Sie sind auf Seite 1von 8

PROPEDUTICA DERMATOLGICA Leses elementares

Vanessa Lys Boeira

__________________________________________________________________

Propedutica Dermatolgica
O exame clnico dermatolgico deve ser realizado em ambiente iluminado, de preferncia com a luz solar ou fluorescente. Uma das peculiaridades deste exame que o exame fsico precede a anamnese, que ser guiada pelos achados dermatolgicos.

Exame Fsico
Inspeo: Deve abranger todo o tegumento, inclusive cabelos, unhas e mucosas. A localizao, topografia e distribuio da leso so essenciais para o seu diagnstico. Palpao: Verificar se h leses slidas, alterao de espessura, umidade, volume ou consistncia da pele. Observar se a elasticidade, mobilidade e turgor da pele so compatveis com a sua idade. Digitopresso ou Vitropresso: Pressiona-se a leso com os dedos ou com um vidro, provocando isquemia local, isso permite distinguir o eritema da prpura ou de outras manchas vermelhas. Compresso: Avaliar edemas, a compresso linear avalia se h dermografismo.

Anamnese
Perguntar ao paciente sobre a presena de sinais e sintomas subjetivos como prurido, ardor ou dor, atentando quanto a presena de fatores desencadeantes ou se mais freqente em determinada hora do dia. de fundamental importncia saber a histria da leso, quando ela surgiu, se h fatores de melhora ou piora, se houve uso de alguma medicao tpica ou sistmica, se houve exposio solar ou a outros agentes qumicos e fsicos. Os antecedentes mdicos e familiares do paciente tambm so importantes, questionar quanto ao histrico de atopia, se h outros familiares com alguma desordem dermatolgica.

Leses Elementares
Denominam-se leses elementares alteraes no tegumento cutneo determinadas por processos inflamatrios, degenerativos, circulatrios, neoplsicos, por distrbios do metabolismo ou por defeitos de formao. Da combinao de leses elementares surgem os sinais morfolgicos que caracterizam sndromes e afeces. So classificadas de acordo com os seguintes grupos:
1. Alteraes de cor 2. Elevaes edematosas 3. Formaes slidas 4. Colees lquidas 5. Alteraes de espessura 6. Perdas e reparaes

1.Alteraes de Cor
Mancha ou Mcula Alteraes na cor da pele sem relevo ou depresso. Manchas Vsculo-sanguneas Ocorrem por vasodilatao, constrio, ou pelo extravasamento de hemcias. Eritema: Mancha vermelha por vasodilatao, que desaparece com digito ou vitropresso. Prpura: Mancha vermelha por extravasamento de hemcias, no desaparece com vitropresso. Muda de colorao de acordo com o tempo por alterao da hemoglobina tornando-se arroxeada e depois verde-amarelada. chamada de petquia quando possui at 1cm e de equimose quando possui mais de 1cm.

Eritema malar: Eritema infeccioso

Petquias

Equimose

Manchas Pigmentares Manchas pigmentares ou discromias resultam de diminuio ou aumento de melanina ou depsitos de outros pigmentos e substncias na derme. Leucodermia: mancha branca por diminuio ou ausncia de melanina. Hipocromia: reduo da pigmentao. Acromia: ausncia completa de pigmentao. Hipercromia: Cor varivel por aumento de melanina ou outros pigmentos como sais biliares e carotenides.

Leucodermia gutata: sinal de fotoenvelhecimento cutneo

Mculas hipocrmicas: Hansenase

Mculas acrmicas: Vitiligo

Mculas hipercrmicas: Melasma

2. Elevaes edematosas
So elevaes circunscritas causadas por edema na derme ou hipoderme. Urtica: elevao efmera, irregular, de tamanho e cor varivel do branco-rseo ao vermelho pruriginosa, resulta do extravasamento de plasma com formao de edema drmico. Angioedema: rea de edema circunscrito, que pode ocorrer no subcutneo, causando tumefao.

Urticria

Angioedema

3. Formaes Slidas
Resultam de processo inflamatrio ou neoplsico, atinge isoladamente ou conjuntamente epiderme, derme e hipoderme. Ppula: leso slida, circunscrita, elevada e menor que 1 cm. Placa: leso elevada, de superfcie geralmente plana, maior que 1 cm, pode apresentar superfcie descamativa, crostosa ou queratinizada, pode ser formada pela confluncia de ppulas. Ndulo: leso slida, circunscrita, saliente ou no de 1 a 3 cm de tamanho. Nodosidade ou tumor: leso slida, circunscrita e maior que 3 cm, o termo tumor utilizado preferencialmente para neoplasia. Goma: ndulo ou nodosidade que se liquefaz na poro central, podendo ulcerar e eliminar material necrtico. Vegetao: Leso slida e pedunculada, com aspecto de couve-flor e superfcie frivel. Verrucosidade: Leso slida, elevada, de superfcie dura e inelstica, formada por hiperqueratose.

Ppulas: Escabiose

Ndulo: Carcinoma Basocelular

Tumor: Melanoma

Goma:Sfilis terciria

Placa: Lquen Plano

Vegetao: Condiloma acuminado

Verrucosidade: Nevo epidrmico verrucoso

4. Colees Lquidas
Leses de contedo lquido que pode ser serosidade, sangue ou pus. Vescula: elevao circunscrita de at 1cm, com contedo claro (seroso) que pode se tornar turvo (purulento) ou rubro (hemorrgico). Bolha ou Flictena: difere-se da vescula apenas pelo tamanho, que maior que 1cm. Pstula: elevao de at 1cm e de contedo purulento. Abscesso:possui tamanho varivel, formado por coleo purulenta da pele ou tecidos subjacentes. Sinais flogsticos podem estar presentes:edema, dor, rubor, calor. Hematoma: formada por derrame de sangue na pele ou tecidos subjacentes, difere-se da equimose por haver alterao de espessura. Pode infectar e haver presena de sinais flogsticos, e o contedo hemorrgico pode tornar-se purulento.

Vesculas: Herpes Simples

Bolhas: Penfigide bolhoso

Pstulas: Acne

Abscesso

Hematoma

5. Alteraes de Espessura
Queratose: espessamento da pele por aumento da camada crnea, tornando-se spera e com a superfcie amarelada. Liquenificao: espessamento da pele com acentuao dos sulcos e da cor prpria, apresentando aspecto quadriculado. Edema: aumento de espessura, depressvel, cor da prpria pele ou rsea-avermelhada por extravasamento de plasma. Esclerose: alterao da espessura com aumento da consistncia da pele, tornando-se lardcea ou coricea. A pele pode estar espessada ou adelgaada, havendo hiper ou hipocromia associadas. Resulta de fibrose do colgeno. Atrofia: diminuio da espessura da pele. Ocorre reduo do nmero e volume dos constituintes teciduais.

Liquenificao Queratose: hiperqueratose plantar

Esclerose: Esclerodermia

Atrofia: Lupus Discide Crnico

6. Perdas e Reparaes Teciduais


Leses oriundas da eliminao ou destruio patolgicas e de reparaes em tecidos subcutneos. Escama: massa furfurcea, miccea ou folicea que se desprende as superfcie cutnea por alterao de queratinizao. Exulcerao: perda superficial somente de epiderme. Ulcerao: perda circunscrita de epiderme e derme, podendo atingir hipoderme e tecidos subjacentes. Fissura: perda linear da epiderme e derme, no contorno de orifcios naturais ou em reas de pregas e dobras. Crosta: concreo de cor amarela, esverdeada ou vermelha escura, que se forma em rea de perda tecidual. Resulta do dessecamento da serosidade, pus ou sangue misturado a restos epiteliais. Cicatriz: leso de aspecto varivel, pode ser saliente ou deprimida, mvel ou aderente. No possui poros ou anexos cutneos. Resulta da reparao de processo destrutivo da pele, associado a atrofia, fibrose e discromia.

Ulcerao: em perna, origem arterial Escamas: Psorase Exulcerao: Carcinoma Basocelular

Fissuras: Quelite atpica

Crostas: Impetigo crostoso

Cicatrizes atrficas: acne

Cicatriz hiepertrfica

Bibliografia
1. Sampaio & Rivitti, Dermatologia, 3 edio, 2008, Editora Artes Mdicas 2. Porto, Semiologia Mdica, 4 edio, 2001, Editora Guanabara Koogan 3. http://www.atlasdermatologico.com.br/; acessado em 3 de abril de 2011 4. http://www.dermis.net/dermisroot/pt/18619/image.htm; acessado em 3 de abril de 2011 5. http://www.derma.epm.br/aula01/liquinifica.htm; acessado em 3 de abril de 2011 6. http://www.lookfordiagnosis.com/images.php?term=Eritema&lang=3&from2=12&from=32; acessado em 3 de abril de 2011

Das könnte Ihnen auch gefallen