Sie sind auf Seite 1von 14

NO CENCULO 11/01 EM DIANTE NO CENCULO 11/01/2014 COMPARAR DESESPERAR Leia Romanos 12: 6 8.

8. Servi uns aos outros cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graa de Deus. I Pedro 4: 10. Sa de meu grupo de estudos bblicos sentindo-me muito pequena. Durante nossa discusso, meus colegas falaram de seus casamentos e carreiras e de como as coisas estavam correndo bem. Pensei no fato de ser solteira e ainda buscar uma carreira estvel, e fiquei desanimada. Se r que algum dia eu terei o que meus amigos tm?, perguntei a Deus. Mas no ouvi nenhuma resposta. Dias depois, mencionei minha orientadora o quanto eu me sentia mal quando me comparava aos outros. Ela me disse que comparar desesperar. Apeguei-me a esta verdade e comecei a pensar em como eu poderia substituir esse destrutivo padro de comparao por uma confiana mais profunda em Deus, sabendo que ele tem um plano para mim e minha vida. Como filhos de Deus, podemos abandonar as comparaes e nos agarrar verdade de que cada um de ns foi abenoado com talentos individuais e oportunidades sublimes concedidos por Deus. Sempre que os comparamos aos outros, podemos ficar desanimados e sentir que estamos perdendo coisas boas ou que no estamos conseguindo acompanhar os xitos dos outros, Mas se nos concentrarmos nos ensinamentos de Jesus, ficaremos admirados com o papel que ele criou para cada um de ns. Orao: Amado Deus, ns te agradecemos por nos dares papis a desempenhar no teu servio. Abre nossos olhos s oportunidades dirias para sermos uma bno aos outros. Amm. Pensamento para o dia Os dons e propsitos de Deus para minha vida so bons. Oremos pelas pessoas que se debatem com a insegurana. Miss) Joy E, Miller Virgnia EUA. NO CENCULO 12/01/2014 O CAMINHO MAIS RPIDO Leia Joo 14: 1 7. Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ningum vem ao Pai seno por mim. Joo 14: 6. Por algum tempo eu ouvi as pessoas falarem de um grupo de elefantes marinhos que vivem na costa prxima minha casa. H um nmero reduzido desses animais em todo o mundo, por isso decidi fazer uma viagem para v-Los. Sa de casa e logo comecei a seguir as placas para a estrada que eu deveria tomar. Mas depois de algum tempo, achei que estava seguindo o caminho errado. Continuei um pouco mais e vi outra placa, mostrando uma rota diferente. Seguindo por ela, vi um posto de gasolina e parei para abastecer o tanque. Enquanto estava ali, o proprietrio me falou de outro caminho mais curto. Era por uma estrada de terra, disse ele, mas me garantiu que eu chegaria ao meu destino mais rapidamente. E foi verdade.

Aquela excurso me fez pensar, nos muitos caminhos que escolhemos para nos aproximar do Senhor. Eu descobri que a maneira mais segura e rpida para chegar a Deus por meio do estudo bblico e do compromisso em obedecer s verdades que encontramos ali. Essa f na orientao de Deus nos permite ver o caminho que precisamos seguir. Ento, ao final de nossa jornada espiritual, o Senhor nos acolher alegremente e de braos abertos. Orao: Senhor amado, direciona os nossos passos pelo caminho que conduz a ti. Amm. Pensamento para o dia Se Deus nosso destino, a Bblia o mapa de viagem. Oremos pelos operrios que trabalham nas estradas. Luis Alberto Jones Chubut Argentina. NO CENCULO 13/01/2014 Perguntou-lhes, ento, Jesus: Por que sois tmidos, homens de pequena f? Mateus 8: 26. Quem nunca sentiu medo de raios em uma grande tempestade? Eu, minha esposa e meus pais, fomos igreja. Ao chegarmos formou-se uma grande tempestade com muitos raios, ventos fortes e muitos troves. Conseguimos entrar, mas mesmo assim, ficamos olhando temerosamente pela porta a grande tempestade, pois meu pai ainda estava no estacionamento. Foi quando minha me disse, estamos no lugar certo, na casa do Senhor dos Raios! Uma frase simples, porm profunda. Quando temos essa certeza no devemos temer, ele SENHOR; tudo est em suas mos! Em nossa vida inevitvel enfrentarmos grandes tempestades", raios te colocaro medo, ventos fortes tentaro levar sua f, troves perturbaro sua mente trazendo a dvida, mas O Senhor dos Raios est com voc, ele mora dentro de voc. Mesmo que parea estar dormindo, ele est no controle, creia nessa verdade! Quando nos sujeitamos ao Senhorio de Jesus estamos seguros mesmo em meio tempestade! Orao: Que o Esprito Santo de Deus nos conduza em meio s tempestades da vida. Pensamento para o dia. Precisamos colocar nossas vidas nas mos do Senhor. Oremos pelas pessoas que esto enfrentando grandes lutas em sua vida pessoal. Daniel Christian de Barros So Jos dos Campos/SP Brasil. NO CENCULO 14/01/2014 ONDULAES NO LAGO Leia Mateus 22: 34 40. E quem der a beber, ainda que seja um copo de gua fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discpulo, em verdade vos digo que de modo algum perder o seu galardo. Mateus 10: 42.

Meu sonho alugar um estdio e testemunhar a dezenas de milhares de pessoas, ou conquistar um disco de platina com um CD gospel que eleve a pulsao de milhes. Eu sonho em produzir um grande impacto para Jesus. Quando era pequeno, gostava de jogar pedras na gua para produzir grandes esguichos ou para ver quantas vezes as pedras planas podiam saltar sobre a superfcie. timo produzir grandes esguichos, mas at mesmo o menor seixo cria ondulaes que se irradiam. Essas ondulaes podem ento levar as incontveis folhas, juncos e canios flutuantes a balanar e oscilar ao redor da margem. Nossos menores sinais de f e de amor, uma palavra gentil ou um sorriso, uma mo amiga, dar a outra face, pequenos presentes oferecidos liberalmente podem criar ondulaes que se irradiam para fora e levam o amor de Cristo para a vida de muitos. Orao: Deus amoroso ajuda-nos a lanar continuamente as pedrinhas de amor nas guas paradas do mundo. Concede-nos a fora para espalhar teu amor aos outros. Amm. Pensamento para o dia. Pequenos atos de f podem criar grandes ondas de amor. Oremos pelos evangelistas. Keith Honeyman Cidade do Cabo frica do Sul. NO CENCULO 15/01/2014 SUA VOZ HEROICA Leia Joo 10: 2 4. Todos ns andvamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair Sobre ele a iniquidade de ns todos. Isaas 53: 6. Durante o inverno, quando eu tinha 8 anos de idade, meu irmo, Christian, e eu comeamos uma pequena aventura pela floresta coberta de neve que ficava atrs de nossa casa. A neve j estava alta, mas continuava a cair. Meu irmo e eu marchamos, passando por cima de arbustos e por baixo de galhos cados, sem nos darmos conta de que nossas pegadas, que nos ajudariam a encontrar o caminho de volta para casa, estavam sendo cobertas. Em menos de uma hora, estvamos perdidos; e todos os nossos esforos para encontrar o caminho principal foram infrutferos. Conforme nos sentamos assustados e ss, o frio comeou a queimar nossos rostos, mos e dedos dos ps. De repente, ouvimos a voz tranquilizadora de papai, chamando nossos nomes. Parcialmente assustados, mas confortados ao mesmo tempo, encontramos nosso caminho at sua voz e fomos salvos. Meu irmo e eu ramos como ovelhas perdidas, procurando seu pastor. Assim como fomos salvos do frio pela voz alta de papai, ns, cristos, somos salvos quando ouvimos nosso Senhor Jesus nos chamando. Para meu irmo e eu, o Papai pareceu nosso heri e pastor. Ele soube que estvamos perdidos antes mesmos de ns nos darmos conta disso. Da mesma forma, Jesus vem nos encontrar, pronto para nos salvar e confortar. Orao: Senhor amado, nosso Pastor e Salvador, ajuda-nos a ouvir e seguir a tua voz em todos os nossos esforos, para que nunca nos percamos. Amm. Pensamento para o dia. Se seguirmos a voz do Senhor, ele nos conduzir ao caminho certo.

Oremos pelos que esto perdidos. Derrck A. Notz Pensilvnia EUA. NO CENCULO 16/01/2014 OS MENTORES EM NOSSA VIDA. Leia I Tessalonicenses 2: 7 12:1 Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo. Provrbios 27: 17. Deus trouxe meu bom amigo Dulyn minha vida na ocasio da morte de meu pai, em 1993. Por dentro eu estava numa confuso emocional. Dulyn e eu estvamos em uma reunio de negcios quando tivemos a oportunidade de jantarmos sozinhos. Ele sabia que meu pai tinha morrido recentemente. Ele olhou diretamente para mim e disse: Voc no est lidando bem com isso. Bem no meio do restaurante, toda a angstia que eu vinha guardando dentro de mim veio tona. Porque sendo amigo e mentor amou-me o bastante para se importar comigo, pude iniciar o processo de cura e comear a seguir a vida sem meu pai. Eu amava Dulyn e ele sabia disso. Ele foi o ferro que me afiou num momento vulnervel de minha vida. Esta semana eu soube da morte de Dulyn. Provavelmente todos ns tivemos mentores cristos em nossa vida. Igualmente importante o chamado de Deus a sermos mentores. Ao apreciarmos as pessoas nossa volta, que tambm nos lembremos de que Deus nos chama a sermos Cristo uns para os outros. Orao: Amado Pai, ajuda-nos a reconhecer a oportunidade de amar e sermos amados em teu nome. Amm. Pensamento para o dia A quem Deus est me chamando a alcanar? Oremos pelos mentores. Ernest D. Brame Carolina do Norte EUA. NO CENCULO 17/01/2014 FAZEMOS O QUE PODEMOS Leia Marcos 14: 3 9. Ela fez o que pde. Marcos 14: 8. A passagem bblica de hoje descreve uma mulher que derrama um unguento carssimo sobre a cabea de Jesus. Alguns dos outros convidados reagiram repreendendo-a por desperdiar o unguento dessa forma. Mas Jesus a defendeu. Eu penso nessa histria quando observo o modo como alguns membros bem-intencionados da igreja, demonstram falta de apreciao pelas pequenas contribuies ou quando desviam a ajuda dos novos membros a certos tipos de servio mais adequado. Percebo as mgoas e os mal-entendidos que resultam disso. Percebo que eu tambm sou culpada desse tipo de ao. A mulher que ungiu Jesus derramou liberalmente tudo o que considerava precioso como um ato de louvor. E Jesus no a afastou. Ele recebeu o que ela tinha a oferecer e repreendeu os espectadores. Ns podemos seguir o exemplo de Jesus aceitando o servio de todos, por maior ou menor que seja. Jesus nos diz que o mundo saber que somos seus discpulos pelo amor que temos uns pelos outros (Joo 13.35) enquanto trabalhamos juntos, apreciando a contribuio de todos. Afinal,

para alcanar este mundo perdido e sofredor, precisamos de cada um de ns fazendo aquilo que pode. Orao: Pai celestial ajuda-nos a apreciar nossas diferenas. Permite-nos trabalhar H juntos em unidade e paz de modo a trazer a tua luz a este mundo. Amm. Pensamento para o dia. Deus nos chama no a julgar, mas a amar e servir uns aos outros. Oremos pelos lderes de nossas igrejas locais. Dorothea M. Love Califrnia EUA. NO CENCULO 18/01/2014 UMA VIDA DE BUSCA Leia Romanos 8: 26 30. Buscai, pois, em primeiro Lugar, o seu reino e a sua justia, e todas estas coisas vos sero acrescentadas. Mateus 6: 33. Eu com frequncia me vejo procurando freneticamente as chaves do meu carro. Embora isso possa ser frustrante, sem essa busca eu no posso ir aonde quero. Assim como eu frequentemente procuro as chaves do meu carro, muitas vezes me vejo procurando as chaves espirituais que me levaro aonde Deus quer que eu esteja. A vida em Cristo envolve a constante busca dos propsitos de Deus para nossas vidas. Por mais que desejemos estar plenamente no controle de nossas vidas, decidindo aonde iremos, quando iremos e o que faremos quando formos, sabemos que somente buscando a vontade de Deus ns chegaremos ao lugar onde ele quer que estejamos. A certeza que ns, como crentes, temos durante os tempos de busca que Deus est sempre trabalhando para o nosso bem (Rm 8.28). No precisamos procur-lo freneticamente. As palavras de Jesus registradas em Mateus 6.33 me confortam, assegurando-me de que se buscarmos primeiro o reino de Deus, o restante vir em sequncia. Embora o nosso mundo seja cheio de tentao para corrermos atrs disso ou daquilo, como crentes devemos ser confiantes, sabendo que deveramos buscar verdadeiramente o reino de Deus. Com essa perspectiva nossa busca frutfera e no frustrante. Orao: Amado Deus, ns frequentemente nos sentimos tentados a buscar as coisas desse mundo quando deveramos estar buscando o teu reino. Ajuda-nos a confiar no teu amor e graa e a buscar a tua orientao. Pensamento para o dia. Em que parte de minha vida Deus est ativo hoje? Oremos por mentes e coraes que busquem a orientao de Deus. Anthony Sandusky Nova York EUA.

NO CENCULO 19/01/2014 PESSOAS COMO EU.

Leia Lucas 22: 14 20. E, tomando um clice, havendo dado graas, disse: Recebei e reparti entre vs. Lucas 22: 17. Como de costume, quando eu tinha 15 anos, eu estava sentada ao lado de Papai durante o culto matinal em nossa igreja. Naquela manh eu no me sentia digna. Em pouco tempo ns seriamos convidados a ir frente para tomar a Santa Ceia. Eu no sentia que podia faz-lo; eu no era boa o bastante. Eu sempre havia pertencido igreja e frequentado a escola dominical, Tinha feito a profisso de f aos 12 anos e frequentava regularmente o culto com minha famlia. Mas ainda tinha a sensao de que no estava altura. Achava que no era boa o bastante para receber o po e o vinho. Naquele domingo, decidi que permaneceria em meu lugar. Mas quando chegou a hora de ir frente, Papai se virou para mim e perguntou: Voc vem?" Segui-o at o genuflexrio* e me ajoelhei a seu lado. Quando a pessoa que estava servindo a ceia se aproximou, senti uma delicada voz dentro de mim dizendo: para pessoas como voc. Um alvio tomou conta de mim e eu alegremente aceitei o po. Desde ento, tanto tempo atrs, eu sempre me senti livre para tomar a Santa Comunho. Isso tem sido uma enorme graa! Orao: Ajuda-nos a perceber, Deus, que o sangue de Jesus foi derramado por todos e nos purificou do pecado. No nome dele oramos. Amm. Pensamento para o dia. O amor de Cristo por ns incondicional; podemos busc-lo como somos. Oremos pelos que servem a comunho. Dorothy O'Neil! Austrlia do Sul Austrlia.
* Estrado baixo, com encosto para os braos em que uma pessoa se ajoelha para orar.

NO CENCULO 20/01/2014 SABEDORIA DE BISCOITO Leia I Corntios 12: 14 27. Porque, assim como o corpo um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um s corpo, assim tambm com respeito a Cristo. I Corntios 12: 12. Segunda-Feira V, que isso?, perguntou Jocelyn, tocando um pedao de gordura vegetal branca sobre o balco. Antes que eu a pudesse impedir, Jocelyn lambeu o pedao de gordura e seu rosto se contorceu em uma expresso de nojo. Eca, V. No coloque essa coisa branca nos biscoitos! Ajudei Jocelyn a limpar seus dedos engordurados e tentei assegurar-lhe de que esta coisa ruim" era necessria para que os biscoitos dessem certo. Mas, V, isso no tem gosto de biscoito, insistiu ela. Minha neta e eu conversamos sobre como todos os ingredientes, isoladamente, podem ter um gosto ruim, mas que se seguirmos a receita e misturarmos cada ingrediente na medida correta, acabaremos tendo biscoitos de chocolate perfeitos. Pensei que ns somos os ingredientes na receita perfeita de Deus. Alguns de ns podemos ser meio eca de vez em quando, mas Deus abenoou cada um de ns com diferentes dons e habilidades. Alguns de ns devemos ensinar, enquanto outros tm o dom da cura. A Bblia enfatiza

que se uma parte est ausente, todo o corpo sofre como consequncia. Deus nos criou de tal maneira que todos ns podemos construir o reino de Deus na terra. Orao: Amado Deus, ns te agradecemos pelos dons que nos deste. Ensina-nos a us- -los para glorificar-te. Amm. Pensamento para o dia. Que dons eu posso usar para construir o reino de Deus? Oremos pelos avs. Glynis M. Belec Ontrio Canad. NO CENCULO 21/01/2014 NOSSO PO DE CADA DIA Leia Mateus 6: 7 15. As misericrdias do SENHOR so a causa de no sermos consumidos, porque as suas misericrdias no tm fim; renovam-se cada manh. Grande a tua fidelidade. Lamentaes 3: 22 23. Em tempos de estresse, natural que nos preocupemos, embora isso no leve a nada. Alm disso, a Bblia est cheia de passagens que nos dizem para no nos preocuparmos, mas, antes, a confiarmos em Deus (Veja Mateus 6.25, 37.). Recentemente, uma frase do Pai-Nosso me ajudou a compreender isso melhor quando passvamos por um momento estressante: um problema de sade de meu sogro. Nos versculos em que Jesus nos ensinou a orar, ns afirmamos: O po nosso de cada dia d-nos hoje (Mateus 6.11). Ocorreu-me que a orao no diz: D-me o po adequado ou Nunca me deixe sem po". A nfase no po de cada dia, suficiente apenas para aquele dia. A mensagem clara que devemos renovar nosso relacionamento e nossa confiana em Deus todos os dias. Embora os tempos de ansiedade continuem a ocorrer para todos ns, quando nos concentramos nos problemas, isso nos afasta de Deus, ao invs de nos concentrarmos nele. O princpio do po de cada dia est na renovao diria da busca e confiana em Deus. Orao: Pai nosso, que ests nos cus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faa -se a tua vontade, assim na terra como no cu; o po nosso de cada dia d-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dvidas, assim como ns temos perdoado aos nossos devedores; e no nos deixes cair em tentao; mas livra-nos do mal, pois teu o reino, o poder e a glria para sempre. Amm!.* Pensamento para o dia Como as misericrdias de Deus, nossa confiana pode se renovar a cada manh. Oremos pelas pessoas consumidas pelo estresse e preocupao. John D. Bown Minnesota EUA.

NO CENCULO 22/01/2014 OUVIR A PALAVRA Leia Tiago 2: 1 9. [...] No escolheu Deus os que para o mundo so pobres, para serem ricos em f e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam? Tiago 2: 5. Nosso grupo de estudo bblico de jovens adultos estava sentado do lado de fora de uma lanchonete no centro de Washington, D.C. Estvamos comeando nossa discusso sobre o livro de Tiago quando um homem se aproximou de nossa mesa. Com licena, disse ele, vocs esto estudando a Bblia? Um de ns respondeu, timidamente: Sim. Posso me juntar a vocs? Olhamo-nos uns para os outros. Como poderamos dizer no? O homem se sentou e perguntou se poderamos lera passagem novamente. Ns lemos, e foi impressionante. Tiago acusa seu pblico de mostrar favoritismo pelos ricos e negligenciar os pobres. Ray, o homem que tinha se juntado a ns, ouviu atentamente enquanto lamos. Ento ele nos falou sobre como era ser um sem-teto e ir a igrejas e ser ignorado ou mesmo convidado a sair por no estar bem vestido ou bem penteado. A pior parte de ser um sem -teto, disse ele, no ter onde ouvir a palavra. Ele queria dizer a palavra de Deus"; mas poderia tambm estar se referindo a qualquer palavra. Com muita frequncia as pessoas sem-teto so ignoradas; ningum fala com elas. Depois de estudar a Bblia e partilharmos uma refeio, perguntamos a Ray se podamos orar por ele; mas ele orou por ns. Cristo nos visitou naquela noite. Quantas outras noites ns j recebemos a visita de Cristo e no percebemos? Orao: Deus dos pobres, ajuda-nos a ver a tua face em todos que esto passando necessidade. Amm. Pensamento para o dia Deus vem at ns em momentos inesperados. Oremos pelos sem-teto. David Hosey Distrito de Colmbla EUA. NO CENCULO 23/01/2014 DEUS EST CONOSCO. Leia Romanos 5: 1 5. No peo que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Joo 17: 15. fcil ter f em Deus quando tudo est correndo bem. No entanto, quando as coisas no esto bem, provvel que duvidemos de Deus. Eu compreendi que o fato de ser crist no significa que a vida no ter seus altos e baixos. Basta olharmos para a vida dos apstolos para ver que ela estava longe de no ter problemas. O fato de sermos seguidores de Cristo no significa que estamos livres de acidentes, indiferena, injustia ou morte. A diferena radical que no estaremos ss quando as dificuldades chegarem. Deus nos ajudar a vencer os desafios que enfrentamos.

Mesmo nas circunstncias de maior provao, podemos agradecer a Deus porque em meio a estas situaes, ns frequentemente descobrimos o quanto ele est prximo. Ele est conosco, no para nos tirar dessas situaes, mas para nos ajudar a enfrent-las. Orao: Amado Deus fiei e amoroso, ajuda-nos a confiar em ti em nossos momentos mais difceis. Amm. Pensamento para o dia. Deus caminha conosco em meio a todas as nossas provaes. Oremos pelos cristos perseguidos por sua f. Gabriela Morales Mxico. NO CENCULO 24/01/2014 GERAO A GERAO Leia o Salmo 78: 1 4. Ficar isto registrado para a gerao futura, e um povo, que h de ser criado, louvar ao Senhor. Salmo 102: 18. Perguntei a minha irm, se ela sabia desde quando nossa me lia o no Cenculo. Ela me respondeu que desde sempre. Lembrava-se de que desde bem pequena j fazamos o Culto Domstico. Antes de dormirmos, meus pais faziam o Culto Domstico. Isso era costume das irms de minha me tambm. A leitura, s vezes, era feita por um ou outro membro da famlia, a orao e pensamento lido por outro. O pensamento para o dia lido e todos repetiam juntos. Terminado o momento, um fazia a orao pessoal para todos. Lembro-me com saudades e alegria dessa poca. A Referncia Bblica: Ensina a criana no caminho em que deve andar [...] (Provrbios 22.6), era levada a srio por meus pais. Aps outras senhoras serem representante da assinatura do devocionrio na minha igreja, minha me, urea Grimbor Marques, passou a ser por diversas dcadas. Sentindo dificuldade devido idade, passou essa responsabilidade para uma sobrinha que ficou lisonjeada com tarefa atribuda. Gerao a gerao distribumos esse devocionrio para outras pessoas. Tenho o hbito de tirar pginas e d-las para algum como frentista, cobrador de pedgio levo na escola onde trabalho e dou para as mulheres que trabalham na cozinha, e como sou professora, lhes digo que tarefa; quando no os levo, elas perguntam da tarefa. Assim tambm com os frentistas, chegando ao posto de combustvel, j vem olhando dentro do carro e perguntando: _ Cad o papelzinho. Vendo a propaganda sobre a Bblia comemorativa dos 75 anos do no Cenculo, relato que tambm tenho meditaes selecionadas. E como so temperos maravilhosos para nossas vidas. Orao: Senhor Deus, obrigada pelos pais que eu tive e pela possibilidade de conhecer o no Cenculo. Abenoa todas as pessoas envolvidas nesse trabalho. E que o Esprito Santo abenoe os coraes das pessoas que vierem a l-lo. Em nome de Jesus Cristo, Amm. Pensamento para o dia. Vamos semear a Palavra do Senhor. Oremos pelas pessoas que divulgam o no Cenculo. Joeli Grimbor Marques Souza Castro/PR _

Brasil. NO CENCULO 25/01/2014 SBADO Leia o Salmo 91: 1 16. Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; p-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Salmo 91: 14. Meu pai nos deixou quando eu tinha 6 anos de idade. Eu nunca o conheci como um provedor, protetor ou algum que cumpria promessas. Ele prometia a minhas irms e a mim que viria nos ver no sbado, mas nunca aparecia. Lembro-me, certa vez, quando j ramos adultas, de um encontro que marcamos com ele num sbado para ir jantar em comemorao aos nossos aniversrios. Todas ns nos vestimos e, como voc pode adivinhar, ele no apareceu. Por causa do meu relacionamento com meu pai, eu tive dificuldade em me relacionar com Deus como meu pai celestial. Eu confiava que Deus poderia me salvar, mas ficava imaginando: Ser que ele prover quando eu estiver solitria? Ser que Deus me proteger dos que me prejudicam ou de mim mesma quando eu tomar ms decises? Posso confiar nas promessas de Deus? Ser que Deus aparecer no sbado? No percurso de minha jornada crist, eu me dei conta de que meu pai meu pai e Deus Deus. Posso confiar a meu Criador meus triunfos, minhas provaes e minhas lgrimas. E posso agradecer a Deus pela chance de viver uma vida mais abundante. (Veja Joo 10.10.). Orao: Pai celestial, graas pela oportunidade de sermos teus filhos. Ajuda-nos a perdoar os que nos magoam e desapontam. Amm. Pensamento para o dia. Deus Emanuel, Deus conosco... Deus comigo. Oremos pelos relacionamentos familiares. Carolyn Buford Carolina do Norte EUA. NO CENCULO 26/01/2014 COMO O FERMENTO. Leia Mateus 13: 10 17; 31 35. [Jesus] Disse-lhes outra parbola: O reino dos cus semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em trs medidas de farinha, at ficar tudo levedado. Mateus 13: 33. Um jovem a quem eu conheo muito bem entregou sua vida a Cristo e tornou-se um leitor assduo da Bblia. Como muitos cristos, ele tinha dificuldade para compreender algumas das palavras de Jesus. A parbola sobre o fermento na massa era difcil dele aceitar. Em sua opinio, a palavra fermento soava negativa, porque o fermento no pode ser comido. No entendo isso", ele disse, porque a Bblia tambm diz: Provai e vede que o SENHOR bom (Salmo 34.8) e o fermento no bom! Eu pude ajud-lo com isso explicando que o fermento necessrio para tornar o po aerado e bom para comer. Tambm lhe contei sobre a Segunda Guerra Mundial, quando a Noruega estava ocupada e era impossvel comprar fermento nos mercados. Disse-lhe que minha me costumava usar seu prprio fermento para misturar massa. Ela pegava gros de centeio e os misturava a gua

morna e um pouco de acar. Aps alguns dias a mistura comeava a fermentar e se transformava num tipo de fermento. Ento ela tomava uma medida desse fermento caseiro e a colocava na massa. O resultado eram pes gostosos que permaneciam macios por um longo tempo. Jesus queria dizer que devemos ser assim, como fermento entre nossos vizinhos, para que possamos espalhar nossa f em Cristo. Orao: Senhor, ajuda-nos todos os dias a buscar a tua fora e amor para que possamos conduzir outras pessoas a ti. Amm. Pensamento para o dia. E preciso perseverana para ser uma testemunha de Cristo. Oremos pelos novos cristos. Laila Geitz Akershus Noruega. NO CENCULO 27/01/2014 QUATRO PASSOS PARA A ALEGRIA Leia I Joo 1: 8 10. [O Senhor] longnimo para convosco, no querendo que nenhum perea, seno que todos cheguem ao arrependimento. II Pedro 3: 9. Eu sou um homem idoso, prximo de completar 87 anos de idade. Fui batizado como cristo h mais de 60 anos. Em minhas devocionais dirias, peo a Deus para me ajudar a crescer em meu relacionamento com Cristo. Existem quatro passos que preciso dar para crescer em minha f: conscincia, confisso, arrependimento e aceitao do perdo. A prtica dessas aes me trouxe alegria. Primeiro, eu me conscientizei de um pecado mental e emocional que eu vivia havia tanto tempo que ele j no se destacava em meu inventrio espiritual. Fiquei um tanto chocado por no ter lidado com ele mais cedo. Mas depois de meditar sobre essa preocupante situao, compreendi que precisaria confess-lo a Deus - e foi o que fiz. Depois de confess-lo a Deus em orao, entendi que precisaria rejeitar esse antigo pecado mental e emocional. Ento me arrependi, decidi dar uma virada de 180 graus em meu comportamento mental e emocional. Pedi a Deus que me ajudasse a assumir meu novo comprometimento. Embora eu acreditasse que Deus tinha me perdoado, tinha de aceitar esse perdo como uma expresso do amor e graa de Deus. Ao me libertar lentamente do passado, fui tomado de alegria. Graas a Deus! Orao: Abre nossos olhos, Deus, a qualquer pecado persistente dos quais no estamos conscientes. Ajuda-nos a confessar esse pecado, nos arrepender e pedir o teu perdo. Amm. Pensamento para o dia. Quando confessamos e nos arrependemos, Deus anseia por nos perdoar os pecados. Oremos por algum com dificuldade em aceitar o perdo. Fred Cloud Tennessee EUA. NO CENCULO 28/01/2014 SUBINDO NA RVORE Leia Lucas 19: 1 10.

Quando Jesus chegou quele lugar, olhando para cima disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convm ficar hoje em tua casa. Lucas 19: 5. Eu viajei por mais de 50 pases. Vi pessoas vivendo no luxo e beira da pobreza. Conheci e trabalhei com pessoas de todas as crenas, classes socioeconmicas e posies polticas. Aprendi que o que as pessoas mais querem, independentemente de onde residem, viver e amar, apreciar seus amigos e familiares, e prover um futuro melhor para seus filhos. No entanto, nossa percepo, das diferenas, pode criar mal-entendido e produzir a sensao de que estamos certos, portanto eles devem estar errados. Embora possamos sentir compaixo ou simpatia pelos outros, podemos ter dificuldade para alcan-las e ir onde elas esto como Jesus fez com Zaqueu. Jesus chamou Zaqueu de cima da rvore e foi at sua casa, onde comeu, dormiu e conviveu com sua famlia. Jesus no pediu que ele descesse e fosse igreja mais prxima. Se quisermos seguir o chamado de Cristo, devemos ir onde as pessoas esto para verdadeiramente conhec-las. Se realmente as quisermos alcanar, talvez tenhamos at de subir em algumas rvores, mas quando o fizermos, a viso pode ser incrvel. Orao: Senhor amado, graas pelas diferenas que nos tornam nicos. Ensina-nos a encontrar as pessoas onde quer que elas estejam e a partilhar seu amor com elas. Amm. Pensamento para o dia. Cristo nos chama a encontrar as pessoas onde elas esto, mesmo que estejam na casa ao lado. Oremos por algum que nos tenha deixado desconfortveis. Teresa Cannady Flrida EUA. NO CENCULO 29/01/2014 QUIETUDE Leia o Salmo 31: 19 24. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus. Salmo 46: 10. Eu sou uma estudante de tempo integral, com um cargo de liderana no campus e com um emprego de meio perodo em um comrcio. Eu amo o Senhor, mas recentemente notei que a maioria de minhas oraes de exausto. Sinto como se eu estivesse sendo puxada em mil direes diferentes. Em meio a clamores em momentos de desespero, eu disparo flechas de orao na direo do cu, com pedidos impessoais e desatentos, como: Senhor, que eu tenha um bom dia hoje ou Deus, me ajude em... tudo!" Sempre que disponho de um momento para ter um tempo de qualidade com Deus, ele salpicado de distraes: notificaes da mdia social, e-mails, telefonemas e mensagens de texto. Para me concentrar verdadeiramente em Deus, agora me sinto compelida a desligar o celular, fechar meu notebook e desligar todas as outras distraes. O Salmo 46: 10 diz: Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus. Acho que Deus est to ansioso para falar comigo quanto eu estou para falar com ele. Quando me aquieto na sua presena sem distraes e tento realmente me concentrar em Deus durante esse tempo, percebo que ele tem algo a dizer. Quando estou em quietude e silncio, finalmente sou capaz de ouvir. Orao: Bondoso Deus, ajuda-nos a comprometer nosso tempo e nossa ateno contigo para que possamos servir-te melhor. Amm. Pensamento para o dia. Pensamento para o dia

Estarei distrado demais para ouvir a voz de Deus? Oremos pelas pessoas ocupadas. Abby Marten Oklahoma EUA. NO CENCULO 30/01/2014 CRUZES DE CORDA Leia Deuteronmio 6: 4 9. Ento, convocando a multido e juntamente os seus discpulos, disse-lhes [Jesus]: Se algum quer vir aps mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Marcos 8: 34. Eu me aposentei das aulas de educao fsica, mas encontrei um novo propsito alguns anos atrs. David, um voluntrio nos acampamentos cristos, me ensinou a confeccionar colares com cruzes de linha. Cada cruz leva quatro minutos para ser feita e sua confeco custa cerca de quatro centavos de dlar. David doava os colares aos participantes dos acampamentos cristos como um presente, um smbolo do amor e perdo de Deus para cada um de ns. Ele ainda faz essas cruzes de linha aos milhares para dar a quem quer que ele encontre. David me inspirou a assumir a confeco desses colares com cruzes de linhas como meu propsito e misso para Cristo. Penso que o uso desse smbolo pode ser um bom lembrete para os outros, para ns mesmos refletirmos e irradiarmos o amor de Cristo aos que nos cercam. Portanto, como representaremos a cruz de Cristo como o amor que ele nos deu em sacrifcio pela nossa salvao e perdo pelos nossos pecados? Podemos usar a cruz como um lembrete para partilhar seu significado em palavras e atos de amor. Orao: Amado Jesus Cristo, queremos nos lembrar do teu grande amor por ns. E que o smbolo da cruz, nos ajude a seguir-te em passos de amor. Amm. Pensamento para o dia. O quanto a cruz de Cristo est visvel em minha vida? Oremos pelos que esto em acampamentos cristos. Jay T. Basinger Flrida EUA. NO CENCULO 31/01/2014 ESTOU TRISTE Leia Joo 11: 27 37. Perto est o SENHOR dos que tm o corao quebrantado e salva os de esprito oprimido. Salmo 34: 18. Meu cunhado foi diagnosticado com uma doena cerebral degenerativa. O homem que minha irm amou por mais de quarenta anos est desaparecendo. Numa carta recente, ela detalhou a piora dos sintomas de seu marido: alucinaes, insnia, confuso e medo. Ela encerrou sua carta com as palavras: Estou triste. Triste! Uma palavra to pequena para expressar sua angstia, medo e desesperana. Como deveramos ns, cristos, tratar a tristeza? Deveramos acolh-la ou fingir que no existe? lcito sentir tristeza? possvel encontrar esperana em meio angstia?

Jesus compreende a tristeza. Ele se comoveu com a tristeza de Maria quando seu irmo morreu, e chorou (Joo 11.33-35). No Getsmani ele disse: A minha alma est profundamente triste at morte (Mateus 26.38). O Senhor nos abraa e chora conosco a nossa tristeza. Em meio nossa angstia, Deus nos d esperana. Assim tambm agora vs tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso corao se alegrar, e a vossa alegria ningum poder tirar (Joo 16.22). Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manh (Salmo 30.5). Nunca estamos ss em nossa tristeza. Deus est conosco para nos confortar. Orao: Amado Deus, ns rogamos as tuas bnos sobre os que esto tristes. Conforta- -os e restaura neles a tua alegria. Amm. Pensamento para o dia. Deus conhece e compreende a nossa tristeza. Oremos pelos que esto tristes. Karen Perez Gergia EUA.

Das könnte Ihnen auch gefallen