Sie sind auf Seite 1von 57

DIREITO CIVIL VI

01 de fevereiro de 2011 Gilberto Notrio Ligero

PROVA: 05 de abril

DIREITO DAS COISAS

As relaes humanas, como nunca, esto cada vez mais estabelecidas no ter. O materialismo uma caracterstica estrutural da sociedade. Isso gera, sem dvidas, relaes jurdicas especficas, exigindo da literalidade legal e da interpretao jurisdicional certo enquadramento ftico respectiva norma vigente.

Conceito

O que Direito das Coisas? um ramo do Direito Civil composto por textos normativos e princpios que regulamentam o poder que as pessoas exercem sobre as coisas materiais que podem ser apropriadas bem como regulamentam o tratamento da utilizao econmica dessas coisas.

Direito das Coisas o ramo do Direito Civil que tem como contedo relaes jurdicas estabelecidas entre pessoas e coisas determinadas, ou mesmo, determinveis. Como coisas, alis, deve-se entender tudo aquilo que no humano.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

A doutrinadora Maria Helena DINIZ inclui no conceito de Direito das Coisas os bens incorpreos, como Direito Autoral, Propriedade Intelectual, etc. Malgrado tal afirmao, a posio legislativa contrria no Novo Cdigo Civil. Carlos Roberto GONALVES afirma estarem todos esses bens incorpreos no ramo de Direito da Personalidade, possuindo regramento prprio em leis esparsas. Qual a expresso correta a utilizar: Direito das Coisas ou Direitos Reais? Diversos doutrinadores entendem que coisa um grande gnero que engloba uma srie de bens, que so espcies. Nesse sentido, a utilizao da nomenclatura Direitos Reais pressupe a excluso do captulo Posse que o prprio Cdigo Civil estatui dentro do Direito das Coisas, uma vez que a posse no um Direito Real propriamente dito. Outros afirmam que a palavra real vem do latim res, que significa coisa. prefervel a expresso Direito das Coisas, por ter sido a opo metodolgica do Cdigo Civil de 2002.

Caractersticas

Nos primrdios, os Direitos Reais no eram um direito propriamente dito, e sim um poder que o homem detinha sobre determinada coisa. O sujeito no tinha um direito sobre o imvel, mas um poder sobre esse. No havia preocupao em diferenciar, portanto, Direitos Reais de Obrigacionais ou Pessoais.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

DIREITO CIVIL VI
02 de fevereiro de 2011 Gilberto Notrio Ligero

DIREITO DAS COISAS

Teorias Justificadoras do Direito Real

Com a evoluo da prpria sociedade, a relao com as coisas passou a ser chamada de Direito estabelecendo caractersticas especficas, criando uma relao jurdica entre o homem e a coisa. Surgiu, assim, duas correntes para explicar os Direitos Reais:

1. Teoria Unitria; a. Personalista; b. Realista ou Impersonalista; 2. Teoria Dualista.

A tese UNITRIA se subdivide em personalista e realista ou impersonalista. Integram as normas de direitos pessoais e de direitos reais em um s sistema.

Opem-se a ela, no entanto, as teses unitrias, que no aceitam o aludido dualismo e procuram integrar ambos os grupos de normas num s sistema. Dividem-se elas em duas teorias opostas: a personalista e a realista ou impersonalista.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

Para a teoria unitria PERSONALISTA, no existem diferenas substanciais entre os direitos reais e os pessoais, uma vez que os primeiros no seriam seno direitos obrigacionais, nos quais a prestao consistiria sempre em uma absteno que estaria a cargo de todas as pessoas. O direito obrigacional , deste modo, colocado no centro de todo o Direito Civil, abrangendo todas as relaes jurdicas civis, inclusive a do direito real.

direito obrigacional

direito das coisas direito pessoal

Afirmam que no existe relao jurdica entre pessoa e coisa, somente entre pessoa e pessoa. A preocupao recai sobre a relao existente entre uma pessoa e outra.

proprietrio (sujeito ativo) prestao

coletividade (sujeito passivo universal)

Para a teoria unitria REALISTA, tanto nos direitos pessoais quanto nos direitos reais, o que importa o bem, o ter. Ento, afirma essa corrente que os direitos reais e pessoais pertencem a um s gnero, qual seja, direitos patrimoniais.

A teoria unitria realista procura unificar os direitos reais e obrigacionais a partir do critrio patrimnio, considerando que o direito das coisas e o direito das obrigaes fazem parte de uma realidade mais ampla, que seria o direito patrimonial. Segundo esse critrio, os denominados direitos pessoais no recaem sobre a pessoa do devedor, mas sobre o seu patrimnio. A tese sustentada encontraria apoio no princpio geral segundo o qual o patrimnio do devedor constitui a garantia comum dos credores e responde por suas obrigaes.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

direito patrimonial

direito das coisas direitos obrigacionais

Para a teoria dualista, o Direito Real e o Direito Pessoal compem dois entes manifestamente distintos. H duas relaes jurdicas totalmente diferentes. Nos Direitos Obrigacionais, a relao jurdica se compe de um sujeito ativo, sujeito passivo determinado e prestao obrigacional. J nos Direitos Reais, h a figura do sujeito ativo, do poder e da coisa.

possvel existir uma relao de poder entre o sujeito ativo e a coisa, algo contrrio a tese unitria personalista.

Segundo a concepo clssica, o direito real consiste no poder jurdico, direto e imediato, do titular sobre a coisa, com exclusividade e contra todos. No plo passivo incluem-se os membros da coletividade, pois todos devem abster-se de qualquer atitude que possa turbar o direito do titular. No instante em que algum viola esse dever, o sujeito passivo, que era indeterminado, torna-se determinado.

(...)

A mencionada teoria clssica ou tradicional tambm denominada dualista, precisamente pela apontada contraposio entre os conceitos de direito pessoal e direito real, que so apresentados como dois conceitos completamente distintos: o de direito real formulado, como foi dito, considerando-se como uma relao direta e imediata entre seu titular (sujeito de direito) e a coisa (objeto do direito); e o daquele, por oposio, concebido como a relao entre uma pessoa, titular do direito (sujeito ativo) e o devedor (sujeito passivo) obrigado a cumprir uma prestao (objeto do direito) em benefcio do primeiro.

A teoria mais moderna, neocontratualismo, que estuda a justificao dos Direitos Reais, aponta para a contratualizao do Direito Privado. Afirmam que necessrio repensar o Direito Civil por inteiro, j que todas as relaes possuem um vis contratual.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

Princpios

So princpios norteadores dos Direitos Reais:

1. Absolutismo posso exercer meus direitos reais e todos devem colaborar com isso, com a limitao da funo social da coisa;

2. Publicidade so direitos postos contra todos, erga omnes. Os registro pblicos do publicidade aos Direitos Reais;

3. Taxatividade os Direitos Reais so numerus clausus. Somente o legislador pode criar Direitos Reais art. 1.225 do CC;

4. Sequela de um modo geral, o titular do Direito Real pode perseguir a coisa onde quer que ela esteja;

5. Preferncia todo titular de Direito Real tem preferncia em relao a qualquer outro. Como exemplo, a hipoteca direito real de garantia , caso a obrigao principal no for cumprida, o credor tem o direito de pegar esse imvel e levantar o valor da dvida. Esse credor tem preferncia com relao a outros credores.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

Quadro-resumo

DIREITOS PESSOAIS

DIREITOS REAIS

Normas dispositivas Mediatidade sempre haver um sujeito ativo e um sujeito passivo; Coisa genrica ou determinvel Transitrio so direitos relativos; as prestaes so cumpridas e ponto. numerus apertus significa nmero aberto, ou seja, o rol de direitos pessoais exemplificativo; como exemplo, os contratos atpicos. Objeto: prestao a prestao o liame entre sujeito ativo e passivo. Patrimnio a garantia da obrigao.

Normas de ordem pblica Imediatidade o exerccio dos direitos reais no depende da outra pessoa; o proprietrio exerce por sua prpria vontade o poder sobre a coisa. Coisa determinada Sempre ser previamente determinado; o veculo X, o imvel Y. Absoluto no h transitoriedade, pois o proprietrio exerce o seu poder sempre. O sujeito pode impor seu direito a todos, erga omnes. numerus clausus em tese, majoritariamente, os direitos reais so taxativos. Objeto: coisa a coisa que ficar submetida ao poder do titular do Direito Real. Sequela o direito de sequela significa ter o direito de buscar o bem onde quer que esteja.

Direitos Reais Relaes jurdicas entre uma pessoa (sujeito ativo) e uma coisa. O sujeito passivo no determinado, mas toda a coletividade. Princpio da Publicidade (tradio e registro) Efeitos erga omnes. Os efeitos podem ser restringidos. Rol taxativo (numerus clausus), segundo a viso clssica art. 1.225 do CC. A coisa responde (direito de sequela) Carter permanente. Instituto tpico: propriedade.

Direitos Pessoais de cunho Patrimonial Relaes jurdicas entre uma pessoa (sujeito ativo credor) e outra (sujeito passivo devedor) Princpio da autonomia privada (liberdade) Efeitos inter partes. H uma tendncia de ampliao dos efeitos. Rol exemplificativo (numerus apertus) art. 425 do CC criao dos contratos atpicos. Os bens do devedor respondem (princpio da responsabilidade patrimonial). Carter transitrio, em regra, o que vem sendo mitigado pelos contratos relacionais ou cativos de longa durao. Instituto tpico: contrato.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

DIREITO CIVIL VI
08 de fevereiro de 2011 Gilberto Notrio Ligero

ROTEIRO
DIREITO DAS COISAS Obrigaes Ambulatoriais Direito das Coisas e a Constituio Federal POSSE Introduo

DIREITO DAS COISAS

Obrigaes Ambulatrias

So obrigaes que no nascem da vontade das partes, como contratos, e sim, aquelas que nascem independentemente da vontade das partes, pois o seu nascimento deriva da titularidade de um direito real. Tambm chamadas de obrigaes propter rem ou hbridas (mistura de direito pessoal com direito real), ou ainda ambulatrias (aquilo que acompanha). Ela decorre da coisa, ou seja, est ligado ao exerccio do Direito Real. Ex.: pagamento de IPTU, normas de direito de vizinhana, de condomnio, etc.

pagamento de IPTU titular (proprietrio) dever de absteno coisa (imvel)

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

Essa relao infra acompanha, claramente, a teoria dualista. O sujeito ativo o municpio, pois esse que tem de receber. O sujeito passivo o proprietrio.

Direito das Coisas e a Constituio Federal

Atualmente, a realidade jurdica a efetivao do Direito Constitucional nas relaes privadas. Com relao ao Direito das Coisas, necessrio se ater ao Direito Constitucional de PROPRIEDADE (art. 5, caput, inciso XXII e XXIII). Sob esse enfoque, o ter cede lugar para o ser, sendo que a funo social da propriedade uma contraprestao inerente ao prprio direito de ser proprietrio. Outro Direito Constitucional importante a MORADIA (art. 6 da CF). No mais um smbolo de propriedade, ou seja, ter uma casa. , na verdade, um direito social pertencente a um patrimnio mnimo dignidade do ser humano.

POSSE

A posse, aps o Cdigo Civil de 2002, to importante quanto propriedade, a ponto de se falar da funo social da posse. Nesse codex, possvel encontrar os textos normativos entre os arts. 1196 a 1224, que inauguram o Direito das Coisas. O que , efetivamente, a posse? um poder ftico de domnio sobre uma coisa. A posse uma situao visvel, e no uma situao que nasce exclusivamente de um direito. O exemplo do proprietrio e do locatrio que, o primeiro detm a posse indireta, e o segundo, posse direta, e justifica esse primeiro conceito porque, caso haja algum problema, tanto o primeiro quanto o segundo podero se valer do direito de reintegrao de posse.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

Surge a questo se a posse mesmo um fato, ou, na verdade, trata-se de um direito? Para responder, possvel valer-se da Teoria Tridimensional de Miguel REALE (fato, valor e norma), no seguinte contexto: Premissa 1: Posse um domnio ftico, ou seja, um fato; Premissa 2: Direito fato, valor e norma; Concluso: A posse um direito.

A primeira dvida que pode surgir quanto ao instituto refere-se seguinte indagao: a posse um fato ou um direito? Na viso clssica, muitos autores enfrentaram muito bem a questo, como fez Jos Carlos Moreira Alves (Posse..., 1999, v. II, t. I, p. 69-137). Esse doutrinador aponta duas grandes correntes, a que afirma se tratar de um mero fato e outra pela qual a posse, realmente, constitui um direito. A segunda corrente, que prega o entendimento de que a posse um direito a que acaba prevalecendo na doutrina.

A bem da verdade, a posse um direito especial. No Direito Real, pois esse taxativo. No Direito Obrigacional, pois no se encontra no livro Das Obrigaes. Trata-se, portanto, de um Direito Hbrido. No anteprojeto do Novo Cdigo Cvil, o novo ttulo que trata do Direito das Coisas Da Posse e Dos Direitos Reais.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

10

DIREITO CIVIL VI
09 de fevereiro de 2011 Gilberto Notrio Ligero

ROTEIRO
POSSE Natureza Jurdica Teorias Justificadoras Da Posse 1. Teoria Objetivista; 2. Teoria Subjetivista; 3. Principais Fundamentos.

POSSE

Natureza Jurdica da Posse

O exemplo clssico do sujeito que passa usando um chapu. De quem esse acessrio? Para a explicao, necessrio desvendar duas teorias.

TEORIA SUBJETIVA

Seu principal defensor foi Friedrich Carl SAVIGNY. Essa teoria prega que a posse um fenmeno caracterizado pelo fato de se exercer o domnio sobre uma coisa que se encontra, efetivamente, nas mos do possuidor e que pode defend-la sempre que necessrio, comportando-se como proprietrio. A posse possui dois elementos: um elemento chamado VONTADE (desejo de ter a coisa como sua) e outro, chamado CORPO (ter a coisa no seu campo

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

11

de viso). Possuidor todo aquele que tem direta e concretamente o poder sobre uma determinada coisa e o nimo inequvoco de ser dono deste bem.

POSSE (TEORIA SUBJETIVISTA) = CORPUS + ANIMUS DOMINI

Essa teoria chamada tambm de teoria da defesa, pois h uma exaltao dos poderes defensrios do possuidor. Ex.: no contrato de locao, a figura do locatrio, para esse corrente, no detm a posse da coisa.

Primeiramente, para a teoria subjetivista ou subjetiva, cujo principal defensor foi Friedrich Carl SAVIGNY, a posse pode ser conceituada como o poder direto ou imediato que a pessoa tem de dispor fisicamente de um bem com a inteno de t-lo para si e de defend-lo contra a interveno ou agresso de quem quer que seja. A posse, para essa corrente, possui dois elementos. O primeiro seria o corpus, elemento material da posse, constitudo pelo poder fsico ou de disponibilidade sobre a coisa. O segundo elemento seria o subjetivo, o animus domini, a inteno de ter a coisa para si, de exercer sobre ela o direito de propriedade.

TEORIA OBJETIVA

Seu principal defensor foi Rudolf Von IHERING. Para essa teoria, a posse a disposio fsica da coisa, ou ainda, a possibilidade de exercer esse contato fsico com a inteno de explor-la economicamente. Para gozar da posse, basta ter a coisa ou t-la a sua disposio. Na maioria das vezes, a posse a exteriorizao da propriedade, tirar proveito da coisa do ponto de vista econmico. Possuidor todo aquele que tem a coisa e que possui uma relao com esta, explorando-a economicamente.

POSSE (TEORIA OBJETIVISTA) = CORPUS

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

12

Ex.: nos termos do contrato de locao, o locatrio possui a posse. Alm disso, pode ele se voltar contra o prprio proprietrio em uma eventual ao de reintegrao de posse.

Para a segunda corrente, precursora de uma teoria objetivista ou objetiva da posse, cujo principal defensor foi Rudolf Von IHERING, para constituir-se a posse basta que a pessoa disponha fisicamente da coisa ou que tenha a mera possibilidade de exercer esse contato.

TEORIA DA FUNO SOCIAL DA POSSE

Seu principal defensor foi Raymond SALEILLES. Na evoluo da Cincia do Direito, a posse est cada vez mais valorizada juridicamente como um fato social de mpar relevncia. Aplica-se a posse o ponto de vista da coletividade.

Nesse sentido, vale registrar que foram as teorias sociolgicas da posse, a partir do sculo XX, na Itlia, com Silvio Perozzi. Na Frana com Raynmoond Saleillese, na Espanha, com Antonio Hernandez Gil, que no s colocaram por terra as clebres teorias objetiva e subjetiva de Ihering e Savigny, como tambm se tornaram responsveis pelo novo conceito desses importantes institutos no mundo contemporneo, notadamente a posse, como exteriorizao da propriedade (sua verdadeira funo social).

A posse um direito que se aproxima da realidade social uma vez que seu uso e trabalho que recai sobre a coisa visam s necessidades humanas bsicas justificandose, dessa forma, o dever geral de absteno perante a situao do possuidor e a garantia do desfrute de bens essenciais.

A funo social da posse advm da funo social da propriedade (art 5, XXIII, da CF), aplicada conjuntamente com o princpio constitucional da isonomia substancial (art. 5,

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

13

caput, da CF). Isso porque, se concedida ao proprietrio determinada tutela decorrente do exerccio das posies jurdicas inerentes ao domnio e, em contrapartida, se exige dele uma srie de deveres, no substancialmente isonmico que se conceda tutela semelhante ao possuidor, que exerce faticamente grande parte das posies jurdicas do dominus, e dele nada se exija. No h, nesse ponto, diferenas substanciais que permitam um tratamento diverso da lei.

Ex.: dentro do contrato de locao, o locatrio, alm da posse, tem o dever de respeitar toda a coletividade, efetivando-se no gozo da posse sua funo social.

Na simbologia do sujeito que anda com um chapu por uma rua, que no comeo foi levantado, veja-se:

De acordo com a teoria de SAVIGNY, ele possuidor, pois tem a inteno de ser dono do chapu. A par da teoria de IHERING, h posse porque a pessoa se apresenta com o chapu, tendo o domnio ftico da coisa. Por fim, pela viso de PEROZZI e GIL, h posse diante do reconhecimento e da aceitao da coletividade de que essa pessoa possuidora.

TEORIA ADOTADA PELO CDIGO CIVIL DE 2002

possvel afirmar que o Cdigo Civil adotou parcialmente a teoria objetivista, pois, pelo art. 1.196, no h necessidade do animus. Isso no significa que o Cdigo no permita a adoo das outras teorias. Nem todos os institutos so vistos com essa ptica. Como exemplo, o art. 1.238 que trata da usucapio, deixando clara a teoria subjetivista. O art. 1.238, pargrafo nico, do CC estabelece a Teoria da Funo Social da Posse.

Art. 1.196: Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exerccio, pleno ou no, de algum dos poderes inerentes propriedade. Dessa forma, o locatrio, o comodatrio, entre outros, para o nosso direito, so possuidores e, como tais, podem utilizar as aes possessrias, inclusive contra o prprio

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

14

proprietrio. Assim sendo, o art. 1.196 do CC define a posse como o exerccio pleno ou no de alguns dos poderes inerentes propriedade. Em outras palavras, pela atual codificao, todo proprietrio possuidor, mas nem todo possuidor proprietrio.

O projeto 276/2007 realizado pelo deputado Ricardo Fiza, o art. 1.196 se transformaria, passando a ter o seguinte texto normativo:

Art. 1.196: Considera-se possuidor todo aquele que tem poder ftico de ingerncia scioeconmica, absoluto ou relativo, direto ou indireto, sobre determinado bem da vida, que se manifesta atravs do exerccio ou possibilidade de exerccio inerente propriedade ou outro direito real suscetvel de posse.

A doutrina afirma que a definio atual do CC reducionista/legalista, principalmente no que se refere funo social da propriedade.

Pensando na pessoa do possuidor, surge a questo: quem pode ser possuidor? Ser que possvel um ente despersonalizado ser possuidor? Pessoa jurdica pode? SIM. A bem da verdade, todas essas figuras podem ser possuidores.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

15

DIREITO CIVIL VI
15 de fevereiro de 2011 Gilberto Notrio Ligero

ROTEIRO
POSSE Objeto da Posse a) Caso prtico Deteno Fontes da Posse

POSSE

Objeto da Posse

CASO PRTICO

1. Direitos autorais podem ser objetos de posse? 2. Energia eltrica, gua encanada (bens semi-incorpreos), podem ser objetos de posse? 3. Bens pblicos podem ser objeto de posse? 4. Bens que esto fora do comrcio podem ser objeto de posse?

Marcos um conhecido autor de livros de romances. Recentemente, foi advertido por amigos que uma editora que no possui seus direitos autorais, publicou sua primeira obra literria. Sentindo-se lesado, procurou um advogado para obter informaes

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

16

sobre o caso, inclusive o tipo de demanda a ser proposta. Diante da situao, como deve proceder o causdico para defender os interesses de Marcos? Marcos pode cobrar eventualmente aquilo que foi indevidamente recebido pela editora, pode impedir a publicao de outros livros e retirar do mercado os livros j publicados.

Surge a questo: os direitos autorais podem ser possudos? Em regra geral, os bens que podem ser objeto de posse so coisas corpreas, visveis e passveis de disposio. Tem-se entendido tambm que coisas semi-corpreas tambm podem ser objetos da posse (ex: energia eltrica, dados, gua encanada, etc.). Mas e as coisas incorpreas e os Direitos Pessoais podem ser objeto da posse? Ser que possvel um interdito proibitrio (ao possessria) de Marcos contra a editora tentando evitar que essas obras cheguem livraria? Os Direitos Autorais podem ser objeto da posse? A doutrina e jurisprudncia j so majoritrias no sentido de afirmar que NO so objetos de posse os Direitos Autorais e outros Direitos Pessoais. Inclusive h a Smula 228 do STJ que veda a possibilidade de interdito proibitrio para a proteo de Direitos Autorais. Outros textos normativos que tratam do assunto: Lei 9.610/98, Lei 9.609/98, Lei 9.279/96. Ento, para defender Marcos, necessria busca e apreenso cominada com tutela antecipada de obrigao de no fazer. Bens pblicos podem ser objeto da posse? Art. 98 a 103 do CC. Os bens dominicais so passveis de posse. So bens que no esto recebendo uma utilizao especfica. Ex.: o ente pblico pode receber uma autorizao para locar ou vender. Ainda que isso seja admitido, em hiptese nenhuma possvel a usucapio.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

17

Coisas que esto fora do comrcio podem ser objeto de posse? Ex.: um bem que est gravado com clusula de inalienabilidade. No possvel tais bens serem objetos de posse.

Deteno

Art. 1.198 do CC. Ex.: hiptese de um sujeito que leva seu veculo para concerto em uma oficina mecnica. Deixa l o mesmo e, o tempo vai passando, e o dono do carro no vai busclo. O mecnico concerta o veculo e, como o tempo passou, ele efetua o pagamento dos devidos impostos pelo veculo. Ele vai a juzo e requer a usucapio desse objeto. possvel a concesso desse pedido? Em um caso bem parecido no Rio de Janeiro, no ficou demonstrada a posse. No mximo, ficou provada a deteno. Foi julgada improcedente essa ao, vez que no houve o animus domini no se comportou como possuidor. O que a deteno? Trata-se de uma posse desqualificada, pois, a deteno um fenmeno ftico que se caracteriza pelo exerccio da posse em nome de outrem, ou, nas hipteses em que o detentor tem a coisa por mera permisso ou concesso. No art. 1.198 do CC h uma espcie de deteno subordinada denominada fmulo da posse ou servidor da posse. o caso mais conhecido de deteno. Ex.: caseiro ou chacareiro (quando h relao de emprego, em tese, no h posse); sujeito que utiliza o veculo da empresa para realizar vendas; etc. Ento, todas as vezes que o sujeito tiver uma coisa, mas faz isso em nome de outrem, h deteno. Portanto, no h de se falar em posse, mesmo porque o legislador adotou a teoria objetiva da posse.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

18

VISO SEGUNDO A TEORIA OBJETIVA: Segunda essa teoria (objetiva), como se explica a locao? O locatrio tem posse ou deteno da coisa? Tem POSSE, por causa do art. 1.196 do CC. Posse corpus da coisa ou t-la a sua disposio para fins econmicos, segundo IHERING. VISO SEGUNDO A TEORIA SUBJETIVA: Se fizermos o mesmo raciocnio pela teoria subjetivista, a locao explicada segundo a afirmao de que o locatrio no possuidor, pela falta de animus domini. O locatrio , portanto, detentor.

Imagine um locatrio e, da noite pro dia, o vizinho comea a causar interferncias na utilizao da coisa. Pela teoria subjetivista, s o proprietrio pode resolver tal problema. Pela teoria objetiva, o prprio locatrio pode resolver todo o problema.

Fontes da Posse

H trs possibilidades: 1. Posse Natural; 2. Posse Obrigacional decorre dos contratos (ex.: locao, comodato, depsito); 3. Posse Real (ex.: propriedade, usufruto, servido).

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

19

DIREITO CIVIL VI
16 de fevereiro de 2011 Gilberto Notrio Ligero

ROTEIRO
Classificao da Posse - quanto relao pessoa-coisa a) composse - quanto presena de vcios

POSSE

Classificao da Posse

CLASSIFICAO QUANTO RELAO PESSOA-COISA

1. POSSE DIRETA OU IMEDIATA a posse exercida por aquele que, efetivamente, tem a coisa em suas mos (ex.: locatrio); 2. POSSE INDIRETA OU MEDIATA a posse exercida por quem no tem materialmente a coisa, contudo, titular de um ou mais atributos da propriedade (ex.: locador, proprietrio do bem).

A professora Maria Helena DINIZ diz que essas posses so chamadas PARALELAS, pois elas no se excluem e jamais se encontraro em um ponto comum.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

20

O art. 1.197 do CC retrata a posse direta e indireta. A tendncia sempre voltar nas mos de uma s pessoa, quais sejam, nas do proprietrio. Por isso h a caracterstica da temporariedade expressa nesse texto normativo.

Ilustrando, imagine-se um caso em que, vigente um contrato de locao de imvel urbano, o locatrio viaje e, quando volta, percebe que o imvel foi invadido pelo prprio proprietrio. Nesse caso caber uma ao de reintegrao de posse do locatrio (possuidor direto) em face do locador (possuidor indireto), pois o contrato ainda estava em vigor e deveria ter sido respeitado.

Ex.1: Joo, proprietrio de um imvel, colocou em locao os trs quartos que ali h. Percebe-se que h nesse imvel, alm dos quartos individuais, reas comuns, como banheiro, sala e quintal. Pedro, Thiago e Paulo resolvem locar esse imvel. Como fica a classificao dessa posse de acordo com o critrio relao pessoa-coisa?

Trata-se, nesse caso, de composse (contrrio a posse exclusiva). a situao pela qual duas ou mais pessoas exercem simultaneamente poderes possessrios sobre a mesma coisa (art. 1.199 do CC). Os elementos que caracterizam esse tipo de posse so: 1. Pluralidade de sujeitos, e 2. Coisa indivisa ou em estado de indiviso.

No

mesmo

exemplo,

imagine-se

que

os

trs

sujeitos

vo,

temporariamente, viajar. Pedro resolve voltar primeiro e, surpreendentemente, encontra um sujeito ali morando. Pode o Pedro defender a posse com uma ao sem anuncia dou outros dois? Sim, no necessria a autorizao dos outros.

Ex.2: Um imvel rural, objeto de herana, foi herdado por Huguinho, Zzinho e Luizinho. Trata-se de uma gleba de terras e esses sujeitos decidem por dividir esse

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

21

imvel, colocando cercas para a demarcao. Entretanto, no registro do imvel, todos so coproprietrios e eles no quiseram realizar o registro da diviso na matrcula do mesmo. Nesse caso, como no h mais composse, a jurisprudncia j pacificou que ali no h mais compartilhamento de posse. Isso importante, vez que, caso uma das glebas seja invadida, no so ambos que podero proteger a terra, somente aquele que tem a posse. Trata-se de uma composse pro diviso. Se supormos que os irmos decidam trabalhar juntos e estipulam apenas uma linha imaginria em vez de cercas no caso, a denominao composse pro indiviso (a coisa est em estado de indiviso). Ex.3: pensando num caso de semovente, imagine-se que Felipe e Caio compram um cavalo juntos. Evidente que a coisa indivisa. Ento, nesse caso, fala-se em composse pro indiviso. A questo da composse pro diviso e indiviso gera bastante discusses em sede das melhores doutrinas (Maria Helena DINIZ e Nelson ROSENVALD).

Composse pro indiviso a espcie de situao possessria em que duas ou mais pessoas exercem, ao mesmo tempo, sobre o todo, os poderes possessrios, sendo a coisa indivisa ou em estado de indiviso. Composse pro diviso, na viso do professor Carlos Roberto GONALVES, possvel falar nesse tipo de composse, que significa a situao ftica onde duas ou mais pessoas exercem, ao mesmo tempo, posse sobre coisa divisa na qualidade de co-proprietrios.

Quanto aos efeitos da composse, os compossuidores pro indiviso tm o direito de defender, sem a anuncia dos demais, o todo. Por outro lado, na denominada composse pro diviso cada um dos possuidores tem o direito de defender a sua parte.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

22

DIREITO CIVIL VI
23 de fevereiro de 2011 Gilberto Notrio Ligero

ROTEIRO
Classificao da Posse - quanto presena de vcios a) posse justa; b) posse injusta; - posse violenta; - posse clandestina; - posse precria. - quanto boa-f

POSSE

Classificao da Posse

CLASSIFICAO QUANTO PRESENA DE VCIOS

O critrio para avaliar a posse nesse tipo de classificao a violncia, a clandestinidade e a precariedade. So denominados vcios objetivos, pois os atos de violncia so sempre exteriores, visveis. Exemplo: violncia contra um veculo.

1. POSSE JUSTA a posse obtida normalmente, sem a presena de vcios. a que no apresenta os vcios da violncia, da clandestinidade ou da precariedade, sendo uma posse justa ou limpa;

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

23

2. POSSE INJUSTA a espcie de posse obtida em contrariedade ao ordenamento jurdico, de acordo com o art. 1.200 do CC, estabelecendo-se de modo vicioso. Apresenta os referidos vcios, pois foi adquirida por meio de ato de violncia, ato clandestino ou de precariedade

a) Posse violenta a coisa obtida por roubo lembra sempre esse tipo de posse. Pode ser uma ameaa ou uso da fora propriamente dita. O art. 1.224 do CC afirma que, nesses casos, enquanto no cessar essa violncia ou clandestinidade, no se adquire posse, ou seja, h deteno.

Posse violenta a obtida por meio de esbulho, for fora fsica ou violncia moral (vis). A doutrina tem o costume de associ-la ao crime de roubo. Exemplo: integrantes de um movimento popular invadem violentamente, removendo e destruindo obstculos, uma propriedade rural que est sendo utilizada pelo proprietrio, cumprindo a sua funo social.

b) Posse clandestina a espcie de posse obtida s escondidas, de maneira que o atual possuidor no tenha conhecimento do fato, ou seja, no h publicidade. Como exemplo, o furto propriamente dito.

Posse clandestina a obtida por s escondidas, de forma oculta, surdina, na calada da noite (clam). assemelhada ao crime de furto. Exemplo: integrantes de um movimento popular invadem, noite e sem violncia, uma propriedade rural que est sendo utilizada pelo proprietrio, cumprindo a sua funo social.

c) Posse precria possvel compar-la ao crime de estelionato (fraude) ou apropriao indbita (se aproveitar do fato de ter a posse para perpetu-la contra a vontade do proprietrio). Quando se fala em precariedade, lembra aquilo que falta, aquilo que est ausente.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

24

Ex.: Os haitianos vivem de forma precria, ou seja, no possuem o mnimo. A posse precria tambm guarda essa idia. Falta na posse precria um elemento de justificao, de legalidade. a posse obtida em razo do abuso de confiana por parte do possuidor que, ilegalmente, no devolve a coisa no momento adequado, seja por fora de uma posse obrigacional, ou por fora de uma posse real.

Posse precria a obtida com abuso de confiana ou de direito (precrio). Tem forma assemelhada ao crime de estelionato ou apropriao indbita, sendo tambm denominada esbulho pacfico. Exemplo: locatrio de um bem mvel que no devolve o veculo ao final do contrato.

Segundo a doutrina majoritria, a posse precria no convalesce, ou seja, nunca se tornar posse justa, pois o precarista sabe que a coisa no pode lhe pertencer. Ex.: usufruturio que deveria ter devolvido a coisa e no o fez. A posse violenta e a posse clandestina podem convalescer passado um ano e um dia, possvel a posse justa. H ao menos uma corrente minoritria que entende que a posse precria pode convalescer. Entre aspas porque, na verdade, o possuidor precrio que pode mudar seu animus. O fenmeno interversio possessionis (interverso possessria) marca a mudana de animus. O Enunciado 237, da III Jornada de Direito Civil, diz que:

cabvel a modificao do titula da posse interversio possessionis na hiptese em que o at ento possuidor direto demonstrar ato exterior inequvoco de oposio do antigo possuidor indireto, tendo por efeito a caracterizao do animus domini.

Os vcios so relativos s podem ser opostos inter partes. Em relao ao sujeito A que tenta possuir a coisa por vcio, o possuidor direto B que possuiu a coisa por vcio pode opor-se lanando mo de aes possessrias contra esse o sujeito A, s no podendo ir contra a vtima do caso.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

25

Trata-se da idia de que os vcios objetivos somente podem ser opostos por aquele que sofreu o ato ilegal. Ex.: A possuidor e sofreu um esbulho possessrio por parte do B. Algum tempo depois, C pratica um ato de esbulho em relao B. B pode se valer da proteo possessria contra o C, contudo, B no pode dizer que sua posse justa em relao a A.

De incio, a posse, mesmo que injusta, ainda posse e pode ser defendida por aes do juzo possessrio, no contra aquele de quem se tirou a coisa, mas sim em face de terceiros. Isso porque a posse somente viciada em relao a uma determinada pessoa (efeitos inter partes), no tendo o vcio efeitos contra todos, ou seja, erga omnes (VENOSA, Slvio de Salvo. Direito civil..., 2005, p. 78).

Ainda com relao ao art. 1200, Marcos Rios GONALVES afirma tratar-se apenas de um rol exemplificativo. Imagine a situao de pessoas que no empregam violncia, no se aproveitam da calada da noite, no abusam da confiana do proprietrio, e o sujeito simplesmente adentra e toma a coisa. Nelson ROSENVALD defende tese contrria, afirmando que taxativo esse rol, justamente pela funo social da posse se no, qualquer coisa seria considerada posse injusta.

Com relao usucapio:

Por fim, importante deixar claro que aquele que tem posse injusta no tem a posse usocapvel (ad usucapionem), ou seja, no pode adquirir a coisa por usucapio.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

26

DIREITO CIVIL VI
23 de fevereiro de 2011 Gilberto Notrio Ligero

ROTEIRO
Classificao da Posse - quanto boa-f

POSSE

Classificao da Posse

CLASSIFICAO QUANTO BOA-F

Essa classificao traz a tona os vcios subjetivos. So questes relacionadas psique humana. Analisa-se aqui o animus, o ter conhecimento ou no de algo. Encontra normatizao no art. 1201 do CC. Vcios subjetivos: so aqueles verificados todas as vezes que o possuidor tiver pleno conhecimento de fatos que geram obstculos instransponveis aquisio da coisa. Vcios objetivos: esto expressamente ditos pelo legislador.

Ex.: sujeito receptador, sabedor de que determinado bem objeto de furto. Mesmo assim compra o objeto. Trata-se de um sujeito que no furtou, mas tem cincia da obteno criminosa da coisa. Assim, consubstancia-se em uma posse justa de m-f.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

27

O princpio da boa-f objetiva est ligado ao comportamento. Um negocio feito com boa-f quando as partes agem com lealdade, com justas expectativas. A busca da idoneidade das pessoas envolvidas na relao fundamental.

No se trata mais de analise da boa-f subjetiva, que existe no plano da inteno, mas de carter normativo, como verdadeira regra de conduta daquele que negocia. Explica Slvio de Salvo Venosa que, para a anlise da boa-f objetiva, o intrprete parte de um padro de conduta comum, do homem mdio, no caso concreto. um dever de agir de acordo com determinados padres sociais estabelecidos e reconhecidos (Direito Civil..., 2003, v. 3, p. 378).

Um possuidor est de boa-f na exata proporo em que tomou todos os cuidados para a concretizao da relao. A conduta dele tem de estar adequada, cercando-se de informaes capazes de sustentar a boa-f. H duas teorias que explicam a boa-f: psicolgica pura (saber ou no) e a tica (leva em considerao a conduta que a pessoa teve no basta alegar a cincia ou no cincia, necessrio tambm demonstrar efetivos cuidados para uma boa relao). Ex.: sujeito que pretende adquirir um imvel. Negocia com o vendedor e, este, aparentemente, no maior de idade. L adiante, descobre-se que o sujeito vendedor era menor de fato. Como fica a questo da boa-f? Pela teoria tica, que adotada por nosso ordenamento, o sujeito comprador deveria ter tomado todos os cuidados para com o negcio.

a) Posse de boa-f presente quando o possuidor ignora os vcios ou os obstculos que lhe impedem a aquisio da coisa ou do direito possudo ou, ainda, quando tem um justo ttulo que fundamente a sua posse. Orlando Gomes a divide em posse de boa-f real quando a convico do possuidor se apia em elementos objetivos to evidentes que nenhuma dvida pode ser suscitada quanto legitimidade de sua aquisio e posse de boa-f presumida quando o possuidor tem o justo ttulo (Direitos reais..., 2004, p. 54).

b) Posse de m-f situao em que algum sabe do vcio que acomete a coisa, mas mesmo assim pretende exercer o domnio ftico sobre esta. Neste caso, o possuidor nunca possui um justo ttulo. De qualquer modo, ainda que de m-f, esse possuidor no

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

28

perde o direito de ajuizar a ao possessria competente para proteger-se de um ataque de terceiro.

Venda a non domino. Sujeito no proprietrio que vende a coisa. Art. 1201 do CC. Justo titulo significa toda causa justa, toda situao que represente uma aquisio de boa f. Normalmente so contratos, mas, pode ser tambm uma sentena ou qualquer outro documento que traga informaes sobre a aquisio. O pargrafo nico traz uma presuno relativa (iuris tantum) da boa-f quando o possuidor possui o justo ttulo. O art. 1202 do CC traz como tema a transformao de posse de boa-f em posse de m-f (convolao). Esse texto normativo contrrio ao princpio da permanncia da posse, admitindo a possibilidade de convolao. Ex.: sujeito que adquire um imvel, tomou todos os cuidados na relao, construiu diversas benfeitorias, etc. Um belo dia, chega um oficial de justia trazendo uma citao de anulao de negcio jurdico sob a alegao de que o sujeito que realizou a venda no era o dono. O sujeito que comprou, com a citao, tem conscincia do fato. No final, a ao julgada procedente. Entre o momento da citao at o julgamento da demanda, o sujeito comprador continuou realizando as benfeitorias. O que vai acontecer? At o momento da citao ele possuidor de boa f, ento, ter direito s benfeitorias teis e necessrias. Aps a citao, as benfeitorias teis e volupturias no sero ressarcidas, somente, eventualmente, as benfeitorias necessrias. No caso da convolao, entram em cena duas teorias, uma romanista e outra cannica. Os romanos sempre defenderam a tese de que, se uma posse comea de boa f, termina de boa f, e o contrrio verdadeiro. Por outro lado, a teoria canonista traz a idia de que possvel a alterao da inteno do sujeito.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

29

DIREITO CIVIL VI
01 de maro de 2011 Gilberto Notrio Ligero

ROTEIRO
Classificao da Posse - quanto aos ttulos a) posse titulada; b) posse no titulada; - quanto aos efeitos a) posse ad interdicta; b) posse ad usucapionem; - quanto ao tempo a) posse nova; b) posse velha.

POSSE

Classificao da Posse

CLASSIFICAO QUANTO PRESENA DE TTULO

A posse pode ser titulada (causal) ou no titulada (natural). A posse TITULADA quando ela apresenta uma causa e essa causa est intimamente ligada ao antigo vendedor. Todas as formas de transmisso da posse por ttulos, h uma certeza mais concreta com relao a posse.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

30

No caso da posse titulada que gera desmembramento do objeto, o principal reflexo a grande possibilidade do sujeito possuidor direto se tornar possuidor precrio. A posse titulada no desdobramento possessrio NO GERA DIREITO A USUCAPIO, somente posse para os interditos. O locatrio pode se defender contra ataques de terceiros e at mesmo contra o locador. Entretanto, no possvel usar da ao de usucapio.

a) Posse com titulo situao em que h uma causa representativa da transmisso da posse, caso de um documento escrito, como ocorre na vigncia de um contrato de locao ou de comodato, por exemplo.

A posse NO TITULADA aquela que no tem causa subjacente. No h nenhuma causa anterior. As hipteses so: sujeito que encontra uma posse no titulada e a retm, sujeito que invade um imvel. importante frisar que esse tipo de posse passvel de usucapio.

b) Posse sem titulo situao em que no h uma causa representativa, pelo menos aparente, da transmisso do domnio ftico. A titulo de exemplo, pode ser citada a situao em que algum acha um tesouro, deposito de coisas preciosas, sem a inteno de faz-lo. Nesse caso, a posse qualificada como um ato-fato jurdico, pois no h uma vontade juridicamente relevante para que exista um ato jurdico.

Para o professor Washington de Barros MONTEIRO, o ius possidendi o direito de posse fundado no fato da posse nesse aspecto externo, e o ius possessionis como o direito de posse fundado na propriedade. O mesmo ocorre com Carlos Roberto Gonalves, dividindo em posse natural ou posse civil ou jurdica.

CLASSIFICAO QUANTO AOS EFEITOS

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

31

Posse ad interdita a posse que autoriza a utilizao dos interditos possessrios. Quem pode exercer esse tipo de posse? Todo e qualquer possuidor todo o possuidor tem o direito de defender a coisa. Essa posse no pode levar a usucapio. O efeito produzido APENAS A UTILIZAO DOS INTERDITOS POSSESSRIOS. Quais as principais caractersticas? 1. Deteno da coisa; 2. Posse justa; 3. Exerccio do domnio ftico sobre a coisa visando explorao econmica.

a) Posse ad interdicta constituindo regra geral, a posse que pode ser defendida pelas aes possessrias diretas ou interditos possessrios. Exemplificando, tanto o locador quanto o locatrio podem defender a posse de uma turbao ou esbulho praticado por um terceiro. Essa posse no conduz a usucapio.

Posse ad usucapionem uma posse para a usucapio, cuja prova recair para demonstrar a possibilidade desse eventual direito. Normalmente, quem possui esse tipo de posse tambm detm posse ad interdicta. Quais as principais caractersticas? 1. Possibilidade de aquisio da propriedade; 2. Posse ininterrupta, mansa e pacfica; 3. Conhecimento pblico.

b) Posse ad usucapionem exceo regra, que se prolonga por determinado lapso de tempo previsto na lei, admitindo-se a aquisio da propriedade pela usucapio , desde que obedecidos os parmetros legais. Em outras palavras, aquela posse com olhos usucapio (posse usucapvel), pela presena dos seus elementos, que sero estudados oportunamente. A posse ad usucapionem deve ser mansa, pacifica, duradoura por lapso temporal previsto em lei, initerrupta e com inteno de dono (animus domini conceito de SAVIGNY). Alm disso, em regra, deve ter os requisitos do justo ttulo e da boa-f.

CLASSIFICAO QUANTO AO TEMPO

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

32

Nesse tipo de classificao, leva-se em conta a idade possessria. O Cdigo Civil de 1916 tratava, em certos dispositivos, desse tema. O Cdigo Civil de 2002 aboliu esses artigos, sendo necessrio, portanto, busca no CPC elementos para identificao desse tipo de posse. A matria encontra pacificao, portanto, no art. 924 do CPC. Posse nova (ao rpida) a posse que algum est exercendo at um ano. Posse velha possvel lanar mo de procedimento especial , (ao tardia) a posse que algum est exercendo h um ano e um dia ou mais s possvel sob o rito ordinrio. A origem do prazo do art. 924 gera divergncia na doutrina. A idia mais difundida a de que esse prazo viria dos perodos de colheitas. Trata-se de um prazo decadencial, pois se refere a um direito potestativo se fosse prescricional, o direito de ao iria se perder, o que no ocorre na verdade, perde-se o direito de ao possessria sob o fulcro do procedimento especial.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

33

DIREITO CIVIL VI
02 de maro de 2011 Gilberto Notrio Ligero

ROTEIRO
EFEITOS POSSESSRIOS

Efeitos Possessrios

EFEITOS MATERIAIS DA POSSE

Art. 1210 a 1222 CC. Quando se pensa em frutos naturais, o que isso significa? So acessrios obtidos a partir do principal sem que se perca sua substncia. Ex.: vaca e bezerro. Frutos industriais so obtidos a partir da fora humana. Ex.: televiso, automveis. Os frutos civis so todos aqueles relacionados a rendimentos. Ex.: aluguis, juros, dividendos. imprescindvel diferenciar frutos de produto. Esse ltimo faz com que a coisa principal se altere, perdendo sua substncia. Fruto tambm diferente de pertenas, que so coisas pertencentes ao proprietrio que aformoseiam a coisa. Ex.: MIAMAR proprietrio de um imvel rural no bairro da Lbia. Recentemente, ele deu em comodato a referida rea, que contm um grande pomar de mangueiras, para Osama. Iniciado o comodato, com o desdobramento possessrio, perguntase: a quem pertencero os frutos pendentes?

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

34

Trata-se de frutos pendentes e de posse de boa-f, justa e titulada. Esses frutos pertencem ao comodatrio, conforme o art. 1214 do CC, se nada for estipulado no contrato. Mas, e se nesse caso o possuidor estiver de m-f? Art. 1216 do CC. Ele precisa restituir TUDO a partir do momento que possuidor de m-f.

Fruto pendente aquele que ainda no foi colhido. Fruto percebido aquele que j foi colhido do principal e separado. Frutos armazenados ou estantes so os colhidos e que j esto nas caixas para ir para fbrica. Frutos consumidos so aqueles que no mais esto ali (j foram consumidos). Frutos percepiendos so aqueles que j deveriam ser colhidos.

- Frutos pendentes so aqueles que esto ligados coisa principal, e que no foram colhidos. Exemplo: maas que ainda esto presas macieira. - Frutos percebidos so os j colhidos do principal e separados. Exemplo: mas que foram colhidas pelo produtor. - Frutos estantes so os frutos que foram colhidos e encontram-se armazenados. Exemplo: mas colhidas e colocadas em caixas em um armazm. - Frutos percipiendos so os que deveriam ter sido colhidos, mas no foram. Exemplo: mas maduras que deveriam ter sido colhidas e que esto apodrecendo. - Frutos consumidos so os que foram colhidos e no existem mais. So as mas que foram colhidas pelo produtor e vendidas a terceiros.

Art. 1214, pargrafo nico, do CC. Surge a questo: como ser regulada a distribuio dos frutos no caso de cessao de boa f? Ex.: Lucas proprietrio de um imvel rural. Por fora de contrato de arrendamento, entregou tal imvel para Jair. No local alm de existir uma plantao de arroz, h uma grande plantao de coqueiros. O arrendamento foi ajustado por cinco anos. No dia 10/01/2011, expirou o contrato. Considerando que os coqueiros esto produzindo, Jair no

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

35

devolveu o imvel sob a alegao de que teve altas despesas com a produo, e, portanto, far a colheita dos frutos visando o ressarcimento. Jair est agindo corretamente? Em tese, Jair no pode ter esse tipo de ao, salvo se houvesse alguma conveno em contrrio. Ele deveria ter devolvido. Como no devolveu, passou a agir de m-f. Assim, aplica-se a ele o art. 1214, pargrafo nico, do CC.

Como se percebe os frutos civis? So colhidos diariamente, e se referem a rendimentos. Ex.: caderneta de poupana.

Art. 1216 do CC. Trata-se do possuidor de m-f, que responde por TODOS os frutos percebidos e tambm os percipiendos. Nesse ltimo caso, necessrio que se prove a culpa.

Benfeitorias

So bens que so acrescidos na coisa, de forma a melhor-la de alguma forma. Podem ser classificadas da seguinte forma, em conformidade com o art. 96 do CC. 1. Necessrias; 2. teis; 3. Volupturias;

importante para o deslinde dessa matria observar as peculiaridades nos casos em que a benfeitoria realizada por terceiro. Quando feita pelo proprietrio, trata-se de ascenso.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

36

As benfeitorias so bens acessrios introduzidos em um bem mvel ou imvel, visando a sua conservao ou melhora da sua utilidade. Enquanto os frutos e produtos decorrem do bem principal, as benfeitorias so nele introduzidas. fundamental aqui relembrar a antiga classificao das benfeitorias que remonta ao Direito Romano, e que consta do art. 96 do CC.

Surge a questo: o possuidor direto realizou benfeitoria no imvel. Tem ele direito de ser ressarcido? Aplica-se o art. 1219 do CC.

Benfeitorias

- necessrias - teis - volupturias

jus retentionis boa-f jus tollendi

importante frisar que, no caso de locao, o regramento diverso art. 35 e 36 da Lei 8.245/91. As necessrias sero sempre ressarcidas. As teis, necessria autorizao do locador. Salvo, sempre, disposio em contrrio contratual.

Art. 1220 do CC. Trata do possuidor de m-f e das benfeitorias que esse, eventualmente, realiza na coisa. O direito de indenizao resta prejudicado na maior parte dos casos. Art. 1217 do CPC. Irresponsabilidade do possuidor de boa-f a no responsabilizao, em regra, do possuidor de boa-f. Exceto se este der causa. Art. 1218 do CPC. Para os possuidores de m-f, h a responsabilidade objetiva quando houver deteriorao ou perda da coisa, exceto se conseguir provar que de igual modo se teriam dado, estando ela na posse do reivindicante. Compensao entre valor a ser recebido e danos eventualmente causados. O legislador trouxe a possibilidade de realizar a compensao. Trata-se de compensao legal art. 1221 do CC. O que significa evico na segunda parte desse

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

37

dispositivo? a retomada da coisa. Portanto, somente vai se operar se houver benfeitoria existente e dano verificado. Art. 1222 do CC. Parmetros para o ressarcimento. A primeira parte do artigo traz um direito do reivindicante (todo aquele que vai receber a coisa de volta) a utilizao desse termo justifica-se pelo fato de que essa afirmao recai sobre possuidor de mf. As benfeitorias que sero ressarcidas so somente as necessrias. Na segunda parte do dispositivo, no h nenhum direito o legislador impe uma regra, qual seja, indenizar pelo valor atual.

POSSUIDOR DE M F POSSUIDOR DE BOA F

BENFEITORIAS NECESSRIAS

OPO

CUSTO OU VALOR ATUAL VALOR ATUAL

BENFEITORIAS NECESSRIAS E TEIS

DIREITO (NO OPO)

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

38

DIREITO CIVIL VI
15 de maro de 2011 Gilberto Notrio Ligero

ROTEIRO
EFEITOS POSSESSRIOS Efeitos Processuais da Posse Espcies de atentado Art. 1210 do CC

Efeitos Possessrios

EFEITOS PROCESSUAIS DA POSSE

No h mais a velha idia de excluso de normas. Ainda se fala em normas antinmicas, mas a doutrina da Teoria Geral do Direito tem se preocupado muito mais com a integrao das normas do que a excluso das mesmas. Os efeitos processuais da posse esto intimamente ligados a defesa possessria. Art. 1210 do CC. Turbao, esbulho e molestado so trs termos que representam espcies de atentado a posse e merecem destaque.

Os interditos possessrios so as aes possessrias diretas. O possuidor tem a faculdade de propor essas demandas objetivando manter-se na posse ou que esta lhe seja restituda. Para tanto, devem ser observadas as regras processuais previstas a partir do art. 920 do CPC.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

39

O que MOLESTAR? um risco de atentado a posse. No h ainda turbao, nem esbulho existem fatos que podem gerar tais atentados. Ou seja, h um risco eminente da ocorrncia de um atentado. Resolve-se a base da ao de interdito proibitrio, que contem um pedido de uma obrigao de no fazer.

O que TURBAO? um atentado parcial e fracionado da posse. Alguns doutrinadores afirmam que tambm um embarao ao exerccio da posse. Ex.: proprietrios rurais que separam seus imveis por uma cerca. Um dos vizinhos est se aproveitando para se alimentar no pasto do outro. Aps alguns dias, esse mesmo vai a posse do vizinho e retira um pouco de capim. Portanto, turbao um atentado a posse que se resolve a base da ao de manuteno da posse.

O que ESBULHO? uma espcie de atentado que gera perda da posse. um atentado consolidado posse. Normalmente, est relacionado ao emprego de violncia, fora, ameaa, de maneira que o atentado se consolida com a retirada da coisa. Resolve-se a base da ao de reintegrao de posse.

O que se percebe, na prtica, so trs situaes concretas que possibilitam a propositura de trs aes correspondentes, apesar da falta de rigidez processual em relao s medidas judiciais cabveis: - No caso da ameaa posse (risco de atentado posse) = caber ao de interdito proibitrio. - No caso de turbao (atentados fracionados posse) = caber ao de manuteno de posse. - No caso de esbulho (atentado consolidado posse) = caber ao de reintegrao de posse.

AMEAA TURBAO ESBULHO

AO DE INTERDITO PROIBITRIO AO DE MANUTENO DE POSSE AO DE REINTEGRAO DA POSSE

PROTEO DO POSSUIDOR DE PERIGO EMINENTE PRESERVAO DA POSSE DEVOLUO DA POSSE

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

40

PROVA: Caso de invaso parcial de um terreno ao cabvel a reintegrao de posse.

Ex.: o autor B pede em petio inicial que a reintegrao se de liminarmente. Ele precisa demonstrar que se trata de um esbulho novo para a concesso dessa tutela jurisdicional. A liminar possessria possui certos requisitos, encontrados no art. 927 do CPC. Incumbe ao autor demonstrar e provar a posse, a turbao/esbulho praticado pelo ru, a data da turbao/esbulho ( necessrio descobrir se o procedimento est correto), a continuao da posse, embora turbada, na ao de manuteno ou a perda da posse na ao de reintegrao. Apesar do termo liminar retomar, muitas vezes, a palavra urgncia, lembre-se: NO H URGNCIA. Liminar vem do latim limen, que significa soleira, algo que vem antes. No caso da ao possessria no necessrio a demonstrao de urgncia. possvel a concesso antecipada da tutela no rito ordinrio? SIM. Aplica-se a o art. 273 e 461 do CPC. importante frisar que toda reintegrao ou manuteno concedida antes da sentena uma forma de antecipao da tutela e no de cautelar.

E se for proposta a ao errada? Art. 920 do CPC. O juiz tem um permissivo legal para aplicao da fungibilidade total entre as medidas possessrias.

De qualquer forma, as diferenas prticas em relao s trs aes pouco interessam, eis que o art. 920 do CPC prev a fungibilidade total entre as trs medidas, nos seguintes termos: A propositura de uma ao possessria em vez de outra no obstar a que o

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

41

juiz conhea do pedido e outorgue a proteo legal correspondente quela, cujos requisitos estejam provados. Pelo que consta do dispositivo instrumental, uma ao possessria pode ser convertida em outra livremente, se for alterada a situao ftica que a fundamenta, ou seja, h a possibilidade de transmudao de uma ao em outra. Essa converso tambm possvel nos casos em que o autor da ao possessria se engana quanto medida cabvel, havendo um desapego ao rigor formal, o que aplicao do princpio da instrumentalidade das formas.

Arts. 920/933 do CPC. Art. 928 do CPC.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

42

DIREITO CIVIL VI
15 de maro de 2011 Gilberto Notrio Ligero

ROTEIRO
EFEITOS POSSESSRIOS Efeitos Processuais da Posse Espcies de atentado Art. 1210 do CC

Efeitos Possessrios

EFEITOS PROCESSUAIS DA POSSE

Aes Dplices

As aes possessrias possuem carter dplice, ou seja, aes que comportam, na contestao, pedido contraposto em favor do ru. No reconveno, pois esta feita em apartado. No caso de aes dplices, o pedido feito nos prprios autos. Ex.: Joo entra com ao possessria contra Thiago. Por sua vez, na contestao Thiago afirma que Joo no possuidor e pede a manuteno da posse em seu favor, dizendo ser o verdadeiro possuidor.

Segundo o art. 922 do CPC lcito ao ru, na contestao do interdito possessrio, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteo possessria e a indenizao pelos prejuzos resultantes da turbao ou do esbulho cometido pelo autor. Pelo que consta desse dispositivo, e isso notrio, as aes possessrias diretas tm

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

43

natureza dplice, cabendo pedido contraposto em favor do ru para que a sua posse seja protegida no caso concreto. Esse pedido contraposto pode ser de proibio, de manuteno ou mesmo de reintegrao da posse em seu favor. Portanto, est totalmente dispensada a necessidade.

Cumulao de Aes

Art. 921, incido I, do CPC. No caso do interdito proibitrio, o pedido principal uma obrigao de no fazer ser um mandado proibitrio, ou seja, que o ru no pratique um esbulho ou turbao que est pensando em praticar. Mas, possvel a cumulao com danos emergentes e lucros cessantes, nos termos dos arts. 402 e 404 do CC, bem como cominao de pena (multa diria, por exemplo).

Exceptio Proprietatis

Dentro da defesa de mrito, possvel lanar mo de excees substanciais. Ex.: exceo do contrato no cumprido imagine que Joo quer que Thiago cumpra algo. Joo entra com um processo e Thiago alega que s no cumpriu porque o autor tambm no o fez, conforme acordado anteriormente. A exceptio proprietatis, ou exceo de domnio, uma exceo substancial significa a alegao do ru dizendo ser proprietrio da coisa. Surge a questo: possvel alegar a exceo de domnio como defesa nas aes possessrias? NO. Art. 923 do CPC e 1210, 2, do CC e Smula 487 do STF. Na leitura e interpretao desses artigos, possvel asseverar que h uma total separao entre ius possessioni e ius possidendis. H grande diferena, no ordenamento atual, entre juzo possessrio e juzo petitrio, onde no primeiro discute-se posse e no segundo propriedade.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

44

Art. 932 e 933 do CPC. Regras para o interdito proibitrio tutela inibitria (visa inibir o esbulho e a turbao). Cabe pedido de concesso liminar do mandado proibitrio? A doutrina e jurisprudncia admitem a possibilidade de liminar.

A resposta parece ser positiva, uma vez que o art. 933 do CPC manda aplicar, ao interdito proibitrio, as regras relativas s aes de manuteno ou reintegrao de posse. Concluindo assim, aplica-se o art. 928 do CPC quela ao, sendo a liminar para fixao de multa, com o fim de impedir a turbao e o esbulho.

Art. 1211 do CC. Possuidor aparente aquele que se diz possuidor e alega estar com a coisa, mas paira uma discusso quanto a isso. Ex.: ao possessria tramitando para que se descubra de quem a posse. O termo provisoriamente usado neste codex essencialmente processual.

Entretanto, pelo prprio dispositivo, se for demonstrado que o possuidor aparente tem a coisa com um vcio, seja objetivo ou subjetivo, poder esta ser-lhe retirada. de se concordar com Joel Dias Figueira Jr., quando afirma que o principal critrio abalizador da manuteno ou reintegrao de posse haver de ser, indubitavelmente, a utilizao scio-econmica do bem litigioso e no mais o prazo de ano e dia de titularidade da posse. Portanto, substitui-se o critrio puramente objetivo do pargrafo nico do antigo art. 507 pelos critrios scio-polticos e econmicos ancorados na funo social da propriedade que, em ltima anlise, reside na prpria posse. No significa dizer, contudo, que os juzes no possam considerar em suas decises, como elemento de formao de seus convencimentos, os ttulos de posse e/ou a sua respectiva data, ou, ainda que no possam, de ofcio, utilizar-se do poder geral de cautela, autorizada expressamente pelos arts. 798 e 799.

Art. 1212 do CC. de bom grado lembrar da figura do receptador, cujo objeto receptivo possui natureza indevida. O sujeito vtima do esbulho ou turbao pode se voltar contra terceiro em sede de tutela jurisdicional ao possessria persaltum.

Auto-tutela ou Auto-defesa da Posse

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

45

A legitima defesa da posse est prevista no art. 1.210, 1, do CC.

A legtima defesa da posse e o desforo imediato constituem formas de autotutela, autodefesa ou de defesa direta, independentemente de ao judicial, cabveis ao possuidor direto ou indireto contra as agresses de terceiro. Nos casos de ameaa e turbao, em que o atentado posse no foi definitivo, cabe a legtima defesa. Havendo esbulho, a medida cabvel o desforo imediato, para a retomada do bem esbulhado.

So duas as espcies:

1. Legtima defesa para os casos de ameaa; 2. Desforo Imediato para os casos de esbulho;

Os atos no podem ir alm do necessrio. Os requisitos, que so comuns para ambas as espcies, so:

1. Os atos devem ser rpidos/imediatos assim que ficar sabendo, o mais rpido possvel; 2. Razoabilidade dos atos o possuidor que ir se defender deve agir dentro dos limites do direito.

TOMAR CUIDADO COM O PRAZO PARA AUTO DEFESA.

Ex.: sujeito que se depara com um imvel com aparncia de abandonado, dizendo que ir construir algo ali. No primeiro dia ele limpa todo o imvel, depois resolve fazer uma cerca tampando todo o terreno. Aps alguns dias, deposita ali areia e pedra. Chama um pedreiro, que comea a realizar a obra.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

46

Neste caso, h uma espcie de turbao. Caso aparea o dono daquele terreno quando as valas esto sendo cavadas. A partir de quanto comear a contar o prazo para a defesa possessria? A doutrina e jurisprudncia entendem que do primeiro ato de turbao, desde que o proprietrio tenha conhecimento.

Ex.: sujeito que leva seus animais para pastar no imvel vizinho. De onde comea a contar o prazo para a defesa? Tanto doutrina como jurisprudncia entendem que do ltimo ato, pois cada ato independente no h nexo entre um ato e outro. Trata-se de turbaes sucessivas.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

47

DIREITO CIVIL VI
22 de maro de 2011 Gilberto Notrio Ligero

ROTEIRO
Outras demandas utilizadas para proteo possessria a) Embargos de terceiro; b) Ao de nunciao de obra nova; c) Ao de imisso de posse; d) Ao publiciana

POSSE

Outras Demandas Utilizadas para Proteo Possessria

Aes que so utilizadas para defesa da posse, mas no so aes possessrias propriamente ditas. Traduzem tambm os efeitos processuais do instituto em estudo. a) Embargos de terceiro b) Ao de nunciao de obra nova c) Ao de imisso de posse d) Ao Publiciana

EMBARGOS DE TERCEIRO

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

48

Sujeito que est sofrendo uma turbao determinada pelo juiz. Podem ser considerados tanto como ao petitria como quanto ao possessria, a depender se o sujeito s possuidor ou no.

Trata-se de remdio processual para a defesa da posse, ou mesmo da propriedade, por aquele que for turbado ou esbulhado por atos de apreenso judicial. Os embargos de terceiro seguem rito especial, conforme os arts. 1.046 a 1.054 do CPC.

AO DE NUNCIAO DE OBRA NOVA

Art. 934 do CPC. tambm conhecida como embargo de obra nova. O que se busca com essa ao SEGURANA. Est mais ligada ao direito de vizinhana do que a posse, propriamente dita. No se discute posse: a proteo da posse, na verdade, reflexa. Na prtica, na grande maioria das vezes, est fundada no domnio, assumindo a feio de ao petitria.

Essa ao visa a impedir a continuao de obras no terreno vizinho que lhe prejudiquem ou que estejam em desacordo com os regulamentos civis e administrativos. Tem rito especial previsto no Cdigo de Processo Civil entre os seus arts. 934 a 940.

Ex.: sujeito que observa em sua casa diversas rachaduras, causadas pela construo/reforma da casa vizinha.

AO DE IMISSO DE POSSE

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

49

O CPC atual no prev esse tipo de ao. Trata-se de uma demanda petitria por meio da qual o autor pretende obter a posse que nunca teve decorrente da propriedade ou de outro direito real. Correr sob o fulcro do procedimento ordinrio. De forma reflexa, est sendo protegida a posse.

Em suma, a ao fundada em ttulo de propriedade, sem que o interessado tenha tido posse. O exemplo tpico de propositura dessa ao para proteger o proprietrio que arrematou o bem em leilo e quer adentrar no imvel.

AO PUBLICIANA

necessrio relembrar da usucapio, que uma forma de prescrio aquisitiva da propriedade. Observados todos os requisitos, consumando-se a usucapio, o juiz concede declarao. uma ao petitria, onde se discute o fato de ter ou no o domnio pela usucapio. Caso tenha, o sujeito pode ser protegido, utilizando da ferramenta usucapio. Portanto, essa ao petitria visa retomada do bem com base no domnio da usucapio.

Encerrando quanto s aes, a exemplo da ao de imisso da posse, a ao publiciana tambm uma ao petitria, fundada no domnio. Todavia, essa ao tambm visa proteger a posse daquele que adquiriu o bem por usucapio. Segundo Nelson Nery Jr. e Rosa Maria de Andrade Nery a sua finalidade Retomar a posse por que a perdeu, mas com fundamento no fato de j haver adquirido (de fato j que no h ttulo) a propriedade pela usucapio. a reivindicatria do proprietrio de fato (Cdigo de Processo Civil..., 2006, p. 919). A ao segue rito ordinrio no se aplicando as regras previstas para as aes possessrias diretas.

Aquisio, Transmisso e Perda da Posse

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

50

O legislador no traz os meios/mecanismos. Ele criou uma clusula geral, ou seja, s ser preenchida pelo caso concreto (numerus apertus). No Cdigo anterior, era previsto tais meios, no art. 493, que hoje nos servem como exemplos. So eles: a) Apreenso da coisa; b) Exerccio de direito; c) Fato de disposio da coisa; d) Qualquer outro modo geral de aquisio de direitos.

Ressaltasse que h duas formas de aquisio da coisa: 1. ORIGINRIA a posse obtida sem intermedirios, havendo um contato direto da pessoa com a coisa. Ex.: coisa perdida ou abandonada, onde algum apreende a coisa, tomando-a para si; 2. DERIVADA todas as vezes que houver a presena de um intermedirio, em que a posse obtida de outrem. Ex.: negcio jurdico, doao, comodato, compra e venda, etc.

Dessas formas de aquisio, deve-se lembrar que h formas de aquisio originrias, em que h um contato direto entre a pessoa e a coisa; e formas de aquisio derivadas, em que h uma intermediao pessoal (Cf. DINIZ, Maria Helena, Curso..., 2007, v. 4, p. 6869). Como forma originria, o exemplo tpico se d no ato de apreenso de bem mvel, quando a coisa, no tem dono (res nullius) ou for abandonada (res derelicta). Como modalidade derivada, o caso mais importante envolve a tradio que vem a ser a entrega da coisa, principal forma de aquisio da propriedade mvel.

Quem pode adquirir a posse? Tanto pessoa fsica como pessoa jurdica, at mesmo entes despersonalizados. Na anlise do art. 1.205 do CC, possvel afirmar que h situaes em que terceiros podero adquirir a posse. Terceiro sem mandato qualquer pessoa

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

51

que adquiri a posse de outrem, exigindo-se apenas a confirmao. Qual a importncia prtica desse dispositivo legal? Art. 1.206 do CC. Fala-se em transmisso possessria. A posse transmitese aos herdeiros ou legatrios do possuidor com os mesmo caracteres. Traz a tona o princpio da continuidade do carter possessrio. Entretanto, existe a possibilidade de mudana do carter possessria intervetio possessionis.

Art. 1.207 do CC. O legislador traz uma especializao do princpio da continuidade. O sucessor universal continua o direito posse do seu antecessor; e ao sucessor singular facultado unir sua posse do antecessor, para os efeitos legais. O que significa transmisso a ttulo universal? Ocorre nas situaes em que h uma transmisso de grande quantidade de bens que pertencem a uma universalidade. Ex.: herana legtima o herdeiro recebe com universalidade de bens, todos os bens do falecido. Todas as vezes que houver uma transmisso a ttulo universal, diz o legislador que o sucessor continua de direito a posse de seu antecessor. O que significa sucesso a ttulo singular? Ex.: compra e venda, doao ou legado. H uma unio de posses (acesso). Enquanto na sucesso universal no se fala em soma, nesse segundo caso, o sucessor pode ou no somar sua posse com a do antecessor.

Assim, como se nota, a lei diferencia dois tipos de sucesso: a universal (nos casos de herana legtima) e a singular (nos casos de compra e venda, doao ou legado). No primeiro caso, a lei prev a continuidade, no segundo, a unio de posses (acesso). Como esclarece Orlando Gomes, o que distingue a sucesso da unio e o modo de transmisso da posse, sendo a titulo universal, h sucesso; sendo o ttulo singular, h unio. No importa que a sucesso seja inter vivos ou mortis causa. Na sucesso mortis causa a ttulo singular, a acesso se objetiva pela forma da unio. A sucesso de posses imperativa; a unio, facultativa enquanto ao singular facultado unir sua posse precedente. Sendo, nesta ltima hiptese, uma faculdade, o possuidor atual s usar se lhe convier, limitando-se sua posse quando do seu interesse (Direitos reais..., 2004, p. 70). Sintetizando, quanto defesa possessria, tanto o sucessor universal quanto o singular podero defend-la, em continuidade ou acesso posse anterior.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

52

Art. 1.784 do CC. Transao causa mortis ocorre de forma automtica. possvel pensar em uma sucesso inter vivos universal? Alguns doutrinadores admitem essa possibilidade e colocam como exemplo o casamento com comunho universal de bens. Entretanto, a regra geral da sucesso inter vivos singular (compra e venda, doao, etc.).

causa mortis Sucesso inter vivos

universal singular universal singular

O herdeiro legtimo, legal, continua na posse. O sucessor causa mortis, singular, legatrio, continua a posse do antecessor ou tem a faculdade de unir sua posse a do seu antecessor? Aplica-se a primeira ou segunda parte do art. 1.207? H duas posies doutrinrias diversas. PROVA

PRIMEIRA CORRENTE: Leva em conta a forma como a coisa foi obtida. Nelson ROSENVALD e Clvis BEVILAQUA afirmam que, apesar de o legado ser modo singular de aquisio de posse, entende-se que o legatrio continua a posse do antecessor, pois recebe a coisa por fora da morte deste. Aplica-se, portanto, a regra da sucessio possessionis (primeira parte do art. 1.207 do CC). SEGUNDA CORRENTE: Leva em considerao somente a lei. Orlando GOMES defende a tese de que, o que distingue a sucesso da unio/juno o modo de transmisso da posse. Sendo a titulo universal, h transmisso. Se a titulo singular, h unio. Na sucesso mortis causa a ttulo singular, a acesso se objetiva pela forma da unio. Aplica-se, portanto, a regra do acessio possessionis (segunda parte do art. 1.207 do CC).

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

53

A acesso ou acessio possessionis possui TRS REQUISITOS: 1. CONTINUIDADE o novo possuidor necessita querer a posse, o desejo de somar a posse ao seu patrimnio; 2. HOMOGENEIDADE que as posses tenham os mesmos caracteres (no possvel somar posse junta com injusta, ou de boa f com de m f); 3. VNCULO JURDICO Na tese inter vivos singular o ttulo de aquisio da coisa ou contrato que transmitiu os direitos possessrios. Na tese causa mortis o testamento.

Art. 1.208 do CC. Mitigao ao art. 1.206 o princpio da continuidade do carter possessrio relativizado, afirmando ser possvel a modificao do carter da posse.

Art. 1.209 do CC. Est relacionado tanto a aquisio como transmisso da posse. Nesse artigo, h uma presuno de posse dos bens mveis que acompanham o imvel.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

54

DIREITO CIVIL VI
23 de maro de 2011 Gilberto Notrio Ligero

ROTEIRO
Aquisio, transmisso e perda da posse

POSSE

Aquisio, Transmisso e Perda da Posse

PERDA DA POSSE

Art. 1.223 e 1.224 do CC. Em comparao com o Cdigo Civil anterior, houve uma modificao no h mais, expressamente, as hipteses de perda. Tanto a aquisio quanto a perda da posse so clusulas gerais. O artigo anterior serve, hoje, como exemplos. Ex.: abandono, tradio Ex.: Contrato em que o sujeito era apenas detentor do bem. Ele adquire este bem por compra e venda, passando a ter a propriedade/posse. H necessidade de que o bem volte ao antigo proprietrio para ocorrer a tradio? No. Nesse caso, h tradio ficta. O principal exemplo da tradio simblica a entrega das chaves. Quando se fala em tradio, fala-se em atos bilaterais. At na doao: se o pretenso donatrio no aceitar, no h doao.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

55

importante pensar no art. 1.223 do CC quando da expresso embora contra a vontade do possuidor so casos de perda da posse por precariedade, violncia ou clandestinidade. Mesmo nesses casos, pode ocorrer perda da posse. Sujeito perde a posse para outrem ainda que de forma injusta. Qual a justificativa? O legislador no pretende proteger a pessoa injusta, mas sim, dar vida prpria a posse. Um dos caracteres mais importantes da posse, pela Teoria Objetiva, a finalidade econmica da coisa e tambm a prpria defesa da coisa. Pensando dessa maneira, se o sujeito que tinha a posse no procura defender a sua posse porque, relativamente, ele no tem mais interesse sobre a coisa. Com o tempo, ele acabar perdendo a posse, ainda que de forma injusta.

Art. 1.224 do CC. um complemento ao artigo anterior. Nesse caso, o esbulhador tem, num primeiro momento, a deteno. Quem o legislador quis proteger? Na verdade, h uma tentativa do legislador em racionalizar a briga, atraindo o litgio para si, quando houver violncia por parte do esbulhador ao repelir a tentativa de retomada.

CONSTITUTO POSSESSRIO

Clusula Constituti. uma clusula contratual que prev um acordo de vontades, tanto no sentido da aquisio da posse, quanto da sua perda. H a figura de um sujeito que tinha a posse da coisa em nome prprio e passa a possuir em nome alheio. Ex.1: sujeito proprietrio de um bem imvel. Alm de ser proprietrio, est instalado com sua famlia neste. Resolve vender este imvel. Ao celebrar a escritura pblica de compra e venda com o comprador, celebram tambm uma clusula constituti, afirmando que o antigo dono continuar no bem na qualidade de locatrio.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

56

Ex.2: Andr, proprietrio do bem, vendeu e tornou-se empregado de Juliano, mas vai continuar com a coisa. Juliano vai ter posse? Por ter subordinao, h, no caso, DENTENO. Andr continuar no imvel apenas como empregado do novo proprietrio. Esse caso tambm de constituto possessrio.

H o Enunciado 77 da Jornada Civil que, expressamente, menciona o instituto do constituto possessrio como transmisso da posse. uma pacificao de que a idia de que o constituto possessrio uma forma de perda da posse.

SHIRU, Caio Shiguemy Cassiano Ishii caioshiru@gmail.com

57

Das könnte Ihnen auch gefallen