Sie sind auf Seite 1von 3

Operaes com Nmeros Naturais Na sequncia, estudaremos as duas principais operaes possveis no conjunto dos nmeros naturais.

Praticamente, toda a Matemtica construda a partir dessas duas operaes: adio e multiplicao.

A adio de nmeros naturais A primeira operao fundamental da Aritmtica, tem por finalidade reunir em um s nmero, todas as unidades de dois ou mais nmeros. Antes de surgir os algarismos indo-arbicos, as adies podiam ser realizadas por meio de tbuas de calcular, com o auxlio de pedras ou por meio de bacos.

Propriedades da Adio 1. Fechamento: A adio no conjunto dos nmeros naturais fechada, pois a soma de dois nmeros naturais ainda um nmero natural. O fato que a operao de adio fechada em N conhecido na literatura do assunto como: A adio uma lei de composio interna no conjunto N.

2.

Associativa: A adio no conjunto dos nmeros naturais associativa, pois na adio de trs ou mais parcelas de nmeros naturais quaisquer possvel associar as parcelas de quaisquer modos, ou seja, com trs nmeros naturais, somando o primeiro com o segundo e ao resultado obtido somarmos um terceiro, obteremos um resultado que igual soma do primeiro com a soma do segundo e o terceiro.

1.

Elemento neutro: No conjunto dos nmeros naturais, existe o elemento neutro que o zero, pois tomando um nmero natural qualquer e somando com o elemento neutro (zero), o resultado ser o prprio nmero natural.

2.

Comutativa: No conjunto dos nmeros naturais, a adio comutativa, pois a ordem das parcelas no altera a soma, ou seja, somando a primeira parcela com a segunda parcela, teremos o mesmo resultado que se somando a segunda parcela com a primeira parcela.

Multiplicao de Nmeros Naturais a operao que tem por finalidade adicionar o primeiro nmero denominado multiplicando ou parcela, tantas vezes quantas so as unidades do segundo nmero denominado multiplicador.

Exemplo: 4 vezes 9 somar o nmero 9 quatro vezes: 4 x 9 = 9 + 9 + 9 + 9 = 36 O resultado da multiplicao denominado produto e os nmeros dados que geraram o produto, so chamados fatores. Usamos o sinal ou ou x, para representar a multiplicao.

Propriedades da multiplicao 1. Fechamento: A multiplicao fechada no conjunto N dos nmeros naturais, pois realizando o produto de dois ou mais nmros naturais, o resultado estar em N. O fato que a operao de multiplicao fechada em N conhecido na literatura do assunto como: A multiplicao uma lei de composio interna no conjunto N.

2.

Associativa: Na multiplicao, podemos associar 3 ou mais fatores de modos diferentes, pois se multiplicarmos o primeiro fator com o segundo e depois multiplicarmos por um terceiro nmero natural, teremos o mesmo resultado que multiplicar o terceiro pelo produto do primeiro pelo segundo. (m.n).p = m.(n.p) (3.4).5 = 3.(4.5) = 60

3.

Elemento Neutro: No conjunto dos nmeros naturais existe um elemento neutro para a multiplicao que o 1. Qualquer que seja o nmero natural n, tem-se que: 1.n = n.1 = n 1.7 = 7.1 = 7

4.

Comutativa: Quando multiplicamos dois nmeros naturais quaisquer, a ordem dos fatores no altera o produto, ou seja, multiplicando o primeiro elemento pelo segundo elemento teremos o mesmo resultado que multiplicando o segundo elemento pelo primeiro elemento. m.n = n.m 3.4 = 4.3 = 12

Propriedade Distributiva Multiplicando um nmero natural pela soma de dois nmeros naturais, o mesmo que multiplicar o fator, por cada uma das parcelas e a seguir adicionar os resultados obtidos.

m.(p+q) = m.p + m.q 6x(5+3) = 6x5 + 6x3 = 30 + 18 = 48 Diviso de Nmeros Naturais Dados dois nmeros naturais, s vezes necessitamos saber quantas vezes o segundo est contido no primeiro. O primeiro nmero que o maior denominado dividendo e o outro nmero que menor o divisor. O resultado da diviso chamado quociente. Se multiplicarmos o divisor pelo quociente obteremos o dividendo. No conjunto dos nmeros naturais, a diviso no fechada, pois nem sempre possvel dividir um nmero natural por outro nmero natural e na ocorrncia disto a diviso no exata.

Relaes essenciais numa diviso de nmeros naturais 1. Em uma diviso exata de nmeros naturais, o divisor deve ser menor do que o dividendo. 35 : 7 = 5 2. 3. Em uma diviso exata de nmeros naturais, o dividendo o produto do divisor pelo quociente. 35 = 5 x 7 A diviso de um nmero natural n por zero no possvel pois, se admitssemos que o quociente fosse q, ento poderiamos escrever: n0=q e isto significaria que: n=0xq=0 o que no correto! Assim, a diviso de n por 0 no tem sentido ou ainda dita impossvel. Exerccio: Substituindo X por 6 e Y por 9, qual o valor da soma do dobro de X pelo triplo de Y.

Potenciao de Nmeros Naturais Para dois nmeros naturais m e n, a expresso mn um produto de n fatores iguais ao nmero m, ou seja: mn = m . m . m ... m . m m aparece n vezes O nmero que se repete como fator denominado base que neste caso m. O nmero de vezes que a base se repete denominado expoente que neste caso n. O resultado donominado potncia.

Esta operao no passa de uma multiplicao com fatores iguais, como por exemplo: 23 = 2 2 2 = 8 43 = 4 4 4 = 64 Propriedades da Potenciao 1. Uma potncia cuja base igual a 1 e o expoente natural n, denotada por 1 n, ser sempre igual a 1. Exemplos: a. 1n = 11...1 (n vezes) = 1 b. 13 = 111 = 1 c. 17 = 1111111 = 1 2. Se n um nmero natural no nulo, ento temos que n o=1. Por exemplo: 3. (a) n = 1 4. (b) 5 = 1 5. (c) 49 = 1 6. A potncia zero elevado a zero, denotada por 0o, carente de sentido no contexto do Ensino Fundamental. 7. Qualquer que seja a potncia em que a base o nmero natural n e o expoente igual a 1, denotada por n 1, igual ao prprio n. Por exemplo: 8. (a) n = n 9. (b) 5 = 5 10. (c) 64 = 64 11. Toda potncia 10n o nmero formado pelo algarismo 1 seguido de n zeros. Exemplos: a. 103 = 1000 b. 108 = 100.000.000 c. 10o = 1

Das könnte Ihnen auch gefallen