Sie sind auf Seite 1von 2

Histria do Cuscuz

Todo prato tem sua histria, algumas so mais conhecidas do que outras. Alguns pratos sofrem influencia europeia, outros africano e ainda tem aqueles que lembram a culinria indgena. Aqui no Brasil possvel identificar todas essas influencias e muitas outras. Um bom exemplo disso o cuscuz. Prato delicioso, que ganha pequenas variaes ao longo do territrio brasileiro. Prato rico, condimentado e substancioso, largamente consumido no nordeste e sudeste do pas. Abaixo seguem algumas informaes histricas do prato.

Cuscuz um prato rabe originrio do Magrebe (regio do norte de frica) que consiste num preparado de smola de cereais, principalmente o trigo. No Brasil, pode ser feito base de farinha ou polvilho, de milho, arroz ou mandioca. Salgada e levemente umedecida, a massa posta a marinar para incorporar o tempero. Da, tem a sua coco pela infuso no vapor. Pode ser incrementado com outros ingredientes, como o costume do sudeste do Brasil, ou apenas ir acompanhado de leite, ovos, manteiga ou carne-decharque, como a preferncia no nordeste. O cuscuz preparado no cuscuzeiro pode ser de milho e carim. Na Regio Norte, o cuscuz pode ser doce e consumido com leite de coco, comumente no caf da manh, acompanhado de tapioca, iguaria popular em todo o Brasil. Alm do Brasil, o cuscuz tambm consumido em outros pases da Amrica Latina. Em Portugal acredita-se que chegou no reinado de D. Manuel I (1495-1521), sendo mencionado na obra de Gil Vicente. A grafia francesa couscous, frequentemente usada para todas as variaes deste prato em livros de culinria europeus. Em Cabo Verde o cuscuz um bolo tradicional, feito com farinha de milho, e cozido a vapor num recipiente de barro especial (binde), anlogo a uma cuscuzeira. Leva pouco acar e normalmente comido quente, s fatias, com manteiga. Os Palestinos tipicamente o servem em ocasies especiais e feriados. Foi trazido por imigrantes marroquinos para a Palestina, onde foi modificado para o que chamado maftoul, sendo considerado como um tipo especial de cuscuz, feito a partir de diferentes ingredientes e de uma forma diferente. Maftoul uma palavra rabe derivada da raiz "fata-la", que significa rolar ou torcer, que exatamente o que descreve o mtodo usado para fazer maftoul mo, rolando o triguilho com farinha de trigo. Na Arglia, Marrocos, Tunsia e Lbia o cuscuz geralmente servido com legumes (cenoura, batatas, nabos, etc.) cozidos em um picante ou suave caldo de carne ou ensopado, acompanhado com um pouco de carne (em geral, frango ou carneiro)."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cuscuz e http://www.cliffordawright.com/caw/food/entries/display.php/topic_id/3/id/34/

Como no podia deixar de ser, segue abaixo receita deliciosa de Cuscuz Paulista

Cuscuz Paulista

Ingredientes

Caldo de galinha, 200 g Molho de tomate, 300 g Pimento vermelho, 1 unidade Molho de pimenta vermelha, 1 colher (sopa) Farinha de milho amarela, 2 xcaras leo de milho, xcara Milho verde, 200 g Palmito, 400 g Azeitonas verdes, 50 g Sardinha, 200 g Ovos cozidos, 2 unidades Tomate em rodelas, 1 unidade Salsinha, a gosto Pimenta-do-reino, a gosto Sal, a gosto

Modo de Preparo

1- Leve ao fogo uma panela com o caldo de galinha. Adicione o molho de tomate, o pimento e molho de pimenta. 2 - Acrescente a farinha de milho, mexendo bem. Depois, adicione o leo de milho. 3 - Coloque, ento, o milho, o palmito, as azeitonas e salsinha na mistura de farinha j cozida. 4 - Decore uma frma de pudim com a sardinha, os ovos e rodelas de tomate. 5 - Coloque a mistura na assadeira. Faa mais uma camada de sardinha, ovos e rodelas de tomate. Cubra com o restante da massa. Espere esfriar e retire da assadeira.

Das könnte Ihnen auch gefallen