Sie sind auf Seite 1von 2

Introduo

Os Viveiros do Furadouro iniciaram a sua atividade em 1992. Construdos pela Celbi e localizados em bidos, fazem hoje parte do Grupo Altri. Com uma capacidade de produo anual de cerca de 7 milhes de plantas orestais em contentor, o nvel tecnolgico das suas infraestruturas e os servios prestados continuam a ser uma referncia nesta rea de produo, fundamental para a atividade de orestao. Atualmente os Viveiros do Furadouro produzem essencialmente plantas de eucalipto, atravs da via seminal ou de propagao vegetativa. Mais de dois teros das plantas que produzimos destinam-se ao mercado. Fruto de um programa de melhoramento gentico nico no mundo e com mais de 40 anos, as plantas de Eucalyptus globulus produzidas pelos Viveiros do Furadouro adaptam-se a uma vasta gama de situaes, apresentando caractersticas de resistncia a fatores ambientais e a pragas e doenas que as colocam no topo da preferncia de inmeros clientes que as utilizam h vrios anos.

Produo
Eucalyptus globulus
Para a produo de plantas seminais utilizam-se sementes provenientes de pomares ou de plantaes a corte, certicadas pelo ICNF.

Eucalyptus globulus selecionado


Produzimos tambm as plantas tradicionais de eucalipto, obtidas atravs de semente colhida em plantaes a corte. Esta semente, includa na categoria selecionada, e cujo processo de produo certicado pelo ICNF, usada para produo nos Viveiros do Furadouro e regularmente vendida, atravs da ANEFA, a outros viveiros orestais, numa perspetiva de disponibilizar material de reproduo de boa qualidade aos outros produtores de plantas de eucalipto. Embora de qualidade comprovada, a diversidade gentica destas plantas maior e por isso poder originar povoamentos mais heterogneos.

Eucalyptus globulus geneticamente melhorado

As sementes que do origem aos eucaliptos glbulos geneticamente melhorados so produzidas em pomares e parques de semente, atravs de polinizao controlada. Esta tcnica permite conhecer a me e o pai da semente e assim combinar as melhores e mais compatveis rvores, no sentido de obtermos plantas com crescimentos acima da mdia, mais homogneas e mais resistentes a determinados fatores. Pelo seu manifesto valor gentico, estas sementes esto classicadas na categoria testada, a mais elevada na classicao de materiais orestais de reproduo (Decreto-Lei 205/2003).

Estacas de Eucalyptus globulus


Com o objetivo de captar todo o ganho gentico de uma rvore superior, propagam-se os eucaliptos atravs de estacas que se enrazam em ambiente controlado. Um clone tem origem numa rvore. Todos os rebentos produzidos e enraizados a partir dela pertencem a esse clone. Em condies idnticas de plantao, as estacas pertencentes a um mesmo clone devem apresentar no campo uma grande homogeneidade. esta uma das principais caractersticas das plantaes clonais. S se propagam e plantam os clones com caractersticas superiores, quer em crescimento e/ou qualidade da madeira ou ainda resistncia a fatores ambientais desfavorveis. Os clones que so produzidos nos Viveiros do Furadouro esto includos na categoria de material testado.

Todas as plantas que produzimos esto disponveis para venda ao exterior.

Outras espcies
Ainda dentro do gnero Eucalyptus, uma outra espcie tem vindo a aumentar, nos ltimos anos, a sua rea de plantao em Portugal: Eucalyptus nitens. Esta espcie, utilizada em estaes de altitude superior a 400m e com precipitao elevada. Conhecido no nosso pas principalmente pela sua maior resistncia geada, no deve ser plantado em zonas com longos perodos secos e elevadas temperaturas. por isso mais aconselhada para o norte do pas. Embora no passado tenhamos produzido muitos milhes de outras espcies orestais, nomeadamente pinheiros, sobreiros e azinheiras, hoje em dia produzimos essencialmente eucalipto, j que os pedidos para produo dessas espcies diminuram drasticamente nos ltimos anos. No entanto, e considerando a nossa experincia na produo dessas espcies, caso sejamos solicitados para as produzir, estamos em condies de responder a novas encomendas, utilizando as melhores sementes e tcnicas de produo.

sede
Quinta do Furadouro 2510-582 Olho Marinho

produo de plantas de eucalipto: viveiros do furadouro

telef. 262 965 020 fax 262 965 021 e-mail viv.furadouro@mail.telepac.pt Os Viveiros do Furadouro so uma empresa do Grupo Altri

maio 2013

Das könnte Ihnen auch gefallen