Sie sind auf Seite 1von 6

AUTOMAO RESIDENCIAL: SISTEMAS MICROCONTROLADOS COM COMUNICAO WIRELESS VIA GSM

Elder Cleiton Barreto Francisco Dos Santos, Jonhatta Mota Ribeiro, WaldineyGiacomelli
Graduando em tecnologia da Automao Industrial IFS. E-mail: eldercleiton2011@gmail.com Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente IFS. E-mail: gino@ifslagarto.com.br

Resumo: O sculo XXI vem sendo marcado por um grande avano no desenvolvimento de sistemas
automatizados com variadas aplicaes, destacando-se um novo mercado que a automao residencial. Por outro lado no menor o desenvolvimento dos sistemas de troca de informaes suportados pelas telecomunicaes recebendo grande destaque para os aparelhos de telefonia celular que atingem a maioria da populao mundial. Este trabalho traz um estudo sobre a aplicao desses sistemas propondo a integrao de um sistema de controle e automao representado pela plataforma Arduino sendo que o controle ser feito a partir de um aparelho celular com comunicao wireless que tem o padro GSM usando uma comunicao atravs de SMS, tambm conhecidos por torpedos. Palavras-chave: arduino, automao residencial, comunicao wireless, microcontroladores, sms

1. INTRODUO
Nos ltimos anos a populao tem passado por uma srie de mudanas nos padres demogrficos, hbitos e costumes, destacando-se o aumento da perspectiva de vida, a diminuio da taxa de natalidade, o aumento da mo-de-obra da mulher no mercado de trabalho, assim como o aumento da violncia nas grandes cidades que implica no isolamento das pessoas em suas residncias. Esses fatores fazem com que seja levada em conta nos novos projetos habitacionais a questo da automao residencial que alm de trazer conforto, proporciona segurana (DIAS & PIZZOLATO, 2004). Telefones celulares esto presentes em todas as faixas etrias e classes sociais e vm sendo incorporado vida cotidiana de milhes de pessoas por todo o mundo. Diante dessa realidade numrica interessante pensar em se desenvolver aplicativos e novos usos ao aparelho de telefonia mvel. Usando um microcontrolador, ser projetado um sistema de comando remoto fazendo a utilizao de um modem GSM e dos servios de SMS, atravs de uma mensagem de texto o usurio pode controlar e operar vrios equipamentos residenciais como: acender uma lmpada de determinado cmodo, ligar o ar condicionado quando estiver voltando do trabalho, por exemplo, para quando chegar ao lar ter o ambiente a uma temperatura agradvel, alm de ligar ou desligar alarmes recebendo alertas quando os mesmos forem acionados. O sistema em questo constitui de uma soluo eficiente, de fcil uso, de hardware e software abertos e de baixo custo, que visa aumentar a comodidade e segurana de pessoas que desejam implementar sistemas de automao residencial em suas casas. Com estes fatos e tendo em vista que sistemas de segurana so mais necessrios e desejados, o objetivo principal deste projeto desenvolver um sistema de controle onde todas as funes possam ser gerenciadas atravs de mensagens de texto.

2. MATERIAL E MTODOS 2.1. Arquitetura do Sistema


Sistemas de automao residencial so constitudos por controladores de dispositivos, um servidor central e interface de controle. Os controladores de dispositivos so responsveis pela manipulao dos eletroeletrnicos da residncia. Os servidores so o meio de interao entre a interface de controle e o controlador. Por fim, as interfaces de controle podem ser qualquer meio que

ISBN 978-85-62830-10-5 VII CONNEPI2012

realize a comunicao com o servidor como computador pessoal ou at mesmo um telefone celular (EUZBIO & MELLO, 2011). O sistema foi implementado pela comunicao mostrada na figura 1 abaixo.

Figura 1 conexo dos componentes

Em sntese, a comunicao foi feita atravs de um celular cadastrado que por meio de SMS ir enviar ou receber mensagens de texto para o modem GSM SIM900D e estes por sua vez passar por comunicao serial, dados para o Arduino ATmega1280 para controlar ou monitorar os eletroeletrnicos da residncia.

2.2.

Arduino

O microcontrolador usado neste trabalho foi o kit Arduino, que possui inmeras vantagens em relao s solues anlogas existentes no mercado. Essa ferramenta com enorme potencialidade ideal para iniciantes que tenham ou no conhecimento em eletrnica devido a sua enorme facilidade de uso. Dentro das suas vantagens pode-se encontrar o fato de possuir hardware e software livres; rodando em ambiente Linux, Macintosh e Windows; tendo o aliciante de possuir valor aquisitivo menor do que outras plataformas de microcontrolador existentes (Santos, 2008). Existem diversos modelos de Arduino, cada um, apropriado s necessidades do projetista. Neste trabalho foi escolhido o kit Arduino Atmega1280, por possui uma vasta quantidade de portas de entradas e sadas possibilitando a ligao de mais de 50 eletroeletrnicos de uma residncia. A figura abaixo mostra detalhadamente as partes e a pinagem dos soquetes desse modelo.

Figura 1 Partes constituintes do Arduino Atmega1280

Para a programao do microcontrolador presente no Arduino utilizado uma linguagem prpria baseada em C e C++. Para escrita dos cdigos pode ser utilizado o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) do Arduino, essa IDE possui vrios recursos para facilitar o desenvolvimento de projetos, tais como, diversos exemplos de programas e uma ferramenta denominada serial monitor, que possibilitar a visualizao dos dados recebidos e enviados por conexo serial (EUZBIO & MELLO, 2011). Alm disso, a plataforma Arduino possui hardware extensvel permitindo encaixar em suas portas outras placas chamadas de Shields, ampliando sua funcionalidade, oferecendo suporte a outros tipos de conexo como Ethernet, Wi-fi, Bluetooth, e diversas outras. Para esse trabalho foi utilizado o Shield SIM900D, que possibilita o Arduino trabalhar com conexo GSM.

2.3. Modem GSM SIM900D


O SIM900D um mdulo de comunicao GSM, que homologado pela Agncia Nacional de Telecomunicao, ANATEL. Segundo, Artur, et al (2007) os mdulos GSM so solues wireless (sem fio), que acessam a rede GSM da mesma forma que os aparelhos celulares, a diferena est no foco, que o mercado M2M (Machine-to-Machine/ Mquina Mquina), e na forma de controle destes dispositivos, feito atravs de Comandos AT. O mdulo SIM900D quad-band, funcionando nas bandas de 850 MHz, 900 MHz, 1800 MHz e 1900 MHz e possui capacidade de usar GPRS. Usando uma interface serial que permite comunicao em diversas baud rates, que variam de 9600 bauds a 115200 bauds. Por meio dessa interface, podem ser enviados os comandos AT para controle do mdulo. A figura abaixo apresenta esse mdulo e o shield com o mdulo, que encaixar diretamente no Arduino.

Figura 2 Shield e mdulo SIM900D

Apesar dos modems GSM operarem com voz, geralmente, em projetos so utilizados para transmisso de dados. Por conexo CSD (Circuit Switch Data), que a conexo ponto a ponto para outro modem conectado a rede de telefonia mvel ou fixa; por conexo GPRS (General Packet Radio System), que uma conexo na rede de pacote de dados permitindo ligao com qualquer servidor conectado a internet; e por SMS conhecido no Brasil como torpedo ou mensagem de texto, permitindo enviar ou receber 160 caracteres para um modem ou aparelho celular. A maneira mais fcil de trabalhar com um modem GSM e seus recursos conect-lo a um PC atravs de uma porta serial e utilizar um software emulador de terminal, como por exemplo, o Hyperterminal do Windows. Dessa maneira, os comandos AT podem ser digitados no Hyperterminal que enviar para o modem atravs da porta serial e receber as respostas dos comandos mostrando na tela do Hyperterminal. A lista com os comandos AT, suportados pelo mdulo GSM disponibilizada pela SIMcom .

3. RESULTADOS E DISCUSSO
A qualquer momento, pode-se efetuar alguma ao, como acender ou apagar luzes, ligar e desligar o condicionador de ar ou monitorar os aparelhos que esto ligados ou desligados. Quando alguma dessas aes realizada uma mensagem de texto enviada para o nmero do telefone cadastrado para receber as mensagens contendo a informao dessa ao. Isso pode ser realizado atravs do comando AT+CMGS que usado no formato AT+CMGS = numero de telefone <ENTER> mensagem de texto <CRTL+Z>. Na figura 3 mostrado que foi realizada uma ao e ao enviar uma mensagem de texto contento a instruo Luz q on, a lmpada do quarto ligada e uma mensagem retornada para o celular cadastrado contendo essa informao (A lmpada do quarto est ligada). Da mesma forma acontece quando enviado a instruo Alarme, se o alarme estiver desligado ele ser ligado e, caso contrrio, se estiver ligado ele ser desligado e nas duas situaes uma mensagem enviada para o celular cadastrado quando a ao for concluda.

Figura 3 Comunicao entre Celular e modem SIM900D mostrada pelo serial monitor.

Os dados recebidos e enviados para o modem SIM900D podem ser visualizados com o auxlio da ferramenta serial monitor disponvel na IDE do Arduino, desde que o controlador esteja conectado com o computador atravs da porta USB.

Quando uma mensagem de texto enviada para o modem, uma srie de condicionais so verificadas pelo controlador. As mensagens somente sero lidas, se o nmero do celular for cadastrado e o texto contido nela for uma instruo compatvel com a tabela 1, caso contrrio o SMS excludo e nenhuma ao ser realizada.
Tabela 1 - Mensagens SMS aceita pelo modem.

MENSAGEM Luz q on Luz q off Luz s on Luz s off Status Alarme

FUNCIONALIDADE Acende a luz do quarto Apaga a luz do quarto Acende a luz da sala Apaga a luz da sala Retorna as luzes ligadas e desligadas Liga ou desliga o alarme

Para aproximar o sistema em questo da realidade foi construdo um prottipo, uma maquete com vrios cmodos de uma casa, que foi integrado ao Arduino para simular a iluminao da residncia, alm dessa maquete foi incorporado um sistema de irrigao para o jardim, tudo controlado por SMS. A figura 4 mostra a maquete e seus vrios cmodos.

Figura 4 Prottipo para realizao dos testes

4. CONCLUSES Dos testes preliminares realizados observou-se que a comunicao do aparelho celular enviando mensagens de texto SMS so entendidas pelo sistema de controle, ou seja, a plataforma Arduino e o mesmo responde ao nmero cadastrado que recebeu a mensagem e fez a ao programada. Aquilo que h dez anos poderia ser considerado como fico cientfica j pode ser considerada como realidade nos dias atuais. Essa a prova que a automao um ramo das cincias exatas com maior potencial de desenvolvimento de novos produtos e solues para atender s mais diversas demandas da sociedade, quer seja sob o aspecto de conforto, quer seja de segurana ou at mesmo lazer. a tecnologia a servio do ser humano de acordo com sua convenincia ou necessidade. O fato de o sistema possuir controle por mensagem de texto pode ser um fator prejudicial na utilizao pelos usurios, pois dependendo da quantidade de eletroeletrnicos haver grande quantidade de instrues. O principal trabalho futuro desenvolver um aplicativo que rode em celulares com plataforma Android, possuindo uma interface de controle mais amigvel, onde no ser preciso memorizar instrues de texto bastando que o usurio clique em cones semelhantes aos aparelhos da residncia e o SMS ser emitido para o modem GSM.

REFERNCIAS
ARTUR, R; FIGUEIREDO, R; NASCIMENTO, L.H.B. Projeto de um controlador de alarme de carro via SMS. Universidade Estadual de Campinas SP, 2007. DIAS, C.L.A.; PIZZOLATO, N.D. Domtica: Aplicabilidade e Sistemas de Automao Residencial, CEFET. Campos dos Goytacapes - RJ, 2004. EUZBIO, M.V.M.; MELLO, E.R. DroidLar: Automao Residencial atravs de um celular Android.IF-SC,2011.

SANTOS, N.P. Introduo ao Arduino. 17 ed. rev. Portugal; Programar, 2008.

Das könnte Ihnen auch gefallen