Sie sind auf Seite 1von 19

Indicaes do Exame Radiogrfrico para Periodontia

-Avaliao da quantidade da perda ssea da crista -Avaliao da extenso das reabsores sseas -Avaliao da lmina dura -Perdas de substncias dentrias Crista ssea 2mm da Juno amelo-dentinria Lmina Dura 1mm contnuo

Alteraes na Estrutura Anomalias Dentarias


1.1 Hipoplasia de Esmalte Perturbao em alguma fase da formao de esmalte. 1.1.1 Adquirida Manchas, irregularidades na superfcie do dente ou simplesmente ausncia de esmalte em algumas reas. Clnico-Manchas brancas. Dentes de Turner-Infeco no germe do permanente, formao de reas amareladas. 1.1.2 Congnita Sfilis Congnita Incisivos de Hutchinson ->reduo da borda incisal.Molares em amora->superfcie oclusal estreita e cuspides malformadas. 1.2 Amelognese Imperfeita Hipoplasia congenita, que afeta exclusivamente o esmalte. 1.2.1 Hipoplsica Esmalte apresenta-se como uma linha radiopaca fina sobre a dentina 1.2.2 Hipomineralizada Quase mesma radiopacidez da dentina. 1.2.3 Hipomadura Esmalte frgil, radiopacidez semelhante a dentina tambm. 1.3 Dentinognese Imperfeita Dentina produzida pouco resistente. Obliterao total ou parcial da cmara pulpar por dentina secundria. 1.4 Displasia Dentinria Formao de Dentina Irregular/Formao pulpar modificada. Rx Razes anmalas ,curtas e conicas. Cmara pulpar alargada. Observam-se reas radiolcidas periapicais (cistos, granulomas e abscessos)

1.5 Odontodisplasia Regional ( Dente Fantasma) Dentes bastante irregulares, radioluscidez alta, grande alargamento pulpar.

Alteraes Periodontais Resumo do Slide


Alteraes Periodontais Mostraro alteraes na Crista e nos septos sseos. Alteraes na LD, Reabsores h/v , Radioluscncia aumentada da crista. Radiografia No registra at que haja uma perda ssea de 30-50% da estrutura. Indicao Avaliao da crista, Lmina Dura e Extenso da Reabsoro. A visualizao radiogrfica da condio do espao biolgico periodontal fraca, pois composta por tecido mole. Alteraes: -Lmina Dura Radioucidez incomum, Perda da nitidez, descontinidade ou ausncia total/parcial. Qual o diagnstico diferencial de Abscesso Endodntico ou Periodontal? Alteraes no Espao LP Hipofuno ->Diminuio/Hiper-> Aumento O que pode causar uma diminuio do espao LP ? Limitaes das Radiografias Certificar com anlise clnica. -Presena de bosa periodontal -Profundidade das leses e Morfologia interna -Diferenciao de tecido mole/duro -Falso-negativo para evoluo e acometimento da leso

ALTERAES TOPOGRFICAS
Transposio Dentes trocam sua posio na arcada Giroverso Rotao do dente em relao ao seu longo eixo Erupo Ectpica Local fora do habitual Reteno dentria Falta de fora Dente no irrompido Por causa de uma obstruo no caminho da erupo. eruptiva Infra-ocluso Dente Superior e Inferior no se tocam. Impaco Barreira fsica impedindo sua via de erupo.

Radio II Alteraes Corono-Radiculares Parte I

3.Alteraes corono-radiculares Fatores Sistmicos DEFICINCIA DE VIT. C E A estrutura do esmalte e da dentina INFECES siflis: incisivos de Hutchinson; molar em amora EXCESSO DE FLUOR NA GUA reas hipoplsicas no esmalte TRAUMAS odontoblastos e ameloblastos: dentina e esmalte Fatores Genticos Alterao na informao contida no cdigo gentico 3.1 Nmero 3.1.1 Anodontia/Agenesia Anodontia significa a ausncia de uma dentio completa : Decdua ou Permanente. Hipodontia ou Anodontia Parcial ausncia de um ou mais dentes. Mais freqente->3 molar. 3.1.2 Dentes Supranumerrios Menos comum na dentio decdua.Com maior freqncia na regio de incisivos. O mais comum o mesiodens, localizado na linha mdia sendo menor que o normal, dismorfo e conide. (4 molar) 3.2 Tamanho 3.2.1 Microdontia Dente menor do que o normal, conide. 3.2.2 Macrodontia Aumento do volume dental como um todo, ou em apenas uma parte. 3.3 Forma ( Vide imagens) 3.3.1 Geminao (Dica do 2-Canais alargados e nicos) Tentativa de um dente dar origem a outro. 3.3.2 Fuso Canais individualizados Unio de dois dentes. Se h diminuio do nmero de dentes, trata-se de uma fuso. 3.3.3 Concrescncia Unio de dentes pelo cemento. Canais radiculares individualizados. Dentes multirradiculares. 3.3.4 Taurodontia Diferente de Macrodontia, pois taurodontia representa um aumento oclusoapical da cmara pulpar de molares e pr molares e diminuio do comprimento das razes. 3.3.5 Dilacerao Curvatura Excessiva da raiz dentria. 3.3.6 Raiz Supranumerria 3.3.7 Prola de Esmalte 3.3.8 Cspide Supranumerria 3.3.9 Dens in Dente Invaginao de um dente dentro de outro.

3.3.10 Hipercementose Deposio patolgica e excessiva de cemento na superfcie radicular . Pode ser causado por trauma oclusal, mas tem origem idioptica. Outros aspectos normais, apenas observado um aumento na espessura do cemento.

Radiologia II Periodontopatias Alteraes na Forma Radiologia II


Alteraes na Forma 1 Geminao 2 Fuso 3 Concrescncia 4 Taurodontia 5 Dilacerao 6 Raiz Supranumerria 7 Prola de Esmalte 8 Cspide Supranumerria (Ou cspide em garra) 9 Dens in Dente 10 Hipercementose

Radiologia II Periodontopatias
Clculo Dentrio Placas bacterianas mineralizadas. Se caracterizam de acordo com sua localizao: Supragengivais e subgengivais. Radiograficamente, pontos radiopacos depositados nas superfcies dentrias, mais visveis nas proximais. Perda ssea Vertical Perda inclinada da crista ssea alveolar (Vide Imagem) Perda ssea Horizontal Perda a nvel primitivo das cristas alveolares, acompanhada da formao de bolsas supra-sseas. Em periodontos normais, ocorre discreta perda do rebordo alveolar.

Leso de Furca Decorrentes de alteraes periodontais que atingem reas de bi ou trifurcao em molares e prmolares. Radiolucidez triangular na regio de furca, ou diminuio da radiopacidade normal. Leso Endo-Prio (Dica do Segunda : Dente flutuando) Leses que envolvem tanto o endo, como periodonto, no se sabe explicar qual dos dois causou a leso. H comunicao entre as leses atravs do forame apical. A Leso periapical progride em direo a crista alevolar e a leso periodontal progride em direo apical. rea radiolcida e perda ssea extensa e difusa que comunica espao periodontal com regio apical. Pode apresentar clculo radicular.

Radiologia II Periapicopatias Parte I


Periapicopatias Pericementite (Alargamento espao periodontal) -O que Resposta do periodonto apical uma leso qumica,fsica ou microbiana. observado um aumento do espao periodontal (radiolcido). Abscesso Periapical (Grosseiramente Circular/Difusa/Regio periapical) -Processo inflamatrio causado pela necrose pulpar associada a crie dentria(evoluo de uma pericementite).Se agudo, resulta em necrose e supurao, se crnico,forma cisto ou granuloma. Se agudo, apresenta desde espessamento do espao periodontal,at uma rea radiolcida ao redor do peripice. Tambm, perda ssea, ou comprometimento da lmina dura. Em abscessos crnicos (com fstula), observa-se uma zona radiolcida de reabsoro, de forma grosseiramente circular e bordas mal definidas (rarefao ssea difusa). Granuloma Apical (Rarefao periapical circunscrita) Processo crnico e assintomtico, decorrente de um abscesso crnico. rea radiolcida circular, bem limitada, de pequeno dimetro associada ao pice dental, continuidade da lmina dura. Cisto Periapical Estimulao patolgica dos restos epiteliais de Malassez.

rea radiolcida bem delimitada de contorno arredondado e linear, circunscrita por um halo radiopaco contnuo. Diferena Granuloma X Cisto : Cisto maior/Cisto possui(na maioria das vezes)Halo radiopaco contnuo. Cisto Residual Mesmo que o cisto, correspondente numa rea onde foi extrado um elemento. Decorre devido a no curetagem de leses periapicais. Tipicamente pequenos. Dica do Segunda: Cisto em rea edntula

Radiologia II Periapicopatias Parte II


Ostete Condensante Area de condensao ssea devido a reao a extmulos externos. Grandes reas ou linhas radiopacas na intimidade do osso alveolar. Displasia Cementria Apical Leso em dentes vitais e sem restaurao. Pacientes negras 3 e 5 dcada de vida. Trs fases evolutivas 1-Radiolucidez generalizada semelhante a uma rarefao ssea periapical difusa 2-Fase mista Pontos radiopacos no interior da rea radiolucida 3-reas radiolucidas preenchidas por reas radiopacas. +Osteomielite -Supurativa Aguda Pequenas reas Radiolcidas Difusas no trabeculado sseo da mandbula -Supurativa Crnica Leso mista - Radiolucidas e Radoppacas -Esclerosante Crnica Difusa Densidade ssea de forma Difusa -Esclerosante Crnica Focal Massa radiopaca circunscrita/Obliterao densa dos espaos medulares Diferenciao com Cementoma Verdadeiro -> Contorno visvel da Raiz -Crnica com Periostite Proliferativa ou de Garr Radiolucidez em 1 molar inferior em crianas e jovens.

Tubos e Aparelhos 1.Qual a funo do colimador ? Resposta prova -direcionar os raios-x para incidir num local especfico. 2.Para realizar uma radiografia digital, necessrio a utilizao do raio x ? -Sim, por que a radiografia digital substitui apenas a forma de como visualizada a imagem, depois de ser submetida ao raiox./ (Mesmo sem o filme, necessrio a radiao.) 3.Diante um aparelho de raio-x odontolgico, qual voc escolheria para tcnica intrabucal? - De acordo com a lei, a tcnica intra bucal , a potncia do raio-x deve ser no mnimo de 50kvp, de preferncia 60. Mas o melhor seria 70, para que se obtenha uma melhor imagem e que o tempo de exposio seja menor. +Cabeote -Tubo -Ampola de onde sai o Raio x -Radiador para esfriar -Envoltrio de vidro preenchido com vcuo. -Anteparo de Tungstnio : desviar os eltrons. -Filtro de Alumnio Barram ftons, ou seja , os que tem o maior comprimento de onda, conseqentemente menor poder de penetrao, resumindo, filtra os raio-x indesejveis quanto maior o filtro menor a radiao, receber melhor quantidade de imagem. Nuvem de eltrons passam pelo anteparo de tungstnio e saem pela janela Colimador, fica no cabeote , por trs do filtro de Alumnio. Ionizante Podem depositar energia em tomos prximos, resultando na remoo de eltrons. raio-x No ionizante no faz mal luz,radar,rdio,microondas, raio-x possui velocidade da luz,linha reta,divergente,nao desviado por campo eletrico

invisvel,sensibiliza chapas fotogrficas,penetrar em corpos opaco,n sofre refrao, produz florescncia, Elementos essenciais a produo de raio-x acelerador de eltrons,alvo ou anteparo, gerador de eltrons, vcuo. Filmes Constituio do filme 1.Base plstico> Adesivo cola Camada de emulso sais halogenados de prata Capa protetora Camada de gelatina fixa a emulso a base

Classificao dos Filmes Uso intrabucais,extrabucais,dosimtricos Tamanho Quantidade Simples e Duplos um para o paciente e um p o dentista Sensibilidade/Velocidade rapido, medio e lento Extrabucais ecran, screen e non-screen Fatores que influenciam na velocidade do filme -Resposta do filme a exposio (Sensibilidade) -Quanto menor os sais de pratas,melhor a imagem,de fora para dentro Plstico, papel, filme , papel , lamina de chumbo , papel Invlucro de papel-envolve o filme, protege na manipulao,evite que a luz Lamina de chumbo parte de trs do filme, reluz a radiao 2aria de retorno,proporciona sustentao ao conjunto Papel preto protege o filme da luz e dos dedos, e da saliva. Revelao Quando se tira o raio-x se tem a imagem latente, existe mas ainda no pode ser vista.

Depois passa pelo processo qumico (revelao) e temos a img visvel. Tudo na cmara escura.

Porttil,Quarto ou Labirinto. Exposio Radiogrfica>Sensibilizao dos Sais de Ag>Imagem Latente>Revelao Revelador converte os sais sensibilizados em prata, na cor preta.(quanto mais alta tempmenos tempo)- gua tira o excesso do mat. revelador Fixador (fixa a img no local) gua final tirar o excesso de fixador , pois mancha. Fixador o dobro de tempo do revelador. Acidentes da Maxila visveis: Snfise intermaxilar(uniaomaxilar), espinha nasal,septo nasal,assoalho da cavidade nasal,tber da maxila, W sinusal, Acidentes da Mandbula: Ramo,Corpo,Forame Mentual,Protuberncia Mentual,Tubrculos Mentuais, Linha oblqua da mnd,tubrculo articular,incisura mandibular, processo coronide Anatomia Radiolgica Esmalte o tecido mais mineralizado, portanto mais radiopaco. Dentina menos radiopaco. E a polpa radiolcida. No d para distuinguir dentina-cemento, so radiopacosemelhantes. Dentina mais radiopaca, a medida que envelhece.

Espao do ligamento periodontal Papila dentria Na ponta da raiz, quando a raiz ainda no est completamente formada.

Densidade Quantidade de luz que a radiografia deixa passar. Refere-se aos diferentes graus de escurecimento do filme radiogrfico. Proporo de quantidade de luz que atinge e quantidade que o atravessa. Contraste Diferena das densidades na radiografia. Diferena entre o preto e o branco , passando pelos tons intermedirios de cinza.

Qual a tcnica radiogrfica usada em crianas que facilita a visualizao da regio interradicular e das razes dos molares superiores favorecendo a odontometria durante o tratamento endodontico ? Periapical Y invertido de Ennis linhas radiopacas formadas pela interseco da parede lateral da fossa nasal e a borda anterior do seio maxilar. Acima do canino superior. Saber acidentes anatomicos

Tcnica Intrabucal Periapical Superiores Radiografica Intrabucal Periapical da Regio de Incisivos Centrais Superiores Radiopacos:Maxila, Concha nasal inferior, Septo nasal,espinha nasal anterior Radiolcidos:Cavidade nasal, sutura intermaxilar, - Caninos Radiopaco:,Y invertido de Ennis>parede lateral da fossa nasal e Parede anterior do seio maxilar, Radiolcido: Fosseta mitiforme:depresso entre as razes do canino e do in.lat.sup., Seio Maxilar, Pr Molares*A partir dos pr, so feitas na horizontal. Radiolcido:Seio maxilar, Radiopaco:Assoalho e parede anterior do seio maxilar, W sinusal : Parede anterior do seio maxilar, Assoalho do seio maxilar e Septo do seio maxilar Molares Superiores Radiopaco:Tber da maxila, Processo zigomtico da maxila, Radiolcido: Sombra do osso zigomtico, Processo coronide,incisura mandibular

Inferiores Incisivo central inferior Radiopaco:Protuberncia mentual, Espinhas genianas*, Radiolcido:Foramina lingual (no centor das espinhas genianas), Canino Pr-molares Radiolcido Forame Mentual Molares Radiopaca:Linha oblqua,corpo da mandbula,Linha milo-hiidea Radiolcido:Canal mandibular,Fvea Sub-mandibular. Mandbula mais radiopaca do que a maxila. Tcnicas Periapicais Crie Interproximal , Odontometria Periapical,ORtodontica panormica Critrio de qualidade -abranger a toda a rea de interesse -ter menor distoro possvel -Ter tima densidade e contraste Tcnica Intrabucal Periapical obtida pela bissetriz. Indicaes para o uso de exame periapical: -Relao de decduo x permanente -Recidiva de crie -Alterao pulpares e dentinrias -Endodontia -Anomalias dentrias Padro 34 Infantil 2,23 Lmina de chumbo Evita emisso secundrias de raio-x. Cilindro curto Lei isomtrica de Ciezynski A imagem projetada tem o mesmo comprimento e as mesmas dimenses do objeto, desde que o feixe central de raios x seja perpendicular a bissetriz do ngulo formado pelo plano do filme entre o objeto. Princpios bsicos posio da cabea do paciente/diviso da arcada/posio do filme na boca/manuteno do filme na boca/angulaes do feixe de raio x/pontos de incidncia Plano sagital sempre perpendicular ao horizontal.

Incisivos e Caninos Filme na Vertical / Pre Molares e Molares Lateral Para os superiores: Trgus- Asa do Nariz. Cabea Reta Inferiores Trgus- Comissura labial. Mais inclinada. -Posio do Filme Lado de exposio voltado para o feixe de raio x Centralizado na regio de interesse Picote para incisal/oclusal Borda Superior ou Inferior 3mm da oclusal/incisal Maxila Dedo polegar da mo do lado contrrio , dedos espalmados, continncia. Central qualquer lado. Mandbula Dedo Indicador da mo do lado oposto, dedo polegar apoiado na mandbula e dedos restos fechados. Angulao positiva para os superiores/Negativa para os inferiores Gonimetro determina o ngulo. ngulo horizontal Paralelo com a proximal Maxila Erros mais freqentes na utilizao da tcnica do paralelismo: Erro na angulao esticar ou comprimir Feixe de raio-x no paralelo a proximal No respeitar a margem de segurana Erro de execuo usar a mo errada para segurar Questes de Radio 1.Densidade/Contraste Densidade Grau de escurecimento da Radiografia Contraste Diferena entre as tonalidades de preto, branco e cinza. 2.Qual fator resposnvel pela qualidade dos Raio-x ? regulao da kilovoltagem do aparelho de rx 3.Onde se localizam o filtro de alumnio e colimador e para que servem ? Ambos localizam-se no cabeote. Filtro de alumnio : Filtrar os feixes de Raios x , diminuir a incidncia de radiao indesejvel. O colimador serve para direcionar os feixes de raios x para um ponto especfico. 4. A visualizao das estruturas delgadas fica prejudicada quando a imagem radiogrfica exibida apresenta-se muito clara, isso ocorre por que as estruturas a serem analisadas no aparecem bem definidas, cite trs fatores que podem causar imagens claras: -Muita distncia entre o filme e o cilindro -Pouco tempo de exposio do filme na soluo reveladora -Erro na tcnica de posicionamento do filme

5.Em uma radiografia da regio de canino inferior , facilmente visualizada o y invertido de ennis. Soalho da fossa nasal e parede anterior do seio maxilar. -Forame Incisivo -Seio Maxilar -Forame Nasal 6.Em uma radiografia da regio de premolares inferiores foi identificado um crculo radiolucido entre os pices do 1 e 2 pr molares , num exame clinico foi vitalizado a vitalidade dos elementos, cita outros 3 acidentes anatmicos? Forame mentual. Canal da mandbula,linha oblqua, 7.3 Acidentes anatmicos radiolucidos e radiopacos de uma radio. De incisivos superiores. Radiopacos:Maxila, Concha nasal inferior, Septo nasal,espinha nasal anterior Radiolcidos:Cavidade nasal, sutura intermaxilar,Canal nutritivo,Forame incisivo 8.Tcnica radiogrfica usadas para odontometria. periapical 9.Boca completa, cite 5 erros que seja necessrio repetir a radio. -se mexeu e engoliu saliva -Tipo de filme e tcnica radiogrfica errada -Falta de paralelismo 1. 2.Das estruturas abaixo quais so radiopacas: Sutura intermaxilar Foramina Lingual Protuberncia Mentual Canal Mandibular Espinha nasal anterior 3.Estruturas radiolcidas Foramina lingual,canais nutritivos,fossa nasal, forame mentual,sutura intermaxilar, 4.Tempo de permanncia do filme no revelador vai depender da temperatura do revelador. Radiografia Interproximal Indicaes Cries interproximais Cries reincidentes Cries oclusais extensas

Clculos salivares Ndulos e calcificaes da cmara pulpar Reabsores sseas Restauraes em excesso Verificar O acometimento do dente em relao apolpa Adaptaes das restauraes na PG Excesso ou falta de ^nas margens proximais Relao dente decduo/germe do permanente Reabsores verticais ou horizontais Contra indicaes Leses cariosas de fissuras Leses periapicais reas edentulas como o paciente ira morder ? Apinhamento dentrio Vantagens Viso de coroas superiores e inferiores Menor distoro Proteo dos tecidos vizinhos ao Rx Economia e Eficcia Desvantagens No mostra o peripice Mordida desconfortvel Tcnica Plano sagital mediano perpendicular ao solo Trgus asa do nariz e Plano de Camper paralelo ao solo Mtodos de Localizao Saber a posio exata de um dente incluso: vestibular/lingual/palatina Efeitos Biolgicos Raio x - energia eletromagntica -Penetra e atravessa corpos opacos -Causa ionizao -Sensibiliza filmes fotogrficos Efeitos Deletrios -fabricante do tubo dermatite localizada -observados poucos anos aps a descoberta dos Rx. Classificao dos efeitos biolgicos 1-Determinsticos -Severidade PROPORCIONAL a dose , ocorre em qualquer pessoa, desde que a dose seja suficiente Ex: Dermatite, alteraes na mucosa 2-Estocsticos

-Ocorre se houver exposio, dose. ( Tudo ou Nada) Ex: Cncer Etapas dos efeitos da radiao 1 fsico : direto leso de molculas de DNA o outras. indireto radilise da gua radicais livres alterao direta na H2O da clula 2 fsico-qumico : Alteraes sobre molculas e clulas humanas. mais baixo, mas a longo prazo 3 biolgico somticos : manifestaes no prprio indivduo genticos:transmitidos nos descendentes e se manifestam na gerao seguinte. Efeitos da radiao a nvel celular Ncleo aberraes cromossmicas Citoplasma aumento da permeabilidade mitocondrial, inchao e aumento das cristas internas Citocintica atraso na mitose celular,morte celular Efeitos da radiao em rgos depende da quantidade de clulas atingidas Efeitos da radiao na cavidade bucal -Mucosite , Descamao , Reduo da Sensibilidade das Papilas Gustativas , Reduo na Secreo Salivar, Xerostomia, Retardo na Mineralizao de Dentes em desenvolvimento, Agenesia( Destruio da papila), Ms formaes, Fibro atrofia da polpa. -Cries de radiao, causadas pela reduo do fluxo salivar, aumento do pH , tem evoluo rpida. Ossos : reduo na circulao, destruio de osteoblastos e osteoclastos. Perodo Embrionrio Mais sensvel a irradiao ,ms formaes Clulas indiferenciadas em atividade mittica Perodo mais crtico : Organognese 18-45 dias Perodo Fetal Sem risco de m formao Retardos no crescimento e desen. E mental Parto prematuro Chance de desenvolver leucemia e tumores. Efeitos Somticos Tardios Tumores malignos,retardo no crescimento e mental, opacificao do cristalino Unidades de medida de radiao R unidade de medida de exposio de Rx coloumb/kg RAD absoro de Rx Gray(gy) , 1gy = 100rad REM Mensurao Sievert (Sv) 1sv = 100 REM Quanto maior a velocidade do filme menor o tempo de exposio.

1R=1Rad=1REM Exposies Intrabucais Periapicais 15 filmes 13,9 dias de Exp a RN Interproximal 4 filmes 4,8 dias Extrabucal Panoramica 3,3 dias de Exp a RN Tomografia maxila e mandbula tempos diferentes *Doses de eritema Pessoas sensveis 2,5 sv Mdia populacional 5,0sv *Recomenda no expor o indivduo a uma dose maior do que a metade para pessoas sensveis, ou seja 1,25 *ALARA Baixa dose em odonto no desculpa para abusar. Princpios de proteo -Protetor de tireide, colete de chumbo,Indicao adequada de radiografia, tcnica bem executada,Processamento adequado (esses ltimos para que no seja necessrio repetir a radiografia) Operadores Nunca ficar na direo do feixe, nunca segurar o filme para o paciente, cabeote ou permanecer atrs dele. Guardar 1,80m de distancia de egurana Usar biombos Areas Adjacentes Divisrias, Revestimento com laminas de chumbo, paredes de tijolo.

Tcnica Oclusal Visualizao de reas mais extensas da MAX e Mand. Filme 5,7 7,5 Indicaes Localizao e delimitao de reas patolgicas Complementar outra tcnica. Visualizar extensas reas anatmicas reas edntulas Fraturas Fenda Palatina Clculos Salivares Ortodontia Trismas Razes Residuais Dentes inclusos

Tcnica Total Longo eixo do filme perpendicular ao plano sagital mediano.[___] Parcial Longo eixo paralelo ao plpano sagital mediano l_l l_l Fixao do filme Dentado Ocluso Edntulo Maxila Polegar/Mandbula-Indicador Feixe direcionado ao centro do filme. Oclusais para maxila 1.Total 2.Parciais direito/esquerdo: incisivos caninos pr molares molares regio do tber Utilizao de posicionadores na ondopediatria. Mtodos de Localizao Por que utilizar mtodos de localizao? Obter todas as dimenses numa representao de 2D de uma imagem 3D Indicaes: Localizar estruturas anatmicas, dentes inclusos. Dissociar razes e condutos. Diferenciar processos patolgicos de estruturas anat. Fraturas dentrias. Mtodos Radiogrficos Clark Miller Winter com modificao de Donovan. Parma Le Master 91432398 Clark Movimentao horizontal do tudo. O objeto que est mais distante se deslocar no mesmo sentido do tubo, e o que est perto para o lado contrrio Mtodo de Clark Dois objetos sobrepostos em linha reta Princpio de Paralaxe O objeto que est + distante do observador acompanha o movimento, e quem est mais prximo vai para o lado oposto ao lado que o observador se moveu. Se foi feito deslocamento distal (para trs) chamamos de deslocamento distal. O que estiver por palatina acompanha o movimento do tubo de raio x. Se o deslocamento for p/ mesial o movimento ser chamado de mesioradial. Ortoradial incidncia padro com sobreposio.(reto) Distoradial deslocamento para distal (trs). (distal) Mesioradial deslocamento para mesial.(p mesial) Objeto+prximo=desloca no sentido contrrio. Objeto+Distante-mesmo sentido. Mtodo de Clark

Localizao de dentes no irrompidos,corpos estranhos e processos patolgicos na maxila. Diferenciar estruturas anatmicas de leses, como forames incisivos ou mentuais. Dissociao de razes e condutos radiculares Localizao de Dentes Inclusos A angulao vertical correta evita a sobreposio da linha oblqua e da milohioidea sobre as razes dos molares inferiores. Para Fratura Radicular Mudana na angulao vertical para certificar-se da leso. Para dissociar leses de forames (o forame ir se movimentar). Miller-Winter Princpio da dupla incidncia Tcnica do ngulo Reto/Princpio da dupla incidncia. Tomada de dentes retidos e mal posicionados, corpos estranhos e processos patolgicos no sentido VESTBULO-LINGUAL. Donovan : Solucionou a dificuldade da colocao do filme no exame oclusal, e do resultado insatisfatrio do terceiro molar. -Filme apoiado no ramo da mandbula -Cone posicionado de forma posterior. Miller-Winter Vertical Vestbulo Lingual Oclusal com filme periapical. Indicao : Dentes retidos, corpos estranhos e processos patolgicos. -Tcnica do ngulo reto -Princpio da dupla incidncia Angulao vertical e o posicionamento do filme. O filme periapical torna-se OCLUSAL. Donovan (Modificao da tcnica de Miller-Winter) 3 molares posicionados na Vestbulo-Lingual Filme apoiado no Ramo da mandbula: -alteraes na angulao -incidncia no ngulo da mandbula. Parma Dobrar as pontasMtodo para visualizao MSIO DISTAL tambm para 3 molares inferiores. Indicao 3os molares inferiores NO IRROMPIDOS. Dobrar as pontas dos filmes. Filme colocado de modo que o seu maior eixo fique em ngulo com o plano oclusal. Dobra se o filme para acomodar-se melhor no soalho, em direo contraria ao osso. Mtodo de Fazzi Localizao de dentes intrusos por trauma e inclusos na regio anterior. Le Master zigoMASTER Posicionar ROLETE DE ALGODO entre o dente e o filme.

Diminuir o ngulo vertical Evita a sobreposio do processo ZIGOMTICO da maxila sobre os molares superiores. Posicionador com a boca fechada Evita o aparecimento do processo coronide da mandbula sobre os molares superiores. Radiografias Extrabucais Cefalostato dispositivo que posiciona e imobiliza a cabea do paciente, padrozinando as telerrodiografias. Indicaes: Visualizao de reas mais amplas, regies anatmicas maiores, impossibilidade intrabucal, pacientes com TRISMO ? , Fraturas faciais, Processos patolgicos, Pacientes jovens e especiais. PA com apoio mento, boca aberta e a tcnica radiogrfica extrabucal mais indicada para observao do SEIO MAXILAR e ESFENOIDAL. -Infero-Superior ou Submento Vrtice indicado para exame de FRATURA Do ARCO ZIGOMTICO. -Contra indicao da tcnica AP para alteraes do complexo Buco-Maxilo Facial: Ao expor o paciente a radiao no sentido AP, reas muito sensveis como o olho (ris e cristalino) vo estar exoisas a radiao direta, podendo sofrer danos a curto ou longo prazo. -Interpretao mais difcil devido ao maior nmero de acidentes anatmicos e sobreposio de imagens. Classificao das Tcnicas Pstero anteriores (frontais) -Cefalomtrica frontal -PA do seio maxilar -PA do seio frontal -PA de mandbula Modificao de DJIAN : pacientes que sofreram traumas. Laterais Axiais

Das könnte Ihnen auch gefallen