Sie sind auf Seite 1von 13

MONOGRAFIA: elementos norteadores do texto final de TCCs, Dissertaes e Teses Compilado por Luiz Augusto F.

Rodrigues abril de 2013

As normas a seguir tomaram como base a publicao a seguir, atualizada nesta dcima edio de acordo com as normas da ABNT, em especial as NBR 6024:2012, NBR 10719:2011, NBR 14724:2011 e NBR 15287:2011. A obra completa encontra-se disponvel nas bibliotecas da UFF. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Apresentao de trabalhos monogrficos de concluso de curso. 10. ed. rev. e atualizada por Estela dos Santos Abreu e Jos Carlos Abreu Teixeira. Niteri: EdUFF, 2012.

1 ESTRUTURA 1.1 ELEMENTOS PR-TEXTUAIS (alguns exemplos no item seguinte) Capa Lombada (opcional)1 Errata (opcional) Folha de rosto Folha de aprovao Dedicatria (opcional) Agradecimento (opcional) Epgrafe (opcional)2 Resumo em lngua verncula3 Resumo em lngua estrangeira (opcional nas Monografias) Sumrio Lista de ilustraes (opcional)
1 2

Deve ser evitado o uso de espirais, pois dificulta a colocao de etiqueta de identificao. Tambm chamada de dstico, a folha em que o autor faz citao pertinente inteno do trabalho, seguida de indicao da autoria. Pode ocorrer tambm no incio de cada seo (partes, captulos etc). 3 Sntese dos pontos relevantes da monografia, tais como gnero do trabalho, finalidade, metodologia, resultados e concluses, sem emitir opinies. Redigido em pargrafo nico, na terceira pessoal do singular, com frases claras, com extenso de 150 a 500 palavras, digitado em espao simples, deve ser seguido das palavras-chave, isto , as palavras mais representativas do contedo geral. Em folha separada e em sequncia dever constar o Abstract, acompanhado das key words.

2 Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas, siglas e smbolos (opcional)

1.2 ELEMENTOS TEXTUAIS Texto

1.3 ELEMENTOS PS-TEXTUAIS Obras citadas Obras consultadas (opcional) Apndice(s) (opcional) Anexo(s) (opcional) Glossrio (opcional) ndice (opcional)

Quanto s listas, recomenda-se: - Lista de ilustraes: relao sequencial dos ttulos e/ou legendas de tabelas, quadros e outras ilustraes (mapas, diagramas, plantas, fotografias, grficos etc), com indicao das pginas em que aparecem. - Lista de abreviaturas, siglas e smbolos: relao em ordem alfabtica de abreviaturas etc, seguidos dos respectivos significados. Em relao s Referncias bibliogrficas, desdobradas ou no em Obras citadas e Obras consultadas, deve-se sempre apresentar listas alfabticas. Apndices e Anexos: tabelas, quadros, grficos, inventrios, ilustraes, figuras, formulrios, questionrios, entrevistas, glossrios, documentos e notas explicativas longas. Os Apndices so elaborados pelo prprio autor da monografia; j os Anexos so documentos no elaborados pelo autor. Glossrio: lista em ordem alfabtica, na qual so explicadas palavras ou expresses de uso restrito. ndice: lista de palavras ou frases ordenadas segundo determinado critrio (assuntos, cronologia, autores etc).

2 APRESENTAO GRFICA Folha: Papel branco, formato A4, impressas em s uma das faces (exceto a ficha catalogrfica, que deve vir no verso da folha de rosto).

3 Fonte: 12 (com exceo das notas de rodap e das citaes longas, que o sero em fonte 10) Margens: . superior: 3 cm (nas folhas iniciais de captulos: 8 cm) . inferior: 2 cm . esquerda: 3 cm (nas citaes longas: mais 4 cm) . direita: 2 cm Pargrafos e alneas: 1,5 cm a mais, esquerda Espacejamento geral: espao 1,5 (com exceo das citaes longas, das notas, das referncias bibliogrficas e dos resumos, que o sero em espao simples). Espacejamento dos ttulos: nas sees primrias so separados da primeira linha do texto por trs espaos simples; nas demais sees so separados dos textos que os antecedem e dos que os sucedem, por dois espaos simples. Paginao: todas as folhas devem ser contadas, mas numeradas sequencialmente em algarismos arbicos apenas a partir da parte textual. A numerao deve constar no canto superior direito, a 2 cm da borda superior, ficando o ltimo algarismo do nmero a 2 cm da borda externa da folha. Lombada: nela deve constar o nome do autor e o ttulo do trabalho impressos do alto para o p da lombada.

Numerao progressiva:

1 SEO PRIMRIA 1.1 SEO SECUNDRIA 1.1.1 Seo terciria 1.1.1.1 Seo quaternria 1.1.1.1.1 Seo quinria

4 MODELOS: 1. CAPA
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS GERAIS GRADUAO EM PRODUO CULTURAL

3. FOLHA DE APROVAO
RENATA MARIA BESSA RESPEITA ESPAO CULTURAL DAS ONDAS ECO Monografia apresentada ao Curso de Graduao em Produo Cultural da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para obteno do Grau de Bacharel. Aprovada em xxx de janeiro de 2005 BANCA EXAMINADORA

RENATA MARIA BESSA RESPEITA

ESPAO CULTURAL DAS ONDAS ECO


Prof. Dr. Luiz Augusto F. Rodrigues 0rientador Universidade Federal Fluminense

Prof. Msc. Gilberto Schmtz de Gouma Universidade Federal Fluminense

Luiz Alberto Guarino

NITERI 2005
Niteri 2005

2. FOLHA DE ROSTO4

4. AGRADECIMENTOS

RENATA MARIA BESSA RESPEITA

ESPAO CULTURAL DAS ONDAS ECO

Monografia apresentada ao Curso de Graduao em Produo Cultural da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para obteno do Grau de Bacharel.

AGRADECIMENTOS Ao .... ... Aos...

Orientador: Prof. Dr. LUIZ AUGUSTO F. RODRIGUES

Niteri 2005

No verso deve-se inserir a ficha catalogrfica (dispensada apenas no caso de TCC)

5 3 CITAO Se for traduzida de idioma estrangeiro, deve vir seguida da meno traduo nossa, entre parnteses, aps a chamada. aconselhvel que o texto original da citao conste em nota de rodap. H autores que indicam o contrrio: manter a citao no idioma original e colocar sua traduo em nota de rodap (indicando traduo nossa).

3.1 CITAO FORMAL 3.1.1 Direta (literal ou textual): 3.1.1.1 Quando ocupa espao correspondente a at 3 linhas, inserida no prprio pargrafo, entre aspas duplas. Se o texto citado j contiver algo entre aspas duplas, estas sero substitudas por aspas simples (.........). 3.1.1.2 Com mais de trs linhas, a citao deve constituir pargrafo independente, sem aspas duplas, obedecendo aos espaos e margens previstos anteriormente. No caso de citao formal direta em rodap, ela deve sempre estar entre aspas independentemente de sua extenso. 3.1.2 Indireta (citao de citao): a transcrio de um texto citado por outro autor. Neste caso, indispensvel a meno, no texto, entre parnteses, do autor do documento original, sucedido do ano de publicao, da expresso latina apud e do autor da obra consultada. Alm disso, a referncia bibliogrfica do documento original no consultado deve figurar em nota de rodap. Ex.: A identificao [...] constitui-se ainda num princpio de [...] tica profissional. (LUFT5, 1974 apud NAHUZ; FERREIRA, 1989, p. 69)

3.2 CITAO CONCEITUAL: a reproduo livre do texto original. Neste caso, embora no haja aspas, o autor da ideia original citado. Ex.1: Para Compagnon (1996, p. 28), a citao considerada um corpo estranho no seu texto. Ex. 2: A citao considerada um corpo estranho no seu texto. (COMPAGNON, 1996, p. 28)

LUFT, Celso Pedro. O escrito cientfico: sua estrutura e apresentao. 4.ed. Porto Alegre: Lima, 1974. p. 17.

6 3.3 INFORMAO OBTIDA DE CANAIS INFORMAIS (aulas, palestras,

comunicaes pessoais, entrevistas etc. A informao deve ser seguida da expresso: informao verbal, entre parnteses, e ter sua fonte indicada em nota de rodap.

Ex.: No rodap: Comunicao pessoal ao autor em 15 ago. 2004, na U.F.F.

3.4 SISTEMAS DE CHAMADA 3.6 SISTEMAS DE CHAMADA . Autor-data:


O sistema autor-data compreende a indicao de autoria por meio do ltimo sobrenome do(s) autor(es), ou do nome da instituio responsvel, ou ainda da primeira palavra do ttulo do documento (seguida de reticncias caso a entrada seja pelo ttulo), seguida do ano de publicao da obra e do(s) nmero(s) da(s) pgina(s) correspondente(s) citao. No se indica(m) o(s) nmero(s) da(s) pgina(s) correspondente(s) citao quando ela a sntese da obra no todo. (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, 2004, p. 28)

a) Formas de indicao da(s) pgina(s): . uma nica pgina: p. 69; . pginas consecutivas: p. 30-39; ou p. 50 et seq.; . pginas no-consecutivas: p. 80; 84; 86; . sntese de vrias partes da obra: passim.

b)

Formas de indicao da autoria: . quando o sobrenome faz parte da frase Segundo Almeida (1991, p. 81), o resumo em lngua inglesa deve ser designado por abstract. Nahuz e Ferreira (1989, p. 39) definem o resumo como as principais idias [...] e condensao do contedo. . quando o sobrenome no faz parte da frase O resumo em ingls designado por abstract. (ALMEIDA, 1991, p. 81)

7 No caso de haver coincidncia de sobrenome de autores, acrescenta-se a inicial do prenome; se mesmo assim existir coincidncia, colocam-se os prenomes por extenso. Ex.: (OLIVEIRA, D., 1983) (OLIVEIRA, J., 1983) (SANTOS, Luiz, 1990) (SANTOS, Larissa, 1990)

No caso de haver mais de uma obra do autor do mesmo ano, acrescenta-se indicativo alfabtico. Ex.: (RODRIGUES, 2001a) (RODRIGUES, 2001b)

3.5 SINAIS E CONVENES: . Colchetes, so usados para indicar: supresses: [...] acrscimos: [as] comentrios: [fato que no consensual] destaques: [grifo nosso]; [sem grifo no original] erro no texto citado: [sic] algo que suscite dvida: [?] algo que se quer enfatizar: [!]

. Parnteses, so usados para indicao bibliogrfica.

Em sentido amplo, as notas so de dois tipos: notas de referncia e notas explicativas. Como finalidade das notas de rodap pode-se indicar: a) a indicao das fontes de onde foram extradas as citaes feitas no texto; b) a remisso do leitor a outras partes do trabalho, a outras obras e a outros autores relacionados ao assunto tratado; c) a insero de consideraes complementares que, embora importantes para o leitor interessado em se aprofundar no assunto, se feitas no texto, podem prejudicar o seu desenvolvimento; d) a transcrio, em lngua original, do trecho do qual tirada a citao, ou a traduo em vernculo do trecho citado em lngua estrangeira no texto.

3.5.1 Expresses e abreviaturas latinas, utilizadas no rodap e no texto: apud (citada por): nos casos de citaes indiretas.

8 Cf. (confira): para recomendar consulta a trabalhos de outros autores ou a notas do mesmo trabalho. ibidem ou ibid. (na mesma obra): para indicar que a obra citada a mesma da citao imediatamente anterior. passim (em diversas passagens): para indicar referncias genricas a vrias passagens do texto; em vez de designar o nmero das pginas correspondentes, usa-se essa expresso. sequentia ou et seq. (seguinte): quando no se quer citar todas as pginas da obra referenciada.

Utilizadas no rodap: idem ou id. (o mesmo autor): para indicar que a citao referente a outra obra do autor imediata e anteriormente citado, caso em que se deve indicar o ano de publicao e a(s) respectiva(s) pgina(s). opus citatum, opere citato ou op. cit. (obra citada): para indicar que a citao referente a uma obra do autor j citada na monografia, sem ser a imediatamente anterior; aps o sobrenome, coloca-se essa expresso, seguida do nmero da pgina. loc. cit. (no lugar citado): para mencionar a mesma pgina de uma obra j citada, mas havendo intercalao de outras notas.

Utilizadas no texto: ad lit. ad litteram- (ao p da letra) e.g. exempli gratia- (por exemplo) v.g. verbi gratia- (por exemplo) infra (abaixo): linhas ou pginas adiante supra (acima): linhas ou pginas atrs

Utilizadas em referncia bibliogrfica: et al. et alii- (e outros): utilizada para indicar que h mais de trs autores em uma mesma obra; indica-se o primeiro autor seguido de et al. In: (em:): indica parte extrada de documento no todo

9 Ex.: No rodap: ________________________ Cf. ECO, Umberto. As formas do contedo. So Paulo: Perspectiva, Edusp, 1974. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. So Paulo: Perspectiva, 2002. p. 131. ibid., p. 150. FEITOSA, Vera. Redao de textos cientficos. Campinas: Papirus, 1991. p. 125 et seq. ECO, op. cit., passim. idem, 1974, p. 30. FEITOSA, loc. cit. 4 REFERENCIAO BIBLIOGRFICA As referncias bibliogrficas, tanto para as Obras Citadas quanto para as Obras Consultadas, so apresentadas ordenadas alfabeticamente segundo a entrada: por pessoa fsica, por pessoa jurdica ou por ttulo, conforme cada documento. Podem ser listadas no fim do texto ou no fim de sees (partes, captulos etc.). Quando se optar pelo seu uso no rodap, deve-se tambm inclu-las no final do trabalho. No caso de mais de uma obra de um mesmo autor numa mesma pgina, essas obras sero anotadas em ordem alfabtica de ttulo (sem se considerar artigos), e a repetio das entradas podem ser substitudas por um filete sublinear de seis espaos, seguido de um ponto. Ex.: ECO, Umberto. O pndulo de Foucault. Rio de Janeiro: Record, 1989. ______. O segundo dirio mnimo. Rio de Janeiro: Record, 1993.

4.1 DOCUMENTOS CONSIDERADOS NO TODO 4.1.1 Livro 4.1.1.1 Entrada por pessoa fsica a) Por um s autor: Ex.: RODRIGUES, Luiz Augusto F. Universidade e a fantasia moderna: a falcia de um modelo espacial nico. Niteri: EdUFF, 2001. 226 p. b) Por at trs autores: Ex.: CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia cientfica: para uso de estudantes universitrios. 5. ed. So Paulo: Prentice Hall, 2002. 242 p.

10 c) Por mais de trs autores: Ex.: FRANA, Junia Lessa et al. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 5. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001. 211 p. (Coleo Aprender) 4.1.1.2 Entrada por pessoa jurdica Ex.: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Apresentao de trabalhos monogrficos de concluso de curso. 10. ed. rev. e atualizada. Niteri: EdUFF, 2012. 83 p. : il. 4.1.1.3 Entrada por ttulo Ex.: ENCICLOPDIA Mirador Internacional. Britannica do Brasil Publ., 1977. 20 v. 4.1.2 Tese, Dissertao e TCC Ex.: RODRIGUES, Luiz Augusto F. A fantasia da modernidade: a falcia de um modelo nico. 416 f. Tese (Doutorado em Histria) Instituto de Cincias Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niteri, 1997. RODRIGUES, L. A. F. Estudo do espao universitrio atravs da anlise do campus. 213 f. Dissertao (Ps-graduao em Urbanismo) Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1993. GONALVES, Taissa do R. B. Marketing Cultural: o conceito de cultura utilizado pelas grandes empresas estatais do estado do Rio de janeiro na seleo dos projetos e patrocnios culturais. 125 f. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao em Produo Cultural) Instituto de Arte e Comunicao social, Universidade Federal Fluminense, Niteri, 2005. 4.2 DOCUMENTOS CONSIDERADOS EM PARTE 4.2.1 Parte de livro, tese etc. 4.2.1.1 Mesma autoria da do documento no todo Ex.: COELHO, Teixeira. Um domnio para a Poltica Cultural. In: ________. Dicionrio crtico de Poltica Cultural. So Paulo: Iluminuras, 1997. 383p. p. 9-16. 4.2.1.2 Autoria diferente da do documento no todo So Paulo: Encyclopaedia

11 Ex.: RUBIM, Albino. Metrpole: um lugar de conviver, televiver e ciberviver. In: FISCHER, Tnia (org.). Gesto contempornea, cidades estratgicas e organizaes locais. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundao Getlio Vargas, 1997. 298p. p. 73-76. 4.2.1.3 Separata de livro Ex.: RODRIGUES, L. A. F.; CORDEIRO, R. C. Estudos conimbricenses: pressupostos e permanncias para o caso brasileiro. Separata de: ACTAS do Congresso Internacional Anchieta em Coimbra (1998, Coimbra Portugal). Porto: Fundao Eng. Antnio de Almeida, 2000. v.3. p.851 865 4.2.2 Peridicos 4.2.2.1 Fascculo no todo Ex.: ARQUITECTURA PANAMERICANA. Santiago de Chile: Federacin Panamericana de Asociaciones de Arquitectos, n 004, maio, 1996. 4.2.2.2 Com ttulo prprio (nmero especial, suplemento, etc.) Ex.: CIUDADES de Amrica. Arquitectura Panamericana. Santiago de Chile: Federacin Panamericana de Asociaciones de Arquitectos, n 001, diciembre, 1992. 4.2.2.3 Artigo com autoria Ex.: RODRIGUES, L. A. F. Arquitetura modernista como trao da identidade artstica brasileira. Poiesis, Niteri: v.1, n.1, p.79 - 88, 2000. 4.2.2.4 Artigo de jornal com autoria declarada Ex.: RODRIGUES, L. A. F. Um espao prximo do saber, distante da sociedade. Folha Dirigida, Rio de Janeiro, 2002. P.12. Entrevista. 4.2.2.5 Artigo de jornal sem autoria declarada Ex.: SEGURANA: atentado bolsa. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 22 out. 2002. Caderno C1, p. 2. 4.2.3 Eventos (congressos, seminrios, encontros etc) 4.2.3.1 Considerado no todo Ex.:

12 ENCONTRO NACIONAL SOBRE ESTGIO CURRICULAR, 1., 1982, Niteri. Anais... Niteri: Universidade Federal Fluminense, Pr-Reitoria de Assuntos Acadmicos, 1989. 2v. 4.2.3.2 Considerado em parte Ex.: RODRIGUES, L. A. F. A modernidade (im)possvel. In: SEMINRIO HISTRIA DA CIDADE E DO URBANISMO, 4., 1996, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ/PROURB, 1997. 2 v. V. 2, p.180 196. 4.2.4 Atos normativos (Leis, Decretos etc.) Ex.: BRASIL. Decreto n 1.205, de 1 de agosto de 1994. Aprova a estrutura regimental do Ministrio do Meio Ambiente e da Amaznia legal, e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, v. 132, n. 146, p. 11.509, 2 ago. 1994. Seo 1, pt. 1. RIO DE JANEIRO (Estado). Lei n 1.848, de 23 de julho de 1991. Dispe sobre as diretrizes oramentrias para o exerccio de 1992 e d outras providncias. Dirio Oficial [do] Estado do rio de Janeiro, Niteri, v. 17, n. 140, p. 1, 24 jul. 1991. pt. 1. 4.2.5 Documentos eletrnicos Obs. Para os casos j citados, porm disponveis pela internet, utiliza-se a mesma referenciao, acrescida ao final do endereo eletrnico e da data de acesso ao mesmo. Para os demais casos, segue-se com as devidas ocorrncias.

4.2.5.1 Dados ON-LINE no todo Ex.: ALVES, Castro. Navio negreiro. [S. l. (*sem local)]: Virtual Books, 2000. Disponvel em: <http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/ Lport2/navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002. 4.2.5.2 Dados ON-LINE em parte Ex.: MALOFF, Joel. A internet e o valor da internetizao. Cincia da Informao, Braslia: IBICT, v. 26, n. 3, 1997. Disponvel em: <http://www.ibict.br/cioline/>. Acesso em: 18 maio 1998. 4.2.5.3 Homepage Ex.: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitria. Servio de Referncia. Catlogos de Universidades. Apresenta endereos

13 de universidades brasileiras e estrangeiras. <http://www.bu.ufsc.br>. Acesso em: 19 maio 1998. 4.2.5.4 Listas de discusso Ex.: COMUT. Braslia: Secretaria Executiva do programa Comutao Bibliogrfica, 1998. Disponvel em: <www.ctibict.br.8000/comut/html/ listaserv@ibict.br>. Acesso em: 16 abr. 1998. 4.2.5.5 E-mail Ex.: DUARTE, Luiz C. Informaes sobre trabalhos monogrficos [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: <eduff@vm.uff.br> em 14 out. 2002. 4.2.5.6 Dados em CD-ROM no todo Ex.: INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAO EM CINCIA E TECNOLOGIA IBICT. Base de dados em Cincia e tecnologia. Braslia: IBICT, n. 1, 1996. CD-ROM. 4.2.5.7 Dados em CD-ROM em parte Ex.: RODRIGUES, L. A. F.; MEDEIROS, E. T. R.; PORTO JR., J. B. S. Conservatria turismo e preservao da ambincia scio-espacial. In: CIDADE REVELADA PATRIMNIO HISTRICO, ARQUITETURA E TURISMO, 7., 2004, Itaja, SC. Anais... 2004. CD-ROM. Disponvel em:

Das könnte Ihnen auch gefallen