Sie sind auf Seite 1von 20

U3 PROCESSOS E MATERIAIS GEOLGICOS IMPORTANTES EM AMBIENTES TERRESTRES

II MINERALOGIA E TEXTURAS DAS R. METAMRFICAS

Metamorfismo
2

Durante o processo de metamorfismo ocorrem processos de recristalizao formao de novos minerais devido reorganizao espacial das partculas constituintes dos minerais de uma rocha, quando fica submetida a novos parmetros de presso e de temperatura. Cada mineral possui um domnio de estabilidade definido pelas condies de presso e temperatura a que est sujeito; Durante o metamorfismo os minerais da rocha inicial sofrem alteraes e novos arranjos.

Prof Sandra Nascimento

Metamorfismo
3

Rocha inicial

presses e temperaturas diferentes

Rocha novos minerais

Alterao qumica, formao de novos minerais com estrutura mais compacta e indicadores de metamorfismo
RECRISTALIZAO
Prof Sandra Nascimento

Minerais iniciais
4

Podem permanecer durante o metamorfismo, no se alteram com as novas condies de temperatura e presso pois so minerais estveis num intervalo amplo de condies de temperatura e presso (Quartzo e a Calcite) Podem reaparecer durante a recristalizao como resultado das reaes entre os diferentes minerais da rocha inicial (Feldspatos, moscovite, biotites, piroxenas, anfbolas) (R. magmticas e R. sedimentares) Podem recristalizar formando minerais caractersticos das rochas metamrficas (distena, andaluzite, silimanite, estaurolite, granada, clorite, .)

Estes minerais formam-se em diferentes graus de metamorfismo MINERAIS INDICADORES ou MINERAIS DE NDICE

Prof Sandra Nascimento

Mineralogia das R.Metamrficas


5

Prof Sandra Nascimento

Mineralogia das R.Metamrficas


6

Minerais metamrficos:

comuns s rochas gneas quartzo, feldspatos, moscovite, comuns s rochas sedimentares calcite, dolomite, exclusivos das rochas metamrficas estaurolite, andaluzite, epdoto, granada, silimanite, cordierite, clorite,
Prof Sandra Nascimento

Minerais das R.Metamrficas


7

Prof Sandra Nascimento

Transformaes da recristalizao
8

Transformao polimrfica - a composio da cianite, andalusite e silimanite idntica (AL2SiO5) mas apresentam diferentes estruturas cristalinas.
Cianite
andalusite silimanite

Prof Sandra Nascimento

Minerais ndice
9

A sua presena na rocha metamrfica define os limites de presso e temperatura em que esta foi formada.

Cianite forma-se a presses muito elevadas; Andaluzite forma-se em condies de presso e temperatura relativamente baixas; Silimanite forma-se a temperaturas muito elevadas

Prof Sandra Nascimento

Grau de metamorfismo
10

A presena de certos minerais permite inferir das condies que presidiram sua formao, determinandose o grau de metamorfismo. Baixo grau de metamorfismo clorite, biotite Mdio grau de metamorfismo granada, estaurolite Elevado grau de metamorfismo - silimanite Prof Sandra Nascimento

Textura das R.Metamrficas


11

A textura das rochas metamrficas determinada pelo tamanho, forma e arranjo dos minerais. Em geral, o tamanho dos gros aumenta medida que o grau de metamorfismo tambm aumenta.

Prof Sandra Nascimento

Textura
12

Clivagem xistenta/ardisfera Foliada xistosidade TEXTURA Bandado gnassico

No foliada ou granoblstica

Prof Sandra Nascimento

Foliao
13

Propriedade das rochas metamrficas, resultante do alinhamento preferencial de certos minerais (ex. tabulares) sob a ao de tenses no litostticas, que se traduz pelo aparecimento de estruturas planares na rocha. A clivagem xistenta, a xistosidade e o bandado gnassico so trs tipos de classificao caractersticos de rochas de baixo, mdio e alto grau de metamorfismo, respetivamente.

Prof Sandra Nascimento

Clivagem xistenta ou ardosfera


14

Foliao caracterstica de rochas de baixo grau de metamorfismo como resultado da orientao paralela de certos minerais face a foras compressivas, originando fissilidade evidente na rocha. Isto permite que a rocha se divida em lminas mais ou menos paralelas, sendo lisas ao tato. Apresenta granularidade fina

Exemplos: Ardsia e filito

Prof Sandra Nascimento

Clivagem xistenta ou ardosfera


15

Ardsia

Filito

Prof Sandra Nascimento

Xistosidade
16

Foliao caracterstica de rochas de metamorfismo de mdio grau em que as superfcies de fissilidade se apresentam mais brilhantes e irregulares devido ao maior desenvolvimento dos minerais micceos. Granularidade mdia-alta.

Exemplo: Micaxisto ou xisto

Prof Sandra Nascimento

Bandado gnassico
17

Tipo particular de foliao metamrfica, em rochas originadas em metamorfismo de alto grau, em que os minerais de cor clara (quartzo e feldspato) so segregados dos minerais escuros (biotite e anfbolas), formando bandas alternadas destes minerais. A fissilidade destas rochas reduzida; granularidade mdiaalta.

Exemplo: Gnaisse

Prof Sandra Nascimento

Textura no foliada
18

Rochas formadas por minerais com dimenses semelhantes a grnulos, em vez de formas alongadas e tabulares. Normalmente formam-se a partir de rochas com um s mineral. Ex: corneana, quartzito, mrmore.

Mrmore

Corneana

Quartzito
Prof Sandra Nascimento

19

Prof Sandra Nascimento

Das könnte Ihnen auch gefallen