Sie sind auf Seite 1von 3

POLITRAUMATISMOS

Traumatismos so leses provocadas por foras externas, que podem ser tanto um objeto chocando-se contra o corpo humano, ou o corpo humano chocando-se contra um objeto. Politraumatismos so leses mltiplas de diversas naturezas que podem comprometer diversos rgos e sistemas. Princpios bsicos do tratamento de emergncia Fazer uma avaliao rpida do estado geral do paciente, estabelecendo prioridade e dando ateno imediata quele traumatismo que interfere nas funes vitais, podo em risco sua vida, estabelecendo a seguinte ordem: - Permeabilidade das vias areas (retirada de prtese); - Aspirao das secrees orofarngeas; - Avaliao das possveis leses intratorcicas; - Colocao da cnula de guedell; - Entubao e uso de respirador; - Avaliao da funo respiratria (ritmo,freqncia e movimento torcico); - Avaliao das funes cardio-circulatrias usando manobras de ressuscitao quando houver parada cardio-respiratria; - Controle da hemorragia. Se for detectada hemorragia interna, preparar o paciente para cirurgia; - Puno de veia para reposio das perdas sangneas e administrao de medicamentos; - Preparao do material para flebotomia e PVC; - Sondagem vesical, se prescrita, para avaliao do dbito urinrio; - Controle rigoroso da administrao e perda de lquidos, PVC e sinais vitais; - Avaliao de trauma crnio enceflico e outras leses; - Imobilizao das fraturas, observando as extremidades (colorao, temperatura e pulso); - Avaliao da ansiedade do paciente, orientando e esclarecendo sobre o seu estado, procedimentos e dvidas. Todos esses procedimentos so realizados j a nvel hospitalar, sendo que os procedimentos de primeiros socorros a serem realizados no local do acidente so os seguintes:

Exame da vtima: importante examinar a vtima por ocasio do socorro para que procure avaliar a probabilidade de certas leses. Devendo-se observar: Pulso: Quando a pulsao estiver abaixo de 60 batimentos/minuto pode indicar estado de choque. A ausncia de pulsao pode indicar parada cardaca, onde dever ser feita a reanimao cardiopulmonar, imediatamente. Respirao: Normalmente a respirao de um adulto de 16 a 18 movimentos respiratrios por minuto, se a respirao estiver rpida e superficial pode indicar estado de choque, se profunda e penosa pode significar obstruo das vias respiratrias ou doena cardaca. A ausncia de respirao pode indicar parada respiratria, j a respirao com eliminao de sangue (boca ou nariz) e tosse podem indicar danos nos pulmes por fratura de costelas. Pupilas: Pupilas contradas podem indicar vcio de drogas ou doenas que afetam o Sistema Nervoso Central, quando dilatadas podem significar estado de relaxamento e inconscincia. Essa dilatao pode ser devida a ataques cardacos ou envenenamento por drogas ou lcool. As pupilas quando desiguais (anisocoria) denunciam traumatismos cranianos. Cor da pele: A pele plida ou acinzentada indica circulao insuficiente, a pele azulada ou arroxeada significa queda da oxigenao no sangue, podendo ocorrer nas paradas cardio-respiratrias, j a pele avermelhada pode indicar inicio de envenenamento por monxido de carbono ou traumatismo craniano. Estado de conscincia: Pergunte a vitima onde est, nome, qual o dia da semana. Respostas erradas podem significar traumatismos cranianos e envenenamento. Capacidade de movimentao: Paralisia de um dos lados do corpo, inclusive da face, pode indicar hemorragia cerebral ou intoxicao por drogas. Paralisia das pernas pode indicar fratura de coluna abaixo do pescoo, paralisia de braos e pernas pode denunciar fratura ao nvel do pescoo. Reao dor: A incapacidade de movimentos geralmente esta associada insensibilidade dor. Queixa de torpor ou formigamento (parestesia) nas extremidades pode significar trauma na coluna.

Temperatura do corpo: Temperatura baixa (menos de 36 graus) pode indicar estado de choque, hemorragias, incio de insolao, exposio prolongada ao frio. Temperatura acima do normal pode ser decorrente de febre ou de exposio a calor excessivo.

Observados todos os critrios acima descritos, importante proceder imobilizao da vtima e aguardar a chegada de socorro, para que a mesma possa ser imediatamente transferida para o hospital.

Das könnte Ihnen auch gefallen