Sie sind auf Seite 1von 15

ANGLO VESTIBULARES

NOME: TURMA CURSO NMERO DATA:

P- 1
PROVA CLASSIFICATRIA
INSTRUES
1. Esta prova consta de 60 questes e tem durao de 3 horas, tempo suficiente para que seja executada com calma, sem pressa, mas sem perdas de tempo. 2. Coloque seu NOME, NMERO e TURMA nos locais apropriados. 3. Os rascunhos devero constar na prova e podero ser feitos junto aos enunciados ou nos espaos reservados para essa finalidade. 4. Para cada questo corresponder sempre uma nica alternativa correta. 5. No destaque nenhuma folha deste caderno. 6. No final da prova, transcreva as respostas para o carto de leitura ptica, preenchendo completamente os respectivos quadrinhos TINTA ou esferogrfica AZUL ou PRETA.
CUIDADO COM ENGANOS! QUALQUER RASURA, NO CARTO DE RESPOSTAS, ANULA O TESTE CORRESPONDENTE!

Boa Prova!

ANGLO VESTIBULARES

834200110

QUESTES
(GV-ECON./2007) Texto para as questes 1 a 3 Ver muito complicado. Isso estranho porque os olhos, de todos os rgos dos sentidos, so os de mais fcil compreenso cientfica. A sua fsica idntica fsica ptica de uma mquina fotogrfica: o objeto do lado de fora aparece refletido do lado de dentro. Mas existe algo na viso que no pertence fsica. William Blake* sabia disso e afirmou: A rvore que o sbio v no a mesma rvore que o tolo v. Sei disso por experincia prpria. Quando vejo os ips floridos, sinto-me como Moiss diante da sara ardente: ali est uma epifania do sagrado. Mas uma mulher que vivia perto da minha casa decretou a morte de um ip que florescia frente de sua casa porque ele sujava o cho, dava muito trabalho para a sua vassoura. Seus olhos no viam a beleza. S viam o lixo. Adlia Prado disse: Deus de vez em quando me tira a poesia. Olho para uma pedra e vejo uma pedra. Drummond viu uma pedra e no viu uma pedra. A pedra que ele viu virou poema.

D) demonstrativo neutro que tem como referncia a ltima frase do pargrafo anterior. E) possessivo neutro e se refere a Moiss diante da sara ardente. QUESTO 3: Assinale a alternativa em que as vrgulas esto sendo usadas pelas mesmas razes que so empregadas no trecho: Quando vejo os ips floridos, sinto-me como Moiss diante da sara ardente. A) Se entrarmos em conflito, lutamos contra nossa conscincia. B) O prdigo pode ser lastimado, mas o avarento quase sempre aborrecido. C) A modstia doura os talentos, a vaidade os deslustra. D) Os grandes e os sbios sorriem, os pequenos e os nscios gargalham. E) O velho calcula muito, executa pouco: a mocidade mais executiva que deliberativa. (ITA/2007-modificada) Texto para as questes 4 a 6 Vagabundagem universitria comea no trote 1 Todo comeo de ano a mesma cena: calouros de universidades, as cabeas raspadas e as caras pintadas, incitados ou obrigados por veteranos, ocupam os sinais de trnsito pedindo dinheiro aos motoristas. uma das formas do chamado trote, o mais artificial dos ritos de iniciao da mais artificial das instituies contemporneas a universidade. O trote nada mais do que o retrato da alienao em que vivem esses adolescentes das classes favorecidas. Com tempo de sobra, eles no tm em que empregar tanta liberdade. Ou querem dizer que essas simples caras pintadas tm qualquer simbologia semelhante das mscaras de dana das tribos primitivas estudadas por Lvi-Strauss? Para aquelas tribos ndias, as mscaras eram o atestado da onipresena do sobrenatural e da pujana dos mitos. Mas esses adolescentes urbanos no tm tanta complexidade. Movido a MTV e shopping centers, o esprito deles vive nas trevas. A ausncia de conhecimento e saber limita-lhes os desejos e as atitudes. Em tempos mais admirveis, ou em sociedades mais ideais, essa massa de vagabundos estaria ajudando a cortar cana nos campos, envolvidos com a reforma agrria, em programas de assistncia social nas favelas ou com crianas de rua, ou mesmo explorando os sertes e florestas do pas, como faziam os estudantes do extinto projeto Rondon. Hoje, mais do que nunca, h uma tendncia caracterstica da mentalidade das elites da economia capitalista de adulao da adolescncia, de excessivo prolongamento da mesma e da excessiva indulgncia para com esse perodo tido como de intensos processos conflituosos e persistentes esforos de autoafirmao. Desde adolescente, sempre olhei com desprezo esse tratamento que se pretende dar adolescncia (ou pelo menos a certa camada social adolescente): um cuidado especial, semelhante ao que se d s mulheres grvidas. Pois exatamente esse pisar em ovos da sociedade que acaba por transformar a adolescncia num

10

15
(Rubem Alves. A complicada arte de ver. Folha de S.Paulo, 26.10.2004) *William Blake (1757-1827) foi poeta romntico, pintor e gravador ingls. Autor dos livros de poemas Song of Innocence e Gates of Paradise.

20

QUESTO 1: Dentro do texto, levando em conta o sentido puramente denotativo, a mulher citada no segundo pargrafo pode ser entendida como A) desasseada. B) diligente. C) irascvel. D) assassina. E) inepta. QUESTO 2: A respeito do pronome disso, na primeira linha do segundo pargrafo, pode-se dizer que um A) possessivo de segunda pessoa e se refere ao contedo do pargrafo anterior. B) demonstrativo combinado com prefixo e se refere aos ips floridos citados a seguir. C) demonstrativo masculino de segunda pessoa e se refere ao poeta William Blake. 35

25

30

40

PROVA CLASSIFICATRIA P-1

45

50

55

60

grande vazio, numa gravidez do nada, numa angustiante fase de absoro dos valores sociais e de integrao social. Se os adolescentes se ocupassem mais, sofreriam menos ou pelo menos amadureceriam de verdade, solidrios, ocupados com o sofrimento real dos outros. Mas no, ficam vagabundando pelos semforos das cidades, catando moedas para festas e outras leviandades. E o que pior, sentindo-se deuses por terem conseguido decorar um punhado de frmulas e datas e resumos de livros que os fizeram passar no teste para entrar na universidade. A mim que trabalhava e estudava ao mesmo tempo desde os 15 anos causava alarme o esprito de vagabundagem que, cultuado na adolescncia, vi prolongar-se na realidade alienada de uma universidade pblica. Na Universidade de So Paulo, onde estudei, os filhos dos ricos ainda passam anos na hibernao adolescente sustentada pelo dinheiro pblico.
(Marilene Felinto, In: Folha de S.Paulo, 25/02/1997.)

tia a ministrar. S de uma regalia no abri mo nesses anos todos de pasto e vento: a de falar alto, sem 15 freio nos dentes, sem medir considerao, seja em compartimento do governo, seja em sala de desembargador. Trato as partes no macio, em jeito de moa. Se no recebo cortesia de igual porte, abro o peito: Seu filho de gua, que pensa que ?
Jos Cndido de Carvalho O coronel e o lobisomem: deixados do Oficial Superior da Guarda Nacional, Ponciano de Azeredo Furtado, natural da praa de Campos de Goitacazes Obs.: compartimento do governo repartio pblica

QUESTO 7: Se no recebo cortesia de igual porte, abro o peito: Seu filho de gua, que pensa que ? Considere as frases acima e assinale a alternativa correta. A) A frase Se no recebo cortesia de igual porte, abro o peito est corretamente reescrita, preservando o sentido original, em Caso no receber cortesia de igual porte, abriria o peito. B) A frase Se no recebo cortesia de igual porte, abro o peito est corretamente reescrita, acolhendo as associaes que o contexto autoriza, em: Quando eu no vejo possibilidade de receber o tratamento digno que mereo por ser homem de posses, poderia abrir o peito e xingar. C) As frases citadas tm seu sentido preservado, em redao clara e correta, em: O narrador lamentou que no recebe cortesias, mas enfrenta a situao em alto e bom som, convocando o filho de gua para lhe perguntar quem pensa que . D) As frases acima tm seu sentido preservado, em redao clara e correta, em: O narrador contou que, em caso de no receber de volta a cortesia que talvez oferea, corajosamente xinga o descorts de um filho da gua, indagando sobre quem pensa ser. E) A frase abro o peito est corretamente reescrita, acolhendo as associaes que o contexto autoriza, em: encaro corajosamente e solto a voz. QUESTO 8: Assinale a alternativa correta. A) A expresso at uns latins arranhei (linha 5) deve ser entendida, no contexto, com o seguinte sentido: entre outros, consegui at cometer erros em lngua latina. B) Ao dizer joguei no assoalho do Foro mais de um doutor formado (linhas 7-8), o narrador se vale de uma imagem concreta para expressar uma superioridade intelectual. C) Na sequncia sou sujeito lavado de vaidade, mimoso no trato, de palavra educada (linhas 9-10), o narrador se diz lavado de vaidade (linha 9), e, pelo detalhamento realizado em seguida, confirma sua modstia. D) A expresso seja em compartimento do governo, seja em sala de desembargador (linhas 15-17) aproxima duas circunstncias e as iguala quanto a sua importncia no ambiente social. E) O segmento destacado em Trato as partes no macio, em jeito de moa (linha 17) constitui uma correo do sentido que macio pode expressar, denotando mudana de perspectiva do narrador em relao ao modo como tratava as pessoas.

QUESTO 4: Segundo a autora, dois substantivos caracterizam a adolescncia de classes favorecidas: A) liberdade e notabilidade. B) liberdade e individualidade. C) individualidade e ociosidade. D) liberdade e ociosidade. E) notabilidade e ociosidade. QUESTO 5: A expresso em destaque em Hoje, mais do que nunca, h uma tendncia [...] (linha 29) pode ser substituda por: A) literalmente. B) especialmente. C) obviamente. D) evidentemente. E) necessariamente. QUESTO 6: A expresso E o que pior (linha 50) compara, respectivamente, os seguintes atributos da adolescncia: A) insensatez e prepotncia. B) indiferena e desocupao. C) alienao e insensatez. D) desocupao e prepotncia. E) prepotncia e indiferena. (MACK/2007) Texto para as questes 7 e 8 A bem dizer, sou Ponciano de Azeredo Furtado, coronel de patente, do que tenho honra e fao alarde. Herdei do meu av Simeo terras de muitas medidas, gado do mais gordo, pasto do mais fino. Leio no corrente 5 da vista e at uns latins arranhei em tempos verdes da infncia, com uns padres-mestres a dez tostes por ms. Digo, modstia de lado, que j discuti e joguei no assoalho do Foro mais de um doutor formado. Mas disso no fao glria, pois sou sujeito lavado de vaidade, 10 mimoso no trato, de palavra educada. J morreu o antigamente em que Ponciano mandava saber nos ermos se havia um caso de lobisomem a sanar ou pronta jus1

ANGLO VESTIBULARES

(UNIFESP/2007) INSTRUO: as questes 9 e 10 baseiam-se na tirinha.

C) quis demonstrar, no mural, que, apesar da derrota armada dos camponeses na Revoluo Mexicana, ainda permaneciam esperanas de mudanas sociais. D) representou, no mural, o girassol e o milharal como smbolos religiosos cristos, prprios das lutas camponesas da Amrica Latina. E) transformou-se numa figura nica na histria da arte da Amrica Latina, ao abandonar a pintura de cavalete e fazer a opo pelo mural. QUESTO 12: (UFSCar) Dois pobres homens refugiaram-se na igreja dos bem-aventurados Marcelino e Pedro, mrtires de Cristo, confessando que eram culpados e que tinham sido convictos de roubo em vossa presena, como tendo furtado caa grossa numa floresta senhorial. J pagaram uma parte da composio e deveriam pagar o resto, mas declararam que no tm com que fazer, por causa da sua pobreza. Venho, pois, implorar a vossa benevolncia, na esperana de que () vos digneis trat-los com toda a indulgncia possvel ().
(Eginhard. Frana, sculo IX.)

(Laerte. Folha de S.Paulo, s/d.)

QUESTO 9: A leitura da tirinha deixa evidente que os seres humanos genricos A) esto preocupados em definir-se para que, dessa maneira, possa rolar algum sexo entre eles. B) no conseguem definir quem vai ser o que, porque priorizam o sexo. C) no esto preocupados em definir-se, pois acham que a natureza vai decidir. D) acham sexo bem complicado, por isso preferem tomar aspirina a pratic-lo. E) no tm vontade de saber quem vai ser o que, porque entre eles no h sexo. QUESTO 10: Assinale a alternativa em que a frase do segundo quadrinho est corretamente expressa na primeira pessoa do plural. A) E se ns se concentrarmos em sexo e virmos como o organismo reage?! B) E se ns nos concentrar em sexo e vir como o organismo reage?! C) E se ns nos concentrarmos em sexo e virmos como o organismo reage?! D) E se ns nos concentrarmos em sexo e vermos como o organismo reage?! E) E se ns se concentrarmos em sexo e vermos como o organismo reage?! QUESTO 11:

A partir da anlise do documento, correto afirmar que, durante boa parte da Idade Mdia, A) a floresta senhorial era rea comum de caa para servos e senhores. B) os padres catlicos opunham-se s leis senhoriais. C) os servos burlavam leis feudais por conta da sua condio social. D) as penas para crimes s eram estabelecidas por magistrados eclesisticos. E) os senhores feudais no podiam contrariar as leis. QUESTO 13: (PUC) s 6 da manh, do dia 7 de dezembro de 1941, avies japoneses bombardearam a base norte-americana de Pearl Harbor, no Hava. A ofensiva iniciava o avano japons que, oito meses depois, controlava parte significativa do Oceano Pacfico. Sobre os conflitos no Pacfico, durante a Segunda Guerra Mundial, pode-se dizer que A) demonstram a instabilidade poltica do Pacfico e do sudeste asitico, antes dominado principalmente pela Frana e pela Inglaterra, e alvo, durante a Guerra, de interesses norte-americanos e japoneses. B) ilustram o combate de japoneses e norte-americanos contra chineses e soviticos, que tentavam estabelecer na regio a hegemonia de Estados guiados pela ideologia socialista. C) desembocam na exploso das bombas atmicas em Hiroshima e Nagasaki, responsveis pela vitria final dos pases Aliados sobre os pases do Eixo e pela rendio incondicional de Alemanha e Japo. D) iniciam uma sequncia de combates areos e navais, dos quais participaram ativamente todos os pases envolvidos na Guerra, especialmente Alemanha e Itlia, empenhadas em defender as posies japonesas. E) abrem espao para a proliferao do islamismo, que acabou por conquistar, por meio de revolues populares, o controle de Estados como o Paquisto, ndia ou as Filipinas.

Diego Rivera O sangue dos mrtires da revoluo fertilizando a terra (Mural pintado em 1927)

(FUVEST) Neste mural, o pintor mexicano retratou a morte de Emiliano Zapata. Observando a pintura, correto afirmar que Rivera A) foi uma rara exceo, na Amrica Latina do sculo XX, pois artistas e escritores se recusaram a relacionar arte com problemas sociais e polticos. B) retratou, no mural, um tema especfico, sem semelhanas com a situao dos camponeses do outros pases da Amrica Latina.

PROVA CLASSIFICATRIA P-1

QUESTO 14: Leia o documento histrico abaixo e responda: Estou encarregado de exprimir a V. M. Imperial o sentimento com que Sua Majestade, a Rainha, viu as circunstncias que acompanharam a suspenso das relaes de amizade entre as duas Cortes do Brasil e da Inglaterra, e de declarar que o Governo de Sua Majestade nega de maneira a mais solene a inteno de ofender a dignidade do Imprio do Brasil, e que Sua Majestade aceita completamente e sem reserva a deciso de Sua Majestade o Rei dos Belgas, e ser feliz em nomear um Ministro para o Brasil, logo que Vossa Majestade estiver pronto para renovar as relaes diplomticas.
Ministro Edward Thornton, em Uruguaiana aos 23 de setembro de 1865.

Os nmeros I e II, que nomeiam as tabelas, podem ser substitudos, de forma correta, por: A) Pases muito povoados (I) e Pases pouco povoados (II). B) Pases muito populosos (I) e Pases pouco populosos (II). C) Pases pouco povoados (I) e Pases muito povoados (II). D) Pases muito povoados (I) e Pases muito populosos (II). E) Pases muito populosos (I) e Pases pouco povoados (II). QUESTO 18: Os idosos constituem um indicador geogrfico do padro de desenvolvimento de um pas. Na atualidade utilizamos o termo melhor idade para nos referirmos ao conjunto das pessoas com mais de 65 anos. O EUROSTAT, uma espcie de IBGE da Europa, mostra que a parcela de idosos na maior parte dos pases desenvolvidos europeus superior a 10% da populao total. Mas, o instituto afirmou tambm que 40% dos idosos se dizem agredidos pelos prprios filhos; 20% so agredidos por vizinhos e 10% so agredidos por outros familiares. Aponte a alternativa que se for verdadeira enfraquece a concluso dessa pesquisa: A) No podemos considerar os idosos como melhor idade. B) Se no h leses corporais os idosos no so vtimas, j que maus-tratos no so considerados agresso. C) Na realidade europeia, os filhos so os que mais agridem os idosos. D) No basta ter mais de 65 anos para estar na chamada melhor idade. E) A amostragem utilizada na pesquisa foi pequena e no reflete o enorme universo de idosos da Europa. QUESTO 19: O Brasil um pas inteiramente Ocidental, predominantemente do Hemisfrio Sul e da Zona Intertropical. Observe a figura e analise as afirmaes sobre o assunto:
oeste N

A que episdio da Histria do Imprio brasileiro este documento est relacionado? A) Transferncia da Famlia Real portuguesa para o Rio de Janeiro. B) Assinatura dos Tratados de 1810 com a Inglaterra. C) Misso Stuart e o reconhecimento da independncia do Brasil. D) Questo Christie. E) Bill Aberdeen. QUESTO 15: Durante a Campanha Abolicionista que abalou a monarquia brasileira nas ltimas dcadas do sculo XIX, as principais leis ligadas ao combate escravido levaram os nomes dos seus respectivos autores. As leis urea, de 1888, e do Ventre-Livre, de 1871, foram tambm chamadas: A) Bill Aberdeen e Lei Eusbio de Queiroz. B) Lei Eusbio de Queiroz e Lei Rio Branco. C) Lei Rio Branco e Lei Saraiva-Cotegipe. D) Lei Saraiva-Cotegipe e Lei Joo Alfredo. E) Lei Joo Alfredo e Lei Rio Branco. QUESTO 16: Aponte dentre as alternativas abaixo a nica que relaciona presidentes da Repblica brasileira eleitos por via indireta: A) Prudente de Moraes, Getlio Vargas e Jnio Quadros. B) Hermes da Fonseca, Joo Goulart e Costa e Silva. C) Deodoro da Fonseca, Getlio Vargas e Castelo Branco. D) Floriano Peixoto, Juscelino Kubitschek e Ernesto Geisel. E) Getlio Vargas, Gaspar Dutra e Joo Figueiredo. QUESTO 17: O povoamento dos pases varia muito segundo a rea e a populao absoluta de cada um deles. I Bangladesh Coreia do Sul Pases Baixos Japo II Austrlia Canad Rssia Brasil 2,6 hab./km2 3,3 hab./km2 8,4 hab./km2 21,1hab./km2 981,2 hab./km2 486,0 hab./km2 329,9 hab./km2 341,5 hab./km2

dia

leste

noite S

I. II. III. IV. V.

O Brasil situa-se a oeste do meridiano de Greenwich. O Brasil cortado ao norte pela linha do Equador. Ao sul do Brasil passa o Trpico de Cncer. O sul do Brasil cortado pelo Trpico de Capricrnio. Apenas 8% do Brasil esto na zona temperada meridional.

Fonte: U.S. Census Bureau, 2009.

Assinale a alternativa: A) se apenas I, II e IV forem verdadeiras. B) se apenas I e II forem verdadeiras. C) se apenas IV e V forem verdadeiras. D) se apenas I, II, IV e V forem verdadeiras. E) se apenas I, II, III e V forem verdadeiras.

ANGLO VESTIBULARES

QUESTO 20: Leia a afirmao de um dos mais renomados cartgrafos: A escala de um mapa a relao constante que existe entre as distncias lineares medidas sobre o mapa e as distncias lineares correspondentes, medidas sobre o terreno.
Fernand Joly, 1990.

DISTRIBUIO DA POPULAO MUNDIAL EM 2009 7.000 6.000 5.000 4.000 3.000 2.000 1.000 0
4.010 6.630

Considerando essa informao, assinale a alternativa que apresenta informaes corretas sobre escala cartogrfica: A) 1: 200.000, ou seja, 1cm do mapa equivale a 20 km. B) 1: 50.000, ou seja, 1cm do mapa equivale a 50 km. C) 1: 12.000, ou seja, 1cm do mapa equivale a 120 km. D) 1: 550.000, ou seja, 1cm do mapa equivale a 5.500 km. E) 1: 700.000, ou seja, 1cm do mapa equivale a 7 km. QUESTO 21: (CEAG-adaptada) Sabemos do impacto econmico e social que os atuais meios de comunicao apresentam na sociedade da informao. Sobre esse assunto analise as seguintes informaes: em 1996, dois programas de TV, PI e PII, foram lanados para atingir o mesmo pblico, sendo transmitidos no mesmo horrio, respectivamente, pelas emissoras X e Y. Eles obtiveram a seguinte evoluo de audincia: em 1996, o programa PI obteve uma mdia de audincia de 5 pontos no IBOPE, enquanto o programa PII obteve 4 pontos. Em 1997, as emissoras alteraram os horrios de seus programas em busca de mais pontos no IBOPE. Como resultado, o programa PI obteve 6 pontos de mdia e o programa PII obteve 5. Em 1998 alteraram novamente os horrios dos dois programas e, em 1999, o programa PI obteve, em mdia, 6 pontos e o programa PII, tambm. A partir dessas informaes podemos concluir que: A) a escolha de horrios para o programa PII foi mais feliz por ter elevado sua audincia em 50% de 1996 para 1999, j o crescimento da audincia do programa PI foi de apenas 20% no mesmo perodo. B) a emissora X foi mais feliz na escolha do horrio do seu programa em 1998 do que foi a emissora Y. C) a emissora X foi mais feliz na escolha do horrio de seu programa em 1999 do que foi a emissora Y. D) as variaes anuais durante o perodo foram maiores para o programa PI do que para o programa PII. E) a alterao dos horrios de transmisso dos programas no teve influncia substancial na audincia. QUESTO 22: A pecuria fornece diferentes e importantes tipos de alimentos para a humanidade. No entanto, a distribuio da populao humana e animal pelos continentes irregular, o que pode causar problemas. Observe:
Participao da frica nos rebanhos mundiais 2009 BOVINOS 9% OVINOS 13% CAPRINOS 25% 75%

905

945

735 35

M un do

fr ic a

A m r ic a

Eu ro pa

si a

Fonte: PNUP . ONU, 2009.

Tomando por base os dados de populao e de animais da frica, em relao ao mundo, aponte a interpretao correta: A) H uma proporo de caprinos e ovinos inferior parcela de habitantes em relao ao mundo, o que explica as ondas de fome nesse continente. B) No se trata de um continente com abundncia, j que a parcela mdia de rebanhos, em relao ao mundo, pouco maior que a da populao. C) A abundncia de ovinos, na base de dois animais per capita, explica a elevada exportao de carne e couro feita pelo continente. D) O nmero de cabeas de bovinos per capita sem dvida o mais elevado do mundo. E) A abundncia de bovinos per capita explica a situao de estabilidade alimentar do continente. QUESTO 23: (UERJ-modificada) O diagrama a seguir mostra a classificao dos seres vivos em cinco reinos, considerando a combinao de trs critrios: nmero de clulas, existncia de ncleo individualizado na clula e forma de nutrio.
auttrofos hetertrofos pluricelulares unicelulares

plantas eucariontes

fungos

animais

protistas moneras

procariontes

Adaptado de Soares, J. L. Biologia. So Paulo: Scipione, 1997.

91%

87%

Mundo

frica
FAO. Yearbook 2009. ONU, 2009.

A proposio que rene adequadamente dois dos critrios de classificao dos seres vivos utilizados no diagrama : A) existem eucariontes unicelulares. B) existem procariontes pluricelulares. C) no existem procariontes unicelulares. D) no existem eucariontes pluricelulares. E) todos os hetertrofos so eucariontes.

O ce an ia

PROVA CLASSIFICATRIA P-1

QUESTO 24: Leia o texto abaixo: No h nada melhor que ser explorador de poltrona, especialmente quando se trata da Amaznia. No ter de enfrentar aquele calor insuportvel, o risco de contrair doenas causadas por protozorios, como leishmaniose e malria, ou viroses, como a febre amarela. Chuva o tempo todo; floresta pluvial, como se diz em ingls. Mosquitos e aranhas e cobras e uma quantidade inesgotvel de besouros. Onas. Piranhas e jacars. E, tempos atrs, ndios, com variados graus de atitudes violentas em relao a exploradores.
(Extrado e modificado de: BONALUME NETO, R., Da selva para a poltrona, Folha de S.Paulo, Mais!, 15 nov. 2009, p. 9)

os ratos do grupo B receberam uma injeo de clulas tumorais no mutantes; comparou-se o peso dos tumores originados nos dois grupos de ratos, nove dias e vinte e um dias aps a injeo das clulas embrionrias. O grfico representa os resultados obtidos.
Peso do tumor (gramas) 6 5 4 3 2 1 0 9 dias 21 dias Tempo aps injeo das clulas tumorais embrionrias (dias) Clulas tumorais no mutantes Clulas tumorais mutantes

A classificao dos seres vivos, normalmente utilizada pelos bilogos, costuma separ-los em cinco reinos, cada qual com alguns filos. Assim, temos: Reino Monera, incluindo as bactrias, como a causadora da clera. Reino Protista, abrangendo os protozorios e algas. Reino Fungi, a que pertencem os fungos, como os cogumelos. Reino Vegetal, o das plantas. E, enfim, o Reino Animal, que abrange vrios filos, dentre os quais podem ser citados o dos Artrpodes (o filo dos animais com patas articuladas, como as baratas) e o dos Cordados, a que pertencem os peixes, os rpteis (como as tartarugas e cobras) e o homem. Considerando as informaes acima e os seus conhecimentos bsicos sobre a classificao dos seres vivos, correto dizer que, no texto extrado do jornal Folha de S.Paulo, A) no so citados animais do grupo dos rpteis, classe que pertence ao filo dos Cordados. B) citado apenas um animal pertencente classe dos insetos, filo dos Artrpodes. C) no so citadas doenas causadas por protozorios, que pertencem ao reino Protista. D) no citada doena causada por vrus, apenas por mosquitos, no caso a febre amarela. E) no so citados seres vivos pertencentes ao grupo das bactrias, que fazem parte do reino Monera. QUESTO 25: (GAVE-modificada) Nas ltimas dcadas, tm sido realizadas numerosas investigaes, com o objetivo de descobrir tratamentos eficazes contra os vrios tipos de cncer. A investigao descrita a seguir insere-se neste ramo de pesquisa e foi realizada por um grupo de cientistas no final do sculo passado. No interior dos tumores, a quantidade de oxignio diminui, muitas vezes, para valores abaixo do normal, condio designada por hipxia. Quando isto acontece, as clulas dos tumores desencadeiam uma resposta em que intervm uma protena, HIF-1, que ativa os mecanismos que possibilitam a produo de novos vasos sanguneos no local. Com o objetivo de averiguar a influncia desta protena no desenvolvimento de tumores, realizou-se a seguinte experincia: foram produzidas duas linhagens de clulas embrionrias tumorais: uma linhagem no mutante, que apresenta a protena HIF-1 funcional; uma linhagem mutante, em que a protena HIF-1 no funcional; selecionaram-se dois grupos de ratos adultos: os ratos do grupo A receberam uma injeo de clulas tumorais mutantes;

Para que os resultados desta experincia permitam estabelecer concluses vlidas, os ratos do grupo A devem ter sido A) injetados com maior nmero de clulas tumorais do que os do grupo B. B) submetidos a um ambiente com mais oxignio do que os do grupo B. C) selecionados com a mesma idade e o mesmo sexo que os do grupo B. D) injetados numa regio corporal diferente da do grupo B. E) submetidos a uma dieta menos calrica do que os do grupo B. QUESTO 26:
MZK

Folha de S.Paulo Folhinha Quadrinhos, 05 dez. 2009, p. +8

Nos ecossistemas, os vegetais clorofilados fotossintetizantes so produtores de matria orgnica e ocupam o primeiro nvel trfico de uma cadeia alimentar. O segundo nvel trfico, o dos consumidores primrios, ocupado por animais que se alimentam de produtores. A partir do nvel trfico dos consumidores secundrios, os animais so carnvoros, podendo ser predadores, como muitas aranhas produtoras de teias, que previamente aprisionam as presas que lhes serviro de alimento. Se a aranha representada no quadrinho acima adotar apenas o estilo vegetariano de viver sugerido pela sua presa, ela ocupar o nvel trfico dos: A) consumidores secundrios. B) produtores. C) consumidores primrios. D) consumidores tercirios. E) consumidores primrios e secundrios.

ANGLO VESTIBULARES

QUESTO 27: A vida na Terra baseada na organizao celular, presente na maioria dos seres vivos. Na clula, o controle feito pela ao combinada de trs substncias: RNA, protenas e DNA. Sobre o modo que elas atuam, podemos afirmar corretamente que: A) as protenas contm a informao gentica necessria para sintetizar o RNA e o DNA. B) o RNA sintetiza o DNA, que fabrica as protenas. C) o DNA produz as protenas, que contm a informao para sintetizar o RNA. D) as protenas fabricam o RNA, que sintetiza o DNA. E) o DNA sintetiza o RNA, responsvel pela sntese das protenas. QUESTO 28: A fotossntese e a respirao so processos metablicos vitais e inversos, quando consideramos suas equaes gerais. A fotossntese produz matria orgnica, usando a luz solar como fonte de energia. A respirao, por sua vez, oxida a matria orgnica, liberando energia para a atividade celular. Sabendo que os seres vivos podem ser auttrofos, quando produzem seu alimento orgnico ou hetertrofos, quando retiram este alimento do meio, analise as alternativas e assinale a correta: A) Auttrofos s fazem a fotossntese e hetertrofos s realizam respirao. B) Auttrofos s fazem respirao e hetertrofos s realizam a fotossntese. C) Auttrofos e hetertrofos realizam a fotossntese. D) Auttrofos e hetertrofos podem realizar a respirao. E) Auttrofos podem respirar e hetertrofos podem fazer a fotossntese. QUESTO 29: O monxido de carbono (CO) um gs extremamente txico, presente no ar atmosfrico poludo. Sua concentrao tomada como referncia para indicar a qualidade do ar. Qualidade do ar Inadequada Pssima Crtica Concentrao de CO em ppm 15 a 30 30 a 40 acima de 40

Rascunho:

ppm = parte por milho 1ppm de CO no ar = 1g de CO em 106 g de ar A tabela seguinte mostra os sintomas provocados em seres humanos por diferentes concentraes de CO no ar. Concentrao de CO Sintomas (ppm) 15 I. diminuio da capacidade visual 60 II. dores de cabea 100 III. tonturas, fraqueza muscular 270 IV. inconscincia 840 V. morte Qual dos sintomas acima sero apresentados quando a concentrao do CO no ar for igual a 0,1g/kg? A) I D) IV B) II E) V C) III

PROVA CLASSIFICATRIA P-1

QUESTO 30: As fontes naturais de emisso de compostos de enxofre na atmosfera so os oceanos, a poeira da terra, as erupes vulcnicas e a decomposio de matria orgnica. J as fontes antropognicas de emisso de compostos de enxofre na atmosfera so a queima de combustveis fsseis e a atividade industrial. Os xidos de enxofre presentes na atmosfera, ao se combinarem com a gua da chuva, originam a chuva cida. O diagrama a seguir mostra os fatores responsveis pela emisso de xidos de enxofre na atmosfera.
EMISSO DE XIDOS DE ENXOFRE

Pode-se avaliar o esforo de mobilizao que deveria ser empreendido para enfrentar tal situao, estimando a quantidade de caminhes necessria para carregar o material neutralizante. Para transportar certo calcrio que tem 80% de CaCO3, esse nmero de caminhes, cada um com carga de 30 toneladas, seria prximo de A) 100. B) 200. C) 300. D) 400. E) 500. QUESTO 32: (ENEM) As informaes abaixo foram extradas do rtulo da gua mineral de determinada fonte.

Oceanos Combustveis fsseis Vulces

Uso da terra

Natural

Antropognica

Com base nas informaes e no seu conhecimento sobre as chuvas cidas provocadas por xidos de enxofre, analise as afirmaes: I. A queima de combustveis fsseis pelo ser humano o principal responsvel pela emisso de xidos de enxofre. II. O uso da terra uma causa antropognica de emisso de xidos de enxofre. III. As emisses de xidos de enxofre pelos oceanos maior do que a soma das emisses provenientes do uso da terra e de erupes vulcnicas. IV. A formao da chuva cida pode ser representada pela equao SO3 + H2O H2SO4 Assinale a alternativa que contm as afirmaes corretas: A) Todas esto corretas. B) Somente I e II. C) Somente II e III. D) Somente I e IV. E) Somente I, II e III. QUESTO 31: (ENEM) Em setembro de 1998, cerca de 10.000 toneladas de cido sulfrico (H2SO4) foram derramadas pelo navio Bahamas no litoral do Rio Grande do Sul. Para minimizar o impacto ambiental de um desastre desse tipo, preciso neutralizar a acidez resultante. Para isso pode-se, por exemplo, lanar calcrio, minrio rico em carbonato de clcio (CaCO3), na regio atingida. A equao qumica que representa a neutralizao do H2SO4 por CaCO3, com a proporo aproximada entre as massas dessas substncias : H2SO4 + CaCO3

GUA MINERAL NATURAL Composio qumica provvel em mg/L Sulfato de estrncio .. 0,04 Sulfato de clcio . 2,29 Sulfato de potssio 2,16 Sulfato de sdio . 65,71 Carbonato de sdio ... 143,68 Bicarbonato de sdio 42,20 Cloreto de sdio . 4,07 Fluoreto de sdio ... 1,24 Vandio . 0,07 Caractersticas fsico-qumicas pH a 25C .. 10,00 Temperatura da gua na fonte 24C Condutividade eltrica .. 4,40 104 ohms/cm Resduo de evaporao a 180C . 288,00 mg/L CLASSIFICAO: ALCALINO-BICARBONATADA, FLUORETADA, VANDICA Indicadores cido base so substncias que em soluo aquosa apresentam cores diferentes conforme o pH da soluo. O quadro abaixo fornece as cores que alguns indicadores apresentam temperatura de 25C Indicador Azul de bromotimol Vermelho de metila Fenolftalena Alaranjado de metila Cores conforme o pH amarelo em pH 6,0; azul em pH 7,6 vermelho em pH 4,8; amarelo em pH 6,0 incolor em pH 8,2; vermelho em pH 10,0 vermelho em pH 3,2; amarelo em pH 4,4

CaSO4
slido sedimentado

H2O

CO2
gs

1 reage 1 tonelada com tonelada

Suponha que uma pessoa inescrupulosa guardou garrafas vazias dessa gua mineral, enchendo-as com gua de torneira (pH entre 6,5 e 7,5) para serem vendidas como gua mineral. Tal fraude pode ser facilmente comprovada pingando-se na gua mineral fraudada, temperatura de 25C, gotas de A) azul de bromotimol ou fenolftalena. B) alaranjado de metila ou fenolftalena. C) alaranjado de metila ou azul de bromotimol. D) vermelho de metila ou azul de bromotimol. E) vermelho de metila ou alaranjado de metila.

ANGLO VESTIBULARES

QUESTO 33: Um cilindro de 8,2 L de capacidade contm 320 g de gs oxignio a 27C. Um estudante abre a vlvula do cilindro deixando escapar o gs at que a presso seja reduzida para 7,5 atm. Supondo-se que a temperatura permanea constante, a massa de gs liberada igual a: m Dados: Equao de estado: PV = RT M R = 0,082 atm L mol1 K1 Massa molar O2 = 32 g mol1 A) 40 g B) 80 g C) 160 g D) 240 g E) 320 g

Rascunho:

QUESTO 34:
A B

Experimento I No prato A da balana acima esquematizada, foi colocada uma cpsula de porcelana contendo certa massa de enxofre slido. No prato B da mesma balana, foi colocada uma cpsula de porcelana idntica anterior, contendo a mesma massa de enxofre slido. Com isso os pratos A e B ficaram no mesmo nvel. A seguir fez-se a combusto total do enxofre no prato A. Experimento II O experimento I foi repetido, substituindo-se o enxofre slido por magnsio metlico slido. As equaes das reaes de combusto so: S(s) + O2(g) SO2(g) 2 Mg(s) + O2(g) 2 MgO(s) (Experimento I) (Experimento II)

Lembrando que nos experimentos I e II a combusto ocorreu no prato A, podemos afirmar que, terminados os experimentos, seria constatado, sobre o nvel dos pratos A e B podemos afirmar, que: Experimento I A) B) C) D) E) A e B ficam no mesmo nvel A fica abaixo de B A fica acima de B A fica acima de B A fica abaixo de B Experimento II A e B ficam no mesmo nvel A fica abaixo de B A fica acima de B A fica abaixo de B A fica acima de B

10

PROVA CLASSIFICATRIA P-1

QUESTO 35: A reflexo da luz em uma superfcie polida obedece sistematicamente a um fato: os ngulos de incidncia e de reflexo formados pelos raios de luz com a reta normal no ponto de incidncia so iguais.
reta normal ao espelho i=r i r

Rascunho:

A figura a seguir mostra o caminho de um raio de luz quando refletido pelos espelhos 1 e 2 indicados de perfil.
2

45 1

Considerando a lei da reflexo descrita acima, calcule o ngulo . A) 30 B) 45 C) 60 D) 75 E) 90

QUESTO 36: Voc j deve ter reparado que s margens das estradas h sempre um indicador da posio do ponto na estrada. Trata-se das placas que indicam o quilmetro da estrada. Quando se l em uma dessas placas km 30 deve-se entender que aquele ponto est a 30 km, medido sobre a estrada, do ponto onde se colocou o marco zero da estrada. A seguir est um grfico mostrando as diversas posies de um automvel em uma estrada, ao longo do tempo.
35
km 30

posies em km

32

20 0 3 5 10 12 14 tempo em minutos

Assinale a alternativa que indica corretamente em que intervalo de tempo o automvel desenvolveu maior velocidade. A) De 3 a 5 minutos B) De 0 a 3 minutos C) De 5 a 10 minutos D) De 10 a 12 minutos E) De 12 a 14 minutos

11

ANGLO VESTIBULARES

QUESTO 37: O chuveiro eltrico uma inveno brasileira que data do incio do sculo XX. At ento os banhos da maioria das pessoas ou eram frios ou eram em banheiras onde se misturavam gua quente e gua temperatura ambiente, at se obter uma temperatura agradvel para o banho. Analise as alternativas apresentadas e assinale aquela que indica um possvel valor da temperatura obtida com a mistura de gua a 80C com gua a 22C. A) 90C B) 80C C) 50C D) 22C E) 20C

Rascunho:

QUESTO 38: Algumas transformaes pelas quais passa a natureza so bem conhecidas, ou pelo menos, nos parece serem bem conhecidas. Isso faz com que possamos usar esses conhecimentos na criao de mquinas que tornam mais leve as tarefas que temos de realizar diariamente. Uma dessas mquinas a lmpada eltrica. Elas transformam energia eltrica em energia luminosa. No Brasil ainda comum o uso das lmpadas incandescentes que apresentam rendimento em torno de 5%, ou seja, somente 5% da energia eltrica transformada em energia luminosa, o resto transformado em calor. Na Europa, a partir de 2012 essas lmpadas estaro fora do mercado. Sero substitudas por lmpadas de maior rendimento como as fluorescentes cujo rendimento o qudruplo. Para iluminar um ambiente com lmpadas incandescentes so gastos 900 joules de energia eltrica por segundo, se essas lmpadas fossem substitudas por lmpadas fluorescentes cujo rendimento o triplo, qual seria o consumo de energia eltrica necessrio para iluminar igualmente o mesmo ambiente, por segundo? A) 300 J B) 600 J C) 900 J D) 1200 J E) 2700 J

QUESTO 39: A fsica moderna a fsica do sculo XX. Considera-se que o seu incio ocorreu em 14 de dezembro de 1900 quando Max Planck (1858-1947) apresentou Sociedade Fsica de Berlim a sua teoria a respeito da irradiao de energia. Albert Einstein, posteriormente, apresentou uma expresso que talvez seja a mais conhecida na Terra, apesar de poucos entenderem o seu significado. Trata-se da expresso E = mc2, em que m a massa e c a velocidade da luz no vcuo. Nela v-se a equivalncia entre massa e energia. Se determinada poro de matria sofrer um decaimento de massa m, tambm sofrer um decaimento de energia dado pela tal expresso. Um material radioativo que decai de uma partcula alfa (2 prtons e dois nutrons) liberou uma energia de: Dados: mP = mN = 1,6 1027 kg c = 3 108 m/s A) 5,8 1020 J B) 5,8 C) 5,8 1015 J 1010 J D) 5,8 105 J E) 5,8 J

12

PROVA CLASSIFICATRIA P-1

QUESTO 40: Pode-se associar a um corpo em movimento uma grandeza fsica denominada energia cintica que definida pela expresso
2 c = mv , em que m a massa do corpo e v

QUESTO 44: Dado que AB = 8 e BC = 6, qual o permetro do polgono ABCDEF na figura?


D C

sua velocidade. Se um corpo que se move com velocidade v tiver a sua velocidade dobrada, ter a sua energia cintica: A) dobrada B) quadruplicada C) dividida por dois D) dividida por quatro E) mantida QUESTO 41: Numa gaveta, num quarto escuro, h 3 meias pretas, 7 meias brancas, 7 meias azuis e 9 meias verdes. Quantas dessas meias voc deve pegar, para ter certeza que possa formar um par de meias da mesma cor? A) 3 B) 4 C) 5 D) 7 E) 9 QUESTO 42: Joozinho e Pedrinho medem seus patrimnios com figurinhas que valem R$ 0,30 cada. Quando ambos tinham o mesmo patrimnio, Joozinho perde trs das suas figurinhas para Pedrinho, numa aposta. Assim, a diferena entre seus patrimnios de: A) R$ 1,80 B) R$ 1,20 C) R$ 0,90 D) R$ 0,30 E) R$ 0,10 QUESTO 43: Quatro tiras de papel so coladas numa mesa, conforme a figura. As tiras so retngulos de comprimento 10 cm e largura 1cm. B) A) 42 B) 32 C) 30 D) 28 E) 26

E 6

QUESTO 45: Se 400 V 800 e 200 n R T 600, em que P, V, n, R e T so nmeros positivos, tais que P V = n R T, ento: A) 1 3 P 4 2 1 1 P 3 2 3 4

C) P D)

1 3 P 2 4 1 2

E) P

QUESTO 46: Efetuando 1 + A) B) C) 9 D) E) 1 8 17 12 1 2 2 1 5 obtm-se 3 4 3

1 8

QUESTO 47: Supondo que duas quaisquer dessas tiras so coladas paralelamente ou perpendicularmente entre si, qual a rea da mesa coberta por elas? A) 36 cm2 B) 38 cm2 C) 40 cm2 D) 42 cm2 E) 44 cm2 Qual dos nmeros abaixo o maior? A) 102 B) 0,333 _ _ ___ ___ C) 0,25 D) E)

1 3 2
3 5

13

ANGLO VESTIBULARES

QUESTO 48: A equao (x + 3)(2x 1) + 4 = 2x2 + 5x + 1 A) admite como soluo somente o nmero zero B) admite somente duas solues C) no admite soluo D) admite infinitas solues E) admite somente 4 solues QUESTO 49: A razo de dois nmeros to, o produto deles A) 11,8 B) 12,2 C) 14,4 D) 16 E) 16,02 QUESTO 50: Numa promoo de uma determinada marca de sabo em p estava escrito: compre uma caixa com 750 gramas e ganhe mais 250 gramas. Essa promoo equivale a um desconto de: A) 20% B) 25% C) 30% D) 33,33% E) 75% QUESTO 51: Se um pacote com 2,8 kg de feijo custa R$ 4,20 ento um pacote com 800 gramas dever custar: A) R$ 0,90 B) R$1,20 C) R$1,25 D) R$1,30 E) R$1,35 QUESTO 52: Uma roda de 60 dentes est engrenada com outra de 20 dentes. Quantas voltas dar a menor quando a maior der 240 voltas? A) 20 B) 80 C) 540 D) 720 E) 780 QUESTO 53: Um elevador pode levar 8 adultos ou ento 20 crianas. Se, no elevador, estiverem 5 adultos, quantas crianas podero entrar no elevador? A) 7 B) 8 C) 12 D) 13 E) 14 2 . Se a soma deles 8,4 en5

Rascunho:

14

PROVA CLASSIFICATRIA P-1

QUESTO 54: Sabe-se que a grandeza A diretamente proporcional ao quadrado da grandeza B. Se quando B = 4 tem-se A = 48 ento, se B for igual a 6, teremos: A) A = 72 B) A = 96 C) A = 108 D) A = 112 E) A = 116

QUESTO 59: Em qual das figuras abaixo temos o esboo grfico da funo f(x) = 2x2 8? A) y

0 4

QUESTO 55: Sabe-se que as grandezas X e Y so inversamente proporcionais. Se X = 40 quando Y = 3 ento, quando Y = 60 teremos A) X = 800 B) X = 400 C) X = 2 D) X = 1 1 E) X = 2 B)
y

0 8

C) QUESTO 56: O complemento do ngulo de medida 2032 um ngulo de medida A) 7032 B) 6932 C) 6928 D) 7028 E) 7128

0 4

D)

QUESTO 57:

mede 118. O suplemento do complemento de um ngulo A A medida de A


A) 13 B) menor que 13 C) est entre 25 e 30 D) 28 E) maior que 28

0 8

E)
4

QUESTO 58: Na figura, AD a bissetriz do ngulo de vrtice A do tringulo ABC.


A

QUESTO 60:
45 B D

25 C

Nestas condies a medida do ngulo assinalado A) 85 B) 90 C) 95 D) 100 E) 105

Numa promoo de vero, uma marca de sorvete est fazendo a seguinte promoo: cada trs palitos de sorvete voc ganha outro sorvete. Se Joozinho comprar 11 sorvetes, ele poder tomar, de graa A) 1 sorvete B) 2 sorvetes C) 3 sorvetes D) 4 sorvetes E) 5 sorvetes

15

Das könnte Ihnen auch gefallen