Sie sind auf Seite 1von 5

A Mulher Samaritana e Jesus

24 Julho, 2012

Uma das passagens mais belas do evangelho, esta que fala da Samaritana e Jesus. A Paisagem em que se achava o nosso mestre, era das mais lindas de toda a Palestina. Entre os montes Gerizim e o monte Ebal, comea um estreito vale, onde est hoje a cidade de Naplusa, a antiga Siqum ou Sicar. Esta aldeia se funde a estas duas gigantescas montanhas. Na primavera h um explendor verde neste pequeno vale regado por vrias fontes. H divergncias sobre a localizao correta de Sicar, mas a maioria dos historiadores a reconhecem na humilde aldeia de Ascar, a dez minutos do poo de Jac, ao p do monte Ebal.

O Poo de Jac
Este o ponto central onde ocorre o encontro de Jesus com a Samaritana. O poo de Jac est localizado perto do caminho que vai de Jerusalm a Naplusa. Jesus que vinha de Jerusalm, onde a rivalidade com os fariseus se fazia muito forte, fez uma retirada pontual, partindo para a Galilia, ao norte do pas. O mestre percorreria cerca de 175km para chegar ao seu destino. Um Judeu a caminho da Galilia, costumava dar uma considervel volta, para evitar ataques que lhe reservavam os samaritanos. Mas Jesus muda o seu trajeto e chega, com seus discpulos, ao poo que h muitos sculos, Jac tinha dado a Jos, seu filho.

Jesus e a Mulher Samaritana no Poo de Jac. Aprenda a PREGAR com o Gnesis, Cresa no Conhecimento da Palavra! O poo de Jac possui uma abertura circular que apresenta muitas estrias causadas pela corda usada para se retirar gua. Sua profundidade de vinte e cinco metros. Jac teve muita dificuldade em abrir aquele poo em um solo calcrio. A gua excelente!

A Histria de Samaria
Os Judeus e os Samaritanos estavam envolvidos em uma disputa secular de dio, preconceito e discriminao. Este conflito remonta do episdio aps a morte do rei Salomo, quando aconteceu a revolta das tribos de Israel, conhecido como Cisma. O reino foi dividido em duas partes. O reino de Jud, mais ao sul sob o comando de Roboo (filho de Salomo) e o reino de Israel ao norte comandado por Jeroboo. O reino do norte, reino de Israel que englobava dez tribos, foi posteriormente invadido pelos assrios. Os assrios tinham como ttica miscigenar a populao conquistada atravs de casamentos, diminuindo o seu sentimento nacionalista e evitando possveis revoltas por independncia. Isso fez com que os habitantes do reino do norte fossem considerados como pagos pelos demais Judeus. A adorao e o culto de divindades dos assrios ajudaram a aumentar ainda mais essa diviso.

Diversas crises polticas e religiosas acabam levando decadncia dos dois reinos. O reino de Israel destrudo pelos assrios, enquanto o reino de Jud destrudo pelos babilnios. De sorte que aps a volta da Babilonia, estabeleceu-se esta separao odiosa entre Judeus e Samaritanos. A hostilidade era tanta que um Judeu, a caminho da Galilia, no passava por Samaria. O caminho natural para a Galilia que Jesus e seus discpulos fariam (cerca de 175Km), seria pelo vale do Jordo, mais ventilado e seguro, ainda que Jesus julgava necessrio passar por Samaria.

Jesus e a Mulher Samaritana


Era hora sexta, por volta de meio-dia, quando o mestre inicia o dilogo com a mulher samaritana. Interessante constatar que ao meio-dia no era o horrio normal de retirar gua do poo de Jac, naquela regio. O clima quente e seco, o sol no explendor de sua fora, fazia com que as mulheres buscassem gua em outra hora. Percebemos que aquela mulher, tinha uma vida moralmente duvidvel. Ela era mal vista pela comunidade samaritana e evitada por outras mulheres. Era um mau exemplo naquela sociedade, era uma pecadora. Assim a Mulher Samaritana veio em uma hora em que as outras estariam preparando o almoo, cuidando de suas famlias, podendo assim evit-las. Ela sofria preconceito por ser mulher, discriminao dos Judeus por ser samaritana e dentro da prpria comunidade, por ser considerada uma pecadora imoral. A Mulher Samaritana s no sabia que aquele quem falava com ela no discriminava a ningum e nem fazia acepo de pessoas. E Jesus estava ali, oferecendo da gua viva.

A Samaritana e a gua Viva


Quando Jesus oferece da "gua viva" ele falava do que espiritual, entretanto a mulher samaritana ainda sem compreender, pensava na materialidade das palavras. "Senhor, tu no tens com que a tirar, e o poo fundo; onde, pois, tens a gua viva?" Joo 4:11. gua viva que a samaritana conhecia era aquela que estava no mais profundo do poo, que era tirada diretamente da fonte. "Qualquer que beber desta gua tornar a ter sede; Mas aquele que beber da gua que eu lhe der nunca ter sede, porque a gua que eu lhe der se far nele uma fonte de gua que salte para a vida eterna". Joo 4:13-14

A Samaritana em Siqum, Samaria Aprenda a PREGAR com o Gnesis, Cresa no Conhecimento da Palavra! Disse-lhe a mulher: "Senhor, d-me dessa gua, para que no mais tenha sede, e no venha aqui tir-la". Joo 4:15. A samaritana novamente pensa no material e pensa na comodidade. Era cmodo no precisar mais voltar a retirar gua do poo. Mas o grande mestre no estava a anunciar um evangelho de comodidades materiais e passageiras. Jesus pregava o verdadeiro e nico evangelho, a fonte que jorra para a vida eterna. Jesus completa ento com a revelao da vida que a mulher samaritana levava. Queria mostr-la que ele tinha a gua para saciar a sede que ela possua. Sede esta que a fez procurar saciar-se em vrios relacionamentos fracassados. Era uma busca que nem ela mesmo tinha conscincia. De homem em homem, procurando aliviar essa sede. Esta busca terminou no dia em que encontrou com o mestre e pde beber da verdadeira gua viva. A samaritana voltou cidade com sua fonte interior cheia, completa, saciada, jorrando gua viva. No pode se conter e anunciou aos homens que conhecia. Eles foram imediatamente ter com Jesus. E crram e tambm saciaram a sua sede de salvao. Agora, os Samaritanos no dependiam mais de templo, monte, ou lugar algum, porque "os verdadeiros adoradores adoraro ao Pai em esprito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem". Joo 4:23

A Mulher Samaritana e Misses


Jesus que havia mudado o caminho por onde passaria, fez um grande esforo andando muito, por amor de uma nica alma. E atravs dessa alma desprezada e pecadora, ganhou uma cidade inteira. Que lio maravilhosa de evangelhismo e misses.

"No dizeis vs que ainda h quatro meses at que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que j esto brancas para a ceifa". Joo 4:35. Diferente da cultura do milho, que levava quatro meses do plantio at a colheita, o mestre nos avisa que j o tempo da ceifa. No havia nenhum indicador especial ocorrendo nas terras de samaria naquela poca. Os samaritanos eram vistos como sempre foram. Eram considerados pecadores. Mas o filho do homem veio para os pecadores. Veio para libertar do pecado. No podemos ficar esperando um sinal especial, um aceno de que o mundo est melhorando, no. Olhemos para o mundo. Os campos esto brancos, prontos para a colheita! Poucos so os trabalhadores, mas queles que esto na ceifa, ajuntaro tesouros e frutos para a vida eterna!

Das könnte Ihnen auch gefallen