Sie sind auf Seite 1von 3

Trabalho Infantil: Aspectos Conceitos, Legais e Formas de Manifestao Professor Antonio Oliveira Lima

Ol educadoras, educadores, hoje vamos falar sobre o trabalho infantil. Especificamente, vamos falar sobre os aspectos conceituais, sobre aspectos legais, sobre as formas de manifestao do trabalho infantil, destacando a questo das piores formas de trabalho infantil. Do ponto de vista conceitual, de um modo geral considera-se trabalho infantil aquele realizado por crianas, mas tambm, por adolescentes abaixo da idade permitida por lei. No Brasil, o trabalho proibido aos menores de 16 anos, com exceo dos aprendizes, a partir dos 14 anos. Temos, a destacar, trs faixas etrias para a questo do trabalho infantil. A primeira est entre zero a treze anos e a faixa em que o trabalho totalmente proibido, depois temos uma faixa de 14 e 15 anos, em que ele permitido apenas como aprendiz, e a faixa etria de 16 e 17 anos, em que o trabalho permitido como aprendiz, empregado, estagirio e autnomo. Como que o trabalho infantil tem se manifestado hoje? Ele est mais presente na agricultura familiar, quando temos, por exemplo, crianas de at 13 anos. So casos muito comuns na agricultura familiar, quando as crianas ajudam os pais. Quando se trata de adolescente de 14 a 17 anos, o trabalho se manifesta mais no meio urbano, muitas vezes, ou na maioria dos casos, no trabalho informal, mas h tambm trabalhos em pequenos estabelecimentos comerciais, sendo muito comum, principalmente no interior, em pizzarias e restaurantes. Quando viajamos comum sermos atendidos por crianas e adolescentes e, muitas vezes, as pessoas veem isso com muita naturalidade. Existem os que justificam, com falas como: da famlia, porm, a famlia no tem o direito de explorar as suas crianas, muito menos quando se trata de um estabelecimento comercial ou industrial.
1

Transcrio de vdeo aula gravada para o Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil, da Fundao Telefnica (www.promenino.org.br/ecti), foram feitas apenas as adaptaes necessrias transposio do texto falado para o texto escrito.
2

Parceria:

Pgina

Antonio Oliveira Lima Procurador do Trabalho (MPT-CE). Especialista em Direito e Processo do Trabalho. Idealizador e Coordenador do Peteca (Programa de Educao contra a Explorao do Trabalho da Criana e do Adolescente).

Tambm muito comum o trabalho informal, aquele em que voc no tem o empregador definido, mas que existe toda uma cadeia produtiva. Os vendedores ambulantes esto nesta categoria, assim como o trabalho de crianas nos lixes, na coleta de materiais reciclveis, nas praias, nos semforos (ou faris de trnsito). Existe um outro tipo trabalho infantil, que invisvel e que as pessoas no esto muito atentas a ele, que o trabalho domstico, que acontece no interior dos lares. Muita gente acaba contratando uma adolescente, dizendo que para que ela possa estudar, que para ajudar, mas, na verdade, acaba explorando esta criana ou, na maioria dos casos, adolescentes, que so prejudicadas em sua educao, na convivncia familiar, ficando longe da famlia, e tambm no direito de ser criana. O trabalho domstico cansativo at para o adulto, imagine para crianas e adolescentes. importante lembrar que este um trabalho invisvel, e que est entre as piores formas de trabalho infantil, e muita gente no est atenta pra isso. Desde 2008, o trabalho infantil domstico entrou na relao, na chamada LISTA TIP, que lista das piores formas de trabalho infantil. O que so as piores formas de trabalho infantil Em 1989, a Organizao Internacional do Trabalho OIT (www.oit.org.br) aprovou a Conveno 182, que foi ratificada pelo Brasil em 1990. Esta conveno diz que os pases devem acabar com as piores formas de trabalho infantil at 2016. Existem quatro grupos de piores formas do trabalho infantil. O primeiro grupo se refere ao trabalho escravo e em condies anlogas. O segundo grupo se refere explorao sexual de crianas e adolescentes, toda atividade que envolva a explorao sexual de crianas e adolescentes est neste segundo grupo. O terceiro grupo envolve atividades ilcitas, com destaque para a questo do trfico de drogas, que envolve muito crianas desde muito cedo. O quarto grupo est relacionado s atividades prejudiciais sade e formao moral. So atividades que, seja pela sua natureza, seja pelo local em que so realizadas, prejudicam a sade da criana, pondo em risco a sua vida. Neste grupo esto as atividades insalubres, perigosas e prejudiciais formao moral. So 93 piores formas de trabalho infantil, relacionadas no Decreto 6.481 de 2008, quatro delas referentes moralidade e as outras 42

ruas, atividades com exposio ao sol, enfim, so sempre atividades prejudiciais sade.

Parceria:

Pgina

questo da sade. So atividades na agricultura, na pecuria, na indstria, no comrcio, nas

Estas tarefas, ou atividades, prejudicam tambm a frequncia escolar, estando, tambm por isso, proibidas. Mais uma vez importante lembrar que, nestas piores formas, esta o trabalho infantil domstico. tambm, muito comum, nos debates, nas escolas, com os educadores, e em todos os movimentos em que se debate a questo do trabalho infantil, a dvida sobre como diferenciar o trabalho infantil domstico dos afazeres domsticos. Temos trs situaes: se o trabalho realizado fora do domiclio da criana, se a criana trabalha fora de casa, ela entra na estatstica do IBGE como trabalho domstico, se ele realizado dentro de casa, entra como afazeres domsticos. Porm, nestes afazeres domsticos, ns temos duas situaes, uma em que as atividades so realizadas em colaborao com os demais membros da famlia e, neste caso, no h proibio alguma. at importante que todos participem em colaborao, e este nvel de participao vai aumentando de acordo com a idade da criana. Outros casos, que infelizmente ocorrem muito, so situaes em que crianas acabam cuidando de outras crianas, cuidando da casa etc. So 140 mil domiclios brasileiros que tem crianas nesta situao. Estes casos, embora no estejam na estatstica de trabalho infantil domstico, por que so realizados dentro da prpria casa, representam afazeres domsticos em regime de explorao. O ltimo ponto que gostaramos de destacar se refere questo do trabalho infantil artstico e do trabalho infantil no futebol. um tema bastante polmico, mas um tema sempre recorrente em todos os debates. Existe a possibilidade, em casos especficos, com autorizao judicial, de haver, por exemplo, a participao de crianas e adolescentes em manifestaes artsticas, mas desde que seja garantido a estas crianas o direito de ser criana, com horrios para brincar, com para estudar, e com todo o apoio psicolgico. necessria a autorizao judicial somente em casos especficos, que no haja uma obrigatoriedade ou a questo dos horrios, que no prejudique o desenvolvimento, so casos excepcionais que se permite a questo da participao de crianas e adolescentes nas manifestaes artsticas. preciso, porm, destacar, que muitas crianas esto prejudicando a sua infncia, prejudicando a sua educao, por participar de atividades esportivas sem se preocupar com sua educao e a preocupao com estes direitos um tema que precisa, realmente, ser debatido.

Parceria:

Pgina

Das könnte Ihnen auch gefallen