Sie sind auf Seite 1von 21

Teoria Geral do Direito Penal

Conceito e Finalidade do Direito Penal: a) Sob o Aspecto Formal/Esttico, Direito Penal um conjunto de normas que qualifica certos comportamentos humanos como infraes penais definem os seus agentes e fixa as sanes a serem-lhes aplicadas. b) Aspecto Material: O Direito Penal refere-se a comportamentos considerados altamente reprovveis ou danosos ao organismo social, afetando bens jurdicos indispensveis prpria conservao e progresso da sociedade. c) J sob o Enfoque Sociolgico/Dinmico: o direito penal mais um instrumento de controle social de comportamentos desviados, visando assegurar a necessria disciplina social. A manuteno da paz social demanda a existncia de normas destinadas a estabelecer diretrizes (Regras) Quando vioadas as regras de conduta, surge para o Estado o dever de aplicar sanes (civis ou penais). Nessa tarefa de controle social atuam vrios ramos do Direito. Direito Penal: Misso Ateno: A doutrina divide a misso do direito penal em duas (mediata e imediata) Mediata: Controle Social; Limite ao Poder Punitivo Estatal. OBS: se de um lado, o estado controla o cidado, impondo-lhe limites para a vida em sociedade, de outro lado necessrio tambm limitar seu prprio poder de controle, evitando a punio abusiva. Imediata: Ateno: A doutrina diverge no que se refere misso imediata do direito penal . 1 corrente: proteger bens jurdicos, sendo essa a que prevalece. 2 corrente: assegurar o ordenamento, vigncia da norma.

Direito Penal Objetivo Conjunto de Leis Penais em vigor no Pas. Cuidado: o direito penal objetivo expresso ou emanao do poder punitivo do estado. Direito Penal Subjetivo Direito de Punir do Estado. Positivo: Criao e Execuo de normas penais. Negativo: poder de Derrogar normas penais ou restringir o alcance (STF no seu controle de constitucionalidade). Ateno: o Poder Punitivo do Estado no absoluto, ilimitado, incondicionado, encontrando limites, ou seja:

Limite do Direito de Punir Estatal 1. Quanto ao MODO: o direito de punir estatal deve respeitar direito e garantias fundamentais. 2. Quanto ao ESTAO: em regra, aplica-se a lei penal aos fatos ocorridos no territrio nacional. Ex. Art. 5 do CP. 3. Quanto ao TEMPO: o direito de punir no eterno (a maior prova dessa afirmao PRESCRIO limite temporal do direito de punir).

Limite Temporal ao direito de punir: exemplo prescrio Limite Espacial: exemplo princpio da territorialidade art. 5 do CP. Limite quanto ao modo: exemplo, dignidade da pessoa humana. O monoplio do direito de punir no significa autorizao para punies abusivas!!! Pergunta de Concurso: Existe exceo tolerando aplicao de sano penal por ente no estatal? Resposta: Sim, artigo 57 do Estatuto do ndio. A legtima defesa no seria uma exceo? Na legitima defesa no h imposio de sano penal e sim defesa. Direito Penal Substantivo: sinnimo de direito penal objetivo. Direito Penal Adjetivo corresponde ao direito penal processual penal (Classificao ultrapassada.) Direito Penal de Emergncia: utilizado para limitar ou derrogar garantias penais e processuais penais em busca do controle da alta criminalidade (Lei 8.072/90, Lei dos crimes Hediondos) Direito Penal Simblico: o estado na pretenso de dar rpida resposta aos anseios sociais, muitas vezes criminaliza condutas sem qualquer fundamento criminolgico e de politica criminal, criando uma iluso. Acaba cumprindo uma funo simblica. Direito Penal Promocional/Poltico/Demagogo: ocorre quando o Estado utilizado s leis penais para a consecuo de suas finalidades politicas. Acaba por ignorar o princpio da interveno mnima. VELOCIDADE DO DIREITO PENAL Primeira Velocidade: infraes penais mais graves, o estado vai punir a infrao com pena privativa de liberada, vai se valer de um processo mais moroso, exigindo procedimento mais demorado observando todas as garantias processuais e penais. Segunda Velocidade: flexibiliza direitos e garantias fundamentais, possibilitando punio mais clere, mas em contrapartida, prev penas alternativas. Terceira Velocidade: Defende a punio do criminoso com pena privativa de liberdade, e para terminados crimes, permite a flexibilizao de direitos.

Quarta Velocidade: esta ligada ao Direito Internacional. Para aqueles que uma vez ostentarem a posio de Chefes d Estado e como tais violaram gravemenete tratados internacionais de tutela de direitos humanos, sero aplicadas a eles as normas internacionais de Tribunal Penal Internacional. Nessa velocidade, h uma ntida diminuio das garantias individuais penais e processuais penais desses rus. Defendidas inclusive pelas ONGs. Fontes do Direito Penal o lugar de criao (Fonte Material) e a forma de revelao (Fonte Formal) do direito penal. Fonte Material: fonte de produo rgo encarregado da produo de direito penal. Sendo a Unio rgo encarregado. Cuidado: Art. 22 paragrafo nico da CF. Fontes Formais: fontes de conhecimento/revelao a) Imediata = Lei b) Mediata = Costumes e princpios gerais de direito.

Direito Penal X Costumes Costumes: comportamentos uniformes e constantes pela convico de sua obrigatoriedade e necessidade jurdica. Cuidado: Em razo do principio da legalidade (reserva legal) o costume no cria crime no comina pena (Veda-se o costume incriminador) Admite-se costume revogar crime (Costume Abolicionista)? R: tem doutrina admitindo costume abolicionista a contraveno do jogo do bicho. Discutindo a questo temos trs correntes: 1 Corrente: Admite-se o costume abolicionista aplica aos casos em que a infrao penal no mais contraria o interesse social. OBS: para essa corrente jogo do bicho deixou de ser infrao penal 2 Corrente: no existe costume abolicionista, mas quando o fato no mais contraria o interesse social, o juiz no deve aplicar a lei. OBS. Para essa corrente jogo do bicho permanece formalmente tpico cabendo ao congresso revogar a infrao. 3 Corrente: No existe costume abolicionista enquanto no revogada por outra lei, a norma tem plena eficcia. OBS: para esta corrente jogo do bicho permanece tpico, aplicvel no caso concreto.

Pergunta de Concurso? Para aqueles que no admitem o costume abolicionista, para que serve o costume no direito penal? R: Admite-se o costume interpretativo O Adultrio foi revogado em razo do principio da interveno mnima. Fontes Formais do Direito Penal na viso da Doutrina Moderna. Imediatas: a) Lei (nica instrumento normativo, capaz de criar infraes penais e cominar sanes) b) CF/88 A CF/88, no pode criar crime e cominar pena, uma vez que tem um processo de alterao hiper-rgido. Mas, pode fixar alguns patamares abaixo dos quais a interveno penal no se pode reduzir, MANDADOS CONSTITUCIONAIS DE CRIMINALIZAO. Ex: arts. 5 XLII e XLU. Pergunta de Concurso. EXISTE MANDADO DE CRIMINALIZAO IMPLCITO? R: de acordo com a maioria, ao lado das obrigaes expressas de criminalizao existem as obrigaes implcitas, com a finalidade de evitar a interveno insuficiente do Estado ex: Direito a Vida. I c) Tratados Internacionais de Direitos Humanos No podem criar crime ou cominar pena para o Direito Interno. Vo revelar mais Direito Penal Garantia do direito penal punio. d) Jurisprudncia Revela direito penal, podendo inclusive ter carter vinculante. e) Princpios Princpio da Insignificncia. f) Atos Administrativos Complementos da Norma em Branco Prpria. Mediata Somente a Doutrina OBS. Os costumes configuram fontes informais do Direito Penal.

INTERPRETAO DA LEI PENAL O ato de interpretar necessariamente feito por um sujeito que, empregando determinado modo, chega a um resultado.

Formas de Interpretao a) Quanto ao Sujeito; b) Quanto ao Modo; c) Quanto ao Resultado;

a) Quanto ao sujeito que interpreta (ORIGEM) Autntica ou Legislativa: dada pela prpria lei, a lei interpretando a si mesma. Ex. art. 327 CP. Doutrinria e cientfica: feita pelos estudiosos. OSB. A Exposio de Motivos do CP considerada intepretao Doutrinria. Jurisprudencial: fruto das decises reiteradas dos Tribunais. Obs. Hoje pode ter fora vinculante. b) Quanto ao Modo Gramatical/Filolgica ou Literal: leva em conta o sentido literal das palavras QUESTO O mtodo filolgico, literal, ou gramatical, consiste na reconstruo do pensamento legislativo por meio das palavras da lei, em suas conexes lingusticas e estilsticas, e ignora, por completo, a ratio legis. ERRADA Teleolgica: indaga-se a vontade/inteno objetivada na lei. QUESTO: Na interpretao teleolgica, que busca a vontade da lei (voluntas legis) e no a vontade do legislador (voluntas legislatoris), incumbe ao jurista o dever de perseguir sempre o escopo da lei e o resultado prtico que ela pressupe realizar, observando o limite insupervel da legalidade penal. QUESTO: Pode-se afirmar que a interpretao teleolgica: busca a vontade ou inteno objetiva da lei, valendo-se dos elementos ratio legis, sistemticos, histricos, Direito Comparado ou Extrapenal e Cincias Extrajurdicas. Histrica: quando interprete procura a origem da lei Sistemtica: a lei interpretada com o conjunto da legislao ou ate mesmo os princpios gerais de direito. Progressiva : tambm chamada adaptativa ou evolutiva, interpretao de acordo com o avano da cincia.

QUESTO O fenmeno denominado de interpretao evolutiva ocorre quando a disposio legal ganha novo sentido, aplicando-se a situaes imprevistas ou imprevisveis ao legislador. c) Quanto ao Resultado Declarativa: a letra da lei corresponde exatamente aquilo que o legislador quis dizer. Nada suprimindo nada adicionando. Restritivas: reduz o alcance das palavras para que corresponda a vontade do texto. Extensiva: amplia-se o alcance das palavras para que corresponda vontade do texto. QUESTO: A interpretao extensiva admitida em direito penal para estender o sentido e o alcance da norma at que se atinja sua real acepo. Admites interpretao Extensiva contra o ru? 1 Corrente: indiferente se a interpretao extensiva beneficia ou prejudica o ru. A tarefe do interprete evitar a injustia. A CF/88 no probe a interpretao extensiva contra o ru. 2 Corrente: socorrendo-se do Princpio do In dubio pro reo, no admite interpretao extensiva contra o ru (na dvida, o juiz de interpretar em seu benefcio). 3 Corrente: Em regra no cabe interpretao extensiva contra o ru, salvo quando interpretao diversa resultar num escndalo por sua notria irracionalidade.

Ateno: INTERPRETAO SUI GENERIS Subdivide-se em: EXOFRICA: o significado da norma interpreta no est no ordenamento normativo. ENDOFRICA: o texto normativo interpretado empresta o sentido de outros textos do prprio ordenamento normativo (interpretao muito utilizado nas normas penais em branco. Ex: art. 237 do CP, a expresso impedimento para casamento interpretada de acordo com CC. INTEPRETAO CONFORME A CONSTITUIO A CF informa e conforma as normas hierarquicamente inferiores Importante forma de interpretao no estado democrtico de Direito.

Cuidado: a intepretao extensiva no se confunde com interpretao analgica. Interpretao Analgica INTRALEGEM: O Cdigo, atendo ao Principio da Legalidade, detalha todas as situaes que quer regular e, posteriormente, permite que aquilo que elas seja semelhante, permite que aquilo que a elas seja semelhantes, passe tambm a ser abrangido no dispositivo. As hipteses de interpretao extensiva e analgica no se confundem com Analogia (Regra de Integrao), nesse caso, ao contrrio dos anteriores, partimos do pressuposto de que no existe uma lei a ser aplica ao caso concreto, socorrendo-se daquilo que o legislador previu para outro similar. Pergunta de concurso Quais so os requisitos ou pressupostos para que exista analogia no direito penal? R: 1 Certeza de que sua aplicao favorvel ao ru. 2 Existncia de uma efetiva lacuna (pressupe falha do legislador, omisso na lei) a ser preenchida. OSB. De acordo com STJ, o crime de associao para o trafico no integra a lei 8072/90. Impossvel analogia in malam partem com a finalidade de considera-lo crime dessa natureza. HC 177.220/RJ.

Intepretao Extensiva Tem lei criada para o caso, Ampliao de um conceito legal (no importa no surgimento de nova norma).

Intepretao Analgica Tem lei criada para o caso Depois de exemplos a lei encerra o texto de forma genrica, permitindo alcanar outras hipteses.

Ex: Art. 157, 2,I Arma

Analogia No tem lei para o caso Criao de uma nova norma a partir de outra (Analogia Legis). Ou do todo do ordenamento jurdico (Analogia Iuris) Ex: Art. 121, 2, I, III e IV, Forma de Integrao no CP. interpretao. Art. 181, do CP, conjunge, pode abranger unio estvel

Princpios do Direito Penal 1. Princpios relacionados com a Misso Fundamental do Direito Penal 1.1 Princpio da Exclusiva proteo de bens jurdicos (todos os dados que so pressupostos de um convvio pacfico entre os homens). O DP deve servir apenas e to somente para proteger bens jurdicos relevantes (Roxin). Bens Jurdicos: um ente material ou imaterial, haurido do contexto social, de titularidade individual ou metaindividual, reputado como essencial para a coexistncia e o desenvolvimento do homem em sociedade. Nenhuma criminalizao legitima se no busca evitar a leso ou perigo de leso a um bem juridicamente determinvel (Impede que o Estado utilize o direito penal para proteger bens jurdicos ilegtimos). Pergunta de Concurso Explique a Espiritualizao do Bem Jurdico Parte da doutrina critica a expanso inadequada e ineficaz da tutela penal em razo dos novos bens jurdicos de carter coletivo e difuso. Argumenta-se que tais bens so formulados de modo vago e impreciso, ensejando a denominada desmaterializao (espiritualizao ou liquefao) do bem jurdico. 1.2 Princpio da Interveno Mnima O Direito Penal s deve ser aplicado quando estritamente necessrio, mantendo-se SUBSIDIRIO (a interveno fica condicionada ao fracasso das demais esferas de controle) e FRAGMENTRIO (observa somente os casos de relevante leso ou perigo de leso ao bem jurdico tutelado). Pergunta de Concurso O principio da insignificncia desdobramento lgico de qual caracterstica da interveno mnima? extrado da Subsidiariedade ou Fragmentariedade? extrado do FRAGMENTARIEDADE.

1.3 PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA NOS TRIBUNAIS SUPERIORES Princpio Limitador do Direito Penal Causa de Atipicidade Material Desdobramento da Fragmentariedade. REQUISITOS: PROL a) b) c) d) Nenhuma periculosidade social da ao Reduzido grau de reprovabilidade do comportamento Mnima ofensividade da conduta do agente Inexpressividade da leso jurdica provocada

CONSEQUNCIA: exclui a tipicidade material do fato (no h crime) Observncia Sobre o Princpio da Insignificncia 1 STF e STJ: para aplicao do princpio da insignificncia, consideram a capacidade econmica da vtima. 2 H julgados no STF e STJ negando o princpio da insignificncia para o reincidente, portador de maus antecedentes, ou o criminoso habitual. (Nesse caso no existe reduzido grau de reprovabilidade da conduta). 3- Prevalece no STF e no STJ no ser possvel o princpio da insignificncia no furto qualificado (falta o requisito do reduzido grau de reprovabilidade do comportamento). 4 STF e STJ no admitem o princpio da insignificncia nos crimes contra a f pblica mais precisamente moeda falsa. 5 STF admite o princpio da insignificncia nos crimes contra a Administrao Pblica praticados por particulares praticados por funcionrios pblicos. No entanto, STF e STJ admitem o princpio da insignificncia nos crimes contra a Administrao Pblica praticados por particulares. 6 Prevalece que STF e STJ no admitem o princpio da insignificncia no porte de drogas para uso prprio. 7 STF e STJ no admitem o princpio da insignificncia em nenhuma forma de trfico. 8 STF e STJ tem decises admitindo o princpio da insignificncia nos crimes ambientais ( h importante divergncia sobre o assunto). Princpio da BAGATELA PRPRIO ou Princpio da BAGATELA IMPRPRIO Insignificncia ou princpio da irrelevncia penal do fato (STJ) Os fatos nascem irrelevantes para o Embora relevante a infrao penal direito penal praticada a pena diante do caso concreto de mostra desnecessria. Causa de Atipicidade Material Falta interesse de punir excluindo a (exclui o desvalor do resultado punibilidade consequncia jurdica jurdico- irrelevncia da leso do crime. Ex: subtrao de uma caneta bic

A esse respeito, cumpre transcrever as lies de Luiz Flvio Gomes, in "Princpio da Insignificncia e outras excludentes de tipicidade", editora Revista dos Tribunais, 2011, p. 29:

"2. Infrao bagatelar imprpria: a que nasce relevante para o Direito penal (porque h desvalor da conduta bem como desvalor do resultado), mas depois se verifica que a incidncia de qualquer pena no caso concreto apresenta-se totalmente desnecessria (princpio da desnecessidade da pena conjugado com o princpio da irrelevncia penal do fato). (...) O fundamento da desnecessidade da pena (leia-se: da sua dispensa) reside em mltiplos fatores: nfimo desvalor da culpabilidade, ausncia de antecedentes criminais, reparao dos danos, reconhecimento da culpa, colaborao com a justia, o fato de o agente ter sido processado, o fato de ter sido preso ou ter ficado preso por um perodo etc.. Tudo deve ser analisado pelo juiz em cada caso concreto. Lgico que todos esses fatores no precisam concorrer conjugadamente. Cada caso um caso. Fundamental o juiz analisar detidamente as circunstncias do fato concreto (concomitantes e posteriores) assim como seu autor. O princpio da irrelevncia penal do fato tem como pressuposto a no existncia de uma infrao bagatelar prpria, porque nesse caso teria incidncia o princpio da insignificncia). Mas se o caso era de insignificncia prpria e o juiz no a reconheceu, nada impede que incida a posteriori o princpio da irrelevncia penal do fato. H, na infrao bagatelar imprpria, um relevante desvalor da ao assim como do resultado. O fato praticado , por isso, em princpio, penalmente punvel. Instaura-se processo contra o agente. Mas tendo em vista todas as circunstncias do fato (concomitantes e posteriores ao delito) assim como o seu autor, pode ser que a pena se torne desnecessria

Ele afirmou ainda que, de acordo com a jurisprudncia do STJ e do STF, a existncia de condies pessoais desfavorveis, como maus antecedentes, reincidncia ou aes penais em curso, no impede a aplicao do princpio da insignificncia (HC 250.122).

CUIDADO! No podemos confundir o Princpio da Insignificncia com o Princpio da Adequao Social.

PRINCPIO DA ADEQUAO SOCIAL Apesar de uma conduta se ajustar a um tipo penal, no ser considerada tpica se for socialmente adequada ou reconhecida. PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA Limita o Direito Penal Irrelevncia da leso jurdico PRINCPIO DA ADEQUAO SOCIAL Limita o Direito Penal bem Aceitao da conduta sociedade.

ao

pela

Aplica-se o princpio da Insignificncia nos delitos contra a Administrao Pblica? STF: Aplica. STJ: No Aplica, considerando o bem jurdico tutelado: moralidade administrativa. Aplica-se o princpio da Insignificncia nos delitos de moeda falsa, nota de pequeno valor? STF e STJ, no se aplica (tratando de delito contra f publica, sempre h interesse estatal na sua punio). Aplica-se o princpio da Insignificncia nos delitos para agente reincidente? A questo no esta consolidada nos tribunais superiores, havendo decises nos dois sentidos. De acordo com a jurisprudncia do STJ e do STF, a existncia de condies pessoais desfavorveis, como maus antecedentes, reincidncia ou aes penais em curso, no impede a aplicao do princpio da insignificncia (HC 250.122).Atualizado em 12.05.2013 Aplica-se o princpio da Insignificncia nos delitos no delito de descaminho? Tem decises Admitido, desde que: a) Dbito Tributrio, apurado inferior a R$ 10.000,00 b) Apreenso de todos os produtos objeto do crime. Aplica-se o princpio da Insignificncia nos delitos de apropriao indbita previdenciria? Prevalece que no pois atinge bem jurdico de carter suprandividual

Aplica-se o princpio da Insignificncia nos delitos no delito de roubo? STF e STJ no admitem (mas possvel no furto, mesmo que qualificado) Aplica-se o princpio da Insignificncia nos delitos contra o meio ambiente? A questo no esta consolidada nos tribunais superiores, havendo decises nos dois sentidos. 2. PRINCPIOS RELACIONADOS COM FATO DO AGENTE 2.1 Principio da Exteriorizao ou materializao do fato: significa que o estado s pode incriminar condutas humanas voluntarias, isto , fatos. Ningum pode ser castigado por seus pensamentos, desejos, por meras cogitaes, ou estilo de vida. ATENO! Veda-se o Direito Penal do autor: Consistente na punio do indivduo baseada em seus pensamentos, desejos e estilo de vida. Ex: Art. 2 do CP, Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar creme... O nosso ordenamento penal, de forma legtima, adotou o Direito Penal do Fato, mas que considera circunstncias relacionadas ao autor, especificamente quando da anlise da pena. Ex: Art. 59, do CP; reincidncia. D.P do Autor D.P do Fato, levando em considerao seu autor Marcado pela punio Somente devem ser S devem ser de pessoas que no punidos fatos causados incriminados fatos, mas tenham praticado pelo homem na punio o juiz nenhuma conduta considera as condies pessoais do agente. D.P do Fato

PRINCPIO DA OFENSIVIDADE/LESIVIDADE Exige que do fato praticado ocorra leso ou perigo de leso ao bem jurdico tutelado. Crime de DANO: crime que ocorre efetiva leso ao bem jurdico Crime de PERIGO: bata risco de leso ao bem jurdico. Perigo Abstrato: o risco de leso presumido por lei. Perigo Concreto: o risco deve ser demonstrado Crime de Perigo concreto com vtima determinada. Crime de Perigo Concreto com vtima difusa. Temos doutrina entendendo que o crime de perigo abstrato inconstitucional. Presumir prvia e abstratamente o perigo significa, em ltima anlise, que o perigo no existe.

Essa tese, no entanto, hoje no prevalece no STF. HC 104.410, o Supremo decidiu que a criao de crimes de perigo abstrato no representa, por si s, comportamento inconstitucional, mas proteo eficiente do Estado. Ex: Embriaguez ao volante STF decidiu que o brio no precisa dirigir de forma anormal para configurar o crime bastando estar embriagado (crime de perigo abstrato). Ex: Arma desmuniciada STF jurisprudncia atual crime de perigo abstrato demanda efetiva proteo do Estado. PRINCPIOS RELACIONADOS COM O AGENTE DO FATO Princpio da Responsabilidade Pessoal Probe-se O castigo pelo fato de outrem (Vedada a responsabilidade penal coletiva). Obrigatoriedade da individualizao da acusao Obrigatoriedade da individualizao da Pena. Princpio da Responsabilidade Subjetiva No basta que o fato seja materialmente causado pelo agente, Ficando a sua responsabilidade condicionada existncia da voluntariedade. (Dolo ou Culpa) Excees que admite Responsabilidade Penal Objetiva: Como rebater a tese da responsabilidade objetiva? R: A teoria da actio libera in causa exige no somente uma analise pretrita da imputabilidade mas tambm da vontade do agente. Rixa Qualifica Como rebater a tese da responsabilidade objetiva? R: S responde pelo resultado agravador quem atuou frente ele como dolo ou culpa evitando-se assim responsabilidade penal objetiva. Princpio da Culpabilidade Limitador do direito de punir. S pode o Estado impor sano penal ao agente imputvel, com potencial conscincia da ilicitude, quando dele exigir conduta diversa. Princpio da Isonomia Art. 5 caput da CF. Isonomia Substancial (e no formal)

Deve-se tratar de forma igual o que igual e desigualmente o que desigual O STF, julgando a ADC n 19 afastou as alegaes de que o tratamento especialmente protetivo conferido mulher pela lei n 11.340/06 (Ao Afirmativa) violaria a isonomia. Nesse julgamento foi observado que o princpio constitucional o da isonomia substancial. Princpio da Presuno de Inocncia A CF adota o princpio de inocncia ou da no culpa? Desdobramentos: 1 Qualquer Restrio liberdade do agente somente se admite aps a condenao definitiva Priso Provisria = Imprescindibilidade 2 Cumpre acusao o dever de demonstrar a responsabilidade do ru 3 A condenao deve derivar da certeza do julgador (in dbio pro reo) Princpios relacionados com a Pena (Modulo II) Princpio da Individualizao da Pena Princpio da Proporcionalidade Princpio da Pessoalidade Princpio da Vedao do Bis in Idem

Princpio da LEGALIDADE Art. 5, II, XXXIX, da CF/88; Art. 1 do CP; Convnio para proteo dos Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais (Roma 1950); Conveno Americana de Direitos Humanos Pacto de So Jos da Costa Rica; Estatuto de Roma que Criou o Tribunal Penal Internacional. Conceito: Real limitao ao poder estatal de interferir na esfera das liberdades individuais. OBS. Dai a sua incluso no Art. 5 da CF e nos tratados de direitos humanos. LEGALIDADE: RESERVA LEGAL + ANTERIORIDADE FUNDAMENTOS DO PRINCPIO DA LEGALIDADE Fundamento Poltico: vincula o poder executivo e judicirio a leis formuladas de forma abstrata (impede o poder punitivo arbitrrio). Corresponde a uma aspirao bsica e

fundamental do homem, qual seja, a de ter uma proteo contra qualquer forma de tirania e arbtrio dos detentores do exerccio do poder, capaz de lhe garantir a convivncia em sociedade, sem o risco de ter a sua liberdade cerceada pelo Estado, a no ser nas hipteses previamente estabelecidas em regras gerais, abstratas e impessoais. Fundamento Democrtico: representa o respeito ao princpio de diviso de poderes, compete ao parlamento funo de elaborar leis. Fundamento Jurdico: lei previa e clara produz importante efeito intimidativo. Crime: abrange contraveno penal? Pena: Abrange medida de segurana? Sim. Concluso: No h infrao penal (crime + contraveno) ou sano penal (pena + medida de segurana) sem lei anterior. Desdobramentos ao Princpio da Legalidade: No H crime ou pena sem Lei Princpio da reserva legal: Lei Ordinria (Regra) Lei Complementar Medida Provisria pode criar crime? R: No sendo lei, mas ato do Poder Executivo com fora normativa, a medida provisria no cria crime e no comina pena. Medida Provisria pode versar sobre direito penal no incriminador? Medida Provisria pode extinguir a punibilidade? Duas Correntes. 1 Corrente: com o advento da EC 32/01, ficou claro que Medida Provisria no pode versar sobre Direito Penal (incriminador ou no incriminador) Prevalece entre os constitucionalistas. 2 Corrente: a EC 32/01 refora a proibio de Medida Provisria sobre Direito Penal Incriminador, permitindo matria de Direito Penal no incriminador. Posio do STF: admite a MP no incriminadora que impede a tipificao de determinados comportamentos relativos com a posse de arma. Resolues de quaisquer espcies podem criar infraes penais e cominar penas? No. Pois somente a lei pode criar crime e cominar pena. Cuidado! As menes a condutas criminosas indicadas nas Resolues do TSE so mera consolidaes de tipos penais previamente tipificadas por lei.

NO H CRIME OU PENA SEM LEI ANTERIOR. Princpio da Anterioridade Proibio da retroatividade malfica da lei penal, mas a retroatividade benfica garantia constitucional. NO H CRIME OU PENA SEM LEI ESCRITA Proibi-se o costume incriminador. Para que serve o costume no Direito Penal? R: serve na interpretao, costume secundum legem. Costume pode abolir uma infrao penal? R: trs correntes 1 Corrente: Admite-se o costume abolicionista ou revogador da lei nos casos em que a infrao penal no mais contraria o interesse social deixando de repercutir negativamente na sociedade. CONCLUSO jogo do bicho no deve ser mais punido. A contraveno foi formal e materialmente revogada pelo costume. 2 Corrente: No possvel o costume abolicionista. Entretanto, quando o fato j no mais indesejado pelo meio social, a lei no deve ser aplicada pelo magistrado. CONCLUSO: jogo do bicho, apesar de ser formalmente contraveno no serve para punir o autor da conduta, pois materialmente abolida. 3 Corrente: Prevalece, somente lei pode revogar outra lei. No existe costume abolicionista. CONCLUSO: jogo do bicho permanece infrao penal, servindo a lei para punir os contraventores enquanto no revogada por outra lei.

NO H CRIME OU PENA SEM LEI ESTRITA Probe-se a utilizao da analogia para criar tipo incriminador (a analogia no incriminadora, in bonan parten possvel). Ex: Art. 155 3 CP, abrange sinal de TV cabo? 3 - Equipara-se coisa mvel a energia eltrica ou qualquer outra que tenha valor econmico. Primeira Corrente: sinal de TV forma de energia como valor econmico Segunda Corrente: Sinal de TV no forma de energia, se fiz essa interpretao faz analogia in malan parten. A 2 Turma do STF, no julgamento do HC 97.261 declarou a atipicidade da conduta do agente que subtrai sinal de TV cabo asseverando se impossvel a analogia incriminadora com o crime de furto de energia eltrica. A associao para o Trafico no pode ser equiparado a Hediondo, pois estaria fazendo analogia in malan parten.

NO H CRIME OU PENA SEM LEI CERTA Princpio da Taxatividade ou determinao. OBS: Exige-se clareza na determinao das leis penais. Fundamento jurdico do P. da Legalidade: uma lei previa e clara produz importante efeito intimidativo. NO H CRIME OU PENA SEM NECESSRIA Desdobramento lgico do princpio da Interveno Mnima. Nesse esprito o legislador revogou o delito de adultrio. O direto penal simblico e promocional ofendem esse princpio. O princpio da legalidade o vetor basilar do garantismo. Garantismo o mnimo poder punitivo do Estado (mas eficiente) em face das mximas garantias do cidado. Diferencie Legalidade Formal e Legalidade Material? Legalidade Formal Legalidade Material Contedo do Tipo deve respeitar direitos e garantias do cidado Lei Vlida

Obedincia ao devido processo legislativo Se obedecido teremos uma Lei Vigente

Ex: Lei 8.072/90 quando criou o regime integral fechado. Lei Penal Classificao 1. Lei Penal Completa: aquela que dispensa complemento valorativo (dado pelo juiz na analise do caso concreto) ou normativo (dado por outra norma). 2. Lei Penal Incompleta: aquela norma que depende de complemento valorativo (dado pelo juiz chamado de tipo aberto) ou normativo (dado por outra norma, norma penal em branco). TIPO ABERTO Conceito: espcie de lei penal incompleta, depende de complemento valorativo, dado pelo juiz na anlise do caso concreto. Ex: Crimes Culposos, so descritos em tipos abertos. O legislador no enuncia as formas de negligencia, fica a critrio do juiz na analise do caso concreto. ATENO: para no ofender o princpio da legalidade, a redao tpica deve trazer o mnimo de determinao.

NORMA PENAL EM BRANCO Conceito: espcie de lei penal incompleta, depende de complemento normativo, dado por outra norma. Norma Penal em Branco em Sentido Estrito: complemento for diferente da lei. Norma Penal em Branco em Sentido Amplo: complementado por lei. Norma Penal em Branco Prpria em Sentido Estrito ou Heterogenia Lei complementada por espcie normativa diversa da lei.

Norma Penal em Branco em Sentido Amplo ou Homognea O complemento normativo emana do legislador. Se for lei penal = Homovitelina/homologa. Se for lei extrapenal = heterovitelina/heterologa. O que Norma Penal em branco ao revs? O complemento refere-se a sano ao preceito secundrio, no ao contedo da proibio. Conceito: o complemento da norma deve ser necessariamente fornecido por lei. PORTARIA COMPLEMENTANDO CONTEDO PROIBITIVO CONSTITUCIONAL? 1 Corrente: A norma penal-em-branco heterognea impossibilita a discusso amadurecida da sociedade a respeito do complemento. Fere o art. 22,I da CF inconstitucional. 2 Corrente: A norma penal em branco heterognea constitucional. O legislador criou o tipo com todos os seus requisitos bsicos. A remisso ao Executivo absolutamente expecional e necessria por razes de tcnica legislativa. E Executivo s esclarece um requisito do tipo. STF. Eficcia da Lei Penal no Tempo Como decorrncia do princpio da legalidade, aplica-se, em regra, a lei penal vigente ao tempo da realizao do fato criminoso. (Tempus reg actum). Excepcionalmente ser permitida a retroatividade da lei penal para alcanar os fatos passados, desde que benfica ao ru. Extra- atividade pode redundar em:

UItra-atividade: possibilidade que a lei tem de continuar vigente para os fatos praticados quando ainda vigente mesmo que revogado por lei posterior.(Lei morta continuar viva para os fatos praticados na sua vigncia) Retroatividade: possibilidade da lei vigente retroagir para alcanar fatos pretritos praticados quando a lei nem mesmo existia. (possibilidade de uma lei viva, alcanar os fatos do passado, quando ela a lei vida nem mesmo existia.

Quando (tempo) o Crime se considera praticado? 1. Teoria da Atividade: considera-se praticado o crime no momento da conduta. 2. Teoria do Resultado: considera-se praticado o crime no momento do resultado. 3. Teoria Mista/Ubiquidade: considera-se praticado o crime no momento da conduta ou do resultado. OBS. Princpio da Coincidncia/Congruncia/Simultaneidade: todos os elementos do crime (fato tpico, ilicitude e culpabilidade), devem estar presentes no momento da conduta. OBS. O momento do crime tambm o marco inicial para saber a lei que, em regra, vai reger o caso concreto. Tempo da Conduta Fato ATPICO Fato TPICO (Ultra-Ativa) Fato TPICO Fato TPICO Fato TPICO Lei Posterior Fato TPICO Mais Grave Supresso da Criminosa Menos Grave (IR) Retroatividade Irretroativa 1 CP Irretroativa 1 CP Figura Retroativa 2 caput CP Retroativa 2, p. nico do CP Migra o conceito Princpio da criminoso paro outro continuidade tipo. normativo-tpico

1 2 3 4 5

1. Sucesso de Lei Incriminadora (Novatio Legis Incriminadora) Tempo da Conduta Fato ATPICO Lei Posterior Fato TPICO (IR) Retroatividade Irretroativa 1 CP

2. Novatio Legis In pejus/ Lex Gravior Tempo da Conduta Fato TPICO (Ultra-Ativa) Lei Posterior Mais Grave (IR) Retroatividade Irretroativa 1 CP

3. Abolitio Criminis Tempo da Conduta Fato TPICO Lei Posterior Supresso da Criminosa (IR) Retroatividade Figura Retroativa 2 caput CP

ATENO! Desdobramento lgico do princpio da interveno mnima. Principio da interveno mnima 2 ngulo: 1, onde o direito penal deve intervir, orienta uma interveno positiva do DP (Neocriminalizao) 2, onde o direito penal deve deixar de intervir, orienta uma interveno negativa. Aqui que nasce a Abolitio Criminis. Natureza Jurdica da Abolitio Criminis: 1 corrente: Causa que exclui da tipicidade, (Flavio Monteiro de Barros) 2 corrente: Causa extintiva da punibilidade ( Art. 107, III, do CP). Quais as consequncias da Abolitio Criminis? 1 Cessa a execuo penal: lei abolicionista no respeita a coisa julgada. E o art. 5, XXXVI, da CF/88?
XXXVI - a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada;

O Art. 5 XXXVI da CF/88 uma garantia do indivduo contra o Estado e no do Estado contra o indivduo. 2 Cessa efeitos penais da sentena condenatria. OBS1. Faz cessar somente os efeitos Penais. OBS2. Os efeitos extra penais permanecem. ( Arts. 91 e 92 do CP)

4. Novatio Legis in Mellius/ Lex Mitior Tempo da Conduta Fato TPICO Lei Posterior Menos Grave (IR) Retroatividade Retroativa 2, p. nico do CP

Depois do Trnsito em julgado quem o juiz competente para aplicar a lei mais benfica? 1 Corrente: o juiz da execuo, Sumula 611 do STF. 2 Corrente: depende, se de aplicao matemtica ser o juiz da execuo. Se implicar juzo de valor, vai precisar da reviso criminal. A Lei posterior mais benfica, pode retroagir durante seu perodo de vacatio legis?

1 corrente: Sim. O tempo de vacatio tem como finalidade principal promover o conhecimento da lei promulgada. No havendo, sentido, portanto que aqueles que j se inteiraram do teor da lei nova fiquem impedidos de lhe prestar obedincia quanto aos seus preceitos mais brandos. 2 corrente: No. No perodo da vacatio a lei penal no possui eficcia jurdica ou social. Para beneficiar o ru, admite-se a combinao de leis penais? 1 Corrente:

Das könnte Ihnen auch gefallen