Sie sind auf Seite 1von 2

O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIA, no uso de suas atribuies legais, AVISA aos Membros do Ministrio Pblico o teor dos Enunciados confeccionados

em sede da REUNIO DE TRABALHO organizada pelo 3 Centro de Apoio Operacional s Promotorias de Justia Cveis com Promotores de Justia das reas de Proteo aos Direitos dos Idosos e Pessoas Portadoras de Deficincia, Cvel e Famlia, realizada no dia 05 de junho de 2009. Os referidos enunciados consubstanciam uma orientao no vinculativa da atuao ministerial com vistas respectiva uniformizao.

ENUNCIADOS DAS PROMOTORIAS DE JUSTIA COM ATRIBUIO PARA A TUTELA DOS IDOSOS, PROMOO E ACOMPANHAMENTO DE INTERDIES

1 A fim de possibilitar o controle das contas previstas nos arts. 1.755 a 1.762, c/c 1.781 do Cdigo Civil, prerrogativa do Ministrio Pblico receber, com a periodicidade prevista na lei e nas respectivas sentenas, os autos das aes de interdio ou cartas de sentena equivalentes. Alm disso, deve o rgo do Ministrio Pblico receber as cpias dos termos de compromisso de curador que vierem a ser firmados, de forma a possibilitar o controle do envio peridico dos autos ou cartas de sentena. 2 Adicionalmente ao controle peridico das contas do curador, prestadas nos termos dos arts. 1.755 a 1.762, c/c 1.781 do Cdigo Civil, incumbe ao Parquet exercer a ampla fiscalizao da curatela, velando pela preservao dos interesses fundamentais do interdito, inclusive atravs da instaurao de procedimentos administrativos que entender necessrios. 3 No se defere remunerao adicional a diretor ou funcionrio, para exerccio da curatela de idoso abrigado que receba benefcio de at um salrio-mnimo, nos casos em que a instituio j retm a porcentagem mxima prevista no Estatuto do Idoso. 4 A atuao do Ministrio Pblico, seja na condio de rgo agente ou de custos legis, na defesa de direito individual indisponvel do idoso s se justifica na presena de hiptese prevista no art. 43, inciso II, da Lei n 10.741/03 (Estatuto do Idoso). 5 A omisso a que se refere o art. 43, inciso II, da Lei n 10.741/03 (Estatuto do Idoso) aquela que torna, diante das circunstncias do caso concreto, improvvel a tutela eficaz de direito individual indisponvel do idoso, por seus prprios meios ou por parte de seus familiares. 6 O risco social que autoriza a atuao do Ministrio Pblico pressupe a aferio casustica da situao de vulnerabilidade da pessoa idosa, que pode se traduzir numa gama ilimitada de fatores que caracterizam a reduo das possibilidades de ampla e autnoma defesa de seus interesses pela prpria pessoa idosa ou por seus familiares, seja em funo de dificuldades no acesso justia, seja por limitaes fsicas ou por reduo volitiva, incluindo eventual suscetibilidade a presses psicolgicas exercidas por terceiros. 7 Refoge atribuio das Promotorias especializadas na defesa transindividual da pessoa idosa atuar em casos de deficincia em atendimento hospitalar que no se restrinjam a idosos. 8 A adoo de medidas contra aumentos indevidos de planos de sade, incidentes sobre as contraprestaes da generalidade dos associados e no apenas de idosos, no incumbe s Promotorias especializadas na defesa da pessoa idosa.

9 de atribuio das Promotorias especializadas na defesa de pessoas idosas a propositura da ao de registro tardio do idoso.

Das könnte Ihnen auch gefallen