Sie sind auf Seite 1von 17

TRATAMENTO DE GUAS DE LAVAGEM DE CANA-DE-ACAR, VISANDO A SUA REUTILIZAO

Omena, S. P. F.1; Callado, N. H.2; Pedrosa, V. A.3; Torquato Jr, H.4 ; Menezes, A. C. V. 5; Pimentel, I. M. C.6

Resumo O setor sucro-alcooleiro representa significativo impacto sobre a gesto dos recursos hdricos no Brasil. O Brasil grande produtor, tendo, aproximadamente, 400 indstrias de acar e lcool no pas. O processo produtivo de acar consome quantidade significativa de gua gerando grande quantidade de guas residurias, impactando consideravelmente os recursos hdricos. A racionalizao do uso de gua pela indstria pode alterar este quadro, sendo necessrio o pleno conhecimento dos processos industriais, tambm, pelos rgos gestores de recursos hdricos.Apresentase neste, um estudo de caso, realizado na Usina Coruripe, localizada no municpio de Coruripe-AL, onde a demanda de gua para lavagem de cana uma das maiores. Por este motivo, foi realizado um balano hdrico e uma avaliao da qualidade dessas guas, objetivando avaliar opes de reso interno a fim de minimizar a quantidade de gua captada pela usina, constatando que, o circuito de gua de lavagem de cana tem taxa de aplicao consideravelmente baixa, 5,6 m/TC, com elevada frao de gua de reposio, correspondendo a 92,5% da demanda que ocorre, devido alta parcela de reposio a carga orgnica dessa gua, medida como DQO, apresentando valores inferiores aos citados na literatura.

Abstract The sucro-alcooleiro sector represents significant impact on the management of the water resources in Brazil. Brazil is great producer, having, approximately, 400 industries of sugar and alcohol in the country. The productive process of sugar consumes significant amount of water generating great amount of residuary waters, impacting considerately the water resources. The rationalization of water use for the industry can modify this picture, being necessary the full knowledge of the industrial processes, also, for the managing agencies of resources water. It presents in this, a study of case,
1

Bolsista de iniciao tecnolgica industrial, graduanda em Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simes, Tabuleiro do Martins, Macei-AL. 57072-970, tel. (82) 214-1286, sylviapfo04@hotmail.com 3 Professora do Departamento de Construo Civil e Transportes / CTEC / UFAL nhc@ctec.ufal.br 2 Professor do Departamento de guas e Energia / CTEC / UFAL; vpedrosa@ctec.ufal.br 4 Graduando em Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas UFAL htjr@hotmail.com 5 Graduanda em Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas UFAL alinecvm@bol.com.br 6 Graduanda em Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas UFAL irenemcp@yahoo.com.br

carried through in the Coruripe Usina, located in the city of Coruripe-AL, where the water demand for laundering of sugar cane is one of the greater. For this reason, it was carried through a water rocking and in evaluation of the quality of these waters, objectifying to evaluate options of reuse in order to minimize the amount of water caught for the plant, being evidenced that, the water circuit of laundering of sugar cane has application tax considerately low, 5,6 m3/TC, with raised spare water fraction, corresponding 92.5% of the demand that occurs, due to high spare parcel the organic load of this water, presenting inferior values to the cited in literature.

Palavras-Chave Lavagem de cana, reuso de gua, gerenciamento hdrico industrial.

INTRODUO Os problemas de escassez hdrica no Brasil decorrem, em sua maioria, da combinao entre o crescimento exagerado das demandas localizadas e da degradao das guas. Esse quadro conseqncia dos desordenados processos de urbanizao, industrializao e expanso agrcola (SETTI et al, 2001). Quando se analisa o problema de maneira global, observa-se que existe quantidade de gua suficiente para o atendimento de toda a populao. No entanto, a distribuio no uniforme dos recursos hdricos e da populao sobre o planeta acaba por gerar cenrios adversos quanto disponibilidade hdrica em diferentes regies. Com relao degradao, os corpos hdricos tm capacidade de diluir e de assimilar esgotos e resduos mediante processos fsicos, qumicos e biolgicos, que proporcionam a sua autodepurao. Entretanto, essa capacidade limitada em face da quantidade e qualidade de recursos hdricos existentes (SETTI et al, 2001). Por ser uma intensa consumidora de gua, a agroindstria sucro-alcooleira gera tambm uma grande quantidade de resduos lquidos, provenientes das diversas etapas dos processos industriais. Trabalho realizado por BUARQUE (2003) em 10 parques industriais do estado de Alagoas, dos quais 07 so produtores de acar e lcool, 01 apenas acar e 02 somente de lcool, mostrou que o consumo de gua varia de 0,7m3 a 12,2m3 por tonelada de cana esmagada. Segundo esse autor essa variao funo das regies climticas locais, e dos processos produtivos que se diferenciam, basicamente, pela existncia ou no de recirculao de gua em algumas etapas do processo, podendo ser recirculao total, recirculao parcial ou sem recirculao.

Hoje j se torna relevante o uso racional das guas, com objetivo de reduzir os impactos ambientais, ter menores custos com energia e uso da gua, com tratamento de efluentes e principalmente, evitar chegar a ponto da escassez dos mananciais de superfcie tendo que se utilizar, de outras fontes de gua, a exemplo, as subterrneas. Na industria sucro-alcooleira a lavagem da cana-de-acar, uma das etapas do processo que mais demanda gua em todo parque industrial, dessa forma, fica explcita a necessidade de estudos detalhados sobre as guas envolvidas nos processos de lavagem da cana de acar. O reuso da gua na lavagem da cana-de-acar uma alternativa que vem se mostrando vivel pelas seguintes razes: a reutilizao de guas residurias oferece vantagens do ponto de vista da proteo do ambiente na medida em que proporciona a reduo ou mesmo a eliminao da poluio dos meios hdricos habitualmente receptores dos efluentes. Paralelamente d-se a recarga dos aqferos, beneficiados com a melhoria de qualidade da gua derivada da depurao proporcionada aos efluentes atravs da percolao no solo (Miranda, 1995). Vrios fatores interferem na qualidade da gua envolvida no circuito de lavagem de cana, iniciando pela colheita. com a forma pela qual a cana retirada do canavial. A Colheita da cana um dos fatores intervenientes, pois, dela vai depender o quanto de gua ser demandada, para sua lavagem. Na Usina Coruripe, a cana cortada manualmente, a cana depositada no solo, onde posteriormente o caminho tipo gaiola recolhe e leva para a Usina. inequvoco que a cana retirada do canavial pode carrear consigo uma quantidade muito grande de slidos (chegando a atingir at 10% do peso da matria prima), que alm de produzirem acar e mel residual de mais baixa qualidade, pode acarretar srios problemas para a clarificao do caldo. Por isso antes de seu processamento ela necessita passar por um processo de limpeza ou ter um processo de colheita diferenciado de modo que a quantidade de slidos carreados seja menor. Se a usina no dispe de gua em grande quantidade, da a necessidade de reaproveitar as guas de lavagem. Mas para que isso seja possvel necessrio que essas guas passem por um processo de tratamento. No Brasil os processos de tratamento utilizados para as guas de lavagem de cana dependem do tipo de sistema empregado: se so sistemas abertos, quando no se faz o reuso das ALC, ou se soa fechados ou semi-fechados, quando se faz o reuso das guas. A CETESB (1981) cita que o mtodo convencional de tratamento dos efluentes da lavagem da cana, no caso de recirculao de em sistema fechado ou semi-fechados, envolve as seguintes etapas: Remoo do material grosseiro (folha, toletes de cana, etc.) no cush-cush. Este material pode ser recuperado, representando a recuperao de 1 ton/1.000 ton de cana processada.

Remoo de partculas discretas com dimetro maior que 0,05 mm, o que feito nas caixas de decantao ou em decantadores circulares contnuos. Remoo de partculas menores que 0,05 mm (material em suspenso) e correo de pH. Para tanto pode ser introduzido um decantador circular secundrio, entretanto, tal metodologia, para remoo de material coloidal ou no sedimentvel, exige a aglomerao dessas partculas com auxlio de produtos qumicos ou floculantes. Entretanto, estudos realizados indicam, que tal adio de floculantes, antes de um tratamento biolgico, altamente antieconmica. Mas se o floculante for gua de cal, esta, tambm, procederia correo do pH, evitando inconvenientes de corroso. O lodo seria disposto em rea pr-determinada, ou na lavoura e o sobrenadante retornaria lavagem, sendo renovado com gua limpa ou algum efluente reaproveitado de outra operao da usina. Esse efluente quando descartado deve ser encaminhado para lagoas de estabilizao ou para irrigao na lavoura.

OBJETIVO O objetivo deste trabalho foi avaliar o sistema de lavagem da cana da Usina Coruripe Matriz estudar a eficincia do sistema de pr-tratamento existente, caracterizar e quantificar as guas envolvidas no sistema e propor solues alternativas de tratamento ou melhoria no sistema existente, visando enquadrar efluentes dentro dos padres de reuso na indstria, e minimizar a quantidade de efluente enviada para irrigao, e a gua bruta captada no manancial para o processo industrial.

METODOLOGIA Esse trabalho est sendo desenvolvido dentro da unidade industrial S.A. Usina Coruripe Acar e lcool-Matriz, e o princpio metodolgico utilizado na pesquisa, envolveu trs aes especficas: identificao do fluxograma da lavagem de cana, medies de vazes e caracterizaes fsico-qumicas, cujas anlises foram realizadas no Laboratrio de Saneamento Ambiental (LSA), localizado no Campus A. C. Simes/UFAL, na cidade de Macei, distante 110 km da Usina Coruripe.

Identificao do fluxograma do sistema de lavagem de cana O levantamento do fluxograma sistema de lavagem de cana foi realizado tendo como documento base planta baixa do parque industrial, fornecida pela Usina, atualizada em campo durante as visitas tcnicas, e registradas com documentao fotogrfica.

Medies de vazes Durante o levantamento do fluxograma foram determinados os pontos de medio de vazo, que para o caso do circuito da gua de lavagem de cana foram determinados trs pontos em condutos forados, sendo um na elevatria de gua para lavagem da cana, um na tubulao de alimentao de uma mesa de lavagem e um na descarga de fundo do sistema de pr-tratamento de gua de lavagem de cana. As medies de vazo nas tubulaes da unidade industrial utilizaram o aparelho medidor de vazo ultrassnico porttil de correlao por tempo de trnsito digital, Modelo DCT-7088 de tempo de trnsito, que opera por meio da medio da diferena de tempo necessrio para que ondas sonoras se desloquem entre transdutores montados a jusante e a montante. Com base no tempo de trnsito das duas ondas sonoras. O aparelho registra instantaneamente as medies realizadas em intervalos de tempo definidos pelo usurio. Ao final da medio tem-se um registro grfico da vazo, onde pode-se obter a vazo mdia, e a variao da mesma em torno deste valor (IEF, 1996).

Caracterizao das guas do sistema de lavagem de cana As amostras de guas foram coletadas, quinzenalmente, em quatro pontos distintos, assim discriminados: a montante e a jusante da lavagem de cana, e a na entrada e na sada do sistema de prtratamento adotado na industria. As medies de pH, temperatura e OD foram feitas no prprio ponto de coleta, por meio de equipamentos de medio portteis. De cada ponto selecionado foram coletados 1,5L de amostra, e preservados em gelo. As concentraes de cidos volteis foram medidas por titulao direta, segundo procedimentos descritos por Dilallo & Albertson (1961), e a metodologia descrita por Ripley et al (1986) foi utilizada para as anlises de alcalinidade, medida como mg de CaCO3 por litro. As demais anlises foram realizadas segundo Standard Methods for the Examination of the Water and Wastewater (APHA, 1995). As coletas foram realizadas com periodicidade quinzenal, de outubro de 2003 a abril de 2004.

RESULTADOS E DISCUSSES Fluxograma do sistema de lavagem da cana Na Usina Coruripe toda cana que chega pesada, retirada uma amostra para anlise de sacarose e enviada para as trs mesas de lavagem de cana. Nas mesas a cana lavada por aplicao de jatos de gua, cujas guas carreiam a sujeira proveniente da lavoura. A gua depois de lavar a cana (ALC) conduzida para uma peneira de esteira chamada cush-cush, destinada a reter bagacilhos, palhas e demais materiais que acompanham a cana vinda do canavial.

Aps o cush-cush a gua coletada por canais localizados sob os mesmos, que a conduz ao poo de suco da elevatria 4 que recalca a ALC para um decantador circular (Maracan), de fluxo contnuo, dotado de raspador de fundo para os slidos sedimentados, e de superfcie para os flotados. A gua tratada (sobrenadante) no decantador conduzida por uma tubulao de 1,1 metros de dimetro a uma caixa de passagem de onde escoa por gravidade at o poo de suco da elevatria 3, misturando-se com a gua de reposio proveniente das colunas baromtricas. Nesse ponto acrescentase leite de cal para fazer a correo do pH da gua. Do poo de suco da elevatria 3 parte da gua bombeada para as trs mesas de lavagem. A gua excedente descartada, por gravidade, para o poo de suco da elevatria 4 que recalca gua para o decantador circular juntamente com a ALC. Nesse poo de suco uma parcela de gua, devido ao vazamento de uma comporta, encaminhada a um canal que descarrega esse resduo numa lagoa de sedimentao denominada de Lagoa A. A outra parte enviada para o decantador. No decantador, o lodo decantado no fundo, enviado por gravidade para uma lagoa de sedimentao, denominada de Lagoa B, e a gua tratada retorna para o circuito de lavagem da cana. Assim, o sistema de lavagem de cana da Usina Coruripe um circuito semifechado, com gua proveniente do decantador circular e de gua de reposio, proveniente das colunas baromtricas, que por sua vez so oriundas da captao do Rio Coruripe misturadas com as guas do sistema de resfriamento. A Figura 1 ilustra o fluxograma das guas de lavagem da Usina.

LAGOA DE SEDIMENTAO B

MARACAN
LODO SOBRENADANTE

LAGOA DE ESTABILIZAO C

IRRIGAO

CAIXA DE PASSAGEM Alcalinizante

R. Coruripe + Resfriam.

LAGOA DE SEDIMENTAO A MESA DE LAVAGEM


GUAS DE LAVAGEM DE GASES, CINZAS E PISOS

ELEVATRIA 2 DE GUA PARA LAVAGEM DA CANA

gua Colunas Baromtricas

MESA DE LAVAGEM

MESA DE LAVAGEM

ELEVATRIA 1 DE GUA DE LAVAGEM DA CANA

Figura 1. Fluxograma do circuito de lavagem da cana.

Balano hdrico Depois de elaborado o fluxograma apresentado na Figura 1 e de posse dos dados de medio de vazes foi possvel fazer o balano hdrico do parque industrial da Usina Coruripe, apresentado na Figura 2. Pela Figura 2 observa-se um valor mdio de 3.250m3/h para a lavagem da cana, valor esse medido na tubulao de gua que alimenta as 3 mesas de lavagem. A gua para lavagem da cana composta de duas parcelas. Uma proveniente do decantador, com vazo de aproximadamente 3.000m3/h e outra, gua de reposio, proveniente das colunas baromtricas (3.087m3/h), essas gua se misturam no poo de suco da EE2. Da elevatria EE2 uma parcela da gua (3.250m3/h) recalcada para a lavagem da cana, outra (3.007m3/h) verte para o poo de suco da EE1 que alimenta o decantador circular (Maracan). A gua depois de lavar a cana conduzida ao poo de suco da EE1 e mistura a gua excedente da EE2.

Figura 2. Balano hdrico do circuito de gua de lavagem de cana. No poo de suco da EE1 cerca de 5% (300m3/h) da gua vaza pela comporta, sendo descartada na lagoa de sedimentao A. o restante recalcado para o decantador circular. No decantador circular h uma descarga de fundo contnua com vazo de 2.957m3/h, que descarta na lagoa de sedimentao B, e o sobrenadante retorna para EE2 para lavagem da cana, fechando o circuito de lavagem.

Comparando-se a vazo da gua de reposio (3.007m3/h), com a vazo da gua enviada para lava a cana (3.250m3/h), verifica-se que a gua de reposio corresponde a 92,5% da demanda, valor esse extremamente elevado, indicando que, na verdade, o circuito de gua de lavagem praticamente aberto. Com relao a taxa de aplicao de gua para lavagem de cana, considerando a vazo de gua para lavagem da cana (3250 m3/h) e quantidade de cana processada na safra 2003/2004, na qual foram processadas 13.795,0 TC/dia, obtm-se o valor de 5,6 m3/TC (metros cbicos de gua por tonelada de cana esmagada). Valor prximo do limite mnimo quando comparado com os dados da literatura apresentados na Tabela 1.

Tabela 1. Taxa de aplicao de gua p/ lavagem de cana em algumas unidades industriais. Usina Cana Moda (TC/DIA) PEDRA / SP 9.500,00 SO FRANCISCO / SP 4.000,00 IRACEMA / SP 13.200,00 SO BENTO / SP 1.800,00 Fonte: Adaptado de CETESB (1981). Vazo (m/h) 2.500,00 1.800,00 5.000,00 600,00 Taxa de aplicao (m/TC) 6,32 10,80 9,09 8,00

Anlise da qualidade das guas Ateno especial deve ser dada s guas do circuito da lavagem da cana, pois apesar do circuito ser praticamente aberto, mistura-se 50% de gua de boa qualidade (proveniente das baromtricas) com 50% de gua de baixa qualidade (a que retorna do decantador), e sua qualidade fsico-qumica e bacteriolgica tende a cair ao longo da safra. De maneira geral, as guas provenientes da lavagem da cana (ALC) so comumente efluentes com grande potencial poluidor, sendo constitudas de grande quantidade de terra, nutrientes, aucares, microrganismos e outras impurezas que chegam aderidas nos colmos de cana esmagados. Dessa forma, os aucares dissolvidos nessas guas facilitam a fermentao, com conseqente abaixamento do pH, transformando essas guas em meios propcios a proliferao de microrganismo, podendo ocorrer infeces, que diminuem a eficincia do processo industrial de fabricar acar e lcool. Para combater isso importante observar o percentual da parcela de gua de reposio e manter o pH elevado entre 10,0 e 11,0. No entanto, o pH observado foi relativamente baixo (Figura 3), as guas para a lavagem da cana apresentaram pHAPLC entre 6,05 e 7,7, enquanto que aps a lavagem o pHALC foi menor, entre 5,2 e 7,4, o que era de se esperar, pois a gua alm de slidos carreia acares que favorecem a fermentao diminuindo o pH.

9,00 8,00 7,00 6,00 5,00

pH

4,00 3,00 2,00 1,00 0,00 6/10 26/10 15/11 5/12 25/12 14/1 PERODO 3/2 23/2 14/3 3/4 23/4

Figura 3. Variao do pH das guas de lavagem de cana ao longo da safra. Legenda: _____ gua para Lavagem de cana (APLC), _____ gua de lavagem de cana (ALC).

A avaliao da matria orgnica foi feita pela medida de DQO, tanto da gua para a lavagem da cana (DQOAPLC), quanto da gua de lavagem de cana (DQOALC), cujos dados esto apresentado da na Figura 4. Esses dados mostram que a DQOAPLC apresentou valores mximos e mnimos, respectivamente, de 480mg/L e 940g/L, com valor mdio de 641mg/L; enquanto que esses dados para a DQOALC foram de 1.089mg/L e 2.735mg/L, com valor mdio de 1.545mg/L. Comparando com os dados apresentados pela CETESB (1981 e 1985) os dados DQOALC representam valores muitos baixos. Essa instituio apresenta valores mdios de DQO para essas guas variando da ordem de 2.100mg/L (j considerado muito baixo) a 23.000mg/L. Tal fato pode ser devido a um alto percentual de gua de reposio, que como mostrado anteriormente de 92,5%.

3000 2500 2000

DQO

1500 1000 500 0 6/10

26/10

15/11

5/12

25/12

14/1 PERODO

3/2

23/2

14/3

3/4

23/4

Figura 4. Variao da DQO das guas de lavagem de cana ao longo da safra. Legenda: _____ gua para Lavagem de cana (APLC), _____ gua de lavagem de cana (ALC).

Com relao aos slidos das guas para a lavagem de cana, seus limites variaram de 516mg/L a 2126 mg/L, de 320mg/L a 1608mg/L, e de 158mg/L a 538mg/L, respectivamente para os slidos totais (STAPLC), slidos fixos (SFAPLC) e slidos volteis (SFAPLC). A relao SFAPLC/STAPLC oscilou em torno de 0,64, aumentando para 0,75 no final de janeiro (perodo de chuva), mostrando que materiais inertes predominavam sobre os orgnicos. J para as guas aps a lavagem da cana os valores verificados foram de 856mg/L a 2748mg/L, de 418mg/L a 2352mg/L, e de 438mg/L a 904mg/L, respectivamente para os slidos totais (STALC), slidos fixos (SFALC) e slidos volteis (SFALC). A relao SFALC/STALC oscilou em torno de 0,45 nas quatro primeiras anlises, mostrando que materiais orgnicos (provavelmente acares dissolvidos) predominavam sobre os inertes. No final de janeiro (perodo de chuva extraordinariamente intensas) essa relao aumentou acima de 0,59 onde os inertes passaram a predominar. Esse aumento da relao SF/ST, observados nas guas do circuito de lavagem de cana, provavelmente deve-se ao fato de que no perodo chuvoso a cana vinda do canavial carreia mais terra aderida aos colmos. Vale ressaltar que, assim como os dados de DQO, os valores de slidos obtidos so considerados baixos. A CETESB (1981 e 1985) apresenta dados de ST de guas de lavagem de cana, de onze usinas estudadas no estado de So Paulo, cujos valores variam de 850mg/L (baixos) a 19.800mg/L (altos). Dessas usinas estudadas apenas trs apresentaram valores to baixos quanto aos obtidos na Usina Coruripe. Trs oscilaram ente 13.400mg/L a 19.800mg/L, e as demais entre 3.400mg/L e 7.700mg/L. A Figura 5 ilustra a variao de slidos totais ao longo da safra.

3000

SLIDOS TOTAIS, mg/L

2500 2000 1500 1000 500 0 6/10

26/10

15/11

5/12

25/12

14/1 PERODO

3/2

23/2

14/3

3/4

23/4

Figura 5. Variao da concentrao de slidos totais das guas de lavagem de cana ao longo da safra. Legenda: _____ gua para Lavagem de cana (APLC), _____ gua de lavagem de cana (ALC).

Os diferentes valores de slidos encontrados nas guas de lavagem podem est relacionados a dois fatores: um devido ao tipo de solo no qual a cana foi plantada, uma vez que diferentes tipos de solo aderem diferentes propores de terra a cana, geralmente solos argilosos aderem mais, enquanto os arenosos aderem menos (CETESB, 1985). O outro fator pode ser atribudo ao alto valor de gua de reposio para a lavagem da cana, que dilui a gua de retorno do decantador diminuindo as concentraes de DQO e de slidos encontrados nesses resduos. Com relao aos dados de slidos sedimentveis, ilustrados na Figura 6, as guas para lavagem da cana (SSAPLC) apresentaram valores entre 0,3mL e 6,0mL/L, enquanto que os valores obtidos aps a lavagem (SDALC) foram de 3,5mL/L a 17,4mL/L. Para esse parmetro a CETESB (1981 e 1985) mostra valores, para gua aps a lavagem da cana, que variam entre 1,5mL/L a 28mL/L. Os valores SSALC so valores altos, indicando boas caractersticas de sedimentao, mesmo em pH numa faixa de relativamente baixo, o qual para esse resduo esteve situado entre 5,2 a 7,4.

SLIDOS SEDIMENTVEIS, mL/L

18 16 14 12 10 8 6 4 2 0 6/10 26/10 15/11 5/12 25/12 14/1 PERODO 3/2 23/2 14/3 3/4 23/4

Figura 6. Variao da concentrao de slidos sedimentveis das guas de lavagem de cana. Legenda: _____ gua para Lavagem de cana (APLC), _____ gua de lavagem de cana (ALC). Os dados obtidos sugerem que no circuito de lavagem de cana o volume de gua de reposio pode ser reduzido, mantendo-se a mesma taxa de aplicao de 5,6 m3/TC, e aumentando o pH para a faixa de 10 a 11, o que alm de alm de prevenir infeces ainda vai melhorar a sedimentao das partculas do decantador. Embora, estudos adicionais como o efeito desta reduo sobre a eficincia da produo necessitem ser exaustivamente realizados. As concentraes de alcalinidade total tambm foram baixas, como pode ser observado na Figura 7.

450
ALCALINIDADE TOTAL, mg.CaCO3/L

400 350 300 250 200 150 100 50 0


20/11 4/12 18/12 1/1 15/1 29/1 12/2 26/2 11/3 25/3 8/4

PERIODO

Figura 7. Variao da concentrao de alcalinidade total das guas de lavagem de cana. Legenda: _____ gua para Lavagem de cana (APLC), _____ gua de lavagem de cana (ALC).

De forma geral as concentraes da alcalinidade total estiveram situadas entre 48,6mg.CaCO3/L a 71,7mg.CaCO3/L para as guas destinadas a lavagem da cana (ATAPLC), e entre 54,8mg.CaCO3/L e 66,5mg.CaCO3/L, para as guas aps a lavagem da cana (ATALC). Valores atpicos foram verificados no final de janeiro (perodo chuvoso) cujos valores observados foram de 368,3 mg.CaCO3/L para ATAPLC e de 387,4 mg.CaCO3/L para ATALC, perodo para o qual tambm foram observados os maiores valores de pH. Os cidos volteis (Figura 8), apresentaram comportamento semelhante, com concentraes variando entre 56,1 mg/L e 84,1 mg/L para as guas para lavagem da cana (AVAPLC) e entre 51,1mg/L e 111,1mg/L para as guas de lavagem da cana (AVALC), e valores atpicos de 13,0mg/L para a AVAPLC e de 27,0mg/L para AVALC, valores esse mais baixos provavelmente neutralizados pela adio do alcalinizante.
120

CIDOS VOLTEIS, mg/L

100 80 60 40 20 0 15/11

5/12

25/12

14/1

3/2 PERODO

23/2

14/3

3/4

23/4

Figura 8. Variao da concentrao de cidos volteis das guas de lavagem de cana. Legenda: _____ gua para Lavagem de cana (APLC), _____ gua de lavagem de cana (ALC).

Como pode ser observado na Figura 8, a presena do on amnio s foi observada durante o perodo chuvoso, tanto para as guas para lavagem de cana (NH4+APLC) onde chegou-se a encontrar valor de 3,5mg/L, quanto para as guas de lavagem de cana (NH4+ALC) o maior valor observado foi de 4,0mg/L.
4,5

NITROGNIO AMONIACAL, mg/L

4,0 3,5 3,0 2,5 2,0 1,5 1,0 0,5 0,0 6/10 26/10 15/11 5/12 25/12 14/1 3/2 PERODO 23/2 14/3 3/4 23/4 13/5

Figura 8. Variao da concentrao de nitrognio amoniacal nas guas de lavagem de cana. Legenda: _____ gua para Lavagem de cana (APLC), _____ gua de lavagem de cana (ALC).

Com relao temperatura (Figura 9) no foi observada diferena significativa entre as guas para lavagem de cana e as de lavagem de cana, no entanto apresentaram um aumento mdio, do comeo at o final da safra de 32,5o C a 38,5o C.

43 41

TEMPERATURA, o C

39 37 35 33 31 29 27 25 6/10 26/10 15/11 5/12 25/12 14/1 PERODO 3/2 23/2 14/3 3/4 23/4

Figura 9. Variao da temperatura das guas de lavagem de cana. Legenda: _____ gua para Lavagem de cana (APLC), _____ gua de lavagem de cana (ALC).

Avaliao do sistema de pr-tratamento (decantador) O sistema de pr-tratamento de gua de lavagem de cana da Usina Coruripe composto de um decantador circular, de fluxo contnuo, com 45m de dimetro e volume de 5.000m3, dotado de raspador de lodo para os slidos sedimentveis e de superfcie para os flotados, denominado, na Usina, de Maracan (Figura 10).

Figura 10. Fotografia interna do decantador, onde se observado o raspador de fundo.

Esse decantador alimentado pela EE3 que recebe as guas provenientes da lavagem da cana, e a gua excedente do poo de suco da EE2 (Figura 11). A vazo mdia afluente ao decantador de 6.257m3/h, o que resulta num tempo de deteno hidrulico baixo, em torno de 45 minutos.

Figura 11. Fotografia do excedente da elevatria 2 na suco da elevatria 3.

A gua tratada (sobrenadante) retorna para a lavagem da cana, e o lodo continuamente descartado pela descarga de fundo do decantador, por meio de uma tubulao de 650mm de dimetro, cuja vazo foi aferida em 2957m3/h, que entra na lagoa de sedimentao A.

Com relao eficincia de remoo de matria orgnica, medida como DQO, observa-se pela Figura 12, que as concentraes afluentes variaram de 1125mg/L a 1825mg/L, e a efluente de 928mg/L a 1175mg/L, resultando numa eficincia mdia de apenas 23%, baixa, mesmo se considerando que o objetivo deste equipamento remoo de slidos sedimentveis.

2000 1800 1600

DQO, mg/L

1400 1200 1000 800 600 400 4/3 11/3 18/3 25/3 PERODO 1/4 8/4 15/4

Figura 12. Variao da concentrao de DQO no sistema de pr-tratamento. Legenda: _____ Entrada no decantador, _____ Sada do sobrenadante do decantador.

A Figura 13 apresenta os grficos de variao das concentraes de slidos totais e slidos sedimentveis no decantador. Verifica-se que os valores afluentes de slidos totais estiveram entre 1290mg/L e 1890g/L, enquanto que as concentraes do efluente (sobrenedante) variou de 1280mg/L a 1580g/L, o que resulta em eficincia mdia de apenas 11,4%. J com relao aos slidos sedimentveis, as concentraes afluentes oscilaram entre 10mL/L e 15mL/L, enquanto que as efluentes ficaram entre 1,8mL/L e 4,0mL/L, o que mostra uma eficincia de 75%.
2000
SLIDOS TOTAIS,mg/L

1800 1600 1400 1200 1000 800 600 4/3 11/3 18/3 25/3 PERODO 1/4 8/4 15/4

SLIDOS SEDM.,mL/L

18,0 16,0 14,0 12,0 10,0 8,0 6,0 4,0 2,0 0,0
4/3 11/3 18/3 25/3 1/4 8/4 15/4

PERIODO

Figura 13. Variao da concentrao de slidos totais e sedimentveis no sistema de pr-tratamento. Legenda: _____ Entrada no decantador, _____ Sada do sobrenadante do decantador.

Os dados mostraram que temperatura praticamente no variaram entre o afluente e o efluente, situando-se no intervalo de 36oC a 39oC. No entanto a concentrao de nitrognio amonical, apesar de pequena, foi maior no efluente (0,9g/L a 2,7mg/L) que no afluente (0,6mg/L a 14mg/L). Os dados apresentaram na Figura 14 mostram que o pH afluente (6,1 a 7,7) foi ligeiramente superior ao efluente (6,0 a 7,1), provavelmente devido a presena de acares que fermentam e favorecem a formao de cidos volteis, diminuindo o pH. Como pode ser confirmado, observando-se a Figura 15 onde se verifica um consumo de alcalinidade e um aumento na concentrao de cidos volteis. A concentrao da alcalinidade total no afluente variou de 55mg.CaCO3/L a 100mg.CaCO3/L, e no concentrao efluente ficou entre 40mg.CaCO3/L e 90mg.CaCO3/L, com um valor atpico na primeira amostragem, 3,5 CaCO3/L. Par os cidos volteis as concentraes afluente e efluente, variaram respectivamente entre 21mg/L e 81mg/L, e 27mg/L e 95g/L.

8,00 7,50 7,00 6,50 6,00

pH

5,50 5,00 4,50 4,00 4/3 11/3 18/3 25/3 PERODO 1/4 8/4 15/4

Figura 14. Variao do pH no sistema de pr-tratamento. Legenda: _____ Entrada no decantador, _____ Sada do sobrenadante do decantador.
120
CIDOS VOL., mg/L

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 4/3 11/3 18/3 25/3 PERODO 1/4 8/4 15/4 4/3 11/3 18/3 25/3 PERODO 1/4 8/4 15/4

100
ALC. TOTAL,mg/L

80 60 40 20 0

Figura 15. Variao da concentrao de Alcalinidade e cidos Volteis no sistema de pr-tratamento. Legenda: _____ Entrada no decantador, _____ Sada do sobrenadante do decantador.

CONCLUSES As anlises dos dados permitiram concluir que o circuito de gua de lavagem da cana de acar semi-aberto, com reposio elevada correspondendo a 92,5% de sua demanda, e taxa de aplicao baixa de 5,6m3/TC. Os dados de vazo analisados juntamente com os de qualidade, indicam que o volume de gua de reposio pode ser reduzido para valores bem menores, podendo alcanar o patamar de 30%, elevando-se o pH para a faixa de 10,0 a 11,0, o que alm de prevenir contra possveis infeces e inconvenientes de corroso, ir funcionar como coagulante aumentando a eficincia do decantador de pr-tratamento. O pr-tratamento est com sobrecarga hidrulica e baixa eficincia de remoo de DQO (23%) e de slidos totais (11,4%), e eficincia mdia de 75% de slidos sedimentveis. Assim a reduo na taxa de reposio, alm de melhorar a eficincia do decantador pelo aumento do tempo de deteno, ir contribuir para a reduo do volume de gua captada do rio Coruripe, manancial que abastece a colunas baromtricas, cujo efluente utilizado na reposio da gua de lavagem.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS KEMPER, K.E. Alocao e Uso dos Recursos Hdricos no Vale do Curu,Cear, Nordeste Brasileiro. O Custo da gua Gratuita. Linkoping Studies in Arts and Science 1997.152p.

INTRODUO AO GERENCIAMENTO DE RECURSOS HDRICOS. Arnaldo Augusto Setti: [et al.]. 3 ed. Braslia: Agncia Nacional de Energia Eltrica; Agncia Nacional de guas, 2001

REVISTA BRASILEIRA DE RECURSOS HDRICOS. Associao Brasileira de Recursos Hdricos.Vol.7,n.4.(2002) Porto Alegre-RS:ABRH,2002

POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS. Secretaria de Recursos Hdricos do Ministrio do Meio Ambiente. Edio 2002.

DIREITO DAS GUAS NO BRASIL.Cid Tomanik Pompeu. Braslia, 2002

CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS. site: www.cnrh-srh.gov.br

Das könnte Ihnen auch gefallen