Sie sind auf Seite 1von 7

1. Descrever o processo que conduziu crise de superproduo nos E.U.A em 1929.

. O processo que desencadeou a crise iniciada em 1929 remonta as suas origens prosperidade dos anos 20 vivida nos EUA. Com efeito, nos primeiros anos desta dcada, face grande procura quer interna, quer externa dos seus produtos, levaram os EUA a aumentar os seus nveis de produo de forma muito acelerada. Ao mesmo tempo, como as empresas estavam em expanso, verifica-se uma grande euforia em torno da compra de aes na Bolsa de Valores. Os primeiros sintomas da crise remontam a meados da dcada de 20, altura em que se comea a verificar uma saturao do mercado interno e uma diminuio da procura externa (Europa comea a recuperar da 1 Guerra Mundial). Com esta situao, os EUA entram numa crise de superproduo, pois como o documento refere os stocks aumentam sem cessar. Apesar das empresas comearem a ficar paradas, as aes continuam a ser vendidas a preos elevados pois a alta contnua dos ttulos da Bolsa desenvolve o gosto pela especulao. Quando os investidores nas aes se aperceberam da crise de algumas empresas, apressaram-se a vender as suas aes. Foi assim que ocorreu o crash na Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 24 de outubro de 1929 (5 feira negra). Neste dia milhes de aes foram postos venda sem encontrarem comprador: foi a runa de acionistas, bancos e empresas. Esta crise depressa se transformou numa grave depresso econmica, pois que entrou num crculo vicioso: deflao, diminuio dos lucros e falncias, desemprego e quebra do poder de compra. 2. Relacionar a crise de superproduo com o crash da Bolsa de Nova Iorque.

3. Interpretar o significado da expresso quinta-feira negra.

4. Explicar a rpida mundializao da crise e a sua durao (alastramento da crise aos pases industrializados da Europa e aos pases subdesenvolvidos). Retirada dos capitais americanos na Europa - Os EUA retiraram os seus capitais da Europa, o que levou falncia de muitos bancos e de muitas empresas que dependiam dos emprstimos bancrios. Retrao do comrcio mundial - A maior parte dos pases reduziu ao mximo as suas compras ao estrangeiro. O comrcio mundial sofreu, como tal, uma enorme diminuioque no conseguiam escoar os seus produtos, quer os pases subdesenvolvidos, que no conseguiam exportar as suas matrias-primas e produtos agrcolas (ex: caf no Brasil, l na Austrlia, cereais na Argentina).

5. Conhecer os problemas sociais decorrentes deste perodo de grande depresso. Aumento do desemprego (cerca de 30/40 milhes em 1932, em todo o mundo); Diminuio do poder de compra; Fome (Sopa dos pobres) e misria (Hoovervilles bairros de lata); Suicdios; Ressurgimento das prticas racistas; Aumento da criminalidade; Tenses sociais, manifestaes, protestos 6. Descrever as propostas para a resoluo da crise, nomeadamente o plano de Roosevelt New Deal.

7. Aplicar os conceitos: crise de superproduo, deflao, crash. Superproduo - Produo de bens superior s necessidades do mercado. Deflao - Queda acentuada dos preos associada ao abrandamento das atividades econmicas. Crash - Queda rpida e vertiginosa do valor das aes.

8. Identificar as principais diferenas entre regimes de tipo democrtico/parlamentar e os de tipo ditatorial/fascista. Regimes democrtico/parlamentar Regimes ditatorial/fascista Direito ao voto Totalitarismo Livre escolha dos governantes Militarismo Liberdade de pensamento Censura Liberdade de expresso Milcias armadas 9. Compreender os motivos que conduziram ao avano dos regimes ditatoriais na Europa. Problemas decorrentes da 1 Guerra Mundial (resolues do Tratado de Versalhes; crise econmico-financeira; instabilidade poltica); Agravamento dos problemas com a Grande Depresso dos anos 30 ( afundamento das economias, grave crise social, falta de solues); Ascenso de movimentos extremistas que defendiam solues ditatoriais (os partidos de extrema-direita tinham o apoio das classes mdias e dos grandes capitalistas); Instaurao de um Regime Comunista na Rssia / Medo da expanso do Comunismo no resto da Europa 10. Explicar as razes da subida do fascismo ao poder na Itlia. A participao da Itlia na 1 Guerra Mundial Grave crise econmica: inflao, desvalorizao da moeda, falncia de empresas. Grave crise social : agravamento das condies de vida (fome e misria), aumento do desemprego; desmobilizao de cerca de 2 milhes de soldados, agitao social (greves e ocupao de fbricas e propriedades). Descontentamento quanto ao Tratado de Versalhes: desiluso quanto s suas ambies Territoriais reforo do nacionalismo. A incapacidade dos diversos governos parlamentares em resolverem os problemas econmicos e sociais. 11. Descrever a ascenso de Mussolini at alcanar o poder na Itlia e se tornar no seu Duce.

12. Compreender os princpios ideolgicos do fascismo italiano. TOTALITARISMO - O Estado controla em absoluto a vida poltica, econmica, social e cultural. O indivduo deve submeter-se ao Estado. Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado.

CULTO DA PERSONALIDADE Culto ao chefe do Estado e sua autoridade, por ser


considerado um guia e um salvador da nao, a quem se deve obedincia cega. Obedece, porque deves obedecer.

NACIONALISMO - Defesa dos valores nacionais, exaltao das glrias do passado, das
realizaes do presente e da grandeza do futuro. Atitudes de desrespeito para com outras naes

IMPERIALISMO - Tendncia para o domnio poltico e econmico de outras naes


consideradas mais fracas. 1936 ocupao da Etipia 1939 ocupao da Albnia

MILITARISMO - Culto da fora e da violncia; exerccio do poder assente na fora militar,


atravs de milcias armadas, polcia poltica e instituies juvenis que recebiam treinos militares. Nada foi conseguido na Histria sem o derramamento de sangue.

IDEOLOGIA OFICIAL - S so aceite como oficiais as ideias e a prtica poltica do


nico partido existente (PNF). No h espao para liberdade de expresso. Forte propaganda dirigida a favor do Estado.

CORPORATIVISMO

- Forma de organizao antidemocrtica e anticomunista. Inexistncia de sindicatos; formao da corporaes que uniam patres e operrios e eram controlados pelo estado, com vista a evitar os conflitos entre classes.

13. Conhecer os meios de consolidao do fascismo: milcias armadas, polcia poltica, censura e organizaes juvenis. Milcias armadas (camisas negras): - aes de intimidao, espancamentos, destruio de casas e escritrios de opositores, intimidao Polcia poltica (OVRA) - Organizao de Vigilncia para a Represso do Antifascismo : - perseguio, priso, tortura e execuo dos opositores ao regime fascista (militantes de esquerda, sindicalistas)

Censura: - controlava toda a informao, ensino e cultura Organismos de enquadramento ideolgico dos jovens: - Lobitos, Balillas,
Vanguardistas e Juventude Fascista , onde se incutia o dever da obedincia cega ao chefe e da disciplina.

14. Explicar as razes da subida ao poder do nazismo na Alemanha. As dificuldades da Repblica de Weimar (1919-1933) Grave crise econmica: provocada pelas destruies da guerra, pelo pagamento de indemnizaes e pela inflao (agravada ainda mais, a partir de 1923, pela ocupao da regio do Ruhr pelos franceses); Clima de forte agitao social: Descontentamento social provocado pelo desemprego, agravamento das condies de vida. Manifestaes, greves Descontentamento quanto ao Tratado de Versalhes: Sentimento de humilhao pelas duras condies impostas reforo do nacionalismo.

15. Descrever o percurso poltico de Hitler at chegar ao poder em 1933 e se tornar no seu Fuhrer. 1923 - Na priso, Hitler escreveu o livro: Mein Kampf (A Minha Luta), considerada a Bblia do nazismo. 1932 - Nas eleies o partido Nazi foi o mais votado.

16. Relacionar a base de apoio do nazismo, a intensa propaganda e o recurso violncia, com o rpido crescimento do nazismo. O rpido crescimento do partido Nazi ficou a dever-se: Aos amplos setores da sociedade que apoiavam o partido Nazi: Operrios e desempregados acreditavam nas promessas dos nazis; Largos setores da burguesia viam no nazismo um meio de travar o crescimento do Partido Comunista; Grandes capitalistas apoiaram financeiramente o Partido Nazi. violncia e intimidao incutidas pelas milcias armadas: Seces de Assalto (SA) e Seces de Segurana (SS). A uma propaganda agressiva e hbil atravs da rdio, de comcios, de paradas militares, de boletins; 17. Conhecer os meios de consolidao do nazismo: censura, partido nico, milcias armadas, polcia poltica, organizaes juvenis e extermnio das minorias. Mal ascendeu ao poder, Hitler ps em marcha a construo de um Estado Totalitrio : Proibiu todos os partidos polticos : Partido Nazi = partido nico; Proibiu os sindicatos e as greves e instituiu o corporativismo (Frente de Trabalho associava patres e trabalhadores) Controlou os tribunais, os rgos de informao, a polcia, as produes culturais e o ensino, instituindo a censura; Criou uma polcia poltica, GESTAPO , que perseguia, prendia, torturava e matava os opositores; Recorreu constantemente propaganda e perseguio dos opositores, por recurso Juventude Hitleriana, Seces de Segurana e Seces de Assalto; Desencadeou uma poltica de extermnio das minorias, sobretudo dos judeus: soluo final, holocausto ou genocdio. 18. Conhecer os princpios ideolgicos do nazismo. TOTALITARISMO CULTO AO CHEFE NACIONALISMO IMPERIALISMO MILITARISMO CORPORATIVISMO IDEOLOGIA OFICIAL RACISMO 19. Explicar o carter racista e antissemita da ditadura nazi. Racismo (ideia da superioridade da raa ariana, de que os alemes se consideravam os mais puros representantes) e antissemitismo, que levou perseguio, expulso e extermnio dos judeus. Deste modo, judeus, ciganos, negros, mestios, considerados raas inferiores, eram raas a eliminar, o mesmo se passando com as minorias, como os homossexuais e os deficientes alemes.

20. Conhecer a atuao econmica de Hitler para tirar a Alemanha da crise. Para superar a grave crise econmica, o Estado nazi passou a controlar a economia

intervencionismo - no sentido da autossuficincia econmica: autarcia


Exemplos: Forte investimento na indstria de armamento ( o que garantiu emprego a 5 milhes de desempregados e fez da Alemanha uma potncia belicista); Programa de obras pblicas para criar infraestruturas, proporcionar postos de trabalho e fazer progredir a Alemanha. 21. Descrever a ascenso poltica de Antnio Salazar. Aos 39 anos foi convidado para Ministro das Finanas, pelo Presidente da Repblica, scar Carmona. Em 1930 foi criada a Unio Nacional, organizao no partidria, para apoiar a atuao do governo. Em 1932, Salazar foi nomeado Chefe do Governo (Presidente do Conselho) Passa a governar Portugal DURANTE 36 ANOS 22. Indicar as medidas tomadas por Salazar com vista ao equilbrio financeiro do pas. O equilbrio financeiro foi conseguido, graas: ao Aumento das receitas do Estado atravs do aumento de impostos (sacrifcios do povo); Diminuio das despesas com a educao, a sade e a assistncia social. 23. Compreender o desrespeito pela Constituio de 1933 Constituio no foi respeitada porque: Muitos cidados no podiam votar; As eleies no eram livres, s eram eleitos deputados da Unio Nacional; Apesar do poder legislativo pertencer Assembleia, o Governo que fazia quase todas as leis; O poder de Salazar sobrepunha-se ao do Presidente da Repblica; A partir de 1959, o Presidente da Repblica passou a ser eleito por um Colgio Eleitoral (conjunto de pessoas da confiana de Salazar). 24. Conhecer os princpios ideolgicos do Estado Novo.

Culto do Chefe: Partido nico Nacionalismo Colonialismo: Corporativismo

25. Descrever os meios utilizados pela ditadura salazarista para restringir as liberdades (meios de represso): censura, partido nico, polcia poltica, milcias armadas, organizao juvenil. Comisso de Censura - examinar todos os jornais revistas, filmes, teatro, livros, rdio, , para cortar tudo o que prejudicasse o regime. Partido nico - No Estado Novo no se autorizava a formao de vrios partidos. S existia o partido da UNIO NACIONAL, que era o partido do governo. Polcia Poltica (PVDE/PIDE) Legio Portuguesa: Milcia armada, composta por jovens voluntrios maiores de 18 anos. Mocidade Portuguesa- Todos os jovens entre os 7 e os 14 anos tinham de pertencer a esta organizao. 26. Explicar o carter corporativo do Estado Novo. Publicao do Estatuto do Trabalho Nacional (doc. 1, pg. 104). Fim aos sindicatos livres e s greves; Criao de um sistema corporativo (unio de patres e trabalhadores em organismos comuns, promotores da concrdia social). 27. Destacar a importncia do colonialismo durante o Estado Novo. As Colnias forneciam um mercado de escoamento de produtos agrcolas e industriais da metrpole (vinho e txteis). Fonte de matrias primas baratas.

Os regimes ditatoriais na Europa

Das könnte Ihnen auch gefallen