Sie sind auf Seite 1von 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADMICO DO AGRESTE CURSO DE ECONOMIA 1 Lista de Micro 2 Produo, Custos e Maximizao. Prof.

. Monaliza Ferreira Monitora: Kelly Sam 2012.02

PRODUO QUESTO 1 Dada uma funo de produo homognea correto afirmar que: (0) (1) (2) (3) (4) Existem retornos constantes de escala. A taxa marginal de substituio tcnica constante ao longo de uma isoquanta. O caminho de expanso uma reta. A elasticidade de substituio entre os fatores constante e igual a um. O grau de homogeneidade da funo corresponde aos rendimentos de escala.

QUESTO 2 Considerando os trs estgios de produo: (0) (1) (2) (3) (4) Os estgios I e III caracterizam-se pela presena de produtividade negativa. No estgio relevante de produo os produtos mdio e marginal do fator varivel so decrescentes e positivos. Quando o produto marginal do fator varivel for crescente, o produto marginal do fator fixo negativo. Existem para qualquer funo de produo. Na faixa relevante de produo, o produto total do fator fixo decrescente.

QUESTO 3 A lei dos retornos fsicos marginais decrescentes diz que, quando a quantidade de um insumo varivel aumentada, dadas as quantidades dos demais insumos, um ponto alcanado a partir do qual o produto marginal decresce. A curva abaixo representa a produtividade total.

q D

O A B xi

(0) (1)

O produto marginal tem valor negativo para nveis de insumo maiores que OB. A lei dos retornos fsicos marginais decrescentes s verificado para nveis de insumo maiores que OB. (2) A lei dos retornos fsicos marginais decrescentes equivalente ao conceito de retornos decrescentes de escala.

QUESTO 4 O mapa de isoquantas de produo usado para representar, no caso de dois insumos, a superfcie de produo num diagrama bidimensional. (0) A inclinao positiva de algumas isoquantas explicvel pelas produtividades marginais positivas dos dois insumos. (1) A isoquanta mostra a quantidade mxima de produtos, dados os nveis dos dois insumos. (2) A noo de isoquanta implica a perfeita substituibilidade entre os insumos. (3) A isoquanta mostra a quantidade mnima de um insumo, dados o nvel de produo e o nvel do outro insumo.

QUESTO 5 Sobre o conceito de isoquanta e o conceito relacionado de taxa marginal de substituio tcnica possvel fazer vrias afirmativas: (0) (1) (2) Uma isoquanta representa combinaes alternativas de produtos para um dado nvel de insumo. Ao longo de uma isoquanta, tem-se um nmero muito grande de tcnicas de produo. Combinaes de insumos ao longo de trechos positivamente inclinados de uma isoquanta so eficientes do ponto de vista econmico, mas no do ponto de vista tcnico. A taxa marginal de substituio tcnica pode ser definida como o negativo da derivada de uma isoquanta. A taxa marginal de substituio tcnica pode ser definida como o acrscimo na quantidade de um insumo por unidade de acrscimo do outro insumo.

(3) (4)

QUESTO 6 Com relao teorias da produo e dos custos correto afirmar que:
2

(0) (1) (2)

(3)

Se a tecnologia de produo for do tipo Leontief, a produtividade marginal dos insumos ser no negativa. Se a funo de produo for homognea linear, o custo marginal de longo prazo ser sempre igual aos valores mnimos dos custos mdios de curto prazo. Se a funo de produo tem retornos constantes de escala, a taxa marginal de substituio tcnica depende da relao entre as quantidades de insumos e no de seus valores absolutos. Se os preos de todos os insumos se elevarem na proporo , o custo total mnimo de qualquer que seja o nvel de produto aumentar em uma proporo maior, igual ao menor que , dependendo se a funo de produo tiver retornos decrescentes, constantes ou crescentes de escala, respectivamente.

QUESTO 7 Uma firma usa 10 unidades de trabalho e 20 unidades de capital para produzir 10 unidades de produto. O produto marginal do trabalho 0,5. Se existe retornos constantes de escala o produto marginal do capital deve ser: (0). 0,25. (1). 0,5. (2). no possvel calcular com a informao disponvel (3). 0,75.

QUESTO 8 Uma importante fbrica de latas de cerveja de alumnio produz uma determinada quantidade do produto que pode ser definida por Q = 10.000 L0,5 onde L representa a quantidade de horas de trabalho. Suponha que a empresa opera em um ambiente competitivo e o preo unitrio de cada lata de R$ 0,01. Na hiptese do salrio dos trabalhadores ser igual a R$ 2,00/ hora, pode-se concluir que a empresa contratar um nmero de trabalhadores da ordem de: (0) 650 (1) 660 (2) 652 (3) 625 (4) 620 QUESTO 9 Com relao Teoria da Produo, correto afirmar que: (0) Uma isoquanta uma curva que representa todas as possveis combinaes de insumos que resultam no mesmo custo de produo.
3

(1) Considere a produo com um fator varivel apenas. Neste caso, quando o produto marginal igual a zero, o nvel de produo mximo. (2) Novamente, considere a produo com um fator varivel apenas. Neste caso, quando o produto marginal igual ao produto mdio, o produto marginal mximo. (3) O caminho de expanso apresenta as combinaes dos insumos que minimizam os custos para cada nvel de produo da firma.

QUESTO 10 Admita que a funo de utilidade de um investidor seja especificada por U(M) = M 1/2, em que M = 150 a renda. Suponha que ele deseje aplicar 100% de sua renda na compra de aes de duas empresas A e B. Os preos de mercado dessas aes so hoje iguais PA = PB = 15, mas podem variar, a depender do estado da natureza, de acordo com a seguinte distribuio de probabilidades: Estado da natureza 0 1 Probabilidade PA 40 5 PB 5 40

Determine a utilidade esperada do investidor, admitindo-se que este invista metade de sua renda em aes da empresa A e a outra metade em B.

QUESTO 11 O seguinte mapa de isoquantas descreve a funo de produo de uma dada empresa.

Capital por ms

Trabalho por ms correto dizer que: (0) As isoquantas apresentadas tm inclinao negativa porque tanto o capital quanto o trabalho apresentam produtos marginais positivos. (1) medida que percorremos uma dada isoquanta, substituindo capital por trabalho no processo produtivo, o produto marginal do trabalho aumenta e o produto marginal do capital diminui.
4

(2) O processo de produo A mais intensivo em trabalho do que o processo de produo B . (3) Nas isoquantas apresentadas, a elasticidade de substituio entre capital e trabalho negativa. A tecnologia de produo da empresa obedece propriedade de livre descarte.

QUESTO 12 Uma firma competitiva produz um bem a partir da utilizao de um nico insumo. A tecnologia da firma apresenta retornos decrescentes de escala em todos os nveis de produo. correto afirmar que: (0) A curva de custo total da firma uma linha reta com inclinao ascendente. (1) Para todos os nveis de produo positivos, o custo marginal superior ao custo mdio. (2) Caso a firma fosse dividida em duas outras firmas menores de igual tamanho, os lucros totais aumentariam. (3) A funo de oferta de longo prazo uma linha reta que passa pela origem. Os custos mdios de longo prazo crescem medida que a produo aumenta. QUESTO 13 Em relao teoria da produo, pode-se afirmar que: Se uma firma utiliza apenas dois fatores, que so substitutos perfeitos, pode-se concluir que a funo de produo dessa firma apresenta retornos constantes de escala. A hiptese de livre disponibilidade de fatores implica que, para qualquer fator produtivo, a produtividade marginal no negativa. Para uma firma, cuja funo de produo F(K,L) = K1/2 + L2, os retornos de escala so diferentes, dependendo da proporo em que os fatores K e L so utilizados. Na funo de produo F(K,L) = [Ka + La] b, em que a e b so constantes positivas, a taxa marginal de substituio tcnica entre K e L decrescente para qualquer valor de b, se o parmetro a for inferior unidade. Para a firma que trabalha com uma tecnologia do tipo F(K,L) = K + min{K,L}, as isoquantas so formadas por segmentos que formam um ngulo reto.

QUESTO 14 Segundo as teorias da produo e da oferta da firma: A funo de produo f(x1, x2)= (x1b + x2b)a, em que b > 0 e a > 0, apresentar retornos crescentes de escala se ba > 1. possvel ter-se produtos marginais decrescentes para todos os fatores de produo e, ainda assim, ter-se retornos crescentes de escala.
5

Na funo de produo F(K, L) = 2 K0,7L0,5, a taxa marginal de substituio tcnica de trabalho por capital constante. A variao no excedente do produtor quando os preos mudam de p1 para p2 igual metade da rea esquerda e acima da curva de custo marginal entre os preos p1 e p2. Se o produto marginal de um fator varivel est acima do produto mdio, este ltimo estar crescendo.

CUSTOS QUESTO 1 Supondo uma funo de produo dada por q aLb K c , onde a, b e c so constantes positivas, L representa o fator trabalho e K representa o fator capital: (0) (1) (2) (3) (4) Os custos mdios de curto prazo sero crescentes. Os custos mdios de longo prazo sero crescentes se b + c < 1. Para um dado nvel de capital, o produto marginal do fator trabalho ser decrescente e positivo. Existem retornos constantes de escala, pois se trata de uma funo CobbDouglas. Se b + c = 1, todas as plantas podem ser consideradas de tamanho timo.

QUESTO 2 O grfico abaixo mostra uma curva de custo total de curto prazo.
CT F D

a O A B

CF q

(0) (1) (2) (3) (4)

O custo marginal para o nvel de produo OA dado pela tangente do ngulo a. O custo total mdio atinge seu valor mnimo para a produo OB. O valor mnimo da curva de custo marginal atingido na produo associada ao ponto C da curva de custo total (CT). Para o intervalo de produo O at OA, o custo marginal crescente. O custo fixo marginal tem o formato de uma hiprbole equiltera.

QUESTO 3 O grfico abaixo ilustra a relao entre as curvas de custo total de curto e de longo prazos, mas as afirmativas abaixo tratam das curvas mdias e marginais. (0) (1) (2) (3) As curvas mdias e marginais de longo prazo correspondentes tm o formato de U. O mnimo custo mdio de curto prazo ocorre na quantidade OB. Os custos mdios de curto prazo e de longo prazo so iguais na quantidade OA. O custo marginal de curto prazo iguala-se ao custo marginal de longo prazo nas quantidades OA e OB.
Cc Cl F D \\ C E EF\\Cl O A B q \\

QUESTO 4 Numa indstria em equilbrio de concorrncia perfeita a longo prazo: (0) (1) (2) (3) Uma condio suficiente para uma firma produzir que a sua receita marginal seja igual ao seu custo marginal. A curva de custo marginal a longo prazo a curva de oferta da firma. No pode existir lucro econmico. Na presena de deseconomias de escala, um aumento exgeno de demanda provocar um aumento do preo de equilbrio ao longo prazo.

QUESTO 5 Uma indstria formada por um nmero muito grande de empresas usando uma tecnologia que pode ser descrita por uma funo de custo C(q) = 3q, onde q a quantidade produzida pela empresa. No existe possibilidade de uma nova firma estar no mercado com essa mesma tecnologia e obter lucro. Em um dado instante, uma firma fora da indstria descobre uma nova tecnologia descrita pela funo C(q) = 2q. Essa firma recusa-se a passar a nova tecnologia s existentes. (0) (1) O preo de equilbrio aps o aparecimento da nova firma maior ou igual a 3. Suponha que a funo de demanda do produto seja q = 10 - 2p (p o preo da mercadoria). Ento a quantidade total demandada aps o surgimento da nova empresa 3. Suponha que a demanda seja q = 6 - 2p. Em equilbrio a quantidade demandada 1 (um). Imagine que a nova tecnologia caia no domnio pblico. Ento com a demanda q = 4 - 2p nada ser produzido em equilbrio.
7

(2) (3)

QUESTO 6 Com relao s curvas de custo sabe-se que: (0) (1) (2) (3) a curva de custo marginal sempre fica por baixo da curva de custo mdio. a rea embaixo da curva de custo marginal igual aos custos variveis. o custo marginal de curto prazo iguala-se ao custo marginal de longo prazo apenas no ponto onde o custo mdio de curto prazo mnimo. o custo marginal iguala-se ao custo mdio no ponto onde o custo mdio mnimo.

QUESTO 7 Considere uma firma cuja funo custo pode ser representada pela expresso C = wvy, em que w e v so os preos dos dois fatores de produo utilizados e y o produto. Desta maneira: (0) (1) (2) (3) As propores nas quais a firma empregar os seus fatores no depender da quantidade produzida. As propores entre as despesas com cada fator dependero da quantidade produzida. A tecnologia implcita na funo custo exibe retornos crescentes escala. O equilbrio concorrencial de longo prazo em que todas as empresas pudessem operar com esta funo custo estaria associado existncia de uma s firma

QUESTO 8 Com relao s curvas de custo pode-se afirmar que: (0) (1) (2) (3) (4) A curva de custo mdio decrescente enquanto o custo marginal menor que o custo mdio. A curva de custo marginal mnima no ponto onde este igual ao custo mdio. A curva de custo marginal de uma firma que opere com rendimentos constantes escala uma reta horizontal. A curva de custo mdio de longo prazo o envelope dos pontos de mnimo custo mdio de curto prazo. A rea abaixo da curva de custo marginal igual ao custo total.

QUESTO 9 Em uma firma, o custo marginal do trabalho igual a 40L, onde L a quantidade de trabalho empregada, o custo mdio do trabalho 20L, e a produtividade marginal do trabalho igual a 40-4L. Quanto trabalho ser empregado quando o preo do produto igual a R$10?

QUESTO 10 Uma empresa pode obter eletricidade com dois geradores. O mais moderno, o gerador 1, tem custo marginal Cmg1= 10 + 2Q1 e o mais velho, o gerador 2, tem custo marginal
8

Cmg2 = 20 + 2Q2 (onde Q1 e Q2 representam a produo obtida a partir de cada gerador). A empresa, obviamente, quer produzir ao custo mnimo. Assim sendo: (0). ela no deve usar o gerador mais velho para produzir menos do que 5 Kwh. (1). ela no deve utilizar o gerador mais velho quando a produo maior do que 5 Kwh. (2). ela nunca utiliza os dois geradores simultaneamente. (3). ela utiliza os dois geradores simultaneamente se quiser produzir 20 Kwh.

QUESTO 11 Dada a funo de produo Q = 10 K0,5 L0,5 e o preo do capital (K) igual a R 4,00 e o preo do Trabalho (L) igual a R 4,00/hora, podemos concluir que a funo custo total, mdio e marginal de longo prazo sero dadas por:
(0) CT = 12 q; C Mdio = 12; CMg = 12

(1) CT = 0,8q2; C Mdio = 0,8 q; CMg = 1,6q. (2) CT = 0,8 q; C Mdio = 0,8; (3) CT = 10 q2; C Mdio = 10q; (4) CT = 0,5 q; C Mdio 0,5 q; CMg = 0,8 CMg = 20q. CMg = 0,5.

QUESTO 12 Com relao teoria dos custos, correto afirmar que: (0) Especificada a funo de produo e conhecidos os preos dos insumos (constantes por hiptese), a funo de custo de longo prazo pode ser determinada atravs de um processo de otimizao, cujo parmetro o nvel de produo. (1) Se a funo de produo homognea linear, a funo de custo homognea de grau um. (2) Uma firma que experimenta grande variabilidade intertemporal no preo de um insumo bsico, sempre prefere uma poltica de estabilizao do governo que controle esse preo em seu nvel mdio, a ter que enfrentar a instabilidade desse preo. (3) Se x o nico insumo varivel no curto prazo e o seu preo, w, constante, ento a curva de custo varivel mdio w vezes a recproca da curva de produtividade mdia de x. (4) O custo marginal de curto prazo maior que o custo marginal de longo prazo, porque este ltimo no inclui o custo do insumo fixo. QUESTO 13 A respeito de custos de produo, correto afirmar que:
9

A curva de Custo Fixo Mdio de Longo Prazo decrescente para qualquer nvel de produto. A rea abaixo da curva de custo marginal equivale ao custo varivel mdio. A rea abaixo da curva de custo varivel mdio equivale ao custo fixo. A lei dos retornos decrescentes explica o formato da curva de custo mdio de longo prazo. Se uma firma decide produzir q = 0 no curto prazo porque seus custos totais so iguais a zero.

MAXIMIZAO QUESTO 1 Tome como referncia uma empresa maximizadora de lucros, produzindo 48 unidades de um bem atravs de uma funo de produo com 2 fatores (K e L) caracterizada por retornos constantes escala. Supondo que o preo do produto igual a $1, os preos dos fatores K e L iguais a $4 e $2 respectivamente, e o uso de K igual a 3, ento: (0) (1) (2) (3) a quantidade demandada do fator L igual a 18. a participao do fator K no valor do produto igual a 50%. o produto marginal do fator L igual a 1/2. mantidos constantes os preos dos fatores, a relao K/L s muda se for alterada a quantidade produzida.

QUESTO 2 Uma firma vende o seu produto em concorrncia perfeita a um preo igual a $40. O custo total dado por C 10 20Q 2 , onde Q representa a quantidade produzida. Para o nvel de produo que maximiza o lucro, calcule o valor do lucro total.

QUESTO 3 Uma firma produz um bem com uma funo de produo do tipo Cobb-Douglas, dada por: Y L K , em que L e K representam os dois fatores de produo. Ento: (0) (1) (2) (3) Se + > 1, ento no pode ser definido lucro mximo para esta firma. Se + = 1, ento o lucro mximo ser sempre igual a zero. A Taxa Marginal de Substituio Tcnica ser uma constante. A inclinao do caminho de expanso ser dado pelo sinal de ( - ).

QUESTO 4 Quanto deciso de produo da firma, correto afirmar que:

10

(0) Enquanto a receita mdia exceder o custo mdio a firma estar tendo lucro e deve aumentar a sua produo. (1) Se a firma escolhe um nvel de produo que maximiza o seu lucro, ento quele nvel a firma est tambm minimizando o custo mdio de produo. (2) A curva de demanda de uma firma tambm a sua curva de receita mdia. (3) A firma minimiza custos igualando as produtividades marginais dos fatores.

QUESTO 5 Considere cinco firmas que se encontram nas seguintes situaes de curto prazo: Firma a: P = Rm = Cm = CM Firma b: P > Rm = Cm < CM = P Firma c: P = Rm > Cm = CM < P Firma d: P > Rm < Cm = CM < P Firma e: P = Rm < Cm > CM < P onde P = preo do bem produzido, Rm = receita marginal, Cm = custo marginal, e CM = custo mdio. Em relao a essas situaes, pode-se afirmar que: (0) (1) (2) (3) As firmas a, c e e esto operando em um mercado competitivo. A firma d opera com lucro negativo. A firma e poderia aumentar o seu lucro reduzindo a produo. As firmas a, c e d esto operando a custo mnimo.

QUESTO 6 Suponha que a oferta de certo bem infinitamente elstica ao preo de R$ 5, e que a demanda deste bem representada por: D = 12 - 2 P. onde P o preo. Ento: (0). se o governo est planejando adotar um imposto de soma fixa T por unidade vendida, a taxa que maximiza a receita T=0,5. (1). O custo social ou peso morto do imposto ser CS = 2T 2 . (2). A taxa que maximiza a receita do governo menos o custo social ser maior que 1/2. (3). Do ponto de vista social o governo deve utilizar uma taxa menor que . QUESTO 7 Uma firma utiliza os insumos A e B na produo de um nico bem. Ela est em operao usando 10 unidades de A e 15 unidades de B para produzir 10 unidades do
11

produto. As produtividades marginais dos insumos A e B, neste nvel de atividade, so 0,5 e 0,8, respectivamente. Se a firma passar a usar 10,5 unidades de A e 14,7 unidades de B podemos afirmar que a produo, aproximadamente: (0). Aumenta. (1). Diminui. (2). Fica constante.

QUESTO 8 Ainda com relao teoria da produo, correto afirmar que: (0) O lucro de uma firma mximo quando a receita marginal igual ao custo marginal, seja em competio perfeita ou no. (1) Uma firma pode continuar produzindo no curto prazo, mesmo que o preo do produto seja inferior ao custo mdio total. (2) A curva de oferta de uma determinada firma o trecho da curva de custo marginal situado acima da curva de custo total mdio. (3) A oferta perfeitamente elstica quando os custos marginais so constantes.
QUESTO 9

Considere uma firma que dispe de tecnologia representada pela funo de produo f(K,L) = min {3K, 2L}. A firma tem como objetivo maximizar a quantidade produzida, sujeito a restrio de custo. Nesta situao: (0) A firma utiliza somente L, independentemente dos preos dos insumos. (1) A firma utiliza os insumos tal que K = L, independentemente dos preos dos insumos. (2) A firma utiliza os insumos tal que K = (2/3) L, independentemente dos preos dos insumos. (3) A deciso da firma a respeito da proporo entre K e L depende dos preos destes insumos. QUESTO 10 Uma pequena empresa de artesanato, maximizadora de lucros, requer somente o fator trabalho, L, para produzir. Sua funo de produo dada por: Q = 80L L2, em que Q representa a quantidade produzida. Os trabalhadores podem ser contratados ao salrio W, num mercado competitivo. Se W = R$ 200 e o preo unitrio do artesanato de P = R$ 10, a firma maximizar lucros contratando L = 30 trabalhadores e seu lucro ser de R$ 9.000. Para os mesmos valores de W e P do quesito anterior, se a firma quiser maximizar a receita total, contratar L = 50 trabalhadores.
12

Se o preo unitrio do artesanato cair para P = R$ 5, a firma demitir 10 trabalhadores, e seu lucro ser de R$ 2.000. Suponha que, para recontratar trabalhadores demitidos ou treinar novos, a firma se defronte com um custo de ajustamento dado por C = (L - L-1)2 . Caso o nmero de trabalhadores no perodo anterior tivesse sido L-1 = 30 e caso W = R$ 200 e P = R$ 5 a firma ajustar o nmero de trabalhadores para L = 10, obtendo lucros de R$ 1.400.

"A economia no lida com coisas e objetos materiais tangveis, trata dos homens, suas aes e propsitos." (Ludwig Von Mises)

13

Das könnte Ihnen auch gefallen