Sie sind auf Seite 1von 9

A INTERTEXTUALIDADE NO CONTEXTO DAS RELAES SINTAGMTICAS E PARADIGMTICAS: POR UMA UTILIZAO DO LEGADO SAUSSURIANO

Graziela Frainer Knoll * Resumo O artigo prope-se a fazer uma reflexo acerca dos conceitos saussurianos de sintagma e paradigma fazendo uma relao com a intertextualidade. Para tanto, so referidos, alm de Saussure, Bakhtin e Kristeva sobre, respectivamente, dialogismo e intertextualidade. Antecipando a concluso deste trabalho, obtm-se que as relaes intertextuais so relaes paradigmticas.

A R T I G O

Palavras-chave: intertextualidade, sintagma, paradigma.

Universidade Federal de Santa Maria, Mestra em Letras, Estudos Lingusticos.

esde a publicao do Curso de Lingustica Geral, no princpio do sculo passado, e da sua subsequente difuso pelo mundo ocidental, Saussure tem sido constantemente referido e consultado. Entretanto, com frequncia, as referncias que so feitas a Saussure restringem-se a uma questo de olhar ao passado e contextualizar a cincia da linguagem, e, cada vez menos, visam ao aporte terico de trabalhos atuais. Em vista disso, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre a intertextualidade, tema de trabalhos contemporneos, no contexto das relaes sintagmticas e paradigmticas, portanto, com uma fundamentao que parte de conceitos saussurianos basilares. Define-se, previamente, a intertextualidade como um fenmeno que se manifesta nas mais diversas prticas discursivas contemporneas e, conforme ser visto neste artigo, especialmente, na publicidade. Assim, do mesmo modo que se demonstra a relevncia do legado saussuriano para uma questo corrente de linguagem, verifica-se o carter das relaes intertextuais como recurso lingustico. Saussure: da publicao do Curso s relaes na lngua O Curso ( Cours de Linguistique General) foi publicado originalmente em 1916, a partir das aulas de Ferdinand de Saussure,
DLCV - Joo Pessoa, v.7, n.1, jan/jun 2010, 9-17

reunindo notas de sete ou oito acadmicos da Universidade de Genebra, inclusive seus organizadores, Bally, Sechehaye e Riedlinger. Sendo assim, a obra fundadora da lingustica moderna atribuda a Saussure, mas no escrita pelo prprio, j que seus ensinamentos so, conforme define Salum (1982, p. XVI) no prefcio edio brasileira do livro, recebidos de segunda mo. inegvel, contudo, que mesmo que no fora realmente escrita pelo mestre, a obra foi responsvel por erguer os pilares necessrios ao estabelecimento da Lingustica como cincia e, traduzida para diversos idiomas, contribuiu para sua divulgao e disciplinarizao. Alis, a respeito da valorosa contribuio saussuriana aos estudos da linguagem, afirma Benveniste (1991, p. 41) que no h um s linguista hoje que no lhe deva algo. Dentre os conceitos basilares propostos no Curso, convm mencionar a linguagem, definida como multiforme e heterclita, constituda por duas partes dicotmicas, a lngua (langue ) e a fala (parole ); o signo lingustico como unio de um significado e um significante; o conceito de valor lingustico (a mxima de que na lngua no h seno diferenas); a sincronia e a diacronia; alm das relaes sintagmticas e paradigmticas, que esto no foco do presente trabalho. Sobre a obra de Saussure, Dosse (1999, p. 65) afirma: O essencial da demonstrao consiste em fundamentar o
9

Graziela Frainer Knoll

arbitrrio do signo, em mostrar que a lngua um sistema de valores constitudo no por contedos ou produtos de uma vivncia, mas por diferenas puras. Em se tratando de um pensamento repleto de dicotomias, percebe-se que um conceito encontra-se atrelado a outro. Desse modo, antes de entrar na questo do sintagma e do paradigma, faz-se necessrio compreender o carter da linearidade, que, juntamente com a arbitrariedade, consistem nas duas caractersticas primordiais do signo lingustico. Para Saussure, o significado se une a um significante por um lao arbitrrio, ou seja, o signo lingustico arbitrrio, e o significante imotivado (SAUSSURE, 1982, p. 81). Isso no significa que o indivduo falante tenha o poder de deslocar a relao entre um significante e um significado conforme queira, pois a lngua instituio social fixada por conveno. Alm disso, Saussure tambm levanta casos que polemizam tal carter, como as onomatopias, considerando, assim, que h signos completamente arbitrrios e relativamente arbitrrios. Quanto linearidade do significante, explica-se que, na lngua, os elementos se apresentam um aps o outro porque, sendo de natureza auditiva, o significante se desenvolve no tempo, adquirindo as caractersticas do mesmo: a) representa uma extenso, e b) essa extenso mensurvel numa s dimenso: uma linha (SAUSSURE, 1982, p. 84). Em decorrncia da linearidade do significante, considera-se impossvel que dois ou mais elementos ocorram concomitantemente no enunciado ou na cadeia da fala. A lngua se constitui como sistema de relaes. Essa , alis, uma caracterstica do pensamento estruturalista, segundo o qual cada elemento da lngua s adquire um valor na medida em que se relaciona com o todo de que faz parte (ORLANDI, 1999, p. 25), de modo que o signo se define por uma rede de relaes no sistema da lngua. As relaes em questo se dispem em dois sentidos ou dois eixos, a saber: o eixo de seleo e o eixo de combinao.
As relaes e as diferenas entre termos lingusticos se desenvolvem em duas esferas

distintas, cada uma das quais geradora de certa ordem de valores; a oposio entre essas duas ordens faz compreender melhor a natureza de cada uma. Correspondem a duas formas de nossa atividade mental, ambas indispensveis para a vida da lngua (SAUSSURE, 1982, p. 142).

As relaes sintagmticas consistem na combinao de duas ou mais unidades significantes (lembrando que, para Saussure, a menor unidade significante o morfema). Por isso, afirma-se que as relaes sintagmticas baseiam-se no carter linear da lngua: diante da impossibilidade de um elemento manifestar-se simultaneamente a outro em um enunciado ou em uma cadeia de fala, tais elementos alinham-se e combinamse consecutivamente. Nas palavras de Saussure (1982, p. 142), colocado num sintagma, um termo s adquire seu valor porque se ope ao que o precede ou ao que o segue, ou a ambos. Se h um sintagma, e entende-se o sintagma como a combinao de dois ou mais elementos lingusticos, admite-se que h, antes, uma seleo dos elementos que constituiro esse sintagma. Nesse eixo de seleo, encontram-se os elementos disponveis no sistema da lngua, mas que no se manifestam efetivamente no enunciado. Os elementos que tm algo em comum se associam na memria do indivduo falante, constituindo, dessa forma, as relaes associativas. As relaes a que Saussure denominou associativas foram, posteriormente, chamadas de relaes paradigmticas, e, tanto o conceito de paradigma, quanto o de sintagma, aprimorados e tornados mais precisos por outros linguistas. Como Ducrot e Todorov (1982, p. 135) afirmam: No h nenhum enunciado, numa lngua, que no se apresente como a associao de vrias unidades (sucessivas e simultneas), unidades que so susceptveis de aparecer tambm noutros enunciados. Estabelecem-se, portanto, duas condies para a formao de um sintagma: primeiro, que duas ou mais unidades figurem no mesmo enunciado; segundo, que se conhea a natureza da relao sintagmtica que as une.
DLCV - Joo Pessoa, v.7, n.1, jan/jun 2010, 9-17

10

A intertextualidade no contexto das relaes sintagmticas e paradigmticas...

Os autores estabelecem que s existir uma relao sintagmtica se for possvel reconhecer uma regra geral que determine as condies do aparecimento desse sintagma nos demais enunciados da lngua. Ducrot e Todorov (1984, p. 136) explicam o que seria essa regra geral recorrendo a uma exemplificao utilizada por Saussure: o verbo desfazer somente pode ser considerado um sintagma (combinao entre des e fazer) se forem reconhecidas as relaes sintagmticas entre outros verbos, como descolar e desvendar. Estabelece-se, assim, uma regra geral que faz de todos esses verbos um tipo sintagmtico e segundo a qual todo verbo contendo o prefixo des, e em que o prefixo des desempenhe a mesma funo semntica, integrar o mesmo tipo sintagmtico. Cabe aqui destacar que, segundo Saussure, um sintagma forma-se a partir das relaes entre os signos, entendendo-se como signo toda unidade dotada de significado e significante. J para Jakobson (2007, p. 3738), por exemplo, que considera que a menor unidade significante no o morfema, mas o fonema, existem relaes sintagmticas de nvel inferior. A concepo saussuriana de sintagma muito relacionada ao aspecto semntico, o que pode ser visto no exemplo citado anteriormente dos verbos com o prefixo des. Assim, integram o mesmo tipo sintagmtico os verbos desfazer, descolar, desvendar, mas no o verbo desmanchar, que, tendo seu prefixo outra funo que no seja a de negar ou opor-se ao sentido do verbo manchar, compe outro tipo sintagmtico diferente. Outra divergncia entre a concepo saussuriana e a de outros linguistas o carter linear do significante. Novamente, para Jakobson (2007, p. 40), a linearidade no um princpio absoluto. Ao considerar o fonema como a menor unidade significante e identificar traos distintivos do som, Jakobson questiona essa linearidade. Por exemplo, a sentena uma mo uma vez proferida e percebida como um mamo trata-se de um caso em que se pode considerar um significante (uma mo) suscitando outro significante (um mamo) concomitantemente.

Se para Saussure os elementos combinam-se e ordenam-se em uma extenso, e essa extenso uma linha, os elementos que seriam coexistentes (como mltiplos traos semnticos de uma palavra ou fonticos) so desprezados ou, no mnimo, no integram o sintagma. Diferentemente das relaes sintagmticas, as associativas ou paradigmticas no se fundamentam no carter da linearidade e ocorrem fora dos limites do enunciado.
Por outro lado, fora do discurso, as palavras que oferecem algo de comum se associam na memria e assim se formam grupos dentro dos quais imperam relaes muito diversas. [...] Elas no tm por base a extenso; sua sede est no crebro; elas fazem parte desse tesouro interior que constitui a lngua de cada indivduo (SAUSSURE, 1982, p. 143).

As relaes paradigmticas correspondem s relaes entre os elementos que se encontram no sistema lingustico, portanto, em ausncia (in absentia), enquanto que as sintagmticas ocorrem em presena (in presentia). Tais elementos se associam uns aos outros por aspectos semnticos ou por uma associao de ideias. Verificando ambas as relaes em Deus brasileiro, identifica-se uma relao sintagmtica entre as trs palavras da orao (alm de sintagmas em nveis inferiores, como em brasileiro, unio de um radical com um sufixo). A partir da mesma orao, Deus brasileiro, possvel identificar relaes paradigmticas entre brasileiro e argentino, russo, americano, unidades que poderiam figurar no enunciado no mesmo lugar de brasileiro, ou seja, relaes entre elementos que no se encontram no interior da orao, mas que a ela se associam por uma questo semntica ou de associao de ideias. Paradigmas so, portanto, os grupos associativos de que fala Saussure. Pietroforte (2004, p. 90) esquematiza pertinentemente as relaes sintagmticas e paradigmticas, conforme pode-se visualizar nos eixos abaixo (Figura 1):

DLCV - Joo Pessoa, v.7, n.1, jan/jun 2010, 9-17

11

Graziela Frainer Knoll

Paradigma Joo Raimundo Joaquim ama odeia admira assiste Teresa Sintagma Maria Lili J. Pinto Fernandes Cigarro Chocolate

Figura 1: Eixos de combinao e seleo

Entretanto, falar em associao de ideias algo demasiadamente amplo ou vago, de modo que linguistas posteriores a Saussure preocuparam-se em elaborar definies ou critrios mais precisos que esse, optando por um princpio relacionado ao papel desempenhado pelas unidades constituintes do paradigma no interior da lngua. Conforme Ducrot e Todorov (1984, p. 137), no sentido lato, chama-se paradigma a qualquer classe de elementos lingusticos, seja qual for o princpio que leve reunio dessas unidades. Dessa forma, estabelecese que duas unidades constituem um paradigma se, e somente se, puderem substituir uma outra no mesmo sintagma, subordinando-se o paradigma ao sintagma, o que representa outro ponto de divergncias entre vrios linguistas. Segundo Jakobson (2007, p. 55-62), as relaes sintagmticas tm um valor independente do sintagma. Logo, h dois mecanismos independentes no uso da linguagem: a comparao com unidades semelhantes (pertencentes ao mesmo paradigma), e o estabelecimento de uma relao com unidades coexistentes (constituintes de um sintagma). Jakobson expe que esses mecanismos servem de base para as figuras de linguagem metfora e metonmia, chegando a tratar as relaes sintagmticas como metonmicas (um objeto designado pelo nome de um objeto a ele associado na experincia), e paradigmticas como metafricas (um objeto designado por um nome de outro objeto semelhante). A partir da apreenso desses conceitos, passa-se ref lexo sobre o lugar da intertextualidade, sumariamente definida como dilogo entre textos, no conjunto dessas relaes entre os elementos da lngua.
12

A intertextualidade como relao paradigmtica Para se pensar em intertextualidade como dilogo entre textos, de extrema relevncia que se estabelea antes o conceito de texto de que se parte, que pode ser compreendido de maneiras distintas por diferentes correntes tericas. Esclarece-se que a perspectiva adotada neste artigo semelhante de Faraco e Castro (2000, p. 181), que o definem como manifestao viva da linguagem. Ou ainda, de Orlandi (1996, p.21), que define o texto como objeto emprico, produto de um processo de interao e, portanto, distinto de discurso. Com base nisso, refere-se ao texto como materialidade discursiva, seja de natureza lingustica, seja imagtica. Essa definio equivalente adotada por Fiorin (2006, p. 178), que, fundamentando-se em Bakhtin, afirma que o texto a unidade da manifestao: manifesta o pensamento, a emoo, o sentido, o significado, categoria existente em todas as semiticas, no s na lingustica. A intertextualidade a caracterstica de todo texto que se configura como um mosaico de citaes, no qual outros textos se inscrevem, e essa definio proveniente do trabalho de Julia Kristeva (1974), que, ao tecer consideraes sobre o dialogismo bakhtiniano introduziu o termo. O conceito de intertextualidade suscita o conceito de dialogismo, fundamental no pensamento bakhtiniano, princpio constitutivo da linguagem do qual se derivam, em sntese, duas noes: o dilogo entre interlocutores e o dilogo entre textos. Deve-se considerar, obviamente, que Saussure e Bakhtin correspondem a escolas tericas bastante distintas entre si. O primeiro
DLCV - Joo Pessoa, v.7, n.1, jan/jun 2010, 9-17

A intertextualidade no contexto das relaes sintagmticas e paradigmticas...

responsvel no s pela cientificidade da Lingustica, como tambm pela origem do estruturalismo no Ocidente. Ainda que o Curso no mencione o termo estrutura, mas sistema, Saussure foi de suma importncia para essa escola: o objeto especfico da pesquisa lingustica teria que ser a regra do jogo, isto , o sistema, e no as mensagens a que ele serve de suporte (ILARI, 2004, p. 58). O Crculo de Bakhtin, refletindo sobre a verdadeira substncia da lngua fundou a crtica ao objetivismo abstrato de Saussure. Com isso, buscou-se mostrar que o verdadeiro ncleo da realidade lingustica no est na lngua como sistema fechado e imutvel, mas no processo social da interao verbal. No contexto do Materialismo Histrico, a enunciao proveniente do processo de interao verbal considerada como a realidade da linguagem e o objeto da Lingustica. As crticas ao que Voloshnov (2009), integrante do crculo bakhtiniano, denominou objetivismo abstrato residem no fato de tal orientao terica: - Compreender a lngua como sistema abstrato, fechado e imutvel, um conjunto de formas e normas lingsticas idnticas para todos os falantes de uma comunidade lingstica; - No estabelecer vnculo entre a palavra e seu sentido, ignorando, assim, qualquer contedo ideolgico nas ligaes lingsticas; - Considerar o carter individual da fala, de modo que a mudana lingustica ocorreria ao longo da histria a partir de atos individuais de fala que fogem s normas; - Reduzir os participantes da comunicao verbal a um locutor (ativo) e um ouvinte (passivo). Ao compreender a lngua como sistema fechado, em que as nicas ligaes possveis so as dos signos entre si, a lingstica tradicional separa a lngua de seu contedo ideolgico, ignorando o vnculo entre signos e contexto histrico na busca por tratar
1

a linguagem com rigor e objetividade cientficos. Entretanto, apesar de ser problemtico aproximar dois pensamentos to distintos como o saussuriano e o bakhtiniano, o que se busca neste trabalho no estabelecer uma relao propriamente dita entre ambas as orientaes tericas, mas pensar na intertextualidade tendo como ponto de partida o conceito especfico das relaes sintagmticas e associativas de Saussure.
Para Bakhtin (1992), o dialogismo propriedade fundamental da linguagem (seja como lngua, seja como discurso), o princpio fundador dos discursos e dos suj eitos. H uma dialogizao interna da linguagem, em que o discurso atravessado pelo discurso do outro. O dialogismo pode, ento, ser compreendido de dois modos: como dilogo entre discursos (interdiscursividade e intertextualidade) e como dilogo entre sujeitos (que se constituem no discurso) 1. Por um lado, o dialogismo diz respeito ao permanente dilogo, nem sempre simtrico e harmonioso, existente entre os diferentes discursos que configuram uma comunidade, uma cultura, uma sociedade. nesse sentido que podemos interpretar o dialogismo como o elemento que instaura a constitutiva natureza interdiscursiva da linguagem. Por um outro lado, o dialogismo diz respeito s relaes que se estabelecem entre o eu e o outro nos processos discursivos instaurados historicamente pelos suj eitos, que, por sua vez, se instauram e so instaurados por esses discursos (BRAIT, 2005, p. 94-95).

Observa-se, em primeiro lugar, que termos como intertextualidade, polifonia e interdiscursividade fundamentam-se em Bakhtin, ainda que o autor nunca tenha usado a palavra intertextualidade. O termo propagou-se pelo Ocidente a partir das

Isso no significa que haja dois dialogismos ou duas formas de dialogismo: dialogismo sempre entre discursos, e entre interlocutores a partir do momento em que esses se tornam tecido discursivo, ou seja, se constituem no discurso. Logo, O dialogismo sempre entre discursos. O interlocutor s existe enquanto discurso (FIORIN, 2006, p. 166). 2 Julia Kristeva tornou-se, a partir dos anos 60, grande divulgadora das idias de Bakhtin no Ocidente.

DLCV - Joo Pessoa, v.7, n.1, jan/jun 2010, 9-17

13

Graziela Frainer Knoll

publicaes de Kristeva (1974)2 que, tecendo consideraes a respeito do dialogismo, definiu o texto como um mosaico de citaes resultante da inscrio de textos anteriores. Portanto, o termo acaba aparecendo nas publicaes brasileiras de Bakhtin por uma questo de traduo. Segundo Koch, Bentes e Cavalcante (2008, p. 9): todo texto revela uma relao radical de seu interior com seu exterior. Dele fazem parte outros textos que lhe do origem, que o predeterminam, com os quais dialoga, que ele retoma, a que alude ou aos quais se ope. Assim, o texto como um intertexto que se relaciona dialogicamente com textos anteriores e posteriores. A intertextualidade pode ser pensada no contexto das relaes sintagmticas e paradigmticas a partir do momento em que se delimita o que est dentro de um texto, e o que est fora3. Pensar no que est dentro e no que est fora pensar no que faz parte efetivamente do enunciado e o que est somente no mbito do sistema (nesse caso, entendendo-se sistema como possibilidades de escolha), ou seja, no que est in presentia e in absentia. O sintagma na definio saussuriana corresponde s combinaes entre dois ou mais elementos efetivamente presentes no enunciado. Enquanto que o paradigma, em lingustica moderna, o conjunto de elementos lingusticos que tm entre si uma relao virtual de substitutibilidade, virtual porque no se encontram na mesma cadeia. Isso pode ser melhor compreendido na anlise de um texto concreto. A ilustrao seguinte (Figura 2) uma publicidade impressa de O Boticrio, veiculada em uma revista nacional, onde se l o seguinte enunciado: Era uma vez uma garota branca como a neve que causava muita inveja no por ter conhecido sete anes. Mas vrios morenos de 1,80m. Na ilustrao, tem-se uma mulher branca com os cabelos pretos, que interpela diretamente o leitor pelo olhar. A essa representao feminina oferecida uma ma, que est em primeiro plano na imagem. Com a leitura dos signos verbais e imagticos que compem o anncio, constata-se a
3

intertextualidade pela inscrio de um conto de fada reconhecvel no interior do texto, o conto infantil da Branca de Neve. A publicidade analisada realiza uma citao em que no se mantm o sentido original do conto citado: o conto de fada foi reinterpretado e aparece no referido texto no como uma historinha infantil propriamente, pelo contrrio, com uma conotao jovem ou adulta, o que marcado especificamente pela escolha lexical vrios morenos de 1,80m em substituio aos anes do conto original. Alm disso, a intertextualidade manifesta-se tambm na reproduo do estilo composicional prprio dos contos infantis. Isso constatado no enunciado verbal, principalmente pelo uso da expresso inicial Era uma vez. Os termos branca como a neve e sete anes tornam a intertextualidade com o conto infantil explcita. Pode-se considerar que, tanto a imagem, quanto as palavras realizam o processo de citao, o que se configura na ma, como signo visual determinante, na modelo representada com a pele branca e os cabelos negros, assim como no enunciado verbal. Identifica-se, portanto, a ocorrncia de intertextualidade tanto nos componentes lingsticos, quanto nos visuais. O conto da Branca de Neve texto ausente que se fez presente no anncio pelos processos intertextuais de citao e estilizao, e nesse ponto que se configura a intertextualidade como relao paradigmtica: uma relao virtual entre dois textos, a publicidade impressa e o conto infantil. O anncio no um conto, mas remete ao conto medida que se utilizam os processos intertextuais de construo, a saber, a citao e a estilizao mencionadas. A fim de que se reconhea a intertextualidade como recurso de linguagem, torna-se necessrio reconhecer primeiro onde termina um texto e comea outro, ou melhor, quando um texto se inscreve no outro. Se no h, na leitura do anncio, o conhecimento prvio do conto da Branca de Neve, no se realiza a leitura completa ou devida dos signos que se encontram fora dos limites do anncio

A intertextualidade tambm se configura nos anagramas de Saussure, uma vez que pela recombinao das letras de uma palavra possvel a leitura de palavras encobertas no texto. Nesse caso, entretanto, preciso pensar se haveria a uma relao paradigmtica ou sintagmtica, pois as palavras descobertas nos anagramas existem in presentia, isto , integram efetivamente o anagrama. No presente artigo, contudo, no abordaremos a questo do intertextual pelos anagramas de Saussure. Restringemse, no momento, as referncias ao Saussure do Curso.

14

DLCV - Joo Pessoa, v.7, n.1, jan/jun 2010, 9-17

A intertextualidade no contexto das relaes sintagmticas e paradigmticas...

(e a consequente produo de sentidos). Conforme Fiorin (2006, p. 182), h relaes intertextuais quando um texto se relaciona dialogicamente com outro texto j constitudo. Assim, entende-se hoje, considerandose as noes de dialogismo e compreenso

responsiva, ambos os conceitos bakhtinianos, que o uso da linguagem movimenta instncias que exigem e provocam no s a ao do enunciador, mas tambm do enunciatrio. Por essa razo, na publicidade impressa, frequente o uso de textos verbais e/ou visuais

Figura 2: Intextualidade na publicidade.

constituintes de dada esfera cultural que sejam facilmente reconhecveis para os seus leitores, como os populares contos infantis. Conforme explica Pietroforte (2004, p. 91), Embora Saussure defina as relaes paradigmticas e sintagmticas basicamente em termos lingusticos, elas podem ser determinadas em outros sistemas de signos. Isso significa, ento, que a dicotomia paradigma versus sintagma vale para outras semiologias alm da Lingustica (p. 91). Desse modo, o mesmo que realizado atravs das expresses verbais Era uma vez, branca de neve e sete anes, ou seja, a insero do conto infantil no anncio, realizase tambm atravs dos recursos visuais. A imagem da propaganda consiste em uma mulher de pele alva e cabelos negros, caracterizada como a Branca de Neve das histrias infantis, a quem ofertada uma ma. A imagem da ma rompe com a
DLCV - Joo Pessoa, v.7, n.1, jan/jun 2010, 9-17

linearidade do texto, trazendo significaes provenientes de outros textos que antecederam o anncio, a saber, o conto da Branca de Neve. O anncio intertextual no linear, pois h signos verbais e visuais que, concomitantemente, despertam a ateno do leitor e remetem ao conto infantil. A nica linearidade possvel nesse caso a prpria dos significantes no interior da cadeia verbal e, ainda assim, h os processos de citao e estilizao que evocam outro texto. Linearidade rompida, instaura-se a possibilidade de outra leitura, que complementa, contrape e/ou ref ora sentidos. Concluso Conforme visto anteriormente, as relaes entre os elementos lingusticos podem ser sintagmticas ou associativas
15

Graziela Frainer Knoll

(paradigmticas). As primeiras correspondem s combinaes entre os elementos lingusticos e se baseiam no carter linear dos significantes. Enquanto que as relaes associativas ou paradigmticas consistem nas relaes entre os signos que constituem o sistema, mas no efetivamente o enunciado; ocorrem, portanto, em ausncia, enquanto as sintagmticas ocorrem em presena. Levando em considerao o que foi explicado anteriormente, que a intertextualidade, atravs de palavras ou mesmo de imagens, suscita na memria virtual

dos interlocutores outras palavras, imagens, elementos, enfim, outros textos, ela constitui uma relao in absentia, pois ecoam no texto vozes externas, textos situados fora da esfera concreta de determinado enunciado, produzindo outros sentidos. Conclui-se, portanto, que a intertextualidade uma relao de natureza paradigmtica: ou ignora-se a relao intertextual, ou f az-se seu reconhecimento, gerando uma quebra na linearidade da leitura. texto ausente que, por uma relao virtual de linguagem, se faz presente.

INTERTEXTUALITY IN THE CONTEXT OF SYNTAGMATIC AND PARADIGMATIC RELATIONS: FOR THE USE OF SAUSSURES LEGACY

ABSTRACT The article proposes to make a reflection about the Saussurian concepts of syntagm and paradigm making a relationship with intertextuality. For this, besides Saussure, Bakhtin and Kristeva are referred about, respectively, dialogism and intertextuality. Anticipating the conclusion of this work, the intertextual relations are paradigmatic relations. Keywords: intertextuality, syntagm, paradigm. Artigo submetido para para publicao em: 07/05/2010 Aceito em: 03/08/2010 REFERNCIAS BAKHTIN, M. (1992) Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes. BENVENISTE, . (1988) Saussure aps meio sculo. In: BENVENISTE, . Problemas de Lingustica Geral I. Campinas, SP: Pontes/ Editora da UNICAMP. p. 34-49 BRAIT, B. (2005) Bakhtin e a natureza constitutivamente dialgica da linguagem. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin, dialogismo e construo do sentido. 2 ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP. DOSSE, F. (1999) Histria do estruturalismo. I. O campo do signo, 1945/1966. Campinas: Editora da UNICAMP. DUBOIS, J. (1973) Dicionrio de Lingustica. So Paulo: Cultrix. DUCROT, O.; TODOROV, T. (1982) Dicionrio das Cincias da Linguagem. Lisboa: Dom Quixote. p. 135-141 FARACO, C. A.; CASTRO, G. (2000) Por uma teoria lingustica que fundamente o ensino de lngua materna. Educar em Revista, Curitiba, v. 15, p. 179-194. FIORIN, J. L. (2006) Interdiscursividade e Intertextualidade. In: BRAIT, B. (org.) Bakhtin: outros conceitos-chave. So Paulo: Contexto. ILARI, R. (2005) O estruturalismo lingustico: alguns caminhos. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A.C. (orgs.). Introduo lingustica: fundamentos epistemolgicos. 2 ed. So Paulo: Cortez. p. 53-92 KRISTEVA, J. (1974) Introduo Semanlise. So Paulo: Perspectiva. MATTOSO CAMARA JR, J. (1980) Princpios de Lingustica Geral. Rio de Janeiro: Padro. _____. ( 1984) Dicionrio de Lingustica e Gramtica: referente lngua portuguesa. Petrpolis: Vozes.
16 DLCV - Joo Pessoa, v.7, n.1, jan/jun 2010, 9-17

A intertextualidade no contexto das relaes sintagmticas e paradigmticas...

ORLANDI, E. P. (1996) Discurso e leitura. 3. ed. Campinas, SP: Cortez. _____. (1999) O que Lingustica. So Paulo: Brasiliense. PIETROFORTE, A.V. (2004) A lngua como objeto da Lingustica. In: FIORIN, J.L. (org.) Introduo Lingustica: objetos tericos. Vol. I. 3. ed. So Paulo: Contexto. SAUSSURE. F. de. (1982) Curso de Lingustica Geral. So Paulo: Cultrix. VOLOSHNOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 13. ed. So Paulo: Hucitec, 2009.

DLCV - Joo Pessoa, v.7, n.1, jan/jun 2010, 9-17

17

Das könnte Ihnen auch gefallen