Sie sind auf Seite 1von 127

Cetceos

Roedores Dentio de mamferos


2013/1 - Lena Geise

ORDEM Cetacea
Baleias e golfinhos

Totalmente adaptados vida aqutica:


total adaptao ao mergulho; capacidade de muitos (provavelmente todos os odontocetos) de realizar ecolocalizao;

complexo comportamento social.

Os cetceos sempre intrigaram os humanos, sendo que pinturas de 4000 anos atrs mostram desenhos de golfinhos em afrescos nos palcios de Knossos, em Creta.

As atividades humanas sobre todas as populaes de cetceos fizeram que todas as espcies estejam nos apndices I e II da Conveno Internacional de Proteo de Espcies Ameaadas (CITES).

Ordem Cetacea
Sub-ordem MYSTICETI Sub-ordem ODONTOCETI

MORFOLOGIA
Corpo fusiforme, quase totalmente sem pelos; Espessa camada de gordura abaixo da pele; Completamente desprovidos de glndulas sebceas.

Vrtebras cervicais comprimidas; Clavcula ausente; Membros anteriores transformados em nadadeiras peitorais, sem a presena de dedos externos ou garras.

Nas nadadeiras peitorais dedos extremamente longos = maior nmero de falanges por dgito mais do que em qualquer outro mamfero eutrio.

Membros posteriores vestigiais, no se conectando ao esqueleto axial, no sendo visveis externamente;

Nadadeira caudal orientada horizontalmente. Estrutura cartilaginosa, sem ossos.

Para aumentar a hidrodinmica:

um nico par de mamas e testculos na regio abdominal embutidos em fendas ao lado da fenda urogenital.

Testculos abdominais e pnis retrtil.

Crnio modificado - migrao posterior das aberturas nasais.

Apresentam retia mirabilia (sistema de capilares de contracorrente) bem desenvolvida no corpo, nadadeiras, regies basicraniais e em alguns indivduos, na lngua.
Funciona como regulador de temperatura.

Viso
Acuidade visual similar acima e abaixo da gua.

ADAPTAES DOS CETCEOS - mergulhos


Ao contrrio de outros mamferos, vrios cetceos so capazes de alternar perodos de respirao normal (eupneia) e longos perodos de apneia; Algumas baleias, como os cachalotes, podem permanecer submersos por mais que 70 minutos.

A maioria dos delfindeos pode ficar at 5 minutos submersos; Durante a expirao, a maioria do ar pode ser expelida dos pulmes, e mais de 12 % do oxignio do ar inalado utilizado (nos mamferos terrestres esta taxa de 4%).

Cetceos tem pelo menos o dobro de eritrcitos por volume sanguneo em relao aos mamferos terrestres e entre duas a nove vezes mais mioglobina nos msculos.

Durante mergulhos a grandes profundidades o ritmo de batimento cardaco cai pela metade e especializaes vasculares permitem um direcionamento do fluxo sanguneo.

NATAO Movimentos dorso-ventrais


fortes da nadadeira caudal

fornecem propulso;
nadadeiras peitorais so utilizadas para manter o equilbrio.

Velocidade de deslocamento de alguns cetceos:

Golfinhos - 36 km/h; Orcas 55 km/h Baleias-piloto - 27 km/h Baleia azul - 37km/h por 10minutos.

Termoregulao
Tamanhos corpreos grandes = so importantes na termoregulao (menor perda de calor); Perda de calor minimizado pela retia mirabilia;

Grossa camada de gordura abaixo da pele = isolante;

ECOLOCALIZAO EM CETCEOS
Ecolocalizao X captura de presas
Golfinhos podem produzir sons com intensidade igual ao limite letal para alguns peixes marinhos e perto do limite para matar lulas grandes;

Sociabilidade e necessidade de comunicao.

Como so produzidos os sons pelos cetceos?


Pelo sistema de sacos areos;

os sons so produzidos pela vibrao dos sacos areos perto do espirculo em associao com projees gordurosas do melo.

Espirculo

ODONTOCETI

A captura de alimento debaixo dgua feita com uma rpida retrao da lngua longa. Este movimento causa uma suco de gua e presa para dentro da boca;

AUDIO
Na maioria dos cetceos a bula timpnica (osso tmpano-peritico) no est fusionada caixa craniana como em outros mamferos;

o som chega ao ouvido atravs da mandbula

Os cetceos atuais:

Os cetceos atuais

Misticetos
Nesta subordem se encontram as grandes baleias com barbatanas - processos de filtrao; Geralmente se alimentam de plncton. habitam todos os oceanos; 11 as espcies atuais, (6 gneros, 4 famlias);

Misticetos
Bocas e cabeas grandes; Barbatanas relativamente curtas;
Longas pregas ventrais que vo do queixo at a parte anterior do abdmen.

Misticetos obteno de alimentos barbatanas bucais

Sistema de filtrao uso das barbatanas e pregas ventrais; As pregas ventrais vo do queixo at a parte anterior do abdmen, formando assim uma bolsa com grande capacidade de distenso.

Misticetos
A baleia jubarte pode formar anis de bolhas, formando uma rede perto da superfcie para depois subir por dentro desta rede capturando os animais que esto presos .

Vista da rede de bolhas na superfcie

Movimentos migratrios: Durante o inverno no hemisfrio norte as populaes se movem para o sul em direo do equador, e durante o inverno no hemisfrio sul, as populaes fazem o mesmo; Adultos que esto migrando no se alimentam, utilizando apenas seus recursos armazenados sob forma de espessa camada de gordura.

Migrao das jubartes

Migrao da Baleia Cinza da Califrnia

Nascimentos acontecem nas reas equatoriais;

SUB-ORDEM ODONTOCETI
So as baleias com dentes, golfinhos e toninhas; Formam a sub-ordem mais diversa quanto ao nmero de espcies, com distribuio mais ampla; Incluem 67 espcies distribudos em 35 gneros e seis famlias;

ODONTOCETI

Ocorrem em todos os oceanos e guas conectadas; Alguns membros vivem em rios e lagos das Amricas do Norte e do Sul, sia e frica;

ODONTOCETI

Utilizam amplamente a ecolocalizao para comunicao entre indivduos, para obteno de alimento e deslocamentos; Ao longo se sua histria evolutiva, houve uma gradativa troca dos dentes serrilhados para dentes cnicos simples em mandbulas longas;

FAMLIA DELPHINIDAE
a mais numerosa e diversa entre os cetceos; O nome golfinho usualmente aplicado para qualquer pequeno cetceo que apresente um rostro longo, enquanto que o termo porpoise se refere geralmente as espcies que apresentam um rostro arredondado.

DELPHINIDAE

32 espcies em 17 gneros; Pequenos delfindeos medem ca. de 1,5m, com 50kg; A ora uma exceo, podendo alcanar 9,5m e 7000kg.

Golfinho de Maui Nova Zelndia Cephalorhynchus hectori maui

DELPHINIDAE

A maioria se alimenta de peixes, lulas e camares;

A orca se alimenta de uma grande gama de itens que incluem grandes telesteos, tubares, aves marinhas, lontras, focas e lees marinhos, outros golfinhos e baleias.

DELPHINIDAE So tipicamente gregrios (grupos com at 100.000 indivduos); Comportamentos de grupos aumentam a efetividade de procura de alimento, captura de presas, defesa contra predadores e aumenta a sincronia e eficincia reprodutiva.

DELPHINIDAE Golfinhos apresentam um sistema de comunicao e comportamento social altamente evoludo; Apresentam comportamento altrustico e, ao lado dos humanos e gorilas, so os nicos outros animais conhecidos a cuidar de indivduos de outras espcies.

FAMLIA MONODONTIDAE

Composta por duas espcies: naval (Monodon monoceros), com seu dente bem desenvolvido;

MONODONTIDAE

beluga (Delphinapterus leucas) = baleia branca;

FAMLIA PHOCOENIDAE

Os membros desta famlia geralmente so chamados de porpoises; 6 espcies;


Neophocaena phocaenoides Phocoena phocaena Phocoena sinus Phocoena dioptrica Phocoena spinipinnis Phocoenoides dalli

FAMLIA PLATANISTIDAE So cetceos pequenos 1,5 a 2,9 m; Usualmente com uma longa mandbula; Sem fuso das vrtebras cervicais; Olhos reduzidos; Platanista s pode diferenciar claro e escuro.

PLATANISTIDAE A maioria das espcies vive em rios com guas turvas (eg. Amazonas); Nestas condies ambientais a ecolocalizao suplanta totalmente a viso;

FAMLIA PHYSETERIDAE
Dois gneros e trs espcies alm de vrias formas fsseis; Physeter alcana 18m; A cabea de Physeter corresponde a 1/3 do corpo;

PHYSETERIDAE

Kogia so animais pequenos (at 4m)

FAMLIA ZIPHIIDAE
Baleias bicudas ocupam todos os oceanos;
Pouco conhecidos algumas espcies nunca foram vistas vivas;

19 espcies em seis gneros; Entre 4 a 12 metros de comprimento; Ocenicas, tambm mergulhando a grandes profundidades e por longos perodos (at 1 hora);

Lagomorpha = coelhos e pikas

Rodentia

Roedores podem ser minsculos como o rato pigmeu, pesando 5 gramas, ou grandes como as capivaras, o maior dos roedores, pesando mais que 70 kg.

Tem distribuio quase cosmopolita, com exceo da Antrtica, Nova Zelndia e algumas ilhas ocenicas;

Nem todos os roedores foram pequenos como os atuais:

O maior roeodor = Phoberomys pattersoni, era do tamanho de um bfalo. Os registros fsseis mostram que habitou o vale de um rio venezuelano h 8 milhes de anos, se alimentado de gramneas.

Ecologicamente, so incrivelmente diversos:

1) arborcola (vivem a maior


parte do tempo em rvores e/ou arbustos)

2) rupcola (vivem em locais rochosos e em fendas e buracos entre as pedras)

3) semiaqutico (vivem prximos ou em leitos de rios, lagos e qualquer manancial de gua).

4) semi-fossorial (cavam e vivem a maior parte do tempo em buracos e galerias)

5) terrcola (vivem a maior parte do tempo no solo, abrigando-se no folhio cado ao cho ou em pequenas cavidades encontradas entre as plantas e pedras).

Alimentao:
tendem a ser omnvoros (comem qualquer coisa que possa satisfazer a sua fome e necessidades nutricionais), sendo que podemos dividi-los em grupos de preferncia alimentar.

Crnio de roedor fossorial

Os incisivos podem crescer at 0,2 mm/dia ou 0,6 mm/dia quando foram quebrados)

Dentio em mamferos

Mastigao, ou seja, a triturao


Encontrada somente em mamferos Mamferos

Quatro tipos de dentes, cada um adaptado para funes especficas.


Incisivos morder, cortar e descascar; Caninos segurar, perfurar e retalhar; Pr-molares e molares moer e esmagar

Dentio
Os dentes so um dos aspectos mais importantes dos mamferos atuais. Mesmo entre os fsseis, so a base para a descrio de algumas linhagens ou espcies.

Todos os mamferos iniciam sua alimentao atravs do leite materno, mas depois do perodo de amamentao, eles entram para uma grande variedade de modos de alimentao = dentio diferenciada.

Um nico dente de um mamfero pode refletir seu nvel trfico e especializao alimentar. Grande nmero de nichos alimentares = grande nmero de modificaes dentrias.

Alm das funes alimentares, os dentes tambm podem servir, de maneira secundria, para cavar, grooming, defesa, entre outros.

Cavar!!

Os diferentes hbitos alimentares em mamferos e as diferentes denties

Os dentes ocorrem em 3 ossos nos mamferos: a pr-maxila e maxila, no crnio, e no dentrio, na mandbula.

A maioria das espcies tem dentes nesses 3 ossos; outros tem uma dentio reduzida, em um ou dois ossos.

DISTEMA

Algumas espcies no apresentam dentes permanentes.

Se alimentam de cupins e formigas

Homodontia

Dasypus

Plano bsico de um dente de mamfero


Coroa - parte exposta Raiz - constitui a poro embutida no alvolo Colo - regio de juno entre a coroa e a raiz Dentina - corresponde a maior parte do dente. uma substncia semelhante ao osso quanto a sua composio qumica, porm mais dura. Circunda a cavidade pulpar. Esmalte - cobre a dentina na regio da coroa. a substncia mais dura do corpo, composta principalmente de fosfato de clcio Cemento - cobre a dentina na regio da raiz, responsvel pela juno do dente com o alvolo

Tipos de dentes - heterodontia


Incisivos: so os dentes frontais. Os superiores esto inseridos na pr-maxila e os inferiores na parte anterior do dentrio. Tem a funo de cortar e roer. So usualmente simples estruturalmente, com uma nica raiz.

Em alguns, porm, podem ser extremamente especializados para uma variedade de funes. Em musaranhos (Insetivora), o primeiro par longo e curvo. Parece que funcionam como um frceps para apreender os insetos.

Os vampiros (Chiroptera) tem os incisivos em forma de lminas para fazer incises em suas presas.

Os incisivos podem, em alguns casos, estar modificados em presas, como nos elefantes ou narvais (machos).

Em outros, como nos cervos, houve a perda dos incisivos superiores. Eles prendem a vegetao e a cortam, quando pressionam a vegetao com os incisivos inferiores contra um tecido acolchoado no local dos incisivos superiores ausentes.

Caninos
Nunca em nmero superior a um par em cada arcada nos mamferos atuais;

Geralmente tem apenas uma cspide (unicuspidados), com uma nica raiz; Nos Carnivora e em outros grupos, os caninos geralmente so aumentados e alongados para perfurar e rasgar a presa;
Podem servir para display durante interaes sociais.

Em alguns mamferos esses dentes se transformam em presas, como nas morsas (Carnivora) e em porcos (Artiodactyla: Suidae).

Pr-molares
Posteriores aos caninos e anteriores aos molares. Pr-molares so geralmente menores que os molares e tem duas razes, sendo que os molares sempre tem 3.

Molares
Os molares, junto com os pr-molares so muitas vezes considerados em conjunto como dentes malares, ps-caninos ou molariformes, quando difcil a diferenciao entre eles; Os molariformes so usados para moer alimentos apresentam especializaes nas cspides e sulcos de acordo com cada nicho alimentar.

A altura da coroa varia entre espcies. Muitas destas espcies apresentam dentes
com coroas especialmente altas so dentes que usualmente se estendem muito acima da linha da gengiva. Estes dentes so chamados de hipsodontes. Os dentes de vacas e cervos so hipsodontes.

A condio opsta dentes com coroas baixas so denominados de braquiodontes. Dentes humanos so braquiodontes.

Os herbvoros precisam triturar de maneira eficiente o alimento, que em muitos casos duro e/ou abrasivo. A adio de sulcos de esmalte duro aos dentes aumenta a sua capacidade de triturao. Estes dentes podem ser lofodontes ou selenodontes.

Mamferos herbvoros Cavalos e bois Utilizam molares largos e corrugados para triturar. Mecanismos p/ romper a resistente parede de celulose das clulas vegetais. Os herbvoros so capazes de digerir alimentos que os carnvoros no conseguem e, fazendo isso, convertem a matria vegetal em protena p/ o consumo dos carnvoros e onvoros.

Lofodontes
Tem sulcos alongados chamados de lofos entre as cspides.

Quem tem dentes lofodontes

E os roedores

Selenodontes
Os sulcos de esmalte so em nmero elevado numa direo anteroposterior.

Quem tem dentes selenodontes

Muitos mamferos, incluindo humanos, porcos, ursos e alguns carnvoros tem dentes molares quadrados e com cspides arredondadas e baixas. Estes dentes so chamados de bunodontes. Espcies com dentes bunodontes geralmente apresentam dieta ampla, com vrios tipos de alimento de consistncias variadas.

Bunodontes

Ursos

Procyonidae

Carnivoria
O quarto pr-molar superior e o primeiro inferior da maioria dos Carnivora atuais so modificados.
Estes dentes modificados recebem o nome de dentes carnassiais ou carniceiros. So utilizados para cortar e rasgar.

Quando os carniceiros so usados de um lado da boca, eles no ficam alinhados do outro lado, no podendo ser utilizados concomitantemente. Da mesma maneira, quando a dentio anterior (incisivos e caninos) esta sendo usada, a srie molar no se fecha, e quando o animal est mastigando com os molariformes, os incisivos so se encostam.

Das könnte Ihnen auch gefallen