Sie sind auf Seite 1von 6

http://www.onu.org.br/unase/ http://www.onu.org.br/unase/sobre/situacao/ Precisamos nos unir.

A violncia contra as mulheres no pode ser tolerada, de nenhuma forma, em nenhum contexto, em nenhuma circunstncia, por nenhum lder poltico nem por nenhum governo. SECRETRIO-GERAL BAN KI-MOON Existe apenas uma verdade universal, aplicvel a todos os pases, culturas e comunidades: a violncia contra as mulheres nunca aceitvel, nunca perdovel, nunca tolervel. SECRETRIO-GERAL BAN KI-MOON A campanha do Secretrio-Geral das Naes Unidas, Ban Ki-moon, UNA-SE pelo fim da violncia contra as mulheres, tem por objetivo prevenir e eliminar a violncia contra as mulheres e meninas em todas as partes do mundo. A campanha rene diversas agncias e escritrios da ONU para impulsionar aes em todo o Sistema ONU, a fim de prevenir e punir a violncia contra as mulheres. Atravs da campanha, a ONU est unindo foras com indivduos, sociedade civil e governos pelo fim da violncia contra as mulheres em todas as suas formas.

VIOLNCIA CONTRA AS MULHERES: A SITUAO


O PROBLEMA A violncia contra as mulheres assume muitas formas fsica, sexual, psicolgica e econmica. Essas formas de violncia se inter-relacionam e afetam as mulheres desde antes do nascimento at a velhice. Alguns tipos de violncia, como o trfico de mulheres, cruzam as fronteiras nacionais.

As mulheres que experimentam a violncia sofrem uma srie de problemas de sade, e sua capacidade de participar da vida pbica diminui. A violncia contra as mulheres prejudica as famlias e comunidades de todas as geraes e refora outros tipos de violncia predominantes na sociedade. A violncia contra as mulheres tambm empobrece as mulheres, suas famlias, suas comunidades e seus pases. A violncia contra as mulheres no est confinada a uma cultura, uma regio ou um pas especficos, nem a grupos de mulheres em particular dentro de uma sociedade. As razes da violncia contra as mulheres decorrem da discriminao persistente contra as mulheres. Cerca de 70% das mulheres sofrem algum tipo de violncia no decorrer de sua vida. As mulheres de 15 a 44 anos correm mais risco de sofrer estupro e violncia domstica do que de cncer, acidentes de carro, guerra e malria, de acordo com dados do Banco Mundial. Violncia praticada pelo parceiro ntimo A forma mais comum de violncia experimentada pelas mulheres em todo o mundo a violncia fsica praticada por um parceiro ntimo, em que as mulheres so surradas, foradas a manter relaes sexuais ou abusadas de outro modo. Um estudo da Organizao Mundial da Sade (OMS) realizado em 11 pases constatou que a porcentagem de mulheres submetidas violncia sexual por um parceiro ntimo varia de 6% no Japo a 59% na Etipia. Diversas pesquisas mundiais apontam que metade de todas as mulheres vtimas de homicdio morta pelo marido ou parceiro, atual ou anterior.

Na Austrlia, no Canad, em Israel, na frica do Sul e nos Estados Unidos, 40% a 70% das mulheres vtimas de homicdio foram mortas pelos parceiros, de acordo com a Organizao Mundial da Sade.

Na Colmbia, a cada seis dias uma mulher morta pelo parceiro ou ex-parceiro.

A violncia psicolgica ou emocional praticada pelos parceiros ntimos tambm est disseminada. Violncia sexual Calcula-se que, em todo o mundo, uma em cada cinco mulheres se tornar uma vtima de estupro ou tentativa de estupro no decorrer da vida. A prtica do matrimnio precoce uma forma de violncia sexual comum em todo o mundo, especialmente na frica e no Sul da sia. As meninas so muitas vezes foradas a se casar e a manter relaes sexuais, o que acarreta riscos para a sade, inclusive a exposio ao HIV/AIDS e a limitao da frequncia escola. Um dos efeitos do abuso sexual a fstula traumtica ginecolgica: uma leso resultante do rompimento severo dos tecidos vaginais, deixando a mulher incontinente e indesejvel socialmente. Violncia sexual em conflitos A violncia sexual em conflitos uma grave atrocidade atual que afeta milhes de pessoas, principalmente mulheres e meninas. Trata-se, com frequncia, de uma estratgia deliberada empregada em larga escala por grupos armados a fim de humilhar os oponentes, aterrorizar as pessoas e destruir as sociedades. Mulheres e meninas tambm podem ser submetidas explorao sexual por aqueles que tm a obrigao de proteg-las. As mulheres, sejam elas avs ou bebs, tm rotineiramente sofrido violento abuso sexual nas mos de foras militares e rebeldes. O estupro h muito usado como ttica de guerra, com relatos de violncia contra as mulheres durante ou aps conflitos armados em todas as zonas de guerra internacionais ou no internacionais.

Na Repblica Democrtica do Congo, aproximadamente 1.100 estupros so relatados todo ms, com uma mdia de 36 mulheres e meninas estupradas todos os dias. Acredita-se que

mais de 200 mil mulheres tenham sofrido violncia sexual nesse pas desde o incio do conflito armado.

O estupro e a violao sexual de mulheres e meninas permeia o conflito na regio de Darfur, no Sudo.

Entre 250 mil e 500 mil mulheres foram estupradas durante o genocdio de 1994 em Ruanda.

A violncia sexual foi um trao caracterstico da guerra civil que durou 14 anos na Libria. Durante o conflito na Bsnia, no incio dos anos 1990, entre 20 mil e 50 mil mulheres foram estupradas.

Violncia e HIV/AIDS A incapacidade de negociar sexo seguro e de recusar o sexo no desejado est intimamente ligada alta incidncia de HIV/AIDS. O sexo no desejado resulta em maior risco de escoriaes e sangramento, o que facilita a transmisso do vrus. Mulheres que so surradas por seus parceiros esto 48% mais propensas infeco pelo HIV/AIDS. As mulheres jovens so particularmente vulnerveis ao sexo forado e cada vez mais so infectadas com o HIV/AIDS. Mais da metade das novas infeces por HIV em todo o mundo ocorrem entre os jovens de 15 a 24 anos, e mais de 60% dos jovens infectados com o vrus nessa faixa etria so mulheres. Exciso/Mutilao Genital Feminina A Exciso/Mutilao Genital Feminina (E/MGF) refere-se a vrios tipos de operaes de mutilao realizadas em mulheres e meninas.

Estima-se que mais de 130 milhes de meninas e mulheres que esto vivas hoje foram submetidas E/MGF, sobretudo na frica e em alguns pases do Oriente Mdio.

Estima-se que 2 milhes de meninas por ano esto sob a ameaa de sofrer mutilao genital.

Assassinato por dote

O assassinato por dote uma prtica brutal, na qual a mulher assassinada pelo marido ou parentes deste porque a famlia no pode cumprir as exigncias do dote pagamento feito famlia do marido quando do casamento, como um presente nova famlia da noiva. Embora os dotes ou pagamentos semelhantes predominem em todo o mundo, os assassinatos por dote ocorrem sobretudo na frica do Sul. Homicdio em defesa da honra Em muitas sociedades, vtimas de estupro, mulheres suspeitas de praticar sexo prmatrimonial e mulheres acusadas de adultrio tm sido assassinadas por seus parentes, porque a violao da castidade da mulher considerada uma afronta honra da famlia. O Fundo de Populao das Naes Unidas (UNFPA) estima que o nmero anual mundial do chamado homicdio em defesa da honra pode chegar a 5 mil mulheres. Trfico de pessoas Entre 500 mil e 2 milhes de pessoas so traficadas anualmente em situaes incluindo prostituio, mo de obra forada, escravido ou servido, segundo estimativas. Mulheres e meninas respondem por cerca de 80% das vtimas detectadas. Violncia durante a gravidez A violncia antes e durante a gravidez tem graves consequncias para a sade da me e da criana. Leva a gravidezes de alto risco e problemas relacionado gravidez, incluindo aborto espontneo, trabalho de parto prematuro e baixo peso ao nascer. O infanticdio feminino, a seleo pr-natal do sexo e o abandono sistemtico das meninas esto disseminados no Sul e Leste Asiticos, no Norte da frica e no Oriente Mdio. Discriminao e violncia Muitas mulheres enfrentam mltiplas formas de discriminao e um risco cada vez maior de violncia.

No Canad, mulheres indgenas so cinco vezes mais propensas a morrer como resultado da violncia do que as outras mulheres da mesma idade.

Na Europa, Amrica do Norte e Austrlia, mais da metade das mulheres portadoras de deficincia sofreram abuso fsico, em comparao a um tero das mulheres sem deficincia.

A violncia contra as mulheres detidas pela polcia comum e inclui violncia sexual, vigilncia inadequada, revistas com desnudamento realizadas por homens e exigncia de atos sexuais em troca de privilgios ou necessidades bsicas.

CUSTOS E CONSEQUNCIAS Os custos da violncia contra as mulheres so extremamente altos. Compreendem os custos diretos de servios para o tratamento e apoio s mulheres vtimas de abuso e seus filhos, e para levar os culpados justia. Os custos indiretos incluem a perda de emprego e de produtividade, alm dos custos em termos de dor e sofrimento humano.

O custo da violncia domstica entre casais, somente nos Estados Unidos, ultrapassa os 5,8 bilhes de dlares por ano: 4,1 bilhes de dlares em servios mdicos e cuidados de sade, enquanto a perda de produtividade totaliza quase 1,8 milho de dlares.

Um estudo realizado em 2004 no Reino Unido estimou que os custos totais, diretos e indiretos, da violncia domstica, incluindo a dor e o sofrimento, chegam a 23 bilhes de libras por ano, ou 440 libras por pessoa.

Das könnte Ihnen auch gefallen