Sie sind auf Seite 1von 284

ndice

Introduo ...................................... 2 Informao breve e concisa ........... 6 Chaves, portas, janelas ............... 20 Bancos, sistemas de segurana .................................... 49 Arrumao ................................... 71 Instrumentos, elementos de manuseamento ............................ 91 Iluminao ................................. 124 Sistema de informao e lazer . . 132 Climatizao .............................. 135 Conduo e funcionamento ....... 145 Conservao do veculo ............ 173 Servio e manuteno ............... 224 Dados tcnicos .......................... 228 Informao para o cliente .......... 277 ndice remissivo ......................... 280

Voltar ao menu

Introduo

Introduo

Voltar ao menu

Introduo

Dados especficos do veculo


Queira introduzir os dados do veculo na pgina anterior para os manter em local acessvel. Esta informao est disponvel nas seces "Servio e manuteno" e "Dados tcnicos" e consta tambm da placa de identificao do veculo.

Introduo
O seu veculo composto por tecnologia avanada, segurana e caractersticas que o tornam econmico e amigo do ambiente. Este Manual de Instrues d-lhe toda a informao necessria para conduzir o seu veculo de forma segura e eficiente. Certifique-se que os passageiros esto cientes do possvel risco de acidente e ferimentos que podero resultar da utilizao indevida do veculo.

Deve respeitar sempre as leis e regulamentos especficos do pas em que se encontra. Essas leis podem ser diferentes da informao contida neste Manual de Instrues. Quando este Manual de Instrues fizer referncia a uma visita ao concessionrio, recomendamos que visite o seu Reparador Autorizado Opel. Todos os Reparadores Autorizados Opel fornecem um servio de primeira a preos razoveis. Os mecnicos experientes formados pela Opel trabalham segundo instrues especficas da Opel. O pacote de literatura do cliente deve estar sempre mo, no veculo.

Utilizao do manual
Este manual descreve todas as opes e caractersticas disponveis para este modelo. Algumas descries, incluindo as das funes de menu e mostradores, podero no se aplicar ao seu veculo devido a variao no modelo,

especficaes do pas, equipamento especial ou acessrios. O captulo "Informao breve e concisa" dar-lhe- uma perspectiva geral inicial. O ndice no incio deste manual e em cada seco indica a localizao da informao. O ndice permitir-lhe- procurar informao especfica. Neste Manual de Instrues as figuras ilustram veculos com volante esquerda. Nos veculos com volante direita o funcionamento semelhante. O Manual de Instrues utiliza as designaes de motor de fbrica. As designaes de mercado correspondentes constam da seco "Dados Tcnicos". As direces indicadas, p. ex. esquerda ou direita ou dianteira ou traseira, referem-se sempre ao sentido de marcha.

Voltar ao menu

Introduo
Ateno
O texto assinalado com Ateno fornece informao sobre possveis danos no veculo. Desrespeitar essa informao pode causar danos no veculo.

Os ecrs de mostradores do veculo podero no suportar o seu idioma especfico. Os caracteres das mensagens dos mostradores e etiquetagem interior esto em negrito.

Perigo, Avisos e Ateno


9 Perigo
O texto assinalado com 9 Perigo fornece informao sobre risco de leso fatal. Desrespeitar essa informao pode colocar a vida em perigo.

Smbolos
As referncias s pginas so indicadas por 3. 3 significa "consultar pgina". Desejamos-lhe muitas horas de conduo agradvel. Adam Opel GmbH

9 Aviso
O texto assinalado com 9 Aviso fornece informao sobre risco de acidente ou leso. Desrespeitar essa informao pode causar leses.

Voltar ao menu

Introduo

Voltar ao menu

Informao breve e concisa

Informao breve e concisa


Informao acerca da conduo inicial

Destrancar o veculo
Radiotelecomando

Chave electrnica

Premir o boto q para destrancar e abrir a porta. Para abrir a porta traseira, pressionar o boto por baixo do friso. Para abrir a tampa da bagageira no Berlina 4 portas: Premir o boto q no comando durante pelo menos 2 segundos, a tampa da bagageira destrancada e abre ligeiramente. Radiotelecomando 3 21, Sistema de fecho centralizado 3 25, Bagageira 3 29.

Tendo em seu poder a chave electrnica, basta puxar o manpulo da porta para destrancar o veculo e abrir a porta. Para abrir a porta traseira, pressionar o boto por baixo do friso. Sistema de abertura e arranque 3 22.

Voltar ao menu

Informao breve e concisa

Ajuste dos bancos


Posio dos bancos

Encostos dos bancos

Altura dos bancos

Puxar manpulo, desligar banco, largar manpulo. Ajuste dos bancos 3 51, Posio dos bancos 3 51.

9 Perigo
No se sente a menos de 25 cm do volante, para permitir uma activao segura do airbag.

Rodar roda de ajuste. No se encostar no banco quando se estiver a proceder ao ajuste. Ajuste dos bancos 3 51, Posio dos bancos 3 51, Rebater o encosto do banco do passageiro dianteiro 3 54.

Movimento de bombeio da alavanca para cima = mais alto para baixo = mais baixo Ajuste dos bancos 3 51, Posio dos bancos 3 51.

Voltar ao menu

Informao breve e concisa

Inclinao dos bancos

Ajuste do encosto de cabea

Cinto de segurana

Puxar alavanca, ajustar a inclinao utilizando o peso do corpo. Largar a alavanca e engatar o banco na posio, ouvindo um estalido. Ajuste dos bancos 3 51, Posio dos bancos 3 51.

Premir o boto de libertao, ajustar a altura, engatar. Encostos de cabea 3 49.

Puxar o cinto de segurana e engatar no fecho. O cinto de segurana no deve estar torcido e deve ficar justo ao corpo. O encosto do banco no deve estar demasiado inclinado para trs (25 no mximo). Para desapertar o cinto de segurana, pressionar o boto vermelho no fecho do cinto. Cintos de segurana 3 56, Sistema de airbag 3 59, Posio dos bancos 3 51.

Voltar ao menu

Informao breve e concisa

Ajuste dos espelhos retrovisores


Espelho retrovisor interior

Espelhos retrovisores exteriores


Ajuste elctrico

Ajuste do volante

Utilizar a alavanca na parte inferior para reduzir o encandeamento. Espelho retrovisor interior 3 35, espelho retrovisor interior com funo anti-encadeamento automtica 3 35.

Seleccionar o espelho retrovisor relevante e ajust-lo. Regulao elctrica 3 33, espelhos retrovisores convexos 3 33, espelhos retrovisores rebatveis 3 34, espelhos retrovisores exteriores com desembaciador 3 34.

Destrancar a alavanca, ajustar o volante, e depois engatar a alavanca e assegurar que fica totalmente trancada. Ajustar o volante apenas quando o veculo estiver parado e o volante tiver sido destrancado. Sistema de airbag 3 59, posies da ignio 3 146.

Voltar ao menu

10

Informao breve e concisa

Voltar ao menu

Informao breve e concisa

11

Perspectiva geral do painel de instrumentos


1 Interruptor dos faris .......... 124 Iluminao dos instrumentos ...................... 129 Luz traseira de nevoeiro ..... 128 Faris de nevoeiro ............. 127 Regulao do alcance dos faris .................................. 125 Grelhas de ventilao laterais ................................ 142 Indicadores de mudana de direco, sinal de luzes, mdios e mximos ... 127 Iluminao de sada do veculo ................................. 130 Luzes de presena ............. 128 Programador de velocidade .......................... 108 Telecomandos no volante ..... 91 Buzina ................................... 92 Airbag do condutor ............... 60 Instrumentos ........................ 98 Limpa pra-brisas, sistema lava-pra-brisas, sistema lava-faris ............... 92

2 3

4 5 6 7

10 11 12 13

Banco esquerdo aquecido .... 54 Sistema de deteco de desinsuflao ...................... 207 Sistema de controlo da presso dos pneus ............. 206 Destrancagem da bagageira .............................. 29 Sensores de estacionamento ultra-snicos .............................. 104 Sinais de aviso de perigo .... 127 Sistema de fecho centralizado ........................... 25 Modo Sport ......................... 104 Banco direito aquecido ......... 54 Mostrador de informao .... 108 Computador de bordo ......... 119 Sistema de ar condicionado de comando electrnico ........................... 139 Grelhas de ventilao centrais ............................... 142 Airbag do passageiro dianteiro ................................ 60 Porta-luvas ........................... 71 Sistema de informao e lazer ................................. 132

14 Sistema de ar condicionado ....................... 135 15 Cinzeiro ................................. 96 16 Boto Start/Stop .................. 22 17 Pedal do acelerador ............ 145 18 Interruptor da ignio com tranca do volante ................ 146 Painel sensor para funcionamento de emergncia do sistema Open&Start ........................... 22 19 Pedal do travo ................... 159 20 Pedal da embraiagem ......... 145 21 Ajuste do volante .................. 91 22 Alavanca de abertura do capot ................................... 175

Voltar ao menu

12

Informao breve e concisa


Sinal de luzes, luzes de mximos e de mdios Sinais de mudana de direco

Iluminao exterior

Rodar o interruptor das luzes = Desligar 7 = Luzes laterais 8 = Faris 9 AUTO = Comando automtico das luzes Premir o interruptor dos faris > = Faris de nevoeiro r = Luz traseira de nevoeiro Iluminao 3 124.

Sinal de luzes Luzes de mximos Luzes de mdios

= Puxar alavanca = Empurrar alavanca = Empurrar ou puxar alavanca

Para a direita = Alavanca para cima Para = Alavanca para a esquerda baixo Sinais de mudana de direco 3 127.

Luzes de mximos 3 125, sinal de luzes 3 125.

Voltar ao menu

Informao breve e concisa


Sinais de aviso de perigo

13

Buzina

Limpa pra-brisas e lava pra-brisas


Limpa-pra-brisas

Accionado com o boto . Sinais de aviso de perigo 3 127.

Premir j. & = Rpido % = Lento $ = Limpeza com passagem intermitente ou limpeza automtica com sensor de chuva = Desligar Para uma s passagem com o limpa-pra-brisas desligado, pressionar a alavanca para baixo.
Voltar ao menu

14

Informao breve e concisa


Lava-pra-brisas e lva-faris Limpa e lava-vidros do culo traseiro

Limpa pra-brisas 3 92, substituio da escova do limpa-vidros 3 179.

Puxar alavanca. Lava-pra-brisas e lava-faris 3 92, lquido limpa-vidros 3 178.

Limpa-vidros = Empurrar alavanca ligado Limpa-vidros = Empurrar alavanca desligado de novo Lavar = Empurrar alavanca e manter Limpa e lava-vidros do culo traseiro 3 94, Substituio da escova do limpa-vidros 3 179, Lquido do limpa-vidros 3 178.

Voltar ao menu

Informao breve e concisa

15

Ar condicionado
culo traseiro aquecido, espelhos retrovisores exteriores aquecidos

Desembaciamento e descongelao das janelas

Caixa de velocidades
Caixa de velocidades manual

O desembaciamento accionado pressionando o boto . culo traseiro aquecido 3 38.

Distribuio de ar para l. Definir o comando da temperatura para o nvel de calor mximo. Definir a velocidade da ventoinha para o nvel mximo ou para A. Arrefecimento n ligado. Premir o boto V. Sistema de ar condicionado 3 135.

Marcha atrs: com o veculo parado, esperar 3 segundos depois de carregar no pedal da embraiagem e ento puxar para cima o boto na alavanca selectora e engatar a mudana. Se a mudana no engatar, colocar a alavanca em ponto morto, tirar o p do pedal da embraiagem e pressionar de novo; depois seleccionar a mudana novamente.

Voltar ao menu

16

Informao breve e concisa


Caixa de velocidades manual robotizada Caixa de velocidades automtica

Caixa de velocidades manual 3 154.

N o + A R

= = = = =

ponto morto conduo mudana superior mudana inferior alternar entre modo Automtico e Manual = marcha-atrs (com bloqueio da alavanca selectora)

P R N D

= = = =

estacionamento marcha-atrs ponto morto conduo

Caixa de velocidades manual automatizada 3 155.

A alavanca selectora s pode ser retirada da posio P ou N quando a ignio estiver ligada e o travo de p estiver premido (bloqueio da alavanca selectora). Para engatar P ou R, pressionar o boto na alavanca selectora.

Voltar ao menu

Informao breve e concisa


A caixa de velocidades automtica est disponvel em duas verses 3 150.

17

Arranque
Antes de arrancar, verificar
Presso e estado dos pneus 3 205, 3 257. Nvel do leo de motor e nveis dos lquidos 3 176. Se todas as janelas, espelhos, iluminao exterior e placas de matrcula esto limpas, sem neve e sem gelo e a funcionar. Posio correcta de bancos, cintos de segurana e espelhos 3 51, 3 57, 3 33. Funcionamento dos traves a baixa velocidade, principalmente se os traves estiverem molhados.

Ligar o motor com o interruptor da ignio

Rodar a chave para a posio 1. Mexer ligeiramente o volante para o destrancar. Accionar a embraiagem e o travo, caixa de velocidades automtica em P ou N, no acelerar; em motores a diesel, rodar a chave para a posio 2 para pr-aquecimento e esperar at o indicador de controlo ! se apagar; rodar a chave para 3 e largar a chave quando o motor comear a trabalhar.

Voltar ao menu

18

Informao breve e concisa


Sistema de abertura e arranque 3 22.

Ligar o motor com o boto Start/Stop

Estacionamento
Aplicar sempre o travo de mo sem carregar no boto de destravagem. Aplicar com a maior firmeza possvel em descidas ou subidas. Carregar no travo de p ao mesmo tempo para reduzir a fora de funcionamento. Desligar o motor. Rodar a chave de ignio para 0 e retir-la ou, com o veculo parado, pressionar o boto de Start/Stop e abrir a porta do condutor. Rodar o volante at sentir a tranca da direco engatar. Nos veculos com caixa de velocidades automtica, s se pode retirar a chave quando a alavanca selectora estiver na posio P. Se a caixa no estiver em P ou o travo de mo no estiver aplicado, "P" pisca durante alguns segundos na visualizao da caixa de velocidades. Se o veculo estiver numa superfcie nivelada ou numa subida, engatar a primeira ou colocar a alavanca selectora em P antes de desligar a ignio. Numa
Voltar ao menu

A chave electrnica tem de estar no interior do veculo. Accionar a embraiagem e o travo, caixa de velocidades automtica em P ou N, no acelerar; em motores a diesel, pressionar o boto durante breves instantes para pr-aquecimento, mexer o volante ligeiramente para o destrancar, esperar at o indicador de controlo ! se apagar; depois pressionar o boto durante 1 segundo e largar quando o motor comear a trabalhar.

Informao breve e concisa


subida, virar as rodas dianteiras para o lado contrrio ao do passeio. Se o veculo estiver numa descida, engatar a marcha-atrs ou colocar a alavanca selectora em P antes de desligar a ignio. Virar as rodas dianteiras na direco do passeio. Trancar o veculo utilizando o boto p no radiotelecomando ou com o sensor no manpulo de uma das portas dianteiras. Para activar o sistema de segurana anti-roubo e o alarme anti-roubo, pressionar o boto p duas vezes ou tocar duas vezes no sensor do manpulo de uma das portas dianteiras. No estacionar o veculo numa superfcie facilmente inflamvel. A temperatura elevada do sistema de escape pode provocar a inflamao da superfcie. Em veculos com caixa de velocidades manual robotizada, o indicador de controlo R pisca durante alguns segundos depois de se desligar a ignio se o travo de mo no tiver sido aplicado 3 115. Fechar janelas e tecto de abrir ou TwinTop. As ventoinhas de arrefecimento do motor podero funcionar depois de se desligar o motor 3 174. Depois de conduzir a velocidades de motor elevadas ou com cargas de motor elevadas, deixar o motor trabalhar um pouco com carga reduzida ou deix-lo em ponto morto durante 30 segundos antes de o desligar para proteger o turbocompressor. Chaves, trancagem 3 20, no utilizao do veculo durante muito tempo 3 173, funcionamento do tejadilho do TwinTop 3 41.

19

Voltar ao menu

20

Chaves, portas, janelas

Chaves, portas, janelas


Chaves, fechaduras ..................... 20 Portas .......................................... 29 Segurana do veculo .................. 30 Espelhos retrovisores exteriores ..................................... 33 Espelho retrovisor interior ............ 35 Janelas ........................................ 35 Tejadilho ...................................... 39

Chaves, fechaduras
Chaves
Chaves de substituio
O nmero da chave est especificado no Car Pass ou numa etiqueta amovvel. O nmero da chave deve ser referido sempre que se encomendarem chaves de substituio uma vez que um componente do sistema do imobilizador. Fechaduras 3 220, Sistema Open & Start, chave electrnica 3 22.

Chave com seco retrctil

Premir boto para extrair a chave. Para recolher a chave, pressionar o boto primeiro.

Car Pass
O Car Pass contm dados de segurana do veculo e por isso, deve ser mantido num local seguro. Quando o veculo levado a uma oficina, estes dados do veculo so necessrios para realizar determinadas operaes.

Voltar ao menu

Chaves, portas, janelas

21

Radiotelecomando

factores exteriores. Os sinais de aviso de perigo confirmam o funcionamento. Manusear com cuidado, proteger da humidade e de temperaturas elevadas e evitar utilizaes desnecessrias.

Interferncia de ondas rdio com maior potncia provenientes de outras origens Destrancagem 3 25.

Substituio da bateria do radiotelecomando

Avaria

Utilizado para accionar: Sistema de fecho centralizado Sistema de segurana anti-roubo Alarme anti-roubo Accionamento electrnico dos vidros Tejadilho elctrico no Astra TwinTop O radiotelecomando tem um alcance aproximado de 5 metros. Esse raio de alcance pode ser influenciado por

Se no for possvel accionar com o radiotelecomando o sistema de fecho centralizado, isso pode dever-se ao seguinte: Veculo fora do raio de alcance Bateria demasiado fraca Utilizao frequente e repetida do radiotelecomando quando fora do raio de alcance, exigir ressincronizao Sobrecarga do sistema de fecho centralizado devido a accionamento repetido num pequeno espao de tempo, levando a que a alimentao seja interrompida durante um curto perodo de tempo

Substituir a bateria assim que o raio de alcance diminui. As baterias no devem ser eliminadas junto com os resduos domsticos. Devem ser colocadas em pontos de recolha para reciclagem apropriados (i.e. pilhes). Chave com seco retrctil

Voltar ao menu

22

Chaves, portas, janelas


Sistema de informao e lazer Iluminao do painel de instrumentos As definies guardadas so automaticamente usadas na prxima vez que se utilizar essa chave para destrancar o veculo. Possibilita o accionamento dos seguintes sistemas sem que seja necessrio utilizar uma chave mecnica: Sistema de fecho centralizado Sistema de segurana anti-roubo Alarme anti-roubo Accionamento electrnico dos vidros Ignio e motor de arranque A chave electrnica s tem de estar na posse do condutor.

Retirar a chave e abrir a unidade Substituir a bateria (bateria de tipo CR 2032), prestando ateno posio de colocao. Fechar a unidade e sincronizar. Chave com seco fixa Solicitar a substituio da bateria numa oficina.

Sincronizao do radiotelecomando

Sistema Open&Start

Depois de substituir a bateria, destrancar a porta com a chave na fechadura da porta do condutor. O radiotelecomando ser sincronizado quando ligar a ignio.

Memorizar os ajustes individuais na chave do veculo


Sempre que a chave retirada do canho da ignio, as definies que se seguem so automaticamente guardadas pela chave: Ar condicionado electrnico Info-Display
Voltar ao menu

Chaves, portas, janelas


Premir o boto Start/Stop. A ignio ligada. O imobilizador electrnico e a tranca da direco so desactivados. Para ligar o motor, pressionar e manter o boto Start/Stop ao mesmo tempo que pressiona os pedais do travo e da embraiagem. Caixa de velocidades automtica: s possvel ligar o motor com a alavanca selectora em P ou N. O motor e a ignio so desligados pressionando o boto Start/Stop de novo. O veculo tem de estar parado. O imobilizador activado na mesma altura. Se se tiver desligado a ignio e o veculo estiver parado, a tranca da direco activada automaticamente quando se abrir ou fechar a porta do condutor. Indicador de controlo 0 3 106. Advertncia No colocar a chave electrnica na bagageira ou em frente do Info-Display. Os campos sensores nos manpulos das portas tm de estar desimpedidos para assegurar total funcionalidade. Se a bateria estiver descarregada, o veculo no deve ser rebocado nem posto a trabalhar por reboque ou por mtodos assistidos j que a tranca da direco no poder ser destrancada.

23

A chave electrnica tambm possui uma funo de radiotelecomando.

Funcionamento de emergncia

Radiotelecomando
Se o comando deixar de funcionar, pode trancar-se ou destrancar-se a porta do condutor com a chave de emergncia contida na chave electrnica: pressionar o mecanismo de bloqueio e retirar a tampa aplicando uma presso ligeira. Empurrar a chave de emergncia para fora sobre o linguete e retirar.

Voltar ao menu

24

Chaves, portas, janelas


Substituir a bateria numa chave electrnica

A chave de emergncia s tranca ou destranca a porta do condutor. Destrancagem integral 3 25. Nos veculos com sistema de alarme anti-roubo, o alarme pode disparar ao destrancar o veculo. Desactivar o alarme ligando a ignio.

Segurar a chave electrnica na posio indicada e pressionar o boto Start/Stop. Para desligar o motor, pressionar o boto Start/Stop durante pelo menos 1 segundo. Trancar a porta do condutor com a chave de emergncia. Trancagem integral 3 25. Esta opo destina-se apenas a emergncias. Recorrer ajuda de uma oficina.

Substituir a bateria assim que o sistema deixe de funcionar correctamente ou quando o raio de alcance diminuir. A necessidade de substituir a bateria, ser indicada por InSP3 na Visualizao do servio ou por uma mensagem de verificao do sistema no Info-Display. Visor de servio 3 99, Info-Display 3 117. As baterias no devem ser eliminadas junto com os resduos domsticos. Devem ser colocadas em pontos de recolha para reciclagem apropriados (i.e. pilhes).

Voltar ao menu

Chaves, portas, janelas


Avaria

25

Para substituir a bateria, pressionar o mecanismo de bloqueio e retirar a tampa aplicando uma ligeira presso. Premir a tampa do outro lado para fora. Substituir a pilha (pilha do tipo CR 2032), prestando ateno posio de colocao. Colocar as tampas.

Se no for possvel accionar o fecho centralizado das portas ou no se conseguir pr o motor a trabalhar, isso pode dever-se a uma das seguintes razes: Avaria no comando 3 21 Chave electrnica fora do raio de alcance Para rectificar a causa da avaria, mudar a posio da chave electrnica.

Advertncia Pouco tempo depois de destrancar as portas com o comando, as portas trancam automaticamente se nenhuma porta for aberta.

Destrancagem
Radiotelecomando

Sistema de fecho centralizado


Destranca e tranca portas, bagageira e portinhola do depsito de combustvel. Puxar um manpulo interior de uma porta destranca todo o veculo e abre a porta. Advertncia Em caso de um acidente de determinada gravidade o veculo destrancado automaticamente.
Voltar ao menu

Sincronizao do radiotelecomando

Premir o boto q.

O radiotelecomando sincroniza-se a si prprio automaticamente em cada procedimento de arranque.

26

Chaves, portas, janelas


Radiotelecomando Tocar no campo sensor no manpulo de uma das portas dianteiras. A chave electrnica deve estar fora do veculo, num raio de aproximadamente 1 metro. A outra chave electrnica no deve estar no interior do veculo. O veculo s poder ser destrancado passados 2 segundos. Durante esse tempo possvel verificar que o veculo est trancado. Advertncia O veculo no trancado automaticamente.

Chave electrnica

Puxar o manpulo de uma porta ou pressionar o boto por baixo do friso da porta traseira. A chave electrnica deve estar fora do veculo, num raio de aproximadamente 1 metro.

Premir o boto p. Chave electrnica

Boto do fecho centralizado

Trancagem

Fecha portas, bagageira e portinhola do depsito de combustvel. Se a porta do condutor no estiver bem fechada, o sistema de fecho centralizado no funcionar.

Voltar ao menu

Chaves, portas, janelas


Premir o boto m : as portas so trancadas ou destrancadas. O LED no boto m acende durante cerca de 2 minutos depois de proceder trancagem com o radiotelecomando. Se as portas forem trancadas por dentro durante a conduo, o LED permanece aceso. Se a chave estiver no interruptor da ignio, s possvel proceder trancagem se todas as portas estiverem fechadas.

27

Avaria no comando ou no sistema Open&Start


Destrancagem

a ignio para desactivar o alarme anti-roubo. Sistema de abertura e arranque 3 22. Trancagem Fechar a porta do condutor, abrir a porta do passageiro, pressionar o boto do fecho centralizado m. O veculo trancado. Fechar a porta do passageiro.

Avaria no sistema de fecho centralizado


Destrancagem Rodar a chave ou a chave de emergncia 3 22 totalmente na fechadura da porta do condutor. As outras portas podem ser abertas utilizando o manpulo interior (impossvel se o sistema de segurana anti-roubo estiver activo). O compartimento de carga e a portinhola do depsito de combustvel permanecem trancados. Para desactivar o sistema de segurana anti-roubo, ligar a ignio 3 31.

Rodar a chave ou a chave de emergncia 3 22 totalmente na fechadura da porta do condutor. O veculo todo destrancado quando se abrir a porta do condutor. Para o Astra TwinTop com tejadilho de abrir - depois de abrir a porta do condutor, pressionar o boto de fecho centralizado m. Ento o veculo fica destrancado, desde que o Sistema de segurana anti-roubo no esteja activado. Ligar

Voltar ao menu

28

Chaves, portas, janelas


Trancagem

Destrancagem manual da tampa da bagageira Recolher os encostos do banco traseiro 3 54.

Fechos de segurana para crianas

A partir do interior, rodar para a esquerda o boto de rodar no interior do capot, destrancando a tampa da bagageira que abre ligeiramente.

Inserir a chave ou a chave de emergncia 3 22 na abertura por cima da fechadura do lado de dentro da porta e accionar a fechadura premindo at se ouvir um estalido. Depois fechar a porta. O procedimento deve ser realizado para cada uma das portas. A porta do condutor pode tambm ser trancada do lado de fora com a chave. A portinhola do depsito de combustvel e a porta traseira/tampa da bagageira no podem ser trancadas.

9 Aviso
Utilizar os fechos de segurana para crianas sempre que estejam crianas nos bancos traseiros. Com uma chave ou chave de parafusos adequada, rodar o boto na fechadura da porta traseira para a posio vertical: a porta no pode ser aberta a partir do interior.

Voltar ao menu

Chaves, portas, janelas

29

Portas
Bagageira
Abrir

9 Aviso
No conduza com a porta traseira aberta ou mal fechada, por exemplo, ao transportar objectos volumosos, uma vez que os gases de escape txicos podem entrar no veculo. Advertncia A montagem de determinados acessrios pesados na porta da retaguarda pode afectar a capacidade de a porta se manter aberta. Sistema de fecho centralizado 3 25

Berlina, 4 portas

Premir o boto por baixo do friso da porta traseira.

Para destrancar a tampa da bagageira, pressionar o boto x ou q do comando durante pelo menos 2 segundos, a tampa da bagageira abre ligeiramente.

Voltar ao menu

30

Chaves, portas, janelas


Fechar

Segurana do veculo
Proteco anti-roubo
9 Aviso
No utilizar o sistema se estiverem pessoas no veculo! No possvel destrancar as portas a partir do interior.

Com as portas trancadas centralmente, a tampa da bagageira no pode ser destrancada com o boto x.

Utilizar o manpulo interior. No pressionar o boto por baixo do friso ao fechar j que isso destrancar a porta de novo. Fechar a tampa da bagageira. A tampa da bagageira fechada est sempre trancada. Para trancar as portas, pressionar o boto & no comando.

O sistema tranca todas as portas. As portas tm de estar todas fechadas, caso contrrio o sistema no pode ser activado. Se a ignio tiver estado ligada, deve abrir-se e fechar-se a porta do condutor uma vez para o veculo poder ser trancado e protegido contra roubo. Destrancar o veculo desactiva o sistema de trancagem anti-roubo mecnico. Tal no possvel com o boto do fecho centralizado.

Voltar ao menu

Chaves, portas, janelas


Activao com o comando Activao com o chave electrnica

31

Monitoriza: Portas, bagageira, capot, Habitculo, Inclinao do veculo, p. ex. se for elevado, Ignio. Destrancar o veculo desactiva ambos os sistemas simultaneamente. Advertncia Mudanas no interior do veculo, como por exemplo utilizao de capas de bancos, pode afectar a funo de monitorizao do habitculo.

Premir p duas vezes no espao de 15 segundos.

Tocar no campo sensor do manpulo da porta dianteira duas vezes no espao de 15 segundos. A chave electrnica deve estar fora do veculo, num raio de aproximadamente um metro.

Sistema de alarme anti-roubo


O sistema de alarme anti-roubo faz parte e accionado em conjunto com o sistema de segurana anti-roubo.
Voltar ao menu

32

Chaves, portas, janelas


3. Fechar as portas 4. Activar o alarme anti-roubo. O LED acende-se. Aps aproximadamente 10 segundos, o sistema armado. O LED pisca at o sistema ser desactivado Para o Astra TwinTop, a monitorizao do habitculo desactivada se o tejadilho for aberto a fim de evitar falsos alarmes. Nos primeiros 10 segundos aps a activao do alarme anti-roubo: LED aceso = Teste, atraso da ignio LED pisca = Porta, bagageira rapidamente ou capot abertos, ou avaria no sistema Aps os primeiros 10 segundos aps a activao do alarme anti-roubo: LED pisca devagar = Sistema activo O LED acende-se = Desligar durante a funo aproximadamente 1 segundo Dirigir-se a uma oficina em caso de avarias.

Activao sem monitorizao do habitculo e inclinao do veculo

LED

Desligar a monitorizao do habitculo e a inclinao do veculo quando se deixar pessoas ou animais no interior do veculo, devido a sinais ultra-snicos de elevado volume e a movimentos que accionem o alarme, e quando o veculo for transportado num comboio ou num ferry. 1. Fechar a bagageira e o capot 2. Premir o boto b. O LED do boto m pisca durante 10 segundos, no mximo

Alarme

Quando accionado, o alarme emite um sinal acstico (buzina) e visual (sinais de aviso de perigo). O nmero e a durao desses sinais esto estipulados por legislao.

Voltar ao menu

Chaves, portas, janelas


A sirene do alarme pode ser silenciada pressionando um boto do radiotelecomando ou ligando a ignio. O alarme anti-roubo desactivado ao mesmo tempo.

33

Espelhos retrovisores exteriores


Forma convexa
O espelho retrovisor exterior convexo reduz os ngulos mortos. A forma do espelho retrovisor faz com que os objectos paream mais pequenos, o que afectar a capacidade de calcular as distncias.

Ajustar os espelhos mudando a alavanca para a posio necessria.

Regulao elctrica

Imobilizador
O sistema verifica se o veculo pode ser posto a trabalhar com a chave que est a ser utilizada. Se o emissor-receptor da chave for reconhecido, o motor pode ser posto a trabalhar. O imobilizador electrnico activa-se a si prprio automaticamente depois de a chave ser retirada do interruptor da ignio ou quando o motor for desligado premindo o boto Start/ Stop. Indicador de controlo A 3 102. Advertncia O imobilizador no tranca as portas. Depois de sair do veculo, deve-se trancar sempre o veculo e activar o sistema de alarme 3 25, 3 31.

Ajuste manual

Primeiro seleccionar o espelho retrovisor exterior e depois utilizar o controlo a ajustar.

Voltar ao menu

34

Chaves, portas, janelas


Recolhimento elctrico

Recolhimento

Aquecido

Para segurana de pees, os espelhos retrovisores exteriores sero rebatidos se levarem um encontro suficientemente forte. Reposicionar o espelho retrovisor aplicando uma ligeira presso na caixa do espelho.

Recolhimento manual

Os espelhos retrovisores exteriores podem ser rebatidos empurrando a extremidade exterior da caixa, com cuidado.

Premir o boto n e ambos os espelhos retrovisores exteriores sero rebatidos. Premir o boto n de novo - ambos os espelhos retrovisores exteriores voltam sua respectiva posio inicial. Se um retrovisor exterior recolhido electricamente for colocado na posio de conduo mo, a funo elctrica disponvel pressionando o boto n s colocar o outro espelho na posio de conduo.

Funo activada pressionando o boto . O desembaciamento funciona com o motor a trabalhar e desligado automaticamente aps um curto perodo de tempo.

Voltar ao menu

Chaves, portas, janelas

35

Espelho retrovisor interior


Anti-encandeamento manual

Anti-encandeamento automtico

Janelas
Accionamento electrnico dos vidros
9 Aviso
Cuidado ao accionar os vidros elctricos. Risco de leso, principalmente para crianas. Se estiverem crianas nos bancos traseiros, ligar o sistema de segurana para crianas dos vidros elctricos. Observar os vidros com ateno ao fech-los. Assegurar-se de que no fica nada preso nos vidros durante o movimento dos mesmos.

noite, o encandeamento provocado pelos veculos que seguem atrs automaticamente reduzido. Para reduzir o encandeamento, regular com a alavanca na parte inferior da caixa do espelho retrovisor.

Voltar ao menu

36

Chaves, portas, janelas


Em veculos com funo automtica, puxar ou pressionar o boto de novo para parar o movimento da janela. Astra TwinTop: quando se abre uma porta, a janela abre ligeiramente e fecha automaticamente quando a porta fechada.

As janelas elctricas podem ser accionadas com a ignio ligada no espao de 5 minutos aps desligar a ignio no espao de 5 minutos aps colocar a chave de ignio na posio 1 Depois de desligar a ignio, a funo de espera interrompida quando se abre a porta do condutor.

Interruptor central para janelas elctricas, Astra TwinTop

Funo de segurana

Se o vidro da janela encontrar resistncia acima da linha intermdia da janela durante o fecho automtico, o movimento de fecho interrompido imediatamente e aberto de novo. Caso seja difcil fechar a janela devido a gelo ou outra situao semelhante, accionar o interruptor vrias vezes para fechar a janela por fases.

Premir $ ou " para abrir ou fechar todas as janelas.

Accionar o interruptor para abrir ou fechar a janela.

Voltar ao menu

Chaves, portas, janelas


Sistema de segurana para crianas para as janelas traseiras
Radiotelecomando Sistema Open&Start

37

Premir q ou p at se ter aberto ou fechado todas as janelas. O interruptor z pode ser utilizado para activar ou desactivar os interruptores nas portas traseiras.

Accionar as janelas a partir do exterior do veculo


As janelas podem ser accionadas distncia a partir do exterior do veculo.

Para fechar, tocar no campo sensor no manpulo da porta at todas as janelas estarem totalmente fechadas. A chave electrnica deve estar fora do veculo, num raio de aproximadamente um metro.

Sobrecarga

Se as janelas forem abertas e fechadas repetidamente durante um breve espao de tempo, o funcionamento das mesmas inibido durante algum tempo.

Voltar ao menu

38
Avaria

Chaves, portas, janelas

Se no se conseguir abrir ou fechar as janelas automaticamente, activar o sistema electrnico das janelas da seguinte forma: 1. Fechar as portas 2. Ligar a ignio 3. Fechar a janela totalmente e accionar o boto durante mais 5 segundos 4. Abrir a janela totalmente e accionar o boto durante mais 1 segundo 5. Repetir para cada uma das janelas

culo traseiro aquecido

Consoante o tipo de motor, o culo traseiro aquecido liga automaticamente quando o filtro de partculas diesel est a ser limpo.

Palas pra-sol
As palas pra-sol podem ser colocadas para baixo ou rodadas para o lado para impedir o encadeamento. Se as palas pra-sol possurem espelhos integrados, as coberturas dos espelhos devem estar fechadas durante a conduo.

Funo activada pressionando o boto . O desembaciamento funciona com o motor a trabalhar e desligado automaticamente aps um curto perodo de tempo. Astra TwinTop: O culo traseiro aquecido e os espelhos retrovisores exteriores aquecidos so desactivados quando o tejadilho aberto.

Pra-brisas panormico

Voltar ao menu

Chaves, portas, janelas


Abrir o revestimento do tejadilho: Rodar a pega para a direita e deslocar o revestimento do tejadilho para trs para uma posio adequada.

39

Tejadilho
Tecto de abrir
9 Aviso
Ter cuidado ao accionar o tecto de abrir. Risco de leso, principalmente para crianas. Prestar especial ateno aos componentes mveis ao oper-los. Assegurar-se de que no fica nada preso nos vidros durante o movimento dos mesmos. O tecto de abrir pode funcionar com a ignio ligada.

Fechar o revestimento do tejadilho: Deslocar para a frente para uma posio adequada. Quando deslocado totalmente para a frente, o revestimento do tejadilho encaixa em posio. Advertncia Fechar as palas pra-sol antes de deslizar o forro do tejadilho.

Accionado atravs de um interruptor de balancim existente na consola do tejadilho. Premir brevemente o boto para accionamento por fases. Manter o boto premido mais tempo para abertura automtica.

Levantar

Com o tecto de abrir fechado, pressionar . O tecto de abrir levanta na traseira.

Voltar ao menu

40
Abrir

Chaves, portas, janelas


Por razes de segurana, o tejadilho fecha a partir da posio aberta at cerca de 20 cm. Manter d premido para fechar totalmente. Fechar Premir \ at o tecto de abrir estar fechado. Levantar Quando o tejadilho est fechado, pressionar \, o tejadilho inclinado na traseira. Baixar Premir o boto l at o tecto de abrir estar fechado. Accionar o tecto de abrir a partir do exterior do veculo Manter o boto & do comando premido at o tecto de abrir estar totalmente fechado.

Premir novamente com o tecto de abrir na posio levantada. O tecto de abrir abre automaticamente at atingir a respectiva posio mxima.

Ateno
Ao utilizar um porta-bagagens do tejadilho, verificar se o tecto de abrir abre e fecha sem impedimentos, para evitar danos. S permitido elevar o tecto de abrir. Advertncia Se a parte superior do tecto de abrir estiver molhada, inclinar o tecto de abrir, deixar a gua escorrer e s depois abrir o tecto de abrir. No colocar quaisquer autocolantes no tecto de abrir. Manter d para baixo at o tecto de abrir estar totalmente fechado.

Tecto de abrir no Berlina, 4 portas

Fechar

Abrir Premir l, o tecto de abrir abre para a posio conforto. Para abrir para l da posio conforto: pressionar novamente l.

Voltar ao menu

Chaves, portas, janelas


Persiana Sobrecarga

41

Caso o sistema esteja em sobrecarga, a alimentao elctrica cortada automaticamente durante um curto perodo de tempo.

Tejadilho desdobrvel em ao
9 Aviso
Ter muito cuidado ao fazer funcionar o tecto rgido convertvel. Risco de ferimentos. Monitorizar a zona de aco superior, lateral e atrs do veculo durante o funcionamento do tejadilho. Certificar-se que nada poderia ficar entalado. Certificar-se que no se encontra ningum na zona do tejadilho ou tampa da bagageira durante o funcionamento do tejadilho. Risco de ferimentos. Verificar a altura, comprimento e largura de espao disponvel antes de fazer funcionar o tejadilho, por exp.: numa garagem, garagem de estacionamento ou quando est instalado um suporte para bicicletas.
Voltar ao menu

Inicializar o tecto de abrir

A persiana elctrica. A persiana abre quando o tecto de abrir abre. Fechar ou abrir a persiana pressionando o boto H ou G. Manter H premido para fechar totalmente. Persiana no Berlina, 4 portas A persiana manual. Fechar ou abrir a persiana fazendo-a deslizar. Quando o tecto de abrir est aberto, a persiana est sempre aberta.

Caso o tecto de abrir e a persiana no possam ser accionados (por ex. depois de desligar a bateria do veculo), activar a electrnica da seguinte maneira: 1. Ligar a ignio 2. Fechar o tecto de abrir e manter o boto d premido durante pelo menos 10 segundos 3. Fechar a persiana e manter o boto H premido durante pelo menos 10 segundos

42

Chaves, portas, janelas


Abrir
> for premido novamente depois de se ouvir o sinal sonoro, as janelas das portas fecham. Abrir com o comando

Os passageiros do veculo devero ser adequadamente informados. Antes de deixar o veculo, retirar a chave de ignio a fim de evitar o funcionamento no autorizado das janelas e do tecto de abrir. Mantenha-se em espera com a chave no canho da ignio na posio 1, ou para o Sistema Open & Start ligar a ignio. Requisitos: Veculo parado ou em deslocao a um mximo de 30 km/h Cortina da bagageira fechada ou engatada 3 77 Tampa da bagageira fechada Se qualquer destes requisitos no estiver implementado, ouvir-se- um sinal sonoro de aviso quando o interruptor accionado e o tejadilho no abre nem fecha.

No podem estar quaisquer objectos em frente do culo traseiro ou na rea de rotao do tejadilho e tampa da bagageira. Manter premido o boto > na consola do tejadilho at este estar completamente aberto e a tampa da bagageira esteja fechada. Ouvir-se- um sinal sonoro no fim do procedimento de abertura. As janelas das portas so ligeiramente abertas antes de o tejadilho ser aberto. Se o boto

Com o veculo parado, destrancar o veculo. Premir novamente o boto q e mant-lo premido at o tejadilho estar totalmente aberto e a tampa da bagageira estiver fechada. Durante o funcionamento com o comando, as janelas das portas abrem totalmente.

Voltar ao menu

Chaves, portas, janelas


Fechar
Fechar com o comando

43

Manter o boto < na consola do tejadilho premido at o tejadilho e a tampa da bagageira estarem totalmente fechados. Ouvir-se- um sinal sonoro no fim do procedimento de fecho. As janelas das portas so ligeiramente abertas antes de o tejadilho ser fechado. Se o boto < for premido novamente depois de se ouvir o sinal sonoro, as janelas das portas fecham.

Com o veculo parado, trancar o veculo. Premir novamente o boto p e mant-lo premido at o tejadilho e a tampa da bagageira estarem totalmente fechados. Observao No abrir a bagageira at ouvir o sinal sonoro indicativo do fim da abertura ou fecho do tejadilho. A cortina da bagageira tem de estar sempre fechada durante o funcionamento do tejadilho.

No pode estar ningum ou qualquer objecto nas coberturas atrs da traseira dos encostos de cabea. O tejadilho s pode funcionar a temperaturas superiores a -20 C. Se a temperatura for inferior a este limite, ouvir-se- um sinal trs vezes quando for pedido o funcionamento do tejadilho. O funcionamento frequente do tejadilho como motor desligado descarrega a bateria. O funcionamento repetido do tejadilho sem traves pode provocar sobrecarga e avarias dai resultantes. O tejadilho pode ser mantido em posio intermdia durante 9 minutos para facilitar a limpeza dos espaos do tejadilho. Consegue-se isso desengatando o interruptor de funcionamento. Um minuto antes do fim deste perodo, ouvir-se- um sinal sonoro contnuo como aviso de que o perodo de abertura intermdia
Voltar ao menu

44

Chaves, portas, janelas


A bateria tem tenso suficiente H uma sobrecarga do sistema O accionamento automtico no est operacional; so necessrias duas pessoas para fechar o tejadilho manualmente. Consultar as instrues que acompanham o Astra TwinTop. Recomenda-se assistncia profissional. Barras rgidas de proteco no caso de capotamento

est prestes a terminar e que o tejadilho pode comear a deslocar-se. Accionar o tejadilho em superfcie irregular pode dar lugar a avarias e danos. Para evitar e solucionar chiadeiras nos vedantes do tejadilho, est disponvel um kit de manuteno especial no seu reparador autorizado. Recomenda-se a aplicao deste produto uma vez por ano como medida de preveno.

Sistema de proteco em caso de capotamento

Avaria

O accionamento automtico do tejadilho s est funcional se este se encontrar na posio aberta ou fechada correcta. Verificar se: A cortina da bagageira est engatada na posio fechada Tampa da bagageira est completamente fechada A temperatura exterior est acima dos -20 C

O Astra TwinTop est equipado com proteco em caso de capotamento com estrutura do pra-brisas reforada e barras de proteco em caso de capotamento atrs dos encostos de cabea dos bancos traseiros. Conforme o modelo, as proteces em caso de capotamento so rgidas ou accionam-se automaticamente no caso de impacto de alguma gravidade.

As barras rgidas de proteco no caso de capotamento esto fixas carroaria do veculo.

Voltar ao menu

Chaves, portas, janelas


Barras extensveis de proteco no caso de capotamento O tejadilho convertvel no deve ser activado se as barras de proteco no caso de capotamento tiverem sido activadas. Ouvir-se- um sinal sonoro contnuo se o interruptor for accionado. O indicador v de controlo do airbag acende se as barras de proteco em caso de capotamento tiverem sido activadas. Advertncia No colocar quaisquer objectos nas coberturas das barras de proteco em caso de capotamento, atrs dos encostos de cabea. As barras de proteco em caso de capotamento activadas podem ser retradas (por ex. para fechar o tejadilho aps uma coliso). Premir a alavanca entre as barras da barra de proteco no caso de capotamento para destrancar o sistema. Premir a barra de proteco no caso de capotamento completamente para baixo at engatar. Encaixar a tampa.

45

Repetir o procedimento na outra barra de proteco no caso de capotamento. O indicador de controlo v permanecer aceso e as barras de proteco no caso de capotamento no se activaro no caso de outra coliso. Recorrer ajuda de uma oficina.

9 Aviso
O tejadilho no pode ser fechado ou aberto se as barras de proteco em caso de capotamento estiverem extradas. Primeiro, as barras de proteco em caso de capotametno tm de ser retradas. Depois da utilizao das barras de proteco em caso de capotamento, mandar reparar o sistema imediatamente numa oficina. As barras de proteco em caso de capotamento retradas manualmente no diapararo no caso de coliso.
Voltar ao menu

As barras extensveis de proteco em caso de capotamento encontram-se entre os encostos de cabea traseiros e a tampa da bagageira. No caso de capotamento, coliso de frente ou impacto lateral, as barras de proteco em caso de capotamento so activadas verticalmente em milisegundos. So accionadas em conjunto com os sistemas de airbags dianteiros e laterais. O sistema activado com a abertura e fecho do tejadilho.

46

Chaves, portas, janelas


Bloqueio da tampa da bagageira

Bagageira

Deflector de vento

O tejadilho s pode ser aberto se a carga na bagageira no ultrapassar a altura da cortina da bagageira ou ultrapassar as laterais. A altura da carga no deve ser ultrapassada. A cortina da bagageira deve estar plana; os objectos por baixo da mesma no a devem pressionar para cima. Caso contrrio o tejadilho e a carga podero danificar-se.

A fim de evitar danos no tejadilho aberto, tampa da bagageira ou carga, a tampa da bagageira s pode ser fechada se o mecanismo elctrico 'Load Aid' (auxiliar elctrico de carga para a bagageira) se encontrar na posio mais baixa 3 81. Avaria no accionador elctrico Empurrar a alavanca de trancagem para a frente.

Os bancos traseiros no podem ser ocupados com o deflector de vento instalado. No colocar quaisquer objectos sobre o deflector de vento. Com o kit de reparao dos pneus, o deflector de vento fica dobrado num compartimento de arrumao na bagageira por baixo da cobertura da superfcie de carga do veculo. Para o modelo com pneu sobresselente, o deflector de vento fica dobrado na bagageira.
Voltar ao menu

Chaves, portas, janelas


Colocao Juntar as extremidades desdobradas do deflector de vento: Pressionar o pino na calha, guiar a dobradia sobre o pino e soltar a calha de modo a que o pino encaixe na dobradia.

47

Expandir o deflector de vento dobrado. Inserir os grampos guia do deflector de vento na reentrncia do cinto de segurana entre os encostos de cabea traseiros.

Puxar a cavilha do pino de trancagem esquerdo e direito e rode para trancar Endireitar o deflector de vento, rodar a cavilha para a posio inicial e encaixar o pino de trancagem na reentrncia no friso lateral.

Voltar ao menu

48

Chaves, portas, janelas


Remoo

O deflector de vento pode ser dobrado novamente quando no estiver a ser utilizado. Caso o deflector de vento esteja dobrado e os bancos traseiros no estejam ocupados, o deflector de vento pode permanecer montado no veculo quando o tejadilho estiver fechado.

Desmontar pela ordem inversa, o deflector de vento fica totalmente dobrado na bagageira: para o kit de reparao dos pneus na bagageira por baixo da cobertura do cho para a verso com pneu sobresselente, colocar na bagageira O deflector de vento nunca deve sobressair para cima ou para os lados acima da altura de carga do veculo admitida.

Voltar ao menu

Bancos, sistemas de segurana

49

Bancos, sistemas de segurana


Encostos de cabea .................... 49 Bancos dianteiros ........................ 51 Bancos traseiros .......................... 55 Cintos de segurana .................... 56 Sistema de airbags ...................... 59 Sistemas de segurana para crianas ....................................... 63

Encostos de cabea
Posio
9 Aviso
Conduzir apenas com o encosto de cabea na posio correcta.

alta possvel e no caso de pessoas baixas colocar na posio mais baixa.

Ajuste
Encostos de cabea dianteiros e traseiros dos lados das portas

A face superior do encosto de cabea dever encontrar-se ao nvel superior da cabea. Se isso no for possvel, no caso de pessoas muito altas colocar o encosto na posio mais

Premir o boto, ajustar a altura e engatar.

Voltar ao menu

50

Bancos, sistemas de segurana


Ajustar os encostos de cabea traseiros, Astra TwinTop A cabea mais bem suportada, pelo que o risco de traumatismo em chicotada menor. Os encostos de cabea activos esto identificados por ACTIVE nas mangas das guias dos encostos de cabea. Advertncia S se podem instalar acessrios aprovados no encosto de cabea do banco do passageiro dianteiro se o banco no estiver a ser utilizado.

Encosto de cabea central traseiro

Puxar o encosto de cabea para cima ou pressionar o trinco para libertar e empurrar o encosto de cabea para baixo.

Remoo
Puxar o encosto de cabea para cima ou pressionar ambos os trincos para libertar e depois empurrar o encosto de cabea para baixo. No colocar nenhum objecto sobre a cobertura atrs dos encostos de cabea ou entre os encostos de cabea e as proteces em caso de capotamento. Encostos de cabea activos Em caso de impacto traseiro, os encostos de cabea activos inclinam-se ligeiramente para a frente.

Premir os trincos e puxar o encosto de cabea para cima.


Voltar ao menu

Bancos, sistemas de segurana

51

Bancos dianteiros
Posio dos bancos
9 Aviso
Conduzir apenas com o banco bem ajustado.

Sentar-se com o rabo o mais possvel contra o encosto do banco. Ajustar a distncia entre o banco e os pedais de forma a que as pernas fiquem ligeiramente em ngulo ao carregar a fundo nos

pedais. Deslizar o banco do passageiro dianteiro o mais para trs possvel. Sentar-se com os ombros o mais possvel contra o encosto do banco. Regular a inclinao das costas do banco de forma a que se consiga chegar ao volante facilmente com os braos ligeiramente dobrados. Manter os ombros em contacto com o encosto do banco ao rodar o volante. No colocar o encosto do banco demasiado para trs. Aconselhamos uma inclinao mxima de aproximadamente 25. Ajustar o volante 3 91. Colocar o assento suficientemente alto para ter uma boa viso a toda a volta e para conseguir ver todos os instrumentos. Deve haver pelo menos um palmo entre a cabea e o chassis do tejadilho. As pernas devem ficar assentes ligeiramente sobre o banco sem exercerem presso no banco. Ajustar o encosto de cabea 3 49.

Ajustar a altura do cinto de segurana 3 57. Ajustar o apoio das coxas de forma a haver um espao de cerca de dois dedos entre a extremidade do banco e curva do joelho. Ajustar o apoio lombar de forma a que suporte a forma natural da coluna vertebral.

Ajuste dos bancos


9 Perigo
No se sente a menos de 25 cm do volante, para permitir uma activao segura do airbag.

9 Aviso
Nunca ajuste os bancos ao conduzir, uma vez que podero mover-se de forma incontrolvel.

Voltar ao menu

52

Bancos, sistemas de segurana


Encostos dos bancos Altura dos bancos

Posio dos bancos

Puxar manpulo, desligar banco, largar manpulo.

Rodar roda de ajuste. No se encostar nas costas do banco quando estiver a proceder regulao.

Movimento de bombeio da alavanca para cima = mais alto para baixo = mais baixo

Voltar ao menu

Bancos, sistemas de segurana


Inclinao dos bancos Apoio lombar Suporte para as pernas ajustvel

53

Puxar alavanca, ajustar a inclinao utilizando o peso do corpo. Largar a alavanca e engatar o banco na posio, ouvindo um estalido.

Rodar roda de ajuste. No se encostar nas costas do banco quando estiver a proceder regulao.

Premir o boto e deslizar o apoio para as pernas.

Voltar ao menu

54

Bancos, sistemas de segurana


No fazer funcionar a roda manual para ajustar o encosto com este inclinando para a frente. Em veculos com janela panormica: para inclinar os bancos para a frente, empurrar os encostos de cabea para baixo e levantar as palas pra-sol. O apoio de braos pode ser deslocado para posies diferentes por etapas elevando-o. Por baixo do apoio de braos existe um compartimento de arrumao.

Rebater os bancos

Aquecimento

Apoio de braos

Levantar a alavanca de desengate e rebater o encosto para a frente. Deslizar o banco para a frente. Para voltar posio anterior, deslizar o banco para trs. Se o banco tiver uma funo de memria, este retoma a posio original, caso contrrio engatar o banco na posio pretendida. Deslocar o encosto para a vertical e engatar. Rebater o encosto para a frente s possvel quando o encosto est na vertical.

Empurrar para trs o apoio de braos levantado na direco em que tem resistncia e dobrar para baixo.

Ajustar o aquecimento para a regulao pretendida pressionando o boto referente ao banco em causa uma ou mais vezes com a ignio ligada. O indicador de controlo no boto indica a regulao.

Voltar ao menu

Bancos, sistemas de segurana


No se recomenda a utilizao prolongada do nvel mais elevado para pessoas com pele sensvel. O aquecimento do banco est operacional quando o motor est a trabalhar.

55

Bancos traseiros
Apoio de braos
Apoio de braos, Berlina e Carrinha

Apoio de braos, TwinTop

Rebater o apoio de braos, puxando a cinta para baixo em oblquo (45).

Puxar o apoio de braos pela cinta, rod-la para baixo e posicionar no assento com a face plana virada para cima. O apoio de braos mantido em posio no encosto com uma cinta de fixao. Para retirar totalmente o apoio de braos, desencaixar o suporte na cinta de fixao.

Voltar ao menu

56

Bancos, sistemas de segurana


9 Aviso
Apertar o cinto de segurana antes de cada viagem. Na eventualidade de um acidente, os ocupantes que no usem cintos de segurana pem em perigo a vida dos restantes ocupantes e a sua prpria integridade fsica. Os cintos de segurana esto concebidos para serem utilizados apenas por uma pessoa de cada vez. No so prprios para pessoas com menos de 150 cm de altura. Sistema de segurana para crianas 3 63. Periodicamente, verificar todos os componentes do cinto de segurana para ver se funcionam bem e se no apresentam danos. Os componentes danificados devem ser substitudos. Aps um acidente, os cintos de segurana e os pr-tensores devem ser substitudos por uma oficina. Advertncia Certificar-se de que os cintos no so danificados por sapatos ou objectos com arestas vivas, nem ficam presos. Evitar sujar os carretos de inrcia dos cintos. Aviso cinto de segurana X 3 101.

Cintos de segurana

Limitadores de fora nos cintos


A presso sobre o corpo reduzida por uma libertao gradual do cinto durante uma coliso.

Pr-tensores dos cintos

Os cintos bloqueiam durante grandes aceleraes ou desaceleraes do veculo, mantendo os ocupantes na posio sentada. Assim, o risco de ferimento consideravelmente reduzido.

Em caso de uma coliso frontal ou traseira de determinada gravidade, os cintos de segurana dianteiros so apertados.

9 Aviso
O manuseamento incorrecto (por exp. desmontagem ou instalao de cintos) pode fazer accionar os pr-tensores dos cintos. Quando os pr-tensores so accionados o indicador de controlo v 3 101 acende.
Voltar ao menu

Bancos, sistemas de segurana


Os pr-tensores accionados tm de ser substitudos por uma oficina. Os pr-tensores dos cintos s podem ser accionados uma vez. Advertncia No colar ou montar acessrios ou outros objectos que possam interferir com o funcionamento dos pr-tensores dos cintos de segurana. No fazer quaisquer alteraes aos componentes dos pr-tensores dos cintos de segurana, pois isso invalidar a aprovao tipo do veculo.

57

Cinto de segurana de trs pontos


Apertar o cinto de segurana

Vesturio largo ou volumoso impede que o cinto fique bem ajustado ao corpo. No colocar objectos, como por exemplo, malas de mo ou telemveis, entre o cinto e o corpo. Puxar o cinto do enrolador, coloc-lo na diagonal sem torcer sobre o corpo e inserir a lingueta no fecho. Apertar a faixa do cinto que passa pelo abdmen regularmente enquanto conduz, puxando a faixa que passa pelo ombro. Aviso cinto de segurana 3 101.

9 Aviso
O cinto no deve ficar assente sobre objectos rgidos ou frgeis que estejam em bolsos do vesturio.

Voltar ao menu

58

Bancos, sistemas de segurana


Retirar o cinto de segurana

Ajuste da altura

1. Puxar ligeiramente o cinto para fora. 2. Pressionar boto. 3. Ajustar a altura e engatar.

Ajustar a altura de forma a que o cinto fique sobre o ombro. No deve ficar sobre a garganta ou parte superior do brao. No ajustar durante a conduo.

Para desapertar o cinto de segurana, pressionar o boto vermelho no fecho do cinto.

Cintos de segurana nos bancos traseiros

Passar os cintos de segurana dos bancos exteriores pelos fixadores na lateral, caso no estejam a ser utilizados.

Voltar ao menu

Bancos, sistemas de segurana


O cinto de segurana para o banco do meio s pode ser retirado do carreto se os encostos estiverem na vertical e encaixados nas respectivas fixaes. Cintos de segurana nos bancos traseiros, TwinTop A fim de evitar que os cintos de segurana batam quando o tecto de abrir e/ou as janelas so abertas, os cintos de segurana dos bancos traseiros no ocupados podem ser fixos atrs do apoio de braos.

59

9 Aviso
A faixa que passa pelo abdmen deve ser colocada o mais abaixo possvel, por cima da plvis para evitar presso sobre o abdmen.

Sistema de airbags
O sistema de airbag composto por uma variedade de sistemas individuais, conforme o mbito do equipamento. Quando accionado, o airbag insuflado em milsimos de segundo. So tambm rapidamente desinsuflados, o que faz com que muitas vezes nem sejam notados durante uma coliso.

Utilizao do cinto de segurana durante a gravidez

9 Aviso
Se manuseados incorrectamente, os sistemas de airbags podem ser accionados de forma explosiva.

Voltar ao menu

60

Bancos, sistemas de segurana


Quando os airbags enchem, os gases quentes que saem podem provocar queimaduras. Indicador de controlo v para os sistemas de airbag e barras anti-capotamento3 101.

Advertncia A electrnica de comando dos sistemas de airbags, pr-tensores dos cintos e barras de proteco em caso de capotamento extensveis encontram-se na rea da consola central. No colocar objectos magnticos nessa rea. No colar nada nas tampas dos airbags e no as cobrir com outros materiais. Cada airbag/barra de proteco em caso de capotamento dispara apenas uma vez. Mandar substituir numa oficina os airbags/barras de proteco em caso de capotamento que tenham disparado. Alm disso, poder ser necessrio mandar substituir o volante, o painel de instrumentos, partes do apainelamento, as borrachas das portas, manpulos e bancos. No fazer alteraes no sistema de airbags/barras de proteco em caso de capotamento j que isso invalidar a aprovao tipo do veculo.

Sistema do airbag frontal

Existe tambm uma etiqueta de aviso na parte lateral do painel de instrumentos, visvel quando a porta do passageiro dianteiro est aberta. O sistema de airbag dianteiro dispara no caso de impacto frontal de determinada gravidade. A ignio necessita de ser ligada. O sistema de airbags dianteiros composto por um airbag no volante e um no painel de instrumentos no lado dianteiro do passageiro. Esses airbags podem ser identificados pela palavra AIRBAG.

Voltar ao menu

Bancos, sistemas de segurana


9 Aviso
A proteco s a ideal se o banco estiver na posio correcta 3 51. Manter a rea de insuflao do airbag sem obstrues. Colocar o cinto de segurana correctamente e apert-lo bem. S assim o airbag poder fornecer proteco. Os airbags cheios amortecem o impacto, reduzindo consideravelmente o risco de ferimentos na parte superior do corpo e cabea dos passageiros da frente.

61

O sistema de airbag lateral composto por um airbag em cada um dos encostos dos bancos dianteiros. Esses airbags podem ser identificados pela palavra AIRBAG. O sistema de airbag lateral dispara no caso de impacto lateral de determinada gravidade. A ignio necessita de ser ligada.

Sistema de airbag lateral

Os airbags cheios amortecem o impacto, reduzindo consideravelmente o risco de ferimentos na parte superior do corpo e da plvis, no caso de coliso lateral.

Voltar ao menu

62

Bancos, sistemas de segurana


9 Aviso

Manter a rea de insuflao do airbag sem obstrues. Advertncia Utilizar apenas capas de bancos aprovadas para o veculo em questo. Ter cuidado para no tapar os airbags.

Identificador de lugar ocupado no banco do passageiro da frente

Sistema de airbag de cortina


O sistema de airbag de cortina composto por um airbag montado na estrutura do tejadilho em ambos os lados. Podem ser identificados pela palavra AIRBAG nos pilares do tejadilho. O sistema de airbag de cortina dispara no caso de impacto lateral de determinada gravidade. A ignio necessita de ser ligada.

Os airbags cheios amortecem o impacto, reduzindo consideravelmente o risco de ferimentos na cabea, no caso de impacto lateral.

9 Aviso
Manter a rea de insuflao do airbag sem obstrues. Os ganchos existentes nas pegas da estrutura do tejadilho so apenas adequados para pendurar peas de roupa leves, sem cabides. No ter itens nessas peas de vesturio.

Identificado por uma etiqueta no painel inferior do banco do passageiro dianteiro e pelo indicador de controlo y, que se acende durante cerca de 4 segundos quando se liga a ignio. O Identificador de lugar ocupado no banco do passageiro da frente desactiva os airbags dianteiro e lateral do passageiro dianteiro caso o banco do passageiro dianteiro no esteja ocupado ou esteja equipado
Voltar ao menu

Bancos, sistemas de segurana


com um sistema de segurana para crianas Opel com emissores-receptores. O sistema de airbag de cortina permanece activo. Advertncia No Astra TwinTop, poder verificar-se interfernica na recepo de emissoras de determinadas frequncias em ondas mdias quando o tejadilho est aberto e o banco do passageiro dianteiro no est ocupado.

63

Sistemas de segurana para crianas


Sistemas de reteno para crianas
Recomendamos o sistema de segurana para crianas da Opel que est especificamente concebido para o veculo. Quando se estiver a utilizar um sistema de segurana para crianas, prestar ateno s instrues de utilizao e montagem e tambm s que so fornecidas com o sistema de segurana para crianas. Cumprir sempre a legislao local ou nacional. Em alguns pases, proibido utilizar sistemas de segurana para crianas em alguns bancos.

9 Perigo
No banco do passageiro dianteiro s se devem colocar sistemas de segurana para crianas Opel com emissores-receptores. Utilizar sistemas sem emissores-receptores pode causar leses fatais. Indicador de controlo 3 101. Advertncia Pessoas com menos de 35 kg devem viajar apenas nos bancos traseiros. No colocar objectos pesados no banco do passageiro dianteiro. Caso contrrio, o banco ser dado como ocupado e o sistema de airbags do banco do passageiro dianteiro no ser desactivado. No utilizar capas ou almofadas no banco do passageiro dianteiro.

Seleccionar o sistema correcto

Os bancos traseiros so o local mais prtico para fixar o sistema de segurana para crianas.

Voltar ao menu

64

Bancos, sistemas de segurana


Assegurar-se de que o local de montagem do sistema de segurana para crianas o correcto no veculo. S permitir que as crianas entrem ou saiam do veculo pelo lado oposto ao trnsito. Quando o sistema de segurana para crianas no estiver a ser utilizado, fixar a cadeirinha com um cinto de segurana ou retir-la do veculo. Advertncia No colar nada nos sistemas de segurana para crianas e no os cobrir com outros materiais. Um sistema de segurana para crianas que tenha sido sujeito a tenso num acidente deve ser substitudo.

A criana deve viajar virada para trs at o mais tarde possvel. Assim, garante-se que a espinha dorsal da criana, que ainda muito frgil, fica sujeita a menos presso no caso de um acidente. Crianas com menos de 12 anos de idade e com menos de 150 cm de altura, s podem viajar num sistema de segurana prprio para crianas. Prprios, so os sistemas de segurana que esto em conformidade com a ECE 44-03 ou ECE 44-04. Uma vez que uma posio correcta dos cintos raramente possvel para uma criana com menos de 150 cm de altura, aconselhamos vivamente a utilizao de um sistema de segurana prprio para crianas, embora devido idade da criana isso possa no ser imposto por lei. Assegurar-se de que o sistema de segurana para crianas a ser montado compatvel com o tipo de veculo.

Voltar ao menu

Bancos, sistemas de segurana

65

Locais de montagem dos sistemas de segurana para crianas


Opes autorizadas para montagem de um sistema de segurana para crianas
Classe de peso e idade Grupo 0: at 10 kg ou aprox. 10 meses Grupo 0+: at 13 kg ou aprox. 2 anos Grupo II: 15 a 25 kg ou aprox. 3 a 7 anos Grupo III: 22 a 36 kg ou aprox. 6 a 12 anos No banco do passageiro dianteiro1) B1, ++ Nos bancos traseiros exteriores U, + U, + U No banco traseiro do meio2) U U U

Grupo I: 9 a 18 kg ou aprox. 8 meses a 4 anos B2, ++ X

1) 2)

No permitido no Berlina, 4 portas. No permitido no Astra TwinTop.


Voltar ao menu

66

Bancos, sistemas de segurana

B1 = Limitado, apenas com Identificador de lugar ocupado no banco do passageiro da frente e sistema de segurana para crianas Opel com emissores-receptores. Se o sistema de segurana para crianas for fixado com um cinto de segurana de trs pontos, deslocar o ajuste da altura do banco para a posio mais elevada. Deslocar o banco do passageiro dianteiro o mais para trs possvel e deslocar o ponto de fixao do cinto de segurana do passageiro dianteiro para a posio mais baixa. B2 = Limitado, apenas com Identificador de lugar ocupado no banco do passageiro da frente e sistema de segurana para crianas Opel com emissores-receptores. Se o sistema de segurana para crianas for fixado com um cinto de segurana de trs pontos, deslocar o ajuste da altura do banco para a posio mais elevada. Deslocar o banco do passageiro dianteiro o mais para trs possvel de forma a que o cinto de segurana do veculo passe do ponto de fixao para a parte dianteira. U = Adequabilidade universal em conjunto com o cinto de segurana de trs pontos. + = Cadeirinha disponvel com suportes de montagem ISOFIX e Top-tether. ++ = Cadeirinha disponvel com suportes de montagem ISOFIX. X = Nenhum sistema de segurana para crianas autorizado para este grupo de peso.

Opes autorizadas para montagem de um sistema de segurana para crianas ISOFIX


Classe de peso Grupo 0: at 10 kg No banco do Classe de tamanho Caracterstica passageiro dianteiro E D C
3)

Nos bancos traseiros dos lados No banco traseiro das portas do meio IL IL IL IL3) X X X X

ISO/R1 ISO/R1 ISO/R2 ISO/R3

IL IL IL X

Grupo 0+: at 13 kg E

Apenas do lado do passageiro.


Voltar ao menu

Bancos, sistemas de segurana

67

Classe de peso

No banco do Classe de tamanho Caracterstica passageiro dianteiro ISO/R2 ISO/R3 ISO/F2 ISO/F2X ISO/F3 IL X IL IL X C B B1 A

Nos bancos traseiros dos lados No banco traseiro do meio das portas IL IL3) IL, IUF IL, IUF IL, IUF X X X X X

Grupo I: 9 at 18 kg D

= Prprio para sistemas de segurana ISOFIX especiais das categorias 'veculo especfico', 'restrito' ou 'semi-universal'. O sistema de segurana ISOFIX tem de estar aprovado para o tipo de veculo especfico. IUF = Prprio para sistemas de segurana para crianas virados para a frente ISOFIX de categoria universal aprovados para utilizao nesta classe por peso. X = Nenhum sistema de segurana para crianas ISOFIX autorizado para este grupo de peso.

IL

3)

Apenas do lado do passageiro.


Voltar ao menu

68

Bancos, sistemas de segurana

Classe de tamanho e dispositivo de banco ISOFIX


A - ISO/F3

= Sistema de segurana para crianas virado para a frente, para crianas de tamanho mximo na classe de peso 9 a 18 kg. B - ISO/F2 = Sistema de segurana para crianas virado para a frente, para crianas mais pequenas na classe de peso 9 a 18 kg. B1 - ISO/F2X = Sistema de segurana para crianas virado para a frente, para crianas mais pequenas na classe de peso 9 a 18 kg. C - ISO/R3 = Sistema de segurana para crianas virado para trs, para crianas de tamanho mximo na classe de peso at 13 kg. D - ISO/R2 = Sistema de segurana para crianas virado para trs, para crianas mais pequenas na classe de peso at 13 kg. E - ISO/R1 = Sistema de segurana para crianas virado para trs, para crianas mais novas na classe de peso at 13 kg.

Voltar ao menu

Bancos, sistemas de segurana

69

Sistemas de segurana para crianas Isofix

Sistemas Top-tether de reteno para crianas


Os olhais de fixao Top-tether encontram-se sob uma proteco identificada com o smbolo : para cadeirinha de criana. Depois de usar, dobrar a cobertura.

Os sistemas de segurana ISOFIX para crianas com posies de categoria universal esto marcados na tabela com IUF.

Sistemas de segurana para crianas com transponder

Neste veculo fixar aos suportes de montagem sistemas de segurana ISOFIX aprovados para crianas. As posies especficas do veculo para o sistema de segurana ISOFIX para crianas esto marcadas na tabela com IL. Suportes de montagem ISOFIX esto indicados por uma etiqueta no apoio das costas.

Alm do acessrio de fixao Isofix, fixar a fita Top-tether aos olhais de fixao Top-tether. A fita deve passar entre as duas barras-guia do encosto de cabea.

Uma etiqueta no sistema de segurana para crianas indica se esse sistema est equipado com emissores-receptores ou no.

Voltar ao menu

70

Bancos, sistemas de segurana

Os sistemas de segurana para crianas Opel com emissores-receptores so detectados automaticamente se estiverem correctamente montados no banco do passageiro dianteiro com identificador de lugar ocupado no banco do passageiro da frente. Advertncia No devem existir objectos (p. ex. pelcula plstica ou tapetes de aquecimento) entre o banco e o sistema de segurana para crianas. Identificador de lugar ocupado no banco do passageiro da frente 3 62.

Voltar ao menu

Arrumao

71

Arrumao
Compartimentos de arrumao ... 71 Bagageira .................................... 72 Sistema de bagageira de tejadilho ....................................... 88 Indicaes de carregamento ....... 89

Compartimentos de arrumao
Porta-luvas

O porta-luvas deve estar fechado durante a conduo.

Porta-luvas com fechadura, Astra TwinTop com Sistema Open & Start

Alm da chave electrnica do Sistema Open & Start, h uma chave normalizada sem comando para a fechadura do porta-luvas.

Suporte para bebidas


Os suportes para bebidas encontram-se na consola central e nas bolsas das portas traseiras. Suportes adicionais para bebidas encontram-se nas mesas de apoio rebatveis nas costas dos encostos dos bancos dianteiros.

O porta-luvas contm um suporte para caneta e stio para moedas. A prateleira do porta-luvas amovvel: Desencaixar a prateleira puxando na aresta da frente. Reinstalar a prateleira deslizando-a ao longo das tiras guia laterais e encaix-la no painel traseiro, empurrando-a.

Voltar ao menu

72

Arrumao

Compartimento para culos de sol

Compartimento de arrumao no apoio de braos


Arrumao no apoio de braos dianteiro

Bagageira
Extenso da bagageira, Berlina, 3/5 portas
Rebater as costas dos bancos traseiros

Puxar para baixo e abrir. No utilizar para arrumar objectos pesados. Para abrir, pressionar o boto e abrir a parte superior do apoio de braos. Empurrar totalmente para baixo ou retirar os encostos de cabea 3 49. Deslizar ligeiramente para a frente o banco dianteiro.

Voltar ao menu

Arrumao
Desencaixar o encosto (individual ou dividido) utilizando o boto de desengate num ou em ambos os lados e rebat-lo sobre a almofada do assento. Rebater as costas do banco do meio

73

Extenso da bagageira, Berlina, 4 portas


Rebater as costas dos bancos traseiros

Empurrar o encosto de cabea o mais possvel para baixo 3 49. Desencaixar o encosto utilizando a alavanca e rebater sobre a almofada do assento.

Antes de colocar novamente os apoios de cabea na vertical, guiar o cinto de segurana pelas guias dos cintos para que no se danifiquem. Deslocar os encostos dos bancos traseiros para a vertical e deixe que o mecanismo de fixao engatem com um estalido. O cinto de segurana de trs pontos para o banco traseiro do meio s pode ser puxado do carreto se o encosto estiver correctamente encaixado.

Empurrar totalmente para baixo ou retirar os encostos de cabea 3 49. Deslizar ligeiramente para a frente o banco dianteiro.

Voltar ao menu

74

Arrumao
Para dobrar, levantar os encostos e guie-os para a vertical at ouvir um estalido de engate. No entalar os cintos de segurana quando levantar os encostos dos bancos. O cinto de segurana de trs pontos para o banco traseiro do meio s pode ser puxado do carreto se o encosto estiver correctamente encaixado.

Extenso da bagageira, Carrinha.


Rebater as costas dos bancos traseiros

Para evitar danos, colocar os cintos de segurana nas guias usando o boto de desengate. Quando os encostos esto rebatidos, os cintos de segurana so esticados juntamente. Desencaixar o encosto (individual ou dividido) utilizando o boto de desengate num ou em ambos os lados e rebat-lo sobre a almofada do assento. Se o veculo for carregado pela porta traseira, desmontar o cinto de segurana da guia e enrole-o.

Empurrar totalmente para baixo ou retirar os encostos de cabea 3 49. Desencaixar os engates da cobertura da bagageira dos encostos de cabea 3 77. Deslizar ligeiramente para a frente o banco dianteiro.

Voltar ao menu

Arrumao
Desencaixar o encosto (individual ou dividido) utilizando o boto de desengate num ou em ambos os lados e rebat-lo sobre a almofada do assento. Levantar a almofada do assento e rebater o encosto

75

Desmontar os encostos de cabea traseiros dos lados de fora e empurrar o encosto de cabea central totalmente para baixo 3 49. Arrumar os encostos de cabea desmontados na reentrncia por baixo das almofadas dos bancos levantados. Puxar a cinta sobre a almofada do banco e levantar a parte traseira da almofada para a frente (dividido ou uma pela). Desencaixar os engates da cobertura da bagageira dos encostos de cabea 3 77.

Desencaixar os encostos (uma pea ou divididos) utilizando o boto de desengate, rebater para a frente e encaixar.

Voltar ao menu

76

Arrumao

Rebater as costas do banco do meio

Empurrar o encosto de cabea o mais possvel para baixo 3 49. Desencaixar o encosto utilizando a alavanca e rebater sobre a almofada do assento. Se a almofada do banco estiver levantada, rebat-la para a frente at encaixar.

Antes de colocar novamente os apoios de cabea na vertical, guiar o cinto de segurana pelas guias dos cintos para que no se danifiquem. Premir o boto de desengate e deslocar para a vertical os encostos de cabea dos bancos traseiros, certificando-se que os mecanismos de fecho engatam com um estalido audvel.

Com as almofadas dos bancos levantadas: inserir os encostos de cabea nos encostos e ajustar 3 49. Rebater para trs as almofadas dos bancos, certificando-se que os fechos dos cintos esto correctamente colocados. Fixar os ganchos da cobertura da bagageira nos encostos de cabea 3 77. O cinto de segurana de trs pontos para o banco traseiro do meio s pode ser puxado do carreto se o encosto estiver correctamente encaixado.
Voltar ao menu

Arrumao
Extenso da bagageira, TwinTop
rea de carga do veculo entre os bancos traseiros O kit de reparao dos pneus encontra-se direita por trs da tampa 3 209.

77

Cobertura da bagageira
Berlina, 3/5 portas
Remoo

A cobertura atrs do apoio de braos pode ser trancada da bagageira: posio horizontal = trancado posio vertical = destrancado Puxar o apoio de braos para fora usando a argola. O apoio de braos mantido em posio no encosto com uma cinta de fixao. Para retirar totalmente o apoio de braos, desencaixar o suporte na cinta de fixao. Puxar a pega e rebater a cobertura.

Arrumao na bagageira, Carrinha

Existe um compartimento de arrumao do lado direito da bagageira. A caixa de fusveis est do lado esquerdo por trs da tampa no painel lateral da bagageira 3 200 Cargo box 3 80.

Desenganchar as cintas de fixao da porta traseira. Puxar a cobertura das guias laterais.

Voltar ao menu

78

Arrumao
Fechar Retirar a cobertura da bagageira dos suportes laterais. A tampa enrolada automaticamente. Puxar a tampa em direco traseira utilizando o manpulo e engat-la nos elementos de reteno nas partes laterais. encostos de cabea. Se a rede de segurana estiver instalada, passar os ganchos pela malha da rede. Remoo

Colocao Encaixar a cobertura nas guias laterais e rebater para baixo. Fixar as cintas de fixao na porta traseira.

Carrinha

No colocar objectos pesados ou com arestas vivas sobre a cobertura da bagageira.

Abrir Premir o manpulo na cobertura da bagageira para trs; automaticamente a cobertura encaixa na posio final.

Para cobrir a abertura entre a cobertura da bagageira e os suportes traseiros, existe uma cobertura na unidade modular. Engatar os dois ganchos da cobertura nas barras guias dos

Abrir a cobertura da bagageira e soltar os ganchos dos encostos de cabea. Puxar a alavanca de desengate. Levantar primeiro a cobertura do lado direito e depois puxar da reentrncia a do lado esquerdo.

Voltar ao menu

Arrumao
Colocao Inserir o lado esquerdo da cobertura da bagageira na reentrncia, puxar a alavanca de desengate; inserir o lado direito da cobertura da bagageira e engatar. Fixar os ganchos nos encostos de cabea. Fechar Puxar a tampa em direco traseira utilizando o manpulo e engat-la nos elementos de reteno nas partes laterais. No colocar quaisquer objectos na cobertura da bagageira. No deve haver quaisquer objectos fora ou em cima da cobertura quando o tejadilho est aberto ou durante a abertura. O tejadilho s pode funcionar com o estore encaixado no apoio.

79

Calhas e ganchos na bagageira

TwinTop

Na Carrinha, montar os ganchos na posio pretendida nas calhas: inserir o gancho na ranhura superior da calha e empurrar para dentro da ranhura inferior.

Abrir Desengatar o estore da bagageira nos apoios do lado esquerdo e direito, o estore enrola automaticamente.
Voltar ao menu

80

Arrumao
Rede de separao varivel

Olhais de fixao

Os olhais de fixao esto concebidos para prender itens e evitar que deslizem, p. ex. utilizando cintas de fixao, rede de bagagem ou rede de segurana.

Indicaes para o carregamento do veculo


O FlexOrganizer um sistema flexvel para dividir a bagageira ou prender cargas numa Carrinha.

O sistema consiste em adaptadores rede de separao varivel bolsas de rede ganchos Os componentes so montados em duas calhas nos painis laterais utilizando adaptadores e ganchos. A rede de separao pode tambm ser montada directamente frente da porta traseira.

Inserir um adaptador em cada calha: abrir a placa de manpulo, inserir o adaptador na ranhura superior ou inferior da calha e deslocar para a posio pretendida. Rodar a placa de manpulo para cima para trancar o adaptador. As barras da rede devem ser estendidas antes de inseridas nos adaptadores: puxar para fora todas as extremidades e trancar rodando no sentido dos ponteiros do relgio. Para montar, empurrar as barras um pouco umas contra as outras e inserir nas aberturas relevantes dos
Voltar ao menu

Arrumao
adaptadores. A barra mais comprida deve ser inserida no adaptador superior. Para remover, pressionar a barra da rede contra ela prpria e retirar dos adaptadores. Abrir a placa de manpulo do adaptador, desengatar da ranhura inferior e depois da ranhura superior.

81

Cargo box

Montar pela ordem inversa.

Assistncia ao carregamento

Ganchos e bolsa de rede

A bolsa de rede pode ser pendurada nos ganchos de bagagem.

Caixa rebatvel por baixo da cobertura do piso utilizada para dividir a bagageira. A Cargo box s pode ser carregada quando os encostos esto encaixados na vertical. Para desmontar a cobertura do piso da cargo box, desmontar primeiro a metade direita e depois a metade esquerda. Para modelos com equipamento para reboque, primeiro desengatar a barra da esfera de acoplamento fixando a cinta e enroscando-a no olhal.

No TwinTop O auxiliar de carga Easy Load possibilita carregar confortavelmente a bagageira com o tejadilho aberto. Premir o boto auxiliar de carga levanta 25 cm o tejadilho rebatido na bagageira. Assim aumenta a abertura de carga da bagageira. Abrir a tampa da bagageira

Voltar ao menu

82

Arrumao
9 Aviso
Ter muito cuidado ao fazer funcionar a ajuda de carga do veculo. Risco de ferimentos. Certificar-se que no fica nada entalado. Certificar-se que no se encontra ningum na zona de aco durante o funcionamento. Risco de ferimentos. Isto especialmente importante relativamente a crianas. Informar os passageiros em conformidade. Observao No colocar objectos em cima ou prximo do estore da bagageira O tejadilho rebatido s pode ser baixado com o estore fechado. Caso contrrio, um aviso sonoro ouvir-se- trs vezes O movimento do tejadilho inclinado pode ser parado pressionando o boto auxiliar de carga e outra presso prolongada inverte o sentido do movimento
Voltar ao menu

Desengatar o estore da bagageira e fixar a estrutura do culo traseiro com o suporte

Premir brevemente o boto auxiliar de carga do veculo: O tejadilho rebatido levantado. O tejadilho permanece nesta posio durante cerca de 9 minutos

Cumprir a altura de carga mxima marcada Suspender o estore da bagageira na estrutura do culo traseiro e encaixar nos apoios. Para carregar a bagageira, o estore tem de estar plano; os objectos por baixo no o devem empurrar para cima Premir brevemente o boto auxiliar de carga do veculo: O tejadilho rebatido baixado Fechar a tampa da bagageira s depois de ouvir o sinal de confirmao. Caso contrrio, o tejadilho pode danificar-se

Arrumao
Um sinal sonoro de confirmao ouvido nas posies finais superior e inferior quando o tejadilho est inclinado S fechar a porta traseira depois de ouvir o aviso sonoro, indicando que o auxiliar de carga do veculo se encontra na posio mais baixa Se o auxiliar de carga do veculo no se encontrar na posio mais baixa quando a tampa da bagageira fechada, ouvir um aviso sonoro ou a porta traseira bloqueada mecanicamente3 41 No tocar nas peas em movimento Um minuto antes do fim do tempo de espera para o auxiliar de carga do veculo, ouvir um aviso sonoro para lembrar de baixar o tejadilho O auxiliar de carga do veculo s est operacional quando o veculo est destrancado O funcionamento frequente do auxiliar de carga do veculo com o motor desligado descarrega a bateria O funcionamento repetido do auxiliar de carga do veculo pode provocar avarias

83

Montagem

Rede de segurana
A rede de segurana est disponvel na Carrinha e pode ser montada atrs dos bancos traseiros ou se os encostos dos bancos traseiros estiverem rebatidos e as almofadas dos bancos levantadas, atrs dos bancos dianteiros. No se deve transportar passageiros atrs da rede de segurana.

Existem duas aberturas de montagem na estrutura do tejadilho: suspender e engatar a barra da rede de um lado, comprimir a barra e suspender e engatar do outro lado.

Voltar ao menu

84

Arrumao
Atrs dos bancos dianteiros

Atrs dos bancos traseiros

Desmontar

Ajustar o comprimento da cinta na rede de segurana fixando o gancho superior no olhal da cinta e fixar nos olhais direita e esquerda do piso.

Ajustar o comprimento da cinta na rede de segurana fixando o gancho superior no olhal da cinta e fixar nos olhais direita e esquerda do piso. Desmontar os encostos de cabea traseiros exteriores e rebater os apoios de cabea para a frente.

Inclinar o mecanismo de ajuste do comprimento da cinta de tenso da rede para cima e soltar a cinta. Desengatar os ganchos das barras da rede de segurana dos suportes na estrutura do tejadilho. Enrolar a rede e fix-la com uma cinta.

Voltar ao menu

Arrumao

85

Grelha para bagageira/ compartimento de carga

No colocar quaisquer objectos pesados na mesa de apoio rebatvel.

Tringulo de pr-sinalizao
Berlina, 3/5 portas, TwinTop

Para transportar objectos compridos, parte da grelha para bagageira atrs do banco do passageiro pode ser aberta: Desengatar o encosto do banco do passageiro e rebater para a frente. Premir o apoio e rebater a seco da grelha para cima.

Fixar a grelha na posio aberta. Para fechar a seco da grelha da posio aberta, empurrar o apoio para baixo, rebater a grelha e encaixar. Verificar que a grelha fechada est correctamente trancada.

Mesa de apoio rebatvel


Situada nos encostos dos bancos dianteiros. Abrir puxando para cima at engatar. Rebater pressionando para baixo para alm do ponto de resistncia.

Arrumar o tringulo de pr-sinalizao na parede traseira da bagageira: primeiro instalar o tringulo de pr-sinalizao na reentrncia e depois inserir a guia direita.

Voltar ao menu

86

Arrumao
Carrinha, Monovolume

Para retirar o tringulo de pr-sinalizao, levantar para a direita e puxar para fora para a direita. Para veculos com cargo box: Levantar o tringulo de pr-sinalizao com a metade direita da cargo box. Puxar para fora o tringulo de pr-sinalizao para a direita.

Kit de primeiros socorros


Berlina, 3/5 portas

Berlina, 4 portas

Arrumar o tringulo de pr-sinalizao no espao para o efeito na porta traseira e prender com as cintas direita e esquerda.

Fixar o kit de primeiros socorros na parede direita da bagageira utilizando a cinta de fixao.

Fixar o tringulo de pr-sinalizao e o kit de primeiros socorros na bagageira contra o painel direita utilizando duas cintas.

Voltar ao menu

Arrumao
Berlina, 4 portas Carrinha Monovolume

87

Fixar o tringulo de pr-sinalizao e o kit de primeiros socorros na bagageira contra o painel direita utilizando duas cintas.

Fixar o kit de primeiros socorros na parede esquerda da bagageira utilizando a cinta de fixao.

Instalar o kit de primeiros socorros no compartimento de arrumao atrs do banco do condutor. Para abrir a tampa, pressionar a salincia.

Voltar ao menu

88
TwinTop

Arrumao

Sistema de bagageira de tejadilho


Bagageira de tejadilho
Por razes de segurana e para evitar danos no tejadilho, recomenda-se a utilizao do sistema de bagageira de tejadilho aprovado para o veculo. No so permitidas cargas no tejadilho do Astra TwinTop. Seguir as instrues de montagem e desmontar as barras de tejadilho quando no estiverem a ser utilizadas.

Verso sem calhas de tejadilho

Arrumar o kit de primeiros socorros na reentrncia atrs da cinta na parede esquerda da bagageira.

Elevar as tampas das aberturas de montagem. Fixar bagageira de tejadilho nos pontos de fixao.

Voltar ao menu

Arrumao
Verso com calhas de tejadilho

89

Indicaes de carregamento
Indicaes para o carregamento do veculo

Para fixar a bagageira de tejadilho, inserir os parafusos de fixao nos orifcios indicados na figura. Os objectos pesados colocados na bagageira devem ser colocados contra os encostos do banco. Certificar-se de que os encostos dos bancos esto bem engatados. Se se puder empilhar objectos, os objectos mais pesados devem ficar por baixo.

Prender os objectos com cintas fixadas aos olhais de fixao 3 80. Prender os objectos soltos na bagageira para evitar que deslizem. Ao transportar objectos na bagageira, os encostos dos bancos traseiros no devem estar inclinados para a frente. No deixar que a carga passe para alm da extremidade superior dos encostos dos bancos. No colocar quaisquer objectos na cobertura da bagageira ou no painel de instrumentos. A carga no deve obstruir o funcionamento dos pedais, do travo de mo e do selector das mudanas nem deve restringir a liberdade de movimentos do condutor. No colocar no interior objectos que no sejam presos. No conduzir com a bagageira aberta.

Voltar ao menu

90

Arrumao
Conduzir com carga no tejadilho aumenta a sensibilidade do veculo a ventos cruzados e afecta negativamente a manobrabilidade do veculo por aumentar o centro de gravidade do veculo. Distribuir a carga uniformemente e prend-la bem com cintas de fixao. Ajustar a presso dos pneus e a velocidade do veculo em conformidade com as condies de carga. Verificar e apertar as cintas frequentemente. A carga do tejadilho autorizada de 75 kg e 100 kg para Carrinhas com calhas de tejadilho. A carga no tejadilho o peso combinado da bagageira de tejadilho e da carga.

Carrinha: instalar uma rede de segurana quando so transportados objectos na bagageira. Fechar a cobertura da bagageira. Astra TwinTop: prestar ateno altura mxima de carga com o tejadilho aberto. No colocar objectos sobre ou perto da persiana da bagageira, na cobertura das barras extraveis de proteco no caso de capotamento ou atrs dos encostos de cabea traseiros. A carga til a diferena entre o peso bruto do veculo admissvel (ver placa de identificao do veculo 3 229) e a tara CE. Para calcular a tara CE, inserir os dados do seu veculo na Tabela de pesos, no incio deste manual. A tara CE inclui pesos do condutor (68 kg), bagagem (7 kg) e todos os fluidos (depsito 90% cheio). O equipamento opcional e os acessrios aumentam a tara.

Voltar ao menu

Instrumentos, elementos de manuseamento

91

Instrumentos, elementos de manuseamento


Comandos ................................... 91 Luzes de aviso, indicadores de nvel e indicadores ....................... 98 Mostradores de informao ....... 108 Mensagens de falha .................. 115 Conta-quilmetros parcial .......... 119

Comandos
Ajuste do volante

Telecomandos no volante

Destrancar a alavanca, ajustar o volante, e depois engatar a alavanca e certificar-se que fica totalmente trancada. Ajustar o volante apenas quando o veculo estiver parado e o volante tiver sido destrancado.

O Sistema de informao e lazer e o Info-Display podem ser accionados utilizando os comandos no volante. Para mais informaes consultar o manual do Sistema de informao e lazer.

Voltar ao menu

92

Instrumentos, elementos de manuseamento

Buzina

Limpa pra-brisas e lava pra-brisas


Limpa-pra-brisas

Percorrer as vrias etapas do limpa-pra-brisas empurrando a alavanca para alm do ponto de resistncia e mantendo. Ouvir-se- um sinal acstico em . No utilizar se o pra-brisas estiver congelado. Desligar em estaes de lavagem automtica. Intervalo ajustvel do limpa pra-brisas

Premir j. A alavanca volta sempre posio original. & = Rpido % = Lento $ = Limpeza com passagem intermitente regulvel = Desligar Para uma s passagem com o limpa-pra-brisas desligado, pressionar a alavanca para baixo. Para definir o intervalo do limpa-pra-brisas para um valor entre 2 e 15 segundos: Ligar a ignio, deslocar a alavanca para baixo
Voltar ao menu

Instrumentos, elementos de manuseamento


a partir da posio , esperar o tempo de intervalo pretendido e levantar a alavanca para $. Depois de ligar a ignio e de colocar a alavanca em $, o intervalo definido para 6 segundos. Limpeza automtica com sensor de chuva O sensor de chuva detecta a quantidade de gua no pra-brisas e regula automaticamente a frequncia das passagens do limpa pra-brisas.

93

Lava-pra-brisas

Manter o sensor sem p, sujidade e gelo. $ = Limpeza automtica com sensor de chuva

Puxar alavanca. O pra-brisas pulverizado com lquido do limpa vidros e o limpa-vidros efectua algumas passagens. Se as luzes estiverem acesas, os faris tambm so pulverizados com lquido do limpa-vidros. O sistema de lava-faris fica ento inoperacional durante 2 minutos.

Voltar ao menu

94

Instrumentos, elementos de manuseamento


Desligar em estaes de lavagem automtica. O limpa-vidros do culo traseiro ligado automaticamente quando o limpa-pra-brisas ligado e se engatar a marcha-atrs. Se a temperatura exterior descer para 3 C, o smbolo : acende-se no Triple-Info-Display ou no Board-Info-Display indicando a possibilidade de formao de gelo na estrada. O : permanece aceso at a temperatura subir pelo menos para os 5 C.

Limpa-vidros do culo traseiro e lava-vidros do culo traseiro

Temperatura exterior

Empurre a alavanca para a frente. O limpa-vidros traseiro efectua passagens intermitentes. Desligar empurrando a alavanca novamente para a frente. Se a alavanca for mantida para a frente, o culo traseiro pulverizado com lquido do limpa-vidros. No utilizar se o culo traseiro estiver congelado.

Qualquer descida de temperatura ser indicada de imediato e uma subida de temperatura ser comunicada aps um curto espao de tempo.

Em veculos com Graphic-Info-Display ou Color-Info-Display, surgir uma mensagem de aviso no mostrador indicando a possibilidade de formao de gelo na estrada. Abaixo de -5 C no haver qualquer mensagem.
Voltar ao menu

Instrumentos, elementos de manuseamento


9 Aviso
Pode j haver gelo na estrada, apesar de o visor indicar alguns graus acima dos 0 C. Para acertar a hora, manter o boto de acertar a hora no painel de instrumentos premido durante cerca de 2 segundos. Uma presso breve estabelecer o valor intermitente. Manter novamente o boto premido durante 2 segundos para passar unidade seguinte e para sair do modo de definio. Sincronizao automtica da hora O sinal RDS da maior parte dos transmissores VHF acerta a hora automaticamente, sendo identificado por } no mostrador. Alguns transmissores no enviam o sinal de hora correcto. Nesses casos, recomendamos que se desligue a sincronizao automtica da hora. Activar o modo de acerto e avanar para o acerto do ano. Manter o boto premido durante cerca de 3 segundos at } piscar no mostrador e at "RDS TIME" surgir no mostrador. A funo activada (RDS TIME 1) ou desactivada (RDS TIME 0) com o boto ;. Sair do modo de acerto com o boto .
Voltar ao menu

95

Tomadas
Alguns veculos esto equipados com uma tomada para ligao de acessrios elctricos, no lugar do isqueiro.

Relgio
A data e a hora so apresentado no Info-Display. Board-Info-Display 3 108, Graphic-Info-Display, Color-Info-Display 3 111.

Acertar a data e a hora no Triple-Info-Display

96

Instrumentos, elementos de manuseamento


No ligar quaisquer acessrios de fornecimento de corrente, por exemplo aparelhos de carregamento elctrico ou baterias. No danificar as tomadas elctricas utilizando fichas incorrectas.

Isqueiro

As carrinhas no esto equipadas com tomada de acessrios adicionais na bagageira. Ligar acessrios elctricos com o motor desligado descarregar a bateria. No exceder o consumo mximo de 120 watts. Os acessrios elctricos ligados na tomada devem respeitar os requisitos de compatibilidade electromagntica da DIN VDE 40 839.

Premir o isqueiro. Desliga-se automaticamente quando a resistncia estiver incandescente. Puxar o isqueiro para fora.

Cinzeiros
Ateno
O isqueiro encontra-se atrs da tampa do cinzeiro. Premir a tampa do cinzeiro para abrir. A utilizar apenas para cinza e no para lixos combustveis.

Voltar ao menu

Instrumentos, elementos de manuseamento


Cinzeiro, dianteira
Para esvaziar, segurar em ambos os lados do elemento do cinzeiro e puxar para cima.

97

Cinzeiro, traseira

Premir a tampa do cinzeiro para abrir.

Para esvaziar, pressionar a mola e puxar o cinzeiro na vertical para trs.

Puxar para fora empurrando num dos lados.

Voltar ao menu

98

Instrumentos, elementos de manuseamento

Luzes de aviso, indicadores de nvel e indicadores


Conjunto de instrumentos
Em algumas verses, os ponteiros dos instrumentos rodam por breve perodo para o fim dos mostradores quando se liga a ignio.

Conta-quilmetros

Conta-rotaes

Velocmetro
A linha inferior indica a distncia registada. Exibe a velocidade do motor. Conduzir de forma a que as rotaes do motor sejam sempre as mais baixas possvel.

Conta-quilmetros parcial
A linha superior indica os quilmetros percorridos desde a ltima colocao a zero. Para colocar a zero, pressionar o boto de reposio durante alguns segundos com a ignio ligada. Indica a velocidade do veculo.

Ateno
Se o ponteiro estiver na zona vermelha de perigo porque se excedeu as rotaes mximas permitidas do motor. Motor em risco.

Voltar ao menu

Instrumentos, elementos de manuseamento

99

Indicador de combustvel

especificada, consoante a quantidade de combustvel ainda existente no depsito.

Visualizao do servio

de aviso acendem por breves instantes para efeitos de teste de funcionalidade. As cores dos indicadores de controlo tm o seguinte significado: Vermelho = Perigo, aviso importante, Amarelo = Aviso, informao, avaria, Verde = Confirmao de activao, Azul = Confirmao de activao.

Indica o nvel do combustvel no depsito, consoante o modo de funcionamento. O indicador de controlo Y acende-se se o nvel de combustvel no depsito estiver baixo. Reabastecer o veculo imediatamente se piscar. Nunca deixar o depsito ficar totalmente vazio. A quantidade necessria para atestar o veculo pode ser inferior capacidade do depsito

A mensagem InSP surge quando estiver na altura de assistncia. Informaes adicionais 3 224.

Luzes de aviso
As Luzes de aviso descritas no fazem parte de todos os veculos. A descrio aplica-se a todas as verses de instrumentos. Quando se liga a ignio, a maior parte das luzes
Voltar ao menu

100

Instrumentos, elementos de manuseamento

Voltar ao menu

Instrumentos, elementos de manuseamento

101

Indicador de mudana de direco


O acende-se ou pisca a verde.

Acende-se

Depois de ligar a ignio at se apertar o cinto de segurana.

Acende-se

Pisca

O indicador de controlo acende por breves instantes quando se acendem as luzes de presena.

Depois do arranque at se apertar o cinto de segurana. Apertar o cinto de segurana 3 57.

no banco do passageiro da frente. Os sistemas podem no ser accionados em caso de acidente. O accionamento dos pr-tensores dos cintos, airbags ou barras extensveis de proteco em caso de capotamento indicado quando v permanece aceso.

Pisca

O indicador de controlo pisca se se acender o indicador de mudana de direco ou sinais de aviso de perigo. Pisca rpido: avaria de um indicador de mudana de direco ou fusvel associado; avaria de indicador de mudana de direco em reboque. Substituio de lmpadas 3 180. Fusveis 3 196. Indicadores de mudana de direco 3 127.

Airbags, pr-tensores dos cintos e barras de proteco em caso de capotamento


v acende-se a vermelho. Quando se liga a ignio, o indicador de controlo acende-se durante cerca de 4 segundos. Se no se acender, no se apagar dentro de 4 segundos ou se acender durante a conduo, isso indica que existe uma avaria no pr-tensor do cinto, nos airbags, as barras extensveis de proteco em caso de capotamento ou no identificador de lugar ocupado

9 Aviso
Reparar a avaria imediatamente numa oficina. Sistema de airbag, pr-tensores dos cintos 3 59, 3 56

Identificador de lugar ocupado no banco do passageiro da frente


y acende-se ou pisca a amarelo.

Aviso de cinto de segurana


X acende-se ou pisca a vermelho.

Aceso

Se o veculo estiver equipado com identificador de lugar ocupado no banco do passageiro da frente, y
Voltar ao menu

102

Instrumentos, elementos de manuseamento


9 Perigo
Indicador de controlo a piscar durante a conduo sinal de avaria. Reparar a avaria imediatamente numa oficina. Sistema de segurana para crianas com emissores-receptores 3 69.

acende-se durante cerca de 4 segundos depois de se ligar a ignio. Se for detectado um sistema de segurana para crianas com emissores-receptores, y permanece aceso. S ento que se poder utilizar um sistema de segurana para crianas com emissores-receptores no banco do passageiro dianteiro j que o sistema de airbags do passageiro dianteiro estar desactivado 3 62.

Luz indicadora de avaria


Z acende-se ou pisca a amarelo. Acende-se quando se liga a ignio e apaga-se pouco depois de o motor entrar em funcionamento.

Acende-se quando o motor est a trabalhar


Avaria no sistema de controlo de emisses. Os limites de emisses permitidos podero ser excedidos. Recorrer ajuda de uma oficina imediatamente.

Sistema de carga
p acende-se a vermelho. Acende-se quando se liga a ignio e apaga-se pouco depois de o motor entrar em funcionamento.

9 Perigo
Se estiver montado um sistema de segurana para crianas e o indicador de controlo no se acender durante a conduo, os airbags dianteiro e lateral do banco do passageiro dianteiro no esto desactivados.

Pisca quando o motor est a trabalhar

Acende-se quando o motor est a trabalhar

Pisca

Avaria no sistema ou sistema de segurana para crianas com emissores-receptores avariado ou mal montado 3 62.

Parar, desligar o motor. A bateria no est a carregar. O arrefecimento do motor pode ser interrompido. Em motores a diesel, o servofreio pode deixar de ser alimentado. Recorrer ajuda de uma oficina.

Avaria que pode levar a danos no catalisador. Reduzir a acelerao at a luz deixar de piscar. Recorrer ajuda de uma oficina imediatamente.

Indicao do prximo servio


A acende-se ou pisca a amarelo.

Voltar ao menu

Instrumentos, elementos de manuseamento


Acende-se quando o motor est a trabalhar
Avaria nos sistemas electrnicos da caixa de velocidades ou motor 3 153, 3 158. Os sistemas electrnicos passam para um programa de funcionamento de emergncia. O consumo de combustvel pode aumentar e a manobrabilidade do veculo pode ser reduzida. Se a avaria persistir depois de voltar a ligar o motor, dirigir-se a uma oficina. Se o indicador de controlo continuar a piscar, tentar pr o motor a trabalhar utilizando a chave sobresselente e procurar ajuda numa oficina.

103

Pisca

Sistema de traves e da embraiagem


R acende-se ou pisca a vermelho.

Aceso

Acende-se juntamente com InSP4 no mostrador de servio


Dirigir-se a uma oficina para purgar o filtro do combustvel diesel 3 117.

Acende-se depois de se ligar a ignio se o travo de mo estiver accionado 3 160. Acende-se quando se destrava o travo de mo se o nvel do leo dos traves e da embraiagem estiver demasiado baixo 3 178.

Em veculos com caixa de velocidades manual robotizada, pisca durante alguns segundos quando se desliga a ignio se o travo de mo no estiver aplicado. Em veculos com caixa de velocidades manual robotizada, pisca quando se abre a porta do condutor se no houver uma mudana engatada e se o travo de mo no estiver aplicado.

Sistema de travagem antibloqueio (ABS)


u acende-se a vermelho. Acende-se durante alguns segundos depois de ligar a ignio. O sistema est pronto a funcionar quando o indicador de controlo se apagar. Se o indicador de controlo no se apagar aps alguns segundos, ou se se acender durante a conduo, existe uma avaria no ABS. O sistema de traves mantm-se operacional mas sem regulao ABS.
Voltar ao menu

Pisca com a ignio ligada

9 Aviso
Parar. No prosseguir viagem. Consultar uma oficina.

Avaria no sistema do imobilizador. No possvel ligar o motor 3 33. Desligar a ignio e repetir o processo de arranque.

104

Instrumentos, elementos de manuseamento


Pisca Acende-se durante a conduo

Sistema de travagem antibloqueio 3 160.

Modo Sport
1 acende-se a amarelo. O smbolo acende-se quando o Modo Sport estiver ligado 3 152, 3 157.

Modo de Inverno
T acende-se a amarelo. O smbolo acende-se quando o modo de Inverno estiver ligado 3 152, 3 157.

Avaria devido a sensores sujos ou cobertos de gelo ou neve. ou Interferncia devido a fontes de ultra-sons externas. Assim que se eliminar a fonte de interferncia, o sistema funcionar normalmente. Sensores de estacionamento ultra-snicos 3 165.

O sistema desligado ou h uma avaria. possvel continuar a conduzir. A estabilidade da conduo pode, no entanto, deteriorar consoante as condies da superfcie da estrada. Reparar a avaria numa oficina. ESPPlus 3 161.

Programa electrnico de estabilidade


v pisca ou acende-se a amarelo. Acende-se durante alguns segundos quando se liga a ignio.

Temperatura do lquido de arrefecimento do motor


W acende-se a vermelho.

Sensores de estacionamento ultrasnicos


r acende-se ou pisca a amarelo.

Acende-se quando o motor est a trabalhar


Parar, desligar o motor.

Pisca durante a conduo

Acende-se

Avaria no sistema. Reparar a avaria numa oficina.

O sistema est activo. A potncia do motor pode diminuir e o veculo pode ser ligeiramente travado automaticamente 3 161.

Ateno
Temperatura do lquido de arrefecimento demasiado elevada. Verificar o nvel do lquido de arrefecimento imediatamente 3 177.
Voltar ao menu

Instrumentos, elementos de manuseamento


Se existir lquido de arrefecimento suficiente, consultar uma oficina.

105

Filtro de partculas diesel e pr-incandescncia


! acende-se ou pisca a amarelo.

Sistema de controlo da perda de presso dos pneus e Sistema de controlo da presso dos pneus
w acende-se ou pisca a vermelho ou amarelo.

Sistema de deteco de desinsuflao 3 207, sistema de controlo da presso dos pneus 3 206.

Acende-se

Pr-aquecimento activado. S activado quando a temperatura exterior for baixa.

Indicador de controlo acende-se a vermelho


Perda da presso dos pneus. Parar imediatamente e verificar as presso dos pneus. Em caso de pneus Run-Flat no se deve ultrapassar a velocidade mxima de 80 km/h 3 204.

Sistema de conduo interactivo, controlo de amortecimento contnuo, Modo Sport


IDS+ acende-se a amarelo. Acende-se quando se liga a ignio e apaga-se pouco depois de o motor entrar em funcionamento. H avaria no sistema se se acender durante a conduo. Reparar a avaria numa oficina. IDSPlus 3 162, CDC 3 163, Modo Sport 3 162.

Pisca

em veculos equipados com filtro de partculas diesel. O indicador de controlo ! pisca se o filtro precisar de ser limpo e as condies de conduo verificadas anteriormente no tiverem permitido a limpeza automtica. Continuar a conduzir e se possvel no deixar que a velocidade do motor baixe para menos de 2000 rpm. O indicador de controlo ! apaga assim que a operao de auto-limpeza estiver concluda. Filtro de partculas diesel 3 148.

Indicador de controlo acende-se a amarelo


Avaria no sistema ou pneu montado sem sensor de presso (p. ex. roda sobresselente). Consultar uma oficina.

Presso do leo de motor


I acende-se a vermelho. Acende-se quando se liga a ignio e apaga-se pouco depois de o motor entrar em funcionamento.

Pisca

Pisca trs vezes para indicar a inicializao do sistema.

Voltar ao menu

106

Instrumentos, elementos de manuseamento


9 Aviso
Quando o motor est desligado, necessria mais fora para travar e mexer a direco. No retirar a chave enquanto o veculo no estiver parado, caso contrrio a tranca da direco poder engatar inesperadamente. Verificar o nvel do leo antes de procurar ajuda numa oficina 3 176.

Acende-se quando o motor est a trabalhar


Ateno
A lubrificao do motor pode ser interrompida. Isso pode resultar em danos no motor e/ou em bloqueio das rodas motrizes. 1. Pressione a embraiagem. 2. Seleccionar ponto morto, colocar a alavanca selectora em N. 3. Sair da faixa de rodagem o mais rapidamente possvel sem impedir a circulao de outros veculos. 4. Desligar a ignio.

Nvel baixo de combustvel


Y acende-se ou pisca a amarelo.

Acende-se

O nvel do depsito de combustvel demasiado baixo.

Pisca

Nvel do leo de motor baixo


S acende-se a amarelo. O nvel do leo de motor verificado automaticamente.

Sem combustvel. Reabastecer imediatamente. Nunca deixar o depsito ficar totalmente vazio. Catalisador 3 149. Purgar o sistema de combustvel diesel 3 179.

Sistema Open & Start


0 acende-se ou pisca a amarelo.

Acende-se quando o motor est a trabalhar


Nvel do leo de motor baixo. Verificar o nvel do leo de motor e atestar conforme necessrio 3 176.

Pisca

A chave electrnica j no est dentro do raio de aco do habitculo. No possvel ligar o motor. Premir o boto Start/Stop durante mais um pouco de tempo para desligar a ignio. ou
Voltar ao menu

Instrumentos, elementos de manuseamento


Avaria da chave electrnica. O funcionamento contnua a s ser possvel por funcionamento de emergncia. estiver premido. Se o pedal do travo no estiver premido, o indicador de controlo acende-se 3 155.

107

Acende-se

Luzes exteriores
8 acende-se a verde. Acende-se quando as luzes exteriores esto acesas 3 124.

Avaria no sistema. Tentar colocar em funcionamento com a chave sobresselente, comando ou por funcionamento de emergncia. Premir o boto Start/Stop durante mais um pouco de tempo para desligar a ignio. Recorrer ajuda de uma oficina. ou A tranca da direco continua activada. Rodar o volante ligeiramente e pressionar o boto Start/Stop. Sistema Open & Start 3 22.

Se o dispositivo de rotao da iluminao em curvas avariar, a luz de mdios correspondente desactivada e o farol de nevoeiro ligado. Recorrer ajuda de uma oficina.

Pisca

Faris de mximos
C acende-se a azul. Acende-se quando os mximos esto acesos ou quando se faz sinal de luzes 3 125.

Avaria no sistema. Consultar uma oficina imediatamente. O indicador de controlo B pisca durante cerca de 4 segundos depois de se ligar a ignio para lembrar que o sistema foi ligado 3 125. Iluminao dianteira adaptativa AFL 3 126.

Iluminao dianteira adaptativa


B acende-se ou pisca a amarelo.

Faris de nevoeiro
> acende-se a verde. Acende-se quando os faris de nevoeiro dianteiros esto acesos 3 128.

Aplicar o travo de p
j acende-se a amarelo. O motor com caixa de velocidades manual robotizada s pode ser posto a trabalhar se o pedal do travo

Acende-se

Avaria no sistema.

Farol traseiro de nevoeiro


r acende-se a amarelo.
Voltar ao menu

108

Instrumentos, elementos de manuseamento

Acende-se quando o farol traseiro de nevoeiro est aceso 3 128.

Mostradores de informao
Visor de informao tripla

Computador de bordo

Programador de velocidade
m acende-se a verde. Acende-se quando o sistema est ligado 3 163.

Porta aberta
Q acende-se a vermelho. Acende-se quando se abre uma porta ou a porta traseira. Apresenta a hora, a temperatura exterior e a data ou o Sistema de informao e lazer quando ligado. Quando a ignio estiver desligada, pode ver-se a hora, data e temperatura exterior premido por breves instantes um dos dois botes existentes por baixo do mostrador. Apresenta a hora, a temperatura exterior e a data ou informao sobre o Sistema de informao e lazer.

Seleccionar funes

Pode aceder-se s funes e definies do Sistema de informao e lazer atravs do mostrador de informao de bordo. Para tal utilizam-se os menus e os botes do Sistema de informao e lazer.

Voltar ao menu

Instrumentos, elementos de manuseamento


Se no se accionar nada dentro de 5 segundos, os menus so automaticamente encerrados. Seleccionar utilizando os botes do Sistema de informao e lazer Seleccionar utilizando a roda de ajuste esquerda no volante

109

Definies do sistema

No Configurao menu, utilizar o boto OK para aceder funo pretendida. Utilizar os botes de setas para alterar as definies. No CB menu, utilizar o boto OK para aceder funo pretendida. Utilizar o boto OK para fazer funcionar o cronmetro ou para reiniciar a medio e o clculo.

Premir a roda de ajuste para abrir o menu CB. No menu CB pressionar para fazer funcionar o cronmetro ou para reiniciar a medio e o clculo. Rodar a roda de ajuste para aceder funo pretendida.

Premir o boto Settings do Sistema de informao e lazer. O item de menu Audio ento abre-se. Aceder System com o boto da seta para a esquerda e seleccionar com o boto OK.

Voltar ao menu

110

Instrumentos, elementos de manuseamento


Acertar data e hora Seleco do idioma

Sincronizao automtica da hora

O sinal RDS da maior parte dos transmissores VHF acerta a hora automaticamente. Isso pode ser identificado por } no mostrador. Alguns transmissores no enviam o sinal de hora correcto. Nesses casos, recomendamos que se desligue a sincronizao automtica da hora. Desactivar (Clock Sync.Off) ou activar (Clock Sync.On) a sincronizao automtica da hora com os botes de setas.

O valor a alterar assinalado com setas. Utilizar os botes de setas para proceder ao acerto pretendido. Lgica de ignio Consultar o manual do Sistema de informao e lazer.

O idioma do mostrador pode ser seleccionado para algumas funes. Seleccionar o idioma necessrio com os botes de setas.

Voltar ao menu

Instrumentos, elementos de manuseamento


Definir unidades de medida

111

Mostrador de informao grfica, Mostrador de Informao a cores

O tipo de informao e a forma como apresentada depende do equipamento do veculo e das definies efectuadas.

Seleccionar funes

Seleccionar a unidade de medida pretendida com os botes de setas. Indica a hora, temperatura exterior, data ou informao do sistema de informao e lazer (quando ligado) e informao do Sistema de ar condicionado de comando electrnico. O Color-Info-Display apresenta a informao a cores.

As funes e as definies do sistema de informao e lazer e do sistema de ar condicionado de comando electrnico so acedidas atravs do mostrador. As seleces so feitas atravs de menus e botes, do controlo multifunes do sistema de informao e lazer ou da roda de ajuste esquerda do volante.

Voltar ao menu

112

Instrumentos, elementos de manuseamento


Seleccionar com o controlo multifunes Seleccionar utilizando a roda de ajuste esquerda no volante

Seleccionar utilizando os botes do sistema de informao e lazer

Seleccionar itens de menu atravs dos menus e utilizando os botes do Sistema de informao e lazer. O boto OK utilizado para seleccionar o item realado ou confirmar um comando. Para sair de um menu, pressionar o boto da seta para a direita ou esquerda at Voltar ou Main aparecer e seleccionar.

Rodar o controlo multifunes para realar os itens de menu ou comandos e para seleccionar as reas de funes. Premir o controlo multifunes para seleccionar o item realado ou confirmar um comando. Para sair de um menu, rodar o controlo multifunes at Voltar ou Main aparecer e seleccionar.

Rodar para seleccionar um item de menu. Premir a roda de ajuste para seleccionar o item realado ou confirmar um comando.

Voltar ao menu

Instrumentos, elementos de manuseamento


reas de funes Definies do sistema
Acertar data e hora

113

Para cada rea de funes existe uma pgina principal (Main), que seleccionada na parte superior do mostrador (no com o Sistema de informao e lazer CD 30 nem com o Portal do telemvel): Sistema udio, Sistema de navegao, Telefone, Computador de bordo.

Premir o boto Main do Sistema de informao e lazer. Premir o boto Settings no Sistema de informao e lazer. No caso do Sistema de informao e lazer CD 30, no se pode seleccionar qualquer menu.

Seleccionar o item de menu Hora, data no menu Configurao. Seleccionar os itens de menu pretendidos e proceder s definies. Sincronizao automtica da hora O sinal RDS da maior parte dos transmissores VHF acerta a hora automaticamente. Alguns transmissores no enviam o sinal de hora correcto. Nesses casos, recomendamos que se desligue a sincronizao automtica da hora.
Voltar ao menu

114

Instrumentos, elementos de manuseamento


Seleccionar o idioma pretendido. Definir unidades de medida

Nos sistemas de informao e lazer com sistema de navegao, a hora e a data so tambm harmonizadas depois de receber um sinal de satlite GPS. A funo activada assinalando o campo em frente de Sincron. automtica tempo no menu Hora, data. Seleco do idioma

A seleco indicada por um 6 em frente do item de menu. Nos sistemas com voz, quando se altera o idioma do mostrador o sistema pergunta se o idioma de voz tambm deve ser alterado consultar o manual do Sistema de informao e lazer. O idioma do mostrador pode ser seleccionado para algumas funes. Seleccionar o item de menu Idioma no menu Configurao.

Seleccionar o item de menu Unidades no menu Configurao. Seleccionar a unidade pretendida. As seleces so indicadas por um o em frente do item de menu.

Voltar ao menu

Instrumentos, elementos de manuseamento


Ajustar o contraste (Graphic-Info-Display) Sempre design Dia texto a preto ou a cores em fundo claro. Sempre design Noite texto a branco ou a cores em fundo escuro. A seleco indicada por um o em frente do item de menu. Lgica de ignio Consultar o manual do Sistema de informao e lazer.

115

Mensagens de falha
Mensagens do veculo
As mensagens so dadas atravs de um painel de instrumentos ou atravs de avisos e sinais auditivos. As mensagens de verificao do sistema aparecem no Info-Display. Algumas aparecem abreviadas. Confirmar as mensagens de aviso com o boto multifunes 3 108, 3 111

Sinais sonoros de aviso


Seleccionar o item de menu Contraste no menu Configurao. Confirmar a definio pretendida. Definir o modo de visualizao O brilho do mostrador depende da iluminao do veculo. Pode proceder-se s seguintes definies adicionais: Seleccionar o item de menu Dia / Noite no menu Configurao. Automtico As cores so adaptadas s luzes exteriores.

Ao ligar o motor ou durante a conduo

Se a chave electrnica no estiver presente ou no for reconhecida. Se o cinto de segurana no estiver apertado. Se uma das portas ou a porta traseira no estiver bem fechada no arranque. Se se exceder determinada velocidade com o travo de mo aplicado.
Voltar ao menu

116

Instrumentos, elementos de manuseamento


Ao fazer funcionar o tejadilho desdobrvel
Trs indicadores acsticos durante o funcionamento do tejadilho ou do auxiliar de carga do veculo se o estore da bagageira no estiver fixo. Trs indicadores acsticos durante o funcionamento do tejadilho se a temperatura exterior for inferior a -20 C, se a tenso da bateria do veculo estiver demasiado fraca ou o sistema estiver em sobrecarga. Aviso acstico contnuo durante o funcionamento do tejadilho se as barras de proteco em caso de capotamento tiverem disparado. Aviso acstico contnuo que comea um minuto antes do fim do tempo de espera de 9 minutos com o tejadilho em posio intermdia ou o auxiliar de carga do veculo em posio levantada. Aviso acstico persistente ao fechar a porta traseira, se o processo de baixar do auxiliar de carga do veculo no estiver completo ou tiver sido interrompido.
Voltar ao menu

Se a velocidade programada de fbrica for excedida. Se o veculo estiver equipado com caixa de velocidades manual robotizada e se abrir a porta do condutor com o motor a trabalhar, uma mudana estiver engatada e o pedal do travo no premido.

Quando o veculo estiver estacionado e se abrir a porta do condutor

Quando a chave estiver no interruptor da ignio. Com as luzes exteriores acesas. Com sistema Open&Start e caixa de velocidades automtica, se a alavanca selectora no estiver em P. Para caixa de velocidades robotizada, se o travo de mo no estiver aplicado e no houver mudana engatada quando o motor desligado.

Indicador acstico quando o tejadilho desdobrvel estiver totalmente aberto ou fechado. Indicador acstico quando o auxiliar elctrico de carga do veculo da bagageira estiver totalmente levantado ou baixado. Indicador acstico se a porta traseira no estiver fechada durante o funcionamento do tejadilho. Indicador acstico se a porta traseira no estiver totalmente aberta durante o funcionamento do auxiliar de carga do veculo da bagageira. Indicador acstico durante o funcionamento do tejadilho se o veculo ultrapassar os 30 km/h. Indicador acstico quando o veculo ultrapassa os 30 km/h se o tejadilho no estiver totalmente aberto ou fechado.

Instrumentos, elementos de manuseamento

117

Tenso da bateria
Bateria fraca no radiotelecomando ou na chave electrnica. Em veculos sem verificao do sistema, no mostrador do painel de instrumentos surge a mensagem InSP3. Substituir a bateria 3 21, 3 22.

Nvel de arrefecimento do motor

Iluminao
So monitorizadas luzes exteriores importantes, incluindo cabos e fusveis. Em modo de reboque, a iluminao do reboque tambm monitorizada. Os reboques com iluminao por LEDs tm de ter um adaptador que permita monitorizar essa iluminao como com lmpadas convencionais.

Interruptor das luzes dos traves


As luzes dos traves no se acendem durante a travagem. Reparar a avaria imediatamente numa oficina. Nvel de lquido baixo no sistema de arrefecimento do motor. Verificar o lquido de arrefecimento imediatamente 3 177.

Filtro de purga diesel


Se existir gua no filtro de combustvel diesel, no painel de instrumentos aparece a mensagem InSP4. Consultar uma oficina. Caso exista uma avaria nessa iluminao, o mostrador de informao indicar essa situao ou ento surgir a mensagem InSP2 no mostrador do painel de instrumentos.
Voltar ao menu

118

Instrumentos, elementos de manuseamento


Reduzir a velocidade e verificar a presso dos pneus assim que for possvel. Sistema de controlo da presso dos pneus 3 206. Verificar a presso dos pneus 3 205, 3 257. Informao 3 204. Sistema de controlo da presso dos pneus 3 206.

Alarme anti-roubo
Avaria no sistema de alarme anti-roubo. Reparar a avaria numa oficina.

Presso dos pneus

Nvel do lquido do limpa-vidros


Nvel baixo do lquido limpa-vidros. Atestar com lquido limpa-vidros 3 178.

Nos veculos com sistema de controlo da presso dos pneus, se a presso de um dos pneus for baixa o mostrador indicar qual o pneu que se deve verificar.

Se existir uma considervel perda de presso, aparece uma mensagem correspondente indicando qual o pneu afectado. Sair da faixa de rodagem o mais depressa possvel sem colocar em perigo os outros veculos. Parar e verificar os pneus. Montar a roda sobresselente 3 213. Se estiverem montados pneus Run-Flat, a velocidade mxima de 80 km/h.
Voltar ao menu

Instrumentos, elementos de manuseamento

119

Conta-quilmetros parcial
Conta-quilmetros parcial no computador de bordo
Aceder aos dados pressionando o boto BC no Sistema de informao e lazer ou na roda de ajuste esquerda no volante. Alguma informao aparece no mostrador sob a forma abreviada. Depois de seleccionar uma funo udio, a linha inferior da funo do computador de bordo apresenta mais informao.

Consumo instantneo

Velocidade mdia

Indica a velocidade mdia. A medio pode ser colocada a zero em qualquer altura. As paragens durante o percurso em que se desligue a ignio no so includas nos clculos.

Distncia

Indica a distncia percorrida. A medio pode ser colocada a zero em qualquer altura. Indica o consumo instantneo. A velocidades baixas, o consumo por hora indicado.

Autonomia

Consumo mdio

Indica o consumo mdio. A medio pode ser colocada a zero em qualquer altura.

Consumo absoluto

Indica o combustvel consumido. A medio pode ser colocada a zero em qualquer altura.

Voltar ao menu

120

Instrumentos, elementos de manuseamento


Cronmetro
Distncia, Cronmetro. Seleccionar a informao do computador de bordo pretendida 3 108. Para reiniciar, pressionar o boto OK ou a roda de ajuste esquerda no volante durante aproximadamente 2 segundos.

A quilometragem possvel com o actual combustvel calculada com base no contedo do depsito de combustvel no momento e no consumo actual. O mostrador apresenta valores mdios. Depois de reabastecer, a quilometragem possvel com o actual combustvel actualizada automaticamente aps um curto espao de tempo. Quando o nvel de combustvel no depsito estiver baixo, aparece a mensagem Autonomia no mostrador. Quando o depsito estiver quase vazio, aparece a mensagem Abastecer no mostrador.

Seleccionar a funo. Premir o boto OK ou a roda de ajuste esquerda no volante para iniciar ou parar o cronmetro.

Conta-quilmetros parcial no mostrador de informao grfica ou no mostrador de informao a cores


A pgina principal do computador de bordo d informao sobre a autonomia, consumo actual e consumo mdio de CB 1. Para visualizar outros dados do computador de bordo, pressionar o boto CB no sistema de informao e lazer, seleccionar o menu do computador de bordo a partir do mostrador ou pressionar a roda de ajuste esquerda no volante.
Voltar ao menu

Reiniciar o computador de bordo

Pode reiniciar-se a medio ou clculo da informao seguinte do computador de bordo: Consumo mdio, Consumo absoluto, Velocidade mdia,

Instrumentos, elementos de manuseamento


Seleccionar CB 1 ou CB 2 no menu do computador de bordo.

121

Consumo instantneo

Autonomia

Indicao do consumo instantneo. A velocidades baixas, o consumo por hora indicado.

A quilometragem possvel com o actual combustvel calculada com base no contedo do depsito de combustvel no momento e no consumo actual. O mostrador apresenta valores mdios. Depois de reabastecer, a autonomia actualizada automaticamente aps um curto espao de tempo.

Quando o nvel de combustvel no depsito estiver baixo, aparece a mensagem Autonomia no mostrador. Quando o depsito estiver quase vazio, aparece a mensagem Por favor abastecer no mostrador. O sistema de navegao ajud-lo- a encontrar a estao de servio mais prxima. Consultar o manual de informao e lazer para mais informaes.

Distncia

Indica a distncia percorrida. A medio pode ser colocada a zero em qualquer altura.

Velocidade mdia

Indica a velocidade mdia. A medio pode ser colocada a zero em qualquer altura.

Voltar ao menu

122

Instrumentos, elementos de manuseamento

As paragens durante o percurso em que se desligue a ignio no so includas nos clculos.

Consumo absoluto

Indica o combustvel consumido. A medio pode ser colocada a zero em qualquer altura.

Consumo mdio

Indica o consumo mdio. A medio pode ser colocada a zero em qualquer altura.

Reiniciar o computador de bordo

Pode reiniciar-se a medio ou clculo da informao seguinte do computador de bordo: Distncia, Velocidade mdia, Consumo absoluto, Consumo mdio. Seleccionar CB 1 ou CB 2 no menu Comput. de bordo.

A informao dos dois computadores de bordo pode ser colocada a zero em separado, permitindo avaliar os dados de diferentes perodos de tempo. Seleccionar a informao do computador de bordo pretendido e confirmar.

Para colocar a zero toda a informao de um computador de bordo, seleccionar o item de menu Todos val..

Voltar ao menu

Instrumentos, elementos de manuseamento

123

Cronmetro

Tempo marcha sem parag.

registado o tempo que o veculo estiver em movimento. O tempo de paragem no includo.

Presso dos pneus

Tempo marcha com parag.

registado o tempo que o veculo estiver em movimento. O tempo que o veculo estiver parado com a ignio ligada includo.

Tempo de marcha
Seleccionar o item de menu Temporizador no menu Comput. de bordo. Para iniciar, seleccionar o item de menu Start. Para parar, seleccionar o item de menu Paragem. Para colocar a zero, seleccionar o item de menu Reset. O mostrador do cronmetro relevante pode ser seleccionado no menu Opes:

medido o tempo desde a activao manual com Start at desactivao manual com Reset.

Seleccionar o menu Pneus no menu Comput. de bordo. indicada a presso actual de cada pneu. Informaes adicionais 3 206.

Voltar ao menu

124

Iluminao

Iluminao
Iluminao exterior .................... 124 Iluminao do habitculo ........... 129 Caractersticas de iluminao . . . 130

Iluminao exterior
Interruptor das luzes

Controlo automtico das luzes

Rodar o interruptor dos faris: 7 = Desligar 8 = Luzes laterais 9 = Faris Indicador de controlo 8 3 107. Se se desligar a ignio com os faris acesos, apenas as luzes de presena permanecero acesas.

Interruptor dos faris definido para AUTO: Quando o motor est a trabalhar, os faris acendem-se quando houver pouca iluminao exterior. Por razes de segurana, o interruptor dos faris deve permanecer sempre na posio AUTO. Deslocar o interruptor dos faris para 9 se houver pouca visibilidade devido a nevoeiro ou neblina.
Voltar ao menu

Iluminao

125

Mximos

Regulao do alcance dos faris


Regulao manual do alcance dos faris

2 = todos os bancos ocupados e bagageira carregada 3 = banco do condutor ocupado e bagageira carregada Veculos com sistema de controlo de nvel automtico 0 = bancos dianteiros ocupados 1 = todos os bancos ocupados 1 = todos os bancos ocupados e bagageira carregada 2 = banco do condutor ocupado e bagageira carregada

Para mudar de mdios para mximos, empurrar a alavanca. Para mudar para mdios, empurrar a alavanca de novo ou puxar.

Regulao automtica do alcance dos faris

Sinal de luzes
Para fazer sinal de luzes, puxar a alavanca.

Adaptar o alcance dos faris carga do veculo para evitar encandeamento: Premir o boto para desengatar e rodar para a posio pretendida. Veculos sem sistema de controlo de nvel automtico 0 = bancos dianteiros ocupados 1 = todos os bancos ocupados

O alcance dos faris regulado automaticamente com base na carga do veculo.

Faris na conduo no estrangeiro


O feixe dos faris assimtrico aumenta a visibilidade na beira da estrada do lado do passageiro. Contudo, ao conduzir em pases em que a conduo se faa do lado oposto da estrada, regular os faris
Voltar ao menu

126

Iluminao
Em veculos sem comando automtico das luzes, tem de ligar-se 9 quando comea a ficar escuro para iluminao do painel de instrumentos. As luzes de circulao luz do dia apagam quando se desliga a ignio.

para evitar encandeamento de veculos em circulao em sentido oposto.

Iluminao em curvas

Veculos com sistema de faris de halognio


Proceder ao ajuste dos faris numa oficina.

Veculos com iluminao dianteira adaptativa

Adaptar o foco do feixe dos faris: 1. Puxar alavanca e manter. 2. Ligar a ignio. 3. Ouve-se um sinal acstico aps aproximadamente 3 segundos. Indicador de controlo B 3 107.

Iluminao dianteira adaptativa


A iluminao dianteira adaptativa com faris de bi-xnon aumenta a iluminao em curvas e aumenta o alcance dos faris. O feixe de luz roda com base na posio do volante e na velocidade.

Iluminao em auto-estrada

Luzes de conduo diurna


Com a ignio ligada e o interruptor dos faris na posio 7 ou AUTO, as luzes de presena esto ligadas. Quando o motor est a trabalhar, os faris esto acesos.

A velocidades mais elevadas e em conduo contnua em frente, o feixe eleva-se automaticamente um pouco, aumentando assim o alcance dos faris. Indicador de controlo B 3 107.

Voltar ao menu

Iluminao

127

Sinais de aviso de perigo

Indicadores de mudana de direco

voltar posio inicial, o indicador de mudana de direco apagar-se- automaticamente. Para trs piscadelas, p. ex. ao mudar de faixa, pressionar a alavanca at sentir resistncia e depois largar. Deslocar a alavanca at ao ponto de resistncia e manter para manter o indicador aceso por mais algum tempo. Desligar o indicador de mudana de direco manualmente deslocando a alavanca ligeiramente.

Accionado com o boto . Os sinais de aviso de perigo so accionados automaticamente se os airbags forem insuflados.

Alavanca para cima

= indicador de mudana de direco para a direita Alavanca = indicador de mudana para baixo de direco para a esquerda A alavanca volta sempre posio original. Se a alavanca for deslocada para l do ponto de resistncia, o indicador de mudana de direco fica ligado continuamente. Quando o volante

Faris de nevoeiro

Voltar ao menu

128

Iluminao

Os faris dianteiros de nevoeiro s podem ser ligados quando a ignio e os faris ou luzes de presena estiverem ligados. Accionado com o boto >.

Luzes de presena

Luzes traseiras de nevoeiro


A luz traseira de nevoeiro s pode ser ligada quando a ignio e os faris ou luzes de presena (com faris dianteiros de nevoeiro) estiverem ligados. Accionado com o boto r. A luz traseira de nevoeiro do veculo desactivada durante operaes de reboque.

Confirmado por um sinal e pelo indicador de controlo do indicador de mudana de direco correspondente. Para desligar, ligar a ignio ou deslocar a alavanca do indicador de mudana de direco na direco oposta.

Luzes de marcha-atrs
As luzes de marcha-atrs acendem quando a ignio est ligada e a marcha-atrs seleccionada. Quando o veculo estiver estacionado, pode acender-se a luz de presena de um dos lados: 1. Colocar o interruptor dos faris em 7 ou AUTO. 2. Ignio desligada. 3. Deslocar a alavanca do indicador de mudana de direco totalmente para cima (luz de presena direita) ou para baixo (luz de presena esquerda).

Coberturas das luzes embaciadas


O interior das coberturas das luzes pode embaciar-se por breves instantes em condies de tempo frio e hmido, com chuva forte ou depois da lavagem. O embaciamento desaparece rapidamente por si s; para ajudar a desembaciar, ligar os faris.

Voltar ao menu

Iluminao

129

Iluminao do habitculo
Controlo de iluminao do painel de instrumentos

Luzes do habitculo
Durante a entrada e sada do veculo, as luzes dianteira e central de cortesia acendem automaticamente e depois apagam passado algum tempo.

Luzes de cortesia e luzes de leitura traseiras

Luz de cortesia dianteira

A iluminao pode ser ajustado quando as luzes exteriores esto acesas: Premir o boto k para desengatar e depois rodar e manter at se obter a iluminao pretendida.

Accionadas por interruptor. I = ligado 0 = desligar centro = automtica Accionada com o boto c.

Voltar ao menu

130

Iluminao

Luzes de leitura

Caractersticas de iluminao
Iluminao da consola central
Luz de destaque na caixa do retrovisor interior. Iluminao da consola central regulada automaticamente e dependente da luz do dia.

Iluminao de sada no veculo

Accionadas pelos botes ou interruptores a. I = ligar 0 = desligar centro = automtica

Iluminao de entrada no veculo


Depois de destrancar o veculo, a iluminao do painel de instrumentos e as luzes das placas de matrcula acendem-se durante alguns segundos. Arranque 3 17. Os faris e as luzes de marcha-atrs acendem-se durante aproximadamente 30 segundos depois de o sistema ser activado e de se fechar a porta do condutor.

Palas de sol
A iluminao acende quando se abre a tampa.

Activao
1. Desligar a ignio. 2. Retirar a chave da ignio. 3. Abrir a porta do condutor.

Voltar ao menu

Iluminao
4. Puxar a alavanca do indicador de mudana de direco. 5. Fechar a porta do condutor. Se a porta do condutor no estiver fechada, as luzes apagam-se aps dois minutos. A iluminao desligada imediatamente se se puxar a alavanca do indicador de mudana de direco com a porta do condutor aberta.

131

Proteco para evitar a descarga da bateria


Para evitar que a bateria se descarregue, todas as luzes do habitculo so apagadas automaticamente aps 10 minutos quando se desliga a ignio.

Voltar ao menu

132

Sistema de informao e lazer

Sistema de informao e lazer


Introduo .................................. 132 Rdio ......................................... 132 Leitores de udio ....................... 133 Sistema de informao e lazer para os bancos traseiros ........... 133 Telemvel .................................. 134

Introduo
Funcionamento
O sistema de informao e lazer funciona conforme descrito no respectivo manual.

Rdio
Recepo de emissoras
A recepo de emissoras pode ser interrompida devido a electricidade esttica, rudos ou distoro mudanas de distncia do transmissor, recepo multitrajecto devido ao reflexo, ensombrecimento.

Voltar ao menu

Sistema de informao e lazer

133

Leitores de udio
Dispositivos auxiliares

Sistema de informao e lazer para os bancos traseiros


Sistema udio para os bancos traseiros

Esto disponveis duas ligaes para auscultadores, com comandos de volume independentes.

Uma fonte de udio externa, como por exemplo um leitor de CDs porttil, pode ser ligada na entrada AUX utilizando uma ficha de 3,5 mm. Manter sempre a entrada AUX limpa e seca.

Twin Audio permite escolher entre a fonte de udio do sistema de informao e lazer ou outra fonte de udio. S se pode controlar uma fonte de udio no actualmente activa no sistema de informao e lazer.

Voltar ao menu

134

Sistema de informao e lazer


Procurar aconselhamento sobre pontos de instalao de antena exterior ou de suportes de equipamento pr-determinados e sobre formas de utilizar dispositivos com potncia de transmisso superior a 10 watts. A utilizao de fixaes mos-livres sem antena exterior com normas de telemveis GSM 900/1800/1900 e UMTS s autorizada se a potncia mxima de transmisso do telemvel for de 2 watts para GSM 900 ou 1 watt para os outros tipos. Por razes de segurana, no utilizar o telefone durante a conduo. At a utilizao de um sistema mos-livres pode constituir uma distraco durante a conduo.

Telemvel
Equipamento de telemveis e rdio CB
Instrues de montagem e de funcionamento
Ao instalar e trabalhar com um telemvel, devem cumprir-se as instrues de montagem especficas do veculo e as instrues dos fabricantes do telemvel e do equipamento mos-livres. O no cumprimento dessas instrues pode invalidar a aprovao tipo do veculo (Directiva da UE 95/54/CE). Recomendaes para um funcionamento sem problemas: Uma antena exterior instalada profissionalmente para obter o mximo alcance possvel, Potncia mxima de transmisso de 10 watts, Instalao do telefone num local adequado; prestar ateno Nota relevante 3 59.

Ateno
Os telemveis e o equipamento rdio podem causar mau funcionamento nos sistemas electrnicos do veculo quando operados no interior do veculo sem antena exterior, excepto se cumprirem as normas acima referidas.

9 Aviso
Operar equipamento rdio e telemveis que no cumpram as normas de telemveis acima referidas s permitido com uma antena montada no exterior do veculo.
Voltar ao menu

Climatizao

135

Climatizao
Sistemas de climatizao .......... 135 Grelhas de ventilao ................ 142 Manuteno ............................... 143

Sistemas de climatizao
Sistema de aquecimento e ventilao

Distribuio do ar

L = para rea da cabea e espao para os ps M = para rea da cabea l = para pra-brisas e janelas das portas dianteiras J = para pra-brisas, janelas das portas dianteiras e espao para os ps K = para espao para os ps possvel proceder a definies intermdias.

Temperatura

Vermelho = Quente Azul = Frio O aquecimento s ser totalmente eficaz quando o motor tiver atingido a temperatura de funcionamento normal.

Comandos para: Distribuio do ar Temperatura Velocidade da ventoinha culo traseiro aquecido 3 38.

Velocidade da ventoinha

Ajustar o fluxo de ar regulando a ventoinha para a velocidade pretendida.

Voltar ao menu

136

Climatizao

Desembaciamento e descongelamento das janelas

Colocar o comando da distribuio do ar em l. Regular o comando da temperatura para o nvel de calor mximo. Regular a velocidade da ventoinha para o nvel mximo. Ligar o culo traseiro aquecido . Abrir as sadas de ar laterais conforme pretendido e direccion-las para as janelas das portas. Para aquecimento simultneo do espao para os ps, regular o comando da distribuio do ar para J.

Sistema de ar condicionado

ligeiramente acima do ponto de congelao. Por isso pode haver condensao e pingos por baixo do veculo. Se no for necessrio qualquer arrefecimento ou desumidificao, desligar o sistema de arrefecimento para poupar combustvel.

Sistema de recirculao do ar 4
Accionado com o boto 4.

9 Aviso
Para alm do sistema de aquecimento e ventilao, o sistema de ar condicionado possui: n = Arrefecimento 4 = Recirculao de ar accionado com o boto n e s funciona quando o motor e a ventoinha esto a trabalhar. O sistema de ar condicionado arrefece e desumidifica (seca) assim que a temperatura exterior est O movimento de ar fresco reduzido no modo de recirculao. No funcionamento sem arrefecimento a humidade do ar aumenta, pelo que os vidros podem embaciar-se. A qualidade do ar do habitculo deteriora-se e os ocupantes podem sentir sonolncia. Distribuio de ar para l: Recirculao de ar desactivada.

Arrefecimento n

Voltar ao menu

Climatizao
Arrefecimento mximo
Abrir as sadas de ar laterais conforme pretendido e direccion-las para as janelas das portas. Para aquecimento simultneo do espao para os ps, regular o comando da distribuio do ar para J. n = Arrefecimento 4 = Recirculao de ar V = Desembaciamento e descongelao

137

Abrir as janelas por breves instantes para que o ar quente se disperse rapidamente. Arrefecimento n ligado. Sistema de circulao de ar 4 ligado. Colocar o comando da distribuio do ar em M. Regular o comando da temperatura para o nvel de frio mximo. Regular a velocidade da ventoinha para o nvel mximo. Abrir todas as sadas de ar.

Sistema de ar condicionado automtico

culo traseiro aquecido 3 38. A temperatura pr-seleccionada regulada automaticamente. No modo automtico a velocidade da ventoinha regula o fluxo de ar automaticamente.

Modo automtico

Desembaciamento e descongelao das janelas

Arrefecimento n ligado. Colocar o comando da distribuio do ar em l. Definir o comando da temperatura para o nvel de calor mximo. Regular a velocidade da ventoinha para o nvel mximo. Ligar o culo traseiro aquecido .

Comandos para: Distribuio do ar Temperatura Velocidade da ventoinha

Regulao bsica para conforto mximo: Regular o comando da ventoinha para A. Regular o comando da distribuio do ar para a regulao pretendida. Predefinir a temperatura para o nvel pretendido. Arrefecimento n ligado. Abrir todas as sadas de ar.

Voltar ao menu

138

Climatizao
O aquecimento s ser totalmente eficaz quando o motor tiver atingido a temperatura de funcionamento normal.

L = para rea da cabea e espao para os ps M = para rea da cabea l = para pra-brisas e janelas das portas dianteiras J = para pra-brisas, janelas das portas dianteiras e espao para os ps K = para espao para os ps possvel proceder a definies intermdias.

Distribuio do ar

Sistema de recirculao do ar 4
O modo de recirculao do ar accionado com o boto 4.

Velocidade da ventoinha

No modo automtico A a velocidade da ventoinha regula o fluxo de ar automaticamente. Se necessrio, pode regular-se o fluxo de ar manualmente. accionado com o boto n e s funciona quando o motor e a ventoinha esto a trabalhar. O sistema de ar condicionado arrefece e desumidifica (seca) quando a temperatura exterior est acima de um determinado nvel. Por isso pode haver condensao e pingos por baixo do veculo. Se no for necessrio qualquer arrefecimento ou desumidificao, desligar o sistema de arrefecimento para poupar combustvel.

9 Aviso
O movimento de ar fresco reduzido no modo de recirculao. No funcionamento sem arrefecimento a humidade do ar aumenta, pelo que os vidros podem embaciar-se. A qualidade do ar do habitculo deteriora-se e os ocupantes podem sentir sonolncia.

Arrefecimento n

Pr-seleco da temperatura

Colocar o comando da temperatura na posio pretendida. possvel proceder a definies intermdias. Por razes de conforto, alterar a temperatura apenas por pequenas etapas. Nas posies extremas no h regulao da temperatura. O sistema de ar condicionado funciona com arrefecimento ou aquecimento mximos.

Arrefecimento mximo

Abrir as janelas por breves instantes para que o ar quente desaparea rapidamente. Arrefecimento n ligado. Colocar o comando da distribuio do ar em M. Colocar o comando da temperatura no valor de temperatura pretendido.
Voltar ao menu

Climatizao
Regular o comando da ventoinha para A. Abrir todas as sadas de ar. O controlo da climatizao automtico arrefece automaticamente at ao valor especificado com potncia de arrefecimento mximo. Com o comando da temperatura regulado para o valor mnimo, o sistema funciona continuamente em arrefecimento mximo. O sistema est automaticamente definido para recirculao de ar quando o ar condicionado est ligado.

139

Sistema de ar condicionado de comando electrnico

A temperatura pr-seleccionada regulada automaticamente. No modo automtico, a velocidade da ventoinha e a distribuio do ar regulam automaticamente o fluxo de ar. O sistema pode ser adaptado manualmente utilizando os comandos da distribuio do ar e do fluxo de ar.

Desembaciamento e descongelamento das janelas

Arrefecimento n ligado. Premir o boto V: na posio A, a ventoinha passa automaticamente para velocidade mxima e a distribuio do ar direccionada para o pra-brisas. Regular o comando da temperatura para o nvel de calor mximo. Ligar o culo traseiro aquecido .

Comandos para: Temperatura Distribuio do ar e seleco do menu Velocidade da ventoinha AUTO = Modo automtico = Recirculao de ar 4 = Desembaciamento V e descongelao culo traseiro aquecido 3 38.

Os dados so apresentados no Info-Display. As alteraes so indicadas por breves instantes no Info-Display, que surge com prioridade sobre o menu actualmente apresentado.
Voltar ao menu

140

Climatizao
Se estiver definida a temperatura mxima, no mostrador aparece Hi e o sistema de ar condicionado de comando electrnico funciona em aquecimento mximo. A velocidade da ventoinha seleccionada indicada com x e um nmero no mostrador. Se a ventoinha for desligada o ar condicionado tambm desactivado. Para voltar ao modo automtico: Premir o boto AUTO.

O Sistema de ar condicionado de comando electrnico s est totalmente operacional quando o motor est a trabalhar. Para um funcionamento correcto, no tapar o sensor no painel de instrumentos.

Definies manuais no menu de climatizao


As definies do sistema de controlo da climatizao podem ser alteradas atravs do comando central, dos botes e dos menus apresentados no mostrador. Para ver o menu, pressionar o comando central. O menu Clima aparece no mostrador. Os itens de menu individuais so assinalados rodando o comando central e so seleccionados pressionando esse comando. Para sair de um menu, rodar o comando central at Voltar ou Principal aparecer e seleccionar.

Velocidade da ventoinha

Modo automtico

Regulao bsica para conforto mximo: Premir o boto AUTO. Abrir todas as sadas de ar. Ar condicionado ligado. Regular a temperatura pretendida. As temperaturas podem ser reguladas para o valor pretendido. Por razes de conforto, alterar a temperatura apenas por pequenas etapas. Se estiver definida a temperatura mnima, no mostrador aparece Lo e o sistema de ar condicionado de comando electrnico funciona em arrefecimento mximo.

Pr-seleco da temperatura

Premir o boto V. V aparece no mostrador. A temperatura e a distribuio do ar so reguladas automaticamente e a ventoinha funciona a velocidade elevada. Para voltar ao modo automtico: pressionar o boto V ou AUTO. Ligar o culo traseiro aquecido .

Desembaciamento e descongelamento das janelas

Voltar ao menu

Climatizao
Distribuio do ar Arrefecimento

141

Rodar o comando central. O menu Distrib. Ar activado, indicando as definies de distribuio de ar possveis: Superior = para pra-brisas e janelas das portas dianteiras. Centro = para ocupantes do veculo. Inferior = para espao para os ps. Tambm se pode aceder ao menu Distrib. Ar atravs do menu Clima. Voltar distribuio de ar automtica: Desactivar a definio correspondente ou pressionar o boto AUTO.

Regulao da ventoinha em modo automtico

A regulao da ventoinha em modo automtico pode ser adaptada. Seleccionar o item de menu Ventilador automtico a partir do menu Clima e seleccionar a regulao de ventoinha pretendida.

Modo de recirculao de ar manual


No menu Clima, seleccionar o item de menu AC e activar ou desactivar o arrefecimento. O sistema de ar condicionado arrefece e desumidifica (seca) quando a temperatura exterior est acima de um determinado nvel. Por isso pode haver condensao e pingos por baixo do veculo. Se no for necessrio qualquer arrefecimento ou desumidificao, desligar o sistema de arrefecimento para poupar combustvel; Eco aparece no mostrador.

O modo de recirculao de ar manual accionado com o boto 4.

9 Aviso
O movimento de ar fresco reduzido no modo de recirculao. No funcionamento sem arrefecimento a humidade do ar aumenta, pelo que os vidros podem embaciar-se. A qualidade do ar do habitculo deteriora-se e os ocupantes podem sentir sonolncia.

Voltar ao menu

142

Climatizao
Aquecedor do lquido de arrefecimento

Ar condicionado com motor desligado

Grelhas de ventilao
Sadas de ar ajustveis
Quando o arrefecimento estiver ligado, deve haver pelo menos uma sada de ar aberta para evitar que o evaporador crie gelo devido a falta de movimento de ar.

Quando a ignio est desligada, o calor ou arrefecimento residual no sistema pode ser utilizado para controlo do ar condicionado no habitculo. Premir o boto AUTO com a ignio desligada. No mostrador aparecer Ar condicionado residual ligado por breves instantes. O controlo do ar condicionado residual s pode funcionar durante um perodo de tempo limitado. Para cancelar, pressionar o boto AUTO.

Os veculos com motor diesel esto equipados com um aquecimento auxiliar alimentado a combustvel.

Aquecimento auxiliar
Aquecedor de ar
O Quickheat um aquecedor de ar elctrico auxiliar que aquece o habitculo mais rapidamente.

Para abrir a sada de ar, rodar a roda reguladora para B.

Voltar ao menu

Climatizao

143

Sadas de ar fixas
Por baixo do pra-brisas e das janelas das portas e nos espaos para os ps h sadas de ar adicionais.

Manuteno
Entrada de ar

Direccionar o fluxo de ar inclinando e girando as palhetas. Para fechar a sada de ar, rodar a roda reguladora para 7.

9 Aviso
No fixar quaisquer objectos s alhetas das sadas de ar. Em caso de acidente corre o risco de danos e ferimentos.

As entradas de ar frente do pra-brisas no compartimento do motor devero permanecer desobstrudas de modo a permitir a entrada de ar. Retirar quaisquer folhas, sujidade ou neve.

Filtro de plens
O filtro de plen remove poeira, fuligem, plen e esporos do ar que entra no veculo atravs da entrada de ar.
Voltar ao menu

144

Climatizao
Limpeza de condensador e drenagem do evaporador Verificao do desempenho

Funcionamento normal do ar condicionado


Para assegurar que o desempenho continuamente eficiente, o arrefecimento deve ser accionado durante alguns minutos uma vez por ms, independentemente do clima e da poca do ano. No possvel ligar o arrefecimento quando a temperatura exterior demasiado baixa.

Servio
Para um ptimo desempenho do sistema de arrefecimento, recomenda-se que o sistema de controlo da climatizao seja verificado anualmente, a partir do terceiro ano a contar do primeiro registo do veculo, incluindo: Teste de presso e funcionalidade Funcionalidade do aquecimento Verificao de fugas Verificar correias de accionamento

Voltar ao menu

Conduo e funcionamento

145

Conduo e funcionamento
Sugestes para conduo ......... 145 Arranque e manuseamento ....... 145 Gases de escape ....................... 148 Caixa de velocidades automtica ................................. 150 Caixa de velocidades manual .... 154 Caixa de velocidades manual de comutao automtica .............. 155 Traves ...................................... 159 Sistemas de conduo .............. 161 Programador de velocidade ...... 163 Sistemas de deteco ............... 165 Combustvel ............................... 166 Rebocar ..................................... 168

Sugestes para conduo


Controlo do veculo
Nunca aproveitar o movimento do veculo com o motor desligado
Muitos sistemas no funcionaro nessa situao (por ex. unidade do servofreio, direco assistida). Conduzir nessa situao perigoso para si e para os outros.

Arranque e manuseamento
Rodagem de veculo novo
Nas primeiras viagens com o veculo no travar a fundo desnecessariamente. A primeira vez que se conduzir o veculo pode haver fumo por causa de ceras e leo que se evaporam pelo sistema de escape. Depois de conduzir o veculo pela primeira vez, estacionar o veculo ao ar livre durante algum tempo e evitar inalar os fumos. Durante o perodo de rodagem pode haver um maior consumo de combustvel e de leo de motor.

Pedais

Para assegurar que o curso do pedal est desimpedido, no devero existir tapetes na rea dos pedais.

Voltar ao menu

146

Conduo e funcionamento

Posies do interruptor da ignio

Ligar o motor
Ligar o motor com o interruptor da ignio

Antes de voltar a pr o motor a trabalhar ou para desligar o motor, rodar a chave para 0.

Ligar o motor com o boto Start/Stop

0 = Ignio desligada 1 = Tranca da direco destrancada, ignio desligada 2 = Ignio ligada, em veculos com motor diesel: pr-aquecimento 3 = Arranque

Accionar a embraiagem e o travo, caixa de velocidades automtica em P ou N, no acelerar; em motores a diesel, rodar a chave para a posio 2 para pr-aquecimento at o indicador de controlo ! apagar; rodar a chave brevemente para a posio 3 e largar a chave quando o motor comear a trabalhar.

A chave electrnica tem de estar no interior do veculo. Accionar a embraiagem e o travo, caixa de velocidades automtica em P ou N, no acelerar; em motores a diesel, pressionar o boto durante breves instantes para pr-aquecimento, mexer o volante ligeiramente para o destrancar, esperar at o indicador de controlo ! se apagar; depois
Voltar ao menu

Conduo e funcionamento
pressionar o boto durante 1 segundo e largar quando o motor comear a trabalhar. Para repetir o procedimento de arranque ou para desligar o motor, pressionar novamente o boto.

147

Marcha por inrcia


A alimentao de combustvel automaticamente interrompida durante uma marcha por inrcia, ou seja, quando o veculo conduzido com uma mudana engatada mas sem carregar no acelerador.

possvel ligar o motor sem aquecedor adicional, at -25 C nos motores diesel e at -30 C nos motores a gasolina. necessrio um leo de motor com a viscosidade correcta, o combustvel correcto, assistncia efectuada e uma bateria com carga suficiente. Em temperaturas inferiores a -30 C a caixa de velocidades automtica e a caixa de velocidades manual robotizada, necessitam de uma fase de aquecimento de cerca de 5 minutos. A alavanca selectora deve estar na posio P respectivamente N.

Arranque do veculo a baixas temperaturas

Estacionamento
No estacionar o veculo numa superfcie facilmente inflamvel. A temperatura elevada do sistema de escape pode provocar a inflamao da superfcie. Aplicar sempre o travo de mo sem carregar no boto de destravagem. Aplicar com a maior firmeza possvel em descidas ou subidas. Carregar no pedal do travo ao mesmo tempo para reduzir a fora de accionamento. Desligar o motor e a ignio. Rodar o volante at a tranca da direco engatar. Se o veculo estiver numa superfcie nivelada ou numa subida, engatar a primeira ou

colocar a alavanca selectora em P antes de desligar a ignio. Numa subida, virar as rodas dianteiras para o lado contrrio ao do passeio. Se o veculo estiver numa descida, engatar a marcha-atrs ou colocar a alavanca selectora em P antes de desligar a ignio. Virar as rodas dianteiras na direco do passeio. Trancar o veculo e activar o sistema de segurana anti-roubo e alarme anti-roubo.

Voltar ao menu

148

Conduo e funcionamento
a conduo. O filtro limpo procedendo combusto das partculas de fuligem a elevada temperatura. Esse processo ocorre automaticamente a determinadas condies de conduo e pode demorar at 25 minutos. Durante esse perodo pode haver um maior consumo de combustvel. A emisso de odores e fumo normal durante esse processo. Se o filtro precisar de ser limpo e as condies de conduo verificadas anteriormente no tiverem permitido essa limpeza automtica, o indicador de controlo ! pisca. Continuar a conduzir, manter a velocidade do motor acima das 2000 rpm. Efectuar redues de caixa se necessrio. A limpeza do filtro de partculas diesel tem ento incio.

Gases de escape
Escape do motor
9 Perigo
Os gases de escape do motor contm monxido de carbono venenoso que no tem cor nem cheiro e que pode ser fatal se inalado. Se os gases de escape entrarem no interior do veculo, abrir os vidros. Reparar a avaria numa oficina. Evitar conduzir com a bagageira aberta, caso contrrio podem entrar gases de escape no veculo.

Filtro de partculas diesel


O filtro de partculas diesel filtra partculas de fuligem nocivas retirando-as dos gases de escape. O sistema inclui uma funo de auto-limpeza que funciona automaticamente durante Em determinadas condies de conduo, p. ex. em pequenos percursos, o sistema no consegue limpar-se automaticamente. Durante a limpeza no se deve parar o veculo nem desligar o motor.

Voltar ao menu

Conduo e funcionamento
Ateno
Se o processo de limpeza for interrompido mais de uma vez. existe um grande risco de provocar danos graves no motor. A limpeza mais rpida a velocidades e cargas de motor elevadas.

149

Catalisador
O catalisador reduz a quantidade de substncias nocivas presentes nos gases de escape.

a situao seja rectificada. Numa emergncia, o veculo pode ser conduzido por um curto perodo de tempo a baixa velocidade e com uma velocidade do motor tambm baixa.

Ateno
Tipos de combustvel diferentes dos referidos nas pginas 3 166, 3 230 podem danificar o catalisador ou componentes electrnicos. A gasolina que no seja queimada sobreaquecer e causar danos no catalisador. Por isso, evitar a utilizao excessiva do motor de arranque, evitar conduzir at esvaziar totalmente o depsito de combustvel e evitar colocar o motor a trabalhar por empurro ou reboque. Em caso de falha de ignio, motor com funcionamento irregular, reduo no desempenho do motor ou outros problemas invulgares, levar o veculo a uma oficina o mais rapidamente possvel para que
Voltar ao menu

O indicador de controlo ! apaga-se assim que a operao de auto-limpeza estiver concluda.

150

Conduo e funcionamento
O modo ou mudana seleccionados so apresentados no mostrador da caixa de velocidades.

Caixa de velocidades automtica


A caixa de velocidades automtica permite efectuar passagens de caixa automticas (modo automtico) e a verso com ActiveSelect tambm permite efectuar passagens de caixa manuais (modo manual).

Alavanca selectora

Visualizao da caixa de velocidades

P = Posio de estacionamento, rodas dianteiras bloqueadas, engatar apenas quando o veculo estiver parado e o travo de mo estiver aplicado R = Marcha-atrs, engatar apenas quando o veculo estiver parado N = Ponto morto D = Modo automtico com todas as mudanas

A alavanca selectora s pode ser retirada da posio P ou N quando a ignio estiver ligada e o pedal do travo estiver premido (bloqueio da alavanca selectora). Quando a alavanca selectora estiver em N, o bloqueio da alavanca selectora activado aps um tempo de espera e apenas se o veculo estiver parado.

Voltar ao menu

Conduo e funcionamento
No acelerar ao engatar uma mudana. Nunca pressionar o pedal do acelerador e o pedal do travo ao mesmo tempo. Quando se engata uma mudana, o veculo comea lentamente a andar quando se tira o p do pedal do travo.

151

Balanar o veculo

Dar "estices" com a caixa s permitido se o veculo estiver preso em areia, lama ou neve. Deslocar a alavanca selectora entre D e R repetidamente. No acelerar muito o motor e evitar aceleraes repentinas. Aplicar o travo de mo e engatar P. A chave de ignio s pode ser retirada quando a alavanca selectora estiver na posio P.

Mudanas 3, 2, 1
Quando a alavanca selectora estiver na posio P ou N, o indicador de controlo j na faixa do indicador de mudana acende-se a vermelho quando a alavanca selectora estiver bloqueada. Se a alavanca selectora no estiver na posio P quando se desliga a ignio, o indicador de controlo j e P na faixa do indicador de mudana pisca. Para engatar P ou R, pressionar o boto na alavanca selectora. Quando se selecciona a posio N, pressionar o pedal do travo ou engatar o travo de mo antes de arrancar.

3, 2, 1 = A caixa de velocidades no passa para a mudana superior seguinte. Premir o boto na alavanca selectora para engatar 3 ou 1. Seleccionar 3, 2 ou 1 apenas para impedir passagens para mudanas superiores ou para ajudar na travagem com o motor.

Estacionamento

Travagem com o motor

Para utilizar o efeito de travagem com o motor, seleccionar uma mudana inferior na altura certa numa descida.

Voltar ao menu

152

Conduo e funcionamento
Se a velocidade do motor for demasiado baixa, a caixa de velocidades passa automaticamente para uma mudana inferior acima de uma velocidade do veculo especfica. A velocidades de motor elevadas no h passagem automtica para uma mudana superior. Por razes de segurana, no modo manual kickdown tambm est disponvel. O programa adaptativo adapta as passagens de caixa s condies de conduo, p. ex. inclinaes ou cargas superiores. Quando o modo Sport est engatado, o veculo efectua passagens de caixa a velocidades de motor mais elevadas (a no ser que o programador de velocidade esteja ligado). Modo Sport 3 162.

Modo manual

Programa de Inverno T

Deslocar a alavanca selectora da posio D para a esquerda e depois para a frente ou para trs. + = Mudar para mudana superior. - = Mudar para mudana inferior. Se se seleccionar uma mudana superior quando a velocidade do veculo for demasiado baixa, ou uma mudana inferior quando a velocidade do veculo for demasiado alta, a passagem no efectuada.

Programas de conduo com comando electrnico


Depois de um arranque a frio, o programa da temperatura de funcionamento aumenta a velocidade do motor para que o catalisador atinja rapidamente a temperatura necessria. A funo de passagem automtica para ponto morto coloca o motor ao ralenti assim que o veculo pra com uma mudana de marcha em frente engatada.

Activar o programa de Inverno para ajudar o arranque em piso escorregadio.


Voltar ao menu

Conduo e funcionamento
Activao em veculos sem modo manual Premir o boto T com P, R, N, D ou 3 engatada. O veculo arranca em 3.. Activao em veculos com modo manual Em modo automtico, pressionar o boto T. Consoante as condies da estrada, o veculo arranca em 2. ou 3.. Desactivao O programa de Inverno desligado: pressionando o boto T de novo seleccionando manualmente 2 ou 1 mudando para modo manual desligando a ignio ou se a temperatura do leo da caixa de velocidades estiver demasiado alta

153

Kickdown

A 2. no est disponvel. Passagens de caixa manuais: 1 = 1. 2 = 3. 3, D = 4.

Verso sem modo manual

Verso com modo manual

S est disponvel a mudana mais elevada. Consoante a avaria, a 2. tambm pode estar disponvel em modo manual. Se o pedal do acelerador for premido para alm do ponto de presso, a caixa de velocidades passa para uma mudana inferior consoante a velocidade do motor.

Corte de corrente
Em caso de um corte de corrente, a alavanca selectora no pode ser retirada da posio P ou N. Se a bateria estiver descarregada, colocar o motor a trabalhar com cabos auxiliares de arranque 3 216.

Avaria
Em caso de uma avaria, A acende-se. A caixa de velocidades deixa de efectuar passagens de caixa automaticamente. Pode-se prosseguir viagem com passagens manuais. Reparar a avaria numa oficina.

Voltar ao menu

154

Conduo e funcionamento

Caixa de velocidades manual

Se a bateria no for a causa da avaria, libertar a alavanca selectora: 1. Aplicar o travo de mo. 2. Soltar o friso da alavanca selectora na traseira da consola central, levantar e rodar para a esquerda.

3. Com uma chave de parafusos, empurrar o engate amarelo para a frente e deslocar a alavanca selectora fora fora de P. 4. Instalar o friso da alavanca selectora na consola central e encaixar novamente. Reseleccionar P bloqueia novamente. Leve o veculo a uma oficina para eliminar a causa da perda de corrente.

Para engatar a marcha-atrs: com o veculo parado, esperar 3 segundos depois de carregar no pedal da embraiagem e ento puxar para cima o boto na alavanca selectora e engatar a mudana. Se a mudana no engatar, colocar a alavanca em ponto morto, tirar o p do pedal da embraiagem e pressionar de novo; depois seleccionar a mudana novamente.

Voltar ao menu

Conduo e funcionamento
No carregar na embraiagem desnecessariamente. Ao accionar, pressionar o pedal da embraiagem completamente. No utilizar o pedal como um descanso para o p.

155

Caixa de velocidades manual de comutao automtica


Caixa de velocidades manual robotizada
A caixa de velocidades Easytronic permite passagens manuais (modo manual) ou automticas (modo automtico), ambas com controlo automtico da embraiagem.

Ateno
No aconselhvel conduzir com a mo pousada sobre a alavanca selectora.

Indica o modo e a mudana actual. O mostrador pisca durante alguns segundos quando se selecciona A, M ou R com o motor a trabalhar e o travo de p no premido. Se o programa de Inverno estiver activado, T acende-se.

Ligar o motor
Premir o pedal do travo ao ligar o motor Se no se carregar no pedal do travo, j acende-se no painel de instrumentos, "N" pisca no mostrador da caixa de velocidades e no se consegue ligar o motor. No possvel ligar o motor se todas as luzes dos traves estiverem avariadas. Quando se carrega no pedal do travo, a caixa de velocidades passa automaticamente para N aps o arranque. Pode haver um pequeno tempo de espera.

Visualizao da caixa de velocidades

Voltar ao menu

156

Conduo e funcionamento
+ = Mudar para mudana superior. - = Mudar para mudana inferior. Carregar no pedal do travo e deslocar a alavanca selectora para A, + ou -. A caixa de velocidades est no modo automtico e a 1. engatada. Se se seleccionar R, a marcha-atrs engatada. O veculo comea a deslocar-se quando se destrava. Para arrancar sem pressionar o pedal do travo, acelerar imediatamente depois de engatar uma mudana. Se no se carregar nem no acelerador nem no travo, no se engatar qualquer mudana e A ou R pisca no mostrador por breves instantes.

Alavanca selectora

Travagem com o motor


Modo automtico Numa descida, a caixa de velocidades manual robotizada no passa para mudanas superiores enquanto no se atingir uma velocidade de motor suficientemente elevada. Efectua redues de caixa na altura prpria quando se trava. Modo manual Para utilizar o efeito de travagem com o motor, seleccionar uma mudana inferior na altura certa numa descida.

Arranque

Deslocar sempre a alavanca selectora na direco apropriada o mais possvel. Depois de a largar, volta automaticamente para a posio central. N = Ponto morto. A = Alternar entre modos automtico e manual. O mostrador da caixa de velocidades exibe A ou M. R = Marcha-atrs. Engatar apenas quando o veculo estiver parado.

Balanar o veculo

Parar o veculo

Em A, a 1. engatada e a embraiagem libertada quando o veculo pra. Em R, a marcha-atrs permanece engatada.

Dar "estices" com a caixa s permitido se o veculo estiver preso em areia, lama ou neve. Deslocar a alavanca selectora entre R e A repetidamente. No acelerar muito o motor e evitar aceleraes repentinas.

Voltar ao menu

Conduo e funcionamento
Estacionamento
Se a velocidade do motor for demasiado alta, a caixa de velocidades apenas passa para uma mudana superior atravs de kickdown. Quando se selecciona + ou - no modo automtico, a caixa de velocidades passa para modo manual e efectua passagens em conformidade.

157

Aplicar o travo de mo. A mudana engatada mais recentemente (ver mostrador da caixa de velocidades) permanece engatada. Com N, no engatada qualquer mudana. Quando se desliga a ignio a caixa de velocidades deixa de responder ao movimento da alavanca selectora.

mais elevadas (excepto se programador de velocidade estiver ligado). Modo Sport 3 162.

Programa de Inverno T

Modo manual
Se se seleccionar uma mudana superior quando a velocidade do motor for demasiado baixa, ou uma mudana inferior quando a velocidade do motor for demasiado alta, a passagem no efectuada. Isso evita que o motor funcione a velocidades de motor muito baixas ou muito altas. Se a velocidade do motor for muito baixa, a caixa de velocidades passa automaticamente para uma mudana inferior.

Programas de conduo com comando electrnico


Depois de um arranque a frio, o programa da temperatura de funcionamento aumenta a velocidade do motor para que o catalisador atinja rapidamente a temperatura necessria. O programa adaptativo adapta as passagens de caixa s condies de conduo, p. ex. inclinaes ou cargas superiores. Quando o modo Sport engatado, os tempos de passagem de caixa so reduzidos e a caixa efectua passagens a velocidades de motor

Activar o programa de Inverno se se tiver dificuldades no arranque em piso escorregadio. Activao Premir o boto T. A caixa de velocidades passa para modo automtico. O veculo arranca em 2.. O modo Sport desactivado.

Voltar ao menu

158

Conduo e funcionamento
Se o pedal do acelerador for premido para alm do ponto de presso, a caixa de velocidades passa para uma mudana inferior consoante a velocidade do motor. Durante kickdown no possvel qualquer passagem de caixa manual.

Desactivao O programa de Inverno desligado: pressionando o boto T de novo desligando a ignio passando para modo manual (quando passa novamente para o modo automtico, o programa de Inverno est novamente activado) quando a temperatura da embraiagem demasiado elevada

Corte de corrente
A embraiagem no desengatada se ocorrer um corte de corrente quando se engata uma mudana. O veculo no anda. Se a bateria estiver descarregada, colocar o motor a trabalhar com cabos auxiliares de arranque 3 216. Se a avaria no se dever a bateria descarregada, recorrer ajuda de uma oficina.

Avaria
Para evitar danos na caixa de velocidades robotizada, a embraiagem engatada automaticamente a temperaturas elevadas da embraiagem. A acende-se em caso de uma avaria. possvel continuar a conduzir. O modo manual no pode ser utilizado para passagens de caixa. Se F aparecer no mostrador da caixa de velocidades, no possvel prosseguir a conduo. Reparar a avaria numa oficina.

Kickdown

Se o veculo tiver de ser deslocado para fora do trfego, desengatar a embraiagem da seguinte maneira
Voltar ao menu

Conduo e funcionamento
(apenas para veculos com Caixa de velocidades manual robotizada de 5 velocidades): 1. Aplicar o travo de mo e desligar a ignio. 2. Abrir o capot 3 175. 3. Limpar a caixa de velocidades volta da tampa para que no entre sujidade quando se retirar a tampa. 4. Rodar a tampa para afrouxar e retirar puxando para cima. 5. Com uma chave de parafusos de cabea chata, rodar o parafuso de afinao por baixo da tampa no sentido dos ponteiros do relgio at se sentir uma clara resistncia. A embraiagem est ento desengatada. 6. Colocar a tampa limpa. A tampa tem de estar totalmente em contacto com o alojamento. Nos veculos com Caixa de velocidades manual robotizada de 6 velocidades, a embraiagem no pode ser desengatada; se o veculo tiver de ser deslocado, levantar o veculo na dianteira para rebocar.

159

Traves
O sistema de traves inclui dois circuitos de traves independentes. Se um circuito de traves falhar, continua a ser possvel travar o veculo com o outro circuito dos traves. Contudo, o efeito de travagem s obtido quando se carregar no pedal do travo com fora. Ser preciso bastante mais fora para isso. A distncia de travagem aumenta. Dirigir-se a uma oficina antes de prosseguir viagem. Quando o motor no est a trabalhar, o suporte da unidade do servofreio desaparece depois de se carregar no pedal do travo uma ou duas vezes. O efeito de travagem no reduzido mas ser preciso mais fora para travar. especialmente importante ter isto em ateno quando o veculo for rebocado. Indicador de controlo R 3 103.

Ateno
No rodar para alm da resistncia j que isso pode danificar a caixa de velocidades.

Ateno
No permitido rebocar o veculo e colocar o motor a trabalhar quando a embraiagem tiver sido desengatada dessa forma; no entanto pode deslocar-se o veculo uma curta distncia. Recorrer ajuda de uma oficina imediatamente.

Voltar ao menu

160

Conduo e funcionamento
Luz dos traves adaptvel
Para destravar o travo de mo, puxar a alavanca ligeiramente para cima, pressionar o boto de destravagem e baixar a alavanca totalmente para baixo. Para reduzir as foras de accionamento do travo de mo, pressionar o pedal do travo ao mesmo tempo. Indicador de controlo R 3 103.

Sistema de travagem antibloqueio


O sistema de traves antibloqueio (ABS) impede que as rodas bloqueiem. O ABS comea a regular a presso de travagem assim que uma roda apresente tendncia para bloquear. A direco do veculo continua a poder ser utilizada, mesmo durante travagem a fundo. O controlo do ABS sentido atravs de um impulso no pedal do travo e do rudo do processo de regulao. Para travagem ptima, manter o pedal do travo totalmente premido durante o processo de travagem, apesar de o pedal estar a pulsar. No reduzir a presso sobre o pedal. Depois de arrancar, o sistema efectua um auto-teste que pode ser audvel. Indicador de controlo u 3 103.

Durante travagem a fundo, as trs luzes dos traves piscam enquanto o controlo do ABS estiver a funcionar.

Avaria
9 Aviso
Se houver uma avaria no ABS, as rodas podem bloquear em caso de travagem superior ao normal. As vantagens do ABS deixam de estar disponveis. Durante travagem a fundo, a direco do veculo deixa de poder ser utilizada e o veculo pode guinar. Reparar a avaria numa oficina.

Assistncia travagem
Se o pedal do travo for premido rapidamente e com fora, aplicada automaticamente fora de travagem mxima (travagem a fundo). Manter presso constante sobre o pedal do travo enquanto for necessrio uma travagem a fundo. A fora de travagem mxima reduzida automaticamente quando se tirar o p do pedal do travo.

Travo de mo
Aplicar sempre o travo de mo com firmeza sem carregar no boto de destravagem e travar at ao mximo numa subida ou descida.

Voltar ao menu

Conduo e funcionamento

161

Assistncia de arranque em subidas


O sistema ajuda a conduzir em estradas ngremes a velocidade constante, segurando o veculo. Depois de destravar o travo de mo e de tirar o p do pedal do travo, os traves so destravados aps um tempo de espera de 2 segundos.

Sistemas de conduo
Programa electrnico de estabilidade
O programa electrnico de estabilidade (ESPPlus) melhora a estabilidade da conduo quando necessrio, independentemente do tipo de piso ou da aderncia do pneu. Evita tambm que as rodas motrizes patinem. Assim que o veculo comear a guinar (subvirar/sobrevirar), a potncia do motor reduzida e as rodas so travadas individualmente. Isso melhora consideravelmente a estabilidade de conduo do veculo em pisos escorregadios. O ESPPlus fica operacional assim que o indicador de controlo v se apagar. Quando o ESPPlus entra em aco, v pisca.

9 Aviso
No deixar que esta funo de segurana especial o tente a tomar riscos desnecessrios durante a conduo. Adaptar a velocidade s condies da estrada. Indicador de controlo v 3 104.

Desactivao

Voltar ao menu

162

Conduo e funcionamento

O ESPPlus pode ser desactivado quando o modo Sport engatado para conduo de elevado desempenho: Manter o boto SPORT premido durante cerca de 4 segundos. O indicador de controlo v acende-se. O ESPoff tambm aparece no mostrador de servio.

Sistema interactivo de conduo


O Sistema interactivo de conduo (IDS+) (IDSPlus) combina o programa electrnico de estabilidade (ESP) (ESPPlus) com o sistema de travagem antibloqueio (ABS) e com o controlo contnuo de amortecimento (CDC) para melhorar a dinmica de conduo e a segurana do veculo.

Activao

9 Aviso
No desactivar o ESPPlus se um pneu Run-Flat tiver perdido presso. O ESPPlus reactivado pressionando o boto SPORT. ESPon aparece no mostrador de servio. O ESPPlus tambm reactivado da prxima vez que se ligar a ignio. Modo Sport 3 162.

Modo Sport
A suspenso e a direco tornam-se mais directas e proporcionam um melhor contacto com o piso. O motor reage mais rapidamente aos movimentos do pedal do acelerador. As passagens de caixa automticas do tambm uma melhor resposta. Indicador de controlo IDS+ 3 105.

Premir o boto SPORT. Indicador de controlo 1 3 104. No possvel activar o programa de Inverno.

Desactivao

Premir o boto SPORT por breves instantes. O modo Sport desactivado da prxima vez que se ligar a ignio ou caso o programa de Inverno seja activado.

Voltar ao menu

Conduo e funcionamento

163

Controlo contnuo de amortecimento


O Controlo contnuo de amortecimento (CDC) altera a suspenso adaptando o amortecimento de cada amortecedor situao de conduo e s condies do piso actuais. Quando o modo Sport engatado, o controlo do amortecimento adaptado para um estilo de conduo mais desportivo. Indicador de controlo IDS+ 3 105.

O controlo de nvel automtico activado depois de o veculo ter sido conduzido durante algum tempo, consoante a carga do veculo e as condies do piso. No utilizar a carga til total em caso de uma avaria. Reparar a avaria numa oficina.

Programador de velocidade
O comando do programador de velocidade pode guardar e manter velocidades de aproximadamente 30 a 200 km/h. Podem surgir alteraes relativamente s velocidades guardadas ao conduzir em subidas ou descidas. Por razes de segurana, o programador de velocidade no pode ser activado enquanto no se accionar uma vez o travo de p.

Controlo de nvel automtico


O nvel traseiro do veculo automaticamente ajustado s condies de carga durante a conduo. As suspenso e a distncia ao solo so aumentadas, com consequente melhoria das condies de conduo.

Voltar ao menu

164

Conduo e funcionamento
Aumentar a velocidade
Desactivao automtica: Velocidade do veculo aproximadamente abaixo de 30 km/h O pedal do travo premido O pedal da embraiagem premido A alavanca selectora est em N.

No utilizar o programador de velocidade se no for aconselhvel manter uma velocidade constante. Com caixa de velocidades automtica ou caixa de velocidades manual robotizada, apenas activar o programador de velocidade em modo automtico. Indicador de controlo m 3 108. Premir o boto m por breves instantes: a velocidade actual guardada na memria e mantida. A velocidade do veculo pode ser aumentada pressionando o pedal do acelerador. Quando se retira o p do pedal do acelerador, a velocidade memorizada anteriormente retomada. A velocidade memorizada at se desligar a ignio. Para retomar a velocidade memorizada, pressionar o boto g por breves instantes a uma velocidade superior a 30 km/h.

Activao

Com o programador de velocidade activo, pressionar e manter o boto m ou premi-lo breve e repetidamente: a velocidade aumentada continuamente ou em pequenas etapas. Quando se largar o boto m, a velocidade actual memorizada e mantida.

Reduzir a velocidade

Com o programador de velocidade activo, pressionar e manter o boto g ou premi-lo e larg-lo breve e repetidamente: a velocidade reduzida continuamente ou em pequenas etapas. Quando se largar o boto g, a velocidade actual memorizada e mantida.

Desactivao

Premir o boto por breves instantes: o programador de velocidade desactivado.

Voltar ao menu

Conduo e funcionamento

165

Sistemas de deteco
Sensores de estacionamento

Advertncia Componentes fixados na rea de deteco causam o mau funcionamento do sistema.

do obstculo. Quando a distncia for inferior a 30 cm, o sinal acstico torna-se contnuo.

Activao

9 Aviso
Em determinadas circunstncias, objectos, vesturio ou superfcies reflectoras bem como fontes de rudo exteriores podem fazer com que o sistema no detecte obstculos.

Desactivao

Os sensores de estacionamento facilitam o estacionamento medindo a distncia entre o veculo e os obstculos. no entanto o condutor que o responsvel por estacionar. O sistema composto por quatro sensores ultra-snicos montados nos pra-choques dianteiro e traseiro. Indicador de controlo r 3 104.

O sistema ligado automaticamente quando se engata a marcha-atrs. O sistema tambm pode ser activado a baixa velocidade pressionando o boto r. O sistema emite um sinal acstico se detectar um obstculo. O intervalo entre os sinais acsticos diminui medida que o veculo se aproxima

Desactivar o sistema pressionando o boto r. O sistema automaticamente desactivado quando a marcha-atrs desengatada.

Equipamento para reboque

O sistema detecta automaticamente qualquer equipamento para reboque montado de fbrica. Ao rebocar, ligar o cabo do reboque na tomada desliga automaticamente os sensores de estacionamento.

Voltar ao menu

166

Conduo e funcionamento

Combustvel
Motores a gasolina
Utilizar apenas combustvel sem chumbo que cumpra a DIN EN 228. Podem ser utilizados combustveis normalizados equivalentes com um teor de etanol mx. de 10 % por volume. Neste caso, utilizar apenas combustvel que cumpra a DIN 51625. Utilizar combustvel com o ndice de octanas recomendado 3 230. Utilizar combustvel com um ndice de octanas demasiado baixo pode reduzir a potncia e o binrio do motor e aumentar ligeiramente o consumo de combustvel.

Motores a diesel
Utilizar apenas combustvel diesel que cumpra a DIN EN 590. O combustvel deve possuir um baixo teor de enxofre (mx. 50 ppm). Podem ser utilizados combustveis normalizados equivalentes com um teor mx. de 7% de biodiesel (= FAME conforme EN14214) por volume (como DIN 51628 ou normas equivalentes). No utilizar leos diesel martimos, leos de aquecimento ou combustveis diesel completa ou parcialmente base de plantas, como por exemplo leo de colza ou bio-diesel, Aquazole e emulses de diesel-gua semelhantes. Os combustveis diesel no devem ser diludos com combustveis para motores a gasolina. O fluxo e a capacidade de filtragem do combustvel diesel variam consoante a temperatura. Com temperaturas baixas, reabastea com combustvel diesel com propriedades de Inverno garantidas.

Abastecer

9 Perigo
Antes de reabastecer, desligar o motor e quaisquer aquecedores externos com cmaras de combusto (identificados por etiqueta na portinhola do depsito de combustvel). Desligar quaisquer telemveis. Cumprir as instrues de funcionamento e segurana da estao de servio quando se estiver a abastecer.
Voltar ao menu

Ateno
Utilizar combustvel com um ndice de octanas demasiado baixo pode provocar combusto descontrolada e danos no motor.

Conduo e funcionamento
9 Perigo
O combustvel inflamvel e explosivo. No fumar. No produzir chamas nuas ou fascas. Se cheirar a combustvel no veculo, reparar a causa dessa situao imediatamente numa oficina.

167

Tampo do depsito de combustvel

S um Tampo do depsito de combustvel genuna oferece total funcionalidade. Os veculos com motor a diesel tm tampes do depsito de combustvel especiais.

Ateno
No caso de abastecimento com combustvel errado, no ligar a ignio. A portinhola do depsito de combustvel encontra-se na parte traseira direita do veculo. A portinhola do depsito de combustvel s pode ser aberta se o veculo estiver destrancado.

Consumo de combustvel Emisses de CO2


A tampa do depsito de combustvel pode ser colocada no suporte, na portinhola do depsito de combustvel. A determinao do consumo de combustvel regulada pela directiva europeia 80/1268/CEE (edio mais recente 2004/3/CE). A directiva orientada para prticas de conduo efectivas: A conduo em cidade classificada como aproximadamente 1/3 e a conduo fora da cidade como aproximadamente 2/3. Os arranques a frio e as fases de acelerao so tambm tidos em considerao. A directiva inclui ainda a especificao no que ser refere emisso de CO 2.

Ateno
Limpe imediatamente qualquer combustvel derramado.

Voltar ao menu

168

Conduo e funcionamento

Os valores apresentados no devem ser interpretados como uma garantia do consumo real de combustvel de um veculo em particular. Para alm disso, o consumo de combustvel depende do estilo de conduo de cada um e das condies do piso e do trnsito. Todos os valores baseiam-se no modelo base da UE com equipamento standard. O clculo do consumo de combustvel tem em considerao a tara do veculo, estabelecida de acordo com a legislao. O equipamento opcional pode causar um aumento ligeiro no consumo de combustvel e nos nveis de emisso de CO 2 e pode reduzir um pouco a velocidade mxima. Consumo de combustvel emisses de CO2 3 240.

Rebocar
Informao geral
Utilizar apenas equipamento de reboque aprovado para o seu veculo. Qualquer equipamento de reboque montado ps-venda deve ser montado numa oficina. Pode ser necessrio fazer alteraes que afectem o sistema de arrefecimento, resguardos trmicos ou outro equipamento. No montar equipamento para reboque em veculos com motor Z 20 LEH. A montagem de equipamento para reboque pode tapar a abertura do olhal de reboque. Caso isso acontea, utilizar a barra de esfera de acoplamento para rebocar. Manter sempre a barra de esfera de acoplamento no veculo. Dimenses de montagem para equipamento de reboque montado de fbrica 3 274.

Condies de conduo e sugestes para o reboque


Antes de fixar um reboque, lubrificar a esfera de acoplamento. Contudo, no o fazer se se estiver a utilizar um estabilizador na esfera de reboque para reduzir os movimentos de ziguezague. Para reboques com pouca estabilidade durante a conduo e para reboques com um peso bruto do veculo admissvel de mais de 1300 kg (Berlina)/1200 kg (Carrinha) no se deve exceder os 80 km/h; recomenda-se utilizar um estabilizador. Se o reboque comear a andar aos ziguezagues, reduzir a velocidade; no tentar corrigir a direco e travar a fundo se necessrio. Numa descida, conduzir na mesma mudana que se utilizaria para fazer essa subida e conduzir a uma velocidade semelhante.

Voltar ao menu

Conduo e funcionamento
Ajustar a presso dos pneus para o valor especificado para carga completa 3 257. menor capacidade de subida, o peso bruto do atrelado admissvel tambm diminui 10% por cada 1000 metros de altitude adicional. O peso bruto do atrelado no tem de ser reduzido quando se conduzir em estradas com inclinaes ligeiras (menos de 8%, p. ex. em auto-estradas). O peso bruto do atrelado admissvel no deve ser excedido. Esse peso est especificado na placa de identificao 3 229.

169

Carga do eixo traseiro

Rebocar
Cargas de atrelados
As cargas de atrelados permitidas so valores mximos que dependem do veculo e do motor em casa e que no devem ser ultrapassados. A carga de reboque efectiva a diferena entre o peso bruto efectivo do atrelado e a carga da tomada de acoplamento efectiva com o atrelado ligado. As cargas de atrelados permitidas esto especificadas nos documentos do veculo. De uma forma geral, so vlidas para inclinaes de 12% no mximo. A carga de reboque permitida aplica-se at inclinao especificada e at uma altitude de 1000 metros acima do nvel do mar. Uma vez que a potncia do motor diminui medida que a altitude aumenta devido rarefaco do ar, havendo assim

Carga de acoplamento vertical

A carga de acoplamento vertical a carga exercida pelo reboque na esfera de acoplamento. Pode ser alterada alterando a distribuio do peso ao carregar o reboque. A carga de acoplamento vertical mxima permitida, (75 kg), est especificada na placa de identificao do equipamento de reboque e nos documentos do veculo. Visar sempre atingir a carga mxima, especialmente no caso de reboques pesados. A carga de acoplamento vertical nunca deve ser inferior a 25 kg.

Quando o reboque est ligado e o veculo rebocador est totalmente carregado, a carga do eixo traseiro permitida (ver placa de identificao ou documentos do veculo) pode ser ultrapassada em 65 kg e o peso bruto do veculo permitido pode ser ultrapassado em 45 kg para o Berlina. Para a Carrinha, a carga do eixo traseiro permitida pode ser excedida em 60 kg e peso bruto do veculo pode ser ultrapassado em 30 kg. Se a carga do eixo traseiro permitida for ultrapassada, no se deve exceder a velocidade mxima de 100 km/h.

Acoplamento de reboque
Ateno
Quando se utilizar o veculo sem um reboque, desmontar a barra da esfera de acoplamento.

Voltar ao menu

170

Conduo e funcionamento
Montar a barra da esfera de acoplamento
Verificar a tenso da barra da esfera de acoplamento

Arrumao da barra da esfera de acoplamento

Nas Berlinas, a esfera da barra de acoplamento encontra-se numa bolsa, fixa com uma cinta na cargo box da bagageira. Nas carrinhas, a esfera da barra de acoplamento encontra-se fixa com uma cinta num compartimento junto da roda sobresselente na bagageira.

Rebater a tomada. Desmontar a tampa de vedao do orifcio para a barra da esfera de acoplamento e arrume-a na bagageira.

A marcao vermelha no manpulo rotativo tem de estar virada para a marcao branca na barra da esfera de acoplamento. A folga entre o manpulo rotativo e a barra da esfera de acoplamento tem de ser de 4 milmetros, aproximadamente. A chave deve estar na posio c (1).

Voltar ao menu

Conduo e funcionamento
Caso contrrio, a barra da esfera de acoplamento tem de ser colocada sob tenso antes de inserida: Desbloquear a barra da esfera de acoplamento rodando a chave para a posio c (1). Inserir a barra da esfera de acoplamento

171

9 Aviso
No tocar no manpulo rotativo durante a instalao.

Puxar o manpulo rotativo para fora e rodar no sentido dos ponteiro dos relgios at ao mximo.

Inserir a barra da esfera de acoplamento sob tenso na abertura e empurrar com firmeza para cima at se ouvir um estalido, sinal de encaixe. O manpulo rotativo volta posio inicial, assentando contra a barra da esfera de acoplamento sem qualquer folga.

Bloquear a barra da esfera de acoplamento rodando a chave para a posio e (2). Retirar a chave e fechar a tampa de proteco. Olhal para cabo anti-desengate Fixar o cabo anti-desengate ao olhal.

Voltar ao menu

172

Conduo e funcionamento
Desmontar a barra da esfera de acoplamento

Verificar se a barra da esfera de acoplamento est bem montada A marcao verde no manpulo rotativo tem de estar virada para a marcao branca na barra da esfera de acoplamento. No deve haver qualquer folga entre o manpulo rotativo e a barra da esfera de acoplamento. A barra da esfera de acoplamento deve engatar bem na abertura. A barra da esfera de acoplamento deve ser bloqueada e a chave deve ser removida.

Assistncia estabilidade do reboque


Se o sistema detectar movimentos de ziguezague, a potncia do motor diminui e o conjunto de veculo/ reboque travado selectivamente at esses movimentos pararem. A assistncia estabilidade do reboque (TSA) uma funo do Programa Electrnico de Estabilidade (ESPPlus) 3 161.

9 Aviso
Apenas permitido rebocar um atrelado quando a barra da esfera de acoplamento est bem montada. Se a barra da esfera de acoplamento no engatar bem, recorrer ajuda de uma oficina.

Abrir a tampa de proteco e rodar a chave para a posio c (1) para desbloquear a barra da esfera de acoplamento. Puxar o manpulo rotativo para fora e rodar no sentido dos ponteiro dos relgios at ao mximo. Puxar a barra da esfera de acoplamento para fora e para baixo. Colocar o tampo de vedao na abertura. Dobrar e arrumar a tomada.

Voltar ao menu

Conservao do veculo

173

Conservao do veculo
Informao geral ........................ 173 Verificaes no veculo .............. 174 Substituir lmpadas ................... 180 Instalao elctrica .................... 196 Ferramentas do veculo ............. 203 Rodas ........................................ 203 Auxlio de arranque ................... 216 Rebocar ..................................... 218 Conservao do veculo ............ 220

Informao geral
Acessrios e modificaes do veculo
Recomendamos a utilizao de peas e acessrios genunos e de peas aprovadas pela fbrica especficas para o seu tipo de veculo. No podemos avaliar ou garantir a fiabilidade de outros produtos - mesmo se aprovados por legislao ou por qualquer outra forma. No efectuar alteraes no sistema elctrico, p. ex. alteraes nas unidades electrnicas de controlo (chip tuning).

Manter o veculo imobilizado


No utilizar durante muito tempo
Se o veculo for estar sem ser utilizado durante vrios meses, deve efectuar-se o seguinte: Lavar e encerar o veculo. Verificar a proteco de cera do compartimento do motor e da substrutura. Limpar e conservar vedantes de borracha. Mudar o leo de motor. Drenar o reservatrio do lquido limpa-vidros. Verificar o anticongelante do lquido de arrefecimento. Ajustar a presso dos pneus para o valor especificado para carga completa.

Voltar ao menu

174

Conservao do veculo
Verificar o nvel do lquido de arrefecimento. Montar a placa de matrcula se necessrio.

Estacionar o veculo em local seco e bem ventilado. Engatar a primeira ou a marcha-atrs ou colocar a alavanca selectora para P. Evitar que o veculo deslize. No aplicar o travo de mo. Abrir o capot, fechar todas as portas e trancar o veculo. Desligar o grampo do terminal negativo da bateria do veculo. No esquecer que nenhum dos sistemas est funcional, p. ex. sistema de alarme anti-roubo.

Verificaes no veculo
Realizao de trabalhos

Recuperao do veculo em fim de vida


Informao acerca de centros de recuperao do veculo em fim de vida e reciclagem de veculos em fim de vida est disponvel no nosso stio na rede. Confie este trabalho apenas a um centro de reciclagem autorizado.

Colocar novamente em funcionamento

Caso se pretenda voltar a utilizar o veculo deve fazer-se o seguinte: Ligar o grampo ao terminal negativo da bateria do veculo. Activar o sistema electrnico das janelas elctricas. Verificar a presso dos pneus. Atestar o reservatrio do lquido limpa-vidros. Verificar o nvel do leo de motor.

9 Aviso
Realizar verificaes no compartimento do motor apenas quando a ignio estiver desligada. A ventoinha de arrefecimento pode comear a funcionar mesmo com a ignio desligada.

Voltar ao menu

Conservao do veculo
9 Perigo
O sistema da ignio e os faris de xnon utilizam uma tenso muito elevada. No tocar. As tampas para atestar os reservatrios de leo de motor, de lquido de arrefecimento e de lquido lava-vidros e o manpulo da vareta de verificao do leo so amarelos para fcil identificao.

175

Cap
Abrir

Puxar a alavanca de abertura e coloc-la na posio inicial.

Levantar o trinco de segurana para cima e abrir o capot. Entrada de ar 3 143. Fixar o suporte do capot.

Fechar

Antes de fechar o capot, empurrar o suporte para o respectivo encaixe de arrumao. Baixar o capot e deix-lo cair sobre o trinco. Verificar se o capot est engatado.

Voltar ao menu

176

Conservao do veculo

leo de motor
Verificar manualmente o nvel do leo de motor regularmente para evitar danos no motor. Certificar-se que utilizado leo com a especificao correcta. Lquidos e lubrificantes recomendados 3 225. Verificar com o veculo numa superfcie nivelada. O motor deve estar temperatura de funcionamento e desligado h pelo menos 5 minutos. Puxar a vareta para fora. Limp-la, inseri-la at ao batente da pega, pux-la para fora e ver o nvel do leo de motor. Inserir a vareta at ao batente da pega e dar meia volta.

As varetas de verificao do leo variam consoante a verso do motor.

Quando o nvel do leo de motor for inferior marca MIN, atestar com leo de motor.

Voltar ao menu

Conservao do veculo
Recomendamos que utilize leo de motor com a mesma graduao da utilizada na ltima mudana. O nvel do leo de motor no deve exceder a marca MAX na vareta.

177

Nvel do lquido de arrefecimento


Ateno
Um nvel demasiado baixo do lquido de arrefecimento poder causar danos no motor.

9 Aviso
Deixar o motor arrefecer antes de abrir a tampa. Abrir a tampa com cuidado e deixar a presso sair devagar. Atestar com anticongelante. Se no houver anticongelante disponvel, utilizar gua limpa da torneira ou gua destilada. Colocar o tampo e apertar. A concentrao de anticongelante e a causa da perda de lquido de arrefecimento devem ser verificadas por uma oficina.

Ateno
leo de motor em excesso dever ser drenado ou retirado por suco. Capacidades 3 256. Colocar o tampo e apertar.

Lquido de arrefecimento do motor


O lquido de arrefecimento fornece uma proteco contra o congelamento at -28 C, aproximadamente. Quando o sistema de arrefecimento estiver frio, o nvel do lquido de arrefecimento deve estar mesmo acima da marca KALT/COLD. Atestar se o nvel estiver baixo.

Ateno
Utilizar apenas anticongelante aprovado.

Voltar ao menu

178

Conservao do veculo
Depois de montar calos novos, no travar a fundo desnecessariamente nas primeiras viagens. Ao atestar, assegurar a mxima limpeza j que uma contaminao do lquido dos traves pode causar avarias no sistema de traves. Em caso de perda de lquido dos traves, levar o veculo a uma oficina, para que a causa seja reparada. Utilizar apenas lquido dos traves de alto desempenho aprovado para o veculo, lquido dos traves e embraiagem 3 178.

Lquido do limpa-vidros

Lquido dos traves


9 Aviso
O lquido dos traves venenoso e corrosivo. Evitar o contacto com olhos, pele, tecidos e superfcies pintadas. Encher com gua limpa misturada com uma quantidade adequada de lquido do limpa-vidros que contenha anticongelante.

Bateria
A bateria do veculo no precisa de manuteno, desde que o perfil de conduo permita carga suficiente para a bateria. Deslocaes curtas e arranques do motor frequentes podem descarregar a bateria Evitar a utilizao de consumidores de energia desnecessrios.

Traves
Um rudo tipo guincho indica que os calos dos traves atingiram a espessura mnima. Pode-se continuar a conduzir nessa situao mas deve substituir-se os calos dos traves o mais depressa possvel.

O nvel do lquido dos traves deve situar-se entre as marcas MIN e MAX.
Voltar ao menu

Conservao do veculo
As baterias no devem ser eliminadas junto com os resduos domsticos. Devem ser colocadas em pontos de recolha para reciclagem apropriados (i.e. pilhes). Deixar o veculo parado durante mais de 4 semanas pode provocar a descarga da bateria. Desligar o grampo do terminal negativo da bateria do veculo. Assegurar que a ignio est desligada antes de ligar ou desligar a bateria do veculo. Proteco antidescarga da bateria 3 131.

179

Purgar o sistema de combustvel diesel


Se o depsito tiver ficado vazio, ser necessrio purgar o sistema de combustvel diesel. Ligar a ignio trs vezes durante 15 segundos de cada vez. Depois ligar o motor durante 40 segundos, no mximo. Repetir este processo aps 5 segundos, no mnimo. Se o motor no pegar, recorrer assistncia de uma oficina.

Substituio das escovas do limpa pra-brisas


Definio de servio para limpa-pra-brisas

Desligar a ignio mas no retirar a chave da ignio ou abrir a porta do condutor. No espao de 4 segundos, empurrar a alavanca do limpa-pra-brisas para baixo e largar assim que as escovas estiverem na vertical.

Voltar ao menu

180

Conservao do veculo
Escova do limpa-vidros no culo traseiro

Escovas no pra-brisas

Substituir lmpadas
Substituio de lmpadas
Desligar a ignio e desligar o interruptor relevante ou fechar as portas. Segurar numa lmpada nova apenas pela base! No tocar no vidro da lmpada sem luvas. Ao substituir lmpadas, utilizar apenas lmpadas do mesmo tipo.

Levantar o brao do limpa pra-brisas, inclinar a escova a 90 na direco do brao e desmont-la para o lado.

Levantar o brao do limpa-vidros. Desencaixar a escova do limpa pra-brisas e desmontar.

As lmpadas dos faris que esto mais junto s partes laterais do veculo so substitudas atravs das aberturas nas cavas das rodas
Voltar ao menu

Conservao do veculo
dianteiras: virar as rodas de forma a obter acesso, retirar o trinco e retirar a tampa. Para substituir lmpadas do lado direito do compartimento do motor, soltar o tubo flexvel do ar do filtro do ar. Do lado esquerdo, soltar a tomada da caixa de fusveis.

181

Luzes de mdios
1. Substituir as lmpadas atravs da abertura da cava da roda.

Faris de halogneo
3. Rodar o suporte da lmpada no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio para desengatar. Afastar o suporte da lmpada do reflector.

2. Retirar a tampa de proteco 2.

Os faris tm sistemas independentes para mximos 1 (lmpadas interiores) e de mdios 2 (lmpadas exteriores).

Voltar ao menu

182

Conservao do veculo
5. Colocar o suporte da lmpada, encaixando as duas patilhas no reflector, e rodar no sentido dos ponteiros do relgio para fixar. 6. Rodar o suporte da lmpada o mais para a direita possvel. 7. Colocar a tampa de proteco. 8. Fechar a abertura da cava da roda com a tampa. 3. Desligar a ficha da cablagem da lmpada.

Luzes de mximos
4. Soltar a lmpada do suporte e substitu-la. 1. O acesso s lmpadas faz-se pelo compartimento do motor. 4. Desencaixar o grampo de mola do fixador pressionando para a frente e depois rodando para baixo. 5. Afastar a lmpada do alojamento do reflector. 6. Ao colocar uma lmpada nova, colocar as patilhas nas reentrncias do reflector e engatar o grampo de mola. 7. Ligar a ficha da cablagem lmpada. 8. Colocar a tampa de proteco.
Voltar ao menu

2. Retirar a tampa de proteco 1.

Conservao do veculo
Luzes de presena
1. O acesso s lmpadas faz-se pelo compartimento do motor.

183

4. Retirar a lmpada do encaixe e substitu-la. 5. Colocar o suporte no reflector. Colocar a tampa de proteco do farol.

Faris de xnon

3. Afastar o suporte da lmpada da luz de presena do reflector. 2. Retirar a tampa de proteco 1.

Os faris tm sistemas independentes para mdios 1 (lmpadas interiores) e de mximos 2 (lmpadas exteriores).

Voltar ao menu

184

Conservao do veculo

Luzes de mdios
9 Perigo
Os faris mdios funcionam em tenso elctrica altssima. No tocar. Substituir as lmpadas numa oficina.

Luzes de mximos
1. Substituir as lmpadas atravs das aberturas da cava da roda. 3. Rodar o suporte da lmpada e desencaixar. 5. Separar a lmpada do suporte da mesma. 6. Inserir a lmpada nova de modo que os dois olhais no suporte da lmpada encaixem nas reentrncias no reflector. 7. Rodar o suporte da lmpada o mais para a direita possvel. 8. Colocar a cobertura de proteco na devida posio e fechar.

2. Retirar a tampa de proteco. 4. Desmontar o suporte da lmpada com a lmpada do reflector.


Voltar ao menu

Conservao do veculo
Luzes de presena

185

4. Retirar a lmpada do encaixe e substitu-la. 5. Colocar o suporte no reflector. Colocar a tampa de proteco na devida posio e fechar.

Luzes de nevoeiro
Substituir as lmpadas numa oficina.

1. Substituir as lmpadas atravs das aberturas da cava da roda. 2. Desmontar a cobertura de proteco dos mximos.

3. Desmontar a tomada das luzes de presena do reflector.

Luzes dianteiras dos indicadores de mudana de direco


1. Substituir as lmpadas atravs da abertura da cava da roda.

Voltar ao menu

186

Conservao do veculo

2. Rodar o suporte da lmpada no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio e desengatar.

Luzes traseiras
Berlina, 5 portas

3. Empurrar a lmpada ligeiramente para dentro do casquilho, rodar no sentido contrrio aos ponteiros do relgio, retirar e substituir. 4. Colocar o suporte da lmpada no reflector e rodar no sentido dos ponteiros do relgio e engatar.

1. Para substituir as lmpadas do lado direito, utilizar uma moeda para abrir o fecho e dobrar a cobertura para baixo. Para substituir lmpadas do lado esquerdo, utilizar uma moeda para rodar os dois fechos e dobrar a cobertura para baixo 3 200. 2. Separar a ligao da ficha do suporte da lmpada.

3. Desaparafusar as porcas de aperto com a chave de parafusos de rodas e desaparafusar mo. Ferramentas do veculo 3 203.

Voltar ao menu

Conservao do veculo
4. Separar o encaixe da lmpada para trs.

187

5. Desapertar os trs parafusos utilizando uma chave de parafusos. Premir para dentro as patilhas de bloqueio no lado de fora do suporte da lmpada e retirar o suporte da lmpada.

6. Retirar e substituir a lmpada. Luz de marcha-atrs (1) Indicador de mudana de direco (2) Luz de marcha-atrs/luz dos traves (3) Luz de marcha-atrs (4) Luzes de nevoeiro, podem ser s de um lado (5) 7. Engatar o suporte da lmpada no encaixe da mesma, assegurando que est correctamente encaixada.

8. Assegurar-se que os vedantes esto colocados no suporte da lmpada e parafusos de fixao. 9. Inserir o encaixe da lmpada no corpo, encaixando o olhal e o pino de esfera na reentrncia. Apertar as porcas de aperto utilizando a chave de rodas. Fixar a ligao da ficha. Fechar e engatar a cobertura.

Voltar ao menu

188

Conservao do veculo
4. Separar o encaixe da lmpada para trs.

Berlina, 3 portas

1. Para substituir as lmpadas, rebater a cobertura. 2. Separar a ligao da ficha do suporte da lmpada.

3. Desaparafusar as porcas de aperto com a chave de parafusos de rodas e desaparafusar mo. Ferramentas do veculo 3 203.

5. Retirar o vedante do parafuso de fixao. Premir para fora as patilhas de bloqueio no lado de fora do suporte da lmpada e retirar o suporte da lmpada.

Voltar ao menu

Conservao do veculo
Berlina, 4 portas

189

6. Retirar e substituir a lmpada. Luz de marcha-atrs (1) Indicador de mudana de direco (2) Luz de marcha-atrs/luz dos traves (3) Luz de marcha-atrs (4) Luzes de nevoeiro, podem ser s de um lado (5) 7. Engatar o suporte da lmpada no encaixe da mesma, assegurando que est correctamente encaixada.

8. Assegurar-se que os vedantes esto colocados no suporte da lmpada e parafusos de fixao. 9. Inserir o encaixe da lmpada no corpo, encaixando o olhal e o pino de esfera na reentrncia. Apertar as porcas de aperto utilizando a chave de rodas. Fixar a ligao da ficha. Fechar e engatar a cobertura.

1. Para substituir as lmpadas, levantar a cobertura na bagageira depois de rodar o engate.

Voltar ao menu

190

Conservao do veculo

2. Soltar os parafusos atrs da cobertura com uma chave de parafusos, e retirar.

3. Desaparafusar os trs parafusos com uma chave de parafusos e retirar o suporte da lmpada. Ferramentas do veculo 3 203.

4. Empurrar para trs as luzes traseiras, segurando o alojamento da lmpada pela parte de fora. Retirar a ficha do suporte da lmpada.

5. Pressionar para fora seis engates de bloqueio no alojamento da lmpada e retirar o suporte da mesma.

Voltar ao menu

Conservao do veculo
6. Retirar e substituir a lmpada. Luzes dos traves (1) Luz de marcha-atrs (2) Luzes de nevoeiro, podem ser s de um lado (3) Luz dos indicadores de mudana de direco (4) Luz de marcha-atrs (5) 7. Engatar o suporte da lmpada no alojamento da mesma. Assegurar que o vedante aplicado correctamente e que o suporte est correctamente encaixado. 8. Fixar a ligao da ficha. Colocar o alojamento da lmpada na carroaria, encaixando os parafusos de cabea redonda nas reentrncias. Fixar o alojamento da lmpada na carroaria com quatro parafusos. Fechar a tampa e trancar.

191

Carrinha, Monovolume

2. Separar a ligao da ficha do suporte da lmpada. 3. Soltar os parafusos de aperto e retirar o alojamento da lmpada para trs.

1. Desencaixar a cobertura pressionando as patilhas de fixao e retirar. 4. Desaparafusar os trs parafusos com uma chave de parafusos e retirar o suporte da lmpada. Ferramentas do veculo 3 203.

Voltar ao menu

192

Conservao do veculo
Fechar e engatar a cobertura.

TwinTop

5. Retirar e substituir a lmpada. Luz de marcha-atrs/luz dos traves (1) Indicador de mudana de direco (2) Luz de marcha-atrs (3) Luzes de nevoeiro, podem ser s de um lado (4) 6. Encaixar o suporte da lmpada no alojamento da mesma e aparafusar no lugar. Inserir o alojamento da lmpada na carroaria e apertar as porcas de aperto mo. Fixar a ligao da ficha.

1. Desaparafusar as porcas de fixao.

2. Desmontar o alojamento da lmpada pela parte de fora. Desencaixar a ficha pressionando a tampa e retirar do suporte da lmpada. 3. Separar o vedante do suporte da lmpada.

Voltar ao menu

Conservao do veculo

193

assegurando que fica correctamente encaixado. Inserir as tomadas e encaixar rodando.

4. Desencaixar as tomadas rodando-as e retirando-as. Premir para fora as patilhas de fecho nas arestas compridas do suporte da lmpada; levantar o suporte da lmpada na extremidade dianteira e retirar.

5. Retirar e substituir a lmpada. Luz de marcha-atrs/luz dos traves (1) Luz de marcha-atrs (2) Luzes de nevoeiro, podem ser s de um lado (3) Luz de marcha-atrs (4) Luz dos indicadores de mudana de direco (5) 6. Inserir o suporte da lmpada no alojamento da mesma, inserindo primeiro o olhal na frente da ficha. Dobrar o suporte da lmpada,

7. Encaixar o vedante no suporte da lmpada. Assegurar que o vedante est plano na rea dos parafusos. 8. Encaixar a ficha. Inserir o alojamento da lmpada na carroaria, assegurando o posicionamento correcto dos parafusos de cabea esfrica nas reentrncias. Apertar as porcas de fixao.

Voltar ao menu

194

Conservao do veculo

Indicadores de mudana de direco laterais


Substituir as lmpadas numa oficina.

Luz da placa de matrcula

2. Retirar o alojamento da lmpada para baixo, com cuidado para no puxar o cabo. 3. Levantar a tampa e desligar a ficha da cablagem do suporte da lmpada. 1. Inserir uma chave de parafusos no alojamento da lmpada, pressionar para o lado e soltar a mola.

4. Rodar o suporte da lmpada no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio para desengatar. 5. Retirar a lmpada do suporte e substitu-la. 6. Colocar o suporte da lmpada no alojamento da lmpada e rodar no sentido dos ponteiros do relgio. 7. Ligar a ficha da cablagem ao suporte da lmpada. 8. Inserir e encaixar o alojamento da lmpada.

Voltar ao menu

Conservao do veculo

195

Luzes do habitculo
Luz de cortesia dianteira, luzes de leitura

Luz do porta-luvas, bagageira e espao para os ps

1. Desengatar a lente, premi-la ligeiramente para baixo e retirar inclinando um pouco para baixo. 2. Retirar a lmpada e substitu-la. 3. Encaixar a lente.

1. Retirar a lmpada para fora com uma chave de parafusos.

2. Empurrar a lmpada ligeiramente em direco ao grampo de mola e retirar. 3. Inserir a lmpada nova. 4. Colocar a lmpada.

Iluminao do painel de instrumentos


Substituir as lmpadas numa oficina.

Luz de cortesia traseira e luzes de leitura

Substituir as lmpadas numa oficina.

Voltar ao menu

196

Conservao do veculo
Extractor de fusveis

Instalao elctrica
Fusveis
Os dados do fusvel de substituio devem coincidir com os dados do fusvel avariado. O veculo possui duas caixas de fusveis: uma por trs de uma tampa do lado esquerdo da bagageira e uma na parte dianteira esquerda do compartimento do motor. Guardar fusveis sobresselentes na verso B da caixa de fusveis da bagageira. Abrir a tampa 3 200. Antes de se substituir um fusvel, desligar o respectivo interruptor e a ignio. Um fusvel fundido ter um fio derretido. No substituir o fusvel enquanto no se corrigir o que levou a que se fundisse. Algumas funes esto protegidas por vrios fusveis. Podem tambm existir fusveis sem funo atribuda.

Poder haver um extractor de fusveis na caixa de fusveis da bagageira.

Voltar ao menu

Conservao do veculo

197

Caixa de fusveis do compartimento do motor

Inserir uma chave de parafusos na abertura at ao mximo e inclinar para o lado. Abrir a tampa para cima e retirar. A caixa de fusveis tem fusveis atribudos de duas formas diferentes consoante a verso da caixa de fusveis da bagageira 3 200. Colocar o extractor de fusveis nos vrios tipos de fusvel a partir de cima ou da parte lateral e retirar o fusvel.
Voltar ao menu

198

Conservao do veculo
N. Circuito 11 Instrumentos 12 Telemvel, sistema de informao e lazer, mostrador 13 Luz de cortesia 14 Limpa pra-brisas 15 Limpa pra-brisas 16 Buzina, ABS, interruptor das luzes dos traves, sistema de ar condicionado 17 Filtro do combustvel diesel ou sistema de ar condicionado 18 Motor de arranque 19 20 Buzina 21 Sistemas electrnicos do motor 22 Sistemas electrnicos do motor 23 Regulao do alcance dos faris 24 Bomba de combustvel N. Circuito 25 26 Sistemas electrnicos do motor 27 Aquecimento, sistema de ar condicionado 28 29 Direco assistida 30 Sistemas electrnicos do motor 31 Limpa-vidros traseiro 32 Interruptor das luzes dos traves 33 Regulao do alcance dos faris, interruptor das luzes, interruptor da embraiagem, instrumentos, mdulo da porta do condutor 34 Unidade de comando, mdulo da coluna da direco 35 Sistema de informao e lazer 36 Isqueiro, tomada de corrente dianteira
Voltar ao menu

Atribuies de fusveis em conjunto com a verso A da caixa de fusveis da bagageira


N. Circuito 1 2 3 4 ABS ABS Ventoinha interior do sistema de ar condicionado Ventoinha interior, aquecimento, sistema de ar condicionado Ventoinha do radiador Ventoinha do radiador Sistema de fecho centralizado Sistema lava-pra-brisas, porta traseira culo traseiro aquecido, espelho retrovisor exterior com desembaciador

5 6 7 8 9

10 Ficha de diagnstico

Conservao do veculo
Atribuies de fusveis em conjunto com a verso B da caixa de fusveis da bagageira
N. Circuito 1 2 3 4 ABS ABS Ventoinha interior do sistema electrnico de ar condicionado Ventoinha interior do aquecimento e sistema de ar condicionado Ventoinha do radiador Ventoinha do radiador Sistema lava-pra-brisas Buzina Sistema do lava-faris N. Circuito 14 Limpa pra-brisas 15 Limpa pra-brisas 16 Sistemas electrnicos dos mdulos de controlo, Sistema Open & Start, ABS, interruptor das luzes dos traves, TwinTop 17 Aquecimento do filtro de combustvel diesel 18 Motor de arranque 19 Sistema electrnico da caixa de velocidades 20 Sistema de ar condicionado 21 Sistemas electrnicos do motor 22 Sistemas electrnicos do motor 23 Iluminao dianteira adaptativa, regulao do alcance dos faris 24 Bomba de combustvel 25 Sistema electrnico da caixa de velocidades 26 Sistemas electrnicos do motor
Voltar ao menu

199

N. Circuito 27 Direco assistida 28 Sistema electrnico da caixa de velocidades 29 Sistema electrnico da caixa de velocidades 30 Sistemas electrnicos do motor 31 Iluminao dianteira adaptativa, regulao do alcance dos faris 32 Sistema de traves, sistema de ar condicionado, interruptor da embraiagem 33 Iluminao dianteira adaptativa, regulao do alcance dos faris, interruptor dos faris 34 Unidade de comando, mdulo da coluna da direco 35 Sistema de informao e lazer 36 Telemvel, sistema de informao e lazer, mostrador

5 6 7 8 9

10 11 12 13 Luzes de nevoeiro

200

Conservao do veculo
Berlina, 3 portas Verso A da caixa de fusveis
Para substituir um fusvel, retirar a tampa de proteco relevante.

Caixa de fusveis na bagageira

Para abrir, rebater a cobertura para cima

Berlina, 4 portas

Para abrir, rodar o engate para a esquerda e rebater para baixo a cobertura.

TwinTop

A caixa de fusveis encontra-se por trs de uma tampa. No guardar nenhum objecto por detrs da tampa. Consoante o equipamento, existem duas caixas de fusveis diferentes.

N. Circuito 1 2 3 Para abrir, puxar os dois botes, desmontar os engates e rebater a cobertura para cima. 4 5 6 Luzes de nevoeiro Tomada da bagageira Luzes de marcha-atrs Janelas traseiras elctricas Sistema de ar condicionado

Berlina, 5 portas, Carrinha, Monovolume

Para abrir, rodar os dois engates com uma moeda e rebater a cobertura.

Voltar ao menu

Conservao do veculo
N. Circuito 7 8 Janelas dianteiras elctricas Espelhos retrovisores exteriores aquecidos

201

Verso B da caixa de fusveis

N. Circuito 1 2 3 4 Janelas dianteiras elctricas Instrumentos Aquecimento, sistema de ar condicionado, controlo electrnico de ar condicionado Airbags

5 6 7 8 9

10 11 culo traseiro aquecido 12 Limpa-vidros traseiro 13 Sensores de estacionamento 14 Aquecimento, sistema de ar condicionado 15
Voltar ao menu

202

Conservao do veculo
N. Circuito 28 29 Isqueiro, tomada de corrente dianteira 30 Tomada de corrente traseira 31 32 33 Sistema Open & Start 34 Tecto de abrir, TwinTop 35 Tomada de corrente traseira 36 Tomada para equipamento para reboque 37 38 Sistema do fecho centralizado das portas, terminal 30 39 Aquecimento do banco esquerdo 40 Aquecimento do banco direito 41 N. Circuito 42 43 44

N. Circuito 16 Identificador de lugar ocupado no banco do passageiro da frente, Sistema Open & Start 17 Sensor de chuva, sistema de controlo da presso dos pneus, espelho retrovisor interior 18 Instrumentos, interruptores 19 20 CDC 21 Espelhos retrovisores exteriores aquecidos 22 Tecto de abrir 23 Janelas traseiras elctricas 24 Ficha de diagnstico 25 26 Espelhos retrovisores exteriores de rebatimento elctrico 27 Sensor ultra-snico, alarme anti-roubo

Voltar ao menu

Conservao do veculo

203

Ferramentas do veculo
Ferramentas
Veculos com conjunto para reparao de pneus
O kit de ferramentas e conjunto para reparao de pneus encontram-se num compartimento de arrumao por baixo da cobertura do piso da bagageira.

O macaco e kit de ferramentas encontram-se num compartimento de arrumao na bagageira por baixo da roda sobresselente. Roda sobresselente 3 215

Rodas
Jantes e pneus
Estado dos pneus e jantes
Passar pelas beiras da estrada devagar e, se possvel, em ngulo recto. Passar por cima de superfcies semelhantes a arestas vivas pode causar danos em pneus e jantes. No entalar os pneus contra os passeios ao estacionar. Regularmente, verificar se as jantes apresentam danos. Recorrer ajuda de uma oficina em caso de danos ou desgaste invulgar.

TwinTop

As ferramentas para funcionamento de emergncia do tejadilho desdobrvel esto arrumadas no porta-luvas.

Veculos com roda sobresselente

Pneus
S so permitidos pneus de tamanho 225/45 R 17 se o veculo estiver equipado com programa electrnico de estabilidade.

Voltar ao menu

204

Conservao do veculo

Astra OPC 'Nrburgring Edition' com pneus 225/40 ZR 18


Este modelo est equipado de fbrica com pneus desportivos de alto desempenho, tamanho 225/40 ZR 18. Estes pneus so autorizados em estradas pblicas mas possuem caractersticas tipicamente de corrida e um relevo pouco profundo correspondente. Os pneus do aos condutores experimentados e desportistas um melhor desempenho e velocidades mais rpidas em superfcies de estradas secas mas podem fazer com que o veculo se descontrole sem avisar se este limite for ultrapassado. Evitar adoptar um estilo de conduo de risco devido a este desempenho melhorado. Em condies de piso molhado, adaptar o seu estilo de conduo e velocidade ao relevo pouco profundo.

Pneus de Inverno
Os pneus de Inverno aumentam a segurana da conduo a temperaturas inferiores a 7 C pelo que devero ser montados em todas as jantes. Os pneus de tamanho 185/65 R 15, 195/60 R 15, 195/65 R 15 e 205/55 R 16 podem ser utilizados como pneus de Inverno. Pneus de tamanho 205/50 R17 s devem ser utilizados como pneus de Inverno. Os pneus de tamanho 215/45 R 17, 225/45 R 17, 225/40 R 181), 225/40 ZR18 and 235/35 R 19 no devem ser utilizados como pneus de Inverno. Berlina, Carrinha, Monovolume: pneus de tamanho 215/45 R 17 s so aprovados como pneus de Inverno se o veculo tiver sido equipado de fbrica com jantes de 18 polegada.

Os pneus de Inverno s podem ser utilizados no Astra OPC em jantes de liga especiais aprovadas pela Opel. Os pneus de Inverno Run-Flat s podem ser utilizados em jantes de liga aprovadas pela fbrica. De acordo com a legislao nacional de cada pas, colocar a etiqueta de velocidade dentro do campo de viso do condutor.

Pneus Runflat
Os pneus Run-Flat tm paredes laterais reforadas e auto-sustentveis que asseguram que os pneus podero ser utilizados mesmo sem presso. Os pneus Run-Flat s so autorizados em veculos com programa electrnico de estabilidade e sistema de controlo da presso dos pneus ou sistema de deteco de desinsuflao.

1)

Astra OPC: Permitido como pneus de Inverno sem correntes para pneus.
Voltar ao menu

Conservao do veculo
Ateno
Verificar as presses dos pneus frequentemente mesmo que estejam montados pneus Run-Flat. Consoante o fabricante dos pneus, os pneus Run-Flat podem ser identificados por uma marca na parede do pneu. Por ex.: ROF = RunonFlat da Goodyear ou SSR = Self Supporting Runflat Tyre da Continental. S permitido utilizar pneus Run-Flat em conjunto com jantes de liga aprovadas pela fbrica. No utilizar um kit de reparao dos pneus. No se deve utilizar a presso dos pneus ECO. Os pneus Run-Flat no devem ser combinados com pneus normais. Ao mudar para pneus normais, convm ter em conta que o veculo no est equipado nem com pneu sobresselente nem com kit de reparao dos pneus.

205

Designao dos pneus


P. ex. 195/65 R 15 91 H 195 = Largura do pneu, mm 65 = Relao da seco transversal (relao entre altura e largura do pneu), % R = Tipo de cinta: Radial RF = Tipo: RunFlat 15 = Dimetro da jante, polegadas 91 = ndice de carga, p. ex. 91 equivalente a 618 kg H = Letra do cdigo de velocidade Letra do cdigo de velocidade: Q = at 160 km/h S = at 180 km/h T = at 190 km/h H = at 210 km/h V = at 240 km/h W = at 270 km/h

Conduzir com um pneu danificado

O sistema de controlo da presso dos pneus ou o sistema de deteco de desinsuflao indica qualquer perda de presso num pneu. Se um pneu no tiver presso, possvel continuar a conduzir o veculo a uma velocidade mxima de 80 km/h por uma distncia at 80 km

9 Aviso
No entanto, ser mais difcil manobrar e conduzir o veculo. As distncias de travagem sero maiores. Adaptar o estilo e a velocidade de conduo s condies em causa.

Presso dos pneus


Verificar a presso com os pneus frios pelo menos cada 14 dias e antes de qualquer viagem grande. No esquecer de verificar tambm o pneu
Voltar ao menu

206

Conservao do veculo
A presso dos pneus ECO tem por objectivo atingir o menor consumo de combustvel possvel. No deve ser utilizada com pneus Run-Flat. A presso incorrecta dos pneus prejudica a segurana, a manobrabilidade do veculo, o conforto e a poupana de combustvel e aumenta o desgaste dos pneus. Em veculos com sistema de controlo dos pneus, apertar o adaptador na vlvula. Presso dos pneus 3 257 e na etiqueta do lado de dentro da portinhola do depsito de combustvel. Os dados da presso dos pneus referem-se a pneus frios. Aplica-se a pneus de Vero e de Inverno. Insuflar sempre o pneu sobresselente segundo a presso especificada para carga completa.

sobresselente. Isto tambm se aplica a veculos com controlo da presso dos pneus.

9 Aviso
Se a presso for demasiado baixa, pode causar o sobreaquecimento e danos internos nos pneus, resultando na separao do piso e mesmo no rebentamento do pneu a altas velocidades.

Retirar a chave da tampa da vlvula da portinhola do depsito de combustvel e utiliz-la para desapertar a tampa da vlvula.

Sistema de controlo da presso dos pneus


O sistema de controlo da presso dos pneus verifica continuamente a presso das quatro rodas quando a velocidade do veculo ultrapassa determinado limite.
Voltar ao menu

Conservao do veculo
Todas as rodas devem possuir sensores de presso e os pneus devem estar presso indicada. Caso contrrio, a presso dos pneus ser monitorizada pelo sistema de deteco de desinsuflao 3 207. As presso dos pneus actuais podem ser visualizadas no Info-Display 3 123. Mensagens do veculo, presso dos pneus 3 118. Indicador de controlo w 3 105. Se estiver montando um conjunto completo de rodas sem sensores (ou seja, quatro pneus de Inverno), no surgir qualquer mensagem de erro. O sistema de controlo da presso dos pneus no est operacional. possvel montar sensores ps-venda. A utilizao de kits de reparao dos pneus lquido venda no mercado pode prejudicar o funcionamento do sistema. Podem utilizar-se sistemas aprovados pela fbrica. O equipamento rdio externo de elevada potncia pode prejudicar o funcionamento do sistema de controlo da presso dos pneus.

207

Sistema de controlo da perda de presso dos pneus


O sistema de deteco de desinsuflao verifica continuamente a velocidade de rotao dos quatro pneus. Se um pneu perder presso, o indicador de controlo w acende-se a vermelho. Parar imediatamente e verificar as presso dos pneus. Indicador de controlo w 3 105.

Inicializao do sistema

Inicializao do sistema

Depois de mudar uma roda, tem de se inicializar o sistema: insuflar os pneus at presso aconselhada, ligar a ignio e pressionar o boto DDS durante cerca de 4 segundos. O indicador de controlo w pisca trs vezes.

Voltar ao menu

208

Conservao do veculo

Depois de corrigir a presso de um pneu ou de mudar uma roda, preciso inicializar o sistema: Ligar a ignio e pressionar o boto DDS durante aproximadamente 4 segundos. O indicador de controlo w pisca trs vezes.

Mudar um pneu e tamanho da jante


Se se utilizarem pneus de tamanho diferente dos montados de fbrica, poder ser necessrio reprogramar o velocmetro e fazer outras alteraes no veculo. Depois de mudar para pneus de tamanho diferente, substituir a etiqueta da presso dos pneus. A profundidade mnima do relevo permitida por lei (1,6 mm) ter sido atingida quando o relevo tiver sido gasto at um dos indicadores de desgaste do relevo (TWI). A respectiva posio est indicada por marcas na parede lateral. Se existir maior desgaste frente do que atrs, trocar periodicamente as rodas dianteiras com as traseiras. Os pneus envelhecem mesmo quando no utilizados. Recomendamos que os pneus sejam substitudos a cada 6 anos.

Profundidade do relevo
Verificar a profundidade do relevo do pneu a intervalos regulares. Os pneus devem ser substitudos por razes de segurana quando a profundidade do relevo for de 2-3 mm (4 mm para pneus de Inverno).

9 Aviso
A utilizao de pneus ou jantes desadequados poder causar acidentes e invalidar a aprovao tipo do veculo.

Tampes das rodas


Devero utilizar-se tampes das rodas e pneus aprovados para o veculo em questo e que cumpram todos os requisitos de combinao de jantes e pneus aplicveis.

Voltar ao menu

Conservao do veculo
Se os tampes das rodas e os pneus utilizados no forem aprovados pela fbrica, os pneus no devero ter salincia de proteco da jante. Os tampes das rodas no devem impedir o arrefecimento dos traves. Retirar os tampes das rodas se se instalar correntes para pneus.

209

Correntes de neve

9 Aviso
A utilizao de pneus ou tampes de rodas inadequados pode causar perda de presso repentina e, consequentemente, acidentes.

S so permitidas correntes para pneus nas rodas dianteiras. Utilizar sempre correntes de malha fina que no adicionem mais de 10 mm ao relevo do pneu e aos lados interiores do mesmo (incluindo o cadeado da corrente).

As correntes de neve so permitidas em pneus de tamanho 185/65 R 15, 195/60 R 15, 195/65 R 15, 205/55 R 16 e 205/50 R17. As correntes de neve no so permitidas em pneus de tamanho 225/45 R 17, 225/40 R 18, 225/40 ZR18 e 235/35 R 192). Berlina, Carrinha, Monovolume: As correntes para pneus s so autorizadas em pneus de tamanho 215/45 R 17 se o veculo tiver sido equipado de fbrica com jantes de 18 polegadas. No permitido utilizar correntes para a neve na roda sobresselente temporria.

Kit de reparao de pneus


O kit de reparao de pneus pode ser utilizado para reparar pequenos danos no relevo de um pneu. No retirar quaisquer objectos estranhos dos pneus.

9 Aviso
Danos podem levar os pneus a rebentar.
2)

Apenas permitidas com um ngulo de viragem limitado.


Voltar ao menu

210

Conservao do veculo
O kit de reparao dos pneus encontra-se no compartimento de arrumao por baixo da cobertura do piso na bagageira. 1. Retirar do compartimento a bolsa com o kit de reparao dos pneus. Cuidadosamente retirar os componentes da bolsa. 2. Retirar o compressor.

Danos num pneu que excedam 4 mm ou que estejam perto da jante no podem ser reparados com o kit de reparao de pneus.

9 Aviso
No conduzir a mais de 80 km/h. No utilizar durante muito tempo. A direco e manobrabilidade podem ser afectadas. Em caso de um pneu furado: Aplicar o travo de mo e engatar a 1., a marcha-atrs ou a posio P.

4. Aparafusar a tubo flexvel de ar do compressor ligao na botija do vedante. 5. Encaixar a botija do vedante no dispositivo de suporte do compressor. Colocar o compressor perto do pneu de maneira que esta fique na vertical. 3. Retirar o cabo de ligao elctrica e tubo flexvel de ar dos compartimentos de arrumao por baixo do compressor.

Voltar ao menu

Conservao do veculo

211

6. Desapertar a tampa da vlvula do pneu em questo. 7. Enroscar o tubo de insuflao do pneu na vlvula. 8. O interruptor no compressor tem de estar regulado para . 9. Ligar a ficha do compressor tomada acessria ou tomada do isqueiro. Para no descarregar a bateria, recomendamos que se ligue o motor.

10. Colocar o interruptor de balancim no compressor em I. O pneu cheio com vedante. 11. O manmetro da presso do compressor indica por breves instantes um valor at 6 bar enquanto a garrafa de vedante se esvazia (cerca de 30 segundos). Depois a presso comea a baixar. 12. O vedante todo bombeado para dentro do pneu. Depois o pneu insuflado.

13. A presso do pneu prescrita deve ser atingida dentro de 10 minutos. Presso dos pneus 3 257. Quando atingir a presso correcta, desligar o compressor. Se a presso de pneu prescrita no for atingida no espao de 10 minutos, retirar o kit de reparao de pneus. Deslocar o veculo de forma a que o pneu d uma volta completa. Voltar a ligar o kit de reparao de pneus e continuar o procedimento de enchimento durante 10 minutos. Se continuar a no atingir a presso do pneu prescrita,
Voltar ao menu

212

Conservao do veculo
mais de 10 minutos), parar e verificar a presso do pneu. Apertar o tubo do ar do compressor directamente na vlvula do pneu e no compressor ao fazer isso. Se a presso do pneu for superior a 1,3 bar, corrigir para o valor correcto. Repetir o procedimento at deixar de haver perda de presso. Se a presso do pneu baixar para menos de 1,3 bar, no se deve conduzir o veculo. Recorrer ajuda de uma oficina. 18. Guardar o kit de reparao dos pneus na bagageira. Advertncia As caractersticas de conduo proporcionadas pelo pneu reparado so muito afectadas pelo que o pneu deve ser substitudo. Se se ouvir um rudo anormal ou se o compressor ficar quente, desligar o compressor durante pelo menos 30 minutos. A vlvula de segurana incorporada abre a uma presso de 7 bar. Anotar a data de validade do kit. Aps essa data a capacidade vedante deixa de ter garantia. Prestar ateno informao de armazenamento constante na garrafa de vedante. Substituir a garrafa de vedante utilizada. Eliminar a garrafa conforme indicado na legislao aplicvel. O compressor e o vedante podem ser utilizados a partir de -30 C, aproximadamente. Os adaptadores fornecidos podem ser utilizados para encher outros itens, p. ex. bolas de futebol,
Voltar ao menu

14.

15. 16.

17.

o pneu est demasiado danificado. Recorrer ajuda de uma oficina. Purgar a presso do pneu em excesso, utilizando o boto sobre o indicador de presso. No utilizar o compressor durante mais de 10 minutos. Separar o Kit de reparao dos pneus. Aparafusar a tubo flexvel de enchimento ligao livre na botija do vedante. Assim, evitar fugas de vedante. Guardar o kit de reparao dos pneus na bagageira. Retirar qualquer excesso de vedante com um pano. Retirar da garrafa de vedante a etiqueta que indica a velocidade mxima permitida e coloc-la dentro do campo de viso do condutor. Prosseguir viagem imediatamente para que o vedante se distribua pelo pneu uniformemente. Depois de conduzir cerca de 10 km (mas no

Conservao do veculo
colches de ar, barcos insuflveis, etc. Encontram-se sob o compressor. Para retirar, aparafusar no compressor o tubo flexvel e retirar o adaptador. Nunca mudar mais do que uma roda ao mesmo tempo. Utilizar o macaco apenas para mudar rodas. Se a superfcie em que o veculo se encontrar for macia, colocar uma placa slida (com 1 cm/0,4 polegadas de espessura, no mximo) por baixo do macaco. No devero estar nem pessoas nem animais dentro do veculo quando este for levantado com o macaco. Nunca passar por baixo de um veculo apoiado num macaco. No colocar o veculo a trabalhar quando elevado com um macaco. Antes de apertar os parafusos da roda, limp-los e aplicar um pouco de massa venda no mercado nas roscas de cada um dos parafusos da roda.

213

Substituio de roda
Alguns veculos so equipados com um kit de reparao dos pneus em vez de possurem uma roda sobresselente 3 209. Proceder aos seguintes preparativos e respeitar a informao a seguir: Estacionar o veculo numa superfcie nivelada, firme e no derrapante. As rodas dianteiras devem estar em posio de conduo em linha recta. Aplicar o travo de mo e engatar a 1., a marcha-atrs ou a posio P. Retirar a roda sobresselente 3 215. No Astra TwinTop, o tejadilho deve estar fechado antes de o veculo ser levantado.

1. Retirar o tampo da roda com o gancho. Ferramentas do veculo 3 203. Para tampes de roda com parafusos de roda vista. O tampo pode ficar na jante. No retirar os anis de fixao dos parafusos da roda. Jantes de liga: Desencaixar as tampas dos parafusos das rodas com uma chave de parafusos e retirar. Para proteger a roda, colocar um pano macio entre a chave de parafusos e a jante de liga.
Voltar ao menu

214

Conservao do veculo
3. Certificar-se de que o macaco est bem colocado nos pontos de elevao com macaco do veculo. 7. Apertar os parafusos da roda. 8. Baixar o veculo. 9. Colocar a chave de rodas assegurando que fica bem colocada e apertar cada parafuso em sequncia cruzada. Apertar ao binrio de 110 N.m. 10. Alinhar o orifcio da vlvula no tampo da roda com a vlvula do pneu, antes de colocar. Colocar as tampas das porcas das rodas. 11. Arrumar a roda substituda 3 209 e as ferramentas do veculo 3 203. 12. Verificar a presso do pneu montado e o binrio de aperto dos parafusos das rodas assim que for possvel. Substituir ou reparar o pneu danificado.

2. Colocar uma chave de rodas assegurando que fica bem colocada e afrouxar cada parafuso meia volta.

4. Colocar o macaco na altura necessria antes de o colocar directamente por baixo do ponto de elevao com macaco de forma que no deslize. Colocar a manivela do macaco e com o macaco bem alinhado rodar a manivela at a roda ficar afastada do solo. 5. Desapertar os parafusos das rodas. 6. Substituir a roda.

Voltar ao menu

Conservao do veculo

215

Roda sobresselente
Alguns veculos so equipados com um kit de reparao dos pneus em vez de possurem uma roda sobresselente. A roda sobresselente pode ser classificada como roda sobresselente temporria consoante o tamanho da mesma em relao s outras rodas do veculo e a legislao do pas em causa. A roda sobresselente tem uma jante em ao. Utilizar uma roda sobresselente mais pequena que as outras ou com pneus de Inverno pode afectar a conduo. Substituir o pneu danificado o mais depressa possvel.

Isto deve ser tido em conta quando a bagageira est a ser carregada, especialmente no Astra TwinTop 3 41.

Carrinha

A roda sobresselente encontra-se na bagageira por baixo da cobertura do piso. Est fixa na reentrncia com um parafuso de orelhas. O poo da roda sobresselente no est concebido para todos os tamanhos de pneus autorizados. Se uma jante mais maior do que a sobresselente tiver de ser arrumada no poo da roda sobresselente depois de mudar as rodas, a cobertura do piso pode ser colocada sobre a jante saliente.

Retirar o adaptador e ganchos das calhas nas paredes da bagageira. Levantar os olhais de fixao traseiros e levantar a cobertura do piso para a vertical de modo a ficar no revestimento do tejadilho. Ao fechar, conduzir os olhais de fixao atravs das ranhuras na cobertura do piso. Veculos com cargo box: desmontagem 3 80.
Voltar ao menu

216
TwinTop

Conservao do veculo
Pneus direccionais

Aceder roda sobresselente como tejadilho aberto: Encaixar a cobertura da bagageira na estrutura da janela traseira e activar o auxiliar de carregamento 3 81. Levantar a cobertura do piso na bagageira.

Roda sobresselente temporria

Utilizar uma roda sobresselente temporria pode afectar a conduo. Substituir ou reparar o pneu danificado o mais depressa possvel. Montar s uma roda sobresselente temporria. No conduzir a mais de 80 km/h. Fazer as curvas devagar. No utilizar durante muito tempo. No permitida a utilizao de rodas sobresselentes temporrias no eixo traseiro no caso de rebocar outro veculo. Por isso, montar a roda sobresselente temporria no eixo dianteiro e um pneu de tamanho normal no eixo traseiro. Correntes para a neve 3 209.

Montar pneus direccionais de forma a rodarem na direco de conduo. A direco de rodagem indicada por um smbolo (p. ex. uma seta) na parede lateral do pneu. O indicado a seguir aplica-se a pneus montados contra a direco de conduo: A conduo pode ser afectada. Substituir ou reparar o pneu danificado o mais depressa possvel. Conduzir com redobrada ateno em superfcies molhadas ou com neve.

Auxlio de arranque
No proceder ao arranque com carregador de carga rpida. Um veculo com uma bateria descarregada pode ser posto a trabalhar com cabos auxiliares de arranque e com a bateria de outro veculo.

9 Aviso
Ter muito cuidado ao proceder ao arranque com cabos auxiliares de arranque. O incumprimento das instrues que se seguem pode causar leses ou danos devido exploso da bateria ou danos nos sistemas elctricos de ambos os veculos.

Voltar ao menu

Conservao do veculo
9 Aviso
Evitar o contacto com olhos, pele, tecidos e superfcies pintadas. O fluido contm cido sulfrico que pode causar leses e danos em caso de contacto directo. Nunca expor a bateria a chamas nuas ou fascas. Uma bateria descarregada pode congelar a temperaturas de 0 C. Descongelar uma bateria congelada antes de ligar os cabos auxiliares de arranque. Quando manusear uma bateria usar culos e roupa de proteco. Utilizar uma bateria auxiliar com a mesma tenso (12 volts). A respectiva capacidade (Ah) no deve ser muito inferior da bateria descarregada. Utilizar cabos auxiliares de arranque com terminais isolados e uma seco transversal de pelo menos 16 mm2 (25 mm2 para motores a diesel). No desligar a bateria descarregada do veculo. Desligar todos os consumidores elctricos desnecessrios. No se inclinar sobre a bateria durante o arranque com cabos auxiliares. No permitir que os terminais de um dos cabos entre em contacto com os do outro cabo. Os veculos no devem tocar um no outro durante o processo de arranque com cabos auxiliares. Aplicar o travo-de-mo, colocar a caixa de velocidades em ponto morto e a caixa automtica em P.

217

Ordem de ligao dos cabos: 1. Ligar o cabo vermelho ao terminal positivo da bateria auxiliar. 2. Ligar a outra extremidade do cabo vermelho ao terminal positivo da bateria descarregada. 3. Ligar o cabo preto ao terminal negativo da bateria auxiliar. 4. Ligar a outra extremidade do cabo preto a um ponto de massa do veculo, como por exemplo o bloco do motor ou parafuso do apoio do motor. Ligar o mais

Voltar ao menu

218

Conservao do veculo

longe possvel da bateria descarregada, no entanto pelo menos a 60 cm. Colocar os cabos de modo a no serem apanhados por peas rotativas no compartimento do motor. Para ligar o motor: 1. Ligar o motor do veculo auxiliar. 2. Aps 5 minutos, ligar o outro motor. No se deve fazer tentativas de arranque durante mais de 15 segundos com intervalos de 1 minuto. 3. Deixar cada um dos motores ao ralenti durante cerca de 3 minutos com os cabos ligados. 4. Ligar os consumidores elctricos (p. ex. faris, culo traseiro aquecido) do veculo que estiver a ser posto a trabalhar com cabos auxiliares de arranque. 5. Para retirar os cabos proceder pela ordem exactamente inversa acima descrita.

Rebocar
Rebocar o veculo

Desencaixar a cobertura do fundo e desmont-la para baixo. O olhal de reboque est arrumado com as ferramentas do veculo 3 203.

Enroscar o olhal de reboque o mais possvel e at parar na horizontal. Prender um cabo de reboque - ou, ainda melhor, uma barra de reboque - ao olhal de reboque. O olhal de reboque dever ser utilizado apenas para rebocar e no para recuperar o veculo. Ligar a ignio para destrancar o volante e poder utilizar luzes dos traves, buzina e limpa-pra-brisas. Sistema Open&Start 3 22. Caixa de velocidades em ponto morto.
Voltar ao menu

Conservao do veculo
Ligar as luzes de emergncia em ambos os veculos. Depois de rebocar, desenroscar o olhal de reboque e colocar a tampa.

219

Ateno
Conduzir devagar. No conduzir com movimentos bruscos. Fora de traco em excesso pode danificar o veculo. Quando o motor est desligado, necessria mais fora para travar e mexer a direco. Para evitar a entrada de gases de escape do veculo rebocador, ligar a recirculao do ar e fechar as janelas. Os veculos com caixa de velocidades automtica devem ser rebocados virados para a frente, a no mais de 80 km/h e por no mais de 100 km. Em todos os outros casos e quando a caixa de velocidades estiver avariada, o eixo dianteiro deve ser elevado do cho. Recorrer ajuda de uma oficina. Caixa de velocidades manual automatizada 3 155.

Rebocar outro veculo

Desengatar a tampa na parte inferior e retirar para baixo.

Para outros modelos desenganchar as patilhas de bloqueio para baixo e puxar retirando a cobertura para cima. O olhal de reboque est arrumado com as ferramentas do veculo 3 203.

Voltar ao menu

220

Conservao do veculo
Ateno
Conduzir devagar. No conduzir com movimentos bruscos. Fora de traco em excesso pode danificar o veculo. Depois de rebocar, desenroscar o olhal de reboque e colocar a tampa. Verso com tampa: montar inserindo os olhais da cobertura no pra-choques, dobrando e depois comprimindo os olhais superiores no lugar.

Conservao do veculo
Conservao da carroaria
Fechaduras
As fechaduras so lubrificadas na fbrica com uma massa para canhes de fechadura de elevada qualidade. Utilizar agente descongelante apenas quando absolutamente necessrio, j que esse remove a lubrificao e dificulta o funcionamento das fechaduras. Depois de utilizar um agente descongelante, proceder lubrificao das fechaduras numa oficina.

Enroscar o olhal de reboque o mais possvel e at parar na horizontal. O olhal de fixao na traseira, por baixo do veculo, nunca deve ser utilizado como olhal de reboque. Prender um cabo de reboque - ou, ainda melhor, uma barra de reboque - ao olhal de reboque. O olhal de reboque dever ser utilizado apenas para rebocar e no para recuperar o veculo.

Lavagem

A pintura do veculo exposta a influncias do ambiente. Lavar e encerar o veculo regularmente. Ao utilizar estaes de lavagem automtica, seleccionar um programa que inclua enceragem.
Voltar ao menu

Conservao do veculo
Os dejectos de aves, insectos mortos, resinas, plen e substncias semelhantes devero ser limpas imediatamente, uma vez que contm constituintes agressivos que podem danificar a pintura. Se se utilizar estaes de lavagem, cumprir as instrues do fabricante das mesmas. As escovas dos limpa-pra-brisas e o limpa-vidros do culo traseiro devem ser desligados. Remover a antena e os acessrios exteriores, como por exemplos barras de tejadilho, etc. Se se lavar o veculo mo, certificar-se de que os interiores das cavas das rodas so tambm bem lavados. Limpar as arestas e dobras com as portas abertas e capot, bem como as reas cobertas por estas. No limpar o compartimento do motor com um jacto a vapor ou com equipamento de limpeza a jacto a alta presso. Passar o veculo bem por gua e retirar a gua com uma camura. Passar a camura por gua frequentemente. Utilizar camuras parte para superfcies pintadas e vidros: resduos de cera em vidros podem dificultar a viso. No utilizar objectos rgidos para remover pedaos de alcatro. Em superfcies pintadas utilizar produto de remoo de alcatro.

221

As peas da carroaria em plstico no devem ser tratadas com cera ou agentes de polimento.

Janelas e escovas do limpa-pra-brisas

Luzes exteriores

As coberturas dos faris e de outras luzes so de plstico. No utilizar agentes custicos ou abrasivos ou raspador de gelo e no os secar.

Polimento e enceragem

Aplique cera no veculo, regularmente (pelo menos, quando a gua deixar de fazer bolhas sobre as superfcies). Caso contrrio, a pintura secar. O polimento s necessrio se a pintura estiver baa ou se tiver havido resduos slidos agarrados pintura. O polimento da pintura com silicone forma uma pelcula protectora, tornando desnecessria a aplicao de cera.

Utilizar um pano macio que no largue pelo ou camura com lquido limpa-vidros e produto de remoo de insectos. Ao limpar o culo traseiro, certificar-se de que o elemento de aquecimento no interior do vidro no danificado. Para remoo mecnica de gelo, utilizar um raspador de gelo com aresta afiada. Pressionar o raspador firmemente contra o vidro para no ficar sujidade por baixo dele e raspar o vidro. Limpar escovas de limpa-vidros com um pano macio e lquido limpa-vidros.

Voltar ao menu

222

Conservao do veculo
Substrutura
o alternador e o reservatrio do lquido dos traves com pelculas plsticas. Ao lavar o motor com um dispositivo de limpeza de jacto de vapor, no direccionar o jacto de vapor para componentes do sistema de traves antibloqueio (ABS), do sistema de ar condicionado ou para a correia de accionamento e respectivos componentes. Depois de lavar o motor, proteger todos os componentes do compartimento do motor com cera de proteco, operao que deve ser efectuada por uma oficina. No utilizar dispositivos de limpeza a jacto a alta presso.

Tecto de abrir

Nunca limpar com solventes ou agentes abrasivos, combustveis, meios agressivos (p. ex. diluente, solues com acetona, etc.), meios acdicos ou muito alcalinos ou panos abrasivos. No aplicar cera ou agentes de polimento na parte intermdia do tecto de abrir.

Jantes e pneus

No utilizar dispositivos de limpeza a jacto a alta presso. Limpar as jantes com um produto de limpeza de jantes de pH neutro. As jantes so pintadas e podem ser tratadas com os mesmos produtos utilizados para a carroaria.

Algumas reas da substrutura do veculo tm um revestimento em PVC enquanto outras reas crticas possuem uma camada de cera de proteco durvel. Depois de a substrutura ser lavada, verificar a substrutura e aplicar cera se necessrio. Materiais de borracha/betume podem danificar a camada de PVC. Os trabalhos na substrutura devem ser realizados numa oficina. Antes e depois do Inverno, lavar a substrutura e verificar a camada de cera de proteco.

Compartimento do motor

Danos na pintura

Rectificar pequenos danos na pintura com uma caneta de retoque antes que aparea ferrugem. reas de maiores danos ou com ferrugem devem ser reparadas por uma oficina.

As superfcies do compartimento do motor pintadas da mesma cor que a carroaria devem ser cuidadas tal como qualquer outra superfcie pintada. aconselhvel lavar o compartimento do motor antes e depois do Inverno e proteg-lo com cera. Antes de lavar o motor, proteger

TwinTop

Limpar todos os vedantes com um pano hmido, macio e que no deixe plos. Deixar secar completamente. Regularmente, tratar todos os vedantes, por ex. o tejadilho e a estrutura do pra-brisas, com o kit especial de manuteno (disponvel no seu reparador autorizado). Um
Voltar ao menu

Conservao do veculo
bom contacto entre os lbios de borracha e as superfcies de vedao tem como resultado uma boa estanqueidade e reduz as foras de aperto. Posio intermdia do tejadilho para limpeza 3 41. No utilizar dispositivos de limpeza a jacto a alta presso. Limpar os estofos de couro com gua sem aditivos e um pano macio. No caso de muita sujidade, utilizar produto prprio para couro. O painel de instrumentos deve ser limpo apenas com um pano macio humedecido. Limpar estofos de tecido com um aspirador e escova. Eliminar ndoas com produto de limpeza de estofos. Limpar os cintos de segurana com gua tpida ou produto de limpeza de interiores.

223

Peas de plstico e de borracha


As peas de plstico e de borracha podem ser limpas com o mesmo produto de limpeza utilizado para limpar a carroaria. Utilizar produto de limpeza de interiores se necessrio. No utilizar qualquer outro agente. Evitar principalmente solventes e gasolina. No utilizar dispositivos de limpeza a jacto a alta presso.

Equipamento para reboque

No limpar a barra da esfera de acoplamento com um jacto de vapor ou equipamento de limpeza a jacto a alta presso.

Ateno
As fitas de Velcro de vesturio podem danificar os estofos dos bancos.

Conservao do habitculo
Interior e assentos
Limpar o interior do veculo, incluindo painel de instrumentos e painis, apenas com um pano seco ou produto de limpeza de interiores.

Voltar ao menu

224

Servio e manuteno

Servio e manuteno
Informaes gerais .................... 224 Lquidos, lubrificantes e peas recomendados ........................... 225

Informaes gerais
Informao sobre a assistncia
Para assegurar uma utilizao econmica e segura do veculo e manter o valor do mesmo, vital que todos os trabalhos de manuteno sejam efectuados quando especificado. A calendarizao de servio pormenorizada e actualizada para o seu veculo est disponvel na oficina. Visualizao de servio 3 99.

Irlanda, Itlia, Letnia, Litunia, Luxemburgo, Macednia, Malta, Montenegro, Noruega, Pases Baixos, Polnia, Portugal, Reino Unido, Repblica Checa, Romnia, Srvia, Sucia, Sua. Visualizao de servio 3 99.

Servio fora da Europa

Servio a cada 15.000 km ou 1 ano, consoante o que ocorrer primeiro. Os programas de servio internacional so vlidos para os pases no indicados nos programas de servio europeu. Visualizao de servio 3 99.

Intervalos de servio europeu

Servio a cada 30.000 km ou 1 ano, consoante o que ocorrer primeiro. O programa europeu vlido para os seguintes pases: Alemanha, Andorra, ustria, Blgica, Bsnia-Herzegovina, Bulgria, Crocia, Chipre, Dinamarca, Eslovquia, Eslovnia, Espanha, Estnia, Finlndia, Frana, Grcia, Gronelndia, Hungria, Islndia,

Confirmaes

A confirmao de servio registada no Manual de Servio e Garantia. A data e a quilometragem so preenchidas com o carimbo e a assinatura da oficina de assistncia. Assegurar que o Manual de Servio e Garantia est correctamente preenchido, j que uma prova contnua de servios essencial em caso de reclamaes ao abrigo da
Voltar ao menu

Servio e manuteno
garantia ou no mbito de "Goodwill" e constitui ainda uma vantagem quando chegar a altura de vender o veculo. Realizar o servio seguinte numa oficina dentro de uma semana ou 500 km (consoante o que ocorrer primeiro). Visualizar distncia restante: 1. Desligar a ignio. 2. Premir por breves instantes o boto de colocao a zero do conta-quilmetros parcial A leitura do conta-quilmetros indicada. 3. Premir e manter o boto de colocao a zero durante cerca de 2 segundos. Surge InSP e a distncia restante. Visualizao de servio 3 99.

225

Lquidos, lubrificantes e peas recomendados


Lquidos e lubrificantes recomendados
Apenas utilizar produtos que tenham sido testados e aprovados. Danos resultantes da utilizao de materiais no aprovados no sero cobertos pela garantia.

Intervalo de servio pr-estabelecido

Quando estiver na altura do servio, no mostrador de servio aparece InSP durante aproximadamente 10 segundos quando se ligar a ignio. Realizar o servio seguinte numa oficina dentro de uma semana ou 500 km (consoante o que ocorrer primeiro). Visualizao de servio 3 99.

9 Aviso
Os materiais de funcionamento so perigosos e podem ser venenosos. Manusear com cuidado. Prestar ateno informao presente nos recipientes.

Intervalo de servios flexvel

O intervalo de servio baseia-se em vrios parmetros dependendo da utilizao e calculado segundo esses parmetros. Se a distncia restante for inferior a 1500 km, InSP surge no visor com uma distncia restante de 1000 km quando se liga e desliga a ignio. Quando faltar menos de 1000 km, InSP surge durante vrios segundos.

leo de motor

O leo de motor identificado pela qualidade e viscosidade. A qualidade mais importante que a viscosidade quando se selecciona o leo de motor a utilizar. A qualidade do leo garante por exemplo limpeza do motor,
Voltar ao menu

226

Servio e manuteno
Qualidades alternativas se o Dexos 2 TM no estiver disponvel: GM-LL-A-025 = Motores a gasolina GM-LL-B-025 = Motores diesel Qualidades alternativas se o GM-LL-A-025 ou o GM-LL-B-025 no estiverem disponveis: ACEA-A3/B3 ou = Motores A3/B4 a gasolina ACEA-A3/B4 = Motores a diesel sem Filtro de Partculas Diesel (DPF) ACEA-C3 = Motores a diesel com DPF Atestar com leo de motor leos de motor de fabricantes e marcas diferentes podero ser misturados desde que cumpram os critrios do leo de motor qualidade e viscosidade. Se no existir leo de motor com a qualidade exigida, podero ser utilizados no mximo 1 litro de leo de graduao ACEA C3 (apenas uma vez entre cada uma das mudanas de leo). A viscosidade deve ser de uma das graduaes abaixo listadas. A utilizao de leo de motor com qualidade ACEA A1/B1 ou apenas A5/B5 apenas, proibida uma vez que pode provocar danos no motor a longa prazo em determinadas condies de funcionamento. Aditivos do leo de motor adicionais A utilizao de aditivos do leo de motor adicionais poder causar danos e invalidar a garantia. Graduaes de viscosidade do leo de motor Utilizar apenas graduaes de viscosidade do leo de motor SAE 5W-30 ou 5W-40, 0W-30 ou 0W-40. A graduao de viscosidade SAE d informao sobre a viscosidade do leo. O leo multigraduado indicado por dois dgitos. O primeiro dgito, seguido por um W, indica

proteco contra desgaste e controlo do envelhecimento do leo, enquanto que a graduao da viscosidade d informao acerca da espessura do leo a vrias temperaturas. A nova qualidade de leo de motor Dexos 2 TM a qualidade de leo mais recente e associa o desempenho de gasolina e diesel. Caso no esteja disponvel, tero de ser utilizados leos de motor de qualidades que faam parte da lista. Qualidade de leo do motor para programas de servios Europeus Dexos 2 TM = Todos os motores a gasolina e diesel Qualidades alternativas se o Dexos 2 TM no estiver disponvel: GM-LL-A-025 = Motores a gasolina GM-LL-B-025 = Motores diesel Qualidade do leo de motor para calendarizaes de servios internacionais Dexos 2 TM = Todos os motores a gasolina e diesel

Voltar ao menu

Servio e manuteno
a viscosidade a temperaturas baixas e o segundo dgito a viscosidade a temperaturas altas. favor seleccionar a graduao de viscosidade adequada dependendo da temperatura ambiente mnima. Todas as graduaes de viscosidade recomendadas so prprias para temperaturas ambiente altas. at -25 C: SAE 5W-30 ou SAE 5W-40 abaixo de -25 C: SAE 0W-30 ou SAE 0W-40 aditivos do lquido de arrefecimento adicionais concebidos para dar uma proteco adicional contra a corroso ou vedar pequenas fugas podem causar problemas de funcionamento. A responsabilidade pelas consequncias resultantes da utilizao de aditivos de lquido de arrefecimento adicionais ser rejeitada.

227

Lquido dos traves e da embraiagem

Lquido de arrefecimento e anti-congelante


Utilizar apenas anti-congelante de lquido de arrefecimento de longa durao (LLC) sem silicatos. O sistema vem atestado de fbrica com lquido de arrefecimento concebido para uma proteco anticorroso excelente e proteco anticongelamento at aproximadamente -28 C. Esta concentrao deve ser mantida durante todo o ano. A utilizao de

Utilizar apenas lquido dos traves de alto desempenho aprovado para o veculo, consulte a sua oficina Com o tempo, o lquido dos traves absorve a humidade o que reduzir a eficincia de travagem. Por isso, o lquido dos traves deveria ser substitudo nos intervalos especificados. O lquido dos traves dever ser guardado num recipiente estanque para evitar a absoro de gua. Assegurar que o lquido dos traves no fica contaminado.
Voltar ao menu

228

Dados tcnicos

Dados tcnicos
Identificao do veculo ............. 228 Dados do veculo ....................... 230

Identificao do veculo
Nmero de identificao do veculo

O nmero de identificao do veculo pode estar gravado no painel de instrumentos, visvel atravs do pra-brisas. O nmero de identificao do veculo encontra-se na placa de identificao e no painel do piso, por baixo da cobertura do piso, visvel por baixo de uma cobertura.

Voltar ao menu

Dados tcnicos

229

Placa de identificao

A placa de identificao encontra-se na estrutura da porta dianteira direita.

Informaes na placa de identificao: 1 = Fabricante 2 = Nmero do tipo de aprovao 3 = Nmero de identificao do veculo 4 = Valores de peso bruto do veculo admissvel 5 = Peso bruto do atrelado admissvel 6 = Carga mxima permitida para o eixo dianteiro 7 = Carga mxima permitida para o eixo traseiro 8 = Dados especficos do veculo ou do pas As cargas do eixo dianteiro e traseiro no seu conjunto no devem ultrapassar o peso bruto do veculo admissvel. Por exemplo, se o eixo dianteiro estiver com a carga mxima permitida, o eixo traseiro s pode ter uma carga igual ao peso bruto do veculo menos a carga do eixo dianteiro. Os dados tcnicos so determinados em conformidade com as normas da Comunidade Europeia. Reservamo-

-nos o direito de proceder a alteraes. As especificaes constantes da documentao do veculo tm sempre prioridade sobre as especificaes dadas neste manual.

Voltar ao menu

230

Dados tcnicos

Dados do veculo
Dados do motor
Designao de mercado Cdigo de identificao do motor Nmero de cilindros Cilindrada a rpm Binrio [Nm] a rpm Tipo de combustvel ndice de octanas RON recomendado possvel possvel Consumo de leo [l/1000 km] 95 98 91 0,6 95 98 91 0,6 95 98 91 0,6 95 98 0,6 95 98 91 0,6 [cm3] Potncia do motor [kW] 1.2 Z 12 XEP 4 1229 59 5600 110 4000 Gasolina 1.4 Z14 XEP 4 1364 66 5600 125 4000 Gasolina 1.6 Z 16 XER, A16 XER 4 1598 85 6000 155 4000 Gasolina 1.6 Z 16 LET, A 16 LET 4 1598 132 5500 230 1980-5500 Gasolina 1.8 Z 18 XER, A 18 XER 4 1796 103 6300 175 3800 Gasolina

Voltar ao menu

Dados tcnicos
Designao de mercado Cdigo de identificao do motor Nmero de cilindros Cilindrada a rpm Binrio [Nm] a rpm Tipo de combustvel ndice de octanas RON recomendado possvel possvel Consumo de leo [l/1000 km] 95 98 911) 0,6 98 95 911) 0,6 0,6 0,6 0,6 [cm3] Potncia do motor [kW] 2.0 Turbo Z 20 LER 4 1998 147 5400 262 4200 Gasolina 2.0 Turbo Z 20 LEH 4 1998 177 5600 320 2400-5000 Gasolina 1.3 CDTI Z 13 DTH 4 1248 66 4000 200 1750-2500 Diesel 1.7 CDTI Z 17 DTH 4 1686 74 4400 240 2300 Diesel 1.7 Z 17 DTJ, A 17 DTJ 4 1686 81 3800 260 2300 Diesel

231

1)

Possvel apenas se se evitar conduzir com cargas de motor elevadas, carga total ou em terreno montanhoso com caravana/atrelado ou elevada carga til.
Voltar ao menu

232

Dados tcnicos
1.7 Z 17 DTR, A 17 DTR 4 1686 92 4000 280 2300 Diesel 0,6 1.9 CDTI Z 19 DTL 4 1910 74 3500 260 1700-2500 Diesel 0,6 1.9 CDTI Z 19 DT 4 1910 88 3500 280 2000-2750 Diesel 0,6 1.9 CDTI Z 19 DTH 4 1910 110 4000 320 2000-2750 Diesel 0,6

Designao de mercado Cdigo de identificao do motor Nmero de cilindros Cilindrada a rpm Binrio [Nm] a rpm Tipo de combustvel Consumo de leo [l/1000 km] [cm3] Potncia do motor [kW]

Voltar ao menu

Dados tcnicos

233

Desempenho
Berlina, 5 portas
Motor Velocidade mxima2) [km/h] Caixa de velocidades manual Caixa de velocidades manual robotizada Caixa de velocidades automtica Motor Velocidade mxima [km/h] Caixa de velocidades manual Caixa de velocidades manual robotizada Caixa de velocidades automtica 230 172 171 180 185 / 1883) 195 171 Z20LER 178 176 Z13DTH 191 192 Z17DTH 221 Z17DTJ 208 188 Z17DTR Z12XEP Z14XEP Z16XER, A16XER Z16LET Z18XER

2) 3)

A velocidade mxima indicada obtida em condies de tara (sem condutor) acrescida de 200 kg de carga til. O equipamento opcional poder reduzir a velocidade mxima especificada para o veculo. Para modelo com reduo de poluio.
Voltar ao menu

234
Motor

Dados tcnicos
A17DTJ 186 A17DTR 195 Z19DTL 180 Z19DT 194 188 Z19DTH 208

Velocidade mxima [km/h] Caixa de velocidades manual Caixa de velocidades manual robotizada Caixa de velocidades automtica

Berlina, 3 portas
Motor Velocidade mxima [km/h] Caixa de velocidades manual Caixa de velocidades manual robotizada Caixa de velocidades automtica 180 178 193 194 223 210 190 234 Z14XEP Z16XER, A16XER Z16LET, A16LET Z18XER, A18XER Z20LER

Voltar ao menu

Dados tcnicos
Z17DTR, A17DTR 197 Z19DTH 210

235

Motor Velocidade mxima [km/h] Caixa de velocidades manual Caixa de velocidades manual robotizada Caixa de velocidades automtica Motor Velocidade mxima [km/h] Caixa de velocidades manual Caixa de velocidades manual robotizada Caixa de velocidades automtica

Z20LEH 244

Z13DTH 174 174 A17DTJ 188

Z17DTH 182 Z19DTL 182

Z17DTJ 187 / 188 Z19DT 196 190

Voltar ao menu

236

Dados tcnicos

Berlina, 4 portas
Motor Velocidade mxima [km/h] Caixa de velocidades manual Caixa de velocidades manual robotizada Caixa de velocidades automtica 191 192 207 188 172 180 188 Z16XER, A16XER Z18XER, A18XER Z13DTH Z17DTH Z17DTJ

Carrinha
Motor Velocidade mxima [km/h] Caixa de velocidades manual Caixa de velocidades manual robotizada Caixa de velocidades automtica 178 191 192 221 207 188 Z14XEP Z16XER, A16XER Z16LET, A16LET Z18XER, A18XER

Voltar ao menu

Dados tcnicos
Motor Velocidade mxima [km/h] Caixa de velocidades manual Caixa de velocidades manual robotizada Caixa de velocidades automtica 230 172 Z17DTR, A17DTR 195 185 180 185 / 188 Z20LER Z13DTH A17DTJ Z17DTH Z17DTJ

237

Motor Velocidade mxima [km/h] Caixa de velocidades manual Caixa de velocidades manual robotizada Caixa de velocidades automtica

Z19DTL 180

Z19DT 193 187

Z19DTH 207

Monovolume
Motor Velocidade mxima [km/h] Caixa de velocidades manual Caixa de velocidades manual robotizada Caixa de velocidades automtica 178 172 180 185
Voltar ao menu

Z14XEP

Z13DTH

Z17DTH

Z17DTJ

238
Motor

Dados tcnicos
Z17DTR 195 Z19DTL 180 Z19DT 193 187 Z19DTH 207

Velocidade mxima [km/h] Caixa de velocidades manual Caixa de velocidades manual robotizada Caixa de velocidades automtica

TwinTop
Motor Velocidade mxima [km/h] Caixa de velocidades manual Caixa de velocidades manual robotizada Caixa de velocidades automtica 192 192 228 Z16XER, A16XER Z16XEP Z16LET, A16LET

Voltar ao menu

Dados tcnicos
A18XER Z18XER 209 189

239

Motor Velocidade mxima [km/h] Caixa de velocidades manual Caixa de velocidades manual robotizada Caixa de velocidades automtica

Z19DTH 213

Z20LER 237

Voltar ao menu

240

Dados tcnicos

Consumo de combustvel - emisses de CO2


Berlina, 5 portas
Motor Em cidade [l/100 km] Fora da cidade [l/100 km] Total [l/100 km] CO2 [g/km] Largura do pneu at 205 mm com caixa de velocidades manual/caixa de velocidades manual robotizada/caixa de velocidades automtica4) Z12XEP Z14XEP 8,0// 5,0// 6,1// 146// 8,0/7,7/ 5,0/4,9/ 6,1/5,9/ Z16XER 8,7/8,5/ 5,2/5,0/ 6,5/6,3/ A16XER 8,4/8,1/ 5,1/5,1/ 6,3/6,2/ A16LET A18XER 9,7// 6,1// 7,4// 9,1//9,6 5,3//5,7 6,8//7,2 Z18XER 5,6//6,1 7,1//7,7 Z13DTH 4,1/4,2/ 4,9/5,0/ 9,7//10,4 6,35)/6,4/

146/141/ 155/151/ 146/143/ 174//

156//166 169//184 1306)/1337)/

4) 5) 6) 7)

Para o motor A17DTJ, Z13DTH, Z17DTH, Z17DTR e Z17DTJ sem reduo de poluio largura do pneu at 195 mm. Em veculos com filtro de partculas diesel, o consumo de combustvel aumenta em 0,2 l/100 km. Em veculos com filtro de partculas diesel, as emisses de CO2aumentaram em 7 g/km. Em veculos com filtro de partculas diesel, as emisses de CO2aumentaram em 5 g/km.
Voltar ao menu

Dados tcnicos
Motor Em cidade [l/100 km] Fora da cidade [l/100 km] Total [l/100 km] CO2 [g/km] Z17DTH 6,4// 4,2// 5,0// 135// A17DTJ 6,8// 4,4// 5,4// 143// Z17DTJ 5,6 (6,6)8)// 3,9 (4,4)// 4,5 (5,2)// 119 (138)// Z17DTR 6,6// 4,4// 5,2// 138//

241

Largura do pneu at 225 mm com caixa de velocidades manual/caixa de velocidades manual robotizada/caixa de velocidades automtica. Motor Em cidade [l/100 km] Fora da cidade [l/100 km] Total [l/100 km] CO2 [g/km] Z12XEP 8,2// 5,2// 6,3// 151// Z14XEP 8,1/7,8/ 5,1/5,0/ 6,2/6,0/ 148/143/ Z16XER 8,8/8,6/ 5,3/5,1/ 6,6/6,4/ 158/153/ Z16LET 10,3// 6,2// 7,7// 185// Z18XER 9,8//10,5 5,7//6,2 7,2//7,8 172//186 Z20LER 13,1// 7,1// 9,3// 223// Z17DTH 6,5// 4,3// 5,1// 138//

8)

Para modelo sem reduo de poluio.


Voltar ao menu

242
Motor

Dados tcnicos
A17DTJ 6,9// 4,7// 5,5// 146// A17DTR 6,9// 4,7// 5,5// 146// Z17DTJ 6,8// 4,6// 5,4// 143// Z17DTR 6,8// 4,6// 5,4// 143// Z19DTL 7,2// 4,7// 5,6// 149// Z19DT 7,2//9,6 4,7//5,3 5,6//6,9 149//186 Z19DTH 7,2// 4,7// 5,6// 149//

Em cidade [l/100 km] Fora da cidade [l/100 km] Total [l/100 km] CO2 [g/km]

Berlina, 3 portas
Motor

Largura do pneu at 205 mm com caixa de velocidades manual/caixa de velocidades manual robotizada/caixa de velocidades automtica 9) Z14XEP 8,0/7,7/ 5,0/4,9/ 6,1/5,9/ 146/141/ Z16XER 8,7/8,5/ 5,2/5,0/ 6,5/6,3/ 155/151/ Z18XER 9,7//10,4 5,6//6,1 7,1//7,7 169//184 Z13DTH 6,3/6,4/ 4,1/4,2/ 4,9/5,0/ 130/133/ Z17DTH 6,4// 4,2// 5,0// 135// Em cidade [l/100 km] Fora da cidade [l/100 km] Total [l/100 km] CO2 [g/km]

9)

Para o motor A17DTJ, A17DTR, Z17DTR e Z17DTJ sem reduo de poluio largura do pneu at 195 mm.
Voltar ao menu

Dados tcnicos
Motor Em cidade [l/100 km] Fora da cidade [l/100 km] Total [l/100 km] CO2 [g/km] A17DTJ 6,8// 4,6// 5,4// 143// A17DTR 6,8// 4,6// 5,4// 143// Z17DTJ 5,6 (6,6)// 3,9 (4,4)// 4,5 (5,2)// 119 (138)// Z17DTR 6,6// 4,4// 5,2// 138//

243

Largura do pneu at 225 mm com caixa de velocidades manual/caixa de velocidades manual robotizada/caixa de velocidades automtica. Motor Em cidade [l/100 km] Fora da cidade [l/100 km] Total [l/100 km] CO2 [g/km] Z14XEP 8,1/7,8/ 5,1/5,0/ 6,2/6,0/ 148/143/ Z16XER 8,8/8,6/ 5,3/5,1/ 6,6/6,4/ 158/153/ Z16LET 10,3// 6,2// 7,7// 185// Z18XER 9,8//10,5 5,7//6,2 7,2//7,8 172//186 Z20LER 13,1// 7,1// 9,3// 223// Z20LEH 13,0// 7,0// 9,2// 221// Z17DTH 6,5// 4,3// 5,1// 138//

Voltar ao menu

244
Motor

Dados tcnicos
A17DTJ 6,9// 4,7// 5,5// 146// A17DTR 6,9// 4,7// 5,5// 146// Z17DTJ 6,8// 4,6// 5,4// 143// Z17DTR 6,8// 4,6// 5,4// 143// Z19DTL 7,2// 4,7// 5,6// 149// Z19DT 7,2//9,6 4,7//5,3 5,6//6,9 149//186 Z19DTH 7,2// 4,7// 5,6// 149//

Em cidade [l/100 km] Fora da cidade [l/100 km] Total [l/100 km] CO2 [g/km]

Berlina, 4 portas
Motor

Largura do pneu at 205 mm com caixa de velocidades manual/caixa de velocidades manual robotizada/caixa de velocidades automtica10) Z16XER 8,8/8,6/ 5,3/5,1/ 6,6/6,4/ 158/153/ Z18XER 9,7//10,5 5,6//6,2 7,1//7,8 169//186 Z13DTH 6,5// 4,3// 5,1// 137// Z17DTH 6,4// 4,2// 5,0// 135// Z17DTJ 5,6// 3,9// 4,5// 119// Em cidade [l/100 km] Fora da cidade [l/100 km] Total [l/100 km] CO2 [g/km]

Largura do pneu at 225 mm com caixa de velocidades manual/caixa de velocidades manual robotizada/caixa de velocidades automtica.

10)

Para motores Z17DTH largura do pneu at 195 mm.


Voltar ao menu

Dados tcnicos
Motor Em cidade [l/100 km] Fora da cidade [l/100 km] Total [l/100 km] CO2 [g/km] Z16XER 8,9/8,7/ 5,4/5,2/ 6,7/6,5/ 159/154/ Z18XER 9,8//10,6 5,7//6,3 7,2//7,9 172//189 Z17DTH 6,5// 4,3// 5,1// 138//

245

Carrinha
Motor

Largura do pneu at 205 mm com caixa de velocidades manual/caixa de velocidades manual robotizada/caixa de velocidades automtica11) Z14XEP 8,0// 5,0// 6,1// 146// Z16XER 8,8/8,6/ 5,3/5,1/ 6,6/6,4/ 158/153/ Z18XER 9,7//10,5 5,6//6,2 7,1//7,8 169//186 Z13DTH 6,3// 4,1// 4,9// 130// Em cidade [l/100 km] Fora da cidade [l/100 km] Total [l/100 km] CO2 [g/km]

11)

Para os motores Z17 DTH, A17DTJ, A17DTR, Z17DTR e Z17DTJ sem reduo de poluio largura do pneu at 195 mm.
Voltar ao menu

246
Motor

Dados tcnicos
A17DTJ 6,9// 4,7// 5,5// 146// Z17DTH 6,4// 4,2// 5,0// 135// Z17DTJ 5,6 (6,7)// 3,9 (4,5)// 4,5 (5,3)// 119 (139)// Z17DTR 6,7// 4,5// 5,3// 139//

Em cidade [l/100 km] Fora da cidade [l/100 km] Total [l/100 km] CO2 [g/km]

Largura do pneu at 225 mm com caixa de velocidades manual/caixa de velocidades manual robotizada/caixa de velocidades automtica. Motor Em cidade [l/100 km] Fora da cidade [l/100 km] Total [l/100 km] CO2 [g/km] Z14XEP 8,1// 5,1// 6,2// 148// Z16XER 8,9/8,7/ 5,4/5,2/ 6,7/6,5/ 159/154/ Z18XER 9,8//10,6 5,7//6,3 7,2//7,9 172//189 Z16LET 10,3// 6,2// 7,7// 185// Z20LER 13,2// 7,2// 9,4// 226// A17DTJ 7,0// 4,8// 5,6// 149// A17DTR 7,0// 4,8// 5,6// 149//

Voltar ao menu

Dados tcnicos
Motor Em cidade [l/100 km] Fora da cidade [l/100 km] Total [l/100 km] CO2 [g/km] Z17DTH 6,5// 4,3// 5,1// 138// Z17DTJ 6,9// 4,7// 5,5// 145// Z17DTR 6,9// 4,7// 5,5// 145// Z19DTL 7,2// 4,7// 5,6// 149// Z19DT 7,2//9,7 4,7//5,4 5,6//7,0 149//189 Z19DTH 7,2// 4,7// 5,6// 149 //

247

Monovolume
Motor

Largura do pneu at 205 mm com caixa de velocidades manual/caixa de velocidades manual robotizada/caixa de velocidades automtica12) Z14XEP 8,0// 5,0// 6,1// 146// Z13DTH 6,3// 4,1// 4,9// 130// Z17DTH 6,4// 4,2// 5,0// 135// Z17DTJ 6,6// 4,4// 5,2// 138// Z17DTR 6,6// 4,4// 5,2// 138// Em cidade [l/100 km] Fora da cidade [l/100 km] Total [l/100 km] CO2 [g/km]

Largura do pneu at 225 mm com caixa de velocidades manual/caixa de velocidades manual robotizada/caixa de velocidades automtica.

12)

Para os motores Z17 DTH, Z17DTJ e A17DTJ largura do pneu at 195 mm.
Voltar ao menu

248
Motor

Dados tcnicos
Z14XEP 8,1// 5,1// 6,2// 148// Z17DTH 6,5// 4,3// 5,1// 138// Z17DTJ 6,8// 4,6// 5,4// 143// Z17DTR 6,8// 4,6// 5,4// 143// Z19DTL 7,2// 4,7// 5,6// 149// Z19DT 7,2//9,7 4,7//5,4 5,6//7,0 149//189 Z19DTH 7,2// 4,7// 5,6// 149//

Em cidade [l/100 km] Fora da cidade [l/100 km] Total [l/100 km] CO2 [g/km]

TwinTop
Motor

Largura do pneu at 225 mm com caixa de velocidades manual/caixa de velocidades manual robotizada/caixa de velocidades automtica. Z16XER 9,0// 5,5// 6,8// 163// Z16LET 10,5// 6,4// 7,9// 190// Z18XER 10,0//10,7 5,9//6,4 7,4//8,0 177//191 Z20LER 13,3// 7,3// 9,5// 228// Z19DTH 7,6// 5,1// 6,0// 159// Em cidade [l/100 km] Fora da cidade [l/100 km] Total [l/100 km] CO2 [g/km]

Voltar ao menu

Dados tcnicos

249

Peso do veculo
Tara, modelo bsico, Berlina, 5 portas
Astra Motor Caixa de velocidades manual 1240/1260 1240/1260 1270/1290 /1355 1278/1298 /1385 1340/1355 1365/1380 1395/1410 1395/1410 1393/1408 Caixa de velocidades manual robotizada / 1240/1260 1270/1290 / / / 1340/1355 / / / / / / Caixa de velocidades automtica / / / / 1278/1298 / / / / / / 1425/1440 (1393/1408)13) /

sem/com ar condicionado Z12XEP [kg] Z14XEP Z16XER Z16LET Z18XER Z20LER Z13DTH Z17DTH Z19DTL Z19DT Z19DTH
13)

A17DTJ, A17DTR 1385/1400 Z17DTJ, Z17DTR 1385/1400

Peso reduzido, modelos especficos do pas.


Voltar ao menu

250

Dados tcnicos

Tara, modelo bsico, Berlina, 3 portas


Astra Motor Caixa de velocidades manual 1220/1240 1250/1270 /1335 1265/1285 /1365 /1393 1278/1293 1345/1360 1375/1390 / 1390/1405 Caixa de velocidades manual robotizada 1220/1240 1250/1270 / / / / 1278/1293 / / / / / / Caixa de velocidades automtica / / / 1278/1298 / / / / / / / 1393/1408 /

sem/com ar condicionado Z14XEP [kg] Z16XER Z16LET Z18XER Z20LER Z20LEH Z13DTH Z17DTH Z19DTL Z19DT Z19DTH

A17DTJ, A17DTR 1365/1380 Z17DTJ, Z17DTR 1365/1380

Voltar ao menu

Dados tcnicos
Tara, modelo bsico, Berlina, 4 portas
Astra Motor Caixa de velocidades manual 1278/1296 1278/1296 1365/1383 Caixa de velocidades manual robotizada 1278/1296 / / /

251

Caixa de velocidades automtica / 1349/1367 / /

sem/com ar condicionado Z16XER [kg] Z18XER Z13DTH

Z17DTH, Z17DTJ 1386/1404

Voltar ao menu

252

Dados tcnicos

Tara, modelo bsico, Carrinha


Astra Motor Caixa de velocidades manual 1278/1298 1278/1298 /1395 1278/1298 /1393 1380/1395 1393/1408 1393/1408 1393/1408 1393/1408 Caixa de velocidades manual robotizada / 1278/1298 / / / / / / / / / / Caixa de velocidades automtica / / / 1350/1370 / / / / / / 1465/1480 /

sem/com ar condicionado Z14XEP [kg] Z16XER Z16LET Z18XER Z20LER Z13DTH Z17DTH Z19DTL Z19DT Z19DTH

A17DTJ, A17DTR 1393/1408 Z17DTJ, Z17DTR 1393/1408

Voltar ao menu

Dados tcnicos
Tara, modelo bsico, Monovolume
Astra Motor Caixa de velocidades manual 1235/1250 1335/1350 1365/1380 1385/1400 1385/1400 1395/1410 Caixa de velocidades manual robotizada / / / / / / /

253

Caixa de velocidades automtica / / / / 1420/1435 / /

sem/com ar condicionado Z14XEP [kg] Z13DTH Z17DTH Z19DT Z19DTL Z19DTH

Z17DTJ, Z17DTR 1385/1400

Tara, modelo bsico, TwinTop


Astra Motor Caixa de velocidades manual Caixa de velocidades manual robotizada / / / / / Caixa de velocidades automtica / / 1503/1523 / /
Voltar ao menu

sem/com ar condicionado Z16XER 1495/1515 [kg] Z16LET /1575 Z18XER 1500/1520 Z20LER /1605 Z19DTH 1613/1628

254

Dados tcnicos

Peso adicional, Berlina 3/5 portas, Carrinha


Motor Cosmo [kg] Sport [kg] Motor Edition/Enjoy [kg] Cosmo [kg] Sport [kg] Z14XEP, Z16XER, Z16LET, Z18XER 12 24,5 Z20LER 12,6 Z13DTH, A17DTJ, A17DTR, Z17DTH 2,9 12 24,5 Z19DTL, Z19DT 2,9 12 12,6 Z17DTJ, Z17DTR 2,9 12 24,5 Z19DTH 2,9 12 12,614) Edition/Enjoy [kg] 2,9

Peso adicional, Berlina 4 portas


Motor Edition/Enjoy [kg] Cosmo [kg] Z16XER, Z18XER, Z13DTH, Z17DTH 8,7 16

14)

Na Carrinha: 24,5
Voltar ao menu

Dados tcnicos
Peso adicional, Monovolume
Motor Edition/Enjoy [kg] Cosmo [kg] Sport [kg] Z14XEP, Z13DTH 19,3 A17DTJ, A17DTR, Z17DTH, Z17DTJ, Z17DTR, Z19DTL, Z19DT, Z19DTH 10,5

255

Acessrios pesados
Acessrios Tecto de abrir Peso [kg] Encostos dos bancos Equipamento para reboque traseiros divididos 20 (Carrinha) 9 (Berlina 3/5 portas) Sistema lava-faris 2 (Berlina 4/5 portas)

23 (no na Berlina 4 portas) 21 (no no TwinTop) 17 (Berlina 4 portas) 26 (TwinTop)

Dimenses do veculo
Berlina, 5 portas Berlina, 3 portas Berlina, 4 portas Carrinha Monovolume TwinTop Comprimento [mm] 4249 4290 1753 2032 1435 4587 1753 2033 1458 4515 1753 2032 1500 4515 1753 2032 1500 4476 1759 2021 1411 Largura sem espelhos retrovisores 1753 exteriores [mm] Largura com dois espelhos retrovisores exteriores [mm] Altura (sem antena) [mm] 2032 1460

Voltar ao menu

256

Dados tcnicos
Berlina, 5 portas Berlina, 3 portas Berlina, 4 portas Carrinha Monovolume TwinTop

Comprimento do piso da bagageira [mm] Largura da bagageira [mm] Altura da abertura da bagageira [mm] Distncia entre eixos [mm]

819 944 614 2614

819 944 555 2614 11,20

905 1027 2703 11,50

1085 1088 766 2703 11,50

1825 1103 775 2703 11,50

805 734 2614 11,20

Dimetro do crculo de viragem [m] 11,20

Capacidades
leo de motor
Motor Z12XEP, Z14XEP Z16XER,, Z16LET, Z18XER, A16XER, A16LET, A18XER incluindo Filtro [l] entre MIN e MAX [l] 3,5 1,0 4,5 1,0 4,25 1,0 3,2 1,0 5,0 1,0 5,4 1,0 4,3 1,0
Voltar ao menu

Z20LER

Z13DTH

Z 20 LEH, Z17DTH

Z 17 DTJ, Z17DTR, A17DTR, A17DTJ

Z19 DTL, Z19DT, Z19DTH

Dados tcnicos
Depsito de combustvel
Gasolina/diesel, capacidade nominal [l] 52

257

Presso dos pneus


Berlina, 3/5 portas
Conforto com 3 pessoas, no mximo Motor Z12XEP Z14XEP Pneus 195/65 R 15, 205/55 R 16 185/65 R 15, 195/60 R 15 195/65 R 15, 205/55 R 16 200/2,0 (29) 200/2,0 (29) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 210/2,1 (30) 250/2,5 (36) 230/2,3 (33) 210/2,1 (30) 250/2,5 (36) 290/2,9 (42) frente [kPa/bar](psi) 200/2,0 (29) Atrs [kPa/bar](psi) 200/2,0 (29) ECO com 3 pessoas, no mximo frente [kPa/bar](psi) 250/2,5 (36) Atrs [kPa/bar](psi) 250/2,5 (36) Com carga mxima frente 210/2,1 (30) Atrs 250/2,5 (36)

[kPa/bar](psi) [kPa/bar](psi)

Voltar ao menu

258

Dados tcnicos
Conforto com 3 pessoas, no mximo ECO com 3 pessoas, no mximo frente [kPa/bar](psi) Atrs [kPa/bar](psi) Com carga mxima frente 250/2,5 (36) Atrs 290/2,9 (42)

Motor Z16XER

Pneus 185/65 R 15, 195/60 R 15, 215/45 R 17, 225/40 R 18 195/65 R 15, 205/55 R 16, 225/45 R 17

frente [kPa/bar](psi) 230/2,3 (33)

Atrs [kPa/bar](psi) 210/2,1 (30)

[kPa/bar](psi) [kPa/bar](psi)

200/2,0 (29)

200/2,0 (29)

250/2,5 (36)

250/2,5 (36)

210/2,1 (30)

250/2,5 (36)

Z16LET

205/55 R 16, 225/45 R 17 215/45 R 17, 225/40 R 18

230/2,3 (33) 270/2,7 (39)

210/2,1 (30) 250/2,5 (36)

270/2,7 (39)

250/2,5 (36)

250/2,5 (36) 280/2,8 (41)

290/2,9 (42) 310/3,1 (45)

Voltar ao menu

Dados tcnicos
Conforto com 3 pessoas, no mximo Motor Z18XER Pneus 185/65 R 15, 195/60 R 15, 215/45 R 17, 225/40 R 18 195/65 R 15, 205/55 R 16, 225/45 R 17 Z20LER 205/55 R 16, 225/45 R 17 215/45 R 17, 225/40 R 18 270/2,7 (39) 250/2,5 (36) 280/2,8 (41) 230/2,3 (33) 210/2,1 (30) 270/2,7 (39) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 200/2,0 (29) 200/2,0 (29) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 210/2,1 (30) frente [kPa/bar](psi) 230/2,3 (33) Atrs [kPa/bar](psi) 210/2,1 (30) ECO com 3 pessoas, no mximo frente [kPa/bar](psi) Atrs [kPa/bar](psi) Com carga mxima frente 250/2,5 (36) Atrs

259

[kPa/bar](psi) [kPa/bar](psi) 290/2,9 (42)

250/2,5 (36)

290/2,9 (42) 310/3,1 (45)

Voltar ao menu

260

Dados tcnicos
Conforto com 3 pessoas, no mximo ECO com 3 pessoas, no mximo frente [kPa/bar](psi) Atrs [kPa/bar](psi) Com carga mxima frente 250/2,5 (36) Atrs 290/2,9 (42)

Motor Z20LEH

Pneus 205/50 R 1715),

frente [kPa/bar](psi) 240/2,4 (35)

Atrs [kPa/bar](psi) 240/2,4 (35)

[kPa/bar](psi) [kPa/bar](psi)

225/40 ZR 18, 235/35 ZR 19, 225/45 R 1715)16) 225/40 R 18 Z13DTH 185/65 R 15, 195/60 R 15 195/65 R 15, 205/55 R 16 210/2,1 (30) 210/2,1 (30) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 290/2,9 (42) 260/2,6 (38) 230/2,3 (33) 240/2,4 (35) 210/2,1 (30) 280/2,8 (41) 250/2,5 (36) 320/3,2 (46) 290/2,9 (42)

15) 16)

Apenas permitidos como pneus de Inverno. Para garantir uma vizualizao da velocidade correcta, o velocmetro electrnico tem de ser reprogramado
Voltar ao menu

Dados tcnicos
Conforto com 3 pessoas, no mximo Motor Z17DTH Pneus 195/65 R 15, 205/55 R 16, 225/45 R 17 215/45 R 17, 225/40 R 18 A17DTJ 195/65 R 15, 205/55 R 16, 225/45 R 17 215/45 R 17, 225/40 R 18 A17DTR 205/55 R 16 225/45 R 17 215/45 R 17, 225/40 R 18 250/2,5 (36) 230/2,3 (33) 260/2,6 (38) 230/2,3 (33) 210/2,1 (30) 270/2,7 (39) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 230/2,3 (33) 260/2,6 (38) 230/2,3 (33) 210/2,1 (30) 270/2,7 (39) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 230/2,3 (33) 260/2,6 (38) frente [kPa/bar](psi) 210/2,1 (30) Atrs [kPa/bar](psi) 210/2,1 (30) ECO com 3 pessoas, no mximo frente [kPa/bar](psi) 250/2,5 (36) Atrs [kPa/bar](psi) 250/2,5 (36) Com carga mxima frente 250/2,5 (36) Atrs

261

[kPa/bar](psi) [kPa/bar](psi) 290/2,9 (42)

300/3,0 (43) 290/2,9 (42)

300/3,0 (43) 290/2,9 (42) 300/3,0 (43)

Voltar ao menu

262

Dados tcnicos
Conforto com 3 pessoas, no mximo ECO com 3 pessoas, no mximo frente [kPa/bar](psi) 290/2,9 (42) 270/2,7 (39) 270/2,7 (39) 290/2,9 (42) Atrs [kPa/bar](psi) 270/2,7 (39) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 270/2,7 (39) Com carga mxima frente 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 260/2,6 (38) 250/2,5 (36) 260/2,6 (38) 250/2,5 (36) Atrs 290/2,9 (42) 290/2,9 (42) 300/3,0 (43) 290/2,9 (42) 300/3,0 (43) 290/2,9 (42)

Motor Z17DTJ

Pneus 195/65 R 15, 205/55 R 16, 225/45 R 17 215/45 R17, 225/40 R 18

frente [kPa/bar](psi) 230/2,3 (33) 230/2,3 (33) 250/2,5 (36) 230/2,3 (33) 250/2,5 (36) 230/2,3 (33)

Atrs [kPa/bar](psi) 210/2,1 (30) 210/2,1 (30) 230/2,3 (33) 210/2,1 (30) 230/2,3 (33) 210/2,1 (30)

[kPa/bar](psi) [kPa/bar](psi)

Z17DTR

205/55 R 16, 225/45 R 17 215/45 R 17, 225/40 R 18

Z17DTJ17) 185/65 R 15, 195/60 R 15, 195/65 R 15, 205/55 R 16

17)

Modelo com reduo de poluio.


Voltar ao menu

Dados tcnicos
Conforto com 3 pessoas, no mximo Motor Z19DTL, Z19DT, Z19DTH Pneus 205/55 R 16, 225/45 R 17 215/45 R 17, 225/40 R 18 todos Roda sobresselente temporria 420/4,2 (61) 420/4,2 (61) 420/4,2 (61) 270/2,7 (39) 250/2,5 (36) 280/2,8 (41) frente [kPa/bar](psi) 230/2,3 (33) Atrs [kPa/bar](psi) 210/2,1 (30) ECO com 3 pessoas, no mximo frente [kPa/bar](psi) 270/2,7 (39) Atrs [kPa/bar](psi) 250/2,5 (36) Com carga mxima frente 250/2,5 (36) Atrs

263

[kPa/bar](psi) [kPa/bar](psi) 290/2,9 (42) 310/3,1 (45) 420/4,2 (61)

Berlina, 4 portas
Conforto com 3 pessoas, no mximo Motor Pneus frente [kPa/bar](psi) Z16XER, 195/65 R 15, Z18XER 205/55 R 16 215/45 R 17 220/2,2 (32) 240/2,4 (35) Atrs [kPa/bar](psi) 220/2,2 (32) 240/2,4 (35) ECO com 3 pessoas, no mximo frente [kPa/bar](psi) Atrs [kPa/bar](psi) Com carga mxima frente 230/2,3 (33) 250/2,5 (36) Atrs 280/2,8 (41) 320/3,2 (46)

[kPa/bar](psi) [kPa/bar](psi)

Voltar ao menu

264

Dados tcnicos
Conforto com 3 pessoas, no mximo ECO com 3 pessoas, no mximo frente [kPa/bar](psi) Atrs [kPa/bar](psi) Com carga mxima frente 230/2,3 (33) 250/2,5 (36) 420/4,2 (61) Atrs 280/2,8 (41) 320/3,2 (46) 420/4,2 (61)

Motor

Pneus

frente [kPa/bar](psi) 220/2,2 (32) 240/2,4 (35) 420/4,2 (61)

Atrs [kPa/bar](psi) 220/2,2 (32) 240/2,4 (35) 420/4,2 (61)

[kPa/bar](psi) [kPa/bar](psi)

Z13DTH, 195/65 R 15, Z17DTH 205/55 R 16 215/45 R 17 todos Roda sobresselente temporria

Carrinha
Conforto com 3 pessoas, no mximo Motor Z14XEP Pneus 185/65 R 15, 195/60 R 15 195/65 R 15, 205/55 R 16
Voltar ao menu

ECO com 3 pessoas, no mximo frente [kPa/bar](psi) 250/2,5 (36) Atrs [kPa/bar](psi) 250/2,5 (36)

Com carga mxima frente 250/2,5 (36) 210/2,1 (30) Atrs 290/2,9 (42) 260/2,6 (38)

frente [kPa/bar](psi) 230/2,3 (33) 200/2,0 (29)

Atrs [kPa/bar](psi) 210/2,1 (30) 200/2,0 (29)

[kPa/bar](psi) [kPa/bar](psi)

Dados tcnicos
Conforto com 3 pessoas, no mximo Motor Z16XER Pneus 185/65 R 15, 195/60 R 15, 215/45 R 17, 225/40 R 18 195/65 R 15, 205/55 R 16, 225/45 R 17 Z16LET 205/55 R 16, 225/45 R 17 215/45 R 17, 225/40 R 18 270/2,7 (39) 250/2,5 (36) 280/2,8 (41) 230/2,3 (33) 210/2,1 (30) 270/2,7 (39) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 200/2,0 (29) 200/2,0 (29) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 210/2,1 (30) frente [kPa/bar](psi) 230/2,3 (33) Atrs [kPa/bar](psi) 210/2,1 (30) ECO com 3 pessoas, no mximo frente [kPa/bar](psi) Atrs [kPa/bar](psi) Com carga mxima frente 250/2,5 (36) Atrs

265

[kPa/bar](psi) [kPa/bar](psi) 290/2,9 (42)

260/2,6 (38)

290/2,9 (42) 310/3,1 (45)

Voltar ao menu

266

Dados tcnicos
Conforto com 3 pessoas, no mximo ECO com 3 pessoas, no mximo frente [kPa/bar](psi) Atrs [kPa/bar](psi) Com carga mxima frente 250/2,5 (36) Atrs 290/2,9 (42)

Motor Z18XER

Pneus 185/65 R 15, 195/60 R 15, 215/45 R 17, 225/40 R 18 195/65 R 15, 205/55 R 16, 225/45 R 17

frente [kPa/bar](psi) 230/2,3 (33)

Atrs [kPa/bar](psi) 210/2,1 (30)

[kPa/bar](psi) [kPa/bar](psi)

200/2,0 (29)

200/2,0 (29)

250/2,5 (36)

250/2,5 (36)

210/2,1 (30)

260/2,6 (38)

Z20LER

205/55 R 16, 225/45 R 17 215/45 R 17, 225/40 R 18

230/2,3 (33) 270/2,7 (39)

210/2,1 (30) 250/2,5 (36)

270/2,7 (39)

250/2,5 (36)

250/2,5 (36) 280/2,8 (41)

290/2,9 (42) 310/3,1 (45)

Voltar ao menu

Dados tcnicos
Conforto com 3 pessoas, no mximo Motor Z13DTH Pneus 185/65 R 15, 195/60 R 15 195/65 R 15, 205/55 R 16 Z17DTH 195/65 R 15, 205/55 R 16, 225/45 R 17 215/45 R 17, 225/40 R 18 A17DTJ 195/65 R 15, 205/55 R 16, 225/45 R 17 215/45 R 17, 225/40 R 18 250/2,5 (36) 230/2,3 (33) 260/2,6 (38) 230/2,3 (33) 210/2,1 (30) 270/2,7 (39) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 230/2,3 (33) 260/2,6 (38) 210/2,1 (30) 210/2,1 (30) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 210/2,1 (30) 210/2,1 (30) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) frente [kPa/bar](psi) 230/2,3 (33) Atrs [kPa/bar](psi) 210/2,1 (30) ECO com 3 pessoas, no mximo frente [kPa/bar](psi) Atrs [kPa/bar](psi) Com carga mxima frente 250/2,5 (36) Atrs

267

[kPa/bar](psi) [kPa/bar](psi) 290/2,9 (42) 290/2,9 (42) 290/2,9 (42)

300/3,0 (43) 290/2,9 (42)

300/3,0 (43)

Voltar ao menu

268

Dados tcnicos
Conforto com 3 pessoas, no mximo ECO com 3 pessoas, no mximo frente [kPa/bar](psi) 270/2,7 (39) 270/2,7 (39) Atrs [kPa/bar](psi) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) Com carga mxima frente 250/2,5 (36) 260/2,6 (38) 250/2,5 (36) Atrs 290/2,9 (42) 300/3,0 (43) 290/2,9 (42)

Motor A17DTR

Pneus 205/55 R 16 225/45 R 17 215/45 R 17, 225/40 R 18

frente [kPa/bar](psi) 230/2,3 (33) 250/2,5 (36) 230/2,3 (33)

Atrs [kPa/bar](psi) 210/2,1 (30) 230/2,3 (33) 210/2,1 (30)

[kPa/bar](psi) [kPa/bar](psi)

Z 17 DTJ, 195/65 R 15, Z17DTR 205/55 R 16, 225/45 R 17 215/45 R 17, 225/40 R 18 Z17DTJ17) 185/65 R 15, 195/60 R 15, 195/65 R 15, 205/55 R 16

250/2,5 (36) 230/2,3 (33)

230/2,3 (33) 210/2,1 (30)

290/2,9 (42)

270/2,7 (39)

260/2,6 (38) 250/2,5 (36)

300/3,0 (43) 290/2,9 (42)

17)

Modelo com reduo de poluio.


Voltar ao menu

Dados tcnicos
Conforto com 3 pessoas, no mximo Motor Z19DTL, Z19DT, Z19DTH Pneus 205/55 R 16, 225/45 R 17 215/45 R 17, 225/40 R 18 todos Roda sobresselente temporria 420/4,2 (61) 420/4,2 (61) 420/4,2 (61) 270/2,7 (39) 250/2,5 (36) 280/2,8 (41) frente [kPa/bar](psi) 230/2,3 (33) Atrs [kPa/bar](psi) 210/2,1 (30) ECO com 3 pessoas, no mximo frente [kPa/bar](psi) 270/2,7 (39) Atrs [kPa/bar](psi) 250/2,5 (36) Com carga mxima frente 250/2,5 (36) Atrs

269

[kPa/bar](psi) [kPa/bar](psi) 290/2,9 (42) 310/3,1 (45) 420/4,2 (61)

Voltar ao menu

270

Dados tcnicos

Monovolume
Conforto com 3 pessoas, no mximo Motor Z14XEP Pneus 185/65 R 15, 195/60 R 15 195/65 R 15, 205/55 R 16 Z13DTH 185/65 R 15, 195/60 R 15 195/65 R 15, 205/55 R 16 Z17DTH 195/65 R 15, 205/55 R 16, 225/45 R 17 215/45 R 17, 225/40 R 18 250/2,5 (36) 230/2,3 (33) 260/2,6 (38) 300/3,0 (43) 210/2,1 (30) 210/2,1 (30) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 290/2,9 (42) 210/2,1 (30) 210/2,1 (30) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 290/2,9 (42) 230/2,3 (33) 210/2,1 (30) 250/2,5 (36) 290/2,9 (42) 200/2,0 (29) 200/2,0 (29) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 210/2,1 (30) 260/2,6 (38) frente [kPa/bar](psi) 230/2,3 (33) Atrs [kPa/bar](psi) 210/2,1 (30) ECO com 3 pessoas, no mximo frente [kPa/bar](psi) Atrs [kPa/bar](psi) Com carga mxima frente 250/2,5 (36) Atrs 290/2,9 (42)

[kPa/bar](psi) [kPa/bar](psi)

Voltar ao menu

Dados tcnicos
Conforto com 3 pessoas, no mximo Motor Pneus frente [kPa/bar](psi) Z 17 DTJ, 195/65 R 15, Z17DTR 205/55 R 16 Z19DTL, 205/55 R 16, Z19DT, 225/45 R 17 Z19DTH 215/45 R 17, 225/40 R 18 todos Roda sobresselente temporria 420/4,2 (61) 420/4,2 (61) 420/4,2 (61) 230/2,3 (33) 230/2,3 (33) 270/2,7 (39) Atrs [kPa/bar](psi) 210/2,1 (30) 210/2,1 (30) 250/2,5 (36) ECO com 3 pessoas, no mximo frente [kPa/bar](psi) 270/2,7 (39) 270/2,7 (39) Atrs [kPa/bar](psi) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) Com carga mxima frente 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) 280/2,8 (41) Atrs

271

[kPa/bar](psi) [kPa/bar](psi) 290/2,9 (42) 290/2,9 (42) 310/3,1 (45) 420/4,2 (61)

Voltar ao menu

272
TwinTop

Dados tcnicos

Conforto com 3 pessoas, no mximo Motor Pneus frente [kPa/bar](psi) Z16XER 225/40 R 18 205/55 R 16, 225/45 R 17 Z16LET 205/55 R 16, 225/45 R 17 225/40 R 18 Z18XER 205/55 R 16, 225/45 R 17 225/40 R 18 Z19DTH 205/55 R 16, 225/45 R 17 225/40 R 18 250/2,5 (36) 230/2,3 (33) 230/2,3 (33) 230/2,3 (33) 210/2,1 (30) 210/2,1 (30) 250/2,5 (36) 210/2,1 (30) 230/2,3 (33) 210/2,1 (30) 230/2,3 (33) 210/2,1 (30) 230/2,3 (33) 210/2,1 (30) Atrs [kPa/bar](psi) 210/2,1 (30) 210/2,1 (30)

ECO com 3 pessoas, no mximo frente [kPa/bar](psi) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36) Atrs [kPa/bar](psi) 250/2,5 (36) 250/2,5 (36)

Com carga mxima frente 240/2,4 (35) 220/2,2 (32) 240/2,4 (35) 260/2,6 (38) 220/2,2 (32) 240/2,4 (35) 240/2,4 (35) 260/2,6 (38) Atrs 280/2,8 (41) 260/2,6 (38) 280/2,8 (41) 300/3,0 (43) 260/2,6 (38) 280/2,8 (41) 280/2,8 (41) 300/3,0 (43)

[kPa/bar](psi) [kPa/bar](psi)

Voltar ao menu

Dados tcnicos
Conforto com 3 pessoas, no mximo Motor Pneus frente [kPa/bar](psi) Z20LER 205/55 R 16, 225/45 R 17 225/40 R 18 todos Roda sobresselente temporria 260/2,6 (38) 420/4,2 (61) 240/2,4 (35) 420/4,2 (61) 270/2,7 (39) 420/4,2 (61) 250/2,5 (36) Atrs [kPa/bar](psi) 230/2,3 (33) Com carga mxima frente 260/2,6 (38) Atrs

273

ECO com 3 pessoas, no mximo frente [kPa/bar](psi) Atrs [kPa/bar](psi)

[kPa/bar](psi) [kPa/bar](psi) 300/3,0 (43) 310/3,1 (45) 420/4,2 (61)

Voltar ao menu

274

Dados tcnicos

Dimenses da instalao do dispositivo de acoplamento de reboque


3 volumes/Berlina

Voltar ao menu

Dados tcnicos
Carrinha, Monovolume

275

Voltar ao menu

276
TwinTop

Dados tcnicos

Voltar ao menu

Informao para o cliente

277

Informao para o cliente


Gravao de dados do veculo e privacidade ............................. 277

Gravao de dados do veculo e privacidade


Gravadores de dados de acontecimentos
O veculo possui diversos sistemas sofisticados que monitorizam e controlam vrios dados do veculo. Alguns dados podero ser gravados durante o funcionamento normal para facilitar a reparao de avarias detectadas, outros so guardados apenas em situaes de coliso ou quase coliso por sistemas normalmente designados por gravadores de dados de eventos (EDR ou Event Data Recorders). Os sistemas podem gravar dados sobre o estado do veculo e sobre a forma como foi conduzido (por ex. velocidade do motor, aplicao do travo, utilizao do cinto de segurana). Para ler esses dados necessrio equipamento especial e acesso ao veculo. Tal acontecer quando o veculo for alvo de servio numa oficina. Alguns dados so

enviados para os sistemas de diagnstico global da GM, por via electrnica. O fabricante no aceder a informao sobre situaes de coliso nem a partilhar com terceiros, excepto se obtiver a devida autorizao do proprietrio do veculo ou, caso o veculo seja alugado, do locatrio, em resposta a um pedido oficial da polcia ou de uma entidade governamental semelhante, como parte da defesa do fabricante em caso de aco judicial, conforme exigido por lei. Para alm disso, o fabricante pode utilizar os dados recebidos ou recolhidos para satisfazer as necessidades de investigao tcnica do fabricante, para os disponibilizar para necessidades de investigao, sendo a confidencialidade mantida e a necessidade mostrada, quando apropriado,
Voltar ao menu

278

Informao para o cliente

para partilhar dados de resumo que no estejam associados a um determinado veculo especfico com outras organizaes para fins de investigao.

Voltar ao menu

Informao para o cliente

279

Voltar ao menu

280

ndice remissivo

Abastecer .................................. 166 Accionamento electrnico dos vidros ........................................ 35 Acessrios e modificaes do veculo .................................... 173 Acoplamento de reboque .......... 169 Airbags, pr-tensores dos cintos e barras de proteco em caso de capotamento ............. 101 Ajuste do encosto de cabea ........ 8 Ajuste dos bancos ................... 7, 51 Ajuste dos espelhos retrovisores . . 9 Ajuste do volante ..................... 9, 91 Ajuste manual .............................. 33 Alarme anti-roubo ...................... 118 Alavanca selectora ............ 150, 156 Anti-encandeamento automtico . 35 Anti-encandeamento manual ...... 35 Aplicar o travo de p ............... 107 Apoio de braos .................... 54, 55 Aquecido ...................................... 34 Aquecimento ................................ 54 Aquecimento auxiliar.................. 142 Ar condicionado ........................... 15 Arranque ...................................... 17 Assistncia estabilidade do reboque .................................. 172 Assistncia ao carregamento ...... 81

Assistncia travagem ............. 160 Assistncia de arranque em subidas ................................... 161 Auxlio de arranque ................... 216 Avaria ................................ 153, 158 Aviso de cinto de segurana ..... 101

Bagageira .............................. 29, 72 Bagageira de tejadilho ................. 88 Bateria ....................................... 178 Buzina .................................... 13, 92 Caixa de fusveis do compartimento do motor ........ 197 Caixa de fusveis na bagageira . 200 Caixa de velocidades .................. 15 Caixa de velocidades automtica .............................. 150 Caixa de velocidades manual . . . 154 Caixa de velocidades manual robotizada............................... 155 Calhas e ganchos na bagageira .. 79 Capacidades .............................. 256 Cap .......................................... 175 Car Pass ...................................... 20 Catalisador ................................ 149 Chaves ........................................ 20 Cinto de segurana ....................... 8
Voltar ao menu

281
Cinto de segurana de trs pontos ...................................... 57 Cintos de segurana ................... 56 Cinzeiros ...................................... 96 Cobertura da bagageira .............. 77 Coberturas das luzes embaciadas ............................ 128 Compartimento de arrumao no apoio de braos .................. 72 Compartimento para culos de sol ............................................. 72 Computador de bordo ............... 108 Condies de conduo e sugestes para o reboque . . 168 Conjunto de instrumentos ........... 98 Conservao da carroaria ....... 220 Conservao do habitculo ....... 223 Consumo de combustvel Emisses de CO2............ 167, 240 Conta-quilmetros ....................... 98 Conta-quilmetros parcial ............ 98 Conta-quilmetros parcial no computador de bordo ............. 119 Conta-quilmetros parcial no mostrador de informao grfica ou no mostrador de informao a cores ................. 120 Conta-rotaes ............................ 98 Controlo automtico das luzes . . 124 Controlo contnuo de amortecimento ....................... 163 Controlo de iluminao do painel de instrumentos ........... 129 Controlo de nvel automtico ..... 163 Controlo do veculo ................... 145 Correntes de neve ..................... 209 Corte de corrente .............. 153, 158 Cronmetro ................................ 123 Dados do motor ......................... 230 Dados especficos do veculo ........ 3 Desempenho ............................. 233 Designao dos pneus .............. 205 Destrancar o veculo ...................... 6 Dimenses da instalao do dispositivo de acoplamento de reboque .................................. 274 Dimenses do veculo ............... 255 Dispositivos auxiliares ............... 133 Easytronic................................... 155 Encostos de cabea .................... 49 Entrada de ar ............................. 143 Equipamento de telemveis e rdio CB .............................. 134 Escape do motor ....................... 148 Estacionamento ................... 18, 147

Faris de halogneo .................. 181 Faris de mximos .................... 107 Faris de nevoeiro ............. 107, 127 Faris de xnon ......................... 183 Faris na conduo no estrangeiro ............................. 125 Farol traseiro de nevoeiro ......... 107 Fechos de segurana para crianas .................................... 28 Ferramentas .............................. 203 Filtro de partculas...................... 148 Filtro de partculas diesel ........... 148 Filtro de partculas diesel e pr-incandescncia ..................... 105 Filtro de plens .......................... 143 Filtro de purga diesel ................. 117 Forma convexa ............................ 33 Funcionamento .......................... 132 Funcionamento normal do ar condicionado .......................... 144 Fusveis ..................................... 196

Gravadores de dados de acontecimentos....................... 277 Grelha para bagageira/ compartimento de carga........... 85

Voltar ao menu

282
I
Interruptor das luzes dos traves ................................... 117 Introduo ...................................... 3 Isqueiro ........................................ 96 Locais de montagem dos sistemas de segurana para crianas .................................... 65 Luz da placa de matrcula ......... 194 Luzes de aviso.............................. 99 Luzes de conduo diurna ........ 126 Luzes de leitura ......................... 130 Luzes de marcha-atrs .............. 128 Luzes de nevoeiro ..................... 185 Luzes de presena .................... 128 Luzes dianteiras dos indicadores de mudana de direco .................................. 185 Luzes do habitculo .......... 129, 195 Luzes exteriores ........................ 107 Luzes laterais............................. 124 Luzes traseiras .......................... 186 Luzes traseiras de nevoeiro ...... 128 Luz indicadora de avaria ........... 102 Manter o veculo imobilizado...... 173 Marcha por inrcia ..................... 147 Mximos .................................... 125 Memorizar os ajustes individuais na chave do veculo ...................................... 22 Mensagens do veculo .............. 115 Mesa de apoio rebatvel .............. 85 Modo de Inverno ....................... 104
Voltar ao menu

Identificador de lugar ocupado no banco do passageiro da frente ................................ 62, 101 Iluminao ................................. 117 Iluminao da consola central ... 130 Iluminao de entrada no veculo .................................... 130 Iluminao de sada no veculo . 130 Iluminao dianteira adaptativa ........................................ 107, 126 Iluminao do painel de instrumentos ........................... 195 Iluminao exterior ...................... 12 Imobilizador ................................. 33 Indicao do prximo servio .... 102 Indicaes para o carregamento do veculo ........................... 80, 89 Indicador de combustvel ............ 99 Indicador de mudana de direco .................................. 101 Indicadores de mudana de direco .................................. 127 Indicadores de mudana de direco laterais ..................... 194 Informao geral ........................ 168 Informao sobre a assistncia . 224 Interruptor das luzes .................. 124

Jantes e pneus .......................... 203

K L

Kit de primeiros socorros ............. 86 Kit de reparao de pneus ........ 209 Ligar o motor ..................... 146, 155 Limpa pra-brisas e lava pra-brisas ................................ 13, 92 Limpa-vidros do culo traseiro e lava-vidros do culo traseiro . 94 Lquido de arrefecimento do motor ...................................... 177 Lquido de arrefecimento e anti-congelante............................. 225 Lquido do limpa-vidros ............. 178 Lquido dos traves ................... 178 Lquido dos traves e da embraiagem............................ 225 Lquidos e lubrificantes recomendados ....................... 225

283
Modo manual ..................... 152, 157 Modo Sport ........................ 104, 162 Mostrador de informao grfica, Mostrador de Informao a cores ................ 111 Motores a diesel ........................ 166 Motores a gasolina .................... 166 Mudar um pneu e tamanho da jante ....................................... 208 Nvel baixo de combustvel ....... 106 Nvel de arrefecimento do motor ...................................... 117 Nvel do lquido do limpa-vidros 118 Nvel do leo de motor baixo ..... 106 Nmero de identificao do veculo .................................... 228 Peso do veculo ......................... 249 Placa de identificao ............... 229 Pneus ........................................ 203 Pneus de Inverno ...................... 204 Pneus Runflat ............................ 204 Porta aberta ............................... 108 Porta-luvas .................................. 71 Posio dos bancos .................... 51 Posies do interruptor da ignio .................................... 146 Presso do leo de motor ......... 105 Presso dos pneus ................... ........................ 118, 123, 205, 257 Profundidade do relevo ............. 208 Programador de velocidade ..... ........................................ 108, 163 Programa electrnico de estabilidade .................... 104, 161 Programas de conduo com comando electrnico ...... 152, 157 Proteco anti-roubo ................... 30 Proteco para evitar a descarga da bateria ............ 131 Purgar o sistema de combustvel diesel .................. 179

Radiotelecomando ...................... 21 Realizao de trabalhos ............ 174 Rebater os bancos ...................... 54 Rebocar ..................................... 169 Rebocar outro veculo ............... 219 Rebocar o veculo ...................... 218 Recepo de emissoras ............ 132 Recolhimento ............................... 34 Recuperao do veculo em fim de vida .................................... 174 Rede de segurana ..................... 83 Regulao do alcance dos faris ...................................... 125 Regulao elctrica ..................... 33 Relgio ........................................ 95 Rodagem de veculo novo ......... 145 Roda sobresselente .................. 215 Sadas de ar ajustveis ............. 142 Sadas de ar fixas ...................... 143 Sensores de estacionamento .... 165 Sensores de estacionamento ultrasnicos ............................ 104 Servio ............................... 144, 224 Smbolos ........................................ 4 Sinais de aviso de perigo .......... 127 Sinais sonoros de aviso ............ 115
Voltar ao menu

culo traseiro aquecido .............. 38 leo de motor .................... 176, 225 Olhais de fixao ......................... 80 Palas de sol ............................... 130 Palas pra-sol .............................. 38 Perigo, Avisos e Ateno .............. 4 Perspectiva geral do painel de instrumentos ............................. 11

Quickheat................................... 142

284
Sinal de luzes ............................ 125 Sistema udio para os bancos traseiros ................................. 133 Sistema de airbag de cortina ....... 62 Sistema de airbag lateral ............. 61 Sistema de airbags ...................... 59 Sistema de alarme anti-roubo ..... 31 Sistema de aquecimento e ventilao ............................ 135 Sistema de ar condicionado ...... 136 Sistema de ar condicionado automtico .............................. 137 Sistema de ar condicionado de comando electrnico .............. 139 Sistema de carga ....................... 102 Sistema de conduo interactivo, controlo de amortecimento contnuo, Modo Sport.............................. 105 Sistema de controlo da perda de presso dos pneus ................. 207 Sistema de controlo da perda de presso dos pneus e Sistema de controlo da presso dos pneus ..................................... 105 Sistema de controlo da presso dos pneus .............................. 206 Sistema de fecho centralizado .... 25 Sistema de travagem antibloqueio ............................ 160 Sistema de travagem antibloqueio (ABS) ................. 103 Sistema de traves e da embraiagem ........................... 103 Sistema do airbag frontal ............ 60 Sistema interactivo de conduo................................ 162 Sistema Open&Start .................... 22 Sistema Open & Start ................ 106 Sistemas de reteno para crianas .................................... 63 Sistemas de segurana para crianas com transponder ........ 69 Sistemas de segurana para crianas Isofix .......................... 69 Sistemas Top-tether de reteno para crianas ............ 69 Substituio das escovas do limpa pra-brisas .................... 179 Substituio de lmpadas ......... 180 Substituio de roda .................. 213 Suporte para bebidas .................. 71 Tampes das rodas ................... 208 Tecto de abrir .............................. 39 Tejadilho desdobrvel em ao .... 41 Telecomandos no volante ........... 91
Voltar ao menu

Temperatura do lquido de arrefecimento do motor .......... 104 Temperatura exterior ................... 94 Tenso da bateria ..................... 117 Tomadas ...................................... 95 Travo de mo........................... 160 Traves .............................. 159, 178 Tringulo de pr-sinalizao ....... 85

U V

Utilizao do manual ..................... 3 Velocmetro ................................. 98 Ventilao................................... 135 Visor de informao tripla .......... 108 Visualizao da caixa de velocidades .................... 150, 155 Visualizao do servio ............... 99

Das könnte Ihnen auch gefallen