Sie sind auf Seite 1von 2

BOLETIM PAROQUIAL DE AZEITO

ano iii | n. 19 | 26.01.2014

DOM III DO TEMPO COMUM

parquias azeito
Evangelho do dia
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Mateus Quando Jesus ouviu dizer que Joo Baptista fora preso, retirou-Se para a Galileia. Deixou Nazar e foi habitar em Cafarnaum, terra beira-mar, no territrio de Zabulo e Neftali. Assim se cumpria o que o profeta Isaas anunciara, ao dizer: Terra de Zabulo e terra de Neftali, estrada do mar, alm do Jordo, Galileia dos gentios: o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam na sombria regio da morte, uma luz se levantou. Desde ento, Jesus comeou a pregar: Arrependeivos, porque est prximo o reino dos Cus. Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmos: Simo, chamado Pedro, e seu irmo Andr, que lanavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: Vinde e seguiMe e farei de vs pescadores de homens. Eles deixaram logo as redes e seguiram-nO. Um pouco mais adiante, viu outros dois irmos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmo Joo, que estavam no barco, na companhia de seu pai Zebedeu, a consertar as redes. Jesus chamou-os e eles, deixando o barco e o pai, seguiram-nO. Depois comeou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do reino e curando todas as doenas e enfermidades entre o povo. Palavra da salvao.

Converso de S. Paulo

Rosarium Virginis Mari


CAPTULO II Mistrios de Cristo. Mistrios da Me O Rosrio, compndio do Evangelho 18. contemplao do rosto de Cristo s podemos introduzir-nos escutando, no Esprito, a voz do Pai, porque ningum conhece o Filho seno o Pai (Mt 11, 27). Nas proximidades de Cesaria de Filipe, perante a confisso de Pedro, Jesus especificar a fonte de uma to clara intuio da sua identidade: No foram a carne nem o sangue quem to revelou, mas o meu Pai que est nos cus (Mt 16, 17). , pois, necessria a revelao do alto. Mas, para acolh-la, indispensvel colocarse escuta: S a experincia do silncio e da orao oferece o ambiente adequado para maturar e desenvolver-se um conhecimento mais verdadeiro, aderente e coerente daquele mistrio. O Rosrio um dos percursos tradicionais da orao crist aplicada contemplao do rosto de Cristo. Paulo VI assim o descreveu: Orao evanglica, centrada sobre o mistrio da Encarnao redentora, o Rosrio , por isso mesmo,uma prece de orientao profundamente cristolgica. Na verdade, o seu elemento mais caracterstico a repetio litnica do Alegra-te, Maria tornase tambm ele louvor incessante a Cristo, objectivo ltimo do anncio do Anjo e da saudao da me do Baptista: Bendito o fruto do teu ventre (Lc 1, 42). Diremos mais ainda: a repetio da Av Maria constitui a urdidura sobre a qual se desenrola a contemplao dos mistrios; aquele Jesus que cada Av Maria relembra o mesmo que a sucesso dos mistrios prope, uma e outra vez, como Filho de Deus e da Virgem Santssima .

Excerto da Audincia Geral do Papa Emrito Bento XVI, proferida na Festa da Converso de S.Paulo em 2006 Para ele (Paulo) foi decisivo conhecer a comunidade dos que se professavam discpulos de Jesus. Por eles tinha sabido a notcia de uma nova f um novo "caminho", como se dizia que colocava no seu centro no tanto a Lei de Deus, quanto a pessoa de Jesus, crucificado e ressuscitado, com o qual estava relacionada a remisso dos pecados. Como judeu zeloso, ele considerava esta mensagem inaceitvel, alis escandalosa, e por isso sentiu o dever de perseguir os seguidores de Cristo tambm fora de Jerusalm. Foi precisamente no caminho para Damasco, no incio dos anos 30, que Saulo, segundo as suas palavras, foi "alcanado por Cristo" (Fl 3, 12). Enquanto Lucas narra os factos com riqueza de pormenores de como a luz do Ressuscitado o alcanou e mudou fundamentalmente toda a sua vida ele nas suas Cartas vai directamente ao essencial e fala no s da viso (cf. 1 Cor 9, 1), mas de iluminao (cf. 2 Cor 4, 6) e sobretudo de revelao e de vocao no encontro com o Ressuscitado (cf. Gl 1, 15-16). De facto, definir-se- explicitamente "apstolo por vocao" (cf. Rm 1, 1; 1 Cor 1, 1) ou "apstolo por vontade de Deus" (2 Cor 1, 1; Ef 1, 1; Col 1, 1), para realar que a sua converso no era o resultado de um desenvolvimento de pensamentos, de reflexes, mas o fruto de uma interveno divina, de uma imprevisvel graa divina. A partir daquele momento, tudo o que antes constitua para ele um valor tornouse paradoxalmente, segundo as suas palavras, perda e lixo (cf. Fl 3, 7-10). A partir daquele momento todas as suas energias foram postas ao servio exclusivo de Jesus Cristo e do seu Evangelho. Agora a sua existncia ser a de um Apstolo desejoso de "se fazer tudo em todos" (1 Cor 9, 22) sem reservas. Isto constitui para ns uma lio muito importante: o mais importante colocar no centro da prpria vida Jesus Cristo, de modo que a nossa identidade se distinga essencialmente pelo encontro, pela comunho com Cristo e com a sua Palavra. sua luz todos os outros valores so recuperados e ao mesmo tempo purificados de eventuais impurezas. Outra lio fundamental oferecida por Paulo o alcance universal que caracteriza o seu apostolado. Vendo a agudeza do problema do acesso dos Gentios, isto dos pagos, a Deus, que em Jesus Cristo crucificado e ressuscitado oferece a salvao a todos os homens sem excepes, dedicou-se totalmente a dar a conhecer este Evangelho, literalmente "boa notcia", isto , anncio de graa destinado a reconciliar o homem com Deus, consigo mesmo e com os outros. Desde o primeiro momento ele tinha compreendido que esta era uma realidade que no dizia respeito s aos judeus ou a um certo grupo de homens, mas que tinha um valor universal e se referia a todos, porque Deus o Deus de todos.

REZAI O TERO
TODOS OS DIAS
Nossa Senhora aos Pastorinhos

Festa de Reis da catequese


Aconteceu no passado dia 11 de janeiro mais uma Festa de Reis da Catequese das Parquias de Azeito, desta vez no auditrio Carlos Alberto Ferreira nas instalaes da Sociedade Filarmnica Perptua Azeitonense. Pelas 15.15h e j com a sala repleta de pais e familiares das crianas que frequentam a Catequese das duas Parquias de Azeito, deu-se incio ao espetculo que este ano foi organizado com um novo formato, fazendo jus s excelentes condies do auditrio. A abertura solene da Festa ficou a cargo do Coro Infantil das Parquias de Azeito com a designao de A a Z. Em face do elevado nmero de crianas que frequentam a Catequese das Parquias de Azeito, quase 400, e com o intuito de todas participarem no evento de forma ativa, foi organizado um guio com um fio condutor. Todos os volumes se empenharam em apresentar o seu melhor, e como foi bonito ver render os Dons que Deus atribuiu a cada um! Entre cada atuao surgiam sempre duas meninas a falar de forma descontrada, uma proveniente de uma famlia catlica e outra no, sendo que a primeira ia explicando segunda todo o percurso at chegada dos Magos. O primeiro volume a atuar representou a preparao de Joo Batista para acolher Jesus, seguiu-se a Anunciao do Anjo a Maria e a vista sua prima Isabel, depois foi projetado no cenrio o caminho de Maria e Jos para Belm, seguiu-se o Recenseamento (viagem para Belm) e o Nascimento e Jesus. Encenou-se ainda uma ceia de Natal em famlia, a Missa do Galo, a entrega das prendas e a chegada dos Reis Magos atravs de um Prespio ao vivo. No final das atuaes todas as crianas estiveram em palco a interpretar uma msica indita que foi cantada inmeras vezes por todos os presentes no auditrio. Em seguida preparou-se o palco para a Eucaristia que viria a realizar-se com a animao dos nossos escuteiros, e que bem que eles cantaram e abrilhantaram ainda mais aquela tarde onde todos sentimos que nada nos separar do amor de Deus! Em nome da Coordenao da Catequese, gostaramos de agradecer a todos quanto tornaram possvel este evento, ao nosso Pe. Luis, a todos os catequistas pelo seu empenho e dedicao, a todas as crianas e aos seus familiares, aos escuteiros pela ajuda, e por fim mas sempre nas nossas oraes, Sociedade Filarmnica Perptua Azeitonense, um grande bem-haja a todos. Ser que ainda se lembram do cntico? Nada nos separar Nada nos separar Nada nos separar Do Amor de Deus!

[ AGENDA ]

25 01 02

SBADO

Missa ALDEIa

| 16H30
DE IRMOS

SBADO

Adorao do Santssimo e Orao de Vsperas S. LOURENO


ANTES DA EUCARISTIA DAS 18H30

| 17H00

Beno de Vellas na Vspera da Apresentao do Senhor S. LOURENO

DOMINGO MISSAS

TODAS AS

Bno das Velas pela Apresentao do Senhor

OBRAS DE MISERICRDIA
As sete obras de misericrdia espirituais: 1. Dar bons conselhos 2. Ensinar os ignorantes 3. Corrigir os que erram 4. Consolar os tristes 5. Perdoar as injrias 6. Suportar com pacincia as fraquezas do nosso prximo 7. Rezar a Deus por vivos e defuntos. As sete obras de misericrdia corporais: 1. Dar de comer a quem tem fome 2. Dar de beber a quem tem sede 3. Vestir os nus 4. Dar pousada aos peregrinos 5. Visitar os enfermos 6. Visitar os presos 7. Enterrar os mortos.

Disponveis para o projecto de Deus


Caros Amigos, O ltimo relatrio da EAPN - Rede Europeia AntiPobreza (1) coloca em evidncia o que a maioria dos portugueses tem vindo a sentir ao longo destes ltimos anos: - Em 2012, mais de 25 % da populao encontrava-se em risco de pobreza ou excluso social; - Em 2011, quase 20% da populao portuguesa tinha 65 ou mais anos e 5% tinha 80 ou mais anos, sendo a projeco para 2050 que estas percentagens aumentem para 32% e 11%, respectivamente. Assim, e ainda durante o seu exerccio, o Papa Emrito Bento XVI sensibilizava para esta temtica, que causa preocupao pela precariedade que atinge muitas famlias e exige que toda a comunidade diocesana esteja prxima daqueles que vivem em condies de pobreza e dificuldade. Desta forma surgiu naturalmente o projecto sociocaritativo das paroquias de Azeito que pretende prestar assistncia social, educativa e moral, promovendo o desenvolvimento junto da populao de Azeito num esprito de solidariedade humana, crist e social A equipa liderada pelo Padre Lus Ferreira iniciou a sua gnese com a formao de voluntariado da pastoral da sade da diocese de setbal e efectuou o seu COMPROMISSO DE FIDELIDADE na igreja de S. Loureno no passado domingo, dia 19 de Janeiro, a toda a comunidade. Foi com enorme prazer e humildade que recebemos o convite para fazermos parte dos braos da igreja catlica, apoiando aqueles que mais precisam, indo ao encontro das palavras (2) do Papa Francisco onde devemos estar disponveis para o projecto de Deus, cuidar carinhosamente e especialmente das crianas, dos idosos, daqueles que so mais frgeis e que muitas vezes esto na periferia do nosso corao, sempre com descrio, com humildade, no silncio, mas com uma presena constante e uma fidelidade total, mesmo quando no se consegue entender. Este o nosso compromisso, trabalhando com as instituies locais e solicitando o apoio solidrio de toda a comunidade a este projecto! O nosso muito obrigado! EQUIPA Coordenao geral Padre Lus Ferreira Coordenao interna Antnio Santos; Clara Maximiano; Helena Patarra; Isabel Loureno; Jos Loureno; Julieta Silva; Maria Augusta; Maria de Lurdes Deitado; Tiago Filipe CONTACTOS Email - apoio.caritativo.azeitao@gmail.com Telf. 912190599 notas:
(1) Sigla do ingls European Anti Poverty Network (2) Homilia do Papa Francisco, na praa de So Pedro, na SOLENIDADE DE SO JOS (19/03/2013)

[ HORRIOS ]
Eucaristias feriais................................. 3. e 5. S. Loureno 18h00 4. e 6. S. Simo 18h00 Eucaristias dominicais.......................... sb. S. Loureno 18h30 dom Aldeia da Piedade 9h00 S. Simo 10h15 S. Loureno 11h30 S. Simo 18h30 Confisses.............................................. 5. - S. Loureno 15h30 s 17h30 6. - S. Simo 17h00 s 17h45 Cartrio (S. Loureno).......................... 3.a 18h30 s 20h00 5.a 18h30 s 20h00 Contactos.............................................. S. Loureno 21 219 05 99 S. Simo 21 219 08 33 Telemvel 91 219 05 99 paroquiasdeazeitao@gmail.com bparoquial.azeitao@gmail.com catequeseazeitao@gmail.com

Das könnte Ihnen auch gefallen