Sie sind auf Seite 1von 19

Malu Arago Direito Constitucional

Curso Completo de Direito Constitucional em Exerccios CESPE


DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Direitos de primeira gerao (dimenso): so os direitos civis e polticos, e compreendem as liberdades clssicas (liberdade, propriedade, vida, segurana). So direitos do indivduo perante o Estado, so limites impostos atuao do Estado, resguardando direitos considerados indispensveis a cada pessoa humana. Significa uma prestao negativa, um no fazer do Estado, em prol do cidado. Direitos de segunda gerao (dimenso): correspondem aos direitos sociais, que so direitos de contedo econmico e cultural que visam melhorar as condies de vida e de trabalho da populao. Significa uma prestao positiva, um fazer do Estado em prol dos menos favorecidos pela ordem social e econmica. Esses direitos nasceram em razo de lutas de uma nova classe social, os trabalhadores. Direitos de terceira gerao (dimenso): corresponde aos direitos difusos e coletivos, so os direitos de solidariedade e fraternidade, considerados transindividuais, os direitos de pessoas coletivamente consideradas. So direitos coletivos, como a proteo ao meio ambiente, qualidade de vida saudvel, ao progresso, paz, autodeterminao dos povos e a defesa do consumidor, da infncia e da juventude. MS 22.164, 17/11/95. Enquanto os direitos de primeira gerao (direitos civis e polticos) que compreendem as liberdades clssicas, negativas ou formais realam o princpio da liberdade e os direitos de segunda gerao (direitos econmicos, sociais e culturais) que se identifica com as liberdades positivas, reais ou concretas acentuam o princpio da igualdade, os direitos de terceira gerao, que materializam poderes de titularidade coletiva atribudos genericamente a todas as formaes sociais, consagram o princpio da solidariedade e constituem um momento importante no processo de desenvolvimento, expanso e reconhecimento dos direitos humanos, caracterizados, enquanto valores fundamentais indisponveis, nota de uma essencial inexauribilidade. 1. (UnB/CESPE TRE/ES Tcnico Judicirio rea: Administrativa - 2011) Acerca dos direitos e garantias constitucionais, julgue os itens a seguir. ___Os direitos fundamentais considerados de primeira gerao compreendem as liberdades clssicas, negativas ou formais.

2. (Cespe/UnB AGU/2010 Administrador) Com relao aos princpios, direitos e garantias fundamentais da Constituio Federal de 1988, julgue os itens a seguir. ___ Embora se saliente, nas garantias fundamentais, o carter instrumental de proteo a direitos, tais garantias tambm so direitos, pois se revelam na faculdade dos cidados de exigir dos poderes pblicos a proteo de outros direitos, ou no reconhecimento dos meios processuais adequados a essa finalidade.

Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: I homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio;

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

II ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei; III ningum ser submetido a tortura ou tratamento desumano ou degradante; IV livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato; V assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem; VI inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e as suas liturgias; VII assegurada, nos termos da lei, a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva; VIII ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei; IX livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena; X so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao; XI a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do Morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou durante o dia, por determinao judicial; XII inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal;

3. (UnB/CESPE STM Analista Judicirio rea: Administrativa - 2011) Com relao aos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens seguintes. ___As pessoas jurdicas so beneficirias dos direitos e garantias individuais, desde que tais direitos sejam compatveis com sua natureza.

4. (Cespe/UnB MPU/2010 Analista Administrativo) A respeito dos princpios fundamentais, da aplicabilidade das normas constitucionais e dos direitos sociais, julgue os itens a seguir. __ Sendo os direitos fundamentais vlidos tanto para as pessoas fsicas quanto para as jurdicas, no h, na Constituio Federal de 1988 (CF), exemplo de garantia desses direitos que se destine exclusivamente s pessoas fsicas.

5. (CESPE/UnB Analista em C&TJr - Direito/Legislao Pblica em Sade INCA 2010) Com relao aos princpios constitucionais e aos direitos e garantias fundamentais trazidos pela CF, julgue os itens que se seguem. __ Segundo posio majoritria do Supremo Tribunal Federal (STF), a realizao de pesquisas em clulastronco embrionrias ofende o direito vida, assim como o princpio da dignidade da pessoa humana.

6. (UnB/CESPE TRE/ES Tcnico Judicirio rea: Administrativa - 2011) Com relao constituio em geral e aos princpios constitucionais fundamentais, julgue os itens que se seguem.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

__O princpio da legalidade no se confunde com o da reserva legal: o primeiro pressupe a submisso e o respeito lei; o segundo se traduz pela necessidade de a regulamentao de determinadas matrias ser feita necessariamente por lei formal.

7. (CESPE/UnB PC/ES Delegado de Polcia Substituto - 2011) Julgue o item seguinte, relativo aos direitos e garantias fundamentais. __Com fundamento no dispositivo constitucional que assegura a liberdade de manifestao de pensamento e veda o anonimato, o Supremo Tribunal Federal (STF) entende que os escritos annimos no podem justificar, por si s, desde que isoladamente considerados, a imediata instaurao de procedimento investigatrio.

8. (UnB/CESPE TRE/ES Analista Judicirio rea: Administrativa - 2011) A respeito dos princpios, dos direitos e das garantias fundamentais previstos no texto da Constituio Federal de 1988 (CF), julgue os itens a seguir. __Se um indivduo, depois de assaltar um estabelecimento comercial, for perseguido por policiais militares e, na tentativa de fuga, entrar em casa de famlia para se esconder, os policiais esto autorizados a entrar na residncia e efetuar a priso, independentemente do consentimento dos moradores.

9. (UnB/CESPE STM Analista Judicirio rea: Administrativa - 2011) Com relao aos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens seguintes. __O Ministrio Pblico pode determinar a violao de um domiclio para realizao de busca e apreenso de objetos que possam servir de prova em um processo.

10. (Cespe/UnB TRT 5. R Analista Judicirio rea Judiciria - 2008) Uma empresa estrangeira com filial no Brasil no aplica o Estatuto do Pessoal da Empresa aos funcionrios brasileiros, apenas aos empregados naturais do seu pas de origem. Essa poltica adotada pela empresa gera vantagens salariais aos empregados estrangeiros, embora estes desempenhem funes idnticas s dos brasileiros. Com base na situao hipottica descrita, julgue os seguintes itens quanto aos direitos fundamentais. __ De acordo com a jurisprudncia do STF, a situao descrita no configura discriminao inconstitucional, visto que foi feita com base em critrios objetivos e razoveis. __ O dispositivo constitucional segundo o qual todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, no se aplica aos estrangeiros residentes no pas, mas apenas aos brasileiros natos ou naturalizados.

11. (Cespe/UnB Juiz Fedral 5. Regio 2009) Considerando a jurisprudncia do STF, assinale a opo correta acerca dos direitos e garantias fundamentais.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

___Suponha que, por determinao judicial, tenha sido instalada escuta ambiental no escritrio de advocacia de Pedro, para apurar a sua participao em fatos criminosos apontados em ao penal. Nessa situao hipottica, se essa escuta foi instalada no turno da noite, quando vazio estava o escritrio em tela, eventual prova obtida nessa diligncia ser ilcita, por violao ao domiclio, ainda que preenchidos todos os demais requisitos legais.

12. (Cespe/UnB TRT 17 Regio Analista Judicirio rea Judiciria) Julgue os itens que se seguem, relativos aos direitos e s garantias fundamentais. ___ O estrangeiro sem domiclio no Brasil no tem legitimidade para impetrar habeas corpus, j que os direitos e as garantias fundamentais so dirigidos aos brasileiros e aos estrangeiros aqui residentes. ___ Caso um escritrio de advocacia seja invadido, durante a noite, por policiais, para nele se instalar escutas ambientais, ordenadas pela justia, j que o advogado que ali trabalha estaria envolvido em organizao criminosa, a prova obtida ser ilcita, j que a referida diligncia no foi feita durante o dia.

13. (Cespe/UnB - Agente de Inteligncia/ABIN 2008) Uma famosa atriz estrangeira, em viagem de frias pelo Brasil, foi fotografada juntamente com o seu namorado brasileiro, por jornalistas que pretendiam publicar as fotos em revistas de grande circulao. Considerando a situao hipottica apresentada, julgue os itens a seguir, relativos aos direitos e garantias fundamentais. __ A liberdade de imprensa no admite censura. Dessa forma, o casal no poderia impedir, mesmo judicialmente, a divulgao das fotos. __ Conforme a CF, a referida atriz no poderia reivindicar, em seu favor, todos os direitos e garantias fundamentais previstos no texto constitucional.

14. (Cespe/UnB - Agente de Inteligncia/ABIN 2008) Acerca dos princpios fundamentais e dos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens seguintes. __ Considerando a hiptese de que um cidado esteja internado em entidade civil de internao coletiva e professe como religio o candombl, nessa hiptese, sendo o Estado brasileiro laico, no ser a Unio obrigada a assegurar a esse interno as condies para que ele tenha assistncia religiosa. __ Caso um indivduo tenha se recusado a prestar o servio militar obrigatrio e a cumprir a prestao alternativa estabelecida em lei, ele estar sujeito suspenso dos direitos polticos.

15. (Cespe/UnB - Agente de Inteligncia/ABIN 2008) No que diz respeito aos direitos e s garantias fundamentais, julgue o prximo item. __ Considere a seguinte situao hipottica. Um romancista famoso publicou, no Brasil, um livro no qual defende a tese de que as pessoas que seguem determinada religio seriam menos evoludas do que as que seguem outra religio. Nessa situao, tal afirmao poderia ser enquadrada como racismo, embora, tecnicamente, religio no constitua raa.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

16. (Cespe/UnB Analista Judicirio rea judiciria TRE/BA - 2010) Com relao aos direitos e s garantias fundamentais e aos direitos polticos, julgue os itens seguintes. __ Os sigilos bancrio e fiscal so consagrados como direitos individuais constitucionalmente protegidos que podem ser excepcionados por ordem judicial fundamentada. Nesse sentido, vlida a quebra de sigilo bancrio de membros do Congresso Nacional quando decretada por um TRE em investigao criminal destinada apurao de crime eleitoral.

17. (Cespe/UnB TRE/MT Analista Judiciria rea judiciria/2010) Assinale a opo correta a respeito dos direitos e deveres individuais e coletivos. (A) Em razo do carter absoluto do princpio da isonomia, no se admite o estabelecimento de proibies relativas ao acesso em determinadas carreiras por critrio de idade. (B) O dano moral, que atinge a esfera ntima da vtima, agredindo seus valores, humilhando e causando dor, no recai sobre pessoa jurdica. (C) A garantia constitucional da inviolabilidade de domiclio abrange qualquer compartimento habitado, mas no os compartimentos onde algum exerce atividade profissional. (D) A CF assegura a prestao de assistncia religiosa tanto s entidades hospitalares privadas quanto s pblicas, bem como aos estabelecimentos prisionais civis e militares. (E) O sigilo das comunicaes telefnicas inviolvel, podendo ser rompido somente por autorizao judicial ou por deciso da autoridade policial responsvel pelo inqurito, quando existirem fundados elementos reveladores da prtica de crime.

18. (CESPE/UnB Procurador Federal AGU 2010) Quanto a direitos e garantias individuais e coletivos, julgue os itens a seguir. __ O habeas corpus constitui, segundo o STF, medida idnea para impugnar deciso judicial que autoriza a quebra de sigilos fiscal e bancrio em procedimento criminal.

19. (CESPE/UnB INSS Atividade Tcnica de Suporte Engenheiro Civil - 2009) A respeito do direito constitucional, julgue os itens a seguir. __ Apesar de a Constituio Federal de 1988 (CF) prever que o sigilo de correspondncia inviolvel, admite-se a sua limitao infraconstitucional quando h conflito com outro interesse de igual ou maior relevncia.

20. (UnB/CESPE SGA/AC - Escrivo de Polcia 2008) A respeito do direito constitucional, julgue os itens seguintes. __ Um agente de polcia pode adentrar em quarto de hotel ocupado para realizar a busca e apreenso de objeto constitutivo de crime, mesmo sem mandado judicial, durante o dia, j que quarto de hotel no pode ser considerado como casa.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

21. (Cespe/UnB Agente Administrativo DPU/2010) Quanto aos direitos fundamentais, assinale a opo correta. (A) A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo, durante o dia, para prestar socorro, em caso de flagrante delito ou desastre ou por determinao judicial. (B) A CF prev o direito livre manifestao de pensamento, preservando tambm o anonimato. (C) assegurada, nos termos da lei, a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis de internao coletiva, direito esse que no se estende s entidades militares de internao. (D) So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral quando sua violao provoque qualquer tipo de sofrimento vtima. (E) livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.

22. (CESPE/UnB INSS Atividade Tcnica de Suporte Engenheiro Civil - 2009) A respeito do direito constitucional, julgue os itens a seguir. ___ Os direitos individuais considerados como clusulas ptreas se restringem aos previstos no art. 5. do texto constitucional. ___ Uma pessoa jurdica pode pleitear na justia indenizao por danos materiais e morais no caso de violao sua honra objetiva, representada por sua reputao e boa fama perante a sociedade. ___ O Ministrio Pblico pode determinar a violao de domiclio alheio para a realizao de uma busca e apreenso de materiais e equipamentos que possam servir como prova em um processo. ___ No admitida a interceptao telefnica entre o acusado em processo criminal e seu defensor, pois o sigilo profissional do advogado uma garantia do devido processo legal.

23. (CESPE/UnB AL/CE Analista Legislativo 2011) No que diz respeito organizao dos poderes no Estado, julgue os seguintes itens. __Uma CPI pode, por autoridade prpria e sem a necessidade de interveno judicial, determinar, mediante deciso motivada e fundamentada, a quebra do sigilo de dados telefnicos.

24. (CESPE/UnB INSS Perito Mdico Previdencirio 2010) A respeito do direito constitucional, julgue os itens seguintes. ___ O direito vida compreende somente o direito de uma pessoa de continuar viva.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

___ Quando um jornalista denuncia fatos de interesse geral, como os relacionados s organizaes criminosas especializadas no desvio de verbas pblicas, est juridicamente desobrigado de revelar a fonte da qual obteve suas informaes.

XIII livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer; XIV assegurado a todos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional; XV livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens; XVI todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente;

25. (Cespe/UnB 2009 TCE/AC - Analista de Controle Externo Direito) Antnio, governador de determinado estado, visando impedir um comcio marcado para o dia seguinte em praa pblica, determinou ao comando da polcia militar a priso de Joo, organizador do comcio. Alm disso, o governador Antnio baixou um decreto determinando que todos os que comparecessem ao comcio fossem presos. O governador fundamentou sua deciso na necessidade de preservar a ordem pblica e no fato de no ter sido solicitada autorizao para a realizao do evento. Foi assegurado a Joo o direito a um advogado e a um telefonema. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta tendo em vista os direitos e garantias fundamentais previstos na CF. (A) A priso de Joo, em tese, foi legal, visto que devidamente fundamentada e decidida pela autoridade competente. (B) Joo poder impetrar, por meio de seu advogado, mandado de segurana visando questionar a legalidade de sua priso e garantir o seu direito de ir e vir. (C) Joo deveria ter solicitado autorizao prvia para a realizao do comcio, no sendo suficiente o simples aviso prvio autoridade competente. (D) A priso de Joo e o local onde foi recolhido deveriam ter sido comunicados imediatamente ao juiz competente e a sua famlia. (E) Joo s poderia ter sido preso em sua residncia, no perodo da noite, por deciso judicial.

26. (CESPE/UnB Analista em C&TJr - Direito/Legislao Pblica em Sade INCA 2010) Com relao aos princpios constitucionais e aos direitos e garantias fundamentais trazidos pela CF, julgue os itens que se seguem. __ De acordo com posio unnime do STF, ao examinar a liberdade de reunio expressa no art. 5., inciso XVI, da CF, inconstitucional norma distrital que vede a realizao de qualquer manifestao pblica, com a utilizao de carros e aparelhos de som na Praa dos Trs Poderes e na Esplanada dos Ministrios, em Braslia, por no encontrar razoabilidade na prpria CF.

XVII plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar;

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

XVIII a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento; XIX as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado; ADI 3.045, 1./6/07. Cabe enfatizar, neste ponto, que as normas inscritas no art. 5, incisos XVII a XXI da atual Constituio Federal protegem as associaes, inclusive as sociedades, da atuao eventualmente arbitrria do legislador e do administrador, eis que somente o Poder Judicirio, por meio de processo regular, poder decretar a suspenso ou a dissoluo compulsria das associaes. Mesmo a atuao judicial encontra uma limitao constitucional: apenas as associaes que persigam fins ilcitos podero ser compulsoriamente dissolvidas ou suspensas. Atos emanados do Executivo ou do Legislativo, que provoquem a compulsria suspenso ou dissoluo de associaes, mesmo as que possuam fins ilcitos, sero inconstitucionais. XX ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado; XXI as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente;

27. (Cespe/UnB Analista Tcnico Administrativo DPU/2010) Considerando os direitos fundamentais contidos na CF, assinale a opo correta. (A) A criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedadas a dissoluo compulsria dessas instituies ou a suspenso de suas atividades. (B) A CF assegura plena liberdade para o exerccio de trabalho, ofcio ou profisso, sendo vedadas restries de qualquer natureza. (C) Os tratados e convenes internacionais acerca dos direitos humanos que forem aprovados, em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. (D) No caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder fazer uso de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao, independentemente da ocorrncia de dano. (E) Todos tm direito a receber dos rgos pblicos quaisquer informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que tm de ser prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade.

28. (UnB/CESPE TRE/ES Analista Judicirio rea: Judiciria - 2011) Julgue os itens que se seguem, relativos aos direitos e s garantias fundamentais. __Uma associao j constituda somente poder ser compulsoriamente dissolvida mediante deciso judicial transitada em julgado, na hiptese de ter finalidade ilcita.

XXII garantido o direito de propriedade; XXIII a propriedade atender a funo social; XXIV a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituio;

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

XXV no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano; XXVI a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento; XXVII aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, transmissvel aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; XXVIII so assegurados, nos termos da lei: a) a proteo s participaes individuais em obras coletivas e reproduo da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; b) o direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intrpretes e s respectivas representaes sindicais e associativas; XXIX a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas; XXX garantido o direito de herana; XXXI a sucesso de bens de estrangeiros situados no Pas ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do de cujus; XXXII o Estado promover, na forma da lei, a defesa do consumidor; Smula 386 Pela execuo de obra musical por artistas remunerados devido direito autoral, no exigvel quando a orquestra for de amadores. 29. (UnB/CESPE SGA/AC - Escrivo de Polcia 2008) A respeito do direito constitucional, julgue os itens seguintes. __ O direito de edificar relativo, uma vez que est condicionado funo social da propriedade. ___ Se um clube recreativo contratar uma banda de msicos amadores para tocar em um evento, nessa situao, ser devido o pagamento de direitos autorais.

30. (CESPE/UnB PC/ES Escrivo de Polcia - 2011) Tendo em vista a disciplina constitucional sobre os direitos liberdade e propriedade, julgue os prximos itens. __A propriedade poder ser desapropriada por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mas sempre mediante justa e prvia indenizao em dinheiro.

31. (CESPE/UnB PC/ES Perito Criminal - 2011) Quanto aos direitos e s garantias fundamentais, julgue o prximo item. __Considerando o mbito de abrangncia dos direitos constitucionais segurana e propriedade, na hiptese de uma autoridade estadual competente, no exerccio de suas funes institucionais, vier a utilizar propriedade particular para se evitar iminente perigo pblico, no ser devida qualquer indenizao ulterior ao respectivo proprietrio pela utilizao do bem, salvo se houver dano.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

32. (UnB/CESPE PREVIC Tcnico Administrativo - 2011) No que concerne ao direito constitucional, julgue os itens de 40 a 45 luz da Constituio Federal de 1988 (CF). __De acordo com a CF, com o objetivo de fomentar a produo e a renda, a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de qualquer tipo de dbito adquirido. XXXIII todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado; XXXIV so a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: a) o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder; b) a obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situao de interesse pessoal; RE 472.489 AgR, 29/8/08. O direito certido traduz prerrogativa jurdica, de extrao constitucional, destinada a viabilizar, em favor do indivduo ou de uma determinada coletividade (como a dos segurados do sistema de previdncia social), a defesa (individual ou coletiva) de direitos ou o esclarecimento de situaes. A injusta recusa estatal em fornecer certides, no obstante presentes os pressupostos legitimadores dessa pretenso, autorizar a utilizao de instrumentos processuais adequados, como o mandado de segurana ou a prpria ao civil pblica. O Ministrio Pblico tem legitimidade ativa para a defesa, em juzo, dos direitos e interesses individuais homogneos, quando impregnados de relevante natureza social, como sucede com o direito de petio e o direito de obteno de certido em reparties pblicas. 33. (CESPE/UnB Procurador Federal AGU 2010) Quanto a direitos e garantias individuais e coletivos, julgue os itens a seguir. ___ A CF assegura a todos, independentemente do pagamento de taxas, a obteno de certides em reparties pblicas, para a defesa de direitos e esclarecimentos de situaes de interesse pessoal. Nesse sentido, no sendo atendido o pedido de certido, por ilegalidade ou abuso de poder, o remdio cabvel ser o habeas data.

34. (Cespe/UnB Analista do Seguro Social INSS/2008) Em 2007, Lcio requereu aposentadoria por tempo de servio perante o INSS por ter atingido a idade mnima exigida para o benefcio e 35 anos de contribuio. O INSS indeferiu o requerimento porque no considerou o perodo trabalhado em XY Comrcio Ltda., tempo de servio reconhecido e anotado na carteira de trabalho de Lcio por fora de sentena trabalhista transitada em julgado. Ante tal indeferimento, o trabalhador solicitou ao INSS cpia do processo administrativo em que constava o indeferimento ou certido circunstanciada de inteiro teor do processo, mas o servidor que o atendeu recusou-se a lhe fornecer a documentao solicitada. Considerando essa situao hipottica, julgue os seguintes itens. ___ direito de Lcio o recebimento da certido, que deve retratar fielmente os fatos ocorridos no processo de requerimento de aposentadoria. ___ Na hiptese em questo, Lcio poder impetrar mandado de segurana para obter a certido.

10

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

35. (UnB/CESPE PREVIC Especialista em Previdncia Complementar Atuarial - 2011) Considerando as disposies constitucionais relativas aos direitos e garantias fundamentais, julgue os seguintes itens. ___Independentemente do pagamento de taxas, assegurada a todos, para a defesa e esclarecimento de situaes de interesse pessoal e de terceiro, a obteno de certides em reparties pblicas.

XXXV a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito; XXXVI a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada; XXXVII no haver juzo ou tribunal de exceo; Nelson Nery Jnior assevera que a garantia do juiz natural tridimensional. Significa que: 1) no haver juzo ou tribunal ad hoc, isto , tribunal de exceo; 2) todos tm direito de submeter-se a julgamento (civil e penal) por juiz competente, pr-constitudo na forma da lei; 3) o juiz competente tem de ser imparcial. 36. (UnB/CESPE STM Tcnico Judicirio rea: Administrativa - 2011) Com relao aos direitos e s garantias fundamentais, julgue os itens seguintes. ___A imparcialidade do Poder Judicirio e a segurana do povo contra o arbtrio estatal so garantidas pelo princpio do juiz natural, que assegurado a todo e qualquer indivduo, brasileiro e estrangeiro, abrangendo, inclusive, pessoas jurdicas.

XXXVIII reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurados: a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votaes; c) a soberania dos veredictos; d) a competncia para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida; Smula 721 - A competncia constitucional do Tribunal do Jri prevalece sobre o foro por prerrogativa de funo estabelecido exclusivamente pela Constituio estadual. Smula 603 - A competncia para o processo e julgamento de latrocnio do juiz singular e no do tribunal do jri. 37. (UnB/CESPE STF - Analista Judicirio rea Judiciria 2008) Com relao aos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens que se seguem. ____ O julgamento dos crimes dolosos contra a vida de competncia do tribunal do jri, mas a CF no impede que outros crimes sejam igualmente julgados por esse rgo. 38. (UnB/CESPE SGA/AC - Escrivo de Polcia 2008) A respeito do direito constitucional, julgue os itens seguintes. ____ A Constituio Federal estabelece que a competncia para julgar os crimes dolosos contra a vida do tribunal do jri. Sendo assim, compete ao referido tribunal o julgamento de crimes de latrocnio.

XXXIX no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal; XL a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru;

11

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

XLI a lei punir qualquer discriminao atentatria dos direitos e liberdades fundamentais; XLII a prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso, nos termos da lei; XLIII a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por ele respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem; HC 90.364, 30-11-07. "O art. 5, XLIII, da Constituio, que probe a graa, gnero do qual o indulto espcie, nos crimes hediondos definidos em lei, no conflita com o art. 84, XII, da Lei Maior. O decreto presidencial que concede o indulto configura ato de governo, caracterizado pela ampla discricionariedade". XLIV constitui crime inafianvel e imprescritvel a ao de grupos armados, civis e militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico; 39. (Cespe/UnB MPU/2010 Analista Processual) A Constituio Federal de 1988 (CF) apresenta, em sua conformao estrutural, os elementos constitutivos do Estado, quais sejam, a soberania, a finalidade, o povo e o territrio. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem, relacionados a esses elementos. __Considerando que os direitos sejam bens e vantagens prescritos no texto constitucional e as garantias sejam os instrumentos que asseguram o exerccio de tais direitos, a garantia do contraditrio e da ampla defesa ocorre nos processos judiciais de natureza criminal de forma exclusiva.

40. (UnB/CESPE - Analista Judicirio rea Judiciria STJ/2008) Julgue os itens que se seguem, relativos aos princpios e aos direitos e garantias fundamentais previstos na CF. ___ No Brasil, o terrorismo e o racismo so imprescritveis, inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia.

XLV nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido; XLVI a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: a) privao ou restrio da liberdade; b) perda dos bens; c) multa; d) prestao social alternativa; e) suspenso ou interdio de direitos; XLVII no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de carter perptuo; c) de trabalhos forados; d) de banimento; e) cruis; XLVIII a pena ser cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado; XLIX assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral; L s presidirias sero asseguradas s condies para que possam permanecer com seus filhos durante o perodo de amamentao;

12

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

LI nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei; LII no ser concedida extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio; LIII ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente; LIV ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; LV aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, so assegurados o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

Smula vinculante 5 - A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a constituio.

41. (Cespe/UnB TRT 5. R Tcnico Judicirio rea Administrativa - 2008) Em relao aos direitos e s garantias fundamentais, julgue os itens a seguir. 87__ proibida a instituio de pena de morte no Brasil por fora de mandamento constitucional.

42. (UnB/CESPE SGA/AC - Escrivo de Polcia 2008) A respeito do direito constitucional, julgue os itens seguintes. 51__ Um brasileiro nato que possua envolvimento comprovado em crime de trfico ilcito de entorpecentes pode ser extraditado, desde que cumpridas as formalidades estabelecidas na lei.

42. (Cespe/UnB Juiz Fedral 5. Regio 2009) Considerando a jurisprudncia do STF, assinale a opo correta acerca dos direitos e garantias fundamentais. ___ Considere que Paulo tenha respondido a processo administrativo disciplinar e optado por nomear como seu defensor um colega de trabalho que no era nem advogado nem bacharel em direito. Nessa situao hipottica, caracteriza-se violao ao princpio da ampla defesa.

43. (Cespe/UnB MPU/2010 Analista Processual) Relativamente aos direitos e garantias fundamentais, julgue o item seguinte. __O ordenamento constitucional veda o envio compulsrio de brasileiros ao exterior, que caracterizaria a pena de banimento, assim como probe a retirada coativa de estrangeiros do territrio nacional, que caracterizaria a pena de expulso.

LVI so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos; LVII ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria; LVIII o civilmente identificado no ser submetido identificao criminal, salvo nas hipteses previstas em lei; LIX ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal;

13

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

LX a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem; LXI ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei; LXII a priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada; LXIII o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado; LXIV o preso tem direito identificao dos responsveis por sua priso ou por interrogatrio policial; LXV a priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria; LXVI ningum ser levado priso ou nela mantido quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana; LXVII no haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel, de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel; . 44. (UnB/CESPE STF - Analista Judicirio rea Judiciria 2008) Com relao aos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens que se seguem. __ O preso tem direito identificao dos responsveis pelo seu interrogatrio policial.

45. (CESPE/UnB Analista em C&TJr - Direito/Legislao Pblica em Sade INCA 2010) Com relao aos princpios constitucionais e aos direitos e garantias fundamentais trazidos pela CF, julgue os itens que se seguem. __ Segundo posio atual do STF, as nicas hipteses aceitas de priso civil, no direito brasileiro, so a do devedor de alimentos e a do depositrio infiel.

LXVIII - conceder-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder; LXIX - conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico; LXX - o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por: a) partido poltico com representao no Congresso Nacional; b) organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados; LXXI - conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta da norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania; LXXII - conceder-se- habeas data: a) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; b) para retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo; LXXIII - qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio

14

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia;

46. (Cespe/UnB TRE/MT Tcnico Judicirio rea administrativa/2010) Com relao s garantias constitucionais, assinale a opo correta. (A) O habeas corpus pode ser impetrado tanto contra ato emanado do poder pblico como contra ato de particular, sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo. (B) O mandado de segurana pode ser interposto mesmo contra ato administrativo do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de cauo. (C) O habeas data destina-se a assegurar o conhecimento de informaes pessoais constantes de registro de bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico, desde que geridas por servidores do Estado. (D) O mandado de injuno tem como objeto o no cumprimento de dever constitucional de legislar que, de alguma forma, afete direitos constitucionalmente assegurados, sendo pacfico, na jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal (STF), que ele s cabvel se a omisso tiver carter absoluto ou total, e no parcial. (E) O mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por pessoas jurdicas, pblicas ou privadas, como as organizaes sindicais e as entidades de classe legalmente constitudas, mas no por partidos polticos.

47. (CESPE/UnB TRT 1R Tcnico Judicirio rea Adm - 2008) A respeito dos direitos e garantias individuais, assinale a opo correta. (A) O habeas data o instrumento processual adequado para o controle judicial de eventuais ilegalidades consistentes no cerceamento da liberdade de locomoo. (B) O mandado de segurana garantia fundamental voltada soluo de violao a direito lquido e certo no plano cvel, no podendo ser utilizado na esfera penal. (C) Para propor ao popular, o cidado deve provar que est em dia com suas obrigaes eleitorais. (D) A pena de carter perptuo somente poder ser instituda se aprovada previamente em plebiscito. (E) O estrangeiro que tiver praticado crime de opinio em seu pas e ingressar no territrio nacional ser extraditado somente se existir tratado internacional prevendo a situao.

48. (CESPE/UnB INSS Atividade Tcnica de Suporte Engenheiro Civil - 2009) A respeito do direito constitucional, julgue os itens a seguir. __ Admite-se impetrao de habeas corpus contra um hospital particular que prive um paciente do seu direito de liberdade de locomoo. ___ Os direitos individuais considerados como clusulas ptreas se restringem aos previstos no art. 5. do texto constitucional.

15

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

49. (UnB/CESPE STF - Analista Judicirio rea Judiciria 2008) Com relao aos __ A CF exige que o habeas corpus seja cabvel apenas contra ato de autoridade pblica. __ A ao popular contra o presidente da Repblica deve ser julgada pelo STF.

50. (Cespe/UnB TRT 5. R Tcnico Judicirio rea Administrativa - 2008) Em relao aos direitos e s garantias fundamentais, julgue os itens a seguir. __ Para propositura de ao popular, o autor deve demonstrar a plenitude do exerccio de seus direitos polticos. __ O habeas data o instrumento adequado para afastar ilegalidade de privao do direito de liberdade. __ Qualquer partido poltico pode impetrar mandado de segurana coletivo para proteo de direito lquido e certo.

51. (CESPE/UnB Agente da Polcia Federal - 2009) Acerca dos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens seguintes, luz da CF. ___ Conceder-se- habeas data para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante ou de terceiros, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico.

52. (CESPE/UnB INSS Atividade Tcnica de Suporte Engenheiro Civil - 2009) A respeito do direito constitucional, julgue os itens a seguir. __ Admite-se impetrao de habeas corpus contra um hospital particular que prive um paciente do seu direito de liberdade de locomoo.

53. (CESPE/UnB PC/ES Escrivo de Polcia - 2011) Julgue o item que se segue, relativo garantia dos direitos coletivos. ___So legitimados para a propositura do mandado de segurana coletivo os partidos polticos com representao no Congresso Nacional, as entidades de classe, as associaes e as organizaes sindicais em funcionamento h pelo menos um ano, na defesa dos interesses coletivos e dos interesses individuais homogneos.

Comentrio: o erro da questo que os legitimados s podem impetrar mandado de segurana na defesa dos interesses coletivos e dos interesses individuais homogneos dos seus membros e associados.

16

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

LXXIV o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovem insuficincia de recursos; Rcl 1.905 ED-AgR, 20/09/02. Ao contrrio do que ocorre relativamente s pessoas naturais, no basta a pessoa jurdica asseverar a insuficincia de recursos, devendo comprovar, isto sim, o fato de se encontrar em situao inviabilizadora da assuno dos nus decorrentes do ingresso em juzo. LXXV o Estado indenizar o condenado por erro judicirio, assim como o que ficar preso alm do tempo fixado na sentena; LXXVI so gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei: a) o registro civil de nascimento; b) a certido de bito. LXXVII so gratuitas as aes de habeas corpus e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessrios ao exerccio da cidadania. LXXVIII a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004). 1 As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata; 2 Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela elaborados, ou de tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. ADI 939-07/DF. O rol de direitos e garantias individuais, protegidos pela clusula ptrea, art. 60, 4, IV, previstos no art. 5 da Constituio no exaustivo, h outros dispositivos na Lei Maior, isto sem considerar a regra bsica do 2 do art. 5, segundo o qual os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados... Houve o agasalho, portanto, de direitos e garantias explcitos e de direitos e garantias implcitos. 3 Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004). 4 O Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004).

54. (Cespe/UnB TRE/MT Analista Judiciria rea judiciria/2010) Quanto aos direitos e garantias individuais, assinale a opo correta. (A) O direito durao razovel do processo, tanto no mbito judicial quanto no mbito administrativo, um direito fundamental previsto expressamente na CF. (B) A CF garante a todos o direito de reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao ou prvio aviso autoridade competente. (C) Segundo a CF, cabe mandado de injuno para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico. (D) Os direitos e garantias fundamentais esto previstos de forma taxativa na CF. (E) A CF permite que seja constitudo tribunal penal especial para o julgamento de crimes hediondos que causem grande repercusso na localidade em que foram cometidos.

17

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

55. (CESPE/UnB FINEP - Analista - rea Jurdica/2009) Quanto aos direitos fundamentais e tutela constitucional das liberdades, assinale a opo correta. (A) A CF prev direito indenizao por dano material, moral e imagem, consagrando ao ofendido a reparabilidade em virtude dos prejuzos sofridos, no sendo possvel, por essa razo, pedido autnomo de indenizao por danos morais, sem que tenha havido dano material concomitante. (B) Dispe a CF que nenhum brasileiro pode ser extraditado, nem concedida extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio. (C) As aes de habeas corpus e habeas data so gratuitas. (D) Ser cabvel, em qualquer circunstncia, manejo de mandado de segurana para proteger direito lquido e certo quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do poder pblico. (E) Somente o brasileiro nato possui legitimao constitucional para propositura de ao popular, desde que esteja em dia com seus deveres polticos.

56. (CESPE/UnB TRT 1R Analista Judicirio rea Judiciria 2008) Quanto aos direitos fundamentais, assinale a opo correta. (A) Caso um policial militar passe, durante a madrugada, diante de uma residncia e observe a ocorrncia de transao comercial de substncia entorpecente, nessa situao, ele deve aguardar o dia amanhecer para ingressar na casa e prender os criminosos. (B) Para realizar manifestao nas ruas do centro de uma cidade, um sindicato depende de autorizao da autoridade de segurana pblica. (C) Se, em sentena judicial transitada em julgado, Jos for condenado ao perdimento de bens importados ilegalmente e, durante o curso do processo, ocorrer o falecimento de Jos, nessa situao, os sucessores dele recebero o patrimnio, j que ptrea a determinao de que nenhuma pena pode ser estendida aos sucessores do condenado. (D) O registro civil de nascimento gratuito para trabalhadores que recebam um salrio mnimo como fonte de renda da famlia. (E) Os direitos fundamentais dos indivduos esto taxativamente enumerados na CF.

57. (Cespe/UnB TRT 5. R Tcnico Judicirio rea Administrativa - 2008) Em relao aos direitos e s garantias fundamentais, julgue os itens a seguir. __ O Brasil se submete jurisdio de tribunal penal internacional a cuja criao manifeste adeso.

58. (UnB/CESPE STM Tcnico Judicirio rea: Administrativa - 2011) Com relao aos direitos e s garantias fundamentais, julgue os itens seguintes.

18

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

__Os direitos e as garantias expressos na Constituio Federal de 1988 (CF) excluem outros de carter constitucional decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, uma vez que a enumerao constante no artigo 5. da CF taxativa.

GABARITO

01 C 02 C 03 C 04 E 05 E 06 C 07 C 08 C 09 E 10 EE

11 E 12 EE 13 EC 14 E* 15 C 16 E 17 D 18 C 19 C 20 E

21 E 22 CEC 23 C 24 EC 25 D 26 C 27 C 28 C 29 CE 30 E

31 C 32 E 33 E 34 CC 35 C 36 C 37 C 38 E 39 E 40 E

41 E 42 E 42 E 43 E 44 C 45 E 46 A 47 C 48 CE 49 EE 50 CEE

51 E 52 C 53 E 54 A 55 C 56 D 57 C 58 E

19

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Das könnte Ihnen auch gefallen