Sie sind auf Seite 1von 5

23/1/2014

Pensamento sistmico Wikipdia, a enciclopdia livre

Pensamento sistmico
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

O pensamento sistmico uma forma de abordagem da realidade que surgiu no sculo XX, em contraposio ao pensamento "reducionista-mecanicista" herdado dos filsofos da Revoluo Cientfica do sculo XVII, como Descartes, Bacon e Newton. O pensamento sistmico no nega a racionalidade cientfica, mas acredita que ela no oferece parmetros suficientes para o desenvolvimento humano, e por isso deve ser desenvolvida conjuntamente com a subjetividade das artes e das diversas tradies espirituais. visto como componente do paradigma emergente, que tem como representantes cientistas, pesquisadores, filsofos e intelectuais de vrios campos. Por definio, alis, o pensamento sistmico inclui a interdisciplinaridade.

ndice
1 Os paradigmas da cincia tradicional segundo o pensamento "reducionista-mecanicista" e a distines do paradigma sistmico emergente 1.1 O pressuposto da simplicidade 1.2 O pressuposto da estabilidade 1.3 O pressuposto da objetividade 2 O Pensamento sistmico e a psicologia analtica de Carl Gustav Jung 3 Livros Relacionados 4 Representantes do pensamento sistmico 5 Ver tambm

Os paradigmas da cincia tradicional segundo o pensamento "reducionista-mecanicista" e a distines do paradigma sistmico emergente
O pressuposto da simplicidade
1. O pressuposto da simplicidade - a crena em que, separando-se o mundo complexo em partes, encontram-se elementos simples, em que preciso separar as partes para entender o todo, ou seja, o pressuposto de que "o microscpico simples". Da decorrem, entre outras coisas, a atitude de anlise e a busca de relaes causais lineares. O pressuposto da simplicidade tira o objeto de estudo dos seus contextos, prejudicando a compreenso das relaes entre o objeto e o todo. Esse paradigma tambm leva separao dos fenmenos: os fsicos dos biolgicos, estes dos psicolgicos, dos culturais, etc., numa atitude de atomizao cientfica. Faz parte dessa perspectiva tambm a atitude ou-ou, que, de acordo com a lgica, classifica os objetos, no permitindo que um mesmo objeto pertena a duas categorias diferentes. Alm disso, esse pressuposto provoca a compartimentalizao do saber, fragmentando o conhecimento em diferentes disciplinas cientficas... Dessa forma criam-se os especialistas, aqueles que tem um acesso privilegiado ao conhecimento, estabelecendo-se uma hierarquia do saber.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento_sist%C3%AAmico 1/5

23/1/2014

Pensamento sistmico Wikipdia, a enciclopdia livre

O pressuposto da estabilidade
2. O pressuposto da estabilidade - a crena de que o mundo estvel, ou seja, em que o "mundo j ". Ligados a esse pressuposto esto a crena na determinao - com a consequente previsibilidade dos fenmenos - e a crena na reversibilidade - com a consequente controlabilidade dos fenmenos. O pressuposto da estabilidade leva o cientista a estudar os fenmenos em laboratrio, onde pode variar os fatores um de cada vez, exercendo controle sobre as outras variveis. Assim, ele provoca a natureza para que explicite, sem ambiguidade, as leis a que est submetida, confirmando ou no suas hipteses. Ao levar o fenmeno para laboratrio, excluindo o contexto e a complexidade, focalizando apenas o fenmeno que estava acontecendo, ele exclui a sua histria. A idia de "leis da natureza" a mais fundamental da cincia moderna e tem uma conotao legalista, como se a natureza fosse obrigada a seguir leis... Possivelmente isso est ligado a idias religiosas que concebem um legislador onipotente. Ser que isso no seria uma tentativa de equiparar o conhecimento humano ao divino? Dessa forma, principalmente a fsica concebe o mundo "que j ", e no em processo de ser, recorrendo a sistemas em estado de equilbrio para estudo. Tambm por isso a fsica quntica quebrou velhos paradigmas... Faz parte desse paradigma o pressuposto da previsibilidade: o que no previsto com segurana associado a um conhecimento imperfeito, o que leva a uma reduo ainda maior do conhecimento por meio do pressuposto da simplicidade. Por conseguinte, a instabilidade de um sistema visto como um desvio a corrigir. A idia da controlabilidade dos fenmenos leva a uma interao do especialista na forma de uma interao instrutiva: a crena de que o comportamento do sistema ser determinado pelas instrues que ele receber do ambiente e em que, portanto, poder ser controlado e previsvel.

O pressuposto da objetividade
3. O pressuposto da objetividade - a crena em que " possvel conhecer objetivamente o mundo tal como ele na realidade" e a exigncia da objetividade como critrio de cientificidade. Da decorrem os esforos para colocar entre parnteses a subjetividade do cientista, para atingir o universo, ou verso nica do conhecimento. No pressuposto da objetividade o cientista posiciona-se "fora da natureza", em posio privilegiada, com uma viso abrangente, procurando discriminar o objetivo do ilusrio (suas prprias opinies ou subjetividade). Da advm a crena no realismo do universo: o mundo e o que nele acontece real e existe independente de quem o descreve. Com isso obtemos vrias representaes da realidade, que ajudaria a descobri-la. E o critrio de certeza advm daquelas observaes conjuntas e reproduzveis, onde, coincidindo os registros de observaes independentes, mais confiveis e objetivas so as afirmaes. A estatstica encontra a um bom campo de atuao. O relatrio impessoal e as normas de trabalho cientfico orientam uma linguagem impessoal, "como se a caneta fosse um instrumento para a manifestao de uma verdade annima"... Na verdade, a linguagem impessoal visa a "mascarar" a linguagem de forma a dar uma impresso de ausncia de um sujeito, de um pesquisador, onde uma afirmao pode tomar a forma impessoal para mascarar uma opinio pessoal... Resumindo: a cincia tradicional procura simplificar o universo (dimenso da simplicidade) para conhec-lo ou saber como funciona (dimenso da estabilidade), tal como ele na realidade (dimenso da objetividade). Isso levou a uma dificuldade tremenda em trs reas cientficas, onde podemos classificar, de acordo com Vasconcellos (2003), a adoo dos paradigmas cientficos em fcil, tranquilo e difcil:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento_sist%C3%AAmico 2/5

23/1/2014

Pensamento sistmico Wikipdia, a enciclopdia livre

Cincias

Fsicas

Biolgicas difcil tranquilo

Humanas difcil difcil especialmente difcil

simplicidade tranquilo objetividade tranquilo

estabilidade tranquilo especialmente difcil

O pensamento sistmico no nega o paradigma cientfico. Pelo contrrio: ele o abarca, colocando-o em confronto com os paradigmas opostos e propondo uma ampliao dos paradigmas existentes.

O Pensamento sistmico e a psicologia analtica de Carl Gustav Jung


Muitas crticas teoria junguiana coincidem com a dificuldade em se aceitar a psicologia como cincia devido aos pressupostos apresentados. O pensamento sistmico prope, em contraposio, os paradigmas da complexidade, da instabilidade e da intersubjetividade, que se integram incrivelmente com a psicologia analtica. O pressuposto da complexidade reconhece que a simplificao obscurece as inter-relaes dos fenmenos do universo e de que imprescindvel ver e lidar com a complexidade do mundo em todos os seus nveis. Um exemplo de uma descrio baseada nesse pressuposto a Sincronicidade, que prev outras relaes, que no so causais, para os eventos do universo. Alm disso, a psicologia analtica lida de modo sistmico com a psique, da seu homnimo: psicologia complexa, ou profunda. O pressuposto da instabilidade reconhece que o mundo est em processo de tornar-se, advindo da a considerao da indeterminao, com a consequente imprevisibilidade, irreversibilidade e incontrolabilidade dos fenmenos. A abordagem orgnica, a homeostase psquica, e a noo de inconsciente (o que inclui a freudiana), com os seus componentes arquetpicos e complexos so exemplos de abordagem sistmica da psicologia analtica. O pressuposto da intersubjetividade reconhece que no existe uma realidade independente de um observador e que o conhecimento cientfico uma construo social, em espaos consensuais, por diferentes sujeitos/observadores. Ento o cientista trabalha com mltiplas verses da realidade, em diferentes domnios lingusticos de explicaes. Os tipos psicolgicos junguianos so o que h de mais inovador nesse sentido, tendo inclusive reconhecimento cientfico tradicional na deteco dos tipos de personalidade.

Livros Relacionados
SENGE, P. The Fifth Discipline: The art & practice of the learning organization. New York: Doubleday, 1990. SENGE, P. et al. A Quinta Discplina: Caderno de Campo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995. VALENA & ASSOCIADOS. Pensamento Sistmico - 25 Aplicaes Prticas . Recife: Bagao, 1999. VASCONCELLOS, Maria Jos Esteves de (2002). Pensamento Sistmico - O Novo Paradigma da Cincia. SP, Campinas: Papirus, 2003. ANDRADE, Aurlio. Pensamento Sistmico - Caderno de Campo. Porto Alegre: Bookman, 2006. VALENA, A. C. Mediao: Mtodo de Investigao Apreciativa da Ao-na-Ao: Teoria e Prtica de Consultoria Reflexiva. Recife: Bagao, 2007. JOHNSON, Steve. Emergncia CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutao.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento_sist%C3%AAmico 3/5

23/1/2014

Pensamento sistmico Wikipdia, a enciclopdia livre

Representantes do pensamento sistmico


Acyr Seleme Amit Goswami Antnio Carlos Valena Aurelio Andrade Niels Bohr Buckminster Fuller Carl Gustav Jung Cornelia Benesch Bonenkamp David Bohm Edgar Morin Benveniste Francisco Varela Fritjof Capra Gregory Bateson Humberto Maturana Humberto Mariotti (escritor) Jel de Rosnay James E. Lovelock Konrad Lorenz Ludwig von Bertalanffy Luis Henrique Rodrigues Lynn Margulis Maria Cndida Moraes Maria Jos Esteves de Vasconcellos Masaru Emoto Max Gerson Niklas Luhmann Paul Watzlawick Peter Senge Rodrigo Souto Stanislav Grof Herminio Duarte-Ramos George Vithoulkas Ruilce Lara Spada SantAnna

Ver tambm
Viso sistmica Agroecologia Autopoiese Teoria dos sistemas Notica Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pensamento_sistmico&oldid=37434801" Categorias: Classificao dos pensamentos Filosofia Riscos Pensamento antecipatrio Futurologia Administrao Teoria dos sistemas Holismo Soluo de problemas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento_sist%C3%AAmico 4/5

23/1/2014

Pensamento sistmico Wikipdia, a enciclopdia livre

Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 16h53min de 20 de novembro de 2013. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento_sist%C3%AAmico

5/5

Das könnte Ihnen auch gefallen