Sie sind auf Seite 1von 7

Introduo aos Recursos Humanos

Administrar a mobilizao de todos os recursos e de pessoas de modo a alcanar todos os objetivos desejados, com uma

configurao eficiente e eficaz com uma furao ilimitada em uma organizao que resulta em um esforo coletivo formalmente convencionado com o propsito incomum de alcanar uma certa finalidades ou objetivos (Blau & Scott, 1970). Na administrao tradicional temos o sentido de fazer o fazer para que o resultado aparea uma forma, um ponto de vista na crena perpetua dos resultados, sendo fruto de nossa constante evoluo ordem natural da natureza humana.

Segundo Chiavenato (1999), a gesto de pessoas contingencial e situacional, pois dependem de vrios aspectos como a estrutura organizacional adotada, a cultura que existe em cada organizao, as caractersticas do conteTxto ambiental, o negcio da empresa, os processos internos e outras variveis importantes. Chiavenato (1999), as definies para a Gesto de Pessoas so:

Conjunto de polticas e praticas necessrias para conduzir os aspectos da posio gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleo, treinamento, recompensas e avaliao de desempenho. A gesto de pessoas a funo na organizao que est relacionada com proviso, treinamento, desenvolvimento, motivao e manuteno dos empregados.

A Gesto de Pessoas um processo essencial para a o gerenciamento humano de uma empresa garantindo assim o seu sucesso no mundo empresarial inserido no mercado cada vez mais globalizado e competitivo.

Em uma cultura globalizada o talento humano e suas capacidades so vistos como fatores competitivos no mercado de trabalho globalizado, seja comportamental, social ou tcnico, mas esse talento sem perder a necessitamos humana, assim tendo o papel resgatar o ser humano na organizao, a fim de torn-los competentes para atuar em suas atividades como colaboradores.

com este cenrio, o Recursos Humanos na organizaes devem ter a viso de que o Capital Humano ser seu grande diferencial.

A vantagem competitiva do mercado no est apenas representada em questes financeiro ou em altos investimentos em tecnologia, mas tambm nas pessoas que compem a organizao, que movimentam a engrenagem para que tudo funcione.

A partir da dcada de 90, com necessidades de adaptao o mercado proporcionou profundas mudanas na forma de pensar tanto no cenrios nacional como no cenrio e Internacional, esta mudana foi ocasionada pelo inicio da globalizao, assim houve a necessidade urgente de buscar novos paradigmas de gesto de pessoas.

Qualquer mudana termos sempre que quebrar os velhos paradigmas para entender a empresa e as pessoas e como

entender o novo conceito de gesto de pessoas.

Atualmente a Gesto de Pessoas definida como participativa, capacitadora e envolvida no desenvolvimento do bem mais precioso de uma organizao que o Capital Humano, o ser

comportamental, social e tcnico que compe a organizao como um todo.

Competi a rea de Gesto de Pessoas uma da principais funes que e humanizar os processos das empresas, promover, planejar, coordenar e controlar as atividades desenvolvidas relacionadas seleo, orientao, avaliao de desempenho funcional e

comportamental, capacitao, qualificao, acompanhamento do pessoal da instituio num todo, assim como as atividades relativas preservao da sade e da segurana no ambiente de trabalho da Instituio, a gesto de pessoas tem como uma de suas diretrizes a facilitao na adequao e formao do profissional , objetivando o desenvolvimento e crescimento da organizao e

consequentemente

prprio colaborador possibilitar que consiga

atingir resultados esperados.

Para que possa ocorrer a gesto de pessoas

tem como

responsabilidade a clarificao e orientao do colaborador que suas aes devem ter um sentido positivo para o crescimento da organizao usando as ferramentas para um desenvolvimento consente de forma responsvel e tico, uma atuao baseadas na misso viso e valores da organizao atravs de uma gesto empreendedora.

Ao

proporcionar

desenvolvimento

dessas

habilidades

competncias que so importantes, tanto para a gesto como para o colaborador, pois envolvem elementos da personalidade e das caractersticas individuais e as qualidades requeridas para

execuo de atividades especficas.

A ESTRUTURA DO RGO DE GESTO DE PESSOAS

A gesto de pessoas atua em diversas subreas de acordo com Chiavenato (1999), o RH est relacionado a todas essas funes do administrador. Ele afirma que a Administrao de Recursos Humanos refere-se s polticas e prticas necessrias para se administrar o trabalho das pessoas.

Dentro estas Subrea podemos mencionar. Anlise e descrio de Cargos Atribuio de tarefas ao cargo e desenho do cargo. Recrutamento e Seleo Atividade de agregar pessoas e selecionar. Admisso de candidatos selecionados Contrato de trabalho, orientao e integrao de novos funcionrios. Administrao de cargos e salrios Atribuio de novas tarefas ao cargo, folha de pagamento e remunerao. Incentivos salariais e benefcios sociais Recompensas, plano de remunerao e plano de benefcios.

Comunicao aos funcionrios Comunicaes internas, Sistema de Informaes de RH. Treinamento e desenvolvimento de pessoas Diagnstico das necessidades de treinamento e desenvolvimento de carreiras. Desenvolvimento Organizacional Responsabilidade social das organizaes. Higiene, Segurana e Qualidade de Vida Sade Ocupacional, Segurana funcionrios. Relaes com Empregados e Relaes Sindicais Administrao de Conflitos e Disciplina. Atuando com processos bsicos da Gesto de Pessoas: Processos de Agregar Pessoas So os processos de incluir novas pessoas, de suprimento de novos funcionrios. Nesse processo esto as atividades de recrutamento e seleo de pessoas. Processos de Aplicar Pessoas Processos utilizados para modelar as atividades que os funcionrios iro realizar na organizao, acompanhar e orientar seu desempenho. As atividades encontradas nesse processo so de desenhos de cargos e avaliao de desempenho. Processos de Recompensar Pessoas Processos utilizados para motiva e incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades do Trabalho e Programas de bem-estar dos

individuas. Nesse processo podemos encontrar as atividades de remunerao e benefcios. Processos de Desenvolver Pessoas Processos utilizados para capacitar, treinar e desenvolver pessoas. Aqui encontramos as atividades de treinamento, mudanas e comunicao. Processos de Manter Pessoas So os processos de criao de condies ambientais e psicolgicas satisfatrias para o trabalho dos funcionrios. Processos de Monitorar Pessoas So os processos utilizados para acompanhar e controlar o trabalho dos funcionrios e analisar os resultados. Incluem nesse processo os banco de dados e sistemas de informaes gerencias.

Referencia Bibliografia:

AKTOUF, Omar. A administrao entre a tradio e a renovao . So Paulo: Atlas, 1996.

AVIS, K; NEWSTROM, J.W. Comportamento humano no trabalho: uma abordagem psicolgica. So Paulo: Pioneira, 1998. CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de Pessoas; o novo papel dos recursos humanos nas organizaes. Rio de Janeiro: Campus, 1999. CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da administrao. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

FLEURY, Maria Teresa Leme; OLIVEIRA JR. , Moacir de Miranda. Gesto Estratgica do Conhecimento. So Paulo: Atlas, 2001.

WOOD JR, Thomaz , Mudana organizacional e transformao da funo recursos humanos. In WOOD JR, Thomaz. (Org). Mudana organizacional. So Paulo: Atlas, 1995, p.12-242.

Das könnte Ihnen auch gefallen