Sie sind auf Seite 1von 5

Aborto de Repetio Aborto definido como a perda gestacional antes de 20 semanas de gravidez ou peso fetal menor que 500

0 gramas. Aproximadamente 15% de todas as gesta es diagnosticadas ir!o evoluir para aborto espont"neo entre # e 20 semanas. Aborto de repeti!o definido como sendo a mul$er que apresenta tr%s ou mais perdas gestacionais antes de 20 semanas ou feto pesando menos de 500 gramas. &ode ser classificado em prim'rio (mul$eres que nunca pariram) ou secund'rio (mul$eres que *' ten$am parido). A incid%ncia de casais que apresentam abortos de repeti!o varia entre 2 a 5 % dos casais em idade reprodutiva. +ntre as causas descritas para etiologia do Aborto de ,epeti!o podemos dividi-las em. 1) /ausas genticas0 2) /ausas +nd1crinas0 3) /ausas Anat2micas0 4) /ausas infecciosas0 5) /ausas 3ematol1gicas (trombofilias)0 6) /ausas 4munol1gicas0 7) /ausas Ambientais0 8) 5besidade0 9) /ausas 6escon$ecidas. 1) CAUSAS GENT CAS

4dentificada em torno de 7 a 8% dos casos. A anormalidade mais freq9ente a transloca!o balanceada observada no cari1tipo de um dos parceiros. 5utras anormalidades cromoss2micas que podem ser encontradas s!o. mosaicismo sexual: invers!o cromoss2mica e cromossomos em anel. +ssas aberra es cromoss2micas ir!o gerar embri es com cromossomopatias: evoluindo para aborto. ,ecentemente: v'rios trabal$os revelaram uma diminui!o de taxas de aborto em mul$eres submetidas ; <ertiliza!o in vitro e realizaram &=6 (biopsia pr-implantacional).

Caritipo com translocao balanceada 13/14. 2) CAUSAS EN!"CR NAS

,espondem por aproximadamente 5% das causas de aborto de repeti!o. 6entre elas a mais relatada a 4nsufici%ncia de /orpo >?teo: caracterizada por uma produ!o diminu@da de progesterona na segunda fase do ciclo: per@odo de implanta!o: bastante onde tal $orm2nio tem participa!o fundamental. A suplementa!o de progesterona: como tratamento: na segunda fase do ciclo discutida.

6iabete Aelito se mostra envolvido na etiologia do Aborto de ,epeti!o desde que este*a descontrolado. &atologias da tire1ide ($iper e $ipotireoidismo) quando bem controlados n!o se relacionam com aborto de repeti!o: porm sabido que anticorpos antitireoidianos est!o intimamente relacionados com aborto de repeti!o: o mecanismo ao certo n!o con$ecido. &acientes com $ist1ria de B5& apresentam uma incid%ncia elevada de aborto espont"neo: at ##%. Ce*a o t1pico. 3) CAUSAS ANAT#$ CAS

,espons'veis por aproximadamente 1% dos casos: algumas estat@sticas mostram 10%. As mais descritas s!o. malforma es uterinas (mullerianas uterinos: Plipo intra-uterino ou exposi!o istmo 6+B): p1lipos uterina: Algumas sinquias: miomatose cervical.

incompet%ncias

altera es anat2micas s!o mais relacionadas com perdas gestacionais tardias (durante o segundo trimestre) ou trabal$o de parto prematuro: como por exemplo. incompet%ncia istmo-cervical: miomatose uterina.

4)

CAUSAS

N%ECC &SAS

Atualmente bastante question'vel a rela!o entre infec es genitais por clam@dia: micoplasma e ureaplasma e a elevada incid%ncia de aborto de repeti!o. &odem afetar a imunologia uterina: ativando as clulas DE. 5) coagula!o: tend%ncia CAUSAS a tromboembolismos 'E$AT&("G CAS (trombofilias): com maus

Dos ?ltimos anos: tem-se descrito uma rela!o entre dist?rbios da resultados gestacionais: entre eles abortos de repeti!o e infertilidade. +ntre as trombofilias descritas como tendo rela!o com abortos de repeti!o podemos destacar trombofilias $eredit'rias (vide trombofilias) e adquiridas (vide B@ndrome Antifosfol@pide). 6) CAUSAS $UN&("G CAS ,espons'veis por at 88% das causas de abortos de repeti!o: dependendo das estat@sticas. &odem ser divididas em causas auto-imunes: alo-imunes e s@ndrome antifosfol@pide. 7) CAUSAS A$) ENTA S F descrita uma maior incid%ncia de abortos espont"neos em pessoas com $'bito de ingest!o excessiva de caf: 'lcool e tabagismo. F sabido o efeito abortivo da radia!o: n!o determinada dose especifica. =ases anestsicos tambm parecem elevar o risco de aborto. +xerc@cio f@sico parece n!o estar relacionado como causa de aborto precoce. Aicroondas: ultra-som e terminais de v@deo parecem n!o elevar a taxa de aborto. 8) &)ES !A!E

5bserva-se uma eleva!o nas taxas de aborto em mul$eres obesas que s!o submetidas a reprodu!o assistida. Aul$eres com @ndice de massa corp1rea G 70HgIm2 apresentam um risco #x maior de apresentar abortos recorrentes quando comparadas com mul$eres com 4A/ normal 1J-2#:JHgIm2 : acreditase que a resist%ncia a insulina encontrada entre as mul$eres obesas est' relacionada com o mecanismo dos abortos. A primeira medida nesses casos

a realiza!o de um acompan$amento diettico e atividade f@sica. 9) CAUSAS !ESC&N'EC !AS

Cale lembrar que ainda em torno de 20 a #0% dos casos de aborto de repeti!o n!o poss@vel se determinar uma causa precisa: um campo vasto para novas pesquisas.
O que o aborto? Aborto a interrupo da gravidez pela morte do feto ou embrio, junto com os anexos ovulares. Pode ser espontneo ou provocado. O feto expulso com menos de ,! "g ou # semanas de gestao considerado abortado. Aborto espontneo O aborto espontneo tambm pode ser c$amado de aborto involunt%rio ou &falso parto&. 'alcula(se )ue #!* das gesta+es terminam em aborto espontneo, sendo )ue ,-. ocorrem nos tr/s primeiros meses de gravidez. A causa do aborto espontneo no primeiro trimestre, so dist0rbios de origem gentica. 1m cerca de 2 * dos casos, esses embri+es so portadores de anomalias cromoss3micas incompat4veis com a vida, no )ual o ovo primeiro morre e em seguida expulso. 5os abortos do segundo trimestre, o ovo expulso devido a causas externas a ele 6incontin/ncia do colo uterino, mal formao uterina, insufici/ncia de desenvolvimento uterino, fibroma, infec+es do embrio e de seus anexos7. . Aborto provocado Aborto provocado a interrupo deliberada da gravidez8 pela extrao do feto da cavidade uterina. 1m funo do per4odo gestacional em )ue realizado, emprega(se uma das )uatro interven+es cir0rgicas seguintes9 A suco ou aspirao8 A dilatao e curetagem8 A dilatao e expulso8 :njeo de solu+es salinas. 1stima(se )ue seja realizado anualmente no mundo mais de . mil$+es de abortos, a maioria em condi+es prec%rias, com srios riscos para a sa0de da mul$er. O mtodo cl%ssico de aborto o por curetagem uterina e o mtodo moderno por aspirao uterina 6mtodo de ;arman7 s< utiliz%vel sem anestesia para gesta+es de menos de oito semanas de amenorria 6seis semanas de gravidez7. =epois desse prazo, at doze semanas de amenorria, a aspirao deve ser realizada sob anestesia e com um aspirador eltrico. Aborto no Brasil 5o >rasil, o aborto volunt%rio ser% permitido )uando necess%rio, para salvar a vida da gestante ou )uando a gravidez for resultante de estupro. O aborto, fora esses casos, est sujeito a pena de deteno ou recluso.

Fetos sentem dor durante o aborto O aborto pode causar dor em fetos ainda pouco desenvolvidos, acreditam pes)uisadores do ?ospital '$elsea, em @ondres. Aegundo a respons%vel pela pes)uisa, Bivette Clover, fetos podem ser capazes de sentir dor j% a partir da dcima(stima semana de gestao. Por isso, diz ela, mdicos britnicos esto estudando a possibilidade de anestesiar o feto durante interven+es para interrupo da gravidez. O estudo contraria a verso da entidade )ue re0ne obstetras e ginecologistas do Deino Enido, o DoFal 'ollege of Obstretics and CFnacologists. Para a organizao, s< $% dor depois de #G semanas.
.

mo de feto com meses

feto com !" semanas

Anestesia no aborto Para Bivette Clover, pes)uisas sugerem )ue o desenvolvimento do sistema nervoso ocorre mais cedo do )ue se imaginava. &1xistem evid/ncias de )ue o sistema nervoso se desenvolve a partir de # semanas de gestao ou talvez at depois de H2 semanas. I% )ue $% a possibilidade de dor, n<s dever4amos dar ao feto o benef4cio da d0vida&, diz ela, )ue conclui defendendo a utilizao de anestesia. 1la pondera, porm, )ue a dor dos fetos provavelmente menos intensa. A teoria gan$ou apoio de entidades contr%rias a realizao de abortos. &J mais uma prova de )ue a vida $umana comea no momento da concepo&, diz ;evin Kale, da organizao britnica @ife. #uriosidades 5a Aleman$a nazista o aborto era proibido por )ue era dever da mul$er fornecer fil$os para o ::: Deic$. Os gregos permitiam o aborto, mas os romanos o puniam com pena de morte. O primeiro pa4s a permitir aborto no prazo de #L semanas foi a :nglaterra, tornando(se atrao tur4stica para feministas. $a%ses e o aborto Beja abaixo, pa4ses )ue no permitem o aborto, exceto )uando $% risco para a vida da me 6primeiro )uadro7, pa4ses )ue permitem o aborto, mas com restri+es 6segundo )uadro7 e pa4ses )ue permitem o aborto 6terceiro )uadro7.

Das könnte Ihnen auch gefallen