Sie sind auf Seite 1von 8

Jus Navigandi - Doutrina - O novo Cdigo Civil brasileiro e a teoria da empresa

Page 1 of 8

O novo Cdigo Civil brasileiro e a teoria da empresa


Texto extrado do Jus Navigandi http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2901

Daniel Carneiro Machado


Juiz Federal em Belo Horizonte

"A empresa continua sendo um fenmeno desafiante para o Direito, no obstante j tenham decorrido tantos anos desde o seu primeiro aparecimento na legislao atravs do Cdigo Napolenico." (1)

Waldirio Bulgarelli

1. Introduo: No atual cenrio econmico tomado pelo processo da globalizao e pelos avanos tecnolgicos, importante destacar a crescente influncia e participao da empresa como corao da sociedade contempornea, estando, ela, sem dvida, no centro da economia moderna, constituindo a clula fundamental de todo o desenvolvimento industrial. Neste cenrio, promulgou-se o novo Cdigo Civil Brasileiro, que regula o "Direito de Empresa" no seu Livro II, marcando o abandono do sistema tradicional consagrado pelo Cdigo Comercial de 1850, baseado no comerciante e no exerccio profissional da mercancia teoria dos atos de comrcio, trocando-o pela adoo do sistema do empresrio e da atividade empresarial teoria da empresa. O presente estudo se prope, assim, a demonstrar a mudana de tica do Direito Comercial, cujo objeto de atuao sofrer profunda ampliao com a entrada em vigor da nova codificao em 2003, na medida em que o comerciante deixar de ser o centro nuclear do sistema, igualando-se os tipos de atividades econmicas produtivas (principalmente os de indstria e de servios), passando todos a figurar em um mesmo plano, o da empresa como atividade economicamente organizada para a produo ou oferta de bens ou servios aos mercados. As conseqncias sero, sem dvida, de grande monta, a principiar pelo abalo na estrutura tradicional do Direito Comercial, alcanando inclusive sua prpria denominao, que futuramente no tratar esse direito como comercial, mas sim como "direito de empresa", ou "direito empresarial", que possui abrangncia de significao muito maior.

2. Da evoluo histrica at o advento da teoria da empresa: Para facilitar a compreenso e o debate, mister se faz discorrer de forma suscinta sobre a evoluo do Direito Comercial, demonstrando as teorias que explicaram a incidncia das normas comerciais nas diferentes pocas, at o surgimento e evoluo da

http://jus2.uol.com.br/doutrina/imprimir.asp?id=2901

22/7/2010

Jus Navigandi - Doutrina - O novo Cdigo Civil brasileiro e a teoria da empresa

Page 2 of 8

Teoria da Empresa e sua implantao com o novo Cdigo Civil Brasileiro. O Direito Comercial remonta a Idade Mdia, quando intensificaram o surgimento das feiras e corporaes nas cidades medievais. Naquela poca, o crescimento das cidades e do comrcio deu origem a profisso de comerciante e, em seguida, deu origem a classe burguesa em contraposio aos senhores feudais. Conforme ensina o Professor Rubens Requio (2):
" nessa fase histrica que comea a se cristalizar o direito comercial, deduzido das regras corporativas e, sobretudo, dos assentos jurisprudenciais das decises dos cnsules, juzes designados pela corporao, para, em seu mbito, dirimirem as disputas entre comerciantes... Temos, nessa fase, o perodo estritamente subjetivista do direito comercial a servio do comerciante, isto , um direito corporativo, profissional, especial, autnomo, em relao ao direito territorial e civil, e consuetudinrio."

Os comerciantes faziam as leis que lhes seriam aplicadas pelos cnsules, tambm comerciantes, que tinham funo jurisdicional dentro das prprias corporaes. Somente os membros dessas corporaes estavam sujeitos jurisdio consular e aos costumes formados e difundidos pelos mercadores. Esta fase do desenvolvimento histrico do Direito Comercial classificada como a da teoria subjetiva porque somente aqueles que estavam matriculados nas corporaes que eram considerados comerciantes, e somente estes tinham acesso aos tribunais do comrcio. Contudo, comeou-se a perceber que nem toda a vida e a atividade do comerciante eram absorvidas pelo exerccio profissional do comrcio, impondo-se a necessidade de se delimitar o conceito da matria comercial. Alm disso, verificou-se tambm a generalizao do uso de alguns institutos por no comerciantes, como, por exemplo, a letra de cmbio, o que demonstrou a inadequao da teoria puramente subjetiva para se delimitar a aplicao das normas e prerrogativas mercantis. A partir da, iniciou-se a formao e expanso do conceito objetivista calcado sobre os atos de comrcio. A proposta da teoria dos atos de comrcio alterar o modo de classificar o comerciante de forma puramente subjetiva (aquele que estava matriculado nas corporaes, que tinha acesso aos tribunais do comrcio), para um critrio mais objetivo (praticar determinado ato de comrcio de forma profissional). o exerccio profissional de determinada atividade que far com o que o comerciante seja considerado como tal. O marco histrico desta teoria a entrada em vigor do Cdigo Napolenico, em 1807. Inspirados nos ideais da Revoluo Francesa liberdade, igualdade e fraternidade a proposta dessa teoria abarcar com o direito comercial todos aqueles que se dedicassem atividade mercantil, independentemente de estarem ou no afiliados a alguma corporao de classe. Pela teoria dos atos de comrcio, comerciante era aquele que praticava atos de comrcio. A orientao dita objetiva do Cdigo Francs de 1807 acabou sendo seguida por

http://jus2.uol.com.br/doutrina/imprimir.asp?id=2901

22/7/2010

Jus Navigandi - Doutrina - O novo Cdigo Civil brasileiro e a teoria da empresa

Page 3 of 8

vrios outros cdigos. Assim foi com o Cdigo Comercial Espanhol de 1829, o Cdigo Comercial Italiano de 1882, o Brasileiro de 1850, o Portugus de 1833 e outros. Nascido em meados do Sculo XIX, o Cdigo Comercial Brasileiro sofreu profunda influncia do direito francs, adotando a teoria dos atos de comrcio permeada, contudo, por uma certa subjetividade quando dispe no artigo 4o. que comerciante aquele que esteja matriculado em algum Tribunal do Comrcio do Imprio e que faa da mercancia profisso habitual. Como se v, o cdigo no se refere a atos de comrcio, mas a mercancia, que s foi definida pelo Regulamento 737, no seu artigo 19, enumerando determinadas atividades. A dificuldade da teoria dos atos de comrcio justamente estabelecer o conceito cientfico destes atos. No existe um critrio certo e lgico para defini-los, o que gera situaes anacrnicas e incompatveis com a conjuntura da economia moderna, na medida que exclui determinadas atividades econmicas do campo de incidncia das normas comerciais. Ato de comrcio ficou sendo aquilo que o legislador estabelecesse. O que no estivesse previsto em lei, seria ato civil no sujeito s normas e prerrogativas comerciais. Conforme ensina o Professor Waldirio Bulgarelli (3):
"Como os atos de comrcio no se constituem em categoria lgica, como j fizemos referncia, mas sim em categoria legislativa, seu conceito varia bastante em relao ao tempo e ao espao, como se verifica nos vrios pases. Em ltima anlise, compete por isso lei definir o que seja ato de comrcio."

Alfredo de Assis Gonalves Neto (4) arremata da seguinte forma:


"O principal argumento contrrio ao sistema objetivo justamente a precariedade cientfica da base em que se assenta uma enumerao casustica de atos de comrcio, feita pelo legislador ao acaso (de acordo com aquilo que a prtica mercantil considerava, poca, pertencer ao Direito Comercial). Com isso, sequer se consegue encontrar o conceito de seu elemento fundamental, o ato de comrcio."

Essa dificuldade de se conceituar os atos de comercio, enfim, gerou, e gera at hoje, distores no alcance das normas do Direito Comercial, limitando sobremaneira a matria do comrcio. Em face da deficincia jurdico-conceitual, a teoria objetiva se mostrou lacunosa, no abrangendo atividades econmicas to ou mais importantes que o simples comrcio de bens, intermediao de vendas ou mediao especulativa entre a oferta e a procura de mercadorias. No mais sustentvel negar o carter empresarial das atividades econmicas desenvolvidas de forma organizada e em massa, tais como a prestao de servios, a agricultura, a negociao imobiliria entre outras. No as considerar matrias do comrcio sujeitas s normas e prerrogativas comerciais, como a falncia e concordata, significa distorcer a realidade. Importante frisar que no adianta criar leis esparsas para declarar certas

http://jus2.uol.com.br/doutrina/imprimir.asp?id=2901

22/7/2010

Jus Navigandi - Doutrina - O novo Cdigo Civil brasileiro e a teoria da empresa

Page 4 of 8

atividades como sendo comerciais visando inclu-las sob a ingerncia do direito comercial, como foi feito em relao construo civil (Lei n. 4.068/62), incorporao imobiliria (o incorporador est sujeito falncia - Lei n. 4.591/64), s empresas de trabalho temporrio (Lei n. 6.019/74), entre outras. Sabe-se que a simples edio de novas leis no resolver as distores, visto que as atividades comerciais so dinmicas e inovadoras, sendo certo que, na conjuntura atual da economia, novas formas de produo e circulao em massa de bens e servios sempre iro surgir. o caso do comrcio eletrnico via internet. A soluo depender, pois, da mudana total de tica do prprio Direito Comercial. Da que surgiu a teoria moderna da empresa que tem o sentido prtico de ampliar o campo de incidncia do direito comercial, conforme se ver a seguir.

3. A Teoria da Empresa: O cerne dessa teoria est nesse ente economicamente organizado que se chama "empresa", a qual pode se dedicar tanto a atividades eminentemente comerciais como a atividades de prestao de servios ou agricultura, antes no abrangidas pelo Direito Comercial. Para a teoria da empresa todo empreendimento organizado economicamente para a produo ou circulao de bens ou servios est submetido regulamentao do Direito Comercial. O Professor Waldirio Bulgarelli afirma que "nos dias que correm, transmudouse (o direito comercial) de mero regulador dos comerciantes e dos atos de comrcio, passando a atender atividade, sob a forma de empresa, que o atual fulcro do direito comercial" (5). A dificuldade da teoria da empresa justamente estabelecer o conceito jurdico da "empresa". Carvalho de Mendona (6) considera o conceito econmico de empresa tambm como jurdico, assim definindo-a: "Empresa a organizao tcnico- econmica que se prope a produzir mediante a combinao dos diversos elementos, natureza, trabalho e capital, bens ou servios destinados troca (venda), com esperana de realizar lucros, correndo os riscos por conta do empresrio, isto , daquele que rene, coordena e dirige esses elementos sob a sua responsabilidade." Coube, todavia, ao jurista italiano Asquini (7) o desbravar desta selva de dificuldades sobre a novel instituio da empresa, resultando sua decomposio interpretativa em quatro facetas sob as quais encar-la, s quais denominou de perfis, que fez publicar na Rivista del Diritto Commerciale (v.41-I, 1943), como sendo: perfil subjetivo, perfil objetivo, perfil funcional e perfil corporativo, assim entendidos a empresa como empresrio, como estabelecimento, como atividade e como instituio, respectivamente. Apesar da dificuldade de se delimitar o conceito jurdico de empresa, foi com o Cdigo Civil Italiano de 1942 que se verificou uma tentativa sria de implantao dessa

http://jus2.uol.com.br/doutrina/imprimir.asp?id=2901

22/7/2010

Jus Navigandi - Doutrina - O novo Cdigo Civil brasileiro e a teoria da empresa

Page 5 of 8

teoria, instituindo um regime legal amplo para a empresa, regulando os aspectos das relaes de trabalho no mbito da mesma, disciplinando o estabelecimento comercial e regulando o exerccio de atividade pelo empresrio. Na codificao italiana, o legislador, reconhecendo que o Direito ainda no havia conseguido formular o conceito jurdico de empresa, conceituou apenas o empresrio no artigo 2.082, segundo o qual " empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou de servios". A influncia italiana foi marcante e o legislador brasileiro seguiu a orientao no novo Cdigo Civil, regulando a empresa atravs da pessoa do empresrio, ou seja, consagrando o perfil subjetivo da empresa. O conceito de empresrio do novo Cdigo Civil praticamente repete o conceito do italiano. Define tambm no artigo 1.142 o conceito de estabelecimento como "todo complexo de bens organizado, para exerccio da empresa, por empresrio, ou por sociedade empresria". Tomando a empresa, em seu perfil subjetivo, o novo codex conceitua o empresrio por traos definidos em trs condies: exerccio de atividade econmica destinada criao de riqueza pela produo de bens ou de servios para circulao; atividade organizada, atravs da coordenao dos fatores da produo; e exerccio profissional. Pode-se dizer, neste contexto, que, com a promulgao do Novo Cdigo Civil Brasileiro Lei n. 10.406 de 10 de Janeiro de 2002, marcou-se definitivamente o abandono do sistema tradicional baseado no comerciante e no exerccio profissional da mercancia, substituindo-os pelo sistema do empresrio e da atividade empresarial. A implantao destes novos conceitos (de empresrio e estabelecimento comercial) no ordenamento jurdico brasileiro, sem dvida, ir refletir no campo de aplicao do Direito Comercial que, alis, j pode ser at definido como Direito Empresarial. O comerciante e os atos de comrcio no mais sero considerados como peas angulares, como ocorre no sistema atual, pois o fundamento da qualificao do empresrio no ser, como agora, "o exerccio profissional da mercancia" (artigo 4o. do Cdigo Comercial de 1850), e, sim, a empresa como noo relacionada atividade econmica organizada de produo e circulao de bens e servios para o mercado, exercida profissionalmente. Essa nova codificao admitir, assim, a existncia de empresas nos vrios setores da atividade econmica, sendo certo que o termo empresrio no corresponder mais ao antigo comerciante, mas, tambm, ao produtor rural (empresa rural), ao prestador de servios, ao Estado (empresas pblicas), o que alterar profundamente o campo de atuao do Direito Comercial hoje vigente, sobretudo no que tange aplicao dos institutos jurdicos da falncia e da concordata.

4. Concluso: A revogao da primeira parte do Cdigo Comercial de 1 de junho de 1850,

http://jus2.uol.com.br/doutrina/imprimir.asp?id=2901

22/7/2010

Jus Navigandi - Doutrina - O novo Cdigo Civil brasileiro e a teoria da empresa

Page 6 of 8

com a introduo do Direito de Empresa no novo Cdigo Civil, um avano, que merece destaque especial, at porque torna o comerciante um empresrio voltado para a atividade econmica, que a nova leitura que se deve fazer nos tempos modernos. A nova codificao, ao regular o Direito de Empresa no Livro II, como j dito, abandonou o sistema tradicional do Cdigo Comercial de 1850, baseado no comerciante e no exerccio profissional da mercancia, trocando-o pela adoo da Teoria da Empresa em seu perfil subjetivo, o do empresrio. J se tornou notrio que a empresa, independentemente do setor de atuao, domina o panorama da economia moderna, principalmente porque ela a responsvel pela produo e comercializao em massa, mas tambm pelos progressos tecnolgicos verdadeiramente revolucionrios que utiliza e, consequentemente, pela dimenso extraordinria que alcanou. Neste contexto, mostra-se de suma importncia a Teoria da Empresa, voltada para a organizao dos fatores de produo, que proporcionam a circulao de bens e servios, com vistas ao lucro, conduzindo a uma reformulao total no entendimento do objeto das sociedades, sejam elas comerciais ou civis, fulcrado no ato de comrcio, passando estas sociedades, a partir da, a terem os seus objetos voltados s atividades empresariais, independentemente da prtica ou no de atos ditos mercantis. O novo Cdigo Civil, promulgado recentemente, segue orientao do Cdigo Civil Italiano de 1942, consagrando essa teoria no Livro II, do "Direito de Empresa". As sociedades antes conhecidas por sociedades comerciais passam a se denominar "sociedades empresrias".
No dizer do Professor Miguel Reale (8), "o tormentoso e jamais claramente determinado conceito de ato de comrcio substitudo pelos atos de empresa e atividade empresarial, assim como a categoria de fundo de comrcio cede lugar de estabelecimento".

Para haver harmonia ao novo regime legal, os diversos institutos comerciais, como a Falncia e a Concordata, devero ser interpretados luz dessa teoria, o que ampliar a incidncia das normas comerciais para diversos setores da economia. A adoo da Teoria da Empresa implicar, pois, sem dvida, no avano do Direito Comercial, que permitir a adequao das normas jurdicas evoluo da economia moderna.

5. Bibliografia: Asquini, Alberto. Perfis da Empresa. Traduo com anotaes do Professor Fbio Comparato, Revista de Direito Mercantil 104/109. Waldirio Bulgarelli. O Direito das Empresas. So Paulo: Ed. RT. 1980. Bulgarelli, Waldirio. Direito Comercial. 14 Edio. So Paulo: Atlas, 1999. Bulgarelli, Waldirio. Direito Comercial. 15 Edio. So Paulo: Atlas, 2000. Bulgarelli, Waldirio. Sociedades Comerciais. 8 Edio. So Paulo: Atlas, 1999.

http://jus2.uol.com.br/doutrina/imprimir.asp?id=2901

22/7/2010

Jus Navigandi - Doutrina - O novo Cdigo Civil brasileiro e a teoria da empresa

Page 7 of 8

Gonalves Neto, Alfredo Assis. Manual de Direito Comercial. 2a. Edio. Revisada e Atualizada. Curitiba: Juru, 2000. Lei n. 10.406 publicada no Dirio Oficial em 10 de Janeiro de 2002 Novo Cdigo Civil Brasileiro. Martins, Waldemar Ferreira. Compndio das sociedades comerciais. Rio de Janeiro: Editora Freitas Bastos, 1940. Mendona, J. X. Carvalho. Tratado de direito comercial brasileiro. Volume n. 3, So Paulo: 1945. Miguel, Paula Castello. O Estabelecimento Comercial. Revista de Direito Mercantil. Volume 118/07. Paes, P. R. Tavares. Curso de Direito Comercial. So Paulo: Editora RT, 1987. Pacheco, Jos da Silva. Tratado de Direito Empresarial, Empresrio: Pessoa e Patrimnio.So Paulo: Saraiva, 1979. Reale, Miguel. Exposio de Motivos do Projeto de Cdigo Civil. Subsecretaria de Edies Tcnicas do Senado Federal, v. 5, t. 2, Braslia, 1989, p. 17. Wald, Arnoldo. A Evoluo do Direito Societrio. Revista de Direito Mercantil. Volume 120/56. Requio, Rubens. Curso de Direito Comercial. 22a. Edio. Volume 1. So Paulo: Editora Saraiva, 1995. Salles, Marcos Paulo de Almeida. A viso jurdica da empresa na realidade brasileira atual. Revista de Direito Mercantil. Volume 119/ 94.

Notas 1...Bulgarelli, Waldirio. O Direito das Empresas. So Paulo: Ed. RT. 1980. 2..Requio, Rubens. Curso de Direito Comercial. Volume 1. So Paulo: Editora Saraiva, 1995, pag. 10; 3..Bulgarelli, Waldirio. Curso de Direito Comercial. 14a. Edio. So Paulo: Editora Atlas, 1999, pag. 68 e 69; 4..Gonalves Neto, Alfredo Assis. Manual de Direito Comercial. 2a. Edio. Revisada e Atualizada. Curitiba: Juru, 2000, pag. 47; 5..Bulgarelli, Waldirio. Direito Comercial. 15 Edio. So Paulo: Atlas, 2000. pg. 19; 6..Mendona, J.X Carvalho de. Tratado de Direito Comercial Brasileiro. Volume 1. Rio de Janeiros: Freitas Bastos, 1945, pag. 492;

http://jus2.uol.com.br/doutrina/imprimir.asp?id=2901

22/7/2010

Jus Navigandi - Doutrina - O novo Cdigo Civil brasileiro e a teoria da empresa

Page 8 of 8

7..Asquini, Alberto. Perfis da Empresa. Traduo com anotaes do Professor Fbio Comparato, RDM 104/109. 8..Reale, Miguel. Exposio de Motivos do Projeto de Cdigo Civil. Subsecretaria de Edies Tcnicas do Senado Federal, v. 5, t. 2, Braslia, 1989, p. 17.

Sobre o autor
Daniel Carneiro Machado
E-mail: Entre em contato

Sobre o texto:
Texto inserido no Jus Navigandi n56 (04.2002) Elaborado em 02.2002.

Informaes bibliogrficas:
Conforme a NBR 6023:2000 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), este texto cientfico publicado em peridico eletrnico deve ser citado da seguinte forma:

MACHADO, Daniel Carneiro. O novo Cdigo Civil brasileiro e a teoria da empresa . Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 56, abr. 2002. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2901>. Acesso em: 22 jul. 2010.

http://jus2.uol.com.br/doutrina/imprimir.asp?id=2901

22/7/2010

Das könnte Ihnen auch gefallen