Sie sind auf Seite 1von 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

CURSO DE GRADUAO EM ENGENHARIA MECNICA

VERIFICAO DE UMA ENGRENAGEM ATRAVS DE ELEMENTOS FINITOS

ADLER SOARES ARAJO - 2001016594 VALDRIO RODRIGUES SILVA GALVO - 2001017337

Belo Horizonte, 05 de dezembro de 2006

SUMRIO

1. INTRODUO E OBJETIVO DO TRABALHO 2. METODOLOGIA 2.1. Definio do arranjo 2.2. Definio da carga aplicada 2.3. Definio do material e elemento 3. RESULTADOS 4. CONCLUSES

2 3 4 5 7 7 33

2 1. INTRODUO

Engrenagens so usadas em vrios tipos de mquinas e equipamentos. Esto presentes nas mais diversas aplicaes: rea da mobilidade (area, naval, agrcola, automotiva); rea industrial (usinagem, produo, transporte, movimentao de carga, controle de qualidade, robs); rea comercial (equipamentos de controle, registradores, componentes eletrnicos); eletrodomsticos (liquidificadores, batedeiras, mquinas de lavar). um elemento de mquina razoavelmente complexo, tanto para o projeto como para a fabricao, e para a manuteno. Dependendo da aplicao exige projeto especfico, ou pode ser selecionada a partir das dimenses normalizadas. Utilizam-se engrenagens principalmente na transmisso de movimentos com o objetivo de ganho de torque, controle do movimento, alterao de direo de movimento como no diferencial. O projeto de engrenagens um procedimento bastante complexo que sofre presses na construo por menor custo, maior capacidade de transmisso de potncia, maior vida de utilizao, menor peso e funcionamento com baixo rudo. A satisfao de cada um desses itens envolve um grande nmero de variveis, tais como: parmetros de projeto, tipos de materiais, custo, possveis processos de fabricao e as caractersticas resultantes de cada processo, mquinas-ferramenta disponveis, quantidade requerida, tipos de engrenagens, dimenses, qualidade, interao com outros elementos da mquina, montagem, lubrificao, etc.. O dimensionamento de engrenagens, nas suas diferentes configuraes, funo do conhecimento acumulado sobre a cinemtica das relaes de transmisso, dos esforos existentes, das limitaes impostas, dos processos de fabricao, e outros fatores. Na prtica, alguns procedimentos utilizados para a obteno de uma boa transmisso dependem tambm da tradio e experincia no projeto desse elemento de mquina, o que leva algumas empresas a acumularem tecnologia prpria para o projeto e fabricao de redutores e variadores de velocidades. O presente trabalho visa analisar os esforos presentes no dente de uma engrenagem helicoidal conforme mostrado na Figura 1 a seguir, utilizando o mtodo o mtodo dos elementos finitos.

Figura 1 Dente da engrenagem

2. METODOLOGIA

O software utilizado para a anlise dos esforos foi Femap with NX Nastran Version 9.20 Copyright 2006 UGS Corp. - Verso Demo.

O trabalho baseou-se nas seguintes etapas: Levantamento dos dados do material do dente da engrenagem; Desenho no AUTOCAD do dente da engrenagem; Importao do desenho para o NX Nastran com vistas a obter o traado do perfil do dente; Criao dos elementos e posterior processamento/anlise.

4 2.1. DEFINIO DO ARRANJO E CARGA APLICADA

Consideramos uma transmisso de engrenagens helicoidais cujo arranjo de montagem do par de pode ser visualizado atravs da Figura 2.

Figura 2 Esquema de montagem do par de engrenagens

5 Os dados tcnicos do engrenamento esto indicados na Tabela 1.

Mdulo normal Nmero de dentes do pinho Nmero de dentes da engrenagem ngulo de presso ngulo de inclinao da hlice Distncia entre centros Largura da engrenagem
Tabela 1 Dados do engrenamento

6 mm 23 80 20 12 320 mm 145 mm

2.2. DEFINIO DA CARGA APLICADA

Sabendo que o par estar sujeito a um torque de aproximadamente 10000Nm, necessrio saber a fora tangencial que ir atuar no dente. Considerando que o ponto de aplicao da fora no dimetro primitivo, temos:

a) Clculo do dimetro primitivo: d=

Z mn (23)(6) = 141mm ou 0,141m = cos (cos12 )

onde, d = dimetro primitivo Z = nmero de dentes do pinho mn = mdulo normal = ngulo de inclinao da hlice

b) Clculo da fora tangencial


FT =

2 T (2)(10000) = = 141760 N (0,141) d

onde, FT = fora tangencial T = torque atuante d = dimetro primitivo

6 Tendo em vista que os esforos sero analisados bidimensionalmente o modelo utilizado tratar o problema como uma placa. Na modelagem utilizada no software foi considerado que o problema de estado plano de deformaes, haja vista que no estamos considerando deformaes ao longo do eixo Z. Assim, para analisarmos o problema com estado plano de deformaes consideramos a fora tangencial por comprimento de dente:

FTU =

FT (141760) = 978 N / mm (145) L

onde, FTU = fora tangencial atuante em 1mm de dente FT = fora tangencial L = largura dos dentes

A Figura 3 mostra o modelo utilizado e o carregamento aplicado.

Figura 3 Modelo adotado para anlise

7 2.3. DEFINIO DO MATERIAL E ELEMENTO

O material utilizado para a fabricao do dente o 18CrNiMo7-6, que possui as seguintes caractersticas:

Tabela 2 Parmetros para o material 18CrNiMo7-6


Modulo de elasticidade Coeficiente de Poisson Densidade Tenso de ruptura Tenso limite (fadiga no p do dente) 835 N/mm 0,32 7,85E-6 kg/mm
3 2 2

1180 a 1430 N/mm 550 N/mm


2

O tipo de elemento utilizado foi o CST (triangular de deformao constante) por ser coerente com a forma da fronteira do dente de engrenagem.

3. RESULTADOS

A seguir sero apresentadas algumas das diversas telas de sadas exibidas pelo software.

Figura 4 - Tenso de Von Mises [N/mm2]

Figura 5 - Mxima Tenso Cisalhamento [N/mm2]

Figura 6 - Tenso Cisalhante no plano XY [N/mm2]

Figura 7 - Tenso Normal no plano X [N/mm2]

Figura 8 - Tenso Normal no plano Y [N/mm2]

10

Figura 9 - Fora Total nas Restries [N]

Figura 10 - Rotao Total [rad]

11

Figura 11 - Translao Total [mm]

Figura 12 - Translao Total [mm]

12 4. CONCLUSES

Atravs da anlise realizada utilizando o mtodo de elementos finitos, verificamos que houve um pico de tenso no ponto de aplicao da carga. Esse pico foi desconsiderado j que a carga distribuda. A tenso encontrada no p do dente foi de aproximadamente 75N/mm2 e a tenso mxima cisalhante foi de aproximadamente 30N/mm2. Como a engrenagem estar sujeita a carregamento cclico, comparamos a tenso atuante com a tenso de fadiga no p do dente (550 N/mm2) e conclumos que o dente no falhar por fadiga e est corretamente dimensionado para o torque aplicado. Sendo a tenso de fadiga menor que a tenso de ruptura do material, tambm podemos dizer que no ocorrer falha por ruptura na condio de carregamento verificada.

Das könnte Ihnen auch gefallen