Sie sind auf Seite 1von 100

CARGA HORRIA: 25 HORAS

Jos Azevedo arq.

Objetivos:
1. 2.

Regularizar uma superfcie. Aplicar tinta numa superfcie lisa ( altura normal) e numa superfcie limitada. Remover papeis pintados e lavar superfcies. Executar o enchimento a pintura de um teto com a brocha.
Jos Azevedo arq.

3. 4.

Contedos: 1 - Regularizao de superfcies 2 - Aplicao de tintas com brocha em superfcies lisas ( altura normal) e superfcies limitadas 3 - Remoo do papel decorativo 4 - Pintura do teto com brocha

Jos Azevedo arq.

1 - Regularizao de superfcies

Ferramentas, o Raspadeiras o Espanadores


o Lixas

utenslios

materiais

caraterizao e utilizao

o Esptulas de betumar o Massas para regularizao de superfcies


Jos Azevedo arq.
4

Tcnicas

pintar

de raspagem e betumagem de superfcies a

Proteo

raspagem afiadas

dos

espaos

envolventes

antes

da

Precaues

a observar na utilizao de ferramentas a observar no momento da lixagem

Precaues Regras

de segurana e higiene aps os servios de betumagem Jos Azevedo arq.

2 - Aplicao de tintas com brocha em superfcies lisas ( altura normal) e superfcies limitadas Tipos de brochas e trinchas utilizadas na construo civil Tipos de tintas Tcnicas de aplicao com brocha Vantagens de utilizao de uma brocha usada

Jos Azevedo arq.

Vassouras

de palma Brocha de ponta Recorte generalidades Tratamento e conservao de ferramentas e utenslios

Jos Azevedo arq.

3 - Remoo de papel decorativo Tcnicas de descolagem do papel decorativo Tipos de escovas e de produtos para lavar paredes Conservao de escadas utilizadas na construo Transporte de materiais e equipamento no interior de um edifcio Precaues a observar nas instalaes eltricas durante os trabalhos de lavagem Precaues a observar nos trabalhos em cima do escadote
Jos Azevedo arq.
8

4 - Pintura de teto com brocha Tcnicas de enchimento

Jos Azevedo arq.

1 - Regularizao de superfcies Ferramentas, utenslios e materiais

caraterizao e utilizao

Jos Azevedo arq.

10

O equipamento

Jos Azevedo arq.

11

Ferramentas, utenslios e materiais

Jos Azevedo arq.

12

Raspadeiras Raspadores para remover tintas, vernizes, colas, etc.

Jos Azevedo arq.

13

Raspadores e esptulas para pintura As fendas que o estuque / areado apresenta, podem na sua maioria, ser tapadas com gesso / massa de fissuras, utilizando para o efeito uma esptula ou uma betumadeira. Esta a mais indicada, j que a sua lmina mais flexvel.

Jos Azevedo arq.

14

Espanadores

Jos Azevedo arq.

15

Lixas A lixa um papel com material de superfcie abrasiva, frequentemente utilizado para lixar paredes, madeiras, metais, etc. Existem muitas variedades de material abrasivo na industria, mas, vamos somente falar dos tipo mais comum, as lixas em folhas: - lixa massa - lixa madeira - lixa ferro - lixa dagua
Jos Azevedo arq. 16

Aplicao

especfica

- Lixa dgua usada molhada com gua. - Lixa para madeira usada (seca) somente em madeira. - Lixa para ferro usada (seca) somente em superfcies metlicas. - Lixa para massa ideal para o lixamento de rebocos, argamassas, massa corrida e gesso.

Jos Azevedo arq.

17

Lixamento
uma operao destinada a retirar uma certa quantidade de material a fim de obter uma forma ou uma condio de superfcie determinada.

Lixamento

Lixamento

de acabamento um processo que consiste em lixar levemente sobre a superfcie j envernizada / pintada, a fim de retirar seu brilho / camada, para permitir a perfeita aderncia da prxima demo.
Jos Azevedo arq. 18

Granulaes

As lixas tem graduaes, e essa especificao chamase Gro. lixa dgua.. 80 a 2000 ferro 60 a 220 massa... 60 a 220 madeira... 60 a 320
Quanto mais baixo o numero mais grossa ser a lixa. Quanto mais alto o numero, mais fina a lixa.
Jos Azevedo arq. 19

Lixas para madeira Indicado para: preparao e superfcies (paredes; madeira).

alisamento

de

Lixa para madeira - gro 60, 80, 100, 120, 150, 180; 320

Jos Azevedo arq.

20

Lixas d'gua Lixa d'gua - gro 80, 120, 180, 240, 320, 400
o

Lixa

para ferro - gro 60, 80, 100 220

Jos Azevedo arq.

21

Esptulas de betumar

Jos Azevedo arq.

22

Massas para regularizao de superfcies Massa de regularizao pronta a aplicar para pavimentos e paredes, aplicvel em camadas at 2mm de espessura.

Jos Azevedo arq.

23

Nota: As fissuras ocupam o segundo lugar entre os defeitos mais comuns na construo civil, perdendo apenas para os problemas de humidade. Para tentar eliminar problemas dessa natureza, sugere-se: Para pequenas fissuras, a soluo tradicional retocar o reboco usando argamassa ou massa de fissuras (mais prtico e bastante disponvel no mercado).
Jos Azevedo arq. 24

Tcnicas de raspagem e betumagem de superfcies a pintar

Jos Azevedo arq.

25

Fendas Em fendas finas aplique uma massa de fissuras / betume, no caso de madeira ou ferro. No caso de fendas grandes, retire todo o material desprendido da fenda e, se necessrio, alargue-a ainda mais at obter um rebordo firme. Escove depois todo o material solto. Em seguida, prepare a massa de reparao, humedea a fenda e, com o auxlio de uma esptula, comprima bem a massa. Deixe secar e lixe.
Jos Azevedo arq. 26

Proteo de espaos envolventes antes da raspagem


Plano de ao: Elabore primeiramente o seu plano de ao antes de meter mos obra. Comece pelo teto, depois as paredes, e a seguir as madeiras. O cho ficar para ltimo lugar.

Jos Azevedo arq.

27

Liberte o espao: Antes da pintura, retire dos espaos a serem tratados os mveis, tapetes, cortinados, etc.. Para pintar em redor de um interruptor ou tomada, desligue o fusvel do circuito e desmonte o espelho. Protees: No h nada mais desagradvel que um espao sujo, depois de terminado o trabalho. Portanto, cubra os mveis com coberturas de plstico, papel, mantas, sem esquecer o cho. Proteja os rodaps e tudo o que no deve ser pintado com fita adesiva.
Jos Azevedo arq. 28

Precaues a observar na utilizao de ferramentas afiadas

Jos Azevedo arq.

29

Os perigos e riscos j presentes nas obras, como escorregadelas, tropees, quedas e os riscos especficos relacionados com a manuteno de ferramentas portteis exigem, frequentemente, a utilizao de equipamento de proteo pessoal. Quando os trabalhadores tm de trabalhar com ferramentas afiadas, necessrio utilizar proteo das mos e luvas.

Jos Azevedo arq.

30

Os equipamentos a utilizar devem possuir toda a documentao necessria, desde o Manual de Instrues (em Portugus) at aos registos de manuteno/inspeo;
As ferramentas afiadas devem ser proteo nas superfcies cortantes e ser transportadas em bainhas apropriadas.

Jos Azevedo arq.

31

Precaues a observar no movimento da lixagem

Jos Azevedo arq.

32

Ao lixar paredes, deve usar os culos protetores, as luvas e, principalmente, as mscaras protetoras

Jos Azevedo arq.

33

Para obter um perfeito lixamento da superfcie devemos usar lixas e tcnicas corretas, ou seja, por exemplo, para lixar uma madeira corretamente, devemos lixar no sentido dos veios da madeira. Para lixar uma porta devemos lixar no sentido vertical, (sentido dos veios), j um rodap devemos lixar no sentido horizontal. Para lixar paredes com massa corrida devemos lixar fazendo movimentos circulares.

Jos Azevedo arq.

34

Regras de segurana e higiene aps os trabalhos de betumagem


higiene pessoal: existncia e acesso fcil a gua corrente, quente e fria, em abundncia; cremes / gel de limpeza; utilizao de sabes ou sabonetes neutros; disponibilidade de limpadores / toalhas de mo para limpeza sem gua; uso de creme hidratante nas mos, especialmente se necessrio lav-las com frequncia;
Jos Azevedo arq. 35

Cuidados de

2 - Aplicao de tinta com brocha em superfcies lisas ( altura normal) e superfcies limitadas

Jos Azevedo arq.

36

Tipos de brochas e trinchas utilizadas na construo civil Para obter bons resultados, o pintor necessita de uma boa trincha e de um bom pincel, cuja qualidade depende das cerdas. A cerda natural, de porco ou de javali, a melhor.

Jos Azevedo arq.

37

Para que os pincis e trinchas tenham uma vida til mais longa e no estraguem depois da primeira pintura, eles devem ser limpos logo aps o uso. Para limpar os instrumentos que estiverem com resduos de tintas base de gua, como a tinta plstica; texturada e de borracha, basta lav-los com gua e sabo. J para trinchas ou pincis sujos com tintas base de solventes, como tinta a leo, esmalte e verniz, o primeiro passo tirar o excesso de tinta e depois lavar com diluente apropriado, (posteriormente deve-se lavar novamente com gua e sabo).
Jos Azevedo arq. 38

Como cuidar dos pincis? No deixe secar tinta nos pincis Limpe-os imediatamente aps o uso Use o diluente adequado para cada tipo de tinta, e aps, lave sempre c/ gua e sabo No use gua quente, pois pode deformar os pelos ou cerdas No guarde os pincis molhados em embalagens fechadas At sua completa secagem, mantenha-os sempre com os pelos / cerdas para cima

Jos Azevedo arq.

39

Trinchas com diversas utilizaes Sendo possvel, prefervel ter um jogo de trinchas para tinta branca e outro para tintas de cor. Por muito bem limpa que uma trincha esteja, h sempre o risco de, uma vez utilizada para tinta de cor, reter pigmentos, que podero colorir uma tinta branca. Broxa Pincel grande e arredondado, de pelos ordinrios, empregado em caiao e outros tipos de pintura mais rstica.
Jos Azevedo arq. 40

Pincis Os pincis, independente do seu dimetro, so classificados por nmeros. Os tamanhos mais utilizados na pintura de construo civil, correspondem aos nmeros 16, 18 e 20. Pincis com cerdas sintticas so mais adequados para tintas base de gua. Pincis com cerdas naturais so indicados apenas para tintas base de solvente.

Jos Azevedo arq.

41

Tipos de tintas Tinta o nome normalmente dado a uma famlia de produtos, usados para proteger e dar cor a objetos ou superfcies, cobrindo-os com uma cobertura pigmentada.

Jos Azevedo arq.

42

Abaixo so apresentados os tipos de tinta mais frequentemente utilizados

tinta

a leo Estas tintas so quase sempre preparadas base de leo. So diludas em diluente apropriado aconselhado pelo fornecedor. Atualmente, essas tintas so designadas genericamente por esmaltes sintticos / celulosos.

Jos Azevedo arq.

43

tinta

acrlica / acetinada Tipo de tintas recente, diluveis em gua. Embora apresentando um brilho inferior ao dos esmaltes, combinam as vantagens deste tipo de tinta resistncia humidade, cheiro reduzido, secagem rpida, possibilidade de lavar com gua o utenslio utilizado. So aplicadas geralmente apenas em pinturas de interiores.

Jos Azevedo arq.

44

tinta plstica Podem ser diludas em gua, o que torna mais fcil a limpeza dos pincis, trinchas, rolos e locais de trabalho. a mais utilizada nas paredes exteriores, interiores e tetos. No so habitualmente aplicadas em madeira. A qualidade denominada de exterior pode ser aplicada igualmente em interiores. Deve-se ter ateno % de diluio.

Jos Azevedo arq.

45

tinta

texturizada Na sua composio entra uma elevada percentagem de slica, (areia). Podem ser diludas em gua, (geralmente no necessrio), e aplicadas a rolo apropriado.

Jos Azevedo arq.

46

tinta

de borracha Baseadas em resinas de borracha, possuem elevada resistncia alcalinidade e podem ser diludas em gua ou diluente apropriado, (se for borracha clorada). So aplicadas com frequncia principalmente em pinturas exteriores, em depsitos de gua e em piscinas. Para a limpeza dos utenslios de pintura utilizados na aplicao ter de recorrer ao diluente / solvente utilizado na diluio.
Jos Azevedo arq. 47

tinta

epoxi Baseadas em resinas de tipo reativo. A base e o endurecedor que as compem so fornecidos em embalagens separadas, pois, aps mistura, possuem um tempo de vida til limitado, devendo portanto ser misturados no momento da aplicao, A mistura provoca uma reao qumica que, aps aplicao e secagem, origina uma pelcula com caratersticas semelhantes s de um material plstico utiliza-se s nos interiores.
Jos Azevedo arq. 48

Tcnicas de aplicao de tintas com brochas

Jos Azevedo arq.

49

Faa primeiro os recortes. Aplique a tinta disfarando e desencontrando as marcas da brocha. Procure manter um ritmo constante no movimento das pinceladas para um resultado final mais harmnico. Para a cobertura total necessrio aplicar duas demos, com um intervalo mnimo de 6 / 8 horas, este tempo varia conforme a temperatura ambiente. Pinte cada superfcie por inteiro, sem interrupo, a pintura ficar mais homognea.
Jos Azevedo arq. 50

Vantagens de utilizao de uma brocha usada aconselhvel adquirir uma brocha de qualidade inferior para aplicar as primeiras demos e outra, de melhor qualidade, para as ltimas demos (acabamento). No entanto, como todas as brochas, mesmo as de melhor qualidade, tm tendncia para largar pelo quando novas, assim, conveniente no princpio, utiliz-las nas referidas primeiras demos, antes de empreg-las na acabamento.

Jos Azevedo arq. 51

Vassouras de palma
Vassouras Macias Vassouras Rijas Vassouras pretas

Jos Azevedo arq.

52

Broxa de ponta

Jos Azevedo arq.

53

Recorte generalidades As paredes e os tetos so as maiores superfcies num compartimento.

Jos Azevedo arq.

54

Use um pincel / brocha para pintar ao longo das bordas do teto em sua juno com a parede e para pintar os cantos. Esta tcnica chamada de "recorte".

Jos Azevedo arq.

55

Paredes
Pinte uma parede inteira antes de descansar / parar para que as partes pintadas no percam suas bordas hmidas.

Se estiver usando um cabo de extenso no rolo, pode ser mais conveniente comear de um canto alto e fazer um ziguezague pelo compartimento.

Jos Azevedo arq.

56

Tetos
Quando passar a tinta com o rolo / trincha / brocha em um teto, mantenha sempre uma borda hmida para evitar a criao de linhas e curvas.

Tanto a velocidade quanto a facilidade podem ser obtidas usando-se um cabo de extenso para que possa pintar do cho em vez de usar uma escada que precise ficar mudando de lugar.
Jos Azevedo arq. 57

Quando estiver usando um rolo, trabalhe em faixas cruzadas, sempre trabalhando sobre a borda hmida da faixa anterior

Jos Azevedo arq.

58

Tratamento e conservao de ferramentas e utenslios

As

ferramentas manuais podem ser definidas como utenslios de trabalho utilizados geralmente de forma individual. Diante da multiplicidade de ferramentas manuais, as mais comuns podem ser subdivididas em: Ferramentas de percusso martelos, cinzis, etc. Ferramentas afiadas betumadeira, etc. Ferramentas de toro chaves de fenda, etc. Ferramentas de presso alicates, tenazes, etc.
Jos Azevedo arq. 59

Os riscos de acidentes originados pela utilizao das ferramentas manuais afiadas so altos. Os riscos mais importantes consistem, sobretudo, em golpes e cortes nas mos e outras partes do corpo, sendo as principais causas: Utilizao inadequada das ferramentas; Utilizao de ferramentas defeituosas ou de baixa qualidade; Manuteno inadequada; Armazenamento e transporte deficiente.
Jos Azevedo arq. 60

As ferramentas no devem ser utilizadas para fins diversos dos previstos; Guardar as ferramentas em ordem, em caixas, ou estantes onde cada uma tenha o seu lugar. Utilizar caixas, bolsas ou cintures especialmente desenhados. Para ferramentas de corte ou afiadas, usar bainhas. Nunca transport-las no bolso da roupa. Ao subir ou descer de uma escada manual, deve-se utilizar bolsas que deixem as duas mos livres.

Jos Azevedo arq.

61

Remoo de papel decorativo

Jos Azevedo arq.

62

importante saber qual o procedimento correto para retirar estes revestimentos sem que a parede fique danificada. gua e esptula so os acessrios bsicos para a remoo do papel de parede. Deve-se humedecer com gua morna o substrato que ainda ficou aderido parede. Essa retirada facilitada quando se usa uma esptula, com cuidado para no danificar a parede. Deixe descansar por algum tempo, depois s remover o papel.
Jos Azevedo arq. 63

Concluso, primeiro deve encher um balde com gua morna / quente, depois com a ajuda de uma trincha velha ou um pano aplique a gua morna na superfcie para amolecer a cola. Deve esperar algum tempo para a cola amolecer e s depois com a ajuda de um raspador verifique se o papel se desprende com facilidade. Se isso acontecer continue at retirar totalmente o papel de parede.

Jos Azevedo arq.

64

Mtodos mais recentes

Jos Azevedo arq.

65

Tipos de escovas e de produtos para lavar paredes Comece por limpar a superfcie com escova apropriada. Lave com gua e detergente suave, comeando pelas paredes, de cima para baixo, e evitando que a gua com detergente escorra pela parede. Evite utilizar produtos abrasivos. No caso de produtos especiais, siga escrupulosamente as instrues de utilizao.
Jos Azevedo arq. 66

Conservao de escadas utilizadas na construo

Jos Azevedo arq.

67

Para a conservao de escadas recomenda-se, de preferncia, aplicar verniz claro ou leo de linhaa. Deve-se evitar a pintura com tinta, pois ela poderia encobrir ns, rachaduras e eventuais defeitos da madeira.

Jos Azevedo arq.

68

MANUTENO /

CONSERVAO As escadas devem ser guardadas horizontalmente, livres da ao de intempries e sustentadas por suportes fixos na parede.

Jos Azevedo arq.

69

Para as de escadas compridas recomendam-se pelo menos trs pontos fixos na parede;

Jos Azevedo arq.

70

Transporte de materiais e equipamentos no interior de um edifcio

Jos Azevedo arq.

71

obrigatria a instalao de proteo coletiva onde houver risco de queda de trabalhadores ou de projeo de materiais. As aberturas no piso devem ter fechamento provisrio resistente.

Jos Azevedo arq.

72

Os vos de acesso s caixas dos elevadores devem ter fechamento provisrio de, no mnimo, 1,20m de altura, constitudo de material resistente e seguramente fixado estrutura, at a colocao definitiva das portas.

Jos Azevedo arq.

73

A proteo contra quedas, quando constituda de anteparos rgidos, em sistema de guarda-corpos e rodap.

Jos Azevedo arq.

74

Normalmente em prdios novos, a pintura feita na fase final da obra e h uma srie de cuidados em relao ao empreendimento. H situaes em que os trabalhos s podem ser feitos em dias especficos. Os profissionais que fazem o servio de pintura devem estar equipados com os EPIs (Equipamentos de Proteo Individual) necessrios. Devem acatar o Regulamento Interno, nomeadamente no transporte de materiais e equipamentos no interior de um edifcio
Jos Azevedo arq. 75

O trabalhador deve utilizar cinto de segurana tipo para-quedista

Jos Azevedo arq.

76

Precaues a observar nas instalaes eltricas durante os trabalhos de lavagem

Jos Azevedo arq.

77

Os quadros devem ser de materiais que protejam os componentes eltricos contra humidade, poeira e choques.

Jos Azevedo arq.

78

Os equipamentos eltricos devem estar desligados da tomada quando no estiverem sendo usados.

Jos Azevedo arq.

79

Nunca se deve puxar os equipamentos eltricos pelo fio.

Jos Azevedo arq.

80

Os EPIs a serem utilizados nos trabalhos com eletricidade so: Capacete, culos de segurana, Botas de couro com solas sem componentes metlicos.

Jos Azevedo arq.

81

Ao retirar os acessrios da parte eltrica deve verificar se a corrente est desligada. Todo o trabalho de isolamento ter de ser executado com extrema ateno para no tocar elementos com corrente. Nunca deixar que haja contacto entre a gua e a corrente eltrica. Use o mnimo de gua possvel e no se esquea dos EPIs.

Jos Azevedo arq.

82

Precaues a observar nos trabalhos a realizar em cima do escadote

Jos Azevedo arq.

83

ESCADAS

DE USO INDIVIDUAL (DE MO) Seu uso deve ficar restrito a acessos provisrios e servios de pequeno porte.

Jos Azevedo arq.

84

Os degraus das escadas de uso individual devem ser uniformes, com um espaamento constante de no mnimo 0,25 m e no mximo de 0,30 m, sendo ideal o espaamento de 0,28 m;

Jos Azevedo arq.

85

Verificar sempre se o comprimento da escada compatvel com o desnvel a ser alcanado, de tal modo que obedea a inclinao adequada e o prolongamento de 1,00 m (um metro) acima do ponto de apoio superior.

Jos Azevedo arq.

86

Para escadas de uso individual de comprimento superior a 4,00 m, recomenda-se que sejam levantadas por duas pessoas com o auxlio de uma corda amarrada no ltimo degrau;

Jos Azevedo arq.

87

Para maior segurana na utilizao de escadas de mo, preciso que sejam fixadas ao solo na sua base inferior e amarradas na sua parte superior.

Jos Azevedo arq.

88

A escada de mo deve ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez e sempre que posicionada de frente para a escada;

Jos Azevedo arq.

89

Ao necessitar transportar materiais e/ou ferramentas quando do uso da escada de mo, estes devem ser levados em bainhas, sacolas ou iados por meio de corda e roldana, para que as mos fiquem livres para segurar nos montantes.

Jos Azevedo arq.

90

As escadas de uso individual devem ser transportadas horizontalmente, de tal modo que no provoquem choques contra pessoas e obstculos.

Jos Azevedo arq.

91

As escadas de uso individual transportadas por uma s pessoa devem ter sua parte superior levantada a uma altura superior de uma pessoa;

Jos Azevedo arq.

92

Um escadote, em geral, pesa entre 4 a 5 kg. Embora no convenha ser muito pesado, de modo a facilitar o seu transporte, o facto de ter algum "peso" permite-lhe adquirir estabilidade. Para ser seguro, o ideal que as medidas do escadote se adequem ao seu tamanho. Uma pessoa alta precisar de um modelo diferente de uma com estatura inferior.

Jos Azevedo arq.

93

Verifique se existem protees nas extremidades, que tambm evitam que o cho fique riscado e funcionam como antiderrapantes.
tambm importante verificar o sistema de bloqueio, dado que certos encaixes nem sempre so totalmente seguros.

Os mesmos devem evitar que o escadote abra alm do ngulo correto.

Jos Azevedo arq.

94

O escadote deve ser acompanhado de panfletos e autocolantes alertando para o perigo de uma m utilizao.
No de todo aconselhvel montar o escadote sobre uma grade, mesa ou caixa e prioritrio verificar se a superfcie de apoio plana e estvel.

Ao subir ou descer, apoie-se sempre nas barras laterais.

Jos Azevedo arq.

95

Nunca apoie apenas um p no escadote e outro numa janela, por exemplo - poder desequilibrar-se ou fazer o escadote cair.
Certifique-se de que o modelo est bem aberto, para no se fechar por acidente, e de que os degraus esto devidamente secos, para no correr o risco de escorregar. importante optar por sapatos rasos e de solas aderentes, quanto estiver a utiliz-lo.
Jos Azevedo arq. 96

Finalmente, como a grande maioria dos escadotes so de alumnio, o qual um bom condutor de eletricidade, estes aparelhos no podem estar em contacto com a corrente eltrica.

Jos Azevedo arq.

97

Pintura de teto com brocha Tcnicas de enchimento (tcnicas apresentadas nas sees prticas)

Jos Azevedo arq.

98

No caso do inicio de pintura nos tetos, deve-se utilizar um primrio que vai atuar em conjunto como um selante para plstico. O papel do primrio preencher qualquer pequena imperfeio que pode estar presente Se o teto contar com buracos, fendas ou alguma falha, antes de pintar preciso usar massa reparadora para deixar a superfcie uniforme. Alm disso, ela deve estar seca, limpa, sem bolores ou gorduras.
Jos Azevedo arq. 99

Exerccio pratico
Esclarecimento de duvidas

Jos Azevedo arq.

100

Das könnte Ihnen auch gefallen