Sie sind auf Seite 1von 17

As religies afro-brasileiras e a intolerncia religiosa em Porto Alegre: uma luta pela legitimidade da herana africana.

Marina Barbosa e Silva mestranda da USP mariquinha_cs@yahoo.com.br Apresentao

O culto aos orixs recebe o nome de Batuque no Rio Grande do Sul, mas seus adeptos preferem denomin-lo de Nao ou referem-se a ele como a religio. Ele uma das denominaes regionais da religiosidade de matriz africana no Brasil, junto com o candombl na Bahia, o Xang em Pernambuco e o Tambor de Mina no Maranho (Silva: 2005). O Batuque gacho constitui-se de cinco principais naes conhecidas como o lado da religio a qual um religioso pertence Ijex e Oy, Gge, Cabinda, Nag e Mal.1 A capital gacha, Porto Alegre, concentra a maioria dos terreiros desse estado e sua regio metropolitana a que mais tem terreiros no pas2. Alm do Batuque, h tambm muitos centros de Umbanda e terreiros de Linha Cruzada. Mas o fato de haver nessa cidade grande quantidade de adeptos dessas religies, no indica sua maior aceitao, ao contrrio, seus praticantes tm uma histria repleta de conflitos com a sociedade envolvente, em razo de preconceitos que levam perseguio policial, proibio de seu culto, ou de que ele venha a pblico sob certas formas rituais.
1

O termo mico nao usado de duas maneiras pelos religiosos. Em primeiro lugar, Nao usado para designar o Batuque enquanto modalidade religiosa afro-brasileira. No Rio Grande do Sul, existem trs modalidades: o Batuque, a Umbanda e a Linha Cruzada. Segundo Corra (1992) a primeira cultua os orixs; a segunda os caboclos, preto velhos, Ibeji (crianas) e os orixs da Umbanda; e a ltima cruza elementos dessas duas modalidades, cultuando os orixs do Batuque, as entidades da Umbanda e mais a Linha dos Exus. Em segundo lugar, designa as formas rituais diversas do Batuque: nao Oy, nao Gge, nao gegjex, sendo que nao e lado so termos intercambiveis, pois expressam o mesmo significado. 2 A regio metropolitana de Porto Alegre tem mais de trs mil terreiros. O nmero considerado o maior do Brasil, segundo a Pesquisa Socioeconmica e Cultural das Comunidades Tradicionais de Terreiro - Mapeando o Ax, promovida em 31 (trinta e uma) cidades da regio pelo Ministrio de Desenvolvimento Social (MDS) em parceria com a Secretaria de Polticas de Igualdade Racial, Fundao Palmares e Unesco no ano de 2010.

No Rio Grande do Sul, o ataque evanglico est sendo muito expressivo no campo da poltica estadual e municipal, em especial na esfera legislativa. Nos ltimos oito anos, deputados e vereadores evanglicos, principalmente, criaram leis que acabaram prejudicando a prtica religiosa afro-brasileira. Em 2003, com a criao da lei 11.915, que institui o Cdigo Estadual de Proteo aos Animais; em 2008, a lei municipal contra os despachos: proibido depositar em passeios, vias ou logradouros pblicos, riachos, canais, arroios, crregos, lagos, lagoas e rios ou em suas margens animais mortos ou parte deles. Multa de 50 a 150 UFMs (grifo meu), criada pelo vereador e pastor evanglico da IURD Almerindo Filho/PTB (Partido Trabalhista Brasileiro); e a lei do silncio, que fixou limite para a propagao sonora em templos religiosos, lei n 13.085, de 04 de dezembro de 2008, proposta pelo deputado Carlos Gomes/PPS (Partido Popular Socialista) e tambm pastor da IURD e formulada em conjunto apenas com lideranas evanglicas. Para os batuqueiros, essas leis so mais uma forma dos evanglicos acionarem a polcia e tentarem coibir suas cerimnias religiosas. Por isso, batuqueiros esto, por meio de suas associaes religiosas, procurando meios de inviabilizar que tais leis os prejudiquem. Portanto, lutar contra os ataques nopentecostais no Rio Grande do Sul tornou-se no somente ir contra a demonizao das entidades afro-brasileiras, mas uma luta novamente contra a possvel criminalizao dos cultos afros, contra a volta das perseguies policiais e do fechamento dos terreiros e prises de sacerdotes, como ocorria apenas algumas dcadas atrs, quando as religies afro-brasileiras eram associadas ao charlatanismo, ao espiritismo e ao exerccio ilegal da medicina, todos considerados crime no Brasil.

1. Os batuqueiros na luta contra o estigma e a intolerncia religiosa


Em conversa com batuqueiros, no raro ouvir reclamaes de que em algum jornal foi publicado que praticantes de sua religio deixaram expostos na rua restos de animais mortos, como cabeas de cabrito, ou oferendas contendo material no biodegradvel, e por isso so considerados, alm de cruis assassinos de animais, poluidores da cidade. Ou 2

que um vizinho, com grandes chances de ser evanglico, chamou a polcia por seu terreiro emitir som alto at de madrugada e/ou jogou sal grosso em sua casa durante cerimnia religiosa. E se o vizinho for mesmo evanglico, ainda o ofende ao dizer que sua religio coisa do demnio. No de hoje que os praticantes das religies afros so insultados e freqentemente perturbados por algum impedimento, seja esse legal ou no, de praticar livremente seu culto. A trajetria da constituio dessas religies no Brasil est marcada por eventos em que seus praticantes foram perseguidos e estigmatizados pela sociedade envolvente. A primeira metade do sculo XX foi o perodo mais intenso das perseguies aos cultos afros, mesmo no havendo leis que proibissem diretamente a prtica desses cultos desde a primeira Constituio republicana de 18913. Consideradas como problema de sade pblica no Brasil, prejudiciais a sade mental da populao, pois os terreiros eram vistos como ambientes propcios loucura, essas religies tornaram-se passveis de serem criminalizadas. Os religiosos eram condenados pela prtica ilegal da medicina e/ou por explorar a credibilidade pblica (Maggie: 1992), uma vez que a prtica das religies afros era associada falsa medicina, ao espiritismo e magia, ao charlatanismo e ao curandeirismo, todos considerados crimes contra a Sade Pblica4. A perseguio acirrou-se ainda mais no Estado Novo com a instituio da Seo de Txicos e Mistificaes, em 1934, criada especialmente para investigar esses crimes. Outra forma de represso foi obrigatoriedade de registrar os terreiros na Delegacia de Jogos e Costumes, vinculada a Secretaria de Segurana Pblica, e de tirar uma licena especial para realizar toques, ou seja, as festas religiosas. Segundo os batuqueiros, essas obrigaes duraram at meados da dcada de 90 em Porto Alegre, embora em 1964 o registro terminasse no Brasil (Carvalho, 2005)5, restando apenas obrigatoriedade de registro civil em cartrio.

No Brasil imprio a liberdade religiosa era restrita ao culto domstico. O local de culto no poderia ter nenhuma fachada que indicasse ser a templo religioso (Silva Jr, 2007). 4 Artigo 156, 157 e 158, respectivamente, do Cdigo Penal de 1890 (Maggie: 1992:39). 5 Na Bahia, esta obrigao durou at 1976 (Braga, 1995). Na Paraba, uma lei de 1966, outorgava que os cultos africanos precisariam da autorizao da Secretaria de Segurana Pblica e uma prova de sanidade mental do responsvel pelo culto, mediante realizao de exame psiquitrico (Silva Jr, 2007:310).

Diante de tanta represso, diversas foram as estratgias e formas de resistncia dos adeptos das religies afros: constituir seus terreiros em reas afastadas do centro da cidade, longe da vista da polcia; eleger como ogs6 figuras importantes no cenrio poltico e intelectual, pessoas que pudessem dialogar com autoridades, impedir perseguies policiais, e assim obter permisso para a realizao de festas religiosas. Tanto que os terreiros de candombl mais prestigiados da Bahia, que tinham como seus freqentadores, polticos, artistas, pesquisadores, gabavam-se ao afirmar que no eram alvos de batidas policiais (Braga, 1995). Outra soluo para acabar com a represso, iniciativa de pesquisadores das religies dos negros no Brasil em conjunto com os adeptos dessas religies foi a criao de entidades civis.
A inexistncia de um mecanismo jurdico que legalizasse a vida dos terreiros fazia com que estes ficassem merc das arbitrariedades dos policiais. A partir de 1934, uma lei exigia que eles se registrassem no Departamento de Policia, e assim o funcionamento regulamentado dos terreiros ficava na dependncia de uma licena especial, que lhes era concedida pela policia. Numa tentativa de contrabalanar essa imposio do registro policial e libertar-se do estigma de clandestinidade, os terreiros lanaram mo do expediente de registrarem-se como sociedade civil. (Dantas, 1984:110).

Os Congressos Afro-Brasileiros de 1934 e 1937, realizados o primeiro em Recife e o segundo em Salvador, foram muito importantes para colocar um fim as perseguies policiais aos terreiros e garantir a liberdade religiosa aos cultos afros. Do ltimo congresso, surgiu a idia de criar uma organizao religiosa que assumisse o controle do culto, como forma de tirar essa responsabilidade da polcia. Edson Carneiro, em conjunto com lderes de terreiros da Bahia, funda a Unio das Seitas Afro-Brasileiras em 1937, a qual cadastrava os terreiros e era responsvel pelo funcionamento normal das seitas africanas, evitando abusos e o desvirtuamento de suas finalidades religiosas (Braga,1995:168). Outra importante atuao do Congresso foi pleitear o estatuto de religio aos cultos afros, retirando seu carter de seita e a sua associao a termos pejorativos como baixo
6

Cargo reservado a homens no rodantes (que no entram em transe) e cuja funo auxiliar o pai ou me-de-santo (Silva: 2005:139).

espiritismo, falso espiritismo, magia negra, obtendo, assim, legitimidade social perante as esferas jurdica e poltica. Em Porto Alegre, a partir da dcada de 50 e 60, surgiram as primeiras entidades com o objetivo de regulamentar os terreiros, as quais at hoje cadastram as casas de religio e lhes outorgam alvar de funcionamento, sendo o responsvel pela casa o Babalorix ou a Ialorix. Entre elas h a AFROBRAS (fundada em 1973), a Aliana Umbandista e Africanista e o Conselho Estadual da Umbanda e dos Cultos AfroBrasileiros, CEUCAB (ex Unio da Umbanda do Estado Rio Grande do Sul, fundada em 1953). Essas federaes tiveram importncia na conquista de espaos onde adeptos das religies afros pudessem festejar e fazer seus rituais sem que houvesse maiores problemas. Na dcada de 90, em parceria com o governo municipal, a partir de 1996, elas instituram a Semana de Umbanda e dos Cultos Afro-Brasileiros, que se inicia no dia 15 de novembro e termina no dia 20, dia da Conscincia Negra; e a Festa da Oxum, no dia 8 de dezembro, que ocorre s margens do Rio Guaba, na praia de Ipanema. Ambas constam no calendrio festivo do governo municipal de Porto Alegre (Oro, 2002). Atualmente, os praticantes das religies afro-brasileiras esto sendo alvo de constantes ataques das igrejas neopentecostais. Com esse ataque ininterrupto, efetuado em rede de televiso, jornais e rdios, sobretudo da Igreja Universal do Reino de Deus, IURD, muito se tem escrito na literatura antropolgica sobre a natureza dele, procurando entender as razes desta guerra santa e tambm das recentes reaes dos adeptos das religies afro-brasileiras. Conforme Silva (2007), a Bahia o estado onde mais tem manifestado reaes dos adeptos dos cultos afros aos ataques iurdianos, a maioria do candombl. Tais reaes deram-se, sobretudo, no campo jurdico: Nos ltimos sete anos foram registrados quase duzentas reclamaes e processos, os quais englobam, entre outras, aes por difamaes contra sacerdotes evanglicos e seus seguidores (Silva, 2007:19). Um dos processos mais famosos foi o de Me Gilda, que processou a IURD aps sua foto ter sido publicada no jornal da mesma igreja, Folha Universal, em 1999, com uma legenda altamente pejorativa: Macumbeiros Charlates Lesam a Bolsa e a Vida dos Clientes O Mercado da enganao 5

Cresce no Brasil, mas o Procon Est de Olho (idem:20). Por ter falecido, segundo a famlia, por causa desta publicao, sua filha carnal recebeu uma indenizao de R$ 940.000 (novecentos e quarenta mil reais). Os adeptos do candombl tambm acionaram judicialmente a IURD em razo de seu programa Ponto de Luz, exibido pela Record, o qual vilipendiava as religies afro-brasileiras (Oro, 2007; Silva, 2007). Conseguiram o direito de resposta e exibiram um programa falando da importncia da convivncia harmoniosa entre diferentes religies. Da mesma forma, algumas entidades religiosas tambm tm participado de uma reao aos ataques, seja movendo aes jurdicas ou por meio de Congressos e Seminrios, nos quais meios de defesa contra a intolerncia religiosa so debatidos. Tem-se assim, em So Paulo, a Intecab, Instituto de Tradio e Cultura Brasileira e o Centro de Estudos das relaes do trabalho e Desigualdades em parceria com o SESC-SP. A Intecab com apoio de outras organizaes do movimento social negro lanou a Campanha em Liberdade de Crena e contra a Intolerncia Religiosa, em 2005. Na Bahia, h o Movimento Contra a Intolerncia Religiosa, do qual fazem parte vrias organizaes religiosas, a Federao Baiana de Culto Afro, o Centro de Estudos Afro Orientais, o Programa Egb Territrios Negros, na Bahia (Silva, 2007). E no s no Brasil, mas no exterior, as respostas aos ataques iurdianos e busca por legitimao da religio perante a sociedade em geral esto acontecendo em pases onde as religies afros expandiram-se: o Uruguai e a Argentina (Frigerio, 2007). Em Porto Alegre, tanto conflitos com a sociedade envolvente quanto ataques neopentecostais motivaram os adeptos das religies afro-brasileiras, sobretudo Babalorixs e Ialorixs do Batuque, mas tambm, da Linha Cruzada a fundarem mais uma entidade, a Congregao em Defesa das Religies Afro-Brasileiras, CEDRAB. Fundada em agosto de 2002, a CEDRAB foi idealizada por Me Norinha de Oxal. Esta Ialorix sentiu necessidade de criar um movimento em defesa da religio, motivada pelos ataques neopentecostais s religies afro-brasileiras, mas tambm com a idia de trazer ao pblico a

histria do Bar do Mercado 7, mostrando para a sociedade em geral que o Mercado Pblico de Porto Alegre tinha uma territorialidade negra e de religiosidade de matriz africana. Convidando outros religiosos, a maioria insatisfeita com o papel das atuais federaes na defesa da religio, pouco a pouco a CEDRAB foi constituindo-se como entidade eminentemente formada por batuqueiros. No contexto das reaes contra os ataques evanglicos, a CEDRAB protagonizou uma importante luta em defesa da religio, de 2003 a 2005, quando organizou manifestaes contra a lei 11.915, que institua o Cdigo Estadual de Proteo aos Animais no mbito do Rio Grande do Sul, de autoria do deputado Manoel Maria/PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e pastor da Igreja Quadrangular do Reino de Deus. Dois pargrafos do Cdigo comearam a causar srios problemas na vida religiosa dos batuqueiros. Eles determinavam que: Pargrafo I, vedado ofender ou agredir fisicamente os animais, sujeitando-os a qualquer tipo de experincia capaz de causar sofrimento ou dano, bem como as que criem condies inaceitveis de existncia e Pargrafo IV: vedado no dar morte rpida e indolor a todo animal cujo extermnio seja necessrio para o consumo que esto no Ttulo I, Captulo I Das disposies Gerais, Artigo 2. Embora no faam nenhuma referncia direta ao sacrifcio de animais em cultos afro-brasileiros, ambos deixavam livre a interpretao se o sacrifcio era ou no um ato criminoso. Seria assim considerado das seguintes maneiras: o sacrifcio de animais como agresso fsica aos animais; o modo de sacrific-los no adota mtodos indolores; o animal sacrificado no seria necessrio para o consumo. Em uma acusao de que em algum terreiro estavam maltratando animais, por exemplo, os religiosos ficavam a merc do que os policiais poderiam julgar, o que poderia resultar na priso do pai ou me-de-santo, ou no fechamento do terreiro. A CEDRAB conseguiu apoio poltico de vereadores e deputados estaduais, que redigiram e encaminharam ao Ministrio Pblico Estadual, o Projeto de Lei 282/2003, cuja
O Mercado Pblico Municipal de Porto Alegre faz parte dos locais sagrados para os batuqueiros. No centro do Mercado forma-se um cruzeiro, onde est assentado um orix, o Bar Aluj, o senhor dos mercados. Esse projeto de Me Norinha foi realizado no ano de 2007, com o lanamento do livro e de um DVD, intitulados, Os caminhos invisveis do negro em Porto Alegre: A Tradio do Bar do Mercado, realizado pela CEDRAB e Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.
7

ementa isentava rituais da religio afro-brasileira da aplicao do Cdigo8. Em 2005 a ementa foi aprovada, e a polmica em torno da legalidade sacrifcio terminou com a vitria dos religiosos. Nas reunies semanais da CEDRAB, alm de seus participantes debaterem estratgias contra a intolerncia religiosa, tambm discutem como iniciativas tomadas pelos prprios religiosos amenizariam conflitos com a populao em geral. Entre essas iniciativas, est a de refletir sobre algumas mudanas que podem ocorrer em seus rituais que, no entanto, no faam os religiosos descumprirem os fundamentos 9. As oferendas e sacrifcios de animais so os rituais mais polmicos. O costume de faz-los em locais pblicos, como nas praas, cemitrios e parques, visto pela populao em geral como sujeira. Em algumas oferendas ascendem-se velas em locais onde h vegetao e deixam-se tambm alimentos como balas, canjica, milho e doces. Por isso so acusados pelos ambientalistas como possveis causadores de incndio; e pela populao em geral de sujar lugares pblicos com alimentos. Os materiais plsticos como embalagens, espelhos, pentes, e garrafas de vidro, tambm so os principais alvos de reclamaes dos ambientalistas devido aos danos que geram ao meio ambiente. No caso das oferendas de animal sacrificado, as grandes reclamaes so devido ao mau cheiro exalado pela decomposio do animal e do enxame de moscas. Para esses problemas a CEDRAB props as seguintes solues: trocar os pratos de papelo por folhas de bananeira nas oferendas, e derramar o liquido das garrafas na sua volta. So as oferendas ecolgicas. E o sacrifcio de animais deve ser feito longe de reas residenciais ou comerciais e do trnsito de pedestres e automveis. Nas questes relacionadas a esses rituais, os membros da CEDRAB estabelecem uma distino fundamental entre as condutas do batuqueiro srio e/ou antigo, ou seja, aquele que respeita os fundamentos, e daquele que apenas utiliza os servios religiosos,

Redigido pelo deputado Edson Portilho/Partido dos Trabalhadores, o PL acrescenta ao art. 2 do Cdigo o pargrafo nico: no se enquadra nessa vedao o livre exerccio dos cultos e liturgias das religies de matriz africanas. 9 Por fundamento, entende-se todo conhecimento sobre a liturgia, a coreografia, a msica, a comida e a histrias dos orixs, o qual passado de gerao em gerao pelos pais ou mes-de-santo aos seus filhos-desanto.

como a consulta ao jogo de bzios e a realizao de trabalhos para solues de problemas particulares, ou a prpria religio para ganhar dinheiro ou exibir-se. Esse tipo de batuqueiro est entre os que, por causa do deslumbre e/ou com a inteno de ficarem ricos, no querem respeitar o tempo necessrio ao aprendizado dos fundamentos religiosos. So aqueles que, segundo membros da CEDRAB, no se preocupam com a natureza e com a imagem da religio e terminam por estigmatiz-la perante os olhos da sociedade. Por estas razes que, atravs da CEDRAB, Ialorixs e Babalorixs incumbem a si mesmo a tarefa de levar a sua comunidade religiosa outras maneiras de praticar esses rituais de forma que eles paream saudveis ao meio ambiente e no causem mais conflitos com a populao em geral. Eles elaboram projetos de conscientizao dos irmos de religio, que so apresentados nos encontros entre pessoas de religio, mas que conta com a presena de polticos, funcionrios pblicos, ativistas dos movimentos sociais e intelectuais. Nesses encontros so debatidos temas como a intolerncia religiosa, a discriminao racial e a falta de fundamento dos religiosos; esclarecem aos no religiosos o significado do abate animal, argumentando tratar-se de um ato de sacralizao e no de crueldade. J foram realizados pela CEDRAB dois seminrios estaduais com esse objetivo, em 2004 e 2007, e um Encontro na Semana do Meio Ambiente de Porto Alegre, em 2005, cujo objetivo foi propagar o uso de oferendas ecolgicas. Muitos autores j observaram que a criao de federaes, a luta contra a represso, e a luta a favor da preservao das tradies africanas aparecem juntas (Maggie, 1992; Dantas, 1987; Braga, 1995). As primeiras entidades civis afro-brasileiras contavam com o apoio de intelectuais preocupados com a manuteno das formas de candombl mais puras, isto , aqueles terreiros que mais preservaram traos da cultura de origem africana, em oposio s formas mais degeneradas do culto, como a jurema em Pernambuco e o candombl de caboclo na Bahia. Desse modo, integrao e resistncia passam a ser avaliados pelo grau de pureza, esta definida a partir de traos culturais de certos

candombls da Bahia tidos como africanos (Dantas, 1987:122)

10

. E, no que tange a

participao dos adeptos do candombl nessas entidades, eles estavam igualmente preocupados em manter o que consideram como as verdadeiras razes africanas. Como se sabe, para adeptos do candombl, seu terreiro sempre o que possui a forma de culto mais autntica e preservada em relao a outros. A fundao da CEDRAB se d nessa juno da luta para assegurar a liberdade de culto e a preservao da religio contra formas deturpadas do culto. Nesse sentido, a relao entre prtica e conduta religiosas ideais defendidas pela CEDRAB em seus seminrios, reunies e congressos que organizam ou participam, situa-se no campo afroreligioso, como nos aponta Silva (1995) em funo do carter manipulativo resultante das caractersticas e interesses dos grupos pelo controle e legitimidade da gesto do saber religioso (expresso nas tradies religiosas) (Silva, 1995:121).

2. O Batuque no espao pblico: liberdade religiosa e preservao da herana africana


No Batuque, os adeptos diferenciam suas naes pelos aspectos do culto relacionados s rezas, ao ritmo dos tambores, dana, mitologia, comida das divindades. Dentro de cada nao, as diversas linhagens religiosas tambm reivindicam para si modos diferentes de prtica religiosa. Como cada nao tem seu grau de inventividade, como nos informa Silva (1995), as acusaes entre os adeptos de que falta fundamento na mesma nao ou entre naes diferentes recorrente, a diferena bsica que algumas conseguem ser mais legtimas socialmente que outras (idem:113). Essas diferenas de culto so usadas para legitimar ou deslegitimar outras linhagens, sobretudo aquelas que no possuem parentesco com a famlia-de-santo de sacerdotes reconhecidos no meio religioso. No Batuque, descender de pais e mes-de-santo fundadores da religio significa ter fundamentos, sinal de prestgio e proporciona legitimidade ao religioso.
10 Mesmo sendo a Bahia o maior local de pesquisa, esse modelo de pureza tambm foi procurado em todas as regies do Brasil onde se encontra os cultos de origem africana: Pernambuco, Maranho e Rio Grande do Sul.

10

Da mesma forma, ocorre entre o Batuque, a Umbanda e Linha Cruzada. Batuqueiros e umbandistas criticam a Quimbanda, por apenas cultuarem as linhas de Exus. Os batuqueiros puros criticam a Linha Cruzada, porque homenageia os orixs uma ou duas vezes por ano, mas faz sesses freqentes para os caboclos, preto-velhos e para a Linha de Exus. Ambas so vistas, pelos batuqueiros, como falta de fundamento dos religiosos. Inversamente, as acusaes dos umbandistas de que batuqueiros so muito vaidosos, e por isso, belicosos, enquanto a Umbanda dedica-se caridade, unio e solidariedade. E para adeptos da Linha Cruzada, os batuqueiros puros, sem o conhecimento da Linha dos Exus, esto em desvantagem, porque essas entidades possuem habilidades especficas, muito teis na resoluo de certos problemas humanos. Outra caracterstica dos adeptos das religies afro-brasileiras valorizar o passado, tempo glorioso da religio, fazendo com que mudanas ocorridas no presente no sejam bem aceitas pelos religiosos mais velhos. Nas religies afros h paralelamente um outro quase culto, que consiste na meno constante dos antigos, todos dotados de uma srie de poderes, se no sobrenaturais, pelo menos extraordinrios (Carvalho, 1987:38). Nos estudos de Prandi (2001) nos deparamos com a insatisfao dos velhos adeptos do candombl com a nova gerao e a viso do passado como tempo do verdadeiro culto aos orixs:
Os velhos do candombl falam do passado como um tempo perdido, que j no se repete, vencido por um presente em que impera a pressa, o gosto pela novidade, a falta de respeito para com as caras tradies e, sobretudo, o descaso para com os mais velhos. Dizem que o candombl hoje vive de comrcio, pura exibio, reclamam que uns querem ser mais que os outros, falam que os que mal saram das fraldas, que no sabem nada, j empinam a cabea para os antigos, lamentam que os velhos babs e as velhas ias no tem mais voz em nada, asseveram que os jovens o que querem sugar os seus mais velhos e depois chutar seu traseiro e buscar outro lugar onde podem mandar vontade. (Prandi, 2001:56).

Estas diferenas e disputas fazem parte do universo batuqueiro e esto presentes nas aes da CEDRAB. De fato, seus membros consideram-se autnticos religiosos em relao a outros quando se referem s linhagens formadoras do Batuque e s suas prticas ou modalidades religiosas, e por serem e/ou se considerarem portadores do conhecimento dos 11

antigos. Do mesmo modo, na primeira metade do sculo XX, durante fortes represses, a crena em sacerdotes charlates e mistificadores no era compartilhada somente entre aqueles que acusavam pais e mes-de-santo de explorarem a credibilidade pblica, de praticar feitiaria e magia negra, mas tambm era compartilhada entre os prprios adeptos das religies afros:
Os peritos e a polcia usam a a categoria mistificao no sentido de falso, noverdadeiro. Mistificar tambm usado nos terreiros para se referir a pessoas que fingem, que falsificam. Pode-se perguntar quem vem antes, o mistificador como categoria jurdica ou o mistificador como categoria religiosa. Em torno dessa categoria ao mesmo tempo se d a divergncia e se instaura o consenso. H mdiuns verdadeiros e falsos. H mistificadores. No h possibilidade de fugir da idia de fraude. Nesse sentido estabelece-se o consenso entre os vrios personagens juzes, mdicos, acusados e testemunhas (Maggie, 1992:185).

A perseguio s crenas medinicas, denominao comum ao Candombl, Umbanda e ao Espiritismo durante a poca de represso, efetivada pelas polticas do Estado, inseriu os adeptos das religies afros num debate pblico, que ops magia versus religio (Montero, 2006), exigindo que esses adeptos transformassem suas crenas no sentido mais prximo ao de religio para conseguirem presena legtima no espao pblico. Nessa poca, as federaes foram criadas para desempenhar o papel de fiscalizar os cultos afros e os adeptos das religies afro-brasileiras dessas federaes esforavam-se na medida do possvel para distinguirem-se das formas de culto associadas falsidade, ao charlatanismo e maldade, como algo que faz parte da magia e da feitiaria, sempre orientando-se pelos princpios de pureza, descendncia e fundamento. Podemos compreender esse contexto no Rio Grande do Sul, em que as tentativas de proibir rituais afro-brasileiros por meio de sua criminalizao, somado as concepes estigmatizantes (crueldade, barbrie) manifestas pela sociedade em geral acerca das religies afros e a demonizao de suas entidades pelos evanglicos, como uma situao que coloca em questo, mais uma vez, o carter religioso dos rituais afro-brasileiros. O caso sobre a legalizao ou no do sacrifcio de animais, por exemplo, inseriu novamente os batuqueiros num debate pblico, no qual as acusaes de crueldade, barbrie e

12

maldade esto relacionadas s concepes de feitiaria e magia negra a que esses cultos foram historicamente associados. Levar ao pblico em geral idias como as de oferendas ecolgicas e sacralizao dos animais mostrar que os batuqueiros tambm so contra maltratar animais e poluir o meio ambiente. Querem trazer ao conhecimento dos leigos que quem faz isso so pessoas de m f, falsos religiosos, e que os verdadeiros no fazem isso. De outro modo, a mensagem que os batuqueiros da CEDRAB querem passar, assim como quis o povo-desanto apoiado por intelectuais nos congressos da dcada de 30, que eles so os portadores e defensores de uma herana africana no Rio Grande do Sul. uma forma de legitimar o culto num estado que se auto-retrata como a imagem do colono europeu, em que costumes de origem negra no so bem vistos no tradicionalismo gacho. E que o Batuque originrio desse estado, e no um culto trazido por escravos vindos do nordeste do pas, como de Pernambuco, por exemplo, devido s semelhanas entre o Batuque e o Xang (Corra, 1992). Tanto assim que, o que eles consideram como a forma de culto ideal apresentada na esfera pblica como uma herana africana, uma forma de traduzir e tornar inteligvel ao pblico no religioso seu objeto de defesa: valores religiosos de senioridade, saber inicitico e pureza do culto. Esta relao conflituosa entre estado brasileiro e religies afro-brasileiras nos leva a pensar, em parte, a maneira particular dessas religies se expressarem no espao pblico. A perseguio Umbanda, ao Espiritismo e ao Candombl gerou formas diversas de resistncia e negociao com o estado a fim de que essas religies pudessem usufruir o direito liberdade religiosa. Segundo Giumbelli (1997), em cada um desses processos de legitimao gerou-se conceitos diferentes de religio, que acabaram por definir cada uma dessas formas de culto em conjuntos diferentes de discursos e prticas. Enquanto a Umbanda se estabeleceu legitimamente nas bases do argumento de uma religio sincrtica e genuinamente brasileira e o Espiritismo ao afirmar que sua prtica estava relacionada assistncia social e caridade, as religies afro-brasileiras tem defendido sua legitimidade por meio do argumento culturalista, o qual est vinculado idia de que esse grupo religioso carrega uma tradio e um patrimnio religioso especficos, isto , uma 13

perspectiva diferencialista que legitima a presena dessas religies no espao pblico (Giumbelli, 2008). Esse argumento est fundado numa corrente de estudos desenvolvida por Nina Rodrigues em suas pesquisas da populao negra no Brasil e de sua religiosidade, que considerou algumas formas de culto mais prximas das razes africanas, as genunas, e outras mais distantes, as degeneradas. As genunas que poderiam ser alvo de proteo e legitimao. E, de fato, uma gerao influenciada pelos estudos de Nina Rodrigues vai construir esse argumento culturalista em defesa das formas mais puras de culto. A pureza como categoria nativa tornou-se categoria analtica (Dantas, 1984). Ambas estiveram presentes nos defensores do candombl, seja nos discursos de intelectuais e polticos, seja no de sacerdotes do candombl. Embora no mais presente no mbito acadmico, a pureza enquanto categoria nativa ainda faz parte da noo de verdadeira tradio africana para os adeptos do candombl, que se apropriam dela para legitimar uma forma de culto em relao a outra. Podemos observar esse argumento da tradio africana e sua apropriao pelos adeptos das religies afro-brasileiras em outros contextos mais recentes. A festa popular catlica do Senhor do Bonfim, na Bahia, foi transformada ao longo dos anos em cone da cultura afro-brasileira, tanto por integrantes do candombl que participam da festa, como por intelectuais e polticos, pois todos acreditam que por trs desta festa catlica sempre houve a presena da religiosidade africana Sansi (2003). Mas isto no consenso. Enquanto para alguns membros do candombl a festa parte da tradio africana, outros no participam, pois a consideram sincrtica e, por isso, sem ligao com verdadeiras razes africanas. De outro modo, a insero dos adeptos das religies afro-brasileiras no espao pblico tambm faz parte dos contextos atuais, como o ataque neopentecostal em meios de comunicao de massa. Essas religies esto se inserindo cada vez mais na mdia e na poltica para alcanarem maior prestgio e legitimidade social, o que leva seus adeptos a utilizarem as prprias armas do inimigo, e acabarem por promover a institucionalizao de parte das religies afro-brasileiras (Oro, 2007:67). Ou, como nos aponta Port (2005a e 14

2005b), a razo dos religiosos estarem mais presentes nos programas de televiso, rdio e jornais baseia-se no argumento de que s eles que devem ser a voz legtima para falar sobre sua religio em contraste com as apropriaes dos smbolos religiosos do candombl por outros movimentos, como o gay, o ecolgico e o negro; ou ento, parte de disputas entre sacerdotes pelo status de celebridade, outra forma de adquirir legitimidade social pelos lderes do candombl perante eles mesmo e a sociedade em geral.

Bibliografia
BRAGA, J. 1995. Na Gamela do Feitio. Represso e Resistncia nos Candombls da Bahia. Salvador: EDUFBA. CARVALHO, J. J. 1987. A fora da nostalgia. A concepo de tempo histrico dos cultos afro-brasileiros tradicionais. Revista Religio e Sociedade, n 14, vol. 2: 36-61. ___. 2005. As artes sagradas afro-brasileiras e a preservao da natureza. In: Seminrio Arte e Etnia Afro-Brasileira. Srie Encontros e Estudos 7. (org) Andra Falco. Rio de Janeiro: IPHAN, CNFCP: 41-58. CORRA, N. F. 1992. O Batuque no rio Grande do Sul. Antropologia de uma Religio Afro-Rio-Grandense. Porto Alegre. Editora da Universidade/UFRGS. DANTAS, B. G. 1984. De Feiticeiro a comunista; Acusaes sobre o Candombl. Separata de Ddalo. Revista do Museu de Arqueologia de Etnologia da Universidade de So Paulo, 23: 97-115. ___. 1987. Pureza e poder no mundo dos candombls. In Candombl: desvendando identidades (Novos Escritos sobre a religio dos orixs). In: MOURA, C.E.M. (org). So Paulo, EMW editores: 121-127. ___. 1988. Vov Nag e Papai Branco. Usos e abusos da frica no Brasil. Rio de Janeiro, Graal. FRIGERIO, Alejandro. 2007. Exportando Guerras Religiosas: As respostas dos Umbandistas Igreja Universal do Reino de Deus na Argentina e no Uruguai. In: SILVA, Vagner Gonalves. Intolerncia Religiosa. Impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. So Paulo. Edusp, 2: 71-117. GIUMBELLI. Emerson. 1997. O cuidado dos mortos: uma histria da condenao e legitimao do espiritismo. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional. 15

___. 2008. A presena do religioso no espao pblico. Modalidades no brasil. Religio e Sociedade, Rio de Janeiro, 28(2): 80-101. JR, SILVA Hdio. 2007. Notas sobre sistema jurdico e intolerncia religiosa no Brasil. In: SILVA, Vagner Gonalves (org). Intolerncia Religiosa. Impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. So Paulo. Edusp: 303-323. MAGGYE. Y. 1992. Medo do Feitio: relaes entre magia e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional. MONTERO, Paula. 2006. Religio, pluralismo e esfera pblica no Brasil. Novos Estudos Cebrap, 74: 47-65. ORO. A. P. 2002. Religies Afro-Brasileiras no Rio Grande do Sul: passado e presente. In. Estudos Afro-Asiticos, ano 24, n 2: 345-384. ___. 2007. Intolerncia Religiosa Iurdiana e Reaes Afro no Rio Grande do Sul. In: SILVA, Vagner Gonalves. Intolerncia Religiosa. Impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. So Paulo. Edusp, I: p.29-69. PORT. M. vans de. 2005 (a). Candombl in Pink, Green and Black. Re-scripting the AfroBrazilian religious heritage in the public sphere of Salvador, Bahia. In: Social Anthropology, vol. 13 (1): 13-26. ___. 2005 (b). Sacerdotes Miditicos. O Candombl, discursos de celebridade e a legitimao da autoridade religiosa na esfera pblica baiana. In: Religio e Sociedade. Rio de Janeiro, n 25, vol. 2: 36-61. PRANDI, R. 2001. O candombl e o tempo. Concepes de tempo, saber e autoridade da frica para as religies afro-brasileiras. In: Revista Brasileira de Cincias Sociais, vol. 16, n 47, outubro 2001: 43-58. SANSI, Roger. 2003. De imagens religiosas a cones culturais: reflexes sobre as transformaes histricas de algumas festas pblicas na Bahia. In: BIRMAN, Patrcia. (Org.). Religio e Espao Pblico. So Paulo: Attar Editorial/CNPq/PRONEX:149-168. SILVA. V.G. 1995. Orixs da Metrpole. So Paulo. Ed. Petrpolis/ Vozes. ___. 2005. Candombl e Umbanda Caminho da Devoo Brasileira. So Paulo: Selo Negro. ___. 2007. Prefcio ou Notcias de uma Guerra Nada Particular: Os Ataques Neopentecostais s Religies Afro-brasileiras e aos Smbolos da Herana Africana no 16

Brasil. In: SILVA, Vagner Gonalves (org). Intolerncia Religiosa. Impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. So Paulo. Edusp, p.9-28.

17

Das könnte Ihnen auch gefallen