Sie sind auf Seite 1von 2

Extrao Ilegal de Madeira na Amaznia ... Uma Soluo Simplria: Proibir Geral!

A extrao ilegal de madeira na Amaznia hoje est incontrolvel e atingiu nmeros assustadores, que comprometem seriamente o meio ambiente, no havendo qualquer sinalizao de que isto v parar. E no vai parar mesmo, enquanto no houver uma sria interveno governamental. No pra porque a facilidade do lucro fcil existe, a ganancia e falta de escrpulos dos madeireiros grande, e a incompetncia do Governo em fiscalizar, maior ainda. Ora, se a atividade altamente lucrativa, se a preocupao com o meio ambiente no existe e o Governo incompetente para controlar e fiscalizar, por que parar? De quem a verdadeira culpa desse crime ambiental? Dos madeireiros, do Governo que permite, ou de ambos? A resposta bvia. Est mais do que provado: na regio amaznica as madeireiras fazem o que querem e esto enriquecendo cada vez mais, ilegal e impunemente. E, infelizmente, conta com a corrupo governamental para ajud-las. Falsas licenas ambientais, falsos assentamentos, falsos certificados, falsos projetos, notas frias, tudo existe por l, inclusive, "pool" de serrarias altamente mecanizadas, sem licenas ou com falsas licenas de instalao, espalhadas por pontos estratgicos. Difcil saber o que legal ou ilegal. Recentemente, mais precisamente, no dia 28 de janeiro, o Jornal Nacional mostrou uma reportagem realizada em conjunto com os ativistas do Greenpeace, atravs da qual ficou comprovado que o Assentamento Renascer, no Estado do Par, foi tomado por madeireiras, que j derrubaram quase todas as rvores daquela rea, tendo conseguido isso devido ao fato de que praticamente todos os assentados, exceo de um, eram "laranjas" dos madeireiros (veja a matria "Viles da Amaznia - As Madeireiras", no blog "Debata, Desvende e Divulgue!"). Alm de explorarem ilegalmente a regio, promovendo o desmatamento com o corte de rvores de madeiras nobres, ficaram com o dinheiro que seria destinado aos assentados. Os mais de 300 milhes que a eles seriam destinados sumiram e, provavelmente, foram parar nas mos dos prprios madeireiros e dos funcionrios corruptos do INCRA, IBAMA e, sabe-se l, nos altos escales do Ministrio do Meio Ambiente. Enquanto isso, numa regio em que deveriam ser ouvidos os cantos dos pssaros, o que se ouve o constante roncar das moto-serras (odeio-as) e o barulho seco do estalar de troncos e da queda de rvores. Um espetculo dantesco. Ora, se o Governo incompetente para controlar isso, alegando que difcil identificar o que falso ou verdadeiro, porque demandaria muito tempo, pessoal especializado e dinheiro, adotese, ento, uma soluo simplria:

Proiba-se, de uma vez por todas, todo e qualquer tipo de corte de rvores na Amaznia Legal e o problema se resolver. E por qu? Porque a proibio sendo geral, todo e qualquer caminho, ou barcaa que forem pegos transportando toras ou madeira serrada, estar cometendo uma atividade ilegal e poder sofrer apreenso da carga e ser autuado, na hora. Pe-se por terra, assim, o argumento do Governo de que "no consegue controlar porque difcil". uma soluo simplria, verdade, mas resolve. E talvez seja at melhor do que todas as que o Governo, sem sucesso, tem tentado at aqui.
Ivo S G Reis

Enviado por Ivo S G Reis em 30/01/2008 Alterado em 31/01/2008 Esta obra est licenciada sob uma Licena Creative Commons. Voc pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crdito ao autor original (Mencionar: Autor original: Ivo S. G. Reis; fonte: Recanto das Letras - Site do Autor - http://www.ivosgreis.prosaeverso.net). Voc no pode fazer uso comercial desta obra. Voc no pode criar obras derivadas.

Das könnte Ihnen auch gefallen