Sie sind auf Seite 1von 7

Padres: um tema transversal do currculo

Isabel Vale, Teresa Pimentel

Nos ltimos anos tem sido defendido por vrios investigadores que a aprendizagem matemtica requer que o estudante se envolva activa e reflexivamente em tarefas diversificadas e significativas. nossa convico que a matemtica perspectivada como a cincia dos padres, pode contribuir para uma nova viso desta disciplina por parte dos professores e proporcionar contextos de aprendizagem bastante ricos e motivantes para os estudantes, onde o seu poder matemtico possa ser explorado.

Padres
Ao sermos confrontados com o termo padro, somos levados a pensar em padres visuais tais como os que se vem nos tecidos e no papel de parede. Estes so os padres geomtricos. Envolvem desenhos que ficam invariantes quando sujeitos a transformaes geomtricas, incluindo ideias relacionadas com o reconhecimento de formas, congruncia e semelhana. Estes padres no sero abordados neste trabalho pois alm de serem bastante estudados, regem-se por regras especficas. Iremos dar ateno especial aos padres numricos entendendo o termo padro numrico ligado ideia de algum tipo de regularidade (e.g. repetio, recursiva) na qual se possa identificar uma lei que permita continuar a sequncia numrica e chegar generalizao (Vale, Palhares, Cabrita, Borralho, no prelo). O reconhecimento de padres na natureza tem permitido ao homem fazer previses. Por exemplo, a mudana das estaes um padro previsvel. Por outro lado tem-nos permitido compreender o meio que nos rodeia, tendo enorme influncia no desenvolvimento da cincia. Por exemplo, Mendeleev ao detectar padres nos elementos qumicos foi conduzido tabela peridica. Ou, Watson, ao detectar padres em raios X de cristais, foi conduzido identificao da estrutura molecular do DNA. Podemos encontrar padres no s no mundo fsico mas tambm no mundo das ideias e dos pensamentos. Segundo Devlin (2002), estes padres podem ser reais ou imaginrios, visuais ou mentais, estticos ou dinmicos, qualitativos ou quantitativos, puramente utilitrios ou no mais do que recreativos.

Em relao matemtica, vrios investigadores referem que o que os matemticos fazem melhor descobrir e revelar padres escondidos, sendo o prprio objectivo da matemtica, em certa medida, descobrir a regularidade onde parece vingar o caos, extrair a estrutura e a invarincia da desordem e da confuso. Definem assim matemtica como sendo a cincia dos padres (e.g. Davis e Hersh, 1981; Devlin, 2002; Sawyer, 1955; Steen, 1990). Para Goldenberg (1998) a procura de invariantes deve ser o fulcro do ensino da matemtica. Na medida em que a matemtica a cincia dos padres, ela trata da procura da estrutura comum subjacente a coisas que em tudo o resto parecem completamente diferentes. Deste modo o uso de padres uma componente poderosa da actividade matemtica, uma vez que a sua procura indispensvel para conjecturar e generalizar.

Padres na matemtica escolar


Uma anlise dos currculos permite observar que o estudo dos padres atravessa todos os temas dos programas da matemtica escolar desde o ensino bsico ao secundrio. O Currculo Nacional do Ensino Bsico Competncias Essenciais (ME-DEB, 2001) destaca a especificidade da matemtica nomeadamente como a cincia das regularidades e da linguagem dos nmeros, das formas e das relaes. Em particular no domnio da lgebra e das Funes, a competncia matemtica que todos devem desenvolver inclui:
A predisposio para procurar e explorar padres numricos em situaes matemticas e no matemticas e o gosto por investigar relaes numricas, nomeadamente em problemas envolvendo divisores e mltiplos de nmeros ou implicando processos organizados de contagem (p. 60) A predisposio para procurar padres e regularidades e para formular generalizaes em situaes diversas, nomeadamente em contextos numricos e geomtricos (p. 66).

No campo da Geometria inclui


A predisposio para procurar e explorar padres geomtricos e o gosto por investigar propriedades e relaes geomtricas (p. 62).

14

Educao e Matemtica | nmero 85

Por outro lado, se analisarmos os programas oficiais de matemtica dos diferentes anos do ensino bsico (MEDGEBS, 1990, 1991) tambm detectamos vrias oportunidades ao longo dos diferentes temas matemticos para trabalhar os padres. A ttulo de exemplo, identificamos algumas situaes por ano de escolaridade. No programa do 1. ciclo h referncia explcita aos padres a partir do 2. ano, onde se l que os alunos devem descobrir regularidades nas contagens de 5 em 5, 10 em 10 assim como explorar e usar regularidades e padres na adio, na subtraco, e no 3. ano na multiplicao. Tambm feita referncia aos padres geomtricos em particular no 3. e 4. anos onde sugerido que os alunos devem desenhar frisos e rosceas e fazer uma composio a partir de um padro dado. Nos programas do 2. e 3 ciclos podemos ler sucessivamente o seguinte no tema Nmeros e Clculo, do 5 ano, melhor conhecimento dos nmeros e das operaes, para a descoberta de relaes e propriedades (p. 18); na Geometria, do 6 ano, Com base nos trabalhos realizados e na anlise de figuras os alunos poder-se-o ir apercebendo de algumas propriedades das figuras simtricas, devendo ser estimulados a explicitar as suas descobertas. (p. 36); no Nmeros e Clculo, do 7 ano, os alunos iro trabalhar com nmeros naturais, decompondo-os em somas ou produtos, procurando divisores, formando potncias, associando-os segundo propriedades comuns (p. 19); no Nmeros e Clculo, do 8 ano, continuar ou inventar sequncias de nmeros (p. 32) ou A propsito de sequncia de nmeros, podero colocar-se questes tais como: procurar o termo que vem a seguir; tentar encontrar uma lei de formao (p. 38); na Geometria, do 9 ano, decorao de uma regio plana utilizando isometrias e semelhanas (p. 47). Tambm no programa de matemtica para o ensino Secundrio (ME-DES, 2001, 2002) pode ver-se como objectivos gerais da disciplina no domnio das capacidades/ aptides:
Formular hipteses e prever resultados Descobrir relaes [] Formular generalizaes a partir de experincias (p. 4)

santes e desafiadoras. Como vimos so vrias as referncias importncia dos padres nas recomendaes curriculares; deste modo os professores tm vrias oportunidades, ao longo dos diferentes temas matemticos assim como fora do campo matemtico, de explorar actividades problemticas que envolvam padres. Como a procura de padres uma parte crucial na resoluo de problemas e no trabalho investigativo, necessrio desenvolver essa competncia nos estudantes, desde o primeiro contacto com a matemtica. importante comear com tarefas, que chamamos bsicas, de reconhecimento de padres de modo a que os estudantes se acostumem a este modo de pensamento. Estas tarefas facilitaro a abordagem de novas tarefas mais complexas. Nos anos iniciais, os alunos devem ser capazes de descrever padres como 2, 4, 6, 8, dizendo como obtido o termo a partir do anterior neste caso somando 2 o incio do pensamento recursivo. Alm de contextos numricos devem ser proporcionadas tarefas noutros contextos (concretos, pictricos ou geomtricos). Mais tarde os alunos devem realizar pensamentos recursivos mais complexos, como na sequncia de Fibonacci 1,1,2,3,5,8, . As tarefas com padres so manifestamente teis na introduo lgebra. No caminho para a lgebra, descrita como uma expresso da generalidade, a primeira fase pela qual o aluno passa sempre ver e isto significa compreender mentalmente um padro ou uma relao (Orton, 1999). Ver reveste-se de extrema importncia pois o professor tem de estar atento a esta questo para poder orientar o aluno e proporcionar-lhe situaes alternativas. Por exemplo, dada a sequncia 1, 4, 7, 10, 13, ver envolve reconhecer que h uma diferena constante 3 entre os termos da sequncia constatando que qualquer termo subsequente pode ser calculado adicionando 3 ao anterior. Mas se a sequncia for

Os temas, sobretudo no estudo das sucesses (progresses, induo matemtica) e funes, so um universo para explorar problemas e investigaes com padres. Segundo os Principles and Standards for School Mathematics (NCTM, 2000) os estudantes devem passar por experincias com padres pois constituem as bases para a compreenso do conceito de funo e proporcionam os fundamentos para mais tarde trabalhar com smbolos e expresses algbricas. A procura e identificao de padres utilizam e enfatizam a explorao, investigao, conjectura e prova, desafiando os alunos a recorrer s suas destrezas de pensamento de ordem superior: fazem parte da resoluo de problemas. Por outro lado, quer os padres quer a resoluo de problemas so actividades que os estudantes acham interes-

ver diferente. Pode ser baseado na sequncia de figuras ou na correspondente sequncia numrica ou em ambas. E este ver pode conduzir a modos diferentes mas equivalentes. Deste modo, os alunos devem estar cientes de que h mais que uma representao da mesma situao e que devemos ser capazes de passar de uma para outra compreendendo que as regras so equivalentes. Neste exemplo, a abordagem mais comum tem sido traduzir as figuras em nmeros, o que muitas vezes um problema, quando pretendemos generalizar e obter expresses polinomiais de grau superior ao primeiro, sobretudo quando trabalhamos com alunos de nvel mais elementar. , pois necessrio trabalhar com padres na aula de matemtica porque como Goldenberg (1998) refere, o facto de a invarincia estar no centro da matemtica significa que qualquer contedo pode ser usado para ajudar os alunos a criar este hbito de pensamento; e no entanto o contedo

Novembro | Dezembro || 2005

15

Nmeros quadrados
Considere a seguinte sequncia

Figura 1

Figura 2

Figura 3

1. Desenhe os dois termos seguintes da sequncia 2. Descubra o nmero de pintas da figura de ordem 30. Explique o seu raciocnio.
Exemplo 1

pode ser ensinado de um modo que no torne visvel para os alunos este aspecto globalizante. Assim, consideramos que as tarefas que envolvem a procura de padres permitem contribuir para a construo de uma imagem mais positiva da matemtica por parte dos alunos; experienciar o poder e a utilidade da matemtica e desenvolver o conhecimento sobre novos conceitos; evidenciar como os diferentes conhecimentos matemticos se relacionam entre si e com outras reas do currculo; promover o desenvolvimento do raciocnio matemtico dos alunos tornando-os bons solucionadores de problemas e pensadores abstractos; melhorar a compreenso do sentido do nmero, da lgebra e de conceitos geomtricos. Para isso os alunos devem ter oportunidade de transferir padres concretos, pictricos e simblicos de uma representao para outra; averiguar se uma lista de nmeros mostra alguma regularidade; descobrir o padro numa sequncia; descrever o padro oralmente e por escrito; continuar uma sequncia; prever termos numa sequncia; generalizar; construir uma sequncia. Deste modo acreditamos que os padres podem contribuir para uma maior motivao dos alunos na aula de matemtica e para aumentar a sua compreenso matemtica.

nos da formao inicial, que propomos a seguir, que com algumas adaptaes podem ser utilizadas na sala de aula do ensino bsico e secundrio. Com os exemplos apresentados pretendemos ilustrar algumas das potencialidades e fragilidades da resoluo de problemas que envolvam a procura de padres, assim como chamar a ateno para a importncia dos diferentes tipos de abordagem que a resoluo desses problemas envolve. Todos contribuem, em particular, para o desenvolvimento do sentido do nmero e do pensamento algbrico. No exemplo 1 pretende-se evidenciar a importncia que o processo de resoluo adoptado contexto pictrico, geomtrico, numrico pode ter no sucesso da tarefa. Vejamos alguns dos processos de resoluo possveis: Processo 1. Ver quantos pontos precisa cada nova figura e usar este nmero para ver as diferenas na sequncia. Processo 2. Contar os pontos em cada figura, convertendo deste modo as figuras numa sequncia numrica. Processo 3. Descobrir o que h de comum s vrias figuras (o invariante a forma) e continuar a sequncia quer mentalmente quer desenhando, antes de a converter em nmeros, e relacionar a figura (quadrado) com a rea. Esta actividade, que podemos classificar de bsica, pode conduzir contudo a tentativas frustradas de encontrar relaes numricas. Este problema tambm pretende evidenciar a importncia que o processo de resoluo adoptado contexto pictrico, geomtrico, numrico pode ter no sucesso da tarefa.

O super-chocolate
O super-chocolate apresentado em caixas onde os caramelos esto dispostos no centro de cada uma das filas de bombons, como mostra a figura.

2x2

2x4

3x5

Alguns exemplos
Com base nos pressupostos anteriores temos feito algumas pesquisas sobre a utilizao de tarefas com padres na Matemtica escolar e experimentao em sala de aula, com alu-

As dimenses de cada uma das caixas dizem-nos quantas colunas e quantas linhas de bombons tem cada caixa. Descubra um mtodo para encontrar o nmero de caramelos e de bombons em cada uma das caixas sabendo as suas dimenses. Explique e justifique o mtodo que usou para chegar ao resultado. Adaptado de Principles and Sandards, NCTM, 2000
Exemplo 2

16

Educao e Matemtica | nmero 85

Processo 1. O mais comum os alunos utilizarem uma abordagem numrica em que preenchem uma tabela e depois analisam os dados numricos dessa tabela. Partindo da anlise numrica da tabela dificilmente encontram um padro e consequentemente dificilmente chegaro ao resultado. Trata-se de uma mera manipulao numrica, que nada tem a ver com a estrutura inicial do problema. Dimenses da caixa Nmero de bombons Nmero de caramelos

Processo 3. A abordagem mais simples consiste, em vez de procurar o padro a partir dos dados numricos, em faz-lo olhando para os dados geomtricos. Basta reparar que o nmero de bombons e de caramelos so dados pelas dimenses dos dois rectngulos por eles formados. O nmero de caramelos (c 1)(l 1).
caixa c l

24 25 26

8 10 12 18

3 4 5 10

36

Apresentamos mais dois exemplos de tarefas do mesmo tipo Escadas com fsforos Desenhe a escada seguinte. Determine o nmero de fsforos usados em cada uma as escadas. Generalize.

Processo 2. Utilizam em simultneo uma tabela que evidencie diferentes tipos de caixa, que desenham e a traduo numrica dos dados comeando por variar em primeiro lugar uma das dimenses (bc bombons por coluna; bl bombons por linha). Dimenses da caixa bcbl Figura N de Bombons total N de caramelos

22 23 24 2 bl

4 6 8

1 2 3
bl1

Cancelas com fsforos Desenhe a cancela seguinte. Determine o nmero de fsforos usados em cada uma das cancelas. Generalize.

Quem quer ser detective?


15 8
Descobrir padres na tabela seguinte.

35 3bl 44

2 (bl1)

n 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Exemplo 3

n2 1 4 9 16 25 36 49 64 81 100

n 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

n2 121 144 169 196 225 256 289 324 361 400

n 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

n2 441 484 529 576 625 676 729 784 841 900

16

4 bl
bcbl

3(bl1)
(bc1)(bl1)

Deste modo, o desenho pode ajudar a descobrir um padro, sendo mais fcil chegar resposta, pois os dados numricos tm algum significado em relao figura. A estrutura do problema mantida.

Novembro | Dezembro || 2005

17

Nesta investigao difcil sistematizar processos de resoluo o caminho observar e ver e as concluses sero diferentes conforme o ponto de vista do aluno. Para o professor poder ser surpreendente a diversidade de descobertas dos estudantes. Apresentamos apenas um exemplo: nas colunas dos quadrados o algarismo das unidades dos nmeros que no so dezenas inteiras evolui sempre do mesmo modo: 1 4 9 6 5 6 9 4 1 mostrando um padro de repetio e um padro de simetria. Uma generalizao deste comportamento para todos os inteiros permitir concluir, por exemplo, que no h quadrados perfeitos terminados em 3. Esta tarefa evidencia propriedades numricas interessantes desenvolvendo o sentido do nmero.

Por exemplo:

4+2x9+2x5

4 + 2 (9 + 5)

2(9 + 2) + 2 x 5

2(9 + 1) + 2(5 + 1)

2(9 + 2) + 2 x 5

2 x 9 + 2(5 + 2)

e a partir daqui descobrir o que h de comum nas vrias figuras chegando generalizao, ou seja, a alguma das expresses:

4 + 2c + 2l

A Moldura
A Moldarte faz molduras em espelhos rectangulares formadas por azulejos quadrados, como mostra a figura.

4 + 2(c + l) 2(c + 1) + 2(l + 1) 2(c + 2) + 2l 2c + 2(l + 2)


Processo 3. Analisar o problema do ponto de vista geomtrico, e calcular a rea do rectngulo exterior descontando a rea do rectngulo interior, chegando expresso

(c + 2)(l + 2) cl
Explique por palavras, recorrendo a nmeros, a tabelas, etc., o nmero de azulejos que so necessrios para colocar volta de um espelho com quaisquer dimenses. Formule uma conjectura baseada nos resultados encontrados. Tente chegar a uma generalizao. Elabore um relatrio escrito sobre o trabalho.

1 1

c+2 c

l+2

Adaptado das Normas, NCTM, 1989


Exemplo 4

l
1

Este exemplo permite estabelecer conexes entre o nmero, a geometria e a lgebra. Para facilitar a descoberta do padro pode-se utilizar molduras de diferentes tamanhos e recorrer a lpis de cor para descobrir vrios modos de contagem, traduzveis em diferentes expresses. Processo 1. Preencher uma tabela com o comprimento c, a largura l e a moldura M e depois analisar os nmeros na tabela, obtidos com diferentes dimenses, e tentar chegar generalizao. Este processo pode falhar por tentar generalizar partindo de um nmero reduzido de casos. Processo 2. Ver expresses numricas (p.e.: 4 + 2 9 + 2 5) em diferentes desenhos (a cor essencial). Contar os quadradinhos no permetro.

Este problema oferece um modo natural de introduzir o conceito de expresses equivalentes. Todos estes processos geram regras equivalentes ou expresses equivalentes, que representam modos diferentes de ver o problema. Quando a equivalncia no ocorre porque a expresso est errada. Por outro lado, tambm permite que o aluno adquira o significado de varivel. Esta tarefa permite estabelecer conexes entre diferentes contedos e promove o desenvolvimento do pensamento algbrico ao permitir que o aluno utilize diferentes representaes e analise as diferentes relaes existentes entre as vrias expresses que vai determinando de um modo mais concreto e sucessivamente mais geral e mais abstracto. O problema oferece tambm um enquadramento geomtrico que ilustra como a lgebra emerge de um modo de generalizar e representar estas ideias.

18

Educao e Matemtica | nmero 85

n de pontos

n de regies
Figura 1.

16

A regio perdida
Marque n pontos sobre uma circunferncia de modo que, depois de se desenharem todas as cordas possveis que os unem dois a dois, no haja trs cordas concorrentes no mesmo ponto no interior da circunferncia. Em quantas regies que estas cordas dividem o crculo? Adaptado de Guzmn, 1990 Este um problema que se resolve, habitualmente, reduzindo a um problema mais simples. Torna-se mais fcil se se recorrer a um desenho para cada um dos casos (figura 1). Analisando a tabela e observando o padro, no temos dificuldade em fazer uma conjectura: Para n pontos, teremos 2n1 regies. Mas marcando um sexto ponto e contando as regies obtidas, em vez de 25 regies tem-se apenas 31 regies. A conjectura falhou!

Este exemplo ilustra um dos riscos de generalizar partindo da procura de padro em poucos dados.

completa ou obtendo uma lei de formao errada. De modo geral os alunos que tm mais sucesso nas tarefas so os que recorrem a uma abordagem exclusivamente geomtrica ou mista. Neste sentido devemos incentivar os nossos alunos a olhar para os problemas propostos de vrios modos, e a mobilizar todos os seus conhecimentos sejam eles de natureza numrica ou geomtrica. Os exemplos apresentados permitem que os alunos, medida que constroem novas figuras, comparem, discutam e procurem uma regra geral para descrever o padro. So exemplos que abrem caminho para a introduo do conceito de varivel e de equivalncia de expresses numricas e algbricas. Apesar de estas propostas poderem dar significado introduo de conceitos algbricos elementares podem apresentar alguma dificuldade sobretudo se os alunos no estiverem familiarizados em trabalhar com padres. Na nossa prtica temos verificado que um trabalho prvio de actividades bsicas de reconhecimento de padres de natureza diversa facilita a resoluo de problemas que envolvem a descoberta de padres e a generalizao, permitindo uma maior sensibilizao para as regularidades, propriedades e relaes numricas desenvolvendo o que designado por sentido do nmero e podendo ser facilitador para o estudo da lgebra nos anos mais elementares. A integrao deste tipo de actividades no currculo da Matemtica escolar uma das vias para que todos os estudantes descubram conexes entre vrios tpicos, desenvolvam a sua capacidade de comunicar matematicamente e aumentem o seu desempenho na resoluo de problemas.

Comentrios
Das propostas apresentadas, algumas so tarefas bsicas que permitem reconhecer padres em diferentes representaes tais como pictrica ou geomtrica, numrica e mista. Outras requerem mais do que um simples reconhecimento de regularidades, envolvem generalizao. No nosso trabalho temos constatado que a maioria dos alunos, perante actividades desta natureza, que envolvem generalizao, utilizam uma abordagem numrica. Os alunos que trabalham na forma exclusivamente numrica manifestaram insuficincias na resoluo, no conseguindo obter uma generalizao

Referncias
Abrantes, P., Serrazina, L. e Oliveira, I. (1999). A matemtica na educao bsica. Reflexo participada sobre os currculos do ensino bsico. Lisboa: MEDEB. Davis, P., e Hersh, R. (1995). A experincia matemtica. Lisboa: Gradiva (p. 167). DEB (1997). Orientaes curriculares para a educao pr-escolar. Lisboa: Ministrio da Educao. Devlin, K. (1998). Life by the numbers. New York: John Wiley & Sons, Inc.

Novembro | Dezembro || 2005

19

Devlin, K. (2002). Matemtica: a cincia dos padres. Porto: Porto Editora. Mason, J., Burton, L. e Stacey, K. (1985). Thinking Mathematically. London: HMSO. MEDEB (2001). Currculo nacional do ensino bsico: Competncias essenciais. Lisboa: Ministrio da Educao, Departamento de Educao Bsica. MEDES (2001, 2002). Matemtica A (10., 11., 12. anos). Lisboa: Ministrio da Educao, Departamento do Ensino Secundrio. http://www.dgidc.min-edu/programs/prog_ hm.asp (acedido em 5/Maro/2005) MEDGEBS (1990). Programa do 1. ciclo do ensino bsico. Lisboa: Ministrio da Educao, Direco-Geral do Ensino Bsico e Secundrio. MEDGEBS (1991a). Programa de Matemtica: Plano de organizao do ensino-aprendizagem 2. ciclo do ensino bsico. Lisboa: Ministrio da Educao, Direco-Geral do Ensino Bsico e Secundrio. MEDGEBS (1991b). Programa de Matemtica: Plano de organizao do ensino-aprendizagem 3. ciclo do ensino bsico. Lisboa: Ministrio da Educao, Direco-Geral do Ensino Bsico e Secundrio.

NCTM (1991). Normas para o currculo e a avaliao em matemtica escolar. Lisboa: APM & IIE. NCTM (2000). Principles and Standards for School Mathematics. Reston: NCTM. Orton, A. (1999) (ed). Pattern in the Teaching and Learning of Mathematics. London: Cassell. Palhares, P. e Mamede, E. (2002). Os padres na matemtica do prescolar, Educare-Educere, 10, 107123. Sawyer, W. (1955). Prelude to mathematics. London: Penguin Books. Steen, L. A. (1988) The Science of Patterns, Science, 240, 611616. Vale, I., Palhares, P., Cabrita, I. e Borralho, A. (no prelo). Os Padres no Ensino e Aprendizagem da lgebra. Actas do XIV Encontro de Investigao em Educao Matemtica da SPCE.

Isabel Vale LIBEC, Escola Superior de Educao de Viana do Castelo Teresa Pimentel LIBEC, Escola Superior de Educao de Viana do Castelo

Materiais para a aula de Matemtica

Investigando padres
Esta tarefa foi concebida para ser explorada com alunos da formao inicial de professores do 1 e 2 ciclo mas com algumas adaptaes poder ser utilizada com alunos de qualquer nvel de ensino. No primeiro e segundo ciclo interessar apresentar questes que realcem a subdiviso das figuras na cabea, tronco e pernas desenvolvendo o poder de observao das crianas, a procura de relaes e a descoberta de um padro visual e geomtrico, sendo de excluir evidentemente as questes 6 e 7, e muito provavelmente a questo 4 pois esta exige a descoberta de um padro numrico inacessvel maioria dos alunos destas idades. No terceiro ciclo j poder explorar-se a tarefa incluindo essas questes, sendo a questo 7 uma forma a nosso ver interessante de trabalhar a equivalncia de expresses algbricas, nomeadamente envolvendo factorizao de polinmios e utilizao de casos notveis da multiplicao, que so contedos do 8 ano. No ensino secundrio o estudo das sucesses fornece um ambiente natural para o seu tratamento. A realizao da tarefa evidencia, como j referimos, a utilidade da diversificao de abordagens de descoberta de padres, desde a puramente numrica at pictrica e geomtrica, facultando um trajecto que conduz naturalmente identificao das duas. Esta tarefa, sendo mais complexa, exige que previamente sejam apresentadas aquilo que designmos por tarefas bsicas de reconhecimento de padres.

20

Educao e Matemtica | nmero 85

Das könnte Ihnen auch gefallen