Sie sind auf Seite 1von 4

COLGIO SAGRADO CORAO DE JESUS

Atividade revisional LPLB

Professor(a): Jordana Joyce Ensino Mdio _ 4 Bimestre 1 srie: _______

Data: ____ / ____ / ____ Valor da Avaliao: ______ Nota: _______

Aluno(a): _____________________________________________________________ N_______

1. ) Os verbos das frases abaixo so verbos transitivos diretos e indiretos, logo, possuem dois objetos: um direto e outro indireto. Identifique-os: a) O pai emprestou o carro ao filho. objeto direto: ___________________________ objeto indireto: ____________________________ b) A palavra do mdico deu ao doente uma esperana de cura. objeto direto: ___________________________ objeto indireto: ____________________________ c) Aos vencedores daremos prmios valiosos. objeto direto: ___________________________ objeto indireto: ____________________________ d) O garoto escreveu uma carta ao irmo. objeto direto: ___________________________ objeto indireto: ____________________________ e) A av contou histrias aos netinhos. objeto direto: ___________________________ objeto indireto: ____________________________ f) Ns entregamos ao lojista o dinheiro. objeto direto: ___________________________ objeto indireto: ____________________________ g) Meu tio enviou as cartas para mim. objeto direto: ___________________________ objeto indireto: ____________________________ h) O pai dedicou o livro ao filho. objeto direto: ___________________________ objeto indireto: ____________________________ i) O professor pediu-lhe o caderno. objeto direto: ___________________________ objeto indireto: ____________________________ j) O mestre entregou-me um mao de provas. objeto direto: ___________________________ objeto indireto: ____________________________ 2. Classifique os verbos usando as indicaes abaixo: VI = verbo intransitivo VTD = verbo transitivo direto VTI = verbo transitivo indireto VTDI = verbo transitivo direto e indireto VL = verbo de ligao

a) ( b) ( c) (

) O local parece agradvel. ) A bomba destruiu a loja. ) Crianas gostam de brinquedos.

d) ( e) ( f) (

) Ele escreveu uma carta ao filho. ) O telhado desabou de repente. ) As negociaes foram complicadas.

3. Classifique os pronomes destacados em objeto: DIRETO OD ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( INDIRETO OI

) Viram-no ontem no supermercado. ) Vou mand-lo para a Europa. ) Pretende mandar-lhe os livros que prometi ontem. ) O que voc deu para ela? ) Gostaramos de encontr-la curada da gripe. ) Papai de todas as balas para ns. ) Desejo-lhe a maior felicidade do mundo. ) Eu me referia a voc e no a ele. ) Descobriram-nos escondidos num quarto escuro. ) Diga-lhes que no vou me demorar.

4. Em: Tinha grande amor humanidade / As ruas foram lavadas pela chuva / Ele rico em virtudes. Os termos destacados so, respectivamente: _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ 5. Assinale o item em que a funo no corresponde ao termo em destaque: a) Comer demais prejudicial sade. (complemento nominal) b) Jamais me esquecerei de ti. (objeto indireto) c) Ele foi cercado de amigos sinceros. (agente da passiva) d) No tens interesse pelos estudos. (complemento nominal) e) Tinha grande amor humanidade. (objeto indireto). 6. Na orao "O alvo foi atingido por uma bomba formidvel", a locuo por uma bomba formidvel tem a funo de: _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ 7. Classifique os termos grifados nas assertivas abaixo:

a) A casa era um local tranquilo. _______________________________________________________________________________________________ b) Compramos uma mquina de lavar. _______________________________________________________________________________________________ c) A blusa foi feita pela costureira. _______________________________________________________________________________________________ d) O supermercado precisava de ajudantes. _______________________________________________________________________________________________ e) As dores de cabeas eram constantes. _______________________________________________________________________________________________ 8. Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo: A linguagem ______, o paradoxo, ________ e o registro das impresses sensoriais so recursos lingsticos presentes na poesia ________. a) simples; a anttese; parnasiana. b) rebuscada; a anttese; barroca. c) objetiva; a metfora; simbolista. d) subjetiva; o verso livre; romntica. e) detalhada; o subjetivismo; simbolista. 9. Com referncia ao Barroco, todas as alternativas so corretas, exceto: a) O Barroco estabelece contradies entre esprito e carne, alma e corpo, morte e vida. b) O homem centra suas preocupaes em seu prprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina. c) O Barroco apresenta, como caracterstica marcante, o esprito de tenso, conflito entre tendncias opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista. d) A arte barroca vinculada Contrarreforma. e) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hiprbole e de metforas. "O trigo que semeou o pregador evanglico, diz Cristo que a palavra de Deus. Os espinhos, as pedras, o caminho e a terra boa, em que o trigo caiu, so os diversos coraes dos homens. Os espinhos so os coraes embaraados com cuidados, com riquezas, com delcias; e nestes afoga-se a palavra de Deus. As pedras so os coraes duros e obstinados; e nestes seca-se a palavra de Deus, e se nasce, no cria razes. Os caminhos so os coraes inquietos e perturbados com a passagem e tropel e das coisas do Mundo, uma que vo, outras que vm, outras que atravessam - e todas passam; e nestes pisada a palavra de Deus, porque a desatendem ou a desprezam. Finalmente, a terra boa so os coraes bons ou os homens de bom corao; e nestes prende e frutifica a palavra divina, com tanta fecundidade e abundncia, que se colhe cento por um..." (Pe. Antnio Vieira)

10.Assinale a metfora mal explicada. a)trigo semeado - palavra de Deus. b)Espinhos - coraes ligados aos bens materiais. c)Pedras - coraes de homens sem amor. d)Caminhos - coraes dos que seguem as palavras de Deus. e)Terra boa - a da palavra que frutifica. 11.Na frase "e todas passam", est clara a ideia de que: a)a vida terrena muito valiosa; b)o mundo material deve ser muito valorizado c)os bens da terra no perdem seu valor d)a existncia humana no perene e)a vida terrena a que realmente conta.

Que falta nesta cidade? Verdade. Que mais por sua desonra? Honra. Falta mais que se lhe ponha? Vergonha. O demo a viver se exponha, Por mais que a fama a exalta, Numa cidade onde falta Verdade, honra e vergonha. (Gregrio de Matos) 12. O poema: I. Mantm uma estrutura formal e rtmica regular. II. Enfatiza as ideias opostas. III. Emprega a ordem direta. IV. Refere-se a cidade de So Paulo. V. Emprega a gradao. Ento, pode-se dizer que so verdadeiras: a) apenas I, II, IV. b) apenas I, II, V. c) apenas I, III, V. d) apenas I, IV, V. e) todas. 13. Como Gregrio de Matos apelidado por escrever poemas como o escrito acima? Justifique: _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________

Das könnte Ihnen auch gefallen