Sie sind auf Seite 1von 5

INSTALANDO E USANDO O PACOTE LIBRE OFFICE

INSTALANDO O LIBRE OFFICE4.1.4.2 O link do site oficial, a Comunidade Libre Office Brasil, atravs do projeto brasileiro este a seguir: Na pgina de abertura (figura abaixo) clique em Baixar o LibreOffice

Clique agora em Instalador principal, quando iniciado o processo do download, que demora um pouco (206 Mbytes) , dependendo da velocidade do seu acesso Internet.

Editando Textos com o Writer (Texto Complementar)

O arquivo obtido o Libre Office_4.1.4_Win_x86.exe que normalmente fica gravado na pasta Download em Favoritos. Caso tenha alguma dificuldade em localizar esse arquivo ento use o atalho Windows+F que voc o encontra facil.

Pronto, o prprio Sistema Operacional Windows 7 lhe ajudar na instalao do pacote Libre Office, atravs dos seguintes aplicativos, muitos dos quais sero visto em nosso curso: Writer (similar ao Word), Calc (similar ao Excel), Impress (similar ao Power Point), Base (similar ao Access), Draw (aplicativo para desenhos) e Math. Se observar bem ver que este pacote faz muito mais coisas do que o Microsoft Office, podendo ser livremente instalado tanto no seu computador pessoal quanto no trabalho, pois a licena gratuita, ao contrrio do Microsoft Office que licenciado (pago); sem a licena o pacote da Microsoft passa a ser pirata, inconcebvel para empresas pblicas e privadas, que poderia serem processadas. Ademais o software pirata lhe traz grande risco de segurana por no poder ser automaticamente atualizado no site do desenvolvedor. Muitos rgos pblicos j utilizam legalmente o Writer a custo zero e muitos concursos cobram conhecimento dele nos testes de informtica. Clicando no arquivo surgir a tela a seguir (esquerda). Acione Executar. Na tela da direita abaixo clique em Next. Os quadros esto escritos em lngua inglesa, mas mo se preocupe que a instalao final ser no nosso idioma.

Nos quadros seguintes clique respectivamente em Next e Install.

Editando Textos com o Writer (Texto Complementar)

A tela da esquerda abaixo indica que est concluindo a instalao do pacote Libre Office. A da direita informa que est concluda a instalao, bastando apenas clicar em Finish (fim)

Portabilidade de arquivos do Libre Office para Microsoft Office Todos os arquivos de trabalhos feitos no Writer ou Calc ou Impress so lidos tranquilamente, respectivamente, pelo Word, Excel e Power Point, desde que o usurio escolha a formatao compatvel com os aplicativos do pacote Microsoft Office. Reciprocamente os arquivos desenvolvidos nesses trs aplicativos do Microsoft Office so lidos automaticamente pelo Libre Office. Por exemplo: se voc escreveu um relatrio em casa no Word ele reconhecido pelo Writer no seu local de trabalho. Se ocorrer o contrrio, ao gravar o seu relatrio no Writer, escolha a formatao DOCX (Word 2007/2010) para que ele seja obviamente reconhecido pelo Word. Conhea as aes do governo federal na adoo do software livre: Portal Software Livre www.softwarelivre.gov.br/ Portal do Software Pblico Brasileiro Software Livre http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/software-livre UTILIZZNDO LIBRE OFFICE WRITER Obtendo o Tutorial e a Tabela de Atalhos do Writer Para iniciar o seu aprendizado deste processador de texto gratuito e eficiente voc precisa primeiro obter na Internet o Manual (ou Apostila ou Tutorial) do Writer. Assim vai descobrindo todos os recursos e facilidades do aplicativo. Para ganhar rapidez na sua digitao de textos e diminuir o risco de contrair LER (Leso por Esforo Repetitivo), obtenha tambm a tabela de atalhos do Writer. Uma forma interessante de fazer o reconhecimento inicial do Writer abrir o aplicativo e ir explorando o seu menu, similar ao do Word, mas com diferente leiaute.
Editando Textos com o Writer (Texto Complementar) 3

Observe atravs das figuras a seguir que o menu do Writer obviamente diferente do Word, mas o processador de textos do Libre Office (antigo BrOffice) contempla grande parte dos recursos daquele aplicativo (pago) da Microsoft.

Menu do Writer

Menu do Word

Um bom exerccio inicial de reconhecimento do aplicativo Writer fazer um paralelo entre ele e o Word. Uma das diferenas, por exemplo, o da converso do formato texto para PDF: no Word voc salva o arquivo com outro nome, caso queira, e escolhe o formato PDF; no Writer voc seleciona Arquivo, Exportar como PDF. A extenso nativa do arquivo em Writer .odt . Se gravar um texto com esta extenso saiba que ele s ser aberto por este aplicativo, sendo, portanto, desconhecido pelo Word que no tem qualquer interesse na converso na extenso .odt por ser obviamente o seu concorrente. Assim, ao construir um texto em Writer salve-o sempre com a extenso .docx (Word 2007/2010) ou .doc (Word 97/2000) para que possa ser reconhecido pelo Word. H ainda a possibilidade de voc salvar o arquivo com a extenso .txt que retira toda a formatao implementada pelo aplicativo, colocandoo em texto chamado de puro. Voc vai se surpreender com o aplicativo Writer. A leitura o material de aula, assim como o tutorial e a tabela de atalhos, vai lhe proporcionar um diferencial importante perante outros usurios que apenas utilizam o Microsoft Office. Que tal tornar-se especialista no Writer, por exemplo, e ganhar dinheiro como consultor aplicando treinamento para pessoas e empresas na sua cidade. Tambm far a diferena em concursos pblicos, sobretudo para rgos do Governo Federal. ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM Atividade 1: elaborar a tabela Oramento Pessoal conforme modelo contido no arquivo OramentoPessoal.pdf na pasta Material de Aula. O aluno far a remessa dos seguintes arquivos: OramentoPessoal.odt, OramentoPessoal.docx e OramentoPessoal.pdf. Atividade 2: responder s perguntas contidas em Atividades de Aprendizagem no final da Unidade 3. Fontes consultadas: Guia_do_Writer-ptbr.pdf , verso 3.X.X, arquivo disponvel aqui no AVA e em http://wiki.documentfoundation.org/images/b/b3/0200WG3-Guia_do_Writer-ptbr.pdf acessado em 18/01/2014
Editando Textos com o Writer (Texto Complementar) 4

Guia do Iniciante, Verso 3.X.X, arquivo disponvel tambm no AVA e em http://wiki.documentfoundation.org/images/3/3e/0100GS3-GuiadoIniciante-ptbr.pdf acessado em 18/01/2014

Editando Textos com o Writer (Texto Complementar)

Das könnte Ihnen auch gefallen