Sie sind auf Seite 1von 6

Aula 11 (18/02/13) - Construes de Concreto 1

Profa Giuliana Furtado Franca Bono

1. PR-DIMENSIONAMENTO DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO

Largura de vigas A largura das vigas deve ser escolhida em funo da espessura final da parede. Depende: - Das dimenses das unidades de alvenaria (tijolo macio, bloco furado, etc.). - Da espessura da argamassa de revestimento (reboco), usualmente entre 1,5 cm a 2,0 cm.

Portanto, antes de se definir a largura da viga necessrio definir: - o tipo e as dimenses da unidade de alvenaria (projeto arquitetnico).

Exemplos: considerando 1,5 cm de espessura de argamassa de revestimento Larguras das vigas: bw = 12 cm para espessura de parede 15 cm bw = 17 cm para espessura parede de 20 cm bw = 22 cm para espessura parede de 25 cm Altura de vigas A altura das vigas depende de diversos fatores, sendo os mais importantes: - o vo - o carregamento - a resistncia do concreto

A altura deve ser suficiente para proporcionar: - resistncia mecnica - baixa deformabilidade (flecha).

Aula 11 (18/02/13) - Construes de Concreto 1

Profa Giuliana Furtado Franca Bono

Uma indicao prtica para a estimativa grosseira da altura das vigas de concreto armado pode ser dada por: - tramos internos: h = lo/12 - tramos externos ou vigas biapoiadas: h = lo/10 - vigas em balano: h = lo/5

A altura das vigas deve ser preferencialmente modulada de 5 em 5 cm, ou de 10 em 10 cm. Num pavimento de edifcio, no recomendvel utilizar muitos valores diferentes para altura das vigas, de modo a facilitar e otimizar os trabalhos de execuo. Usualmente, adotam-se, no mximo, duas alturas diferentes. Tal procedimento pode, eventualmente, gerar a necessidade de armadura dupla em alguns trechos das vigas. Em edifcios residenciais, conveniente que as alturas das vigas no ultrapassem 60cm, para no interferir nos vos de portas e de janelas.

2. CLCULO DE LAJES MACIAS DE CONCRETO ARMADO

Roteiro para o clculo de lajes isoladas:

a) Determinar as condies mais adequadas de vinculao das lajes (discretizao do pavimento); b) Pr-dimensionar as alturas das lajes; c) Calcular as cargas atuantes; d) Verificar as flechas; e) Calcular os esforos internos (momentos fletores e reaes das lajes nas vigas de apoio); f) Verificar o efeito das foras cortantes (cisalhamento); g) Determinar as armaduras longitudinais; h) Detalhar as armaduras.

Aula 11 (18/02/13) - Construes de Concreto 1

Profa Giuliana Furtado Franca Bono

2.1. DISCRETIZAO DO PAVIMENTO

O critrio para discretizar um pavimento: - considerar cada regio contida entre quatro vigas como uma laje. - em alguns casos trs vigas j definem uma laje.

2.2 VO LIVRE, VO TERICO E CLASSIFICAO DAS LAJES.

No projeto de lajes, a primeira etapa consiste em determinar: - vos livres (lo) - vos tericos (l) - relao entre os vos tericos. Vo livre (lo) a distncia livre entre as faces dos apoios. No caso de balanos, considera-se a distncia da extremidade livre at a face do apoio.

vo terico (l) tambm pode ser denominado vo equivalente ou efetivo.

Aula 11 (18/02/13) - Construes de Concreto 1

Profa Giuliana Furtado Franca Bono

Quando os apoios puderem ser considerados suficientemente rgidos quanto translao vertical, o vo efetivo deve ser calculado pela seguinte expresso (NBR 6118, item 14.7.2.2): l = l0 + a1 + a2 com, a1 igual ao menor valor entre (t1/2 e 0,3h) a2 igual ao menor valor entre (t2/2 e 0,3h), conforme a figura abaixo. Para facilidade do clculo usual considerar os vos tericos at os eixos dos apoios.

Nas lajes em balano, o vo efetivo o comprimento da extremidade at o centro do apoio, no sendo necessrio considerar valores superiores ao comprimento livre acrescido de trinta por cento da espessura da laje.

Conhecidos os vos tericos das lajes, considera-se:

- lx o menor vo terico da laje, - ly o maior vo terico -

Aula 11 (18/02/13) - Construes de Concreto 1

Profa Giuliana Furtado Franca Bono

De acordo com o valor de , usual a seguinte classificao: laje armada em duas direes; laje armada em uma direo.

Nas lajes armadas em duas direes, so calculadas duas armaduras principais para resistir aos momentos fletores nessas direes.

As denominadas lajes armadas em uma direo, na realidade, tambm tm armaduras nas duas direes:

- A armadura principal, na direo do menor vo, calculada para resistir o momento fletor nessa direo, obtido ignorando-se a existncia da outra direo. A laje calculada como um conjunto de vigas-faixa na direo do menor vo.

- Na direo do maior vo, coloca-se armadura de distribuio, com seo transversal mnima dada pela NBR 6118 (2003).

A armadura de distribuio tem o objetivo de solidarizar as faixas de laje da direo principal, prevendo-se, por exemplo, uma eventual concentrao de esforos.

Aula 11 (18/02/13) - Construes de Concreto 1

Profa Giuliana Furtado Franca Bono

2.3 CONDIES DE APOIO (VINCULAO)

Existem, basicamente, trs tipos:

- borda livre - borda simplesmente apoiada - borda engastada

Engastada: caso haja uma laje vizinha com rigidez suficiente (dependendo do seu vo e espessura) para impedir a rotao nessa borda comum.

Apoiada: quando a borda da laje suportada por: vigas ou outro elemento estrutural.

Livre: quando a borda da laje no tiver vinculao ao longo daquele lado.

Das könnte Ihnen auch gefallen