Sie sind auf Seite 1von 16

ALGORITMOS

Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br

PLANO DE ENSINO

Ementa

Dar ao aluno uma capacidade de desenvolver os programas, atravs da construo de Algoritmos.

Objetivo geral

Proporcionar ao aluno uma metodologia de anlise de problemas e formulao de algoritmos, capacitando-o a traduzir algoritmos em programas, em uma linguagem de alto nvel.

PLANO DE ENSINO

Objetivos especficos

Ser capaz de implementar algoritmos computacionais; Ser capaz de implementar, acessar e manipular tipos primitivos de variveis; Ser capaz de avaliar e detectar problemas em algoritmos atravs de testes de mesa; Compreender e saber utilizar as diversas estruturas de programao.

PLANO DE ENSINO

Contedo programtico
1.

Conceitos preliminares
Conceito de algoritmo Conceito de programa Mtodo para construo de algoritmos Tipos primitivos de dados Constantes Variveis

Carga horria: 8 h/a Aula expositiva e dialogada Exerccios prticos


PLANO DE ENSINO

Contedo programtico
2.

Operadores e expresses
Aritmticos Lgicos Relacionais

Carga horria: 18 h/a Aula expositiva e dialogada Exerccios prticos


PLANO DE ENSINO

Contedo programtico
3.

Estruturas de programao

Sequencial Atribuio de valores Comandos de entrada e sada Condicional Se-Ento Caso-Faa de Repetio Para-Faa Enquanto-Faa Repita-At Carga horria: 36 h/a Aula expositiva e dialogada Exerccios prticos Trabalho de pesquisa em grupo

PLANO DE ENSINO

Contedo programtico
4.

Metodologia de desenvolvimento de programas


Testes de mesa Sub-Rotinas Procedimentos Funes Passagem de parmetros

Carga horria: 18 h/a Aula expositiva e dialogada Exerccios prticos

PLANO DE ENSINO

Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas; Aulas com exerccios prticos; Realizao de trabalhos de pesquisa e estudos de casos.

PLANO DE ENSINO

Avaliao

1 BIM: MB1 = (P1 * 0.9) + (E1 * 0.1)


P1 Prova 01 E1 Exerccios de fixao e participao

2 BIM: MB2 = (P2 * 0.7) + (E2 * 0.1) + (T1 * 0.2)


P2 Prova 02 E2 Exerccios de fixao e participao T1 Trabalho de pesquisa

MDIA FINAL: MF = (MB1+ MB2) / 2

Frequncia mnima: 75%

PLANO DE ENSINO

Bibliografia bsica

ASCENCIO, A. F. G.; CAMPOS, E. A. V. Fundamentos da programao de computadores: Algoritmos, Pascal, C/C++ e Java. 2. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. DASGUPTA, S. Algoritmos. So Paulo (SP): McGraw Hill, 2009. 320p. FORBELLONE, A. L. V.; EBERSPCHER, H. F. Lgica de programao: a construo de algoritmos e estruturas de dados. 3. ed. So Paulo (SP): Prentice Hall, 2005. 218 p. MANZANO, J. A. N. G.; OLIVEIRA, J. F. de. Algoritmos: lgica para desenvolvimento de programao. 17. ed. So Paulo (SP): rica, 2005. 236 p. ZIVIANI, N. Projeto de algoritmos: com implementaes em Pascal e C. 2. ed. So Paulo: Cengage Learning, 2009. 552 p.

PLANO DE ENSINO

Bibliografia complementar

BOENTE, A. Construindo algoritmos computacionais: lgica de programao. Rio de Janeiro (RJ): BRASPORT, 2003. 199 p. BORATTI, I. C. Introduo programao Algoritmos. 2. ed. Florianpolis (SC): Visual Books, 2004. 146 p. CORMEN, T. H. et al. Algoritmos: teoria e prtica. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2002. 916 p. PREISS, B. R. Estruturas de dados e algoritmos: padres de projetos orientados a objetos com Java. Rio de Janeiro (RJ): Campus, 2001. 566 p. PUGA, S.; RISSETI, G. Lgica de programao e estruturas de dados, com aplicaes em Java. 2. ed. So Paulo (SP): Pearson Prentice Hall, 2009. 263 p.

BOAS PRTICAS

NA AULA

Celular

Manter desligado (ou no silencioso) e dentro da bolsa; Se for atender (somente em casos de urgncia), pedir licena ao professor e sair da sala, retornando apenas no final da aula;

BOAS PRTICAS

NA AULA

Uniforme

item obrigatrio e o aluno s permanece em aula estando devidamente uniformizado; Deve estar bem visvel a camisa branca ou a blusa do agasalho do IFC; Bon no faz parte do uniforme;

BOAS PRTICAS

NA AULA

Laboratrios de Informtica

NO LEVAR COMIDA PARA O LABORATRIO, incluindo balas etc.; Desligar o computador ao sair; Reportar problemas na mquina ao professor; No retirar os cabos das mquinas sem autorizao do professor.

Se for autorizado, deixar a mquina como encontrou no final da aula;

BOAS PRTICAS

NA AULA

Laboratrios de Informtica

Antes de sair do laboratrio, colocar as cadeiras no lugar e limpar qualquer lixo que ficar na bancada e que porventura tenha CAIDO NO CHO; Para podermos usar o condicionador de ar devemos manter conversas ao mnimo possvel, pois num ambiente fechado o som reverbera com maior intensidade; Brincadeiras fora de hora ou mal gosto, do direito ao aluno de se retirar da sala e permanecer fora at o final da aula e, ainda, como brinde uma anotao no CGAE.

CONTATO

Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br


http://www.ifc-camboriu.edu.br/~frozza

@TilFrozza http://www.twitter.com/TilFrozza http://about.me/TilFrozza

Das könnte Ihnen auch gefallen