Sie sind auf Seite 1von 15

ESTATUTOS

ESCOLA SECUNDRIA D. INS DE CASTRO

ASSOCIAO DE ESTUDANTES

ESTATUTOS | ASSOCIAO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDRIA D. INS DE CASTRO

ESTATUTOS DA ASSOCIAO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDRIA D. INS DE CASTRO


Artigo 1. (Denominao, sede e durao) A Associao, sem fins lucrativos, adota a denominao de Associao de Estudantes da Escola Secundria D. Ins de Castro - Alcobaa (AEESDICA), estabelece a sua sede na Escola Secundria D. Ins de Castro - Alcobaa, Rua Costa Veiga, freguesia de Alcobaa, concelho de Alcobaa e constitui-se por tempo indeterminado. A Associao tem o nmero de pessoa colectiva e o nmero de identificao na segurana social .

Artigo 2. (Fim) A Associao tem como fim: 1. Desenvolver actividades culturais, recreativas e desportivas sem fins lucrativos para a comunidade escolar; 2. Representar todos os estudantes e defender os seus interesses; 3. Promover a formao cvica, fsica, cultural e cientfica dos seus membros; 4. Estabelecer a ligao entre a escola e alunos e a realidade socioeconmica e poltica do pas; 5. Defender e promover os valores fundamentais do ser humano; 6. Contribuir para a participao dos seus scios na discusso dos problemas educativos; 7. Cooperar com todos os organismos estudantis, nacionais ou estrangeiros cujos princpios no contrariem os aqui definidos.

Artigo 3. (Receitas) Constituem receitas da Associao, designadamente: 1. Os rendimentos dos bens prprios da Associao e as receitas das suas atividades; 2. As liberalidades aceites pela associao; 3. Os subsdios que lhe sejam atribudos.

ESTATUTOS | ASSOCIAO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDRIA D. INS DE CASTRO

Artigo 4. (rgos) So rgos da associao a Assembleia Geral, a Direo e o Conselho Fiscal. O mandato dos titulares dos rgos sociais de um ano.

Artigo 5. (Assembleia Geral) A Assembleia Geral constituda por todos os alunos da escola em pleno gozo dos seus direitos. A competncia da Assembleia Geral e a forma do seu funcionamentos so os estabelecidos no Cdigo Civil, designadamente no artigo 170, e nos artigos 172 a 179. A mesa da Assembleia Geral composta por cinco associados: um presidente, dois secretrios e dois vogais, a quem compete dirigir as reunies da assembleia e lavrar as respetivas actas.

Artigo 6. (Direo) A Direo, eleita em Assembleia Eleitoral, composta por seis associados, distribudos pelos cargos de presidente, vice-presidente, vogal, tesoureiro e secretrio. Direo compete a gesto social, administrativa e financeira da Associao, bem como a sua representao em juzo e fora dele. A forma do seu funcionamento a estabelecida no artigo 171 do Cdigo Civil. A Associao obriga-se com a interveno do Presidente da Direo e do Presidente do Conselho Fiscal.

Artigo 7. (Conselho Fiscal) O Conselho Fiscal, eleito em Assembleia Eleitoral, composto por 3 associados. Ao Conselho Fiscal compete fiscalizar os actos administrativos e financeiros da Direo, nomeadamente as suas contas e relatrios, e dar parecer sobre os atos que impliquem aumento das despesas ou diminuio das receitas. A forma do seu funcionamento a estabelecida no artigo 171 do Cdigo Civil.

ESTATUTOS | ASSOCIAO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDRIA D. INS DE CASTRO

Artigo 8. (Admisso e excluso) As condies de admisso e excluso dos associados, assim como as suas categorias, direitos e obrigaes, constaro de regulamentos a aprovar pela Assembleia Geral.

Artigo 9. (Extino. Destino dos bens.) Extinta a Associao, o destino dos bens que integrem o patrimnio social ser objecto de deliberao dos associados, desde que os respetivos bens no estejam afectados a fim determinado, nem que lhe tenham sido doados ou deixados com algum encargo.

PARTE I (Associao de Estudantes da Escola Secundria D. Ins de Castro - Alcobaa) Artigo 1 (Denominao, mbito e Sede) Com a denominao de Associao de Estudantes da da Escola Secundria D. Ins de Castro - Alcobaa (AEESDICA), constituda, por tempo indeterminado, uma Associao com sede no edifcio da da Escola Secundria D. Ins de Castro - Alcobaa, em local prprio para o efeito, representativa dos estudantes da mesma escola.

Artigo 2 (Princpios Fundamentais) 1. Associao presidem, entre outros, os seguintes princpios: a) Democraticidade Todos os estudantes tm o direito a participar na vida associativa, incluindo o de eleger e ser eleito para os corpos diretivos e ser nomeado para cargos associativos; b) Independncia A Associao no dever submeter-se a partidos polticos, organizaes estatais, religiosas ou quaisquer outras organizaes que, pelo seu carter, impliquem a perda de independncia dos estudantes ou seus rgos representativos; c) Unicidade e Representatividade A AEESDICA representa os interesses e direitos de todos os seus associados; d) Autonomia A Associao depende nica e exclusivamente de si e dos seus scios para a elaborao dos respetivos estatutos e demais normas internas, na eleio dos seus rgos dirigentes, na gesto e administrao do respetivo patrimnio e na elaborao de planos de atividades.
4

ESTATUTOS | ASSOCIAO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDRIA D. INS DE CASTRO

Artigo 3 (Objetivos e Deveres Gerais) 1. So objetivos desta Associao: a) Representar todos os estudantes e defender os seus interesses; b) Promover a formao cvica, fsica, cultural e cientfica dos seus membros; c) Estabelecer a ligao entre os alunos e a realidade sociopoltica do pas; d) Defender e promover os valores fundamentais do ser humano; e) Contribuir para a participao dos seus scios na discusso dos problemas educativos. 2. Quaisquer outros objetivos que venham a ser definidos pelos rgos desta Associao, ou atravs do programa pelo qual foram eleitos.

Artigo 4 (Direitos da AEESDICA) 1. Direito de disposio de instalaes prprias (sede) dentro da da Escola Secundria D. Ins de Castro - Alcobaa, cedidas a ttulo gratuito, mediante um protocolo no qual se responsabilizam da gesto, zelo e boa conservao do espao; 2. Direito de ser consultada por parte dos rgos de gesto da da Escola Secundria D. Ins de Castro - Alcobaa em relao s seguintes matrias: a) Projeto educativo da escola; b) Regulamentos internos; c) Planos de Atividade e Oramento; d) Projetos de combate ao insucesso escolar; e) Avaliao; f) Organizao de atividades de complemento curricular e do desporto escolar.

Artigo 5 (Sigla / Smbolo) 1. A Associao de Estudantes da da Escola Secundria D. Ins de Castro Alcobaa simbolizada pela seguinte sigla: AEESDICA; 2. O smbolo da Associao ser objeto de concurso entre os estudantes.

ESTATUTOS | ASSOCIAO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDRIA D. INS DE CASTRO

PARTE II (Associados da AEESDICA) Artigo 6 (Definio) 1. So Associados da AEESDICA todos os estudantes que frequentam o Ensino Secundrio na Escola Secundria D. Ins de Castro - Alcobaa e que nela estejam legalmente inscritos;

Artigo 7 (Liberdade de Expresso) 1. Em todas as atividades e reunies promovidas pela AEESDICA os associados tero uma total liberdade de expresso e opinio.

Artigo 8 (Princpio da Igualdade) 1. Todos os associados tero o mesmo tratamento por parte dos rgos de orientao da AEESDICA, sendo iguais perante quaisquer disposies estatutrias e regulamentares. 2. No sero, portanto, observadas diferenas de sexo, raa, lngua, religio, convices polticas e/ou ideolgicas, instruo, situao socioeconmica ou orientao sexual.

Artigo 9 (Direitos dos Associados) 1. Todos os membros da AEESDICA tm direito a: a) Participar em todas e quaisquer atividades promovidas pela AEESDICA; b) Eleger companheiros para quaisquer rgos de orientao da AEESDICA; c) Participar em todas as Assembleias Gerais: ordinrias ou extraordinrias; d) Requerer, se em conjunto representarem 5% dos associados, junto da Mesa da Assembleia Geral, a convocao de uma reunio extraordinria da Assembleia Geral; e) Examinar as contas da AEESDICA, por requerimento ao Conselho Fiscal; f) Ser informado dos assuntos associativos sempre que julgue necessrio; g) Contestar, em Assembleia Geral, as decises que considere erradas; h) Apresentar propostas ou sugestes aos rgos de orientao da AEESDICA i) Ser eleitos para quaisquer rgos de orientao da AEESDICA ; j) Renunciar a qualquer cargo para o qual tenham sido democraticamente eleitos, mediante justificao escrita dirigida Direo da AEESDICA.

ESTATUTOS | ASSOCIAO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDRIA D. INS DE CASTRO

Artigo 10 (Deveres dos Associados) 1. Todos os scios da AEESDICA tm o dever de: a) Cumprir e fazer cumprir os estatutos e regulamentos da Associao; b) Mostrar-se disponveis para participar e colaborar nas atividades promovidas pela Associao; c) Comparecer em todas as Assembleias Gerais ordinrias e extraordinrias; d) Contribuir para o bom funcionamento da Associao.

PARTE III (Finanas e Patrimnio) Artigo 11 (Receitas e Despesas) 1. Consideram-se Receitas da AEESDICA as seguintes: a) Apoios e donativos feitos por agentes privados; b) Apoios concedidos pelas entidades governamentais, com vista ao desenvolvimento das suas atividades; c) Receitas provenientes das suas atividades. 2. As despesas da associao sero efetuadas mediante a movimentao de verbas consignadas no oramento.

Artigo 12 (Plano de Atividades e Oramento) 1. Anualmente, 10 dias aps a tomada de posse, a Mesa de Assembleia Geral deve convocar uma Assembleia Geral ordinria, onde a Direo deve apresentar aos scios, conjuntamente, o Plano de Atividades e o Oramento para o seu mandato. 2. Ao longo do ano, a Direo pode apresentar Mesa da Assembleia Geral propostas de reviso do Plano de Atividades e do Oramento, que, dependendo da deciso da Mesa da Assembleia Geral podem ou no ser afixadas em local visvel e aprovadas passados 3 dias (caso no seja convocada nenhuma reunio extraordinria por 5% dos alunos para contestar esta reviso).

ESTATUTOS | ASSOCIAO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDRIA D. INS DE CASTRO

PARTE IV (rgos Sociais) Captulo I (Princpios Fundamentais) Artigo 13 (rgos Sociais da AEESDICA) 1. A orientao da AEESDICA e a sua gerncia competem aos seguintes rgos: a) Assembleia Geral; b) Direo da AEESDICA; c) Conselho Fiscal. 2. O poder orientador da AEESDICA pertence exclusivamente a estes rgos representativos dos seus associados, sendo exercido nos termos do presente regulamento.

Artigo 14 (Mandato) 1. O mandato dos rgos eleitos da Associao tem a durao de um ano letivo; 2. A AEESDICA est obrigada a uma comunicao ao IPJ, sempre que haja uma alterao dos dirigentes associativos responsveis pela associao 20 dias aps a tomada de posse.

Captulo II (Assembleia Geral) Artigo 15 (Definio) 1. A Assembleia Geral o rgo deliberativo mximo da Associao. 2. um rgo pluralista, onde todas as opinies devem ser ouvidas, alojando toda a soberania da AEESDICA.

Artigo 16 (Composio) 1. A Assembleia Geral composta por todos os scios da AEESDICA. 2. Cada membro tem direito a um voto, incluindo os membros da Mesa da Assembleia Geral.

ESTATUTOS | ASSOCIAO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDRIA D. INS DE CASTRO

Artigo 17 (Competncias) 1. da competncia da Assembleia Geral: a) Deliberar sobre todos os assuntos respeitantes AEESDICA; b) Aprovar o Plano de Atividades e o Oramento, podendo introduzir as alteraes que achar convenientes; c) Fiscalizar a ao dos rgos sociais da AEESDICA; d) Vigiar o cumprimento dos Estatutos e Regulamentos por parte de todos os scios e dos demais rgos orientadores da AEESDICA; e) Revogar (por maioria de 2/3 dos scios presentes) em qualquer altura, se justificado, os mandatos dos rgos orientadores da AEESDICA; f) Alterar os Estatutos e Regulamentos da AEESDICA (por maioria de 2/3 dos scios presentes); g) Deliberar sobre as dvidas ou omisses do presente regulamento; h) Decidir sobre a dissoluo ou prorrogao da AEESDICA (por maioria de do total dos scios).

Artigo 18 (Reunies Ordinrias) 1. As reunies ordinrias da Assembleia Geral realizar-se-o duas vezes por ano. Cabe ao presidente da Mesa de Assembleia Geral designar a data, a hora e o local, bem como, a ordem de trabalhos. a) A primeira reunio ordinria dever ocorrer no mximo 15 dias teis aps a tomada de posse dos rgos sociais da AEESDICA e a sua ordem de trabalhos conter obrigatoriamente a aprovao do Oramento e do Plano de Atividades; b) A segunda reunio ordinria dever ocorrer no mnimo 15 dias teis antes do termo do ano letivo e a sua ordem de trabalhos conter obrigatoriamente a apresentao, discusso e aprovao do relatrio de atividades e do relatrio de contas dos rgos sociais da AEESDICA.

Artigo 19 (Reunies Extraordinrias) 1. As reunies extraordinrias da Assembleia Geral realizar-se-o sempre que a Direo da AEESDICA, o Conselho Fiscal ou pelo menos 5% dos scios as convoquem por intermdio da Mesa da Assembleia Geral. 2. Os elementos que a convoquem estaro necessariamente presentes, caso contrrio no ser vlida.

ESTATUTOS | ASSOCIAO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDRIA D. INS DE CASTRO

Artigo 20 (Convocao da Assembleia Geral) 1. As reunies ordinrias devero ser convocadas com cinco dias teis de antecedncia; 2. A convocao das reunies da Assembleia Geral da exclusiva responsabilidade da Mesa da Assembleia Geral.

Artigo 21 (Qurum) 1. A Assembleia Geral s se poder realizar hora marcada se estiverem presentes 10% dos scios. 2. Se o Qurum no se verificar, a Mesa decidir se o nmero de scios ou no suficiente para que a reunio tenha inicio passados 20 minutos.

Artigo 22 (Discusso e Votao) 1. Um assunto ser objeto de votao em Assembleia Geral sempre que pelo menos 10% dos associados presentes o considerar necessrio e o requerir Mesa da Assembleia Geral; 2. As matrias sero votadas de brao no ar, ou quando se referirem a pessoas, por voto secreto.

Captulo III (Mesa da Assembleia Geral) Artigo 23 (Composio) 1. A Mesa da Assembleia Geral composta por um presidente, dois secretrios e dois vogais eleitos em sufrgio universal por todos os alunos que frequentem o Ensino Secundrio na ESDICA e exercem mandatos com a durao de um ano letivo;

Artigo 24 (Competncias) 1. Compete Mesa da Assembleia Geral: a) Convocar e presidir as reunies ordinrias e extraordinrias da Assembleia Geral e lavrar as respetivas atas; b) Pr os assuntos votao nos termos do presente regulamento; c) Verificar a existncia de qurum no incio de cada reunio da Assembleia;

10

ESTATUTOS | ASSOCIAO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDRIA D. INS DE CASTRO

d) Usufruir do direito de voto em todos os assuntos a discusso nas reunies da Assembleia Geral. Artigo 25 (Ordem de Trabalhos das Reunies) 1. A ordem de trabalhos das reunies ordinrias definida pela Mesa da Assembleia Geral em conformidade com os presentes estatutos, podendo esta tomar em linha de conta eventuais sugestes informais de scios. 2. A ordem de trabalhos das reunies extraordinrias da responsabilidade de quem a convoque, estando os requerentes obrigados a entregar a ordem de trabalhos mesa da Assembleia Geral, trs dias antes da reunio extraordinria.

Captulo IV (Direo da AEESDICA) Artigo 26 (Definio) 1. A Direo da AEESDICA o rgo superior de administrao e gerncia da AEESDICA.

Artigo 27 (Constituio) 1. A Direo da AEESDICA composta por seis elementos distribudos pelos cargos de presidente, vice-presidente, vogal, tesoureiro e secretrio;

Artigo 28 (Competncias) 1.So Competncias da Direo da AEESDICA: a) Representar a Associao em todos os momentos necessrios; b) Administrar o patrimnio da AEESDICA; c) Executar as deliberaes tomadas pela Assembleia Geral; d) Cumprir o programa com que se apresentou s eleies; e) Elaborar o Plano de Atividades e o Oramento em colaborao com o Conselho Fiscal; f) Apresentar Assembleia Geral o seu Plano de Atividades e Oramento, que devem ser cumpridos ao longo do mandato; g) Apresentar na ltima reunio ordinria o Relatrio de Contas; h) Assegurar o financiamento da AEESDICA; i) Assegurar todas as obrigaes legais omissas.

11

ESTATUTOS | ASSOCIAO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDRIA D. INS DE CASTRO

Artigo 29 (Solidariedade Administrativa) 1. As deliberaes da Direo da AEESDICA so tomadas por maioria simples, sendo obrigatrio o voto de 2/3 dos seus elementos; 2. Cada membro da Direo da AEESDICA pessoalmente responsvel pelos seus atos e solidariamente responsvel por todas as medidas tomadas com os restantes membros da Direo.

Capitulo V (Conselho Fiscal) Artigo 30 (Definio) 1. O Conselho Fiscal administra a gesto das finanas da AEESDICA.

Artigo 31 (Composio) 1. O Conselho Fiscal constitudo por um presidente, um relator e um secretrio.

Artigo 32 (Competncias) 1. Compete ao Conselho Fiscal: a) Auxiliar a Direo na gesto dos fundos da AEESDICA; b) Examinar, sempre que julgue necessrio, a contabilidade da AEESDICA; c) Apreciar o Plano Anual de Atividades da Direo da AEESDICA; d) Apreciar o Relatrio Anual de Atividades da Direo da AEESDICA; e) Apreciar o Oramento; f) Apreciar o Relatrio de Contas; g) Emitir parecer sempre que se justifique ou se solicitado, e dirigi-lo Direo ou mesmo Assembleia Geral; i) Assistir, sempre que deseje, s reunies da Direo da AEESDICA.

Captulo VI (Mandatos e Eleies) Artigo 33 (Especificaes) 1. As disposies do presente captulo aplicam-se eleio da Direo, de Conselho Fiscal e da Mesa da Assembleia Geral, bem como os demais
12

ESTATUTOS | ASSOCIAO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDRIA D. INS DE CASTRO

representantes ou delegados que as listas candidatas venham a designar (Departamentos e Gabinetes).

Artigo 34 (Democraticidade na AEESDICA) 1. A AEESDICA rege-se por ideais democrticos: todos os elementos que a constituem so eleitos por voto secreto e sufrgio universal e direto.

Artigo 35 (Candidaturas) 1. Todos os associados so livres de formar listas candidatas aos rgos sociais da AEESDICA; 2. As listas devero conter candidaturas a todos os rgos sociais (Mesa da Assembleia Geral, Direo e Conselho Fiscal); 3. As listas devero ser entregues Direo da ESDICA, que assegurar a arbitragem neutral do processo eleitoral; 4. Caso seja da vontade da lista, podero ser incorporados na orgnica desta departamentos e/ou gabinetes que facilitem a diviso do trabalho e complementem a candidatura aos rgos sociais.

Artigo 36 (Campanha Eleitoral) 1. O perodo de campanha eleitoral ser definido pela Direo da ESDICA, que decidir tambm sobre quaisquer questes relativas a este perodo sobre as quais o presente regulamento seja omisso.

Artigo 37 (Regras de Campanha) 1. Durante a campanha, todas as listas candidatas devero respeitar as seguintes proibies: a) proibida a utilizao de siglas ou a ostentao de qualquer tipo de propaganda partidria; b) proibido o recurso ao insulto pessoal e/ou agresses fsicas entre candidatos aos rgos orientadores da AEESDICA; c) proibido o desrespeito pelos acordos estabelecidos entre as listas.

13

ESTATUTOS | ASSOCIAO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDRIA D. INS DE CASTRO

Artigo 38 (Ato Eleitoral) 1. O Ato Eleitoral decorrer no trio da escola ou num local de fcil acesso para os alunos; 2. S podero votar alunos que frequentem o Ensino Secundrio na ESDICA.

Artigo 39 (Apuramento dos Resultados) 1. O apuramento dos resultados ser feito imediatamente aps o encerramento das urnas por um elemnto da Direo da escola, acompanhado por elementos das listas candidatas; 2. Dever ser lavrada uma ata onde sero especificados: o nmero de votantes, os resultados obtidos por cada lista candidata em cada ano e no total e o nmero de votos nulos e brancos. 3. Aps a contagem dos votos, a Direo da escola comunicar a lista vencedora, bem como os resultados totais de cada lista, de votos brancos, nulos e de absteno, afixando estes mesmos resultados num local visvel e de fcil acesso.

Artigo 40 (Impugnaes) 1. Qualquer associado pode impugnar o ato eleitoral, baseado em quaisquer vcios ou irregularidades desde que formalize a impugnao em requerimento escrito, ao Diretor da ESDICA, no prazo de 48h, contanto desde o encerramento das urnas; 2. O deferimento de qualquer impugnao implica a repetio do acto eleitoral, no se abrindo novo perodo de campanha eleitoral e tendo cada um desses 5 dias o valor do dia de reflexo que antecede o ato eleitoral numa situao normal.

Artigo 41 (Substituio) 1. Caso qualquer membro de qualquer rgo orientador se demita ou seja demitido, ser substitudo de acordo com o estipulado pelos restantes membros.

14

ESTATUTOS | ASSOCIAO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDRIA D. INS DE CASTRO

PARTE V (Disposies Finais) Artigo 42 (Alteraes dos Estatutos) 1. Os Estatutos da AEESDICA podem ser alterados em Assembleia Geral; 2. As alteraes dos estatutos necessitam de uma aprovao de 2/3 dos scios presentes em Assembleia Geral extraordinria convocada para o efeito, mediante proposta de, pelo menos, 20% dos associados da AEESDICA dirigida ao presidente da mesa de Assembleia Geral; 3. Caso haja alterao de Estatutos, a Direo deve proceder a uma nova escritura pblica.

Artigo 43 (Casos Omissos) 1.Nos casos omissos tem poder deliberativo a Assembleia Geral.

Artigo 44 (Entrada em Vigor dos Estatutos e Regulamentos) Os Estatutos e Regulamentos da Associao de Estudantes da Escola Secundria D. Ins de Castro - Alcobaa entram em vigor imediatamente aps a sua aprovao.

15

Das könnte Ihnen auch gefallen