Sie sind auf Seite 1von 12

IMPLICAO DO CONCEITO DE PEDAGOGIA MENOR PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS: POTNCIAS TICO-ESTTICAS DO CURRCULO

Daniela da Cruz Schneider1- PPGE/FaE/UFPel Agencia Financiadora: CAPES


Resumo: este trabalho tem por finalidade discutir as potncias do conceito de pedagogia menor, buscando suas potncias para o Ensino de Artes Visuais. Desenvolve as concepes de pedagogia menor e educao maior, bem como as noes/imagens de rizoma e sistema arbreo elaborados por Gilles Deleuze e Flix Guattari. Estes conceitos so utilizados para desdobrar a concepo de currculo, articulando com uma interrogao aos Parmetros Curriculares Nacionais da rea de Artes Visuais o que chamo de forma maior do Ensino de Arte. O quadro terico utilizado [...] Palavras-Chave: Currculo; Ensino de Artes Visuais; PedagogiaMenor

INTRODUO Quais as potncias do conceito de pedagogia menor para o Ensino de Artes Visuais? Este o problema que orienta o trabalho que segue. Abordo duas dimenses para pensar a educao: a maior e a menor, a rvore e o rizoma. Indagando a forma maior do Ensino de Artes Visuais pela perspectiva de uma pedagogia menor. Por educao maior entende-se aquela das grandes polticas, das diretrizes e bases, dos parmetros, dos currculos nacionais. J a pedagogia menor aquela que subverte, uma [sub]verso da educao maior. aquela que escapa aos modelos impositivos, que transborda os modelos institudos.

Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Educao (PPGE/FaE/UFPel). Especialista em Educao (UFPel). Graduada em Artes Visuais Licenciatura (UFPel). Bolsista CAPES.

A pedagogia menor, assim, afina-se com o modelo rizomtico. Est sempre em movimento de criao e conexes, expandido territrios. J a Educao maior est associada a imagem da rvore: fixa ao cho, expandindo-se em um sentido e estabelecendo hierarquias. A potncia do conceito de pedagogia menor est na sua fora desviante, na constituio de uma tica e de uma esttica da prtica pedaggica, que fazem o currculo pulsar. O currculo no mais como rvore, com suas razes presas ao cho. O currculo como prtica menor, como movimento, como rizoma. Se o grande currculo do Ensino de Artes Visuais tem intenes de reter a experincia com a arte na instrumentalizao, na decodificao, uma pedagogia menor no ensino de arte a coloca na esteira da experimentao, da possibilidade de encontros inesperados, de conexes no antes premedita. O trabalho estrutura-se da seguinte forma: primeiro desdobra os conceitos de pedagogia menor e educao maior; em seguida, discute as concepes de Deleuze e Guattari de rizoma e rvore, promovendo deslocamentos para se [re]pensar o currculo. A terceira parte ocupa-se de relacionar estas discusses com o territrio do Ensino de Artes Visuais, buscando os pressupostos para pensar a experimentao na educao. PEDAGOGIA MENOR E EDUCAO MAIOR Uma educao menor no menor em tamanho, nem menos do que uma suposta educao maior. Esse menor diz respeito a uma educao em nvel micro, capilar, aquela que escapa, de alguma forma, s grandes polticas pblicas, s diretrizes e parmetros. Ela primordialmente ao e uma ao do cotidiano, desenhada dentro de uma escola, uma sala de aula, uma turma. Ela , antes de tudo, uma ao singular que se inscreve em determinado contexto. Ao, sempre ao... movimento. Livre de razes fortes, presas a um territrio, livre da arborescncia que persiste em educao.

Essa concepo de educao menor foi engendrada a partir da obra Kafka Por uma Literatura Menor, de Gilles Deleuze e Flix Guattari (1977), que, como o prprio ttulo j diz, trata do conceito de literatura menor. Conceituam a literatura menor a partir de trs caractersticas: a desterritorializao, a ramificao poltica e o valor coletivo. Slvio Gallo, ento, desloca essas trs caractersticas, re-criando o conceito, sob a terminologia de educao menor. Deleuze e Guattari (1977) caracterizam a literatura menor a partir de trs coeficientes: a desterritorializao da lngua, a ramificao do individual no imediato-poltico e o agenciamento coletivo de enunciao. Tomando como vetor que menor no qualifica mais certas literaturas, mas as condies revolucionrias de toda a literatura no seio daquela que chamamos de grande (ou estabelecida) (DELEUZE; GUATTARI, 1977, p. 28). O menor, no sentido em que foi proposto, est matizado por uma potncia revolucionria. Destaco o primeiro coeficiente dessa concepo, a desterritorializao: uma literatura maior est ligada a uma territorialidade. Mantm um cdigo oficial, que possibilita a legitimao dos usos da lngua dentro e a partir de uma normativa, de um conjunto de regras. Assim, uma literatura menor no a de uma lngua menor, mas antes o que uma minoria faz em uma lngua maior (DELEUZE; GUATTARI, 1977, p. 25). Ou seja, no a renncia ao uso da lngua maior/oficial e, conseqentemente, a adoo da lngua das minorias, que seriam estrangeiras lngua maior/padro. o que essa minoria faz com a lngua oficial, a criao de uma sub-verso na lngua maior. Trata-se de diferenciar essa lngua maior, fazendo dela um uso menor. desterritorializar a lngua maior, fugir, escapar do territrio oficializado, promovendo distores dentro do cdigo/norma. Criando tores, deslizamentos, rudos. Uma educao menor e desterritorializada levanta as razes que a prendem nas grandes polticas. Ela age como a lngua menor, ela a lngua que age por menor no territrio amplo da educao. Ela essa intensidade que atravessa, cruza um modelo maior e re-cria na lngua

oficial essa lngua/pedagogia que faz sub-verter e verter novas possibilidades de inveno: ir sempre mais longe na desterritorializao... por fora de sobriedade. J que o vocabulrio est dissecado, faz-lo vibrar em intensidade (DELEUZE; GUATTARI, 1977, p.29).
Uma fuga uma espcie de delrio. Delirar exatamente sair dos eixos (como pirar). H algo de demonaco, ou demnico, em uma linha de fuga. Os demnios distinguem-se dos deuses, porque os deuses tm atributos, propriedades e funes fixas, territrios e cdigos: eles tem a ver com os eixos, com os limites e com cadastros. prprio do demnio saltar os intervalos, e de um intervalo a outro. (DELEUZE; PARNET, 1998, p. 51)

Essa desterritorializao, pensada no mbito das prticas educativas, diz respeito a um movimento de constante criao. As prticas de educao menor no dizem respeito s prescries dos Parmetros Curriculares Nacionais, como j havia defendido. Elas se diferenciam, escapam e se desterritorializam atravs de ato criao. Criao de estilos, de modos de fazer/operar em educao. Deleuze define estilo tambm atravs do uso da lngua: conseguir gaguejar em sua prpria lngua, isso um estilo. difcil porque preciso que haja necessidade de tal gagueira. Ser gago no em sua fala, e sim, ser gago da prpria linguagem. Ser como um estrangeiro em sua prpria lngua. Traar uma linha de fuga (DELEUZE, 1998, p. 12). Criar um estilo, ento, coincide com fazer um uso menor da lngua. Pois, essa criao tambm est afinada com a produo de gagueira, com a produo de rudo na lngua. Deleuze fala da necessidade de produo da gagueira: no basta gaguejar, preciso que haja necessidade de gagueira. O que objetiva, sobretudo, produo de uma anormalidade, de uma disfuno, uma gagueira no Ensino de Artes Visuais.
Devemos ser bilnges mesmo em uma nica lngua, devemos ter uma lngua menor no interior de nossa lngua, devemos fazer de nossa prpria lngua um uso menor. O multilinguismo no apenas a posse de vrios sistemas, sendo cada um homogneo em si mesmo; , antes de tudo, a linha de fuga ou de variao que afeta cada sistema impedindo-o de ser homogneo. (DELEUZE, 1998, p. 12)

O segundo coeficiente de uma literatura menor a ramificao poltica: cada caso individual ligado imediatamente poltica. O caso individual se torna ento mais necessrio, indispensvel, aumentado ao microscpio, na medida em que uma outra histria se agita nele (DELEUZE; GUATTARI, 1977, p. 26). Cada caso uma particularidade, uma singularidade, que remete a um imediato poltico. Isso, porque desde seu espao exguo de expresso, que contraria e se pe margem de uma literatura maior, engendra-se como ato de resistncia:
A literatura maior no se esfora por estabelecer elos, cadeias, agenciamentos, mas sim para desconectar os elos, para territorializar-se no sistema das tradies a qualquer preo e a toda fora. Para a literatura menor, o prprio ato de existir um ato poltico, revolucionrio: um desafio ao sistema institudo. (GALLO, 2008, p. 63)

H, como diz Deleuze e Guattari, uma outra histria agitando-se na literatura menor. J no se trata de um caso particular de famlia, uma destas situaes que podem ser generalizadas, mas de conflitos singulares, especficos, de uma condio humana que ao mesmo tempo que singular, tambm de todo um povo. No livro Kafka, por uma literatura menor, os autores tratam das diferenas produzidas na e pela escrita de Kafka: um judeu de Praga, que s pode escrever em alemo. Ou seja, sua produo est inserida na periferia da literatura maior. Suas histrias no dizem respeito somente a tenses familiares, casos de amor, um julgamento e uma condenao como quaisquer outras. No, h outra histria agitando-se dentro dessas histrias. H uma condio de misria, seja ela qual for, cultural, econmica, social entre outras. H uma potencialidade poltica, uma literatura menor, quando aumentada ao microscpio, no revela apenas casos universais, mas conflitos que envolvem toda a complexidade da determinao social que produz as relaes entre sujeitos. Assim, uma educao menor afina-se com a literatura menor em sua ramificao poltica. H outra histria agitando-se na educao:

se toda a educao um ato poltico, no caso de uma educao menor isso ainda mais evidente, por tratar-se de um empreendimento de revolta e de resistncia. (...) A ramificao poltica da educao menor, ao agir no sentido de desterritorializar as diretrizes polticas da educao maior, que abre espao para que o educador militante possa exercer suas aes, que se circunscrevem num nvel micropoltico. (GALLO, 2008, p.67-68)

Ao mesmo tempo em que se torna gigante pequenos artifcios, proposies menores e por que no inutilidades. Esse processo de singularizao deriva de um todo e faz explodir sua multiplicidade quando aumentada. O que o menor pode? O que h em uma partcula das grandes listas de contedos e dos objetivos dos parmetros nacionais de educao? Uma educao menor , sobretudo, uma composio. Reforo que no por soma, mas subtraindo em conexes mltiplas partculas que se agitam e intensificam a prtica pedaggica. No impe modelos. Do modelo so retirados apenas pontos que viabilizam artistagens e um movimento que no cessa, conecta e conecta. A cada conexo, novas possibilidades intensivas:
No interessa educao menor criar modelos, propor caminhos, impor solues. No se trata de buscar a integrao dos saberes. Importa fazer rizoma. Viabilizar conexes e conexes; conexes sempre novas. Fazer rizoma com os alunos, viabilizar rizomas entre os alunos, fazer rizomas com projetos de outros professores. Manter os projetos abertos. (GALLO, 2008, p. 68)

O terceiro coeficiente o valor coletivo. Em uma literatura menor no h enunciao individual, mas coletiva. O escritor fala pela sua comunidade. A expresso de um indivduo fala pela coletividade. Na educao menor, segundo Slvio Gallo (2008), quando o professor faz uma escolha, est fazendo por ele e por todos aqueles com quem trabalha. Pois, na educao menor, no h a possibilidade de atos solitrios, isolados; toda a ao implicar muitos indivduos. Toda singularizao ser, ao mesmo tempo, singularizao coletiva (GALLO, 2008, p. 68).

Singularidades que quando aumentadas ao microscpio, possibilitam a visibilidade das complexas relaes de coletividade. Em educao no possvel uma prtica isolada, uma sala de aula, uma aula, aquele encontro no espao-tempo sala de aula um agenciamento coletivo: rene desejos de alunos e alunas, intenes de currculos, atitudes dos outros docentes, as intenses provocadas pelo docente daquele presente... uma histria-arte, uma matemtica-arte, um portugus que atravessa, uma geografia que localiza, mas tambm expande... lugar de saber que no consegue manter particular: lana um paradoxo frutfero: singular em experincia, coletivo em agenciamentos. Retomando coeficiente poltico: h uma, vrias histrias agitando-se dentro da educao, h vrias singularidades aumentadas ao microscpio. (...) e se o escritor est margem ou afastado de sua frgil comunidade, essa situao o coloca ainda mais em condio de exprimir uma outra comunidade potencial, de forjar os meios de uma outra conscincia de uma outra sensibilidade (DELEUZE; GUATTARI, 1977, p.27). Desnaturalizada de uma educao maior, uma educao menor cria uma outra educao, que coexiste, ou melhor, dissidente de uma educao proposta pelos Parmetros. Como o escritor que perde sua nacionalidade, hibridiza os cdigos da educao oficializada, buscando uma outra sensibilidade. Age atravs de uma resistncia criadora, que no permite a reproduo e o arrebanhamento. Assim, cria dentro da norma, cria dentro do cdigo oficial, cria nos Parmetros Curriculares Nacionais. Uma pedagogia menor plural, mltipla. Ela no nica, vrias. Busca em lugares diferentes novas conexes e no se limita a uma definio nica. No possvel falar de uma nica educao menor, visto que ela no se pretende como modelo ou mega-paradigma. movimento e tem por fundamento a no-fixidez. No possvel falar de educao menor sob a perspectiva de uma totalidade, nem mesmo por mera transposio de algumas caractersticas do que possa vir a ser uma educao menor, como receiturio, para a prtica pedaggica.

Assim, para os fins deste trabalho, a educao menor uma provocao, potncia para pensar possibilidades de pedagogia, age pinando e catalisando outras formas de produzir saberes, fazendo ressoar modos de ensinar, sem pretenses de oficializar. O conceito de educao menor que matiza essa discusso tambm uma re-criao, uma ao por deslocamento... um roubo conceitual, como vim tentando tratar. Ele mantm essas mesmas trs caractersticas desterritorializao, ramificao poltica e valor coletivo mas se lana a um transbordamento, porque no dizer um uso abusivo dos conceitos de literatura menor e educao menor. Assim, ensaia-se em um vai e vem de ideias, ressonncias e contaminaes, que me parecem desembocar em um novo conceito. Parece pulsar um outro conceito nos desdobramentos tericos que vim esboando, o de uma pedagogia da criao. A primeira ressalva que fao acerca de uma possvel diferenciao entre educao e pedagogia. At aqui falei de uma educao menor, e no de uma pedagogia menor. Se por educao entende-se um conjunto de prticas que desembocam em certas finalidades, em aprender algo que est sendo ensinado. E se por pedagogia entende-se o como da educao, as prticas que possibilitam a efetivao da educao, ou seja, as prticas que possibilitam que aquilo que est sendo ensinado seja aprendido, ento esse trabalho trata de pedagogia. Sobretudo, de uma pedagogia menor, uma pedagogia da criao... uma pedagogia profana, uma pedagogia do inferno. J no caberia mais dizer o que a educao, mas como ela opera. E se uma pedagogia menor pode ser caracterizada pelos trs coeficientes: desterritorializao, ramificao poltica e valor coletivo. E se por desterritorializao em educao entende-se a fuga de uma territorialidade, a instaurao de rupturas por meio de criao. E se os coeficientes de ramificao poltica e valor coletivo so considerados atos de resistncia em educao menor. Pode-se ento concluir, se assumo essas premissas, que uma educao menor , sobretudo, criao e resistncia. Antes, indiscernveis, criao-resistncia,

como uma nica ao. Assim, possvel falar de uma pedagogia da criao. O docente da criao-resistncia, cria por meio da resistncia e resiste por meio da criao. A RVORE E O RIZOMA O rizoma est expresso pela n -1. Ele no soma, mas subtrao. Subtrai-se do todo para criar multiplicidades. Suas linhas disparam neste sentido, de subtrair-se, diferenciado-se do uno, daquilo que se pretende nico. Entre tantas outras formas de ser associado a uma prtica menor em educao, esta me parece uma das mais potentes. Uma vez que me parece uma relao de indissociabilidade. Uma prtica menor j uma relao rizomtica, quando escapa, foge, traa fugas no territrio curricular oficial. A pedagogia menor tem como impulso de movimentao uma esttica rizomtica, colocando-se na n - 1 em relao aos modelos prontos de ensino. Pois, um rizoma no pode ser justificado por nenhum modelo estrutural ou gerativo. Ele estranho a qualquer idia de eixo gentico ou estrutura profunda (DELEUZE; GUATTARI, 1995, p.21). Nosso modelo educacional est baseado em um sistema arborescente, onde a fora vital parte de um grande eixo. Este centro determinante das outras estruturas, que dele partem e dele sustentam-se. O sistema arborescente em educao no est expresso pela frmula da generalizao. No pretende disparar segmentos de fuga no territrio legitimado, em oposto extremo, procura centrar, ordenar, hierarquizar... homogeneizar, em vez de preocupar-se com a promoo das singularidades. Como j expresso, a educao maior est direcionada para as grandes polticas educacionais. Assim, tal como as rvores, procura estabelecer hierarquias entre conhecimentos e prticas, despotencializando a criao em educao.

Os sistemas arborescentes so sistemas hierrquicos que comportam centros de significao e de subjetivao, autmatos centrais, assim como memrias organizadas. Os modelos correspondentes so aqueles em que um elemento no recebe suas informaes se no de uma unidade superior, e uma afetao subjetiva, de ligaes preestabelecidas. (DELEUZE; GUATTARI, 1995, p. 26) O currculo rvore, mas tambm rizoma. No se pode encarcerar o currculo. preciso pens-lo como movedio. As prticas de educao no Ensino de Artes Visuais ganham outro matiz quando pensadas desta forma. Isso porque se adquiriu uma cultura nesta disciplina, aps a publicao dos Parmetros Curriculares Nacionais da rea, baseada na promoo de modos de ensinar, como receitas. Houve um empreendimento por parte dos arteeducadores de enquadrarem-se ao que est expresso pelo documento. Buscavam formas que possibilitassem trabalhar com a imagem na sala de aula, dentro dos preceitos e caracterizaes do conhecimento da arte ali expressos. Utilizei a palavra cultura para me referir a uma certa atitude em relao aos modos de fazer da educao em arte. Mas, como desenraizar uma cultura, quando estamos com uma rvore na cabea? No se trata de substituir um modelo por outro. Os modelos sero sempre rvores,com seus centro gerativos e suas hierarquias expostas. Pensar o rizoma e a pedagogia menor como prticas curriculares abrir a educao, lanando-se a experimentao. experimentar sempre conectar. Experimentar no saber onde se vai chegar, no ter finalidades opostas. Ela est ligada a um estado de abertura, de disponibilidade para que algo acontea, no sentido de um acontecimento. Pois o rizoma instvel, dispara em diferenciao, ligando-se sem cessar: qualquer ponto de um rizoma pode ser conectado a qualquer outro de deve s-lo. muito diferente da rvore ou da raiz que fixam um ponto, uma ordem (DELEUZE; GUATTARI, 1995, p.15).

IMPLICAES DE UM CURRCULO DESLIZANTE PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS O conceito de pedagogia menor abre o territrio educacional para a experimentao e para um modo de pensar e fazer a educao que a retira dos modelos tradicionais estanques. No h o encarceramento da prtica em frmulas ou mtodos mais apropriados, h movimento de criao atravs da experimentao. E experimentar tanto a prtica como aquilo que est sendo trabalhado na prtica e pela prtica. O menor que qualifica este tipo de pedagogia est dotado de uma potncia revolucionria de uma vida no-facista. Subtrai a educao da lgica utilitarista e instrumentalizada. s com este pensamento que se pode pensar em um Ensino de Artes Visuais potencializado pelo sensvel. preciso conceber outros modos de pedagogia para que o sensvel tenha lugar na educao... de certa forma, preciso regatar uma potncia tica-esttica para vida. Ali onde a educao maior retm a experincia, a dimensionando pela norma, uma pedagogia menor procurar liberar a experincia de preceitos generalistas. Pensada como prope Larrosa, a a experincia adquire forma na singularidade, nas formas particulares do sentir. E... tudo isso educa para o sensvel, para se pensar fora do pensamento nico. Tudo isso significa no um mtodo, mas um pouco de ar fresco, uma diferena mnima, um afecto minimamente no-controlvel, uma onda de alegria na arte de aprender e de coabitar (LINS, 2005, p. 1239). da ordem tica-esttica porque pretende a criao dos modos de fazer. a necessidade de professor-criador: um criador no trabalha pelo prazer. Um criador s faz aquilo de que tem absoluta necessidade (DELEUZE, 1999, p.06). Cria dentro do grande modelo. Serve-se do grande modelo agindo por pinamento. Ao caleidoscpica, nas quais uma combinao nunca ser igual a outra. Produo de diferenas na ao... confere

movimento pedagogia, que apenas reproduz o institudo: uma Metodologia Triangular no Ensino de Artes Visuais. No se alinha moral arrebanhadora de um currculo nacional instrumentalizado. Como definiu Deleuze, a tica compe-se pelo facultativo, pelas regras que so facultativas, em detrimento de uma moral normalizadora. REFERNCIAS DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: Lgica das Sensaes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007. DELEUZE, Gilles. Diferena e Repetio. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 2006. DELEUZE, Gilles. Uma conversa, o que , para que serve? IN: DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Dilogos. So Paulo: Escuta, 1998. DELEUZE, Gilles. Conversaes. So Paulo: Ed. 34, 1992. DELEUZE, Gilles e GUATARRI, Flix. Mil Pltos: capitalismo e esquizofrenia v.1. So Paulo: Ed. 34, 1995. DELEUZE, Gilles e GUATARRI, Flix. Kafka: Por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1977. GALLO, Slvio. Deleuze & a Educao. Belo Horizonte: Autntica, 2008. LINS, Daniel. Mangues school ou por uma pedagogia rizomtica. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1229-1256, Set./Dez. 2005.

Das könnte Ihnen auch gefallen