pela LRF. Resposta: Errada 43) Disciplinamento das transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas. Na LRF: Art. 4. A lei de diretrizes oramentrias atender o disposto no 2. do art. 165 da Constituio e: I - dispor tambm sobre: a) equilbrio entre receitas e despesas; b) critrios e forma de limitao de empenho, a ser efetivada nas hipteses previstas na alnea b do inciso II deste artigo, no art. 9. e no inciso II do 1. do art. 31; (...) e) normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; f) demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas. Resposta: Certa 44) (CESPE Agente Polcia Federal 2002) Existe uma articulao no Congresso para elevar um pouco mais a receita da Contribuio de Interveno no Domnio Econmico (CIDE) que incidir sobre os combustveis a partir de janeiro de 2002. A nova contribuio substituir a Parcela de Preo Especfica (PPE). Na proposta oramentria que o governo encaminhou ao Congresso, a receita prevista para a CIDE de R$ 6 bilhes, mas o relator da Comisso Mista de Oramento do Congresso elevou essa previso de receita para R$ 7,25 bilhes. Agora, a CIDE est sendo apontada como a nica alternativa ainda existente para pagar o aumento do salrio mnimo em 2002. Na verdade, a arrecadao poder ser maior que essa, pois tudo vai depender das alquotas que incidiro sobre os combustveis. H, no entanto, um problema. Os recursos da contribuio so vinculados s reas de transportes e meio ambiente.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 A soluo seria fazer uma substituio integral dos recursos do Tesouro que so destinados s duas reas por receitas da CIDE. Se a receita da nova contribuio for superior s despesas das duas reas, bastar ao governo utilizar parte dos recursos no supervit primrio, como explicou uma fonte da rea econmica. Essa mgica liberaria outros recursos tributrios para o salrio mnimo. Como se v, est em curso um forte aumento da carga tributria por meio da CIDE. Ribamar Oliveira. Valor Econmico, 10/12/2001. Considerando o texto acima, julgue o item seguinte. A necessidade de se reestimarem receitas para cobrir igual ampliao de despesas necessria para o atendimento das metas fiscais estabelecidas na Lei de Diretrizes Oramentrias, exigncia da Lei de Responsabilidade Fiscal. Na LRF: "Art. 4 A lei de diretrizes oramentrias atender o disposto no 2 do art. 165 da Constituio e: I - dispor tambm sobre: a) equilbrio entre receitas e despesas;" A LRF determina o zelo com as contas pblicas. Em caso de ampliao de despesas, necessrio que seja aumentada a arrecadao de receitas, de forma a manter o equilbrio, bem como o atendimento das metas fiscais estabelecidas na Lei de Diretrizes Oramentrias, exigncia tambm do art. 4 da LRF: 1 Integrar o projeto de lei de diretrizes oramentrias Anexo de Metas Fiscais, em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. Resposta: Certa 45) (CESPE Contador Polcia Federal - 2004) De acordo com a Lei Complementar n. 101/2000, julgue o item subsequente. A Lei de Diretrizes Oramentrias, alm do previsto na Constituio Federal, deve incluir o Anexo de Metas e Prioridades e o Anexo de Metas Fiscais. A Lei de Diretrizes Oramentrias, alm do previsto na Constituio Federal, deve incluir o Anexo de Metas Fiscais e o Anexo de Riscos Fiscais. As Metas e Prioridades tem previso constitucional. Segundo o 2 do art. 165 da CF/1988:
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 " 2 A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento". Resposta: Errada 46) (CESPE - Advogado da Unio 2012) A lei de diretrizes oramentrias destina-se, entre outros objetivos, a orientar a elaborao da lei oramentria anual, nada dispondo, todavia, a respeito do equilbrio entre receitas e despesas. A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento (art. 165, 2, da CF/1988). De acordo com o art. 4 da LRF, a lei de diretrizes oramentrias atender o disposto no 2 do art. 165 da Constituio e dispor tambm sobre, entre outros, equilbrio entre receitas e despesas. Resposta: Errada 2.3 Lei Oramentria Anual 2.3.1 Empresa Estatal Dependente A Lei Oramentria Anual o instrumento pelo qual o Poder Pblico prev a arrecadao de receitas e fixa a realizao de despesas para o perodo de um ano. A LOA o oramento por excelncia ou o oramento propriamente dito. Ela deve conter apenas matrias atinentes previso das receitas e fixao das despesas, sendo liberadas, em carter de exceo, as autorizaes para crditos suplementares e operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita oramentria. Trata-se do princpio oramentrio constitucional da exclusividade. Quanto vigncia, a Lei Oramentria Anual federal, conhecida ainda como Oramento Geral da Unio (OGU), tambm segue o ADCT. O projeto da Lei Oramentria anual dever ser encaminhado ao Legislativo quatro meses antes do trmino do exerccio financeiro (31 de agosto), e devolvido ao executivo at o encerramento da sesso legislativa (22 de dezembro) do exerccio de sua elaborao.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 Segundo o 5, I, II e III, do art. 165 da CF/1988, a LOA conter o oramento fiscal, o oramento da seguridade social e o oramento de investimento das empresas (ou investimentos das estatais): 5 A lei oramentria anual compreender: I o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. Vamos aprofundar nossos conhecimentos sobre a LOA. Mas, antes, precisaremos relembrar o importante conceito de empresa estatal dependente, citado em tpicos anteriores. Primeiro, temos que saber que uma empresa controlada uma sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertence, direta ou indiretamente, a ente da Federao. Consoante a LRF, empresa estatal dependente uma empresa controlada, mas que recebe do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excludos, no ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria. Este conceito importantssimo, porque, sendo uma empresa estatal considerada dependente, ela participar do Oramento Fiscal e da Seguridade Social. Integram o oramento de investimentos apenas as chamadas empresas estatais no dependentes. Desta forma, a empresa estatal no dependente autossustentvel e no faz parte do campo de aplicao da LRF, porm, seus investimentos integram a LOA por lidar com o dinheiro pblico. Isso ocorre para que a empresa tenha liberdade de atuao e, ao mesmo tempo, o Poder Pblico tenha controle sobre os investimentos dela. Por exemplo, a Petrobras uma Sociedade de Economia Mista e estatal no dependente. No sofre as restries da LRF porque tem que ser dinmica para concorrer com a iniciativa privada. Por outro lado, o Estado deve deter o poder para influenciar onde ela aplicar seus investimentos e a populao deve ter conhecimento, por isso ela compe o Oramento de Investimentos. J as empresas dependentes recebem recursos do Estado para se manter, portanto no se sustentam sozinhas. Existem para suprir alguma falha de
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00
social com direito a voto pertena, direta ou indiretamente, a ente da Federao. Porm, que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital . Sendo que, no caso das despesas de capital, caso receba apenas recursos provenientes de aumento de participao acionria, no ser considerada estatal dependente. Sendo estatal dependente, integrar o Oramento Fiscal e da Seguridade Social e seguir a LRF. Se for no dependente, integrar o Oramento de Investimentos e no seguir a LRF.

Vale mencionar o disposto no art. 2 da Resoluo 43/2001 do Senado Federal, que define de forma mais completa o conceito de empresa estatal dependente: II empresa estatal dependente: empresa controlada pelo Estado, pelo Distrito Federal ou pelo Municpio, que tenha, no exerccio anterior, recebido recursos financeiros de seu controlador, destinados ao pagamento de despesas com pessoal, de custeio em geral ou de capital, excludos, neste ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria, e tenha, no exerccio corrente, autorizao oramentria para recebimento de recursos financeiros com idntica finalidade. Repare que o conceito basicamente o mesmo. O que diferencia a LRF da referida Resoluo que os recursos destinados ao pagamento de despesas com pessoal, de custeio em geral ou de capital, excludos, neste ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria, devem ter sido recebidos pela empresa no exerccio anterior para que a consideremos como estatal dependente. Alm disso, a estatal deve ter, no exerccio corrente, autorizao oramentria para recebimento de recursos financeiros com idntica finalidade. 2.3.2 A Lei Oramentria Anual na LRF A LRF tambm traz dispositivos sobre a LOA. Segundo o art. 5 da LRF, o projeto de lei oramentria anual, elaborado de forma compatvel com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias: I conter, em anexo, demonstrativo da compatibilidade da programao dos oramentos com os objetivos e metas constantes do anexo de metas fiscais da LDO; II ser acompanhado do demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia, bem como das medidas de compensao a renncias de receita e ao aumento de despesas obrigatrias de carter continuado; III conter reserva de contingncia, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na receita corrente lquida, sero estabelecidos na LDO, destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos. A reserva de contingncia tem por finalidade atender, alm da abertura de crditos adicionais, perdas que, embora sejam previsveis, so episdicas, contingentes ou eventuais. Deve ser prevista em lei sua constituio, com vistas a enfrentar provveis perdas decorrentes de situaes emergenciais. O mesmo art. 5 da LRF tambm d destaque dvida pblica, ao determinar que constaro da LOA todas as despesas relativas dvida pblica, mobiliria ou contratual, e as receitas que as atendero. Ainda, tem-se que o refinanciamento da dvida pblica constar separadamente na lei oramentria e nas de crdito adicional. Finalmente, integraro as despesas da Unio, e sero includas na lei oramentria, as despesas do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais, custeio administrativo, inclusive os destinados a benefcios e assistncia aos servidores, e a investimentos. Ateno: a lei oramentria no consignar dotao para investimento com durao superior a um exerccio financeiro que no esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua incluso. Assim:
Deve ter seu projeto elaborado de forma compatvel com o PPA e a LDO. Conter, em anexo, demonstrativo da compatibilidade da programao dos oramentos com os objetivos e metas constantes do anexo de metas fiscais da LDO; Ser acompanhado do demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia, bem como das medidas de compensao a renncias de receita e ao aumento de despesas obrigatrias de carter continuado; Conter reserva de contingncia, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na receita corrente lquida, sero estabelecidos na LDO, destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.

Segundo a LRF, a LOA:

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00
Constaro todas as despesas relativas dvida pblica, mobiliria ou contratual, e as receitas que as atendero. O refinanciamento da dvida pblica constar separadamente na LOA e nas de crdito adicional.

Ainda, da mesma forma que a LDO, a LOA poder conter autorizao para que os municpios contribuam para o custeio de despesas de competncia de outros entes da Federao.

47) (CESPE - Analista de Planejamento, Gesto e Infraestrutura em Propriedade Industrial Gesto Financeira - INPI 2013) O eventual refinanciamento da dvida pblica deve constar separadamente na LOA. O refinanciamento da dvida pblica constar separadamente oramentria e nas de crdito adicional (art. 5, 2, da LRF). Resposta: Certa na lei

48) (CESPE Auditor de Controle Externo TCE/ES 2012) Considera-se empresa estatal dependente a empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital. Consoante a LRF, empresa estatal dependente uma empresa controlada, mas que recebe do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excludos, no ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria. Resposta: Certa 49) (CESPE Tcnico Cientfico Direito Banco da Amaznia - 2012) No projeto de lei oramentria anual, deve constar o demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e as despesas, da concesso de benefcios de natureza creditcia, entre outros. Segundo o art. 5, II, da LRF, o projeto de lei oramentria anual, elaborado de forma compatvel com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias ser acompanhado, entre outros, do demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 creditcia, bem como das medidas de compensao a renncias de receita e ao aumento de despesas obrigatrias de carter continuado. Resposta: Certa 50) (CESPE - Auditor de Controle Externo TCDF 2012) As despesas do Banco Central do Brasil com pessoal, com encargos sociais e com custeio administrativo devem obrigatoriamente integrar as despesas da Unio e ser includas na LOA. Nos termos do art. 5 da LRF: (...) 6 Integraro as despesas da Unio, e sero includas na lei oramentria, as do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais, custeio administrativo, inclusive os destinados a benefcios e assistncia aos servidores, e a investimentos. Resposta: Certa 51) (CESPE Contador - TJ/RR 2012) O projeto de lei oramentria anual dever conter reserva de contingncia destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos, com montante e forma de utilizao definidos com base na receita corrente lquida e estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias. O projeto de lei oramentria anual, elaborado de forma compatvel com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias conter reserva de contingncia, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na receita corrente lquida, sero estabelecidos na LDO, destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos (art. 5, III, da LRF). Resposta: Certa 52) (CESPE Analista Contabilidade - ECB 2011) Por ser empresa estatal dependente, a Empresa Brasil de Comunicao integra o oramento fiscal e de seguridade social. A empresa estatal considerada dependente participar do Oramento Fiscal e da Seguridade Social, como exemplo a EBC. Integram o oramento de investimentos apenas as chamadas empresas estatais no dependentes. O estudante no precisa decorar nenhuma lista de empresas; apenas deve saber a caracterstica da empresa que prestar o concurso, se for o caso. Esta prova foi para a EBC, logo o candidato deveria saber que a EBC uma estatal dependente. Resposta: Certa
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00

53) (CESPE - Tcnico de Controle Externo - TCE/TO - 2008) As empresas estatais dependentes esto includas nos oramentos fiscal, da seguridade social e de investimento. As empresas estatais dependentes esto includas nos oramentos fiscal e da seguridade social. No oramento de investimento esto apenas as estatais no dependentes. Resposta: Errada 54) (CESPE Contador DPU 2010) A lei oramentria anual (LOA) contm, destacadamente, as despesas de custeio das empresas estatais no dependentes. A empresa estatal no dependente autossustentvel e no faz parte do campo de aplicao da LRF, porm seus investimentos integram a LOA por lidar com o dinheiro pblico. Desta forma, a LOA contm, destacadamente, as despesas de investimentos das empresas estatais no dependentes. A LOA no contm as despesas de custeio das estatais no dependentes. Resposta: Errada 55) (CESPE - Tcnico de Controle Externo - TCE/TO - 2008) O oramento de investimento das estatais no contempla as despesas de pessoal e manuteno das empresas estatais independentes. As despesas de custeio das estatais no dependentes no integram a LOA, j que no usam dinheiro decorrente da arrecadao de tributos. As empresas no dependentes geram seus prprios recursos para arcar com seus gastos de manuteno e pessoal, por exemplo, com a venda de produtos ou prestao de servios. Tal oramento operacional integra o Plano de Dispndios Globais PDG e integrar apenas um anexo da mensagem que encaminha o PLOA, sendo aprovado por Decreto. Resposta: Certa 56) (CESPE AUFC TCU 1998) Introduzida no ordenamento jurdico pela Constituio Federal de 1988, a lei de diretrizes oramentrias (LDO) vem desempenhando relevante papel na normatizao da atividade financeira do Estado, por vezes at preenchendo lacunas na legislao permanente acerca da matria. Com base no contedo da LDO prescrito pela Carta Magna e naquele praticado pelo governo federal nos ltimos anos, julgue o item abaixo. O fato de a LDO trazer, de regra e explicitamente, a forma de se calcular o valor mnimo da reserva de contingncia a ser estabelecida na lei oramentria anual para o exerccio ao qual se refira no fere o texto constitucional.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00

Atualmente, h uma determinao da LRF para isso: O projeto de lei oramentria anual, elaborado de forma compatvel com o plano plurianual, com a lei de diretrizes oramentrias e com as normas desta Lei Complementar conter reserva de contingncia, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na receita corrente lquida, sero estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias, destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos (art. 5, III, da LRF). Resposta: Certa 57) (CESPE Perito Polcia Federal - 2004) Julgue o item a seguir com base no tratamento adotado pela administrao. Empresa estatal dependente a controlada que recebe do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas correntes ou de capital, no se considerando como tal a empresa que receber recursos apenas para aumento da participao acionria do ente controlador. Empresa controlada a sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertena, direta ou indiretamente, a ente da Federao. J empresa estatal dependente empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excludos, no ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria. Resposta: Certa 58) (CESPE Perito Polcia Federal - 2004) Com base na legislao oramentria brasileira, julgue o item subsequente. As empresas estatais no-integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social sero includas no oramento de investimento das estatais somente em relao s suas novas imobilizaes financiadas com recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social. As empresas estatais no integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social so as estatais no dependentes e sero includas no oramento de investimento das estatais somente em relao s suas despesas de capital. Tais empresas no tm recursos financiados preponderantemente pelos oramentos fiscal e da Seguridade Social pois, se assim fossem, seriam dependentes e estariam nesses Oramentos. Resposta: Errada 59) (CESPE - Economista MTE 2008) Julgue o item que se segue, relativo aos instrumentos de planejamento previstos na Constituio Federal.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 As despesas referentes a benefcios e assistncia aos servidores do BACEN devem ser includas na LOA. Integraro as despesas da Unio, e sero includas na lei oramentria, as do Banco Central do Brasil relativas a pessoal e encargos sociais, custeio administrativo, inclusive os destinados a benefcios e assistncia aos servidores, e a investimentos (art. 5, 6, da LRF). Resposta: Certa 60) (CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) O projeto de lei oramentria anual deve conter reserva de contingncia, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na receita corrente lquida, deve ser estabelecida na lei de diretrizes oramentrias, destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos. Segundo o art. 5. da LRF, o projeto de lei oramentria anual, elaborado de forma compatvel com o PPA e a LDO, conter, dentre outros, reserva de contingncia, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na receita corrente lquida, sero estabelecidos na LDO, destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos. Resposta: Certa

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00

MAIS QUESTES DE CONCURSOS ANTERIORES FUNRIO/CEPERJ

Pessoal, a CEPERJ uma Banca tambm do Estado do Rio de Janeiro, com estilo semelhante ao da FUNRIO. 61) (FUNRIO Contador - FUNAI 2008) O instrumento de planejamento governamental, que estabelece as diretrizes, os objetivos e as metas para as despesas de capital e para as relativas aos programas de durao continuada, o A) Plano complementar de investimentos. B) Oramento pblico anual. C) Plano plurianual. D) Crdito oramentrio suplementar. E) Cronograma de desembolso anual. O Plano Plurianual PPA o instrumento de planejamento do Governo Federal que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administrao Pblica Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. Resposta: Letra C 62) (FUNRIO Contador - SUFRAMA 2008) Dentre os instrumentos de Planejamento Governamental, aquele que compreender as metas e prioridades da Administrao Pblica Federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento o(a) A) Lei Oramentria Anual. B) Lei de Diretrizes Oramentrias. C) Plano Plurianual. D) Oramento Fiscal. E) Cronograma de Desembolso. A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento (art. 165, 2, da CF/1988).
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

45 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 Resposta: Letra B 63) (FUNRIO Administrador - Pref. Coronel Fabriciano 2008) De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, constituem instrumentos de planejamento governamental: A) Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Oramentrias e Plano Operacional de Dados. B) Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Oramentrias e Relatrio de Auditoria. C) Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Oramentrias e Lei Oramentria Anual. D) Plano Diretor, Lei de Diretrizes Oramentrias e Relatrio de Auditoria. E) Lei de Diretrizes Oramentrias e Lei Oramentria Anual e Relatrio de Auditoria. Os instrumentos previstos na CF/1988 e na LRF so: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Oramentrias e Lei Oramentria Anual. Resposta: Letra C 64) (FUNRIO Contador - Pref. de Niteri 2008) De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a avaliao dos passivos contingentes e de outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, constar do: A) Resultado Nominal. B) Anexo de Riscos Fiscais. C) Resultado Primrio. D) Anexo de Metas Fiscais. E) Cronograma de Desembolso. Inregra a LDO o Anexo de Riscos Fiscais , em que sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem. Resposta: Letra B 65) (FUNRIO - Auditor SUFRAMA 2008) A sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertena, direta ou indiretamente, a ente da Federao, definida pela Lei de Responsabilidade Fiscal como A) empresa controlada. B) empresa estatal dependente. C) fundao. D) empresa controlada independente. E) autarquia.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

46 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 Uma empresa controlada uma sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertence, direta ou indiretamente, a ente da Federao. Resposta: Letra A 66) (FUNRIO - Analista de Desenvolvimento Cincias Contbeis IDENE/MG 2008) Dentre os instrumentos de planejamento governamental, aquele que conter reserva de contingncia para atendimento de riscos e eventos fiscais imprevistos, : A) O Plano Plurianual. B) A Lei Oramentria Anual. C) O Plano Primrio. D) A Lei de Compensaes Oramentrias. E) Lei de Diretrizes Financeiras. Segundo o art. 5 da LRF, o projeto de lei oramentria anual, elaborado de forma compatvel com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias, conter, dentre outros, reserva de contingncia, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na receita corrente lquida, sero estabelecidos na LDO, destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos. Resposta: Letra B 67) (CEPERJ - Analista de Controle Interno SEFAZ/RJ 2012) A Lei de Diretrizes Oramentrias LDO, um dos instrumentos de planejamento governamental, faz a transio entre o PPA (planejamento estratgico) e as leis oramentrias anuais. Segundo a legislao vigente, o projeto de LDO dever ser elaborado contendo regras que iro nortear no s a elaborao do oramento como tambm a sua execuo. Dos dispositivos abaixo, aquele que no deve fazer parte do contexto da LDO : A) definir regra para a limitao de empenho e movimentao financeira B) estabelecer as condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas C) definir as condies para a renncia de receitas D) estabelecer as diretrizes, objetivos e metas da administrao estadual, relativas s despesas de capital e a outras delas decorrentes E) dispor sobre a poltica de pessoal e encargos sociais a) Correta. atribuio da LDO estabelecer para os Poderes e o Ministrio Pblico critrios de limitao de empenho e movimentao financeira se verificado, ao final de um bimestre, que a realizao da receita poder no comportar o cumprimento das metas de resultado primrio ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais (art. 9).

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

47 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 b) Correta. atribuio da LDO estabelecer as condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas (art. 4., I, f). c) Correta. atribuio da LDO dispor sobre a concesso ou ampliao de incentivo ou benefcio de natureza tributria da qual decorra renncia de receita (art. 14); d) Errada. atribuio do Plano Plurianual estabelecer as diretrizes, objetivos e metas da administrao estadual (no caso do PPA do Estado do Rio de Janeiro), relativas s despesas de capital e a outras delas decorrentes. e) Correta. atribuio constitucional da LDO dispor sobre a poltica de pessoal e encargos sociais. necessria autorizao especfica na LDO para a concesso de qualquer vantagem ou aumento de remunerao, a criao de cargos, empregos e funes ou alterao de estrutura de carreiras, bem como a admisso ou contratao de pessoal, a qualquer ttulo, pelos rgos e entidades da Administrao direta ou indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico. A exceo se d para as empresas pblicas e para as sociedades de economia mista (art. 169, 1, II, da CF/1988). Resposta: Letra D 68) (CEPERJ - Analista de Controle Interno SEFAZ/RJ 2012) Anualmente, conforme estabelecido na legislao, o projeto de lei de diretrizes oramentrias dever conter um Anexo de Metas Fiscais, que, entre outras informaes, indicar a meta anual do resultado primrio que se espera obter para o exerccio corrente, como tambm para os dois subsequentes. Para se calcular o resultado primrio, devero ser consideradas apenas as receitas e despesas classificadas como: A) financeiras. B) efetivas C) correntes D) executadas E) no financeiras O resultado primrio considera apenas as receitas e despesas primrias, tambm chamadas de no financeiras. Tal resultado corresponde diferena entre as receitas arrecadadas e as despesas empenhadas, no considerando o pagamento do principal e dos juros da dvida, tampouco as receitas financeiras. Resposta: Letra E 69) (CEPERJ Analista de Controle Interno SEFAZ/RJ 2013) A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que o Anexo de Metas Fiscais dever demonstrar a real evoluo do patrimnio lquido no perodo de tempo compreendido entre exerccio e: A) os cinco anteriores B) o exerccio anterior
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

48 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 C) os dois anteriores D) os trs anteriores E) os seis anteriores O Anexo de Metas Fiscais conter evoluo do patrimnio lquido, tambm nos ltimos trs exerccios, destacando a origem e a aplicao dos recursos obtidos com a alienao de ativos. Resposta: Letra D

E aqui terminamos nossa aula demonstrativa. Segue ao final de cada aula o memento do concurseiro. O memento apenas um lembrete dos principais pontos do contedo abordado . Logo, uma diretriz para o estudante, porm recomendo que voc o complemente de acordo com suas necessidades, por meio do Complemento do aluno e no deixe de constantemente consultar o contedo da aula. No se prenda apenas ao memento. Segue, tambm, a lista de questes comentadas e os seus respectivos gabaritos. Na prxima aula prosseguiremos com o estudo da Lei de Responsabilidade Fiscal. Espero voc l! Forte abrao! Srgio Mendes

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

49 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 LISTA DE QUESTES COMENTADAS NESTA AULA 1) (CESPE - Analista Administrativo Contador - ANP 2013) As empresas estatais independentes no compem o campo de aplicao da LRF. 2) (CESPE TFCE TCU 2012) A transparncia, um dos postulados da LRF, assegura o acesso s informaes acerca da execuo oramentria e financeira da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. 3) (CESPE TFCE TCU 2012) O equilbrio das contas pblicas, preconizado na LRF, implica a obteno de supervit primrio nas contas governamentais, sendo, no entanto, vedada a contratao, por parte de estados, do Distrito Federal e de municpios, de operaes de crdito para esse supervit, devido aos riscos envolvidos. 4) (CESPE - Auditor de Controle Externo TCDF 2012) As disposies, as proibies, as condies e os limites constantes na LRF valem para o DF at que seja aprovada lei complementar de mbito local que disponha sobre a ao planejada e transparente, voltada para a preveno de riscos e correo de desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas. 5) (CESPE Tcnico Legislativo ALES 2011) As empresas estatais esto abrangidas pelas regras da LRF independentemente de sua composio acionria e sua finalidade. 6) (CESPE Analista Administrativo - ANATEL 2009) Em atendimento ao disposto no texto constitucional, estabelecendo a necessidade de lei complementar em matria oramentria, editou-se a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que preencheu as lacunas da Lei n 4.320/1964. 7) (CESPE - Analista de Controle Externo - TCE/TO - 2008) A LRF est fundamentada no princpio do planejamento, da transparncia, do controle e da responsabilizao. 8) (CESPE - Tcnico de Oramento - MPU - 2010) A LRF estabelece que a responsabilidade na gesto fiscal pressupe ao planejada e transparente, para que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas. Nesse sentido, os recursos da reserva de contingncia so uma forma de prevenir os riscos de desequilbrios nas contas pblicas provocados por situaes contingentes. 9) (CESPE Economista Ministrio da Sade - 2010) Os limites impostos pela LRF atingem integralmente os rgos da administrao direta, autrquica e fundacional em todos os nveis de governo, mas no so aplicveis a empresas estatais.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

54 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 10) (CESPE Analista Administrao - EMBASA - 2010) Uma organizao que se caracteriza como empresa controlada estar necessariamente sujeita a incidncia da LRF. 11) (CESPE - Analista de Controle Externo - TCE/TO - 2008) O campo de atuao da LRF limita-se Unio. 12) (CESPE Administrador IBRAM/DF - 2009) Entre os objetivos da Lei de Responsabilidade Fiscal podem-se mencionar a preveno de riscos e a correo de desvios que afetem o equilbrio das contas pblicas. 13) (CESPE Auditor Substituto de Ministro - TCU 2007) Publicada em 2000, a LRF, lei complementar federal cuja edio j estava prevista no texto originrio da Constituio Federal, estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal. Seus dispositivos obrigam a Unio, os estados, o DF e os municpios, abrangendo: o Poder Executivo, o Poder Legislativo, neste includos os tribunais de contas, o Poder Judicirio e o Ministrio Pblico; as respectivas administraes diretas, os fundos, as autarquias, as fundaes e as empresas estatais dependentes. 14) (CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) Com relao responsabilidade na gesto fiscal, julgue o item. Nesse tipo de responsabilidade, pressupe-se a ao planejada e transparente com o objetivo de prevenir riscos e efetuar possveis correes de desvios que possam afetar o equilbrio das contas pblicas. 15) (CESPE Analista Contabilidade - ECB 2011) O projeto de plano plurianual deve conter um anexo que, versando sobre poltica fiscal, estabelea os objetivos e metas plurianuais a serem alcanados durante o perodo de vigncia do plano, demonstrando a compatibilidade desses objetivos com as premissas e os objetivos das polticas econmica nacional e de desenvolvimento social. 16) (CESPE - Tcnico de Controle Interno - MPU - 2010) No que se refere elaborao do PPA, o planejamento governamental no foi afetado pela aprovao da LRF. 17) (CESPE - Analista de Planejamento, Gesto e Infraestrutura em Propriedade Industrial Gesto Financeira - INPI 2013) A lei de diretrizes oramentrias deve conter o anexo de riscos fiscais, em que se avaliam os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, apresentando, ainda, as providncias a serem tomadas, caso estes riscos se concretizem.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

55 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 18) (CESPE - Analista Administrativo Contador - ANP 2013) As metas de inflao para o exerccio subsequente devem constar do anexo especfico mensagem de encaminhamento do projeto de lei de diretrizes oramentrias. 19) (CESPE Tcnico FNDE 2012) Compete Lei Oramentaria Anual (LOA) regulamentar o equilbrio entre receitas e despesas 20) (CESPE Especialista FNDE 2012) No anexo de riscos fiscais, devem ser avaliados os passivos contingentes e os outros riscos capazes de afetar as contas publicas, informando-se as providencias a serem tomadas, caso esses passivos e riscos sejam concretizados. 21) (CESPE Auditor de Controle Externo TCE/ES 2012) A Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) deve conter a demonstrao da evoluo do patrimnio lquido governamental nos ltimos trs exerccios, destacando-se a origem e a aplicao dos recursos obtidos com a alienao de ativos. 22) (CESPE Analista Judicirio Contabilidade - TRE 2012) O equilbrio entre receitas e despesas um dos assuntos que deve dispor a lei de diretrizes oramentrias. 23) (CESPE Tcnico Cientfico Direito Banco da Amaznia - 2012) O demonstrativo da estimativa e a compensao da renncia de receita e da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado devem compor, entre outros elementos, o Anexo de Metas Fiscais do projeto de lei de diretrizes oramentrias. 24) (CESPE Auditor de Controle Externo TCE/ES 2012) Entre as inmeras funes atribudas pela LRF s leis de diretrizes oramentrias, destacam-se a fixao de exigncias para a realizao de transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas e a fixao das metas fiscais de receitas e despesas referentes ao exerccio em curso e aos dois subsequentes. 25) (CESPE Analista Judicirio Contabilidade TRE 2012) O anexo de metas fiscais integra a lei oramentria anual, compreendendo, entre outras informaes, a margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado. 26) (CESPE - Auditor de Controle Externo TCDF 2012) O relatrio de gesto fiscal deve estabelecer metas anuais, em valores correntes e constantes, para a receita e a despesa pblicas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

56 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 27) (CESPE Procurador ALES 2011) A LRF atribuiu s LDOs o disciplinamento de novos temas. Esses novos temas disciplinados incluem estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. 28) (CESPE - Analista de Oramento - MPU - 2010) De acordo com a Lei Complementar n. 101/2000 (LRF), cabe LDO disciplinar o equilbrio entre as receitas e as despesas. 29) (CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) A lei de diretrizes oramentrias dispe sobre o equilbrio entre receitas e despesas, bem como sobre os critrios e forma de limitao de empenho, entre outras medidas. 30) (CESPE - Tcnico de Oramento - MPU - 2010) Segundo a LRF, integraro o projeto da LDO um anexo de metas fiscais e outro de riscos fiscais. 31) (CESPE Inspetor de Controle Externo TCE/RN 2009) As metas fiscais constantes da LDO devem ter o seu efeito obrigatoriamente regionalizado. 32) (CESPE Analista Tcnico Administrativo DPU 2010) Metas fiscais so valores projetados para o exerccio financeiro e que, depois de aprovados pelo Poder Legislativo, servem de parmetro para a elaborao e a execuo do oramento. Para obrigar os gestores a ampliar os horizontes do planejamento, as metas devem ser projetadas para os prximos trs anos, isto , o exerccio a que se referem e os dois seguintes. 33) (CESPE - Tcnico de Controle Interno - MPU - 2010) A LDO deve conter as metas fiscais para o exerccio a que se referir e para os dois seguintes, mas deve tambm incluir, obrigatoriamente, avaliao do cumprimento das metas relativas ao ano anterior. 34) (CESPE - Tcnico de Oramento - MPU - 2010) A LDO deve conter anexo no qual sejam avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas. 35) (CESPE Inspetor de Controle Externo TCE/RN 2009) Os riscos fiscais que devem ser includos em anexo da LDO abrangem os riscos oramentrios e os riscos da dvida. 36) (CESPE TFCE TCU 2007) Conforme o disposto na Lei n. 101/2000 Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) -, o anexo de metas fiscais e o anexo de riscos fiscais comporo a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO). Acerca do papel do anexo de riscos fiscais, julgue o item a seguir. No anexo de riscos fiscais, sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, e informadas as providncias a serem tomadas, caso se concretizem.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

57 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 37) (CESPE - Economista MTE 2008) Julgue o item que se segue, relativo aos instrumentos de planejamento previstos na Constituio Federal. O reconhecimento de passivos contingentes somente pode ser feito depois de regularmente previstos na LDO. 38) (CESPE - Economista MTE 2008) Julgue o item que se segue, relativo aos instrumentos de planejamento previstos na Constituio Federal. Os municpios com populao abaixo de 50.000 habitantes esto dispensados de incluir em suas respectivas LDOs o anexo de riscos fiscais, mas continuam obrigados a apresentar o anexo de metas fiscais. 39) (CESPE - Tcnico de Oramento - MPU - 2010) De acordo com a LRF, o projeto de lei do PPA deve ser enviado ao Poder Legislativo at oito meses e meio antes do trmino do exerccio financeiro. (CESPE - Consultor Legislativo - Direito Tributrio e Financeiro Pblico Senado 2002) Um Estado mais equilibrado O maior desafio do Estado brasileiro est em romper a cadeia de seu histrico desequilbrio fiscal, fruto dos dficits crescentes da previdncia social, da inflexibilidade da legislao de pessoal na administrao pblica e da repartio de receitas entre os diversos nveis de governo. Nesse sentido, a Lei de Responsabilidade Fiscal era um passo que faltava, pois com ela sero fixadas sanes rigorosas em caso do no-cumprimento de metas prefixadas. A Emenda Constitucional n. 19, que props ao Poder Legislativo e ao pas a reforma do Estado brasileiro, j salientava a necessidade de se criar uma legislao neste sentido. Cludia Costin. In: O Globo, "Opinio", 18/12/1998 (com adaptaes). Seguindo os propsitos da Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) recebeu novas e importantes prerrogativas. Essas novas competncias da LDO incluem o(a) 40) Aprovao de normas para o controle de custos e a avaliao dos resultados dos programas financiados pelo oramento. 41) Definio de disposies relativas s alteraes na legislao tributria. 42) Estabelecimento de poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. 43) Disciplinamento das transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas. 44) (CESPE Agente Polcia Federal 2002) Existe uma articulao no Congresso para elevar um pouco mais a receita da Contribuio de Interveno no Domnio Econmico (CIDE) que incidir sobre os combustveis a partir de janeiro de 2002. A nova contribuio substituir a Parcela de Preo
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

58 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 Especfica (PPE). Na proposta oramentria que o governo encaminhou ao Congresso, a receita prevista para a CIDE de R$ 6 bilhes, mas o relator da Comisso Mista de Oramento do Congresso elevou essa previso de receita para R$ 7,25 bilhes. Agora, a CIDE est sendo apontada como a nica alternativa ainda existente para pagar o aumento do salrio mnimo em 2002. Na verdade, a arrecadao poder ser maior que essa, pois tudo vai depender das alquotas que incidiro sobre os combustveis. H, no entanto, um problema. Os recursos da contribuio so vinculados s reas de transportes e meio ambiente. A soluo seria fazer uma substituio integral dos recursos do Tesouro que so destinados s duas reas por receitas da CIDE. Se a receita da nova contribuio for superior s despesas das duas reas, bastar ao governo utilizar parte dos recursos no supervit primrio, como explicou uma fonte da rea econmica. Essa mgica liberaria outros recursos tributrios para o salrio mnimo. Como se v, est em curso um forte aumento da carga tributria por meio da CIDE. Ribamar Oliveira. Valor Econmico, 10/12/2001. Considerando o texto acima, julgue o item seguinte. A necessidade de se reestimarem receitas para cobrir igual ampliao de despesas necessria para o atendimento das metas fiscais estabelecidas na Lei de Diretrizes Oramentrias, exigncia da Lei de Responsabilidade Fiscal. 45) (CESPE Contador Polcia Federal - 2004) De acordo com a Lei Complementar n. 101/2000, julgue o item subsequente. A Lei de Diretrizes Oramentrias, alm do previsto na Constituio Federal, deve incluir o Anexo de Metas e Prioridades e o Anexo de Metas Fiscais. 46) (CESPE - Advogado da Unio 2012) A lei de diretrizes oramentrias destina-se, entre outros objetivos, a orientar a elaborao da lei oramentria anual, nada dispondo, todavia, a respeito do equilbrio entre receitas e despesas. 47) (CESPE - Analista de Planejamento, Gesto e Infraestrutura em Propriedade Industrial Gesto Financeira - INPI 2013) O eventual refinanciamento da dvida pblica deve constar separadamente na LOA. 48) (CESPE Auditor de Controle Externo TCE/ES 2012) Considera-se empresa estatal dependente a empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital. 49) (CESPE Tcnico Cientfico Direito Banco da Amaznia - 2012) No projeto de lei oramentria anual, deve constar o demonstrativo regionalizado
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

59 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 do efeito, sobre as receitas e as despesas, da concesso de benefcios de natureza creditcia, entre outros. 50) (CESPE - Auditor de Controle Externo TCDF 2012) As despesas do Banco Central do Brasil com pessoal, com encargos sociais e com custeio administrativo devem obrigatoriamente integrar as despesas da Unio e ser includas na LOA. 51) (CESPE Contador - TJ/RR 2012) O projeto de lei oramentria anual dever conter reserva de contingncia destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos, com montante e forma de utilizao definidos com base na receita corrente lquida e estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias. 52) (CESPE Analista Contabilidade - ECB 2011) Por ser empresa estatal dependente, a Empresa Brasil de Comunicao integra o oramento fiscal e de seguridade social. 53) (CESPE - Tcnico de Controle Externo - TCE/TO - 2008) As empresas estatais dependentes esto includas nos oramentos fiscal, da seguridade social e de investimento. 54) (CESPE Contador DPU 2010) A lei oramentria anual (LOA) contm, destacadamente, as despesas de custeio das empresas estatais no dependentes. 55) (CESPE - Tcnico de Controle Externo - TCE/TO - 2008) O oramento de investimento das estatais no contempla as despesas de pessoal e manuteno das empresas estatais independentes. 56) (CESPE AUFC TCU 1998) Introduzida no ordenamento jurdico pela Constituio Federal de 1988, a lei de diretrizes oramentrias (LDO) vem desempenhando relevante papel na normatizao da atividade financeira do Estado, por vezes at preenchendo lacunas na legislao permanente acerca da matria. Com base no contedo da LDO prescrito pela Carta Magna e naquele praticado pelo governo federal nos ltimos anos, julgue o item abaixo. O fato de a LDO trazer, de regra e explicitamente, a forma de se calcular o valor mnimo da reserva de contingncia a ser estabelecida na lei oramentria anual para o exerccio ao qual se refira no fere o texto constitucional. 57) (CESPE Perito Polcia Federal - 2004) Julgue o item a seguir com base no tratamento adotado pela administrao. Empresa estatal dependente a controlada que recebe do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas correntes ou de capital, no

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

60 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 se considerando como tal a empresa que receber recursos apenas para aumento da participao acionria do ente controlador. 58) (CESPE Perito Polcia Federal - 2004) Com base na legislao oramentria brasileira, julgue o item subsequente. As empresas estatais no-integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social sero includas no oramento de investimento das estatais somente em relao s suas novas imobilizaes financiadas com recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social. 59) (CESPE - Economista MTE 2008) Julgue o item que se segue, relativo aos instrumentos de planejamento previstos na Constituio Federal. As despesas referentes a benefcios e assistncia aos servidores do BACEN devem ser includas na LOA. 60) (CESPE - Analista de Economia - MPU - 2010) O projeto de lei oramentria anual deve conter reserva de contingncia, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na receita corrente lquida, deve ser estabelecida na lei de diretrizes oramentrias, destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos. 61) (FUNRIO Contador - FUNAI 2008) O instrumento de planejamento governamental, que estabelece as diretrizes, os objetivos e as metas para as despesas de capital e para as relativas aos programas de durao continuada, o A) Plano complementar de investimentos. B) Oramento pblico anual. C) Plano plurianual. D) Crdito oramentrio suplementar. E) Cronograma de desembolso anual. 62) (FUNRIO Contador - SUFRAMA 2008) Dentre os instrumentos de Planejamento Governamental, aquele que compreender as metas e prioridades da Administrao Pblica Federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento o(a) A) Lei Oramentria Anual. B) Lei de Diretrizes Oramentrias. C) Plano Plurianual. D) Oramento Fiscal. E) Cronograma de Desembolso.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

61 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 63) (FUNRIO Administrador - Pref. Coronel Fabriciano 2008) De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, constituem instrumentos de planejamento governamental: A) Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Oramentrias e Plano Operacional de Dados. B) Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Oramentrias e Relatrio de Auditoria. C) Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Oramentrias e Lei Oramentria Anual. D) Plano Diretor, Lei de Diretrizes Oramentrias e Relatrio de Auditoria. E) Lei de Diretrizes Oramentrias e Lei Oramentria Anual e Relatrio de Auditoria. 64) (FUNRIO Contador - Pref. de Niteri 2008) De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a avaliao dos passivos contingentes e de outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, constar do: A) Resultado Nominal. B) Anexo de Riscos Fiscais. C) Resultado Primrio. D) Anexo de Metas Fiscais. E) Cronograma de Desembolso. 65) (FUNRIO - Auditor SUFRAMA 2008) A sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertena, direta ou indiretamente, a ente da Federao, definida pela Lei de Responsabilidade Fiscal como A) empresa controlada. B) empresa estatal dependente. C) fundao. D) empresa controlada independente. E) autarquia. 66) (FUNRIO - Analista de Desenvolvimento Cincias Contbeis IDENE/MG 2008) Dentre os instrumentos de planejamento governamental, aquele que conter reserva de contingncia para atendimento de riscos e eventos fiscais imprevistos, : A) O Plano Plurianual. B) A Lei Oramentria Anual. C) O Plano Primrio. D) A Lei de Compensaes Oramentrias. E) Lei de Diretrizes Financeiras. 67) (CEPERJ - Analista de Controle Interno SEFAZ/RJ 2012) A Lei de Diretrizes Oramentrias LDO, um dos instrumentos de planejamento governamental, faz a transio entre o PPA (planejamento estratgico) e as leis oramentrias anuais. Segundo a legislao vigente, o projeto de LDO dever ser elaborado contendo regras que iro nortear no s a elaborao do

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

62 de 64

Lei de Responsabilidade Fiscal p/ INSS Analista do Seguro Social Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 00 oramento como tambm a sua execuo. Dos dispositivos abaixo, aquele que no deve fazer parte do contexto da LDO : A) definir regra para a limitao de empenho e movimentao financeira B) estabelecer as condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas C) definir as condies para a renncia de receitas D) estabelecer as diretrizes, objetivos e metas da administrao estadual, relativas s despesas de capital e a outras delas decorrentes E) dispor sobre a poltica de pessoal e encargos sociais 68) (CEPERJ - Analista de Controle Interno SEFAZ/RJ 2012) Anualmente, conforme estabelecido na legislao, o projeto de lei de diretrizes oramentrias dever conter um Anexo de Metas Fiscais, que, entre outras informaes, indicar a meta anual do resultado primrio que se espera obter para o exerccio corrente, como tambm para os dois subsequentes. Para se calcular o resultado primrio, devero ser consideradas apenas as receitas e despesas classificadas como: A) financeiras. B) efetivas C) correntes D) executadas E) no financeiras 69) (CEPERJ Analista de Controle Interno SEFAZ/RJ 2013) A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que o Anexo de Metas Fiscais dever demonstrar a real evoluo do patrimnio lquido no perodo de tempo compreendido entre exerccio e: A) os cinco anteriores B) o exerccio anterior C) os dois anteriores D) os trs anteriores E) os seis anteriores

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

63 de 64

Das könnte Ihnen auch gefallen