Sie sind auf Seite 1von 13

ALINE LOPES DE SANTANA CRISTINA GENERINO DOS S KARINE KLCIA

Entrevista e discusso sobre as prticas da Psicologia das Relaes de Trabalho

Trabalho apresentado ao Instituto de Psicologia, no curso de Psicologia, como requisito parcial para avaliao da disciplina de Psicologia e Relaes de Trabalho I. Sob a orientao da professora Anna Julia Giurizatto Medeiros.

Macei, 07 de outubro de 2013.

SUMRIO

I INTRODUO .................................................................................................................. 03 II REFLEXO TERICA ................................................................................................... 04 III DISCUSSO DE ENTREVISTA.................................................................................... 07 IV CONSIDERAES FINAIS .......................................................................................... 09 REFERNCIAS .................................................................................................................... 10 ANEXO .................................................................................................................................. 10

I INTRODUO

O presente trabalho sobre Psicologia do Trabalho, mais especificamente sobre a prtica do profissional que atua nessa rea e as formas como isso pode ser relacionado a teoria. A busca pela qualidade de vida envolve muitas questes relacionadas ao trabalho como: remunerao, oportunidade de crescimento, elementos ambientais da empresa, condies fsicas, atmosfera de trabalho, expectativas sociais, relacionamentos interpessoais, dentre outros, que influenciam diretamente na qualidade de vida do ser humano que trabalha. O psiclogo que se insere no contexto das organizaes encontra um campo de atuao vasto, que incluem aes ligadas gesto e compreenso dos comportamentos de pessoas, grupos e estruturas organizacionais. Assim, o psiclogo deve ser capaz de aprender, desenvolver e aplicar os conhecimentos gerados atravs da psicologia. um profissional que lida, nas atividades de trabalho, com assuntos relativos adaptao, aprendizagem e ao desenvolvimento com resultados positivos, tanto para a empresa como para o bem estar e sade do colaborador. O papel do psiclogo do trabalho de extrema importncia e no pode ser individualizado e descontextualizado do ambiente onde a organizao est inserida. Ele deve atuar como um profissional que desenvolve atividades que venham ao encontro das necessidades dos trabalhadores e das organizaes, auxiliando-as a tornarem-se competitivas e a sobreviverem neste mercado globalizado, onde o capital humano e a qualidade de vida so os pontos chaves para o sucesso organizacional. Diante deste fato, considera-se o papel do psiclogo organizacional como fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. Por meio deste trabalho pretendemos conhecer os modos de atuao do psiclogo do trabalho e discutir o fazer psicolgico a luz das teorias relacionadas a tal rea do conhecimento. Como procedimentos utilizamos a entrevista semidirigida, realizada com um Psiclogo que atua com sade do trabalhador no setor de humanizao de pessoas na Universidade estadual de Cincias da Sade de Alagoas, UNCISAL e com psicologia clnica no PAM Salgadinho.

II. REFLEXO TERICA

O papel do psiclogo tende a ser elucidado quando pensamos em reas de atuao e sobre seu fazer propriamente dito. Tal processo ocorre em Psicologia do Trabalho. Podemos refletir sobre isso pautados na forma como a Psicologia pensa as relaes de trabalho, que so diversas, e por isso, constantemente alvo de construes sobre a forma como podem afetar a dinmica do sujeito, podendo ou no negar sua singularidade. Sobretudo, convm entendermos que o termo 'trabalho' guarda inmeros significados. Aqui, estaremos salientando alguns bem como abstraindo ideias sobre eles. De acordo com Albarnoz (1986, p.8):

Na linguagem cotidiana a palavra trabalho tem muitos significados. Embora parea compreensvel, como uma das formas elementares de ao dos homens, o seu contedo oscila. s vezes carregada de emoo, lembra dor, tortura, suor do rosto, fadiga. Noutras, mas que aflio e fardo, designa a operao humana de transformao da matria natural em objeto de cultura. o homem em ao para sobreviver e realizar-se, criando instrumentos, e com esses, todo um novo universo cujas vinculaes com a natureza, embora inegveis, se tornem opacas.

Esta opacidade na relao do homem com a natureza transmitida pelo texto supracitado demonstra uma significao obtida pelo trabalho a partir de um vis capitalista, baseado na nossa sociedade de consumo alienante, a qual torna o homem no agente criador, mas reprodutor de prticas que impedem seu estabelecimento enquanto sujeito de sua histria, e enquanto detentor dos meios de produo e do produto final de seu trabalho. Portanto, o que seria uma forma de realizao humana torna o homem escravo do 'fazer'- maior produo, maior lucro. As teorias da Psicologia do Trabalho ovacionam o lado humanista e valorizao do homem em sua existncia e utiliza da perspectiva marxista para pensar as relaes criadas por esta categoria fundante do ser humano, criticando a sociedade do capital que gera alienao e impede que o homem use de criatividade para existir. Segundo Bastos (2009, p. 109 e 110):
[...] embora o discurso apresentado pelas teorias da Psicologia do Trabalho seja interessante, humanstico e at bonito, no aplicvel no dia-a-dia do trabalho no 'mundo capitalista' que no est nem um pouco preocupada com tica, valores, subjetividade etc., e que tem exclusivamente como objetivo, a lucratividade.

Pensar a Psicologia do trabalho nessa esfera capitalista permite, por conseguinte pensar as relaes que da so constitudas. Assim, para melhor compreenso, convm fazermos um apanhado histrico sobre como se configurou o trabalho a partir dessa perspectiva. A Psicologia do Trabalho, antes denominada Psicologia Industrial, surge com a finalidade de adequar o trabalhador ao seu trabalho, fazendo dele um operrio subserviente e com total dedicao produo, procurando controlar a forma mais rpida e menos dispendiosa para a execuo da tarefa, numa lgica de menos esforo e menos tempo para diminuir os custos da empresa e aumentar os lucros. A viso que se tem do trabalhador a de que, como um ser indolente e preguioso, necessita de uma formalizao do trabalho para que possa render ao mximo na instituio, e esta, a partir de teorias como o Taylorismo e o Fordismo, criam condies nefastas de produo, e consequentemente um ambiente adoecedor. Nesse nterim, so desenvolvidos trs enfoques que abordam a maneira de perceber o trabalhador, so eles: o individualista, o sistmico e o poltico. O enfoque individualista, conforme Borges, Oliveira, Morais (2005, p.106):
[...] est associado em sua origem s caractersticas do modelo capitalista mais tradicional [...], foi utilizado desde o incio o parcelamento das tarefas em operaes e a aplicao do princpio da separao da concepo da execuo, de modo que todo o processo produtivo precisava ser antecipadamente planejado por uma minoria diferenciada.

Por outro lado, o enfoque sistmico, surgiu como resposta alta produo de mercadorias em contraposio a um mercado consumidor pequeno, que no era suficiente para atender a demanda. Desta forma, o Estado precisou intervir, j no sculo XX, buscando um equilbrio entre o que era produzido e consumido. Precisava-se de um mercado de consumo que comportasse a produo, melhorando assim, as oportunidades de emprego, alm de benefcios e melhores condies de trabalho. As questes sobre como gerenciar pessoas no eram mais norteadas pelo modelo individualista, mas principalmente por como motivar o trabalhador a permanecer na empresa produzindo, sendo sempre um consumidor em potencial. Entretanto, na dcada de 70 uma crise econmica foi evidenciada e estudiosos, baseados no vis marxista sobre o trabalho, em contraposio ao modelo taylorista-fordista (mecanizao do homem), abriram margem para crtica e discusso das relaes de trabalho ento vigentes, o que podemos chamar de enfoque poltico. Paralelo a isso, ainda que com novos moldes de gesto de pessoas, buscando um esvaziamento da alienao, outras demandas emergem, tais como: melhor qualificao do
5

trabalhador para o mercado de trabalho, mais informao e formao para este; e com essas novas demandas, surgem ideologias, como a afirmativa de que quanto mais empregos, menos pobreza, ou que o desenvolvimento econmico diminui as diferenas de classes. Diante de tantas mudanas, faz-se necessrio pensar na Psicologia do Trabalho enquanto postura crtica sobre as relaes e sobre o fazer do psiclogo nessa rea. Wanderley Codo (2010) diz que o trabalho contemporneo um trabalho de servios, um trabalho que exige maior deciso, maior envolvimento afetivo. Vnculo do trabalhador com o seu trabalho e capacidade de deciso so as duas grandes exigncias do trabalho contemporneo, dessa forma ele destaca a importncia da sade mental no trabalho. Nesse sentido Dejours (2007 apud BASTOS, 2009) aponta que relaes muito estreitas entre o trabalho e a construo da identidade do sujeito trabalhador, podem implicar uma dinmica da realizao do eu em efeitos deletrios sua sade fsica e mental. Bastos (2009) traz reflexes sobre a prtica do psiclogo do trabalho e salienta seu importante papel como agente de mudanas. Ainda que o sujeito seja pensado de maneira a preservar sua histria de vida, ainda que este seja motivado, recompensado no trabalho, respeitado e valorizado, uma prtica ainda ser reproduzida, a prtica da desigualdade. Toda forma de interagir com o trabalhador, seja ela mais ou menos humanista, ainda assim, ser feita tendo em vista a necessidade de boa produo, de resultados, e assim, o psiclogo do trabalho, como transformador social pouco poder fazer em busca dessa mudana no sistema que o alicera. Claro, sua maneira de enxergar o sujeito mudar o modo como se relacionar com ele, mas isso no garante que ele far nascer uma sociedade de iguais. No entanto Codo (2010) diz que o trabalho est sendo uma nova categoria psicolgica, os estudos sobre as coisas que so importantes para a formao do ser humano esto sendo revistos e isso vai melhorar a teoria psicolgica, mas tambm as possibilidades de interveno. A cargo do psiclogo do trabalho, ficar a tarefa de tornar o sujeito emancipado, ainda que dentro da instituio. Eis a definio de trabalho para uma psicologia voltada para a promoo da liberdade no sujeito: "[...] o trabalho faz parte da construo da identidade e do desenvolvimento pessoal de quem trabalha. Neste sentido, no apenas um meio de ganharmos a vida, mas pode e deve ser um processo de criao." (BASTOS, 2009, p.106). O psiclogo do trabalho, independente da rea na qual esteja atuando, refletir constantemente sobre sua prtica, procurando entender de que forma as relaes de trabalho esto submersas por relaes de poder, uma vez que o trabalho categoria fundante do ser humano e interfere diretamente em sua qualidade de vida.
6

III DISCUSSO DA ENTREVISTA

Inicialmente discutiremos aqui uma questo que perpassa a prtica do psiclogo nos contextos de trabalho, o fato da Psicologia do Trabalho muitas vezes ser restringida ou tida como similar a Psicologia Organizacional. Tal relao ficou ntida durante o processo de busca de profissionais da rea disponveis e abertos a um dilogo sobre suas atividades bem como atravs da fala do profissional entrevistado. Percebemos aqui a distino feita por Codo (2010) quando ele afirma ser a Psicologia Organizacional uma cincia aplicada, que pega conceitos e aplica, e a Psicologia do Trabalho uma cincia bsica, que busca compreender o ser humano. Alguns profissionais contatados pelo grupo afirmaram estar muito atarefados com a demanda de selees, treinamentos e diagnsticos institucionais nos quais estavam envolvidos deduzimos que essas atividades prticas e aplicadas, eram as principais atividades desenvolvidas por eles. O psiclogo entrevistado fez meno a isso no incio da conversa quando esclareceu que seu trabalho voltado para Psicologia do Trabalho no que concerne sade do trabalhador, que ele no fazia (nem tinha prtica) treinamentos ou selees, afirmou que lidava com as relaes de trabalho e via o trabalho como parte da sade, a sade uma interface fundamental no processo de trabalho, dessa forma ele busca compreender as relaes para poder interferir nelas. Conforme o entrevistado as relaes de poder implicam na sade. Os modos como as relaes de poder se do nas instituies so um fator importante. Aqui podemos citar Dejours (1994) que chama de diviso de homens a repartio das responsabilidades, hierarquia, comando, colocada como uma das formas pelas quais o trabalho se organiza. Essa a diviso que solicita relaes entre as pessoas e mobiliza os investimentos afetivos adquirindo assim importncia na anlise dos processos psicopatolgicos. Para o entrevistado Muitas vezes o trabalhador adoece por conta da rotina maante, da falta de autonomia, das relaes muito hierarquizadas por isso seu trabalho agora se volta para a cogesto, chamar o sujeito para a roda, para discutir o processo de trabalho, para dizer o que os incomoda e como pode melhorar.. A cogesto uma tentativa de colocar em prtica aquilo que Bastos (2009) chama de ato de criar que consciente s realizvel pelo trabalhador no alienado capaz de se autorizar como sujeito. uma forma de emancipao do sujeito. A cogesto est
7

ligada ao conceito trazido por Albornoz (1994) ao citar Cornelius Castoriadis, o de gesto operria, ou seja, uma produo, em todos os nveis, dirigida pela coletividade dos trabalhadores (operrios, empregados e tcnicos). Os processos psquicos mobilizados pelos sujeitos na inveno, imaginao, inovao, criatividade, ajustamentos [...] podem ser ligados a uma forma especfica de inteligncia, que tem raiz no corpo, nas percepes e na intuio sensvel [...] a inteligncia astuciosa [...] (DEJOURS, 1994. p.133) As aes em psicologia de trabalho desenvolvidas pelo psiclogo entrevistado buscam abrir espao para uma inteligncia astuciosa na medida em que buscam abrir espaos para participao dos atores envolvidos no contexto da instituio. Curiosamente essa abertura acaba sendo facilitada nas instituies pblicas, pois o entrevistado afirma: No setor pblico as pessoas aderem mais a proposta. No setor privado existe um dono, querendo ou no todas as decises, em maior ou menor nvel, tem que passar por ele. No setor pblico o trabalhador normalmente concursado, existe um trabalho mais perene, mais constante, aquela pessoa vai trabalhar ali por vrios anos e ele tem maior liberdade para realizar o seu trabalho por causa disso. Na entrevista o psiclogo falou ainda sobre a forma como desenvolve esse trabalho voltado para a sade o trabalhador. Disse que trabalha com exames peridicos e aes de promoo e preveno de sade na unidades de sade. Mas tambm com rodas de conversa onde colocam principalmente a gesto em pauta. Isso representa um novo paradigma de relaes de trabalho o qual tenta romper com a histria de coisificao da mo de obra humana, nesse novo paradigma o trabalhador tem espao para se colocar e o psiclogo do trabalho assume uma postura de pesquisador que nutre um grande interesse e curiosidade por seu objeto e coloca-se diante dele com sua ignorncia. (Bastos, 2009). A instaurao da gesto operria o que permitir comear imediatamente a eliminar as contradies fundamentais da produo capitalista. A gesto operria marcar o fim da dominao do trabalho sobre o homem, e o comeo da dominao do homem sobre seu trabalho (ALBORNOZ, 1994 p. 100). Em uma de suas falas o psiclogo diz que O cotidiano massacrante e preciso um enfrentamento disso [...] interessante porque esse trabalho com a humanizao tem tido ressonncia. e mais a frente As pessoas vivem num momento de distanciamento dos processos, de desencantamento, mas existem possibilidades de criao de um novo enfrentamento cotidiano, mas para isso preciso integrao de gestor, trabalhador e usurio, falando mais especificamente dos servios de sade. possvel, o mais difcil ter um olhar mais amplo, mas possvel sim mudar prticas. Tais falas
8

denotam possibilidades de fazer uma psicologia do trabalho que tem resultados perceptveis, fundamentada em prticas que ressoam e a luz de teorias que ampliem os olhares diante de como as relaes de trabalho se produziram e de configuram.

IV CONSIDERAES FINAIS

O saber da Psicologia do Trabalho compe uma interface essencial junto sade mental na vida do trabalhador. O trabalho como categoria fundante do ser humano ocupa um lugar importante para sua realizao e criatividade. O trabalho altamente produtor de sentido quando permite que o homem seja participativo em sua criao, mas pode, de igual modo, conduzir ao sofrimento ao corresponder a um cotidiano de extrema burocratizao e hierarquizao. fato que no sistema capitalista, nossa sociedade est alicerada numa lgica de produo que acaba por desautorizar o sujeito de sua prtica, impedindo que ele seja detentor dos modos de produo e do produto desse trabalho, desconhecendo o processo integral do seu fazer. Dentro da poltica do capital, o sujeito levado alienao, uma vez tende a obedecer padres dentro das instituies que fragmentam sua produo, hierarquizam as relaes e visam ao lucro. As condies de trabalho podem ser precrias quando desabilita o sujeito ao comando de si; quando as decises sobre aquilo que ele produz no passam pelo seu crivo, do mesmo modo quando no se sente reconhecido diante do que produz. Ao psiclogo do trabalho, cabe possibilitar espaos de escuta e habilitao ao sujeito quando da elaborao, execuo e resultado de seu trabalho. Cabe chamar o colaborador a cogerir com os demais profissionais, promovendo discusses e mudanas necessrias com foco na qualidade de vida da coletividade. O psiclogo do trabalho empenha-se em se preocupar com a posio do trabalhador em relao empresa, favorecendo sua autonomia e contribuindo para aes nos espaos e nas relaes de trabalho, proporcionando ao empregador um ambiente confortvel em seu trabalho, onde se possa trabalhar com mais entusiasmo. Atravs da entrevista foi percebido que essa realidade realmente visada, mas fatores internos instituio acabam dificultando a realizao da funo do psiclogo.
9

O trabalho mostrou que muitas coisas devem ser mudadas, pois em grande parte das empresas e/ou instituies, a realidade capitalista tem dominado o todo ao ponto de desvalorizar autonomia do trabalhador, mostrando que o fator mais importante alcanar lucratividade para empresa e, a sade, bem-estar e conforto dos empregados vm em ltimo lugar de importncia para empresa. Esse fator tem deixado de lado a viso de que para se alcanar produtividade e necessrio criar um ambiente de trabalho prazeroso para o trabalhador, pois com certeza a motivao e dedicao sero maiores por parte do servidor. Por fim, o objetivo do trabalho foi alcanado, qual foi, entender a importncia e a funo de um profissional da Psicologia em seu ambiente de trabalho e, consequentemente uma ampliao dos conhecimentos em relao a essa realidade. Foi possvel destacar dificuldades que um psiclogo do trabalho encontra, seja na esfera externa ou interna da instituio, como em qualquer mbito trabalhista encontrada, mas o prazer de auxiliar e criar um espao harmonioso nas relaes de trabalho, com certeza deve superar qualquer empecilho.

REFERNCIAS

ALBARNOZ, Suzana. O que trabalho. So Paulo: Brasiliense,1998. BASTOS, Edu lvaro Manso. O que fazemos quando fazemos psicologia do trabalho? Psiclogo In formao. Ano 13, n 13 jan/dez,2009. BORGES, L.O.;OLIVEIRA,A.C.F.;MORAIS, L.W.A. O exerccio do papel profissional na Psicologia Organizacional e do Trabalho. Ano 5. n2 jul/dez, 2005. CODO, Wanderley. Sade do trabalhador: dignidade e qualidade de vida no mundo do trabalho. In: Conselho Federal de Psicologia(Org). Psicologia crtica do trabalho na sociedade contempornea. Braslia: CFP, 2010. Dejours, Christophe; Abdoucheli, Elisabeth; Jayet, Christian. Psicodinmica do trabalho: contribuies da escola anlise da relao de prazer, sofrimento e trabalho. So Paulo: Atlas, 1994.

ANEXO

ENTREVISTA COM PSICLOGO DO TRABALHO


10

Nome: Carlos Frederico

rea de atuao: Psicologia clnica/ psicoterapia no PAM Salgadinho e Gerente de Humanizao e coordena o Ncleo de Ateno Integral Sade e Segurana do Trabalhador na UNCISAL

Grupo: Ns queremos que voc fale um pouco sobre a Psicologia do Trabalho.

Fred: A minha formao em Psicologia Clnica e a aproximao com a Psicologia do Trabalho voltada para a sade do trabalhador. Eu discuto a sade do trabalhador a partir da clnica. H uns quatro anos eu assumi uma funo de gesto na UNCISAL, no pr reitoria de gesto de pessoas e senti a necessidade de me aproximar da Psicologia do Trabalho porque eu passei a enxergar como a Psicologia do Trabalho tem potencial para ajudar a promover a sade do trabalhador. Ento a minha aproximao com essa psicologia institucional, com processos de trabalho, com relao de grupos e instituies. No tenho nenhuma formao nessa rea, a minha experincia veio dessa necessidade. Inclusive eu estou como Preceptor em Psicologia do Trabalho de duas meninas do CESMAC e isso est sendo um grande desafio, eu no trabalho com recrutamento, seleo, essas coisas eu lido apenas com o que vem da minha experincia na sade. No sei se serve para vocs.

Grupo: Serve sim, essa disciplina trata dessas questes mesmo, a proposta de ver o trabalho como fundante do sujeito. A gente quer saber como o trabalho com sade do trabalhador, como que voc realiza esse trabalho?

Fred: A primeira coisa compreender que a sade uma interface fundamental no processo de trabalho. Um dos desafios fazer os prprios profissionais de sade entenderem isso, que o trabalho e os processos institucionais so determinantes do sujeito. Entender isso imprescindvel. Questes sobre a organizao do trabalho, autonomia, participao do trabalhador. O Psiclogo no pode deixar de entender como esses processos so vitais. Segunda coisa que as relaes de poder implicam na sade. Os modos como as relaes de poder se do nas instituies um fator importante. Muitas vezes o trabalhador adoece por conta da rotina maante, da falta de autonomia, das relaes muito hierarquizadas. A minha
11

aposta atual a cogesto, chamar o sujeito para a roda, para discutir o processo de trabalho, para dizer o que as incomoda e como pode melhorar.

Grupo: Como funciona isso no servio pblico?

Fred: No setor pblico mais fcil trabalhar dessa forma, com a cogesto do que no setor privado.

Grupo: mesmo, que interessante, por que isso acontece?

Fred: No setor pblico as pessoas aderem mais a proposta. No setor privado existe um dono, querendo ou no todas as decises, em maior ou menor nvel, tem que passar por ele. No setor pblico o trabalhador normalmente concursado, existe um trabalho mais perene, mais constante, aquela pessoa vai trabalhar ali por vrios anos e ele tem maior liberdade para realizar o seu trabalho por causa disso. Uma coisa que a gestor pblico tem que estar ciente de que ele passa e o servidor fica, enquanto o gestor fica por trs, quatro ou cinco anos um psiclogo trabalha pro trinta e cinco anos. Eu como gerente de Humanizao l da UNCISAL procuro trabalhar muito com a gesto, principalmente inclusive ara faz-los entender o trabalho como fundante do sujeito. O que acontece que muitas vezes o trabalhador est numa situao de desencanto, desgastado por vrios fatores, por relaes muito hierarquizadas, por circunstncia de trabalho que so desgastantes mesmo. O cotidiano massacrante e preciso um enfrentamento disso. Mas interessante porque esse trabalho com a humanizao tem tido ressonncia.

Grupo: Como voc percebe os resultados do seu trabalho?

Fred: Percebo via adeso das pessoas, as pessoas aderem proposta, eu percebo tambm o impacto sobre o cotidiano do trabalho. Eu uso como documentos base o livro do Humaniza SUS e a Cartilha da cogesto, que tambm uma proposta do SUS, cogerir significa chamar o sujeito, tudo isso gera ressonncias. A partir do momento em que as pessoas sentam para discutir seu trabalho o funcionamento muda, voc percebe no dia a dia. As pessoas vivem num momento de distanciamento dos processos, de desencantamento, mas existem
12

possibilidades de criao de um novo enfrentamento cotidiano, mas para isso preciso integrao de gestor, trabalhador e usurio, falando mais especificamente dos servios de sade. possvel, o mais difcil ter um olhar mais amplo, mas possvel sim mudar prticas.

Grupo: Aqui no PAM Salgadinho voc faz clnica?

Fred: Sim, aqui eu sou Psicoterapeuta, fao atendimentos clnicos.

Grupo: Que abordagem voc utiliza?

Fred: Fenomenolgico Existencial, gosto de algumas coisas da gestalt outras no, gosto de algumas coisas da ACP e outras no, mas utilizo a Fenomenologia, o que me importa o fenmeno como o sujeito o percebe. Trabalho tambm com base em teoria sociais e comunitrias.

Grupo: Voc falou que faz rodas de conversas com os trabalhadores de que outras formas, que outros instrumentos voc utiliza para trabalhar essa questo da sade do trabalhador?

Fred: A gente trabalha com exames peridicos e aes de promoo e preveno de sade na unidades de sade. Tem tambm as rodas de conversa e aes junto gesto, colocamos em pauta principalmente a gesto.

Grupo: Muito obrigada por nos receber, existe a possibilidade de nos acompanharmos algum momento desse trabalho que voc realiza com a sade do trabalhador?

Fred: De nada! Tem sim, mandem um e-mail pra mim que eu vejo com eles a possibilidade de vocs estarem participando de um momento.

13

Das könnte Ihnen auch gefallen