Sie sind auf Seite 1von 10

Escola Secundria Jernimo Emiliano de Andrade de Angra do herosmo

PROFIJ Curso de Tcnico Administrativo Ano Lectivo 2013/2014

Desvios alimentares:

ANOREXIA E BULIMIA

Catarina Silva, Nicole Bettencourt e Jssica Gonalves Angra do Herosmo, 11 de Novembro de 2013

ndice:
1. Introduo ..................................................................................................................... 2. Desenvolvimento ........................................................................................................... 2.1. O que a Anorexia e Bulimia ................................................................................ 2.2. Sintomas ................................................................................................................ 2.3. Causas ..................................................................................................................... 2.4. Complicaes Possveis ........................................................................................ 2.5. Influncias Psicolgicas ......................................................................................... 2.6. Tratamentos .......................................................................................................... 3. Concluso.......................................................................................................................

Introduo:
Este trabalho foi realizado no mbito da disciplina DSP (Desenvolvimento Pessoal e Social), a pedido do professor Henrique Pacheco. Vamos dar a conhecer a definio dos dois problemas em causa, Anorexia e Bulimia, como as causas, os sintomas e complicaes possveis, os possveis tratamentos e as influncias psicolgicas destas doenas. Com este Trabalho esperamos alertar as pessoas do perigo que a Anorexia e a Bulimia podem trazer e fazer perceber que estas doenas so uma possvel causa de morte. Com isto queremos tambm aumentar o nosso conhecimento acerca destas doenas.

Desenvolvimento:
O que anorexia?
A anorexia afeta principalmente mulheres jovens (mas no s) entre os 12 e os 25 anos. Na sua maioria so pessoas meticulosas e compulsivas, com metas muito altas de realizao e de xito pessoal. Esta doena consiste num distrbio alimentar que conduz a perda excessiva de peso e a fraqueza extrema por falta de alimentao.Pessoas com anorexia podem ter um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando esto abaixo do peso normal. Elas podem abusar de dietas ou exerccios, ou usar outros mtodos para perder peso.

Sintomas:
o Alimentao e preocupao com o peso corporal tornam-se obsesses; o Pensar que se est gordo, mesmo estando excessivamente magro; o Ausncia do ciclo menstrual; o Cada do cabelo; o Depresso, ansiedade e irritabilidade; o Exerccios fsicos em excesso; o Progressivo isolamento da famlia e amigos;

Causas:
As causas exactas da anorexia nervosa so desconhecidas. Vrios fatores provavelmente esto envolvidos. Os genes e os harmnios podem desempenhar um papel no seu desenvolvimento. Atitudes sociais que promovem tipos de corpos muito magros tambm podem estar envolvidas.

Complicaes possveis:
As complicaes da anorexia podem ser graves. Uma permanncia no hospital pode ser necessria. As complicaes da anorexia podem incluir:
o o o o o o o o

Inchao no corpo; Enfraquecimento dos ossos; Desequilbrio (como nveis baixos de potssio); Ritmo cardaco aumenta; Reduo de glbulos brancos que leva ao aumento do risco de infeco; Desidratao grave; Desnutrio grave; Convulses devido perda de lquidos como resultado.

Influncias psicolgicas:
o Ansiedade; o Depresso; o Sentimento de culpa; o Baixa auto-estima; o Intolerncia frustrao; o Vergonha; o Obsesso; o Perfeccionismo; o Mau controlo dos impulsos.

Tratamentos:
O maior desafio no tratamento da anorexia nervosa fazer a pessoa reconhecer que tem uma doena. A maioria das pessoas com anorexia nervosa nega que tem um distrbio alimentar. Em geral, as pessoas somente comeam um tratamento quando a doena grave.Os objetivos do tratamento para a anorexia so recuperar o peso corporal e os hbitos alimentares normais. Um ganho de peso de 0,5 a 1,4 kg por semana considerado um objetivo seguro. Vrios programas diferentes foram desenvolvidos para tratar da anorexia. s vezes, a pessoa pode ganhar peso: o Aumentando as atividades sociais o Reduzindo a atividade fsica o Usando programas para alimentao. o Vergonha; o Obsesso; o Perfeccionismo; o Mau controlo dos impulsos.

O que a Bulimia?
A bulimia nervosa um transtorno alimentar associado anorexia nervosa. A pessoa bulmica tende a ingerir uma grande quantidade de alimentos como se estivesse com muita fome. Segue-se um perodo de culpa causado pelo aumento de peso. Para eliminar esse excesso, a pessoa bulmica vomita o que come e faz uso excessivo de laxantes e diurticos.

Sintomas:
o Fazer exerccios de forma compulsiva; o Medo de engordar; o Alimentao compulsiva; o Perodos menstruais irregulares; o Descartar embalagens de laxantes, comprimidos para perda de peso, emticos (medicamentos que provocam vmito) ou diurticos; o Ir regularmente ao sanitrio logo aps as refeies; o Comer rapidamente grandes quantidades de alimentos que desaparecem imediatamente.

Causas:
A bulimia pode ser causada por fatores psicolgicos, biolgicos, familiares e culturais (como o culto ao corpo perfeito). Geralmente a pessoa que tem bulimia esconde isso dos familiares por ter vergonha de seus ataques compulsivos por comida, e julga esse comportamento como uma falta de controle prprio, o que ajuda na baixa auto-estima.

Complicaes possveis:
o Problemas dentrios pelo excesso de acidez gstrica e sensibilidade excessiva ao frio e quente; o Inchao e dor nas glndulas salivares (devido ao provocar o vomito); o Hrnias de estmago e esfago; o Desequilbrio na excreo; o Arritmia cardaca; o Aumento da probabilidade de suicdio. o Perda do esmalte dentrio/aumento das cries o Sangue no vmito; o Sanguneos: -Anemia. o Fluidos corporais: -Desidratao

Influncias Psicolgicas:

No caso dos doentes com bulimia nervosa, encontram-se comportamentos contraditrios. Se por um lado, controlam aquilo que consomem, usando para isso comportamentos compensatrios, por outro, tem crises de voracidade alimentar totalmente descontroladas. As doenas do comportamento alimentar podem tambm representar um modo de lidar com emoes difceis. O tempo dispendido a pensar nos alimentos e na perda de peso, no permite lidar com outras emoes. Esta doena pode assim funcionar como uma barreira contra as dificuldades e presses do dia-adia.

Tratamentos:
No existe uma cura nica e reconhecia para a bulimia mas h uma variedade de opes de tratamento. Cada doente trabalha com profissionais de sade mental para conceber uma fuso de tratamentos que se adeqem a todos os seus comportamentos e preocupaes. Os tratamentos comuns para a bulimia incluem: o Aconselhamento/ terapia o Terapia cognitiva - comportamental (para alterar os hbitos alimentares); o Aconselhamento e planeamento nutricional; o Raramente utilizada medicao como bulimia. tratamento para

Concluso:

10

Das könnte Ihnen auch gefallen