Sie sind auf Seite 1von 2

Administrao Clssica

Conhecida tambm por Abordagem Anatmica de organizao foi iniciada por Henri Fayol, tendo o objetivo de identificar os princpios e as habilidades que servem de base administrao eficaz. Ele acreditava que a boa prtica da administrao segue certos padres que podem ser identificados e analisados. Aps sua experincia de muitos anos como administrador, ele dividiu as operaes empresarias em: Tcnica produo e fabricao de produtos; Comercial compra de matria-prima e venda de produtos; Financeira aquisio e uso de capital; Segurana proteo dos empregados e propriedade; Contbil; Administrao.

Dentre as operaes Fayol destacou como mais importante a Administrao, pois na poca era a mais negligenciada pelas empresas.

Princpios Gerais de Administrao para Fayol 1. Diviso do trabalho - consiste na especializao das tarefas e das pessoas para aumentar a eficincia. 2. Autoridade e responsabilidade: autoridade o direito de dar ordens e o poder de esperar obedincia, responsabilidade uma conseqncia natural da autoridade. Ambos devem estar equilibradas entre si. 3. Disciplina: depende da obedincia, aplicao, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos. 4. Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. o princpio da autoridade nica. 5. Unidade de direo: uma cabea um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo. 6. Subordinao de interesses individuais aos interesses gerais: os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares. 7. Remunerao do pessoal: deve haver justa e garantida satisfao para os empregados e para a organizao em termos de retribuio. 8. Centralizao: refere-se a concentrao da autoridade no topo da hierarquia da organizao. 9. Cadeia escalar: a linha de autoridade que vai do escalo mais alto ao mais baixo. o princpio de comando.

10. Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. a ordem material e humana. 11. Eqidade: amabilidade e justia para alcanar a lealdade do pessoal. 12. Estabilidade e durao (num cargo) do pessoal: a rotao tem um impacto negativo sobre a eficincia da organizao. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer num cargo tanto melhor. 13. Iniciativa: a capacidade de visualizar um plano e assegurar seu sucesso. 14. Esprito de equipe: harmonia e unio entre as pessoas so grandes foras para a organizao. A teoria Clssica concebe a organizao em termos de estrutura, forma e disposio das partes que a constituem, alm do inter-relacionamento entre as partes. Restringe-se apenas apenas aos aspectos da organizao formal. Para a Teoria Clssica, os aspectos organizacionais so analisadas de cima para baixo (da direo para execuo) e do todo para as partes (da sntese para anlise), exatamente ao contrrio da abordagem da Administrao Cientfica.

Das könnte Ihnen auch gefallen