Sie sind auf Seite 1von 4

Parecer n. 54/2011 Data: 2011.02.16 Processo n.

676/2010 Entidade consulente: Cmara Municipal de Sintra I - Factos e pedido A Cmara Municipal de Sintra (CMS) solicitou o parecer da CADA sobre a legalidade da confiana, a um advogado, na qualidade de mandatrio, de dois processos de urbanizao/edificao, para consulta no seu escritrio, com prazo de 5 dias teis. A CMS refere que [a]nalisada internamente a pretenso, suscitaram os servios duvidas sobre o seu deferimento em razo da ausncia de previso legal expressa, diversamente do regime decorrente com normas processuais em matria cvel. C.P.Civil art. 169.. Ao pedido foi anexo parecer interno da CMS no qual referido o seguinte: neste ponto regem e devem ser tidos como regulamentadores do acesso informao os diplomas de concretizao entretanto publicados [] o Decreto-Lei n 135/99, de 22 de Abril, e a Lei n 46/2007, de 24 de Agosto. Ora, dos mecanismos constantes dos aludidos diplomas, objectiva e concretamente conformadores do acesso informao por banda dos particulares, nada se estatui relativamente possibilidade de confiana dos processos. Salvo melhor opinio em contrrio, parece-nos que o legislador (contrariamente ao que sucede no domnio do Cdigo do Processo Civil) ter entendido como suficiente a consagrao dos mecanismos de acesso expressamente previstos nos dois citados diplomas, designadamente por via da consulta ou da emisso de certificao ou at por disponibilizao de cpias simples []. Como consabido, a conduta dos entes pblicos est sujeita a um princpio basilar do Direito Administrativo e das relaes que sua sombra se constituam: o princpio da legalidade (por contraposio ao princpio da ilicitude que enforma o Direito Civil). Consequentemente, Administrao activa apenas ser lcito actuar em conformidade com as condutas previamente definidas por lei, podendo unicamente recorrer aplicao analgica em situaes muito residuais e, ainda assim, perante a verificao de uma bvia situao de lacuna de previso. Considerando o regime decorrente dos normativos aplicveis ao direito de acesso, tal como j deixamos antever, o mesmo no prev, salvo melhor opinio, a confiana dos processos, tpica do Processo Civil (artigo 169 do CPC), no se nos afigurando assim curial o deferimento do agora solicitado, por ausncia de previso legal expressa.

Acresce que a confiana de um processo sempre levantaria graves dificuldades operativas, j que implicaria um evidente sobrestar da apreciao da inerente pretenso, com a insusceptibilidade da consulta por parte dos demais interessados. Obviamente que sempre se poder argumentar que nos processos judiciais tal tambm suceder, contudo a verdade que a lei no consagra, aqui, tal possibilidade; sendo certo que os processos detidos pela Administrao no tm cpias para reforma, o que torna praticamente impossvel a sua reconstituio em caso de extravio, destruio ou deteriorao, ocorrendo por conta desta uma tal responsabilidade, maxime no que respeita eventual impossibilidade de prossecuo das suas atribuies em tal caso. Tudo o que j alinhamos at aqui aponta para o indeferimento dos requerimentos tendentes confiana dos processos. Todavia, a verdade que a motivao que lhes estar subjacente sempre poder ser tida como relevante, dando, desta forma, razo e ilustrando a aludida situao de tenso de interesses sempre presente nestes circunstancialismos. II - Apreciao jurdica 1. A entidade consulente encontra-se sujeita Lei n. 46/2007, de 24 de Agosto, Lei do Acesso aos Documentos Administrativos (LADA), nos termos da alnea e) do n. 1 do artigo 4.. Sero deste diploma legal os preceitos normativos mencionados, posteriormente, sem outra referncia. 2. competncia da CADA, conforme refere o artigo 27., n. 1: () b) Apreciar as queixas que lhe sejam apresentadas nos termos do artigo 15.; c) Emitir parecer sobre o acesso aos documentos administrativos, a solicitao dos rgos e entidades a que se refere o artigo 4.; d) Emitir parecer sobre a comunicao de documentos entre servios e organismos da Administrao, a pedido da entidade requerida ou da interessada, a no ser que se anteveja risco de interconexo de dados, caso em que a questo submetida apreciao da Comisso Nacional de Proteco de Dados; f) Emitir parecer sobre a aplicao da presente lei, a solicitao dos rgos e entidades a que se refere o artigo 4.; h) Contribuir para o esclarecimento e divulgao das diferentes vias de acesso aos documentos administrativos no mbito do princpio da administrao aberta. (). 2

Alm de outras competncias instrumentais a CADA, pronuncia-se, essencialmente, sobre o acesso a documentos ou informao administrativa na posse das entidades referidas no artigo 4.. CADA cabe zelar pelo cumprimento das disposies da LADA, artigo 25., n. 1. 3. No est em causa um requerimento que tenha sido dirigido CMS cuja satisfao tenha suscitado dvidas (alnea c), n. 1, artigo 27.) nem de dvida sobre a admissibilidade de comunicao de documentos entre servios e organismos da administrao (alnea d), n. 1, artigo 27.). O pedido de parecer sobre a confiana de processos de urbanizao/edificao a advogado pode enquadrar-se na referida alnea h), n. 1, artigo 27., que afirma ser competncia da CADA [c]ontribuir para o esclarecimento e divulgao das diferentes vias de acesso aos documentos administrativos no mbito do princpio da administrao aberta. Pode ainda enquadrar-se na alnea f), n. 1, artigo 27., que refere que competncia da CADA emitir parecer sobre a aplicao da LADA a solicitao das entidades a ela sujeitas. A CADA tem emitido parecer sobre a aplicao de diplomas legais que no a LADA, nomeadamente, da Lei n. 169/99, de 18 de Setembro, Lei das Autarquias Locais1 Estatuto Poltico-Administrativo da Regio Autnoma dos Aores2, o Decreto Legislativo Regional n. 8/89/A, de 20 de Julho e o Regimento da ALR/A3. 4. No parecer que acompanha o pedido a CMS refere que o acesso aos documentos administrativos se encontra regulado na LADA e na Lei n. 135/99, de 22 de Abril4, diplomas legais que nada estatuem quanto confiana de processos. Mais refere que na falta da tal estatuio, a Administrao, sujeita observncia do princpio da legalidade, no est em condies de deferir pedidos de confiana dos processos administrativos. Acrescenta que em termos operativos a confiana do processo acarreta problemas que decorrem do direito dos demais interessados sua consulta e do facto de no ter cpias para reforma. 5. Na situao concreta est em causa a confiana a advogado, na qualidade de mandatrio, de processos de urbanizao/edificao, para consulta no seu escritrio, por um prazo de cinco dias teis.

Com as alteraes introduzidas pela Lei n 5-A/2002, de 11 de Janeiro e pela Lei n. 67/2007, de 31 de Dezembro. 2 Lei n. 39/80, de 5 de Agosto, e alterada pelas Leis n.s 9/87, de 26 de Maro, 61/98, de 27 de Agosto e 2/2009 de 12 de Janeiro. 3 Resoluo n. 15/2003/A, de 26 de Novembro, alterada pela Resoluo n. 3/2009/A, de 14 de Janeiro. 4 Alterado pelo Decreto-Lei n. 29/2000, de 13 de Maro e pelo Decreto-Lei n. 72-A/2010, de 18 de Junho.

Da LADA, do Decreto-Lei n. 135/99 (referidos pela CMS) ou do Cdigo do Procedimento Administrativo, no consta qualquer norma respeitante confiana de processos administrativos. Essa possibilidade no estranha Administrao. Como referimos, encontra-se prevista noutras normas que regulam a sua actividade, nomeadamente no Estatuto Disciplinar dos Trabalhadores Que Exercem Funes Pblicas ou no Regulamento Disciplinar da Ordem dos Advogados, tendo como referncia, o regime vertido no Cdigo do Processo Civil, que se aplica subsidiariamente, ao processo nos tribunais administrativos. No entanto, no parece resultar do quadro legal referido que o legislador tenha consagrado o direito confiana de todos os processos administrativos a advogados. Nem que tal seja necessrio para que os direitos de defesa e da tutela jurisdicional efectiva seja garantido. Entende-se que os mecanismos de acesso consagrados na LADA, que permite a consulta ou a reproduo dos documentos administrativos, asseguram a efectivao dos referidos princpios. 6. De referir que na situao concreta est em causa o acesso a processos de urbanizao/edificao, dos quais, por regra, constam documentos no nominativos, sujeitos ao regime do artigo 5. nos termos do qual [t]odos, sem necessidade de enunciar qualquer interesse, tm direito de acesso aos documentos administrativos, o qual compreende os direitos de consulta, de reproduo e de informao sobre a sua existncia e contedo. III - Concluso Face ao exposto, entende-se que a consulta ou a reproduo dos processos administrativos, por parte de advogados, asseguram o direito de defesa e da tutela jurisdicional efectiva. Comunique-se. Lisboa, 16 de Fevereiro de 2011 David Duarte (Relator) - Osvaldo Castro (Tem voto de conformidade) - Lus Montenegro (Tem voto de conformidade) - Diogo Lacerda Machado - Joo Miranda - Antero Rlo Renato Gonalves - Artur Trindade - Vasco Almeida - Antnio Jos Pimpo (Presidente)

Das könnte Ihnen auch gefallen