Sie sind auf Seite 1von 5

| Mahomed Mang | Paulo Ferreira | Paulo Sousa | Verglio Loureiro |

SAP R/3 & SAP Netweaver

.:: FEUP :: ERSS ::.

Porto Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Novembro de 2006

SAP R/3
O SAP R/3 1 uma soluo do tipo cliente/servidor, surgido em 1992 e com mais instalaes que o anterior sistema, o SAP R/2. A principal diferena entre estes dois sistemas que o R/3 utiliza uma arquitectura cliente/servidor enquanto o R/2 utiliza mainframes. A verso mais recente do sistema R/3 a 4.0. O R significa real-timeprocessing e o 3 representa sistema de arquitectura de trs nveis. O SAP R/3 constitudo pelos seguintes mdulos base:

Mdulo do SAP R/3 2

- Contabilidade Financeira (FI Financial Accouting): o mdulo FI colecciona todos os dados de uma empresa relevantes para a contabilidade, fornece documentao e informao compreensiva e completa, e ao mesmo tempo uma actualizao base de toda a parte de controlo e planeamento da empresa. - Controlo (CO Controlling): Como o nome indica, CO serve para o planeamento e controlo de custos dos processos internos da empresa.

Informao retirada de: SAP R/3 [em linha]. [s.l.: s.n., s.d.]. http://students.fct.unl.pt/users/smss/erp/trabalho.htm#sap [consulta: 1 de Novembro de 2006]. 2 Imagem retirada de: SAP R/3 - Module. [em linha]. [s.l.]: Econ Serve, [s.d.]. www.econserve.de/sap/sapr3.htm [consulta: 1 de Novembro de 2006].

SAP R/3

- Gesto do Patrimnio (AM Asset Management): AM faz a gesto de todo o patrimnio da empresa, avaliando a evoluo da apreciao ou depreciao do mesmo. - Gesto de Projectos (PS Project Systems): Serve para gerir os projectos da empresa: grandes e pequenos. - Recursos Humanos - (HR Human Resources): HR utilizado para processamento de salrios, formao, gesto de carreiras, etc. - Manuteno Fabril - (PM Plant Maintenance): Utiliza-se para manuteno de todo o equipamento, incluindo trabalho e materiais. - Gesto de Materiais - (MM Materials Management): Coordena o aprovisionamento e disponibilidade de materiais, incluindo requisies e ordens de compra, a recepo de mercadorias, as existncias, as BOMs, etc. - Gesto da Qualidade - (QM Quality Management): Serve para o planeamento, execuo e gesto das inspeces e dos certificados. - Planeamento de Produo - (PP Production Planning): PP gere a produo, contendo o plano mestre de produo, o shop floor, o MRP e o planeamento das capacidades. - Vendas e Distribuio (SD Sales and Distribution): Este mdulo serve para organizar as vendas, contendo as ordens de venda, o processo de picking, a expedio, etc. - Fluxo de Trabalho - (WF Workflow): Liga os mdulos SAP com outras aplicaes, ferramentas e servios. - Solues Industriais (IS Industry Solutions): Este mdulo um mdulo complementar desenvolvido especificamente para indstrias tais como petrleo e gs, farmacutica, etc.
SAP R/3 3

O SAP R/3 um sistema aberto e integrado que pode ser implementado mdulo a mdulo ou a verso completa, em qualquer tipo ou tamanho de empresa. um sistema altamente customizvel atravs da sua linguagem de quarta gerao: ABAP/4. A arquitectura do R/3 consiste em servidores de aplicaes e servidores de bases de dados e PCs como clientes desses servidores numa rede (arquitectura de 3 nveis). Os servidores de aplicaes fornecem o software aplicacional enquanto que os servidores de bases de dados tratam da actualizao da informao. O sistema suporta qualquer nmero de servidores em vrias mquinas diferentes. Tambm no h restrio quanto ao nmero de utilizadores. Isto faz do sistema R/3 um sistema adaptativo aos diferentes tipos e tamanhos de empresas. A soluo descentralizada cliente/servidor tem as seguintes vantagens: - Mais tempo til para o utilizador. A soluo mainframe: o R/2 necessita de batch a correr sem ningum ligado ao sistema. A soluo R/3 tambm necessita de batch a correr, mas possvel efectu-lo enquanto o sistema est a ser utilizado. - Interface mais user-friendly, pois so utilizados PCs em vez de terminais de um mainframe. - Tempos de resposta quase instantneos. - A arquitectura baseada em sistemas abertos em que os componentes e perifricos podem ser mltiplos fornecedores o que possibilita uma reduo de custos. Um dos maiores problemas apontados ao R/3 a sua complexidade.

SAP R/3

SAP Netweaver O SAP NetWeaver fornece: 3 - Contedos de negcio pr-definidos que facilitam a integrao; - Reduz a necessidade de configurao, permitindo acelerar a implementao; - Inclui contedos pr-configurados de portal e perfis que melhoram a integrao dos indivduos; - Disponibiliza relatrios e anlises que visam melhorar a integrao da informao, bem como interfaces, afim de produzirem processos de negcio conjuntos. - Disponibiliza ferramentas analticas e suporte que permitem reduzir custos e aumentar a colaborao; - Os contedos de negcio so pr-configurados para uma utilizao imediata, quer atravs de Business Packages ou como parte dos componentes do SAP NetWeaver; - Os perfis internos e externos so adequados empresa, de modo a facilitar a interaco com os seus fornecedores, parceiros e clientes; - Baseia-se nos mais recentes modelos e tecnologias da Internet como HTTP, XML e Web Services. Por sua vez, assegura a abertura e a interoperabilidade com Microsoft.NET e ambientes J2EE como o IBM WebSphere; - Permite reunir informao estruturada, no estruturada e harmonizar dados formalmente retidos em vrios sistemas, atravs de contedos de negcio prdefinidos; - uma plataforma aplicacional e de integrao que suporta as SAP xApps e todas as solues mySAP Business Suite; Paralelamente, materializa uma nova arquitectura aplicacional, denominada Enterprise Services Architecture, que combina aplicaes empresariais com Web Services e tecnologias abertas, permitindo a implementao de processos de negcio adaptveis.

SAP NetWeaver. [em linha]. [s.l.]: SAP, [s.d.]. http://www.sap.com/portugal/solutions/netweaver/conteudos.epx [consulta: 1 de Novembro de 2006].

SAP R/3

Das könnte Ihnen auch gefallen