Sie sind auf Seite 1von 15

Informativo N: 0498 junho de 2012.

Perodo: 21 de maio a 1 de

As notas aqui divulgadas foram colhidas nas sesses de julgamento e elaboradas pela Secretaria de Jurisprudncia, no consistindo em repositrios oficiais da jurisprudncia deste Tribunal. Corte Especial
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. VEREADORES. AFASTAMENTO.

A Corte Especial negou provimento ao agravo regimental, confirmando a deciso que deferiu, em parte, o pedido de suspenso de liminar para limitar os efeitos da deciso que afastou os vereadores de seus cargos eletivos at 180 dias contados da presente data, salvo se antes for concluda a instruo da ao civil pblica, contudo manteve o afastamento deles sob o argumento de que, aps terem sido afastados de seus cargos, continuaram usando dinheiro da Cmara Municipal em benefcio prprio. In casu, o Ministrio Pblico ajuizou ao de improbidade administrativa contra os recorrentes/vereadores, por terem contratado, em nome da Cmara Municipal, mediante dispensa de licitao e sem a utilizao de procedimento simplificado capaz de garantir a observncia dos princpios constitucionais da administrao pblica, empresa de assessoria contbil com a finalidade de produzir laudos tcnicos capazes de infirmar irregularidades apontadas pelo Ministrio Pblico em outra ao. O juiz de primeira instncia determinou o imediato afastamento dos vereadores dos cargos pblicos at o trmino da instruo processual desses autos, sem prejuzo da remunerao que recebem em virtude do disposto no art. 20, pargrafo nico, da Lei n. 8.429/1992. AgRg no SLS 1.500-MG, Rel. Min. Ari Pargendler, julgado em 24/5/2012.

RECURSO REPETITIVO. EMBARGOS INFRINGENTES. HONORRIOS ADVOCATCIOS.

A Corte Especial, ao apreciar REsp submetido ao regime do art. 543-C do CPC e Res. n. 8/2008-STJ, entendeu que so cabveis embargos infringentes quando o acrdo houver reformado, em grau de apelao e por maioria de votos, a sentena de mrito no tocante aos honorrios advocatcios. No entendimento da maioria, o art. 530 do CPC condiciona o cabimento dos embargos infringentes a que exista sentena de mrito reformada por acrdo no unnime, e no que o objeto da divergncia seja o prprio mrito tratado na sentena reformada. Sendo assim, o dispositivo no restringiu o cabimento do recurso apenas questo de fundo ou matria central da lide, no podendo o aplicador do direito interpretar a norma a ponto de criar uma restrio nela no prevista. Ademais, o arbitramento dos honorrios no questo meramente processual, porque tem reflexos imediatos no direito substantivo da parte e de seu advogado. Portanto, os honorrios advocatcios, no obstante disciplinados pelo direito processual, decorrem de pedido expresso ou implcito de uma parte contra o seu oponente no processo, portanto formam um captulo de mrito da sentena, embora acessrio e dependente. REsp 1.113.175-DF, Rel. Min. Castro Meira, julgado em 24/5/2012.

Primeira Seo
RECURSO REPETITIVO. CONTRIBUIO AO SESC E SENAC. EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIOS EDUCACIONAIS. INCIDNCIA.

A Seo, ao apreciar o REsp submetido ao regime do art. 543-C do CPC e Res. n. 8/2008-STJ, entendeu que as empresas prestadoras de servios educacionais, embora integrem a Confederao Nacional de Educao e Cultura, esto sujeitas s contribuies destinadas ao SESC e Senac. A lgica em que assentados os precedentes que os empregados das empresas prestadoras de servios no podem ser excludos dos benefcios sociais das entidades em questo quando inexistente entidade especfica a amparar a categoria profissional a que pertencem. Assim, na ausncia daquelas, h que fazer o enquadramento correspondente

Confederao Nacional do Comrcio, ainda que submetida a atividade respectiva a outra confederao, incidindo as contribuies ao SESC e Senac, que se encarregaro de fornecer os benefcios sociais correspondentes. REsp 1.255.433-SE, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, julgado em 23/5/2012.

RECURSO REPETITIVO. ART. 3 DA LC N. 118/2005. POSICIONAMENTO DO STF. SUPERADO ENTENDIMENTO FIRMADO ANTERIORMENTE EM RECURSO REPETITIVO.

A Seo, ao apreciar o REsp submetido ao regime do art. 543-C do CPC e Res. n. 8/2008-STJ, inclinando-se ao decidido pela Corte Suprema, notadamente em havendo julgamento de mrito em repercusso geral, entendeu que, para as aes ajuizadas a partir de 9/6/2005, aplica-se o art. 3 da LC n. 118/2005, contando-se o prazo prescricional dos tributos sujeitos a lanamento por homologao em cinco anos a partir do pagamento antecipado de que trata o art. 150, 1, do CTN. Superado o recurso representativo da controvrsia. REsp 1.002.932-SP, DJe 18/12/2009. REsp 1.269.570-MG, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, julgado em 23/5/2012.

RECURSO REPETITIVO. IRPF. EMBARGOS EXECUO MOVIDA CONTRA A FAZENDA PBLICA (ART. 741, CPC). PLANILHAS PRODUZIDAS PELA PGFN COM BASE EM DADOS DA SRF E APRESENTADAS EM JUZO. PROVA IDNEA.

A Seo, ao apreciar o REsp submetido ao regime do art. 543-C do CPC e Res. n. 8/2008-STJ, entendeu que, em sede de embargos execuo contra a Fazenda Pblica cujo objeto a repetio de imposto de renda, no se podem tratar como documento particular os demonstrativos de clculo (planilhas) elaborados pela Procuradoria-Geral da Fazenda

Nacional (PGFN) e adotados em suas peties com base em dados obtidos na Secretaria da Receita Federal do Brasil (rgo pblico que detm todas as informaes a respeito das declaraes do imposto de renda dos contribuintes) por se tratar de verdadeiros atos administrativos enunciativos, que, por isso, gozam do atributo de presuno de legitimidade. Desse modo, os dados informados em tais planilhas constituem prova idnea, dotada de presuno de veracidade e legitimidade, na forma do art. 333, I, e 334, IV, do CPC, havendo o contribuinte de demonstrar fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito da Fazenda Nacional a fim de ilidir a presuno relativa, consoante o art. 333, II, do CPC. REsp 1.298.407-DF, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, julgado em 23/5/2012.

RECURSO REPETITIVO. DISPENSRIO DE MEDICAMENTOS. PRESENA DE FARMACUTICO. LEI N. 5.991/1973. SM. N. 140/TFR.

A Seo, ao apreciar o REsp submetido ao regime do art. 543-C do CPC e Res. n. 8/2008-STJ, por maioria, entendeu que o teor da Sm. n. 140/TFR e a desobrigao de manter profissional farmacutico deve ser compreendido a partir da regulamentao existente, pela qual o conceito de dispensrio atinge somente "pequena unidade hospitalar ou equivalente" (art. 4, XV, da Lei n. 5.991/1973). Atualmente considerada como pequena a unidade hospitalar com at cinquenta leitos, segundo o teor da regulamentao especfica do Ministrio da Sade; os hospitais e equivalentes com mais de cinquenta leitos realizam a dispensao de medicamentos por meio de farmcias e drogarias, portanto so obrigados a manter farmacutico credenciado pelo conselho profissional. REsp 1.110.906-SP, Rel. Min. Humberto Martins, julgado em 23/5/2012.

Segunda Seo
COMPETNCIA. CLCULO DE PREVIDNCIA COMPLEMENTAR.

da Justia estadual a competncia para julgar demandas que envolvam incluso de verba (independentemente de sua natureza) no clculo de previdncia complementar. No caso, beneficirios de entidade de previdncia privada pediram que o auxlio-cesta-alimentao que pago com base em acordo coletivo de trabalho fosse includo no clculo do benefcio complementar. Considerando que o contrato celebrado entre a entidade e o beneficirio est submetido s regras de direito civil, envolvendo apenas indiretamente questes de direito do trabalho, cabe Justia estadual apreciar questes referentes ao seu fiel cumprimento. Ficou registrado, ainda, que a natureza trabalhista da verba que ser ou no includa no clculo do benefcio no tem o condo de deslocar a competncia para a Justia laboral. Precedente citado: AgRg no Ag 1.225.443-RJ, DJe 12/5/2011. EAg 1.301.267-RS, Rel. Min. Raul Arajo, julgados em 23/5/2012.

USURPAO DE COMPETNCIA. ARESP.

A deciso do tribunal de base que obsta o seguimento do agravo em recurso especial usurpa a competncia do STJ. No caso, o reclamante interps na origem recurso com base no art. 544 do CPC, com redao dada pela Lei n. 12.322/2010, mas equivocou-se ao denomin-lo agravo regimental. O presidente de Seo do tribunal a quo negou seguimento ao recurso por consider-lo incabvel, sendo impossvel a aplicao da fungibilidade, pois o agravo regimental e o agravo em recurso especial tm naturezas distintas e fundamentos inconfundveis. A Segunda Seo entendeu que a denominao equivocada constitui mero erro material, j que o recurso fundamentou-se no art. 544 do CPC e ao final pedia o provimento do agravo a esta Corte superior. Assim, como o juzo de admissibilidade do agravo em recurso especial de competncia do STJ, deu-se provimento reclamao para determinar o processamento do recurso. Precedentes citados: AgRg no Ag 1.318.779-SC, DJe 19/11/2010; Rcl 5.135-RJ, DJe 9/5/2011; Rcl 2.506-RN, DJ 1/2/2008, e Rcl 1.453-PE, DJ 11/10/2007. Rcl 7.559-SP, Rel. Min. Luis Felipe Salomo, julgada em 23/5/2012.

COMPETNCIA. EXECUO DE COMPLEMENTAO DOS HONORRIOS ADVOCATCIOS CONTRATUAIS.

A Seo, por maioria, entendeu ser da Justia do Trabalho a competncia para processar e julgar ao de cobrana de honorrios advocatcios contratuais em razo dos servios prestados em ao trabalhista. No caso, advogados prestaram servios para sindicato, sendo que a entidade figurou no polo ativo na qualidade de substituto dos seus filiados. Em razo do reconhecimento da miserabilidade dos substitudos, foram fixados honorrios sucumbenciais de 15% (Sm. n. 229, III, do TST). Com o xito na ao, o sindicato requereu a reteno de parte do crdito devido aos substitudos para pagamento de honorrios contratuais, com base no art. 22, 4, da Lei n. 8.906/1994. Aps ter o pedido indeferido na Justia do Trabalho, os advogados ajuizaram diversas aes de cobrana individuais na Justia estadual, obtendo a antecipao da tutela. Em seguida, foi encaminhado ofcio da Justia estadual para Justia do Trabalho solicitando a constrio dos valores para pagamento dos honorrios contratuais. Por entender ser competente para apreciao da questo, o juzo trabalhista suscitou o conflito de competncia. O Min. Relator destacou o enunciado da Sm. 363/STJ, que determina a competncia da Justia estadual para execuo de honorrios advocatcios contratuais. Contudo, como havia pedido de reteno de verba nos autos da execuo trabalhista, com base no art. 22, 4, do EOAB, a competncia da Justia especializada. Com esses argumentos, a Seo, por maioria, reconheceu a competncia da Justia laboral, cassando a antecipao de tutela deferida pela Justia comum por ser descabida. Precedentes citados: CC 110.959-SP, DJe 29/3/2011, e CC 111.172-AM, DJe 18/11/2010. CC 112.748-PE, Rel. Min. Raul Arajo, julgado em 23/5/2012.

Terceira Seo
PAD. NOVO JULGAMENTO. BIS IN IDEM. REFORMATIO IN PEJUS.

A Seo reconheceu que impossvel o agravamento da penalidade

imposta a servidor pblico aps o encerramento do respectivo processo disciplinar, ainda que a sano anteriormente aplicada no esteja em conformidade com a lei ou orientao normativa interna. O PAD somente pode ser anulado quando constatada a ocorrncia de vcio insanvel (art. 169, caput, da Lei n. 8.112/1990), ou revisto quando apresentados fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia do servidor punido ou a inadequao da penalidade aplicada (art. 174, caput, da Lei n. 8.112/1990). Nos termos do enunciado da Sm. n. 19/STF, o rejulgamento do processo administrativo disciplinar para a aplicao de nova punio ao servidor caracteriza bis in idem, situao vedada na seara administrativa. Assim, in casu, a anulao parcial do processo administrativo disciplinar para adequar a penalidade aplicada ao servidor, consoante pareceres do rgo correspondente, ensejando aplicao de sano mais grave ofende o devido processo legal e a proibio da reformatio in pejus. Com base nesse entendimento, a Seo concedeu a ordem para determinar a reintegrao do impetrante no cargo de analista ambiental do Ibama. Precedentes citados: MS 13.341-DF, DJe 4/8/2011; MS 13.523-DF, DJe 4/6/2009. MS 10.950-DF, Rel. Min. Og Fernandes, julgado em 23/5/2012.

REINCIDNCIA. CONFISSO ESPONTNEA. COMPENSAO.

A Seo, por maioria, entendeu que devem ser compensadas a atenuante da confisso espontnea e a agravante da reincidncia por serem igualmente preponderantes. Segundo se afirmou, a confisso revela trao da personalidade do agente, indicando o seu arrependimento e o desejo de emenda. Assim, nos termos do art. 67 do CP, o peso entre a confisso que diz respeito personalidade do agente e a reincidncia expressamente prevista no referido artigo como circunstncia preponderante deve ser o mesmo, da a possibilidade de compensao. EREsp 1.154.752-RS, Rel. Min. Sebastio Reis Jnior, julgados em 23/5/2012.

Primeira Turma
TRANSPORTADOR. RESPONSABILIDADE TRIBUTRIA. EXTRAVIO. AVARIA. MERCADORIAS IMPORTADAS.

O transportador no responde, no mbito tributrio, por extravio ou avaria de mercadorias importadas sob o regime de suspenso de impostos e destinadas comercializao em loja franca (duty free). que tais mercadorias permanecero com suspenso do pagamento de tributos at a sua venda, quando, ento, a suspenso converter-se- automaticamente em iseno de tributos (art. 15, 2 e 3, do DL n. 1.455/1976). Assim, caso a internao se realizasse normalmente, no haveria tributao em razo da iseno de carter objetivo incidente sobre as mercadorias importadas. Logo, como houve extravio, no h responsabilidade subjetiva do transportador em virtude da ausncia de prejuzo fiscal. Precedentes citados: REsp 726.285-AM, DJ 6/3/2006; AgRg no REsp 1.127.607-SP, DJe 20/11/2009, e AgRg no REsp 1.090.518-RJ, DJe 24/8/2011. REsp 1.101.814-SP, Rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, julgado em 22/5/2012.

PARCELAMENTO TRIBUTRIO. CANCELAMENTO. ARROLAMENTO DE BENS.

O parcelamento tributrio que prev a reduo de alguns encargos de mora, reduzindo o montante original do crdito tributrio, no constitui motivo para o cancelamento do arrolamento de bens que foi efetuado pela Receita Federal, nos termos do art. 64 da Lei n. 9.532/1997, em razo de o dbito fiscal atingir em 2001 valor superior a R$ 500 mil, o que, in casu, representaria mais de 30% do patrimnio conhecido do devedor. REsp 1.236.077-RS, Rel. Min. Benedito Gonalves, julgado em 22/5/2012.

Segunda Turma

PETIO ELETRNICA. ADVOGADO PBLICO. NOME QUE NO CONSTA NO CERTIFICADO DIGITAL.

Em preliminar, a Turma entendeu ser possvel o conhecimento de petio eletrnica encaminhada por advogado representante ex lege de pessoa jurdica de direito pblico, mesmo que no seja o titular do certificado digital utilizado para assinar a transmisso eletrnica do documento. Para o Min. Relator, o certificado digital gera uma presuno tcnica de autoria (autenticidade), de identificao nica entre o titular desse certificado e o arquivo de dados que ele subscrevera. Tal fato possibilita o conhecimento do recurso ou petio assinada por representante processual que decorra da prpria lei (como o caso dos advogados pblicos), mesmo que conste, no documento assinado digitalmente, o nome de outro procurador. No mrito, o recurso especial no foi conhecido, pois o tribunal de origem decidiu a questo com base em legislao local, o que atrai o bice da Sm. n. 280/STF. AgRg no REsp 1.304.123-AM, Rel. Min. Humberto Martins, julgado em 22/5/2012.

Terceira Turma
HC. EXECUO DE DBITO ALIMENTAR. PRISO CIVIL. NATUREZA DAS VERBAS.

Apenas o inadimplemento de verbas de carter alimentar autoriza a execuo nos termos do rito previsto no art. 733 do CPC. A verba destinada ex-esposa para manuteno de stio que no constitui sua moradia at a efetivao da partilha dos bens comuns do casal no tem natureza jurdica de alimentos. Logo insuficiente para embasar o decreto de priso civil por dvida alimentar. Na espcie, tal verba foi estabelecida com o objetivo de impedir que a ex-esposa, responsvel pela administrao do bem comum do casal at a partilha, retirasse da sua penso alimentcia, destinada, nica e exclusivamente, a sua subsistncia, o valor necessrio ao custeio de outras despesas, no caso, a manuteno de bem imvel de responsabilidade de ambos os litigantes. HC 232.405-RJ, Rel. Min. Massami Uyeda, julgado em 22/5/2012.

DENUNCIAO DA LIDE. CDC. DEFEITO NA PRESTAO DE SERVIO.

A Turma, ao rever orientao dominante desta Corte, assentou que incabvel a denunciao da lide nas aes indenizatrias decorrentes da relao de consumo seja no caso de responsabilidade pelo fato do produto, seja no caso de responsabilidade pelo fato do servio (arts. 12 a 17 do CDC). Asseverou o Min. Relator que, segundo melhor exegese do enunciado normativo do art. 88 do CDC, a vedao ao direito de denunciao da lide no se restringiria exclusivamente responsabilidade do comerciante pelo fato do produto (art. 13 do CDC), mas a todo e qualquer responsvel (real, aparente ou presumido) que indenize os prejuzos sofridos pelo consumidor. Segundo afirmou, a proibio do direito de regresso na mesma ao objetiva evitar a procrastinao do feito, tendo em vista a deduo no processo de uma nova causa de pedir, com fundamento distinto da formulada pelo consumidor, qual seja, a discusso da responsabilidade subjetiva. Destacou-se, ainda, que a nica hiptese na qual se admite a interveno de terceiro nas aes que versem sobre relao de consumo o caso de chamamento ao processo do segurador nos contratos de seguro celebrado pelos fornecedores para garantir a sua responsabilidade pelo fato do produto ou do servio (art. 101, II, do CDC). Com base nesse entendimento, a Turma negou provimento ao recurso especial para manter a excluso de empresa prestadora de servio da ao em que se pleiteia compensao por danos morais em razo de instalao indevida de linhas telefnicas em nome do autor e posterior inscrio de seu nome em cadastro de devedores de inadimplentes. REsp 1.165.279-SP, Rel. Min. Paulo de Tarso Sanseverino, julgado em 22/5/2012.

PLANO DE RECUPERAO JUDICIAL. APROVAO PELA AGC. CONTROLE JUDICIAL.

A Turma firmou entendimento que a assembleia geral de credores (AGC) soberana em suas decises quanto ao contedo do plano de recuperao judicial. Contudo, as suas deliberaes como qualquer outro ato de manifestao de vontade esto submetidas ao controle judicial quanto aos requisitos legais de validade dos atos jurdicos em geral. Nesses termos, negou-se provimento ao recurso no qual se sustentava a impossibilidade da alterao substancial do plano de recuperao judicial durante a votao da AGC, supostamente realizado com o fim de favorecer determinados credores em prejuzo de integrantes da mesma classe. REsp 1.314.209-SP, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 22/5/2012.

Quarta Turma
APURAO DE HAVERES. SOCIEDADE SIMPLES. RENOME DE UM DOS SCIOS.

A Turma, por maioria, entendeu que a possvel repercusso econmica do renome de um dos scios no integra o clculo na apurao de haveres em dissoluo parcial de sociedade simples composta por profissionais liberais. Isso porque o renome atributo personalssimo, intransfervel, fora do comrcio, e no passvel de indenizao a ttulo de fundo de comrcio. O scio renomado, ao sair da sociedade, leva consigo todos os benefcios que tal circunstncia traz. Dessa forma, a apurao de haveres em sociedades simples de profissionais liberais deve adotar a metodologia do art. 1.031 do CC, como se a sociedade fosse extinta e o valor apurado, dividido entre os scios, diferentemente daquela adotada quando se tratar de alienao de sociedade empresria, na qual so apurados os bens atuais mais a previso de lucros. REsp 958.116-PR, Rel. originrio Min. Joo Otvio de Noronha, Rel. para o acrdo Min. Raul Arajo (art. 52, IV, b, do RISTJ), julgado em 22/5/2012.

PRESCRIO DA PRETENSO PUNITIVA. COMUNICABILIDADE DA ESFERA PENAL E CIVIL.

A extino da punibilidade, em funo da prescrio retroativa, no vincula o juzo cvel na apreciao de pedido de indenizao decorrente do ato delituoso. No caso, aps o atropelamento, foram ajuizadas uma ao penal por leso corporal culposa na direo de veculo automotor (art. 303 do CTB) e uma ao de reparao de danos materiais e morais pela vtima. A ao cvel ficou suspensa at a concluso da penal. Quanto a esta, a sentena reconheceu a autoria e materialidade do fato e aplicou a pena. Na apelao, o tribunal acolheu a preliminar de prescrio, na forma retroativa, da pretenso punitiva do Estado. Retomado o julgamento da ao indenizatria, a sentena julgou improcedente o pedido, reconhecendo a culpa exclusiva da vtima, fundamentando-se nas provas produzidas nos autos. Na apelao, o tribunal reformou a sentena com base exclusiva no reconhecimento da autoria e materialidade presentes na sentena criminal, condenando a motorista ao pagamento de indenizao por danos materiais e morais. Dessa deciso foi interposto o recurso especial. O Min. Relator afirmou ser excepcional a hiptese de comunicao das esferas cvel e penal, conforme interpretao do art. 1.525 do CC/1916 (art. 935 do CC/2002) e do art. 65 do CPP. Ressaltou, ainda, que o art. 63 do CPP condiciona a execuo cvel da sentena penal condenatria formao da coisa julgada no juzo criminal. No caso, no houve reconhecimento definitivo da autoria e materialidade delitiva, pois o acrdo, ao reconhecer a prescrio da pretenso punitiva, rescindiu a sentena penal condenatria e extinguiu todos os seus efeitos, incluindo o efeito civil previsto no art. 91, I, do CP. Com esses e outros argumentos, a Turma deu provimento ao recurso para anular o acrdo do Tribunal de origem e determinar novo julgamento da apelao, com base nos elementos de prova do processo cvel, podendo, ainda, ser utilizados os elementos probatrios produzidos no juzo penal, a ttulo de prova emprestada, observado o contraditrio. REsp 678.143-MG, Rel. Min. Raul Arajo, julgado em 22/5/2012.

Quinta Turma
HONORRIOS ADVOCATCIOS. AUTARQUIA. DEFENSORIA PBLICA ESTADUAL.

A Turma, em consonncia com o exposto pela Corte Especial no julgamento do REsp 1.199.715-RJ, representativo de controvrsia, reafirmou o entendimento de no serem devidos honorrios advocatcios Defensoria Pblica quando ela atua contra pessoa jurdica de direito pblico que integra a mesma Fazenda Pblica. Dessa forma, deu-se parcial provimento ao recurso para reconhecer a impossibilidade de o recorrente ser condenado a pagar honorrios advocatcios Defensoria Pblica estadual. REsp 1.102.459-RJ, Rel. Min. Adilson Vieira Macabu (Desembargador convocado do TJ-RJ), julgado em 22/5/2012.

DEFENSOR. INTIMAO PESSOAL. AUSNCIA.

Na espcie, a paciente foi condenada pena de nove anos e quatro meses de recluso em regime inicial fechado, alm do pagamento de 120 dias-multa no valor mnimo legal, pela prtica do delito descrito no art. 12, caput, c/c art. 18, IV, e art. 14 da Lei n. 6.368/1976. Em grau de apelao, essa condenao foi reduzida a oito anos e quitao de 120 dias-multa mnimos. Pretende-se, agora, no habeas corpus, entre outros temas, a nulidade do julgamento da apelao por falta de intimao pessoal do defensor da paciente, visto que isso ocasionou a falta de interposio de recurso contra o acrdo proferido. Neste Superior Tribunal, pacfico o entendimento de que a ausncia de intimao pessoal do defensor pblico ou dativo acerca da data aprazada para o julgamento do apelo causa de nulidade absoluta, por cerceamento de defesa, a teor do disposto no art. 370 do CPP e na Lei n. 1.060/1950. Entretanto, a intimao pessoal a que se refere o art. 370 do CPP somente exigvel quando se tratar de defensor pblico ou dativo. In casu, cuidou-se de defensor constitudo, pois a paciente nomeou advogados para promover a sua defesa. Alm disso, segundo informaes prestadas pelo tribunal a quo, os patronos foram devidamente intimados da incluso do apelo em pauta de julgamento (em que constou, de forma correta, o nmero do processo, o nome da apelante e de seus advogados), por meio de publicao do respectivo decisrio no rgo oficial de imprensa. Dessa forma, consignou-se que a falta de intimao pessoal do advogado nomeado pela prpria paciente acerca da data do julgamento do recurso no consubstancia nulidade processual, no havendo, portanto, que falar em mitigao do exerccio do direito de ampla defesa. Precedentes citados:

HC 72.531-SP, DJ 285/2007; HC 213.818-SP, DJe 28/2/2012, e HC 98.562-SP, DJe 3/11/2009. HC 187.757-SP, Rel. Min. Gilson Dipp, julgado em 22/5/2012.

INTERROGATRIO. VIDEOCONFERNCIA.

A Turma reafirmou que o interrogatrio do acusado realizado por videoconferncia antes da regulamentao do procedimento por lei federal (Lei n. 11.900/2009) consubstancia nulidade absoluta, pois viola o princpio constitucional do devido processo legal, por restringir a defesa do acusado sem fundamentao legal idnea. In casu, tanto o interrogatrio quanto a instruo criminal se valeram do expediente de teleaudincia. Alm disso, poca de sua realizao (15/6/2007), no havia lei federal que respaldasse o ato, existindo, to somente a Lei n. 11.819/2005-SP, posteriormente declarada inconstitucional pelo STF. Assim, consignou-se que a realizao do interrogatrio judicial por meio de videoconferncia, antes da vigncia da Lei n. 11.900/2009, constitui causa de nulidade absoluta, pois, como dito, ope-se nitidamente ao interesse pblico na preservao do devido processo legal. Precedentes citados do STF: AI 820.070-SP, DJe 1/2/2011; do STJ: RHC 26.190-SP, DJe 1/8/2011; HC 193.025-SP, DJe 21/9/2011, e HC 179.922-SP, DJe 11/5/2011. HC 193.904-SP, Rel. Min. Adilson Vieira Macabu (Desembargador convocado do TJ-RJ), julgado em 22/5/2012.

Sexta Turma
SERVIDOR PBLICO. ATESTADO MDICO. PRAZO. HOMOLOGAO. DESCONTO DOS DIAS NO TRABALHADOS. PAD. DESCABIMENTO.

A Turma entendeu que no se mostra desarrazoada ou exorbitante dos limites do poder regulamentar a resoluo que, falta de norma

disciplinadora da lei federal poca, fixa prazo para a apresentao do atestado mdico particular para homologao, sob risco de que j tenha terminado o tratamento de sade quando vier a ser concedido o afastamento ao servidor. Assim, deixando de apresentar antecipadamente o atestado particular para homologao, no ilegal ou abusivo o ato que importou no desconto dos dias em que o servidor no compareceu ao servio, nem justificou sua falta, nos estritos limites do art. 44 da Lei n. 8.112/1990. Sendo descabida, assim, a instaurao de processo administrativo disciplinar quando no se colima a aplicao de sano disciplinar de qualquer natureza, mas o mero desconto da remunerao pelos dias no trabalhados, sob pena de enriquecimento sem causa do servidor pblico. RMS 28.724-RS, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, julgado em 22/5/2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen