Sie sind auf Seite 1von 25

HUBERTO ROHDEN

FILOSOFIA UNIVRSICA
SUA ORIGEM, SUA NATUREZA E SUA FINALIDADE
UNIVERSALISMO

ADVERTNCIA

A substituio da tradicional palavra latina crear pelo neologismo moderno criar aceitvel em nvel de cultura primria, porque favorece a alfabetizao e dispensa esforo mental mas no aceitvel em nvel de cultura superior, porque deturpa o pensamento. Crear a manifestao da Essncia em forma de existncia criar a transio de uma existncia para outra existncia. O Poder Infinito o creador do Universo um fazendeiro criador de gado. H entre os homens gnios creadores, embora no sejam talvez criadores. A conhecida lei de Lavoisier diz que na natureza nada se crea e nada se aniquila, tudo se transforma, se grafarmos nada se crea, esta lei est certa mas se escrevermos nada se cria, ela resulta totalmente falsa. Por isto, preferimos a verdade e clareza do pensamento a quaisquer convenes acadmicas.

Nenhum homem pode ser realmente feliz, enquanto no se Universificar sintonizando a sua vida com o Deus do mundo no mundo de Deus.

1. UNIDADE NA DIVERSIDADE

O Centro de Auto-realizao Alvorada, [1] que funciona em todo o Brasil, com sede na capital de So Paulo, tem por fim iniciar o homem na conscincia da sua Realidade interna e eterna. Esta iniciao do homem na verdade sobre si mesmo (auto-conhecimento) visa a realizao do homem integral (autorealizao). Para este fim, Alvorada no adota nenhuma espcie de filosofia baseada em pessoas, escolas ou sistemas de pensamento, antigos ou modernos, mas guiase pela prpria Constituio Csmica do Universo. As leis do macrocosmo mundial so as mesmas leis do microcosmo hominal. Conhecer este conhecer aquele; auto-conhecimento cosmo-conhecimento. A base da Filosofia Univrsica a Filosofia Hominal. Nesses ltimos decnios, em livros e aulas, temos usado frequentemente a palavra Filosofia Univrsica, forma latinizada do termo grego Filosofia Csmica. Numerosas pessoas, no encontrando nos vocabulrios a palavra univrsico, perguntam sobre o sentido da mesma. A fim de dar uma resposta coletiva a todos os interessados, e ao mesmo tempo uma sucinta explanao desse movimento, que j de mbito nacional, resolvemos publicar o presente resumo. Depois de ter convivido mais de um ano com Albert Einstein, na Universidade de Princeton, e depois de ter lecionado Filosofia a milhares de jovens e adultos numa das Universidades de Washington D.C., Cheguei concluso de que, em plena Era Atmica e Cosmonutica, no podemos mais apresentar a Filosofia nos moldes tradicionais. A cincia, nos ltimos decnios, assumiu um carter monista como nunca dantes; o seu antigo pluralismo heterogneo culminou num monismo homogneo, que focaliza aparente diversidade do Cosmo numa fascinante unidade. Esta unificao da pluralidade devido, sobretudo, ao fato de ter a matemtica de Einstein e a cincia dos fsicos demonstrado que os 92 elementos da qumica, de que so feitas todas as coisas, so essencialmente luz, luz congelada ou semi-passivizada, manifestando-se como matria ou energia. Sabemos hoje analiticamente o que Moiss sabia h 3.500 anos intuitivamente: que todas as coisas do mundo so lucignitas. E, por esta razo, podem ser tambm lucificadas.

Esta verdade, que enche de estupefao os inexperientes e de dvidas os cticos, a conquista suprema da inteligncia humana do sculo XX. Este monismo fsico da cincia no podia deixar de ter o seu paralelo no monismo metafsico da sapincia, ou filosofia. A heterogeneidade diversitria dos sistemas filosficos estava a clamar por uma homogeneidade unitria que complementasse pelo eterno Uno o efmero Verso do Universo. No era mais possvel, em nosso tempo, tomar por base da Filosofia perene, escolas, sistemas e pessoas. Mister se fazia partir de um alicerce mais slido que no fosse a varivel mentalidade humana. O grande mdico russo A. Salmanoff afirma, nos seus livros Segredo e sabedoria do organismo e O milagre da vida, que encontrou na Europa nada menos de 75 sistemas filosficos, nenhum dos quais prestou jamais o menor benefcio humanidade. possvel que Salmanoff tenha razo no tocante aos sistemas filosficos, produtos do crebro humano. Ns, porm, no tratamos de nenhum sistema filosfico mentalmente excogitado tratamos da eterna e indestrutvel realidade do Universo. Tomamos o prprio Cosmo como base e diretriz do pensamento e da vida humana o Universo que, na sua essncia Una e imutvel, se manifesta sem cessar no Verso de existncias sempre novas: o Universo, Alfa e mega da vida humana. Sendo o Universo Infinito e Finito, Eterno e Temporrio a indestrutvel realidade do macrocosmo sideral no pode deixar de ser tambm a lei que rege o microcosmo hominal; o homem deve tornar-se livremente o que o Universo automaticamente; deve fazer de si a mesma harmonia que o Creador fez do Cosmo sideral e atmico. O homem univrsico ou integral uma harmonia creada pelo seu livre-arbtrio. Os gregos denominavam o Universo kosmos, cujo radical significa beleza. Os romanos deram ao Universo o nome mundus, que quer dizer puro. Quando o homem se universifica, torna-se belo e puro, como o kosmos e o mundus. Se houvesse, no macrocosmo ou no microcosmo, apenas unidade sem diversidade, centripetismo sem centrifuguismo, teramos uma insuportvel monotonia e eterna estagnao. Se houvesse apenas diversidade sem unidade, centripetismo, acabaria tudo num imenso caos. centrifuguismo sem

Mas, como o Universo o que o seu nome diz, unidade na diversidade, resulta essa estupenda harmonia, que o perfeito equilbrio entre dois polos,

aparentemente contrrios, mas realmente complementares: o Uno da Causa vertido (Verso) na pluralidade dos efeitos. O homem univrsico ou universificado pode e deve fazer, pelo poder do livrearbtrio, o que o cosmo sideral e atmico por necessidade automtica. esta a quintessncia da Filosofia Univrsica, o Alfa e o mega da vida humana. -------------[1] Huberto Rohden faleceu em 1981. Por mais de dez anos, alguns de seus discpulos e leitores tentaram manter a instituio Alvorada de So Paulo em atividade. Por falta de um lder espiritual altura da mensagem do mestre, resolveram interromper temporariamente esses trabalhos. No Rio de Janeiro e em Portugal h alunos e leitores que continuam divulgando o trabalho espiritual do Rohden. (N. do E.)

2. A BIPOLARIDADE DO MUNDO E DO HOMEM

tomos e astros se movem em elipses bicntricas no existe no Universo um nico crculo unicntrico. A eletricidade s se manifesta como luz, calor e fora, graas sua bipolaridade positiva e negativa. Toda a vida superior da terra est baseada na bipolaridade dos elementos masculino e feminino. Esses dois polos da natureza so rigorosamente equilibrados e funcionam em perfeita harmonia. De modo anlogo, o Universo hominal governado pela bipolaridade da natureza humana, que a Filosofia e a Psicologia modernas denominam o Eu e o ego. A Filosofia multimilenar do Oriente chama o Eu Atman e o ego Aham. Os livros sacros do cristianismo usam os termos Alma ou esprito divino para designar o Eu central do homem, e a expresso corpo ou mundo para significar as periferias da natureza humana. Que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro se chegar a sofrer prejuzo em sua prpria alma? (o Cristo, Eu) Eu te darei todos os reinos do mundo e sua glria, se te prostrares em terra e me adorares. (o Anticristo, ego) O Eu corresponde ao Uni do Universo, e o ego ao elemento Verso. O homem perfeito e integralmente realizado estabeleceu perfeito equilbrio entre o seu Uno (Eu) e o seu Verso (ego). O homem profano s cultiva o seu ego, atrofiando o Eu. O mstico tenta realizar somente o Eu sem o ego. O homem csmico, univrsico, porm, realiza o seu Eu atravs do seu ego, porque sabe que o Eu ou Uno Fonte, e o ego ou Verso canal, pelo qual as guas vivas da nascente fluem e beneficiam a sua vida. A cincia tem por objeto as leis da natureza externa. A sapincia ou filosofia visa ao conhecimento e realizao do homem interno.

A cincia cosmo-cntrica. A filosofia antropo-cntrica. O aperfeioamento do Eu ou da alma humana o fim supremo da vida e essa realizao se faz atravs do ego, cujos elementos so o corpo, a mente e as emoes. Sendo que a evoluo do homem comea pela periferia e vai rumo ao centro, os grande Mestres da humanidade insistem sobretudo no desenvolvimento do Eu ou da alma humana, a fim de evitarem a hipertrofia unilateral do ego e a atrofia do Eu. O homem perfeito o homem csmico ou universificado, que estabeleceu perfeito equilbrio e harmonia entre os dois polos interno e externo. este o fim supremo de toda a educao verdadeira. O educador deve eduzir de dentro do educando, e desenvolver o Eu dele, a fim de equilibr-lo com seu ego.

3. O PROBLEMA DA FELICIDADE HUMANA

Os maiores mdicos e psiquiatras do mundo concedem e confessam que o grosso da humanidade hodierna neurtica, frustrada ou esquizofrnica. O Dr. Victor Frankl, diretor da Policlnica Neurolgica da Universidade de Viena, em diversos livros traz estatsticas pavorosas sobre essa calamidade do homem civilizado dos nossos dias. E d tambm o diagnostico do mal: a falta de uma conscincia de unidade. O homem moderno, hipertrofiado na sua diversidade (ego) e atrofiado na sua unidade (Eu), a consequncia dessa descosmificao do homem, que no podia deixar de acabar num caos, em que a dispersividade derrotou a centralidade. Frustrar e a palavra latina para despedaar, fragmentar, desintegrar. O homem frustrado sente-se realmente como que desintegrado interiormente, o que produz nele um senso de profunda infelicidade. Em ltima anlise, toda felicidade provm de uma conscincia de coeso e integridade. O homem infeliz porque perdeu a conscincia da sua inteireza e unidade; pode ser uma personalidade, uma persona (mscara), mas deixou de ser uma individualidade, um ser indiviso em si mesmo. Unidade, integridade, felicidade, so sinnimos. Muitos frustrados acabam em esquizofrenia. A palavra esquizofrnico quer dizer, em grego, mente partida. O homem mentalmente fragmentado um homem desunido, descosmificado. Onde no h realizao existencial h necessariamente uma frustrao existencial, que o motivo da infelicidade de milhares de homens. O homem que deixou de ser cosmo pela unidade acaba, cedo ou tarde, num caos pela desunio consigo mesmo. As leis que regem o Universo sideral regem tambm o Universo Hominal. Os Mestres da vida, alm de fazerem o diagnstico da enfermidade, indicam tambm a sua cura. Victor Frankl cura os seus doentes frustrados com logoterapia, mostrando-lhes o caminho para restabelecer a sua integridade existencial, despertando-lhes a conscincia do seu Lgos interno, o seu Eu, a sua alma. E os que conseguem fazer gravitar os planetas dos seus egos em torno do sol do seu Eu, restabelecem a harmonia e felicidade da sua existncia.

Krishna, na Bhagavad Gita, afirma que o ego o pior inimigo do Eu, mas que o Eu o maior amigo do ego. O prprio Einstein, luz da sua matemtica metafsica, mostra que do caminho dos fatos (ego) no conduz nenhum caminho para o mundo dos valores (Eu). Que tudo isto seno Filosofia Univrsica, expressa de outra forma? O homem, para ter harmonia e felicidade, deve ter um centro de gravitao fixo e imutvel, deve afirmar a soberania da sua substncia divina sobre todas as tiranias das circunstncias humanas deve ser Universificado. Em quase todos os meus livros tenho frisado esse carter csmico da vida humana, sobretudo nos mais recentes: Educao do homem integral, Entre dois mundos, Einstein, o enigma da Matemtica, Rumo conscincia csmica, Sade e felicidade pela cosmo-meditao, Sabedoria das parbolas, etc. Nada disto, porm, possvel, se o homem passar as 24 horas do dia na zona da dispersividade centrfuga do ego, e no der uma hora sequer concentrao centrpeta do Eu. As leis csmicas so inexorveis e imutveis, tanto no mundo sideral como no mundo hominal. Obedecer a essas leis da natureza humana harmonia e felicidade desobedecer-lhes caos e infelicidade. No somos advogados da passividade contemplativa de certos orientais mas defensores da harmonia e do equilbrio entre atividade e passividade, entre introverso e extroverso, entre concentrao e expanso, entre imploso e exploso, que so o caracterstico de todos os setores da natureza. Enquanto o homem no se naturalizar ou cosmificar, ser sempre frustrado e infeliz. Uma hora, ou meia hora, de profunda cosmo-meditao pode dar ao homem o devido equilbrio para o resto do dia. No recomendamos a meditao em forma de pensamentos analticos, que ineficiente, mas recomendamos a profunda sintonizao com a alma do Universo, o esvaziamento de toda a ego-conscincia, para que a plenitude cosmo-conscincia possa plenificar com as guas vivas da fonte divina a vacuidade dos canais humanos. Enquanto a ego-plenitude (egocentrismo, egolatria) funciona, a teo-plenitude no pode funcionar. lei csmica: plenitude s enche vacuidade, ou na linguagem dos livros sacros, Deus resiste aos soberbos (ego-plenos), mas d da sua graa aos humildes (ego-vcuos). Durante a cosmo-meditao deve o homem esvaziar-se de todos os contedos do seu ego-humano sentimentos, pensamentos e desejos mantendo, porm, plenamente vgil a sua conscincia espiritual; deve manter 100% de teo-conscincia (Eu) e reduzir a ego-conscincia a 0%.

O fim da Filosofia Univrsica , pois, estabelecer no homem a mesma harmonia que existe no Universo, com a diferena de que no homem esta harmonia voluntria e livre, enquanto no cosmo ela automtica. Esta harmonia livremente estabelecida pode dar ao homem uma felicidade consciente infinitamente maior do que toda a harmonia, beleza e felicidade do Universo extra-hominal. O esforo inicial dessa harmonizao vale a pena pela subsequente felicidade da vida humana. No princpio necessita o principiante de perodos determinados, em lugar certo para essa integrao; mais tarde pode ele manter a concentrao interior no meio de todas as disperses exteriores, pode unir a sua imploso mstica com todas as exploses dinmicas; pode viver simultaneamente no Deus do mundo e nos mundos de Deus.

4. EVOLUO RUMO AO HOMEM UNIVRSICO

Cada vez mais se acentua a evoluo centrpeta da humanidade, em todos os setores: cientfico, filosfico e religioso. E esta evoluo centrpeta tende a culminar na evoluo do homem csmico e crstico. O homem se sente cada vez mais como um fator auto-agente, e cada vez menos como um simples fato alo-agido. O homem se sente cada vez mais como algum, e cada vez menos como algo. Cada vez mais como o sujeito central, cada vez menos como um objeto perifrico. O homem de hoje tem ntida conscincia do seu carter de presente ativo e fator auto-determinante, superando o seu passado passivo de fato alodeterminado. O homem diz cada vez mais como o poeta ingls: Eu sou o senhor do meu destino eu sou o comandante da minha vida. H tempo que a elite da humanidade ocidental superou a sua infncia heternoma, entrou na adolescncia egnoma, e est despertando para a maturidade autnoma. Na infncia o homem alo-determinado pelos pais e por outros fatores alheios ao seu ser. Na adolescncia, o homem tenta ser ego-determinante pela sua personalidade intelectual. Com a entrada na maturidade, o homem se torna auto-determinante sob os auspcios da sua individualidade espiritual. Da inconscincia da infncia, atravs da semiconscincia da adolescncia, sobe o homem s alturas da pleniconscincia da sua adultez definitiva. Esse processo ascensional , sobretudo, visvel no setor filosfico-religioso. Durante muitos sculos, o homem espiritualmente infantil estava convencido ou melhor, persuadido de que ele era mau em virtude de um fator alheio, negativo, de um tal diabo, Satans ou Anticristo. Em grande parte a humanidade de hoje ainda acredita piamente que algum fez o homem pecador, sua prpria revelia; que ele essencialmente mau, negativo,

pecador; que todo o homem nasce e foi concebido em pecado, graas a um fator alheio sua prpria conscincia e vontade. Todas as igrejas crists do Ocidente professam essa ideologia de maldade heternoma: o homem foi feito mau por algum, herdou uma maldade inconscientemente. Os prprios discpulos do Cristo perguntaram ao Mestre se o cego de nascena herdara a causa da cegueira de seus antepassados pecadores ou da sua prpria prexistncia pecadora; queriam saber se o cego recebera o mal da cegueira de malfeitores alheios ou do seu prprio malfeitor numa encarnao anterior. O Nazareno, porm, nega ambas as alternativas sugeridas e passa para uma terceira soluo, que at hoje um enigma para muitos. O certo que o Cristo nega a alo-maldade para explicar o mal desse sofrimento. Se houvesse a possibilidade de uma alo-maldade herdada pelo homem, deveria haver tambm a possibilidade de uma alo-bondade que o homem pudesse receber de um fator alheio; se algum me fez mau e pecador, lgico que algum me possa fazer bom e santo; se um tal Anticristo me pode perder, um Cristo me deve poder salvar. E, como todas as igrejas crists aceitaram o primeiro, no podiam deixar de aceitar o segundo: alo-redeno neutralizando alo-perdio. O Cristo, felizmente, nada sabe de alo-perdio nem de alo-redeno. Para ele, certo que o homem colher aquilo que ele mesmo ou a humanidade semearam. Para o maior gnio espiritual da humanidade no h alo-perdio nem alo-redeno, mas to-somente ego-perdio e auto-redeno. Nisto se revela a mais alta lgica e racionalidade do Cristo e tambm a maior apoteose do livre-arbtrio do homem. O Cristo poderia dizer como o poetafilsofo: O homem o senhor do seu destino, negativo e positivo; o homem o comandante da sua vida de pecador e de justo. *** Quando a humanidade medieval saiu, em parte, da sua longa infncia espiritual, caracterizada pela idia da heteronomia do mal e do bem, de aloperdio e de alo-redeno o homem da Renascena despertou, parcialmente, para a conscincia do seu poder autnomo; compreendeu que ele mesmo, e no algum de fora dele, era o autor da sua maldade e da sua bondade, do seu ser-mau e do seu ser-bom. Mas, como o homem da Renascena, depois de deixar sua infncia medieval, no ainda um homem plenamente adulto, e sim apenas um adolescente semiadulto, esse homem descobriu apenas uma parte da sua natureza hominal, descobriu a personalidade do seu ego-mental, mas ainda no a individualidade do seu Euespiritual.

E o homem-ego renascentista apelou para seu ego personal para se redimir das suas maldades e dos seus males. H cerca de quatro sculos que o homem da Renascena nos prometeu que, pelo poder da inteligncia do seu ego, ia crear o cu sobre a terra; prometeu, e em parte continua a crer, que a cincia e a tcnica, filhas da inteligncia, possam abolir as maldades e os males; o ego, segundo ele, tem o poder mgico de fechar cadeias e penitencirias, hospitais e hospcios, contanto que abra bastantes escolas e laboratrios. Isto nos foi prometido h sculos, em nome de Sua Majestade a cincia e a tcnica, filhas da inteligncia do homem-ego. Mas, quatro sculos de promessas de cu na terra no cumpriram a sua palavra, e sobretudo a humanidade do sculo vinte, que passou por duas guerras mundiais, e est em vsperas de uma possvel conflagrao mundial, no pode mais crer no poder redentor da civilizao e da cultura creadas pelo ego. O grande erro da Renascena, que est agonizante, foi a confuso entre o fator ego e o fator Eu ou melhor, foi o deplorvel desconhecimento ou menosprezo do Eu espiritual do homem e essa ignorncia ou desprezo continuam at os nossos dias. Hoje em dia, finalmente, a humanidade-elite est comeando a compreender, ou talvez a vislumbrar, que o ego fator de perdio, mas no fator de redeno. E muitos esto comeando a compreender que, para crearmos o homem integral, realmente remido, temos de acrescentar ao negativo do ego o fator positivo do Eu. Em nosso Universo, tudo bipolar, e nada funciona unipolarmente. Surge agora o magno problema: como despertar no homem o fator Eu, para fazer com o ego a complementao do homem integral. O fator ego, quando isolado, perdio funesta, porque adultera a sua funo de servidor e se arroga a funo de senhor do homem. A sabedoria multimilenar da Bhagavad Gita de Krishna diz: O ego um pssimo senhor, mas um timo servidor. E a sabedoria quase bimilenar do Evangelho do Cristo d ordem ao ego anticrstico para se por na retaguarda do Eu crstico como servidor, e no na vanguarda como senhor: S a Deus adorars e s a ele servirs. O homem integral no um ego sem Eu, nem um Eu sem ego mas sim um senhor na vanguarda e um servidor na retaguarda.

No Universo fsico no h substituio de um polo pelo outro. E como poderia o Universo metafsico ser diferente? Todo o cosmo sideral e hominal uma grandiosa sntese de polos complementares perfeitamente equilibrados e harmoniosos. O home integral o homem csmico, o homem univrsico, o homem crstico. A humanidade, atravs de muitas lutas, est comeando a vislumbrar esta integrao da natureza humana: a auto-redeno pelo Eu divino compensando a ego-perdio proveniente do ego humano. *** A Filosofia Univrsica quando plenamente conscientizada e integralmente vivenciada, conduz infalivelmente auto-realizao, creando o Homem Integral, o Homem Csmico, o Homem Univrsico, o Homem Crstico.

5. DO EGO MENTAL AO EU ESPIRITUAL

Quando o homem transpe a fronteira do seu ego mental e se transmentaliza rumo ao Eu espiritual, sem perder o contato com a zona mental ento aparece o Homem Integral, o Homem Csmico, o Homem Univrsico. O ego mental no destrudo pelo Eu espiritual, integrado nele. Para compreender melhor esse processo, sirvamo-nos de uma ilustrao tirada da matemtica. Demos ao ego mental o numero 10, e ao Eu espiritual o smbolo 100. De dois modos podemos destruir o 10: ou tirando-lhe o sinal 1, ou acrescentando-lhe o sinal 0. No primeiro caso, em vez de 10, temos 0, isto zero, anulao, destruio. No segundo caso temos 100. Este 100 praticamente anulou o 10, e o 10 separado, isolado; no o destruiu por diminuio, mas por aumento; no o destruiu negativamente, mas positivamente: isto , destruiu-o construindo-o. No 100 permaneceu a essncia ou alma do 10; desapareceu apenas a sua existncia ou o seu corpo. O pequeno 10 foi integrado no grande 100; a parte foi completada pelo TODO. Na cosmo-meditao acontece o segundo caso. Quando o ego mental se integra no Eu espiritual, acontece o que ocorre quando o menor (10) se integra no maior (100): no morre, mas vive mais intensamente; no morre para dentro da morte, mas morre para dentro da vida, de uma vida maior; desaparece a sua pseudo-vida transformada numa vida verdadeira. o que os Mestres espirituais chamam egocdio, morrer espont aneamente antes de ser morto compulsoriamente. O egocdio uma espcie de morte metafsica voluntria. Neste sentido escreve Paulo de Tarso: Eu morro todos os dias, e por isto que eu vivo; mas no sou eu que vivo, o Cristo que vive em mim. No mesmo sentido disse o Cristo: Se o gro de trigo no morrer ficar estril, mas se morrer produzir muito fruto. esta a cosmo-meditao praticada pelo Centro de Auto-realizao Alvorada. esta a finalidade da cosmo-meditao: a integrao do ego mental ilusrio no Eu espiritual verdadeiro; ou seja, auto-realizao pelo auto-conhecimento: a creao do Homem Integral, do Homem Csmico, do Homem Univrsico.

Quem vive realmente a Filosofia Univrsica realiza em si o Homem Univrsico. O Homem Univrsico o homem feliz.

NDICE

1. UNIDADE NA DIVERSIDADE 2. A BIPOLARIDADE DO MUNDO E DO HOMEM 3. O PROBLEMA DA FELICIDADE HUMANA 4. EVOLUO RUMO AO HOMEM UNIVRSICO 5. DO EGO MENTAL AO EU ESPIRITUAL

HUBERTO ROHDEN
VIDA E OBRA

Nasceu na antiga regio de Tubaro, hoje So Ludgero, Santa Catarina, Brasil em 1893. Fez estudos no Rio Grande do Sul. Formou-se em Cincias, Filosofia e Teologia em universidades da Europa Innsbruck (ustria), Valkenburg (Holanda) e Npoles (Itlia). De regresso ao Brasil, trabalhou como professor, conferencista e escritor. Publicou mais de 65 obras sobre cincia, filosofia e religio, entre as quais vrias foram traduzidas para outras lnguas, inclusive para o esperanto; algumas existem em braile, para institutos de cegos. Rohden no est filiado a nenhuma igreja, seita ou partido poltico. Fundou e dirigiu o movimento filosfico e espiritual Alvorada. De 1945 a 1946 teve uma bolsa de estudos para pesquisas cientficas, na Universidade de Princeton, New Jersey (Estados Unidos), onde conviveu com Albert Einstein e lanou os alicerces para o movimento de mbito mundial da Filosofia Univrsica, tomando por base do pensamento e da vida humana a constituio do prprio Universo, evidenciando a afinidade entre Matemtica, Metafsica e Mstica. Em 1946, Huberto Rohden foi convidado pela American University, de Washington, D.C., para reger as ctedras de Filosofia Universal e de Religies Comparadas, cargo esse que exerceu durante cinco anos.

Durante a ltima Guerra Mundial foi convidado pelo Bureau of lnter-American Affairs, de Washington, para fazer parte do corpo de tradutores das notcias de guerra, do ingls para o portugus. Ainda na American University, de Washington, fundou o Brazilian Center, centro cultural brasileiro, com o fim de manter intercmbio cultural entre o Brasil e os Estados Unidos. Na capital dos Estados Unidos, Rohden frequentou, durante trs anos, o Golden Lotus Temple, onde foi iniciado em Kriya Yga por Swami Premananda, diretor hindu desse ashram. Ao fim de sua permanncia nos Estados Unidos, Huberto Rohden foi convidado para fazer parte do corpo docente da nova International Christian University (ICU), de Metaka, Japo, a fim de reger as ctedras de Filosofia Universal e Religies Comparadas; mas, por causa da guerra na Coria, a universidade japonesa no foi inaugurada, e Rohden regressou ao Brasil. Em So Paulo foi nomeado professor de Filosofia na Universidade Mackenzie, cargo do qual no tomou posse. Em 1952, fundou em So Paulo a Instituio Cultural e Beneficente Alvorada, onde mantinha cursos permanentes em So Paulo, Rio de Janeiro e Goinia, sobre Filosofia Univrsica e Filosofia do Evangelho, e dirigia Casas de Retiro Espiritual (ashrams) em diversos Estados do Brasil. Em 1969, Huberto Rohden empreendeu viagens de estudo e experincia espiritual pela Palestina, Egito, ndia e Nepal, realizando diversas conferncias com grupos de yoguis na ndia. Em 1976, Rohden foi chamado a Portugal para fazer conferncias sobre autoconhecimento e auto-realizao. Em Lisboa fundou um setor do Centro de Auto-Realizao Alvorada. Nos ltimos anos, Rohden residia na capital de So Paulo, onde permanecia alguns dias da semana escrevendo e reescrevendo seus livros, nos textos definitivos. Costumava passar trs dias da semana no ashram, em contato com a natureza, plantando rvores, flores ou trabalhando no seu apirio-modelo. Quando estava na capital, Rohden frequentava periodicamente a editora responsvel pela publicao de seus livros, dando-lhe orientao cultural e inspirao. zero hora do dia 8 de outubro de 1981, aps longa internao em uma clnica naturista de So Paulo, aos 87 anos, o professor Huberto Rohden partiu deste mundo e do convvio de seus amigos e discpulos. Suas ltimas palavras em estado consciente foram: Eu vim para servir Humanidade. Rohden deixa, para as geraes futuras, um legado cultural e um exemplo de f e trabalho, somente comparados aos dos grandes homens do sculo XX.

RELAO DE OBRAS DO PROF. HUBERTO ROHDEN

COLEO FILOSOFIA UNIVERSAL: O PENSAMENTO FILOSFICO DA ANTIGUIDADE A FILOSOFIA CONTEMPORNEA O ESPRITO DA FILOSOFIA ORIENTAL

COLEO FILOSOFIA DO EVANGELHO: FILOSOFIA CSMICA DO EVANGELHO O SERMO DA MONTANHA ASSIM DIZIA O MESTRE O TRIUNFO DA VIDA SOBRE A MORTE O NOSSO MESTRE

COLEO FILOSOFIA DA VIDA: DE ALMA PARA ALMA DOLOS OU IDEAL? ESCALANDO O HIMALAIA O CAMINHO DA FELICIDADE DEUS EM ESPRITO E VERDADE EM COMUNHO COM DEUS

COSMORAMA PORQUE SOFREMOS LCIFER E LGOS A GRANDE LIBERTAO BHAGAVAD GITA (TRADUO) SETAS PARA O INFINITO ENTRE DOIS MUNDOS MINHAS VIVNCIAS NA PALESTINA, EGITO E NDIA FILOSOFIA DA ARTE A ARTE DE CURAR PELO ESPRITO. AUTOR: JOEL GOLDSMITH (TRADUO) ORIENTANDO QUE VOS PARECE DO CRISTO? EDUCAO DO HOMEM INTEGRAL DIAS DE GRANDE PAZ (TRADUO) O DRAMA MILENAR DO CRISTO E DO ANTICRISTO LUZES E SOMBRAS DA ALVORADA ROTEIRO CSMICO A METAFSICA DO CRISTIANISMO A VOZ DO SILNCIO TAO TE CHING DE LAO-TS (TRADUO) SABEDORIA DAS PARBOLAS O QUINTO EVANGELHO SEGUNDO TOM (TRADUO) A NOVA HUMANIDADE A MENSAGEM VIVA DO CRISTO (OS QUATRO EVANGELHOS TRADUO) RUMO CONSCINCIA CSMICA O HOMEM

ESTRATGIAS DE LCIFER O HOMEM E O UNIVERSO IMPERATIVOS DA VIDA PROFANOS E INICIADOS NOVO TESTAMENTO LAMPEJOS EVANGLICOS O CRISTO CSMICO E OS ESSNIOS A EXPERINCIA CSMICA

COLEO MISTRIOS DA NATUREZA: MARAVILHAS DO UNIVERSO ALEGORIAS SIS POR MUNDOS IGNOTOS

COLEO BIOGRAFIAS: PAULO DE TARSO AGOSTINHO POR UM IDEAL 2 VOLS. AUTOBIOGRAFIA MAHATMA GANDHI JESUS NAZARENO EINSTEIN O ENIGMA DO UNIVERSO PASCAL MYRIAM

COLEO OPSCULOS: SADE E FELICIDADE PELA COSMO-MEDITAO

CATECISMO DA FILOSOFIA ASSIM DIZIA MAHATMA GANDHI (100 PENSAMENTOS) ACONTECEU ENTRE 2000 E 3000 CINCIA, MILAGRE E ORAO SO COMPATVEIS? CENTROS DE AUTO-REALIZAO

Das könnte Ihnen auch gefallen